PDA

Ver Versão Completa : Óleo, filtro, fluido, graxa... Quanto custa isso?



nepomuk
13/02/2004, 13:14
Galera, primeiramente obrigado pela força.

Aos conhecedores de Diesel e jipes em geral,
Andei pesquisando a manutenção do meu recém-comprado Band e andei me assustando"um pouquinho".
Utilizarei ele diaraiamente para ir trabalhar e alguns treços de estrada, para isso me informaram que devo trocar o óleo (8 litros) e filtros de combustível e óleo a cada 5.000Km, além de fazer a purga do copinho do injetor e do filtro de óleo toda a semana, caso contrário pode dar problemas no motor.

Além disso tenho que constantemente engraxar as cruzetas e juntas dos amortecedores.

Tendo em vista que percorro uma média de 1500 km por mês, isso iria me dar um trabalhão e custaria bem caro (8 litros de óleo não saem menos que R$70,00) levando em conta que só os filtros saem quase R$200,00

Me digam: é realmente necessária essa manutenção em tão curto espaço de tempo? estava pensando em 10.000 Km mín...

Abraços amigos,

Caio
18/02/2004, 16:25
Fala companheiro,

Olha eu tenho uma Hilux diesel e acho que estes preços que vc viu estão um pouco salgados.
Comprei um balde de óleo Rumula (20l) e saiu em torno de 5,00 o litro o filtro saiu em torno de 50,00.
Tenho feito a troca a cada 8000km, mas não conheço bem o motor da Band.
Graxa nas cruzetas tenho feito na troca de óleo e geralmente nem cobram.
Acho que o negócio é pesquisar um pouco que vale a pena.

Abraços

Eduardo Velo
18/02/2004, 16:56
Nepomuk , o que não pode é desleixar , vc tem que fazer as trocas de óleo a cada 5000km e de filtros a cada 10000km , isso não é tão rigoroso assim , filtro de óleo pode dar uma esticada ou ter que trocar antes depende de como sai o óleo qdo vc vai fazer a troca , por isso é necessário acompanhar , de ar depende da qtde de poeira que vc pega , se for só asf. dá pra esticar , de diesel é bom não vacilar , o preço de uma mexida na bomba é caro (+ ou - $ 1.000) , se tiver com muita sujeira , tem que limpar o tq , mas tudo isso é compensado com o preço do Diesel e a bx manutenção no motor (desde q bem cuidado) .
Outra coisa que vc não comentou é aditivo na água do radiador , isso faz parte do bom funcionamento do motor tanto qto os filtros , tem que colocar na agenda de manut. a troca de água tbm

[]s...

marcelo nunes
25/02/2004, 22:22
Troca de óleo a cada 5.000km em uso normal, misto de cidade e estrada. Troca de filtros a cada duas trocas de óleo, podendo ser a cada 3 em motores bem regulados e com pouca carbonização.

A cada 10000 somente motores que funcionem em ciclo constante (uso rodoviário), troca de filtros a cada duas trocas de óleo

Uso extremamente exigente (estradas muito poeirentas ou trilhas onde possa haver invasão de água no cárter) troca a cada 4000km, no máximo. Troca de filtros a cada duas trocas de óleo, impreterivelmente

Prazos maiores somente são conseguidos com acompanhamento contínuo de amostras de óleo em laboratório, coisa que a Petrobrás faz para grandes frotistas. Mas casos em que é possível rodar 10000km sem trocas só são observados em uso rodoviário, apesar de muitas montadoras apregoarem períodos de troca até superiores.

Motores turbinados: jamais postergar estes períodos, filtros sempre a cada duas de óleo.

Filtro de ar: a cada 10000 em uso misto. Uso só em asfalto: pode durar até o dobro, se periodicamente revisado (ver se não tem acúmulo poeira por dentro da caixa do filtro)

Nunca adicione aditivos ao óleo, use só o óleo como vem na embalagem.
Use óleo adequado ao seu motor, de preferência multi-viscoso.
Não economize em óleo, pra não gastar mais depois.

Não brinque com a manutenção dos copinhos e dos filtros. Os maiores inimigos do motor Diesel são, nessa ordem, a água no combustível, a poeira e o enxofre no combustível.

Marcelo Nunes
Ex-engenheiro de produto da Petrobrás e Mercedes-Benz