Ver Versão Completa : Paralama traseiro redondo
cmte_carvalho
22/07/2006, 17:39
Olá pessoal!
Gostaria de obter maiores informações pois, pelo que percebi, a maioria dos CJ's 5 norte-americanos (senão todos) possuem o paralama traseiro arredondado, enquanto os nossos "tupiniquins" são no formato trapezoidal...
Há alguma razão em especial para tal diferença? Qual dos dois modelos vocês preferem, o redondo ou o trapezóide? É possível realizar a modificação caso assim for desejado?
Grande abraço, até!
os primeiros cj5 sairam com para lamas redondo aqui no brasil (pelo menos o 58 eu tenho certeza), acho que é só uma questão de estetica e design....
(se vc acha para lamas redondo mais bonito e não ta achando nenhum cj5 assim, compra um cj3, é muuuuuito mais jeep) hehehehe, brincadeirinha donos de cj5......
rural4x4
22/07/2006, 18:09
Ate 59/60 os Cj´s Brasileiros vinham com paralama redondo, depois disso todos eles sao trapezoidais
José Augusto
22/07/2006, 18:30
É isso aí, os militares os CJ2, CJ3 e os primeiros CJ5 saíram com paralama redondo, de 1955 a 1959. Quanto ao modelo sou indiferente, outra coisa que mudou tb é a entrada de ar sob o parabrisa, quando a Ford começou a fabricar eles retiraram aquela entrada com alavanca embaixo do painel, isto sim faz diferença.
Vinícius-RS
22/07/2006, 19:59
No meu é redondo, um Jeep Kaiser 1968(igual a um cj5)... benditos americanos!!
[]'s
Os trapezoidais são bem mais bonitos pois combinam mais com a forma quadrada do Jeep e não redonda.
Marcos Arcosy
22/07/2006, 21:57
Pelo que eu sei o unico lugar onde o CJ 5 saiu com o paralama trapezoidal foi no Brasil.
Pessoalmete eu prefiro os modelos com o paralama redondo.
Abraços,
leopoldo
22/07/2006, 23:08
Cmte.
Naquela época (até 1960), pode ser que fosse apenas uma questão simples de visual.
Não sei se existe uma explicação plausível que justifique, mas vejam que a passagem de redondo para trapezoidal no Brasil se deu quando rebaixaram o assoalho da carroceria do jeep. Poderia ser uma simples resolução de um problema dimensional, geométrico ou de economia no material de chapa.
Mas não se incomode pois os jeeps novos tem o para-lama trapezoidal !
Quem sabe copiaram de nós.....hehehe
Se isso te incomoda,faça como no meu jeep ... o trapezoidal ficou encoberto pelo alargador redondo.
cmte_carvalho
24/07/2006, 20:03
:concordo: :concordo: :concordo:
Diego Massenz
26/07/2006, 15:28
Os Jeeps Americanos Tbm Tem Uma Diferença Nas Portas Que São Mais Quadradas, Que Eu Acho Particularmente Mais Bonitas, Eles Chamam De Cj7 Que Não Veio Para O Brasil, Pelo Menos Que Eu Saiba....
otavio_gomes
26/07/2006, 15:47
André,
Vamos considerar apenas os CJ5 pois todos sabem que anteriores a esse modelo tinham os paralamas dianteiros chatos, eram todos importados e tinham os paralamas traseiros redondos.
No Brasil, os primeiros Jeeps CJ5 eram importados dos EEUU e foram progressivamente nacionalizados.
No governo do JK (1955-1960), havia uma busca pela instalação de uma indústria automobilística nacional. O Designer americano Brooks Stevens esteve no Brasil e modificou o desenho da linha Willys de acordo com a modernidade da época - nova frente na Rural, novo design no aero-willys, novo Itamaraty, um carro conceito SACY baseado no jeepster com a frente da nova rural brasileira.
Nesse contexto o Jeep nacional teve alguma modificação - a lateral da carroceria foi "alisada" (existiam detalhes bonitos nos primeiros Jeeps CJ5 do Brasil) e o recorte do para-lamas ficou trapesoidal.
Na parte da frente, a entrada de ar para a cabine foi centralizada e ficou menor.
