PDA

Ver Versão Completa : Guincho Elétrico X Guincho Mecânico



Buentes
22/07/2006, 18:14
:mrgreen: Salve galera do fórum

Gostaria de neste tópico lançar uma dúvida minha, e espero que a ampla sabedoria de todos os companheiros do fórum me ajudem a esclarecer essas dúvidas!!

Vamos lá:
:arrow: Qual é o melhor?
:arrow: Qual o mais confiavel?
:arrow: Na relação custo-benefício, qual sai ganhando?
:arrow: Pontos positivos e negativos da utilização de ambos?

José Augusto
22/07/2006, 19:41
Buentes, isto já foi bem discutido aqui, sem levar a nenhuma conclusão e não há uma resposta, aí vai depender de vários fatores.

Minha opnião :

:arrow: Qual é o melhor?
Para minhas viaturas nem ouve possibilidade de outro senão os elétricos, os mecânicos exigem um cardãn indo até o guincho, no meu caso não há espaço para a passagem.

:arrow: Qual o mais confiável?
O mecânico não tem problema de aquecimento e nem de descarregar a bateria, pode ser usado o dia inteiro, já os elétricos devem ter uso intermitente, deve-se controlar a temperatura (alguns possuem um rele que desliga automaticamente) e a carga da bateria (o Wallace tem alguns com consumo baixo e que esquentam pouco), porem são muito mais rápidos e permitem ajudar com o veículo tracionando pois a alavanca não precisa ficar em neutro.

:arrow: Na relação custo-benefício, qual sai ganhando?
Hoje existem várias opções, e a disputa está bem equilibrada mas devido ao aumento da capacidade de arrasto dos guinchos elétricos aliado a ligeira alta nos últimos anos no preço do mecânico, acho que a balança anda pendendo para o lado dos elétricos.

:arrow: Pontos positivos e negativos da utilização de ambos?
-O mecânico não tem limite de tempo para utilização, mas o motor deve estar ligado e o veículo fica sem tração.
-O elétrico vc pode usar com o veículo desligado numa emergência, por um curtissimo intervalo de tempo (senão tomar cuidado, depois joga a bateria fora), o veículo pode ajudar com a tração própria e a velocidade é bem maior.
-O mecânico se vc tiver problemas na transmissão, embreagem ou cambio ou tcase, o guincho tb não funciona. O elétrico se tiver problema com o alternador tb não funciona.

Acho que é isso que me lembro.

Wallace
23/07/2006, 10:19
Como foi falado depende do uso, mas vou ser pratico e direto.
Se voce tem um Wrangler e uma Cherokee não tem como usar o mecanico (pelo que eu saiba) pois não existe tomada de força para tal.
Para ambos eu lhe indico o HDW 9000 G, que somente não é um guincho rápido, mas é muito forte, menor consumo, aquecimento e preço do mercado (R$ 2.300,00 a vista).
Se quiser um mais forte e rápido o HDW 12000 (R$ 3.000,00) mas acho um exagero.
Em ambos pode ter problemas se não souber usar.
Eu acho o mecanico mais perigoso, pelas suas perguntas de toda forma eu não indicaria um mecanico nunca, pois por segurança é bom só ser usado por quem já tenha experiencia no seu uso (com guincho de amigo por exemplo).
O custo beneficio do eletrico normalmente é imbativel, tanto que ele é o mais vendido disparado.
Uma das grandes vantagens do eletrico é que vai poder usar mesmo guincho em outro veiculo sem nenhuma dificuldade. No mecanico pode ser imposivel.
Dá para escrever um livro com as vantagens e desvantagens de cada um em cada caso e situação.

rafaelsouza
24/07/2006, 19:29
... porem são muito mais rápidos e permitem ajudar com o veículo tracionando pois a alavanca não precisa ficar em neutro.

:arrow: Pontos positivos e negativos da utilização de ambos?
-O mecânico não tem limite de tempo para utilização, mas o motor deve estar ligado e o veículo fica sem tração.
... O mecânico se vc tiver problemas na transmissão, embreagem ou cambio ou tcase, o guincho tb não funciona. O elétrico se tiver problema com o alternador tb não funciona.



José Algusto, permita-me corrigi-lo em alguns pontos de sua resposta

Para a utilizaçõa de um guincho mecanico não é necessário colocar a "alvanca da reduzida em neutro", vc pode rezuzir o jeep e puchar ao mesmo tempo, assim o jeep não fica "sem tração".
Ex. Se vc atolar e tiver um guincho mecanico é só colocar 1ª reduzida e mandar ver, pois o jeep estará tracionando e puxando no guincho ao mesmo tempo. É lógico que isso serve para quando vc esta usando o guincho para tirar vc do atoleiro.

