Ver Versão Completa : Motor 4cc de opala X câmbio de chevete
Paulo_CW
20/07/2006, 09:50
- Pessoal, preciso da ajuda de vocês. Tenho certeza que com a experiência de todos deste fórum descobriremos a melhor solução.
- Bom o negócio é o seguinte: preciso da solução econômica (como sempre) para dar melhorar o conjunto mecânico de um CJ-5 original de motor e caixa (3 marchas).
- Qual a melhor idéia a ser realizada:
Motor 4cc do opala com câmbio original 3 marchas;
...Ou...
Motor 4cc com câmbio de chevete - opção por causa do preço super em conta da caixa
1 - Alguém aqui tem esta adaptação?
2 - É viável e confiável?
3 - Cambio de 4 ou 5 marchas – falam melhor do 4m?
4 - E a flange, Existe pronta?
5 - E fotos...alguém tem?
6 - E os demais problemas e soluções...
Favor pensar nas latinhas economizadas...Valeu pessoal.
p.peleje
20/07/2006, 10:01
- Pessoal, preciso da ajuda de vocês. Tenho certeza que com a experiência de todos deste fórum descobriremos a melhor solução.
- Bom o negócio é o seguinte: preciso da solução econômica (como sempre) para dar melhorar o conjunto mecânico de um CJ-5 original de motor e caixa (3 marchas).
...Ou...
Motor 4cc com câmbio de chevete - opção por causa do preço super em conta da caixa
Com certeza GM151, chevette 5 marchas. Não precisa de flange do motor pra o câmbio, flange do câmbio para a tcase em agosto a deeptec já estará comercializando a flange.
Esse câmbio de chevette 5, a galera que faz arrancadão com GM 6 cil usa esse câmbio, e já ví alguns jeeps com esse câmbio com AP, GM 4cil, Gm 6 cil.
POde confiar!!!!
[]s
Peleje
hpnardino
20/07/2006, 11:51
Peleje, você tem certeza que aguenta um GM 6cc, com reduzida e tudo, imaginando a força que essa caixa deve suportar em trilhas pesadas?
p.peleje
20/07/2006, 12:04
Peleje, você tem certeza que aguenta um GM 6cc, com reduzida e tudo, imaginando a força que essa caixa deve suportar em trilhas pesadas?
Se vc pesquisar na net, vai ver o opalão de arrancada, GM 6cil câmbio de chevette marchas. Imagina o seguinte: se aguenta em arrancada e que usam e abusam do giro, imagina acoplada a tcase do jeep.
A tcase ajuda a diminuir o esforço do restante do powertrain.
Faz o seguinte, duvide do que estou falando, que seria o correto, e pesquise bastante. Pergunte pra quem tem, ande num jeep com esse câmbio com a configuração que vc quer.
POsso te afirmar que o chevette 5 é muito mais, infinitamente mais resistente que o original, e olha que tem gente rodando com GM 6cil com câmbio original, basta saber usar e o câmbio esteja realmente com peças originais.
[]s
Peleje
hpnardino
20/07/2006, 19:00
Opá estive pesquisando por ai na net, e realmente todo mundo fala bem deste cambio, até falam de 4.1 em chevette, dizem que o diferencial do bicho não aguenta mas o cambio tá la firme na parada.
Alvaro Pereira
20/07/2006, 23:26
Com certeza GM151, chevette 5 marchas. Não precisa de flange do motor pra o câmbio, flange do câmbio para a tcase em agosto a deeptec já estará comercializando a flange.
Esse câmbio de chevette 5, a galera que faz arrancadão com GM 6 cil usa esse câmbio, e já ví alguns jeeps com esse câmbio com AP, GM 4cil, Gm 6 cil.
POde confiar!!!!
