Ver Versão Completa : Inclinômetros
cmte_carvalho
23/07/2006, 14:13
Olá pessoal!
Alguém aqui por acaso possui um daqueles inclinômetros (ou "indicadores de atitude" como dizemos na aviação) usados nas Mitsubishi Pajero mais antigas? Gostaria muito de instalar um semelhante no meu "Thunderbolt" pois tal modelo me agrada muito mais em relação aos de indicação eletrônica mais comumente encontrados.
Se alguém tiver estimativa de preço do acessório também fico agradecido!
Grande abraço, até!!
pedrodoniva
23/07/2006, 14:38
e ai velhao!coloquei no meu niva um inclinometro q custa uns 40 pau e vende lah na donatti4x4.com.br ....dá uma olhada lá,tem dois modelos diferentes....
boa sorte mano!
José Augusto
23/07/2006, 22:59
Os modelos mais conhecidos não tem o mesmo tamanho dos da Pajero, são relativamente menores e menos "vistosos", quase todas as lojas de acessórios para offroad tem, como o pedrokadaka lembrou a Donatti tem.
me desculpem, mas em minha humilde opinião inclinometro é a coisa mais inutil que pode ter no painel de um jeep, um suporte de latinha é muito mais util,,,,hehehe ( aqui na oficina ja instalei uns 10, em contrapartida, ja tirei uns vinte......inclinometro, não suporte de latinha...)
é praticamente impossivel no meio de um obstaculo inclinado vc conseguir ficar conferindo se o angulo ta perto do limite "tombavel", é mais provavel que se vc ficar prestando atenção no "capotometro" ai sim vc tomba, ´melhor é sentir o jeep, ter bastante conhecimento da reação do jeep no obstaculo....
tanto é que será que nas competições de rock crawling (escrevi certu??) devem usar inclinometros muito especiais.... hehehehe
quem tiver outra opnião poste aqui, afinal é para isso que serve o forum
falow.......
Comte,
Sou da mesma opinião do Tatão funcionalmente não ajuda muito, já esteticamente é bonito para enfeitar o painel :-D :-D :-D
Esse ai do meu jipe é o mais tabajara que tem :-x :-x
Instale um conjunto de bússola e altímetro vai ser mais útil, tem uns originais da Pagero muito bonitos.
PS: IRHS 900 é indispensável no seu dia a dia de trabalho já no jipe vale mais o "feeling".
Opinião de quem fabrica seu instrumento de trabalho8) 8) 8)
cmte_carvalho
24/07/2006, 19:57
Tatão e SJKCaio, vocês deveriam saber que às vezes o "chutômetro" falha e que é sempre bom ter um sistema de "backup" para consultar numa dúvida. Por isso eu procuro um inclinômetro e demonstro minha discordância para com as suas palavras relacionadas a este instrumento.
Na aviação os pilotos ficam sujeitos a um fenômeno chamado "desorientação espacial" que ocorre principalmente em vôos por instrumentos e sem referências externas visuais. É claro que tal situação é praticamente impossível de ser encontrada enquanto se dirige um carro, todavia em alguns tipos de relevo ou mesmo de trilha acredito ser possível haver um tipo de "má interpretação" (devido à vegetação próxima, falta de horizonte, etc.) do terreno que possa gerar um acidente.
Pessoal, todos os inclinômetros indicados por vocês são interessantes e tudo mais, mas ainda não são do tipo que procuro... Se encontrarem o da Pajero ou semelhante, por favor queiram me informar.
É isso. Obrigado a todos que ajudaram, até!
Hudson Buck
24/07/2006, 20:12
Cmte Carvalho,
Concordo com o Tatão e o SJKCaio. O inclinômetro não serve para dizer quanto o terreno à frente esta inclinado e sim para dizer quanto o terreno "embaixo" da viatura esta inclinado e nessa hora, se você não avaliou bem a inclinação a pé, já era....... E na hora do aperto você nem lembra que tem inclinômetro!!! Se você pensa em algo funcional tenho certeza que o dinheiro será mais bem gasto com qualquer outra coisa, pode ate ser com latinhas, visto que depois da terceira, no meu caso, aumentam a sensibilidade para terrenos inclinados.