Os guinchos mecânicos da Ekron tem um sistema de manivela que se tudo der errado vc ainda tem a opção de tirar no braço usando a manivela, é lógico que vai fazer um baita esforço pois é necessário dar várias voltas por causa da redução, mas na hora do sufoco funciona de verdade.

Bom se quiser saber mais sobre os guinchos mecãnicos da ekron ou eletricos da Warn pode entrar em contato comigo
[],s:concordo:

Sergio Rocha
24/07/2006, 19:49
:mrgreen: Salve galera do fórum

Gostaria de neste tópico lançar uma dúvida minha, e espero que a ampla sabedoria de todos os companheiros do fórum me ajudem a esclarecer essas dúvidas!!

Vamos lá:
:arrow: Qual é o melhor?
:arrow: Qual o mais confiavel?
:arrow: Na relação custo-benefício, qual sai ganhando?
:arrow: Pontos positivos e negativos da utilização de ambos?


Fala Brunão

Como disseram aí em cima, no seu caso, sem entrar nessa interminável discursão, o elétrico é melhor.Compra um HDS 9500 PRO é muito bom.
Essa semana puxei ladeira acima um S10 CD Dupla que tava patinando sem sair do lugar.o bixinho é muito bom, tem boa velocidade e não acho o consumo absurdo.

[]'

José Augusto
25/07/2006, 01:07
Rafael, vc tá certo, não há motivo para não tracionar, o uso difere um pouco do elétrico onde vc pode ter um zeca controlando o guincho (corrigindo o enrolamento do cabo e parando no caso do cabo enrroscar em algo) enquanto o motorista se preocupa em ajudar no avanço na tração, controles independentes.

Rafael, na minha opnião (não sei se pelo costume) acho o guincho elétrico mais ágil e prático, vc comercializa os 2 modelos, tem alguma opnião formada?

Adicionando outras diferenças:

No mecânico temos o controle da velocidade, pelo acelerador e cambio, no elétrico não.
No elétrico sozinho e do lado de fora do jeep pode-se controlar o guincho, no mecânico não.
No elétrico, hj existe controle remoto que permite o guincho ser operados a distância.

rafaelsouza
25/07/2006, 13:38
José Augusto, como já foi dito aqui, a discussão pode ser "interminavel"
Bom eu acho que que usa o guincho muito e costunma fazer trilhas muito pesadas, não tem como negar a confiabilidade de um mecânico, ex. quem faz trilha pesada sabe oque eu estou dizendo, quando vc consegue sair de um atoleiro e vira pra puxar toda a galera do enrrosco, ou quando tem que puxar um carro mais pesado tipo uma Rural ou uma Band, nesses casos se vc tiver um mecânico não precisa ter dó de puxar todo mundo,
Agora se vc anda com uma galera que não faz trilhas tão pesadas assim, que vc usa o guincho só pra vc mesmo (tipo, não corre o risco de precisar puxar a galera toda) ai eu recomendaria um eletrico, não tem como negar que um eletrico é muito mais ágil e prático, o manuseio é mais simples com certeza,
Bom acho que é isso, agora se quiser ter um guincho valente em todos os sentidos põe logo um Warn 9.5 Ti esse é pau pra toda obra!!
[],s

Wallace
26/07/2006, 13:59
Aja bateria para 9.5 Ti rs rs.
Essa é a vantagem de um HDW 9000 G, um baixo consumo de energia e por conseqüência um menor aquecimento o quer permite um trabalho mais constante e pesado que os outros guinchos eletrico. Sem contar o melhor preço do mercado.

SÉRGIO HOLANDA
18/12/2006, 21:13
Caros amigos,

Como vcs são entidos no assunto, eu por exemplo nunca usei um guincho eletrico ou mec em veículos, quando precisei destes recursos fiz uso de hi lift e trifó...qual seria o guincho mais indicado para minha hilux SR5 cruzar a trans-amazonica??? O veículo tá preparado com bloqueio para diferencial traseiro, pneus fronteira e muito alto em relação ao solo...vcs indicariam o que???

Obrigado, Sérgio Holanda

Wallace
19/12/2006, 12:54
Eu sou supeito, mas realmente acho um HDW 9000 G um otima opção.
Super robusto e com baixo consumo de energia, fora o preço: R$ 2.385,00 a vista, mas se precisar tenho opções de parcelamento.
Tenho um cliente com um D20 4x4 que roda por lá com um guinchos destes.

leovalle
19/12/2006, 13:25
Bom acho que é isso, agora se quiser ter um guincho valente em todos os sentidos põe logo um Warn 9.5 Ti esse é pau pra toda obra!!
[],s

:concordo:

Contra fatos não há argumentos. No último finde um TI trabalhou por quase 3 horas consecutivas no resgate de uma Pajeiro em um atoleiro, onde 3 guinchos elétricos 12000 queimaram e um mecânico quebrou (já estava danificado). Não vou citar marcas.

O guincho chegou a arrancar o parachoque e o quebra-mato onde etava instalado e depois de travarmos com um hi-lift continuou trabalhando sem parar e o mais impressionante é que nem esquentou.

O relato tá aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=325128&postcount=1729

Só havia presenciado fato igual em jipes, da facilidade de trabalho com os Hipull Militares e os Mecânicos

Wallace
19/12/2006, 13:34
Se preferir Warn eu também vendo.
Mas achos os HDW muito mais robustos, tanto que até hoje nenhum cliente queimou um unico solenoide o que não acontece em outras marcas.
Tenho um Warn HS 9500 i em estoque, mas custa bem mais que um HDW 9000 G.
Se procurar vai encontrar relatos fantasticos com os HDWs.

henrique mendel
22/12/2006, 14:32
cara, no meu jipe eu tenho um guicho mecanico, ele sem duvida é o mais forte ele so vai para de puxar se o cabo estourar, mas ele so tem um problema ele so é acionado quando o motor esta ligado, mas se voce parar para pensar o guincho eletrico so funciona com bateria.

rural willys 4x4
26/12/2006, 10:38
olá.
no meu trabalho,as viaturas todas usam guincho mecanico,pois duram a vida toda e puxam de tudo,somente cansando o operador(!),que é o ponto fraco do sistema.são muito robustos e confiaveis.para pequenos trabalhos ,é claro,recomendo o eletrico,onde não for preciso um uso intenso e uma carga elevada.
existe inclusive um modelo feito com diferencial(original engesa)que é facil de manutenir e são rusticos uma barbaridade.muito bons mesmo.
não usaria nunca um eletrico,dado o peso da minha rural e o apoio aos outros.

Wallace
26/12/2006, 12:30
Não deve ter visto ainda um HDW 9000 G trabalhando rs rs

JORIS
22/05/2007, 21:55
E os hidraúlicos o que vcs que entendem mais tem a dizer (sou leigo)? parece que são bastante robustos e é uma opção pra quem nã quer elétrico e não tem tomada de força na redução não é?

Sidnei Diogo
23/05/2007, 20:40
Eu sou supeito, mas realmente acho um HDW 9000 G um otima opção.
Super robusto e com baixo consumo de energia, fora o preço: R$ 2.385,00 a vista, mas se precisar tenho opções de parcelamento.

Wallace: Tenho interesse. Principalmente na parte "tenho opções de parcelamento":mrgreen: . Mesmo assim, acho que Vcs poderiam comentar o Post do Joris sobre os hidráulicos (também considero essa hipótese). E mais uma: Aceita um Warn 5000 usado na compra de um HDW?
:putz: Meu Post tá parecendo "ML" :parede:

[ ]'s

José Augusto
23/05/2007, 20:41
E os hidraúlicos o que vcs que entendem mais tem a dizer (sou leigo)? parece que são bastante robustos e é uma opção pra quem nã quer elétrico e não tem tomada de força na redução não é?

O problema do guincho hidráulico é a bomba e a velocidade de operação. Esse assunto já foi discutido.

Luciano SHAKALL
24/05/2007, 02:03
"...E os hidraúlicos o que vcs que entendem mais tem a dizer (sou leigo)? parece que são bastante robustos e é uma opção pra quem nã quer elétrico
e não tem tomada de força na redução não é?..."CAmaRAda conterrâneo, dá uma olhada nesse link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/search.php?searchid=283419 . É um "atalho" com vários tópicos sobre Guincho Hidraulico, beleza?

[]'s

JORIS
25/05/2007, 23:03
CAmaRAda conterrâneo, dá uma olhada nesse link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/search.php?searchid=283419 . É um "atalho" com vários tópicos sobre Guincho Hidraulico, beleza?