[]s
Peleje
Boa noite galera, peleje eu não acredito que a cx seca do opala com a cx do chevett se une que nem uma luva pois eu também estou fazendo uma adaptação da cx do chevett na minha viatura e não estou achando tanta facilidade assim a flange da tecase eu comprei com o dias (anibal-dias@uol.com.br) paguei 600 latinhas agora eu estou com uma duvida pois eu tenho uma viatura que pretendo colocar o motor do opala apesar do motor esta muito bom eu pra lhe ser franco eu ainda não me aprofundei muito com a cx seca do opala e a cx do chevett mais o que eu pude verificar que as duas não combinam assim com tanta facilidade sem uma boa adaptação..
Alvaro Pereira
20/07/2006, 23:33
...Ou...
Paulo de uma passada neste tópico que vc vai ter uma melhor visão da cx do chevett
http://www.rolo4x4.com.br/mat_economiza/chev.asp
Paulo_CW
21/07/2006, 07:15
Ae Alvaro...
Onde q vc achou a flange para a t-case, qual o fabricante... putz, deste jeito a economia q vou ter comprando o câmbio ja era na flange de 600 latinhas... as coisas nunnnnca são baratas :)
O Peleje me informou da flange da Dep-Tec prevista para agosto, entrei em contato com eles e me informaram que ainda esta em testes e com previsão de lançamento no mes q vem mesmo.
Quais as dificuldades q vc teve...e esta tendo nesta adaptação...
Vc tem umas fotos por acaso...
Até mais...
Paulo_CW
21/07/2006, 07:24
Alvaro,,,
Muito bacana estas informações q vc passou neste link...
http://www.rolo4x4.com.br/mat_economiza/chev.asp
Realmente mostram bem a situação que estamos comentando...
E a situação motor de opala X caixa de chevete.......
Que dúvida cruel... encaixa como uma luva... mas, faltado uns dedos será???
Otávio Luiz
21/07/2006, 09:28
Paulo,
Se é pra economizar porque não a caixa 3 marchas da c-10?
A caixa é mais cara, mas acho que no fringir dos ovos sai mais barato...
Faz uma cotação das flanges (c10 e chevette) e conta aqui, tenho certeza que tem mais gente com a mesma dúvida que você (eu por exemplo:) ).
A caixa da c10 não precisa de flange para o motor GM, e se o jipe é só pra trilhas uma três marchas vai bem. A capa seca se não me engano tem que ser da A-20 por causa do motor de arranque, não tenho certeza... dá uma pesquisada...
E dificilmente você terá problemas com ela, pois a danada é bem forte.
p.peleje
21/07/2006, 09:54
Paulo,
Se é pra economizar porque não a caixa 3 marchas da c-10?
A caixa é mais cara, mas acho que no fringir dos ovos sai mais barato...
Faz uma cotação das flanges (c10 e chevette) e conta aqui, tenho certeza que tem mais gente com a mesma dúvida que você (eu por exemplo:) ).
A caixa da c10 não precisa de flange para o motor GM, e se o jipe é só pra trilhas uma três marchas vai bem. A capa seca se não me engano tem que ser da A-20 por causa do motor de arranque, não tenho certeza... dá uma pesquisada...
E dificilmente você terá problemas com ela, pois a danada é bem forte.
Putz, apenas minha opinião: caixa de 3 marchas para um GM 6cil? claro que é super resistente, porém pouco câmbio pra muito motor. Eu prefiro mil vezes ter um câmbio com primeira bem reduzida e motor suficiente para o jeep, do que colocar motorzão e câmbio com primeira longa. Mas cada um, cada um.
[]s
Peleje
Gomes Neto
21/07/2006, 23:49
Faaala galera?!!!
É, se o problema é grana, convém avaliarmos aqui se os custos finais da adaptação do câmbio do Chevete compensam.
Eu não sei quanto custa uma flange para adaptação do câmbio e reduzida e (ou) caixa seca. Porém, entretanto, toda via, com tudo, devemos levar em consideração os custos de adaptações diversas.
No meu caso por exemplo, adquiri um câmbio 240-F 4 marchas (mais conhecido como canhão) que equipou os GM C-60 e a C-20 (linha pesada) 1° = 6,32:1 :shock: .
Esse câmbio usa a mesma caixa seca da A/C-20, que por sua vez aceita tanto o motor 151" como o 250". É P&P!!!!
