PDA

Ver Versão Completa : Válvula termostática



Carneirinho
20/07/2006, 09:53
Caros amigos, escrevo esta mensagem esperando tirar algumas dúvidas sobre o funcionameto desta peça, a válvula termostática.
O problema é o seguinte: o motor da minha Sortage 2.0 diesel 4x4 ferveu... isso ocasionou uma fissura no cabeçote. O custo de reposição foi bem alto passando dos R$ 4.000,00... Fui informado pelo mecânico ferveu pois a válvula não abriu, e conversando ele disse este problema é muito comum na Sportage. Gostaria de informções sobre este tipo de problema e no caso de alterações ouvi dizer que é possível furar o solenóide ou retirar a válvula... quais as possiveis consequencias disso?
Peço desculpas se estiver repitindo o tópico... mas tentei procurar no fórum e não achei muita coisa... Obrigado!

laserman
20/07/2006, 11:14
Caros amigos, escrevo esta mensagem esperando tirar algumas dúvidas sobre o funcionameto desta peça, a válvula termostática.
O problema é o seguinte: o motor da minha Sortage 2.0 diesel 4x4 ferveu... isso ocasionou uma fissura no cabeçote. O custo de reposição foi bem alto passando dos R$ 4.000,00... Fui informado pelo mecânico ferveu pois a válvula não abriu, e conversando ele disse este problema é muito comum na Sportage. Gostaria de informções sobre este tipo de problema e no caso de alterações ouvi dizer que é possível furar o solenóide ou retirar a válvula... quais as possiveis consequencias disso?
Peço desculpas se estiver repitindo o tópico... mas tentei procurar no fórum e não achei muita coisa... Obrigado!

Tive meu cabeçote empenado e junta queimada por problema parecido. Tem uma turma aqui no fórum adaptando ventoinha, reservatório de expansão, válvula e etc...

cristiano
20/07/2006, 14:10
Eu já vi válvulas travadas abertas, mas nunca fechadas. Porque? Porque percebe-se mais fácil quando estão fechadas, porque o veículo trabalho além da temperatura normal ou mesmo aquece como o seu.

Wallace
20/07/2006, 14:41
A valvula esta lá para fazer o motor trabalhar na temperatura correta.
Muito frio ou quente é ruim para o motor.
Normalmente tem um mostrador e ou luz para quando aquece muito se desligar o motor antes do dano.

laserman
20/07/2006, 18:30
A valvula esta lá para fazer o motor trabalhar na temperatura correta.
Muito frio ou quente é ruim para o motor.
Normalmente tem um mostrador e ou luz para quando aquece muito se desligar o motor antes do dano.

Creio que a minha travou fechada, se eu tirá-la o motor irá demorar à esquentar ?

Fernando Costa
20/07/2006, 18:43
A válvula termostática fecha o circuito de arrefecimento dentro do bloco e cabeçote, impedindo que o líquido passe para o radiador e se resfrie, o que causa aquecimento rápido do motor. Após atingir temperatura para a qual foi calibrada, ela se abre e permite a passagem para o radiador.
Quanto mais rápido o motor atingir a temperatura de trabalho, menor será seu desgaste, pois com a dilatação das partes metálicas as folgas existentes se reduzem ao máximo. Retirar a válvula também causa aumento de consumo.
Nunca tinha ouvido falar da válvula travar fechada, mas se acontecer é desastre na certa, principalmente se o carro não tiver alarme de excesso de temperatura.
Acho que o amostardeiro trocou a válvula da Sportage dele pela do motor VW AP, que abre a 81o.C, segundo ele a original abre a 86o.C.
Acho que o melhor é dirigir atento ao marcador de temperatura. De qualquer modo, seria bom adaptar sensor de nível d´água e de temperatura nas Sport.

Amostardeiro
20/07/2006, 19:00
Pessoal

O Fernando e o Wallace tem toda a razão, eu também sou totalmente contra a retirada da válvula termostática, o motor fica funcionando com temperatura muito baixa e, além do consumo mais alto, quase com certeza acabará por danificar o motor, coloquei a válvula do AP ela abre a 80/ 81° , como falou o Fernando.

Abraço

laserman
20/07/2006, 23:51
Pessoal

O Fernando e o Wallace tem toda a razão, eu também sou totalmente contra a retirada da válvula termostática, o motor fica funcionando com temperatura muito baixa e, além do consumo mais alto, quase com certeza acabará por danificar o motor, coloquei a válvula do AP ela abre a 80/ 81° , como falou o Fernando.

Abraço

Quanto vale ? A fixação é a mesma ?

cristiano
21/07/2006, 00:30
Não ouço falar de problemas "congênitos" com a válvula termostática da Sportage, sugiro verificar junto a uma loja de radiadores, se os itens marcador de temperatura do painel, sensor de temperatura, ventoinha e válvula termostática estão funcionando como deveria.

José Augusto
21/07/2006, 01:00
Acho que a solução é adaptar uma "cigarra" (aviso sonoro) ao sensor de temperatura para quando o led/lâmpada do painel acender.

Colocar uma válvula termostática que abre antes (temperatura inferior) não é a solução, pois segundo o relato o problema ocorreu porque a vávula travou e não abriu.

Se com a vávula aberta a temperatura continuar a subir o problema está no radiador e nesta situação tb a abertura antecipada da válvula não resolve.

[]'s atentos

Amostardeiro
21/07/2006, 11:03
Pessoal

Eu não usei válvula com menor temperatura de abertura por causa disso especificamente, mas pela facilidade de encontrar a peça, adaptação zero ou, seja é só colocar no lugar e, pelo custo R$ 30, além disso não creio que uma diferença de 5°C na abertura vá afetar o funcionamento do motor. Quanto ao resto fecho com todos eu limpei, revisei todo o sistema de arrefecimento, agora posso dizer que a viatura esta funcionando perfeitamente.

Abraço

Fernando Costa
21/07/2006, 17:28
O sistema de arrefecimento da Sportage é muito bom, o radiador é bem dimensionado, os problemas de superaquecimento ficam por conta da bendita ventoinha de acoplamento viscoso, que segundo dizem os colegas, pára de funcionar a qualquer momento a partir dos 80.000Km. Por via das dúvidas, troquei essa ventoinha esta semana (R$ 350,00 a peça original).

Bater o motor por travamento da válvula termostática é uma infelicidade rara, porém possível, no fórum está cheio de histórias assim. Vi aqui uma Ranger em que o líquido de arrefecimento vazou pela mangueira que vai para o aquecedor do A/C, estava com a presilha solta, o dono não percebeu e o motor trancou.

Abraço.

Amostardeiro
25/07/2006, 17:19
Fernando

Comprei aqui na terrinha por R$ 280,00, em auto peças, os caras estão metendo a faca aí em Fortaleza.

Abraço

Ricardo Bambhoo
25/07/2006, 17:50
Caros,

Quando comprei minha Cheroka, levei pra fazer uma pequena revisão e o mecânico me disse que a válvula estava travada e fechada. Achei que estivesse caindo no velho golpe "de o mecânico falar e os troxa acreditar". Perguntei então: mas como é que a temperatura está trabalhando normalmente (ponteiro perto dos 100 °)? Meus conhecimentos me dizem que se isto acontecer a temperatura vai subir até explodir tudo ! Ele respondeu já mostrando a válvula substituída: este tipo de válvula tem um furinho bem pequeno que permite uma passagem mínima do líquido para o radiador, o que evita explodir tudo...
Eu acreditei e paguei...
O fato e que após a troca observei uma pequena queda na temperatura...
[]'s

Fernando Costa
25/07/2006, 21:32
Fernando

Comprei aqui na terrinha por R$ 280,00, em auto peças, os caras estão metendo a faca aí em Fortaleza.

Abraço

Amostardeiro,

Aqui em Fortal só achei na concessionária Kia pela bagatela de R$ 784,00!! Para tirar a dúvida, liguei para a Kia de Brasília e estes se superaram, pediram R$ 860,00 na maldita ventoinha!!! Um estupro!

Pedi cotação via e-mail a dois importadores de SP, PowerParts (R$ 430,00) e Divisão Peças (R$ 350,00), lógico que encomendei ao último, peça original "made in Korea". Graças a Deus que existe Internet e entrega aérea, nós pobres proprietários de automóveis importados não temos mais que nos submeter a assaltos desse tipo.

Vc. achou por R$ 280,00, aí já achei uma pechincha, sorte a sua!

Abraço.

Amostardeiro
25/07/2006, 21:41
Fernando

Em Porto Alegre na Sunmotors estava por R$ 360 se não me engano, então comprei no paralelo pelo preço que falei, acho que eles compram estas peças numa tal Koreaparts ou algo assim; em Rivera no Uruguai eu encontrei por R$ 300 o conjunto ou R$ 60 a hélice e R$ 240 o acoplamento.

Abraço

laserman
26/07/2006, 10:31
Na viabarra RJ me cobraarm R$ 450,00.

Depois disso descobri o caminho da mina com a ajuda dos amigos aqui : R$ 254,00 em SP, com o Moacir !

axil2410
06/08/2006, 22:11
onde acho a válvula termostática da cherokee 98 limited?

Amostardeiro
06/08/2006, 22:24
onde acho a válvula termostática da cherokee 98 limited?

axil2410

Fora a revenda não sei, mas tirando a válvula tu podes ver a temperatura de abertura, para motor a gasolina deve ser +- em 85° C, então procura uma parecida em diâmetro que encaixe no local original, se tiver que alterar alguma coisa, altere a válvula nunca no motor.

Eu instalei na minha viatura a do motor AP, tirando a temperatura ( 85 x 80 °C ) de abertura é como se fosse original.

Abraço

Wallace
07/08/2006, 16:32
As Cherokees trabalham muito quente, não duvido que seja bem maior.
Se não encontrar no Brasil posso ver uma direto do EUA para você.

Amostardeiro
07/08/2006, 16:41
As Cherokees trabalham muito quente, não duvido que seja bem maior.
Se não encontrar no Brasil posso ver uma direto do EUA para você.

Wallace

Existem as dos motores a álccol que abrem a temperaturas mais altas em relação aos motores a gasolina.

Abraço

Valmir Cruz
17/06/2012, 22:58
Infelizmente fui um dos contenplados com um motor batido (4500,00 de gasto) a minha 2.2 a diesel não tinha valvula, gastava um pouco acima do normal, resolvi colocar a valvula nova original, na segunda viagem que fiz a bendita travou e o motor ferveu e aih já era. Muito cuidado com este problema generico da sportage.