[]'s


Realmente antes de postar nesse tópico, encontrei 265 temas relativos a guinchos, achei que como esse era comparativo entre dois tipos de guinchos "eu podia" apimentar um pouco mais, más deixa pra lá e continuem comparando elétricos X mecânicos, inclusive como você é de Parnamirim, se andar pelas trilhas de Natal poderá ter a oportunidade de ver vários guinchos hidraúlicos (nunca vi dá pau na bomba) nos trollers do pessoal do Jeep Clube RN.

[]´s.

Sidnei Diogo
26/05/2007, 09:16
Realmente antes de postar nesse tópico, encontrei 265 temas relativos a guinchos, achei que como esse era comparativo entre dois tipos de guinchos "eu podia" apimentar um pouco mais, más deixa pra lá e continuem comparando elétricos X mecânicos...

x2:concordo:

Luciano SHAKALL
26/05/2007, 19:52
"...encontrei 265 temas relativos a guinchos ... como você é de Parnamirim, se andar pelas trilhas de Natal poderá ter a oportunidade de ver vários guinchos hidraúlicos (nunca vi dá pau na bomba) nos trollers do pessoal do Jeep Clube RN...""Não to entendendo"... :pensativo:
Quando eu postei esse link, foi apenas na intenção de ajudar, pois nunca operei um hidráulico, então não poderia contribuir com mais que isso para tentar ajudá-lo.
Acontece que esse link levava a uma seleção de 6 tópicos só sobre guincho hidráulico (Mais fácil que procurar nos 265 que vc achou sobre guinchos em geral :mrgreen: ),
mas agora, tentei acessá-lo e o fórum não reconhece... :parede:

Quanto as trilhas, ainda não tive o prazer de fazê-las com meu Niva :-( (pois desde que o peguei, estou as voltas com concertos e melhoramentos - na velocidade que o orçamento permite), mas já fui a várias como co-piloto/navegador do meu colega "Jararaca" (que era do Jeep ação...), e algumas quartas a noite nas dunas de San-Valle... :dance:

Realmente, já vi trabalharem: esses guinchos hidraulicos (na verdade um, de um Troller branco), mecânicos ("N" vezes, do antigo Jeep do Zé Jr.) e elétricos (modelos diversos e, o único que eu operei, Work 12000, da antiga Land do "Jararaca")

[]'s

Sidnei Diogo
26/05/2007, 22:23
"Não to entendendo"... :pensativo:
Quando eu postei esse link, foi apenas na intenção de ajudar, pois nunca operei um hidráulico, então não poderia contribuir com mais que isso para tentar ajudá-lo...[]'s

Ô Luciano, não leve a mal não, não estou te criticando, apenas queria um "up-grade" no tópico porque tenho um Warn no meu CJ que vive dando pau. Cansado dele, estava pensando em colocar um mecânico, mas já tinha noção das desvantagens e, quando vi o tópico, pensei que poderia tentar obter informações sobre um hidráulico do pessoal que estava postando e, parece, entendem mais do assunto, já que em outros tópicos que visitei não havia obtido sucesso. Creio que o Joris tem a mesma opinião.
P.S. De fato, o link que vc postou não está funcionando.
[ ]'s:concordo:

joão k. chikui
26/05/2007, 23:01
Sidnei
Nãp é normal teu guincho dar problema. Deve ser algo na instalação.
dê uma passadinha na Winchtech e peça para dar uma olhadinha.

Sidnei Diogo
26/05/2007, 23:33
Sidnei
Nãp é normal teu guincho dar problema. Deve ser algo na instalação.
dê uma passadinha na Winchtech e peça para dar uma olhadinha.

Obrigado pela dica João K., mas o "FALCÃO" é muito pesado. Já estive lá namorando um 9.5 só que falta latinhas (hehe). Quanto ao meu, já foi rebobinado o coletor duas vezes (em dois anos); acho que já deu PT. A instalação tá O.K. mas o guincho é fraco para o uso constante que fazemos dele aqui. Creio que ele iria muito bem num Suzuki que é mais leve.

[ ]'s:concordo:

JORIS
28/05/2007, 11:26
mas já fui a várias como co-piloto/navegador do meu colega "Jararaca" (que era do Jeep ação...)
[]'s

Jararaca foi meu "colega" de curso para prova de indicativo para rádio amador ano passado gente finíssima, mande um abraço pra ele.
Quanto ao seu niva, espero que consiga colocá-lo em operação o mais cedo posível, pra poder curti e judiá-lo um pouco!

[]´s.