A adaptação com a reduzida é feita por uma placa de aço com furações distintas para o câmbio e a reduzida, detalhe, a alavanca fica no câmbio diferente do 260-f onde a alavanca é na rabeta.
Resumindo, paguei R$ 1500,00 pelo câmbio já com a adaptação para a redução.
Aqui em Ribeirão, tem um lugar onde o cara vende o 260-F por R$ 2.500 já com a flange para a reduzida, ai vai de cada um...:pensativo:
Convém pensar muito bem no que adquirir e onde, já vi gente comprar 240-f em bom estado por R$ 750.
Fica aqui minha sugestão.
José Augusto
22/07/2006, 07:15
Gomes Neto, corrigindo a informação, confirmando o 240F saiu nas C60, os CL-2205 e CL2215 (versão com ré sincronizada) saíram nas C20 e relação da 1a 3.92;1, a relação que vc descreve 6.32:1 é dos 240V (cinco marchas com 5a marcha 1:1) é o cambio das D20, A/C/D40 que mais tarde passou a ser o CL2615 e equipa os engesa e camper, é um cambio muito forte e pesado.
O 260F veio nas A/C 10 e veraneio a primeira é 4.22:1.
O 240 F saiu tb, F350,F400,F600 de 1970 a 1976, na F4000 com MWM até 1980, nos dogde carger e magnum, no javali, tem certeza que a relação da primeira do 240F é 6.32:1, pelo que me lembro era 4 ponto alguma coisa ou 5.38:1 ?
tpittner
22/07/2006, 20:12
cara eu to acabando de montar meu cj com 4cc de opala , cambio é clarck !!( vale cade latinha$$ que vc investe ) ( eu coloquei o de 4 machas) Mesmo em arrancada eles poem clarck ( porem longo) nos carros . Mas tudo e a pra que vc quer o jipe, se é pra trilha,rua ou se pra tentar dominar o mundo
Gomes Neto
22/07/2006, 20:47
O 260F veio nas A/C 10 e veraneio a primeira é 4.22:1.
O 240 F saiu tb, F350,F400,F600 de 1970 a 1976, na F4000 com MWM até 1980, nos dogde carger e magnum, no javali, tem certeza que a relação da primeira do 240F é 6.32:1, pelo que me lembro era 4 ponto alguma coisa ou 5.38:1 ?
Na linha Ford, esses que vc citou conferem se consultarmos a lista do
http://www.mgrepltda.com.br/paginas/eaton13.htm (http://www.mgrepltda.com.br/paginas/eaton13.htm) , que acredito ter sido a que vc usou.
O Javali usava o 260-F, tive um e lembro bem, se vc olhar na lista vai ver que é isso mesmo.
Segundo essa lista (em anexo) de relações de câmbios o 240-F, conhecido como GM M-16 tem a primeira em 6.32:1 de redução, o 240-V tem primeira em 6.89:1.
Por isso é chamado de "canhão" e equipou o C-60 (caminhão), essa informação eu tirei do "CEP-GM" (catalogo eletrônico de peças da GM),confere também que ele equipou a A/C-20 linha pesada 4 marchas as A/C-20 5 marchas usavam o 260-V (F=Four "4" e V=5 em algarismo romano, porque repetir o "F" que já era do four não dava).
A linha leve das A/C-20 usava o 260-f (para o 4 marchas) e nas A/C 10 os câmbios mais comum eram o 3 marchas 260-T e o 4 marchas 260-F.
José Augusto
22/07/2006, 22:56
Gomes Neto, utilizei parte das informações do catálogo da internet, porem algumas informações busquei no forum www.picapesgm.com.br (http://www.picapesgm.com.br) e lá existe uma informação equivocada (M16 e M20 como 260F), por isto a confusão.
Grato.
Gomes Neto
22/07/2006, 23:31
Ah tá, agora eu entendi!