Muitos anos depois os norteamericanos perceberam a modernidade daquela época e passaram a usar recortes trapezodais nos paralamas traseiros.
Quanto aos Jeeps americanos com recorte das portas quadrados, não são mais os CJ5 e sim outros modelos cujo entre-eixos é maior
Um abraço,
Se isso te incomoda,faça como no meu jeep ... o trapezoidal ficou encoberto pelo alargador redondo.
opa!
isso dá certo então?
fotos?
O meu é 58 com trapezoidal...
O meu é 58 com trapezoidal...
que estranho cara.......
faz tempo que tu tem o jeep??
(hehehe, ia perguntar se vc tirou zero, mei difici né??)
deve ser decorrencia de alguma reforma que seu jeep passou....
Legal né? seu jeep é unico!!
falow............
(de quem acha que trapeizoidal ou redondo, tanto faz, sendo jEEp, ja era.......)
cmte_carvalho
26/07/2006, 19:16
Ótimas informações Otávio, muito obrigado!
leopoldo
26/07/2006, 19:52
opa!
isso dá certo então?
fotos?
Clica no meu link e verá as fotos
que estranho cara.......
faz tempo que tu tem o jeep??
(hehehe, ia perguntar se vc tirou zero, mei difici né??)
deve ser decorrencia de alguma reforma que seu jeep passou....
Legal né? seu jeep é unico!!
falow............
(de quem acha que trapeizoidal ou redondo, tanto faz, sendo jEEp, ja era.......)
Reforma? Nãããõoo...hehehehe. Assim que der coloco umas fotos. Também não tenho preferência,tanto faz, Jeep é Jeep
Abs
rafaelsouza
26/07/2006, 20:53
ééééé meu amigo, seu jeepinho já trocou de roupa no passado:mrgreen: :lol: :mrgreen: :lol:
58 éra tudo redondo...
massss sendo jeep é jeep, entendeu?:concordo:
[],s
Elmer_Jeep
07/08/2006, 15:06
Senhores, alguém poderia fazer a gentileza de passar as medidas do paralama trazeiro redondo. (altura x largura)
Resolvi confeccionar as laterais da carroceria do CJ6 e chegou a hora de desenhar o corte dos paralamas.
Pela dificuldade de encontrar um CJ5 de paralama redondo to pensando em tirar as medidas em um CJ3, será q tem mesmo diâmetro ??
grato.
Senhores, alguém poderia fazer a gentileza de passar as medidas do paralama trazeiro redondo. (altura x largura)
Resolvi confeccionar as laterais da carroceria do CJ6 e chegou a hora de desenhar o corte dos paralamas.
Pela dificuldade de encontrar um CJ5 de paralama redondo to pensando em tirar as medidas em um CJ3, será q tem mesmo diâmetro ??
grato.
Elmer,
O meu é 1960 e o paralamas é redondo. As medidas do corte são iguais ao do CJ3.
[]'s
Elmer_Jeep
24/11/2006, 16:35
Fala Escória, obrigado pela dica, mas já passei essa fase do projeto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=60070&d=1156335625
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19849&page=11
[]'s
Aproveitando o topico...tive observando o meu jipe e observei que o paralama trazeiro dele nao e o modelo redondo....ele tem o paralama do modelo mais novo....sendo que ele e um jipe 48...sera que isso e possivel? sera que e modificado ou realmente existiu esse modelo? fica aqui minha duvida....e alquem puder me tirar a duvida ...aguardo...deem uma olhada nas fotos...
Elmer_Jeep
09/10/2008, 09:19
Adaptado com certeza.
A tampa trazeira é fixa ?
[]'s
Pois e tambem achei isso...mas e bem esquisito alguem adaptar essse paralamas em um jipe antigo...e pelo sinal muito bem feito..por que eu nao vejo aonde ele foi adaptado...a tampa trazeira e fechada sim...grato pela resposta...
victor massinha
09/10/2008, 12:18
meu jeep é 1960 e foi o ultimo ano com o paralama redondo! eu já prefiro o redondo pois o pneu não pega tanto na lata quanto o quadrado!
abraços...