Abraços.
cmte_carvalho
25/07/2006, 08:56
Olá Hudson;
As diferenças entre o terreno à frente e o terreno abaixo da viatura não ocorrem de repente (a não ser que você esteja trafegando a uns 100 km/h ou, em outro caso, que você esteja prestes a cair num precipício). Quase sempre há uma transição que, considerando a quase sempre baixa velocidade em trilhas, fica bem possível de ser averiguada num inclinômetro.
Continuo portanto com a minha opinião. Obrigado mesmo assim, até!
Olha, pelo q eu ja vi, nem em desmanche vc consegue os da pajero por preço bom! Mas vc encontra se procurar.
Ontem mesmo arrumei o inclinometro da Pajero, tava pela metade o "liquido" que no final das contas descobri que nada mais é que silicone liquida hehe
p.peleje
05/12/2006, 14:01
Tb acho que esse instrumento deveria entrar para a lista das coisas inuteis para o jeep. Apenas enfeite. Qdo ele indicar o limite vc já tombou.
Se isso fosse útil, todos os carros de rockcrawling teria um no painel. Agora pergunto pra quem realmente pratica a modalidade: quem tem instalado no jeep, gaiola, samuca......?
[]s
Peleje
Furdunço
05/12/2006, 14:15
No jeep do meu primo tem, e o mais loco, é que o dele já acusou várias vezes que iriamos tombar, e nada aconteceu.... No meu não tem, nem vai ter....
alexandre roveri
05/12/2006, 16:33
[QUOTE=Tatão;268086]me desculpem, mas em minha humilde opinião inclinometro é a coisa mais inutil que pode ter no painel de um jeep, um suporte de latinha é muito mais util,,,,hehehe ( aqui na oficina ja instalei uns 10, em contrapartida, ja tirei uns vinte......inclinometro, não suporte de latinha...)
é praticamente impossivel no meio de um obstaculo inclinado vc conseguir ficar conferindo se o angulo ta perto do limite "tombavel", é mais provavel que se vc ficar prestando atenção no "capotometro" ai sim vc tomba, ´melhor é sentir o jeep, ter bastante conhecimento da reação do jeep no obstaculo....
:concordo: :concordo: :concordo:
É mais provavel vc capotar o carro porque perdeu tempo olhando pro instumento e se distraiu com o obstaculo :parede: :parede: :parede: :parede:
Massssssss:mrgreen: Jipe pra mim tem que ser que nem penteadeira de puta :twisted:
Cheio de bugiganga pendurada :twisted:
Entaum coloca logo esse treco ai :dance: :dance:
Tb acho que esse instrumento deveria entrar para a lista das coisas inuteis para o jeep. Apenas enfeite. Qdo ele indicar o limite vc já tombou.
Se isso fosse útil, todos os carros de rockcrawling teria um no painel. Agora pergunto pra quem realmente pratica a modalidade: quem tem instalado no jeep, gaiola, samuca......?
[]s
Peleje
X2
AE !!
Qdo comprei meu CJ a primeira coisa que fui comprar foi o inclinometro, sorte que não havia na loja, pois apos tres ou quatro trilas percebi q inutil este instrumento....
[]´s deixando pra gastar em coisas úteis
leopoldo
05/12/2006, 17:59
:pensativo: É inútil mas, dependendo do modelo,
até que fica bonito num painel ! :-D Só isso.
Pq é inútil :?:
Pq o jeep, só vira em 3 condições:
1- Velocidade em curva: a resultante sai pra lá da banda de rodagem e a alavanca forma um momento e .... :confused: .... o jeep já está de lado. Nessa situação, o inclinômetro não funciona como deveria pois diferentemente dos aeronáuticos, é só um pesinho lá dentro. A aceleração lateral da curva mascara a inclinação correta. Vc só sabe que se ... FU ... quando vê na curva o inclinômetro marcar :arrow:
2- Terrreno inclinado: o inclinômetro ajudaria vc a ler a inclinação :mrgreen: (obvio) em relação ao terreno, em baixa velocidade porém vc está controlando a direção e os pedais ao mesmo tempo. Uma olhada no painel pode significar uma bela rolada e normalmente vc está é olhando é para fora, para ter noção do que está fazendo. Diferente no avião, em que vc está olhando para o painel, afinal é a única coisa para olhar mesmo dentro de uma nuvem 8-)
3- Porrada lateral: O inclinometro deu umas 10 voltas :rolleyes: e ... dane-se. A única inclinação, depois de capotar o jeep, vai ser a de acertar a fuça do animal bípede que rolou teu jeep :twisted:
Alessandro Henrique
05/12/2006, 18:29
:concordo:
Sds.
lucasnassif_offroader4x4
05/12/2006, 18:34
eu n acho tão inútil assim, pois as vezes ele pode ajudar! Querem um exemplo?? (tosco, mas é um exemplo XD)
---> Se vc está numa inclinação lateral, vc pode entrar nela e dar uma olhada!! Se tiver ok, anda mais e pára pra olhar! Se a inclinação for piorando vc pode consultar mais vezes! Qdo vc perceber que o inclinometro tá quase no limite, opaaaa: hora de parar!! Aí vc retorna, procura outro caminho mais longo, mas pelo menos n tomba o jeep! Melhor do que vc ir só no "ACHO": "Acho que não tomba!"
"Acho que vai!"
"Acho que dá pra ir"
e muitas outras...
[]' inúteis :D
Eu tenho!:mrgreen:
Funciona a luz, junto com a do painel, e seve para as freiadas e arrancadas, como também nas curvas.
Se presta não sei, mais que chama a atenção quando se para em algum lugar, isso não tem dúvida, todo mundo pergunta.:mrgreen: :mrgreen:
Comprei em Salto Del Guairá, U$ 9,00.
Abraços.
Kim.
pcervieri
06/12/2006, 03:09
Inclinometro e um otimo enfeite, o meu e o mais tabajara do mercado e as vezes quando eu passo em algum buraco o jeep que tem nele fica de ponta cabeca, deve ser a cerveja que derramou nele. kakakakakaka
O melhor e o "opinometro" dos colegas, aquele que diz assim: vai tombar, vai tombar.
vou concordar com o p.peleje e o pagani, nao passa de um adorno de painel, e meio feio por sinal.
pcervieri
06/12/2006, 03:12
Eu tenho!:mrgreen:
Funciona a luz, junto com a do painel, e seve para as freiadas e arrancadas, como também nas curvas.
Se presta não sei, mais que chama a atenção quando se para em algum lugar, isso não tem dúvida, todo mundo pergunta.:mrgreen: :mrgreen:
Comprei em Salto Del Guairá, U$ 9,00.
Abraços.
Kim.
Blz Kim,
depois dessa sua mensagem descobri que a luz do inclinometro custa 2 US$. (rs)
o meu e identico ao seu mas nao tem luz e eu paguei 7 US$
m.vinicius
06/12/2006, 11:02
eu aprendi a dirigir com meu pai quando eu tinha 12 anos e ele sempre falava na cabeça, olha a velocidade temperatura e retrovisor. faço isso sem querer e com olhadelas rapidas desde essa idade, hoje com 4.3 continuo a fazer e um intumento a mais ou a menos não faz muita diferença. olho sempre que estou numa inclinação, até acho estranho quando estou em raid com meu irmão e no jeep dele não tem, falta uma pequena segurança. agora se realmente funciona ou não, também não sei. mas também nunca deixei o marcador do inclinometro marcar mais que 30º. e´costume, na minha opnão põe sim. achar o da mit que vai ser mosca branca.
m.vinicius
06/12/2006, 11:03
em tempo, eu vi numa revista 4x4&cia um bem parecido com o da mit, que era para ECcO esport, da uma olhada
leopoldo
06/12/2006, 12:30
tá bom, eu dizer inútil ... também pode ser exagero!
mas é quase ....
e ainda continuo achando que fica bonito, pelo menos.