Realmente há uma confusão, na verdade o 260-F é o GM-M20 e o 240-F é o GM-M16.:concordo:
Gomes Neto
22/07/2006, 23:54
Essas fotos são do CEP-GM, note que na primeira é selecionada a opção de utilitários (caminhonetes) de 85 a 96.
Na segunda aparece a listagem das peças e esta grifado o item transmissão e a sua direita os veículos em que ela foi utilizada.
Detalhe importante e que eu havia esquecido de mencionar, (FE8) faz referencia aos veículos com tração 4x4, portanto A/C/D-20 com tração 4x4 utilizaram o 240-F.
Humberto Baldisseri
23/07/2006, 14:46
Galera.....
Aproveitando o tópico,gostaria da opinião de vocês sobre a seguinte questão:
Tenho uma gaiola 4x4 com mecanica de Jeep, e nela uso o motor de opala 4cc com o cambio de 3 marchas do jeep ,com peneus 35" e diferencial 43/8.
Sera que se colocar o cambio de 5 marchas do chevette ,ela nao vai ficar muito lerda?
Obrigado,
Humberto.
Gomes Neto
23/07/2006, 17:11
Galera.....
Tenho uma gaiola 4x4 com mecanica de Jeep, e nela uso o motor de opala 4cc com o cambio de 3 marchas do jeep ,com peneus 35" e diferencial 43/8.
Sera que se colocar o cambio de 5 marchas do chevette ,ela nao vai ficar muito lerda?
Obrigado,
Humberto.
Depende, qual a relação do câmbio 5m do Chevete, 1°, 2°, 3°...:?: :?: :?:
Humberto Baldisseri
23/07/2006, 19:53
A relação seria original do chevette,que nao sei qual é!
José Augusto
23/07/2006, 21:21
Humberto Baldisseri, é que mesmo no chevette existem variações em seu cambio, que era função do motor, o mais reduzido era o junior (1.0 a gasolina).
Paulo_CW
24/07/2006, 07:34
Ae Pessoal...
Realmente este forum da aulas e aulas...super democrático...
Mas pessoal, já pensei nestes câmbios mensionados, porém a dificuladade de encontrá-los em Ctba é grande, e quando por uma casualidade do destino, se acha, os caras querem o valor de um Jeep...daí não dá... por isso que comecei a pensar com carinho na idéia do câmbio do chevete que é fácil de encontrar, leve, forte e de manutenção barata...
Achei muito interessante a reportagem do link: http://www.rolo4x4.com.br/mat_economiza/chev.asp
Porém as dúvidas ainda me consomem...
Motor 4cc X câmbio de chevete
1 - Já vi que realmente é um câmbio confiável.
2 - Cambio de 4 ou 5 marchas – falam melhor do 4m?
4 - E a flange, esta pra ser lançada pela Deep Tec, tem outro fabricante? ou modelo?
Me ajudem...
esposito63
24/07/2006, 08:39
.....motor do opala apesar do motor esta muito bom eu pra lhe ser franco eu ainda não me aprofundei muito com a cx seca do opala e a cx do chevett mais o que eu pude verificar que as duas não combinam assim com tanta facilidade sem uma boa adaptação..
O Problema da adaptação do motor opala com câmbio chevette é que provavelmente seu motor é modelo antigo. Compre a caixa seca do opala moderno que se encaixa perfeitamente no câmbio do chevette.
Fiz a flange da T-Case aqui em SJC. Paguei $ 200,00 pela peça em alumínio usinada (fora rolamentos).
[]´s
Gomes Neto
26/07/2006, 00:31
Galera.....
Obrigado,
Humberto.
Bom, respondendo a sua pergunta, lerda é uma coisa e fraca é outra.
Comparando a relação de marchas do Chevete postada pelo José Augusto e a do câmbio Willys 3m (segundo a tabela que eu postei na pg 2), vemos que o câmbio Willys tem a 1ª e a 2ª (2,79:1 e 1,55:1 respectivamente) menos reduzidas que o câmbio do Chevete (1.6L) 3,74:1 e 2,15:1 ou Chevete (1.0) 4,28:1 e 2,30:1.
Conclui-se que: O câmbio Willys 3m não aproveitaria tanto a força do motor 151" como o do Chevete, porém desenvolveria maior velocidade final em 1ª, 2ª e 3ª marcha.
Com tudo, um câmbio sem poder de arranque e retomada pode deixar o veículo lerdo, mesmo que esse ofereça uma relação mais longa.
Deve-se levar em conta também que o câmbio de 5m do Chevete ainda tem a 4ª e 5ª marcha e que um câmbio de 5m oferece um escalonamento muito melhor das marchas.
A manutenção do câmbio do Chevete também é muito mais barata, encontram-se peças mais facilmente e tem uma durabilidade superior ao do Willys.
[]s
Humberto Baldisseri
26/07/2006, 20:47
Obrigado pela explicação!
Alvaro Pereira
27/07/2006, 07:27
POde confiar!!!!
[]s
Peleje
P Pelege peço desculpas pelas minhas duvidas, pois eu ate então não estava vendo nenhuma facilidade em colocar uma cx de chevett direto no motor do opala ate conhecer a cx de 5 do opala que realmente cai como uma pluma a cx seca e só substituir uma pela outra e que realmente eu só tinha visto a cxs antigas..
Marco Costa
12/08/2006, 00:02
Olá pessoal..
Desculpe a minha pergunta é que eu li mas não me lembro a onde...
BOm o meu meu motor é 4 cc opala..já comprei a cx seca do opala moderno..dai fui atras da cx do chevete..mas eu não achei nenhuma com a placa clark..só da GM...tem diferença entre elas..vou optar pela 5marchas..
Grato
Marco Costa
felipemendes
21/04/2007, 13:02
Ressuscitando o tópico: Estou adaptando o cambio do chevette no motor de opala, comprei a capa seca do opala, mas o meca tá reclamando (ainda não vi o que está acontecendo) que o eixo piloto ficou mais curto cerca de 2 cm e não chega até a embreagem. Tem que esticar o eixo com solda???? A embreagem tem que ser a do chevette, estou certo? Pretendo ir lá daqui a pouco ver o que está acontecendo, mas já estou preocupado.
[]s trabalhando no feriado.
Eduardo Coelho
21/04/2007, 19:26
é so usar o eixo piloto do opala!
Sidnei Diogo
21/04/2007, 21:08
... o meca tá reclamando (ainda não vi o que está acontecendo) que o eixo piloto ficou mais curto cerca de 2 cm e não chega até a embreagem. Tem que esticar o eixo com solda???? A embreagem tem que ser a do chevette, estou certo? Pretendo ir lá daqui a pouco ver o que está acontecendo, mas já estou preocupado.
[]s trabalhando no feriado.
:discordo: Negativo Felipe. A Capa seca do Opala tem de ser da moderna (5m) e o eixo piloto pode ser o original do Chevette (encaixa perfeitamente). O rolamento que está entre a capa seca e o câmbio te deixa duas opções:
1- Colocar o rolamento do Opala - Neste caso será necessário remover a trava do eixo (Não se preocupe que ele ficará preso pela moringa).
2- Utilizar o rolamento do chevette - Será necessário confeccionar uma bucha para compensar a diferença de diâmetro entre o rolamento e o alojamento da caixa seca - Neste caso será necessário remover a trava externa do rolamento (de chevette) que está no eixo piloto.
A embreagem e o platô terão de ser do Opala, porém, sugiro o kit do Opala 6 cilindros com disco de lona cruzada (O kit original do Opala é um pouco fraco para o torque que vc obterá e pode patinar em uso extremo acelerando o desgaste do disco)
obs: se vc usar o eixo piloto do opala, observe rigorosamente o diâmetro da engrenagem, pois alguns opalas possuem o "diâmetro primitivo" diferente e embora pareceram iguais, as engrenagens do eixo e do carretel podem não casear e ficarão apertadas quando montar a cx seca. Uma engrenagem não trabalha isoladamente e, portanto, prefiro utilizar o "casal" original (no caso, a do eixo piloto de chevette)
[ }'s e te adianto que vc não se arrependerá.:lol:
felipemendes
22/04/2007, 01:13
:discordo: Negativo Felipe. A Capa seca do Opala tem de ser da moderna (5m) e o eixo piloto pode ser o original do Chevette (encaixa perfeitamente).
Pois é, já me disseram isso durante o dia... Chato agora é encontrar alguém que venda a capa seca sem querer me empurrar o câmbio todo...:rolleyes: E ainda tenho que tentar empurrar de volta pro cara a capa seca que comprei!
[ }'s e te adianto que vc não se arrependerá.:lol:Nem posso, ou a patroa me mata! Bom é que o motor foi tirado de um carro que funcionava, não vai ter surpresa nesse sentido :dance:!
[]s achando que as coisas são mais complicadas que deveriam ser...
joão k. chikui
22/04/2007, 10:41
Felipe, mais um pouco de paciencia e vc vai adorar a nova viatura.
Pessoal,
Nas 260 F como se consegue a relação de 3,99: 1 na ré, alguém tem um desenho explodido deste câmbio?
felipemendes
25/04/2007, 13:24
Negativo Felipe. A Capa seca do Opala tem de ser da moderna (5m) e o eixo piloto pode ser o original do Chevette (encaixa perfeitamente).
Caramba, esta capa seca não existe :shock: :parede: :!: ...
Procurei em vários ferros-velhos, e ninguém sabe nem que esta capa existe! Todos os vendedores dizem que só existe um modelo. Tem foto dela? Na aparência ela seria da mesma altura da capa antiga? O número em alto-relevo da capa que tenho é final 342.
Caso eu opte por trocar o eixo-piloto, a engrenagem desmonta dele? E do chevette, desmonta também para que eu possa substituir?
Obrigado de antemão!
rocha2000
26/04/2007, 00:55
Olá amigos, sei que estou devendo as fotos, (já estou providenciando)
Já estou rodando com esse conjunto por 03 anos e como já disse e muito bom, só algumas considerações , se me permitem
1 o ideal é utilizar o eixo piloto do opala com a trava, caso contrário há dificuldade de engates da primeira( o piloto e empurado para trás )
2 a embreagem deverá ser do opala
3 o câmbio que achei melhor relação foi o 1.6 5m
Qualquer dúvida que eu puder ajudar é só mandar uma MP
Sidnei Diogo
26/04/2007, 01:42
Caramba, esta capa seca não existe :shock: :parede: :!: ...
Procurei em vários ferros-velhos, e ninguém sabe nem que esta capa existe! Todos os vendedores dizem que só existe um modelo. Tem foto dela? Na aparência ela seria da mesma altura da capa antiga? O número em alto-relevo da capa que tenho é final 342.
Caso eu opte por trocar o eixo-piloto, a engrenagem desmonta dele? E do chevette, desmonta também para que eu possa substituir?
Obrigado de antemão!
FELIPE, existem fotos da capa-seca aqui no fórum; tentei procurar mas não consegui encontrar, há inclusive fotos mostrando como cortar e soldar as capa-secas do opala antigo ou do jeep com parte da do chevette (se bem que achei muito trabalhoso). Tenho várias fotos mas nunca tentei postar aqui no fórum. Vou ver o que consigo e retorno.
Aqui no interior talvez consiga encontrar (compramos uma há uns dez dias) Se quizer, posso ver se encontro por aqui.
P.S. Concordo com tudo o que o rocha falou, só que tentei montar um eixo piloto de opala e os dentes da engrenagem não casearam no diametro. sei não :pensativo: acho que me venderam gato por lebre.
Sidnei Diogo
26/04/2007, 01:52
Pessoal,
Nas 260 F como se consegue a relação de 3,99: 1 na ré, alguém tem um desenho explodido deste câmbio?
Olá Hugo
Não tenho o desenho explodido, mas tenho as tabelas de relação de vários câmbios, inclusive do chevette júnior que é bem mais reduzida. Se quizer, posso te enviar. Há, desculpe a ignorância:parede: mas não sei o que é 260F:pensativo: :oops: e, pior, agora fiquei curioso:roll: .
[ ]'s
Sidnei Diogo
26/04/2007, 03:10
Há, desculpe a ignorância:parede: mas não sei o que é 260F:pensativo: :oops: e, pior, agora fiquei curioso:roll: .
[ ]'s
Nem consegui dormir por causa disso:cry: :shock: (bricadeirinha, tô "trabalhando" a noite hoje), mas lembreeeeiii: :dance: 260F é o câmbio da F-1000, do Maveco V-8, e da D-10, etc.:lol: Vou tentar localizar e, se conseguir, posto aqui.:concordo:
[ ]'s
" Esse câmbio de chevette 5, a galera que faz arrancadão com GM 6 cil usa esse câmbio,
[]s
Peleje "
Só vendo p/ crer!!!! p/ mim isto ja é exagero.... para isso, o pessoal só usa a carcaça do cambio chevette, no forum amigo do opala veja o que a galera disse:
http://www.amigosdoopala.com.br/forum/index.php?topic=15001.0;topicseen
Sidnei Diogo
27/04/2007, 15:00
" Esse câmbio de chevette 5, a galera que faz arrancadão com GM 6 cil usa esse câmbio,
[]s
Ouvi dizer que os Toyoteiros estão utilizando em Band curta e Hilux. Será verdade?
Ouvi dizer que os Toyoteiros estão utilizando em Band curta e Hilux. Será verdade?
oooohhhh meu!!!!... larga mao de se bobo.... num aguenta nem chevette vai aguentar arrrancada de 6 caneco o muit menos toyota hilux.... co aquele peso todo....
Ops....não aguenta Chevette? que disse isso?
As clarcks dos chevettes são tudo de bom e nunca vi dono de chevette reclamar da caixa de marchas.
Aguenta todos os motores chevette (1.0; 1.4; 1.6), aguenta opala 4 bocas na boa. Deve aguentar o 6 caneco, mas com muito cuidado.... ( não sei em arrancadas, com motores de centenas de cavalos).
Sidnei Diogo
28/04/2007, 00:37
O pessoal do sul de Minas utiliza o câmbio do chevete nos Opala 250-S para tirar "racha" e, segundo me disseram, tiveram de mexer nos diferenciais: alguns tipos de diferencial do Opala é que não aguentam o conjunto. Além disso, os últimos Opalas (Diplomata 92, por ex.) utilizam o câmbio ZF-92 (original de fábrica) que é exatamente o clark 2205 que equipa os chevetes a partir de 83.
[ ]'s
O pessoal do sul de Minas utiliza o câmbio do chevete nos Opala 250-S para tirar "racha" e, segundo me disseram, tiveram de mexer nos diferenciais: alguns tipos de diferencial do Opala é que não aguentam o conjunto. Além disso, os últimos Opalas (Diplomata 92, por ex.) utilizam o câmbio ZF-92 (original de fábrica) que é exatamente o clark 2205 que equipa os chevetes a partir de 83.
[ ]'s
veja bem:
existem varios cambios 2205 inclusivel uma versão que equipa o chevete e uma que equipa a d20 e c20, este por sinal muito forte e aguenta racha e 6 canecos.
Tudo o que sei entre os Clark 2205 é que todo mundo esquece da letrinha que vem depois do número.
A - C20/A20
B - Opala 6cil.
C - Opala 4cil.
D - Chevette 1.6
E - Chevette 1.0
Torque máximo suportado:
CL2205-A -> 30,4 Kgf
CL2205-B -> 30.4 Kgf
CL2205-C -> 19,4 Kgf
CL2205-D -> 12,85 Kgf
CL2205-E -> 30,4 Kgf
CL2205-F -> 11 Kgf
quem quiser o link, aí vai:
http://www.eaton.com.br/imagens/manuais_de_servicos/CL2205_Portugu%EAs_English.zip
É só olhar o manual de reparos da Clark, a caixa 5m de Chevette só aguenta 13kg e a do Opala 4 cