Conectar

Ver Versão Completa : Maria-mole no Samurai

Fio
20/07/2006, 19:34
Galera,

to quebrando a cabeça por aqui pra achar um bom lugar pra instalação da Maria-mole no Samurai (97). A questão é que eu já tenho o suporte (longo) e a antena, ambas da Aquario.

Como o Samurai é Canvas, o instalador começou a viajar nos lugares onde poderia instalar uma bobinada, mas nada me agradou.

Um bom lugar ao que tudo indica é o suporte do farol de neblina traseiro, mas achei meio baixo e pode vir a pegar em alguma erosão.

Se alguém tiver alguma foto ou alguma idéia pra ajudar, mesmo sendo bobinada, eu agradeço.

[]´s

xadventure
21/07/2006, 16:59
Fala fio

No para choque trazeiro, do lado do motorista, o terra pode ser acoplado no parafuso do parachoque o fio pode vir por dentro da estrutura e sair por tras sem problemas, só tome cuidado para ficar fora do raio da porta trazeira. Inevitavelmente vai pegar na lataria, ai entra sua criatividade (bola de tenis, galinha depenada, vibrador) o que voce quizer!!
Abraço

diogo ludovico
07/01/2007, 18:44
Já vi aqui em Goiânia um suporte de antena que fica preso por dentro do suporte do estepe. Ele é uma chapa de aluminio que vem aparafusada nos parafusos do porta estepe antes do peneu, assim ela não atrapalha a retirada do estepe.
Ela faz a curva sobre o estepe onde se fixa a antena, assim ela fica esteticamente bonita (acima do estepe) e não corre o risco de atrapalhar ou danificaer a lataria).

lg_gustavo
08/01/2007, 14:35
Fala fio

No para choque trazeiro, do lado do motorista, o terra pode ser acoplado no parafuso do parachoque o fio pode vir por dentro da estrutura e sair por tras sem problemas, só tome cuidado para ficar fora do raio da porta trazeira. Inevitavelmente vai pegar na lataria, ai entra sua criatividade (bola de tenis, galinha depenada, vibrador) o que voce quizer!!
Abraço

A minha está assim e funciona bem, apesar de não ser o ideal para o maior rendimento do rádio (meu samuca é metal top e a lataria concentrada logo ao lado da antena influencia nisso).

A minha antena está encapada com um mangueira de borracha na região onde é mais provável que bata na lataria...cansei de trocar bolinhas, que apodrecem bem rápido tomando chuva e sol...

[ ]s

Joao Baeta
08/01/2007, 14:55
:arrow:A minha antena fica no interior no lado direito, Mas eu arranquei o rádio! Ahahhaha!!!
Abssssssssssssssss

Supercharger
08/01/2007, 15:41
...suporte de antena que fica preso por dentro do suporte do estepe...
...não atrapalha a retirada do estepe...

Bom, parece que você está descrevendo o suporte que fiz para o meu Samurai Canavas, hehehehe.

:arrow: http://samuraitatu.googlepages.com/dicas03.html

[]´s
Gustavo
http://samuraitatu.googlepages.com

diogo ludovico
09/01/2007, 11:05
:rolleyes: :roll: Isso mesmo!:roll:
Vi sua ideia no seu site......
De todas as posiçoes de antena que já vi, esta sua foi a que mais gostei, e que ao meu ver mais se "integra" ao carro, quem não conhece pensa que é original.
:palmas: :palmas: :palmas: Parabens pela ideia!!:palmas: :palmas: :palmas:

Paulo_CW
10/01/2007, 10:26
De fato....Gostei D+...
Tenho a maria mole do lado no parachoque do meu Samuka Metal...mas sempre da receio de perder ela num barranco da vida...hehe....
Mais uma boa idéia pra coleção

Nathan
12/01/2007, 10:03
Minha maria-mole foi instalada do lado do motorista, atrás, na própria corroceria. Ficou beeeeeeem alta.

abraço!!

wbedene
21/02/2007, 21:46
Depois de lidar meses com PX aqui vai a minha experiência:
Possuo um Cobra 148 GTL com antena Aquario Bobinada 2070.
Coloquei inicialmente a antena sobre o estepe usando um suporte articulado. Local prático e ideal esteticamente mas por alguma razão a medição da onda estacionária da antena foi pro espaço, o que diminui o rendimento e arrisca-se queimar o próprio rádio. Achando que pudesse ser uma espécie de reflexão provocada pelo ar de roda do estepe, comprei um suporte articulado e instalei no lado esquerdo (do motorista) parte traseira, junto a abertura da tampa traseira. Mais medições e a ROE ainda lá em cima, mesmo usando cabeamento novo, conectores novos e medida especificada (múltiplos de 1,83 m). Acredito que seja justamente a "falta de metal" do Canvas que prejudica o necessário plano terra da antena. Reinstalei o mesmo suporte articulado da Aquario - aqueles para porta-malas - para o vão da porta do motorista. Instalei-a com apenas 80 cm de cabo pois meu rádio está instalado à esquerda do volante, parte inferior do painel. Agora sim, antena à mão, inclusive posso puxá-la com a mão ao passar em algum obstáculo, cabo mais curto possíve, rendimento 100% e principalmente, Onda Estacionário (ROE) lá em baixo. Acho que a proximidade do quadro do parabrisa ajudou a sintonia do conjunto. Nem sempre as fórmulas dos técnicos e matemáticos funcionam (tentei todas). Mais vale a experimentação. Se alguém quiser, mando fotos. Meu e-mail: william@bedene.com.br. Abraços e 73 para todos...

Sergio Henrique
22/02/2007, 09:27
Fio,

Tbém tenho um Samuka Canvas (porém 95) no qual instalei da seguinte forma:

:arrow: a antena maria-mole coloquei no canto do pára-choque, lado esquerdo, fora da abertura da porta traseira;
:arrow: o terra pode ser colocado no mesmo parafuso que vc prender a base da antena no pára-choque;
:arrow: para passar o cabo da antena para dentro do veículo, fiz um pequeno furo ao lado da borracha da guarnição da porta traseira (mesmo lado esquerdo) e tirei a lateral de napa para passar o cabo;
:arrow: para passar o cabo por dentro da caixa da porta retire o cinto de segurança da coluna, passe um "passa fio" daqueles usados por eletricístas, desde o primeiro furo que tem na lateral próximo ao pedal da embreagem (basta retirar a tampa de plástico preta);
:arrow: ao passar o "passa fio" até o cinto de segurança, amarre com fita isolante o cabo da antena no passa fio puxando-o até que o cabo saia lá na parte da frente do veículo;
:arrow: não sei como é no modelo 97 mas se for igual ao meu retire o alto falante para fazer com que o cabo chegue sob o painel sempre por dentro da lataria;
:arrow: já sob o painel, uma vez que o cabo não pode ser enrolado e amarrado num canto pois assim vc pode transformá-lo numa pequena bobina, espalhe-o por debaixo do painel num "vai e vem" até que o mesmo fique no ponto onde vai colocar o rádio;
:arrow: não sei o modelo do rádio que vc tem, mas caso seja um Maxxion igual ao meu, vc pode retirar o cinzeiro o colocá-lo no lugar (cabe certinho);
:arrow: antes de ligar o rádio faça um teste com um multímetro para ter certeza de que o cabo da antena (lá no suporte do pára-choque) não está em curto, pois assim pode queimar o rádio.

Caso queira, me mande seu e-mail por MP que te envio as fotos da instalação.

Abçs,