Não é inutil! Não para as seguradoras e/ou concessionarias... :p
Se vc capotar sua viatura (a pajero no caso, que vem com inclinometro de fabrica) e tentar acionar seguro/garantia vc não tera como argumento o bom e velho: "... mas eu não sabia!!" :mrgreen: 8-) :rolleyes:
IMHO é um negócio inútil. Bonitinho no painel? Talvez.
Acho que conhecer bem os limites do carro(e o seu) é melhor e mais seguro do que qualquer inclinômetro.
Quem garante que qdo ele está virando não pode ter alguma coisa que segure o troço e ele não meça direito. Ele pode estar marcando 30 graus e vc já estar com o ombro esquerdo no chao.
Acho que ter alguém de confiança para orientar uma passagem perigosa também é melhor que um inclinômetro.
Pegunto, será que os pilotos de rally, tipo sertões, ficam olhando a toda hora para o velocimetro? por exemplo, está a 100km/h e o navegador disse que tem uma curva a direita bem forte. Qual aparelho ele consultaria!? nenhum. Vai do conhecimento que ele tem, da experiência e do que o navegador disse. A velocidade neste caso deveria ser a maior possivel com segurança.
Bom, eu estou acostumado com meu jeepinho, fico com ele bem de lado, nunca tombei, mas se um dia por acaso acontecer, faz parte. Afinal Off-Road(para quem pratica) é esporte radical não?
[]s sem inclinometro e "sempre de ladinho" :)
m.vinicius
07/12/2006, 06:44
até concordo que os jeep's possam sobreviver sem eles, até concordo que experiência conta muito, até concordo que o zequinha deve descer e ajudar(exceto em um raid porque tempo conta pontos) até concordo que se o zequinha e o piloto estiverem com algumas skol na cabeça(coisa que só aceito e faço depois da trilha)vai influenciar no resultado final de uma inclinação lateral. também concordo que em um rali dos sertões o inclinometro não vale nada, porque pelas leis da física, em uma curva os resultados são outros. agora duvido que algúem em uma inclinação lateral vai pilotar um jeep a mais de 10 ou 15 km por hora, considerando esta velocidade até alta demais, porque somos animais (apesar de racionais) e o medo é um instinto animal, que neste caso nos obriga a andar mais devagar e a pensar na situação (exceto pelo alcool ou drogas). resumindo se estamos devagar, analizando a situação, se olhamos para um aparelhinho fixo no painel, este marca 30º, vamos mudar de caminho e achar outra saida mais segura! como minha avó dizia(na época tinha 96 anos) antes previnir que remediar. ninguém quer capotar um jeep, a sensação é horrivel e desconfortante e também ouvir sua mulher dizendo "você desaprendeu a pilotar?"
se tiver faça uso do inclinometro
alexandre roveri
07/12/2006, 10:06
Entaum tá ! Se vamos usar o inclinometro vamos usar certo ! :pensativo:
:arrow: Faço um desenho do meu carro em escala reduzida ! Em 3 vistas
:arrow: Determino o peso em cada roda ( tem que usar uma balança rodoviaria )
:arrow: Acho o centro de carga
:arrow: Depois acho o centro de gravidade
:arrow: Determino o curso da suspenção
:arrow: Dureza da mola
:arrow: Ação do amortecedor
:shock: :shock: :shock:
No desenho dá pra simular o momento em que o ponto de apoio posterior ao centro de rolagem vai suplantar o centro de gravidade na condição de eixo erguido ou eixo abaixado ! :pensativo:
Ai dá pra calibrar direito o inclinometro !:mrgreen:
E ai comentarios :?:
mcoimbra
07/12/2006, 11:10
Olá Hudson;
As diferenças entre o terreno à frente e o terreno abaixo da viatura não ocorrem de repente (a não ser que você esteja trafegando a uns 100 km/h ou, em outro caso, que você esteja prestes a cair num precipício). Quase sempre há uma transição que, considerando a quase sempre baixa velocidade em trilhas, fica bem possível de ser averiguada num inclinômetro.
Continuo portanto com a minha opinião. Obrigado mesmo assim, até!
Comandande, inclinômetro vc só olha qdo está andando no asfalto, indo pra trilha, passeando etc......... Na realidade quando é novidade vc até olha na trilha, mas na trilha mesmo é muito dificil vc ficar de olho pra ver se vai tombar ou não, qto tem ainda de ângulo pra arriscar. Se você ficar olhando pro inclinômetro ao invés da trilha, é quase certeza q vai tombar. Já vi gente olhando pra ele e cair coma roda num buraco ou vala e virar de vez.
Instale mesmo pois fica bem legal no painel, eu realmente gosto e acho bonito, mas a funcionabilidade é quase 0, pelo menos depois q deixa de ser novidade.
abraços
mcoimbra
07/12/2006, 11:13
Entaum tá ! Se vamos usar o inclinometro vamos usar certo ! :pensativo:
:arrow: Faço um desenho do meu carro em escala reduzida ! Em 3 vistas
:arrow: Determino o peso em cada roda ( tem que usar uma balança rodoviaria )
:arrow: Acho o centro de carga
:arrow: Depois acho o centro de gravidade
:arrow: Determino o curso da suspenção
:arrow: Dureza da mola
:arrow: Ação do amortecedor
:shock: :shock: :shock:
No desenho dá pra simular o momento em que o ponto de apoio posterior ao centro de rolagem vai suplantar o centro de gravidade na condição de eixo erguido ou eixo abaixado ! :pensativo:
Ai dá pra calibrar direito o inclinometro !:mrgreen:
E ai comentarios :?:
E se vc engordou 1KG de uma semana pra outra???????
e se vc estiver levando um zequinha bem leve?????
hehehehe zuera, se for pra fazer direito, pra toda saída pra trilha vai ter q calcular tudo de novo
abraços
hehe boa mcoimbra, até pq entramos na trilha com um peso e durante ela "engordamos". Temos zecas temporários, o isopor vai ficando leve, o tanque de combustível também.
Acho muito trabalho por nada Alexandre, mas a idéia é boa. quem sabe, logo estaremos dirigindo jeep por instrumentos!
Acho que o legal de ter isso é o zequinha que está atras, aquele amigo que nunca fez trilha ficar olhando para a inclinação do jeep no inclinômetro! :mrgreen:
pcervieri
07/12/2006, 14:38
Mais pra frente a nossa assinatura vai ser assim::
__________________________________________________ ___________
Paulo Cervieri
CJ -5 1965 Turbina Rolls Royce, GPS KLN90B com interface, IFR bendix, cabine pressurizada, Radar quadricolor RDR2000, trem de pouso retratil, piloto automatico King, etc...
André-4WD
07/12/2006, 14:48
Pessoal:
Dando meu depoimento em relação ao inclinometro:
Eu olho ele de vez em quando e em ocasiões que dá para fugir o olho da estrada ou trilha. Na hora que o bicho pega mesmo, não dá tempo de olhar mesmo!!
Este inclinometro está comigo desde o primeiro jeep, qdo vendo, retiro e ponho no seguinte, mas é superfluo..
Sds
Andre
lucasnassif_offroader4x4
07/12/2006, 15:55
hehe boa mcoimbra, até pq entramos na trilha com um peso e durante ela "engordamos". Temos zecas temporários, o isopor vai ficando leve, o tanque de combustível também.
Acho muito trabalho por nada Alexandre, mas a idéia é boa. quem sabe, logo estaremos dirigindo jeep por instrumentos!
Acho que o legal de ter isso é o zequinha que está atras, aquele amigo que nunca fez trilha ficar olhando para a inclinação do jeep no inclinômetro! :mrgreen:
Pode até ser que calculamos tudo de novo em cada trilha, mas com todos os calculos, dá pra ter um valor em média das inclinações!!
ABss
Quanta viagem.
Eu sou do time dos "inclinômetro é só enfeite".
Não faz diferença nenhuma, só perfumaria.
Mas se sente bem em colocar, vai em frente, "la plata" é tua.
O painel do CJ é pequeno, tem coisas mais interessantes e úteis para colocar lá, um bom PX/PY, GPS, marcadores extras, adesivo do Grêmio, etc.
[]'s
Fernando César Ximenes
08/12/2006, 10:10
Eu também acho q o inclinômetro está mais para a estética do q para a utilidade. Passei por uma situação de pré-capotamento no início deste ano, trafegando por uma estrada vicinal, em plena época das chuvas, onde, ao desviar de um imenso buraco cheio de lama e pedras, estas últimas utilizadas para desatolar caminhões, aproximei-me mto. da beira da estrada, o aterro cedeu, a camionete com uns 600 kg de carga na caçamba inclinou bastante e me vi numa situação de iminente capotamento.Esperei alguns segundos para ver o q aconteceria em seguida e como ficou tudo estável, tratei de abaixar o vidro da porta do lado direito e sair por ali aguardando ajuda de terceiros. A minha camionete tem esse tal de inclinômetro e na hora H ñ passou pela minha cabeça consultar esse aparelho para ver qual o grau de inclinação ele registrava naquele momento.[]'s Fernando.
matrakaum
29/07/2008, 11:38
Na primeira semana que comprei o Caroço fui dar uma volta com ele aqui em Alphaville. Eu, a patroa e as crianças (o Caroço e o Minhoca, este último meu filho).
Aí resolvi entrar em um estradinha que estão usando para acabar com todo o resto..no meio da estradinha abriu-se uma valeta descomunal, um facãoooooo..
Eu, inexperiente como era, agora sou mais inexperiente ainda..., resolvi voltar. O primeiro problema é que eu estava em uma ribanceira, estrada estreitíssima e do lado da patroa o abismo....Não tinha jeito, ou rolava pra baixo ou tentava voltar. Engatei a ré, tração e reduzida, não podia correr o risco de não subir, e comecei a jornada....a coisa foi ficando feia...aí resolvi manobrar...e foi aí que ficou feio mesmo.
Entrei de ré no único lugar que tinha, cabia uma parte da traseira do Jeep antes de voar morro abaixo, arranquei um toco, isto foi muito fácil e entrei...Entrei em pânico isto sim.
Conforme eu atravessei o Caroço na estradinha a roda do lado do passageiro entrou na guilhotina, sim já tinha deixado de ser um mero facãozinho naquela hora, aí o Jeep torceu. Olhei para minha esposa, branca, olheir para o inclinômetro e marcava no limite e passando...Aí então apavorei... mas graças ao bom Deus, sim, foi ele que me tirou de lá, eu consegui voltar...
Mas como consequência da minha teimosia, tinha que pagar o pecado, fiquei s/ gasolina perto do Resid. Tamboré 01....
Fica aí o meu relato.
Um abraço,
rctorrezam
29/07/2008, 18:11
matrakaum (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=19034)
Teu relato é chocante, mas o inclinômetro só serviu para te assustar.
Também acho supérfulo, mas que dá um "estilinho" dá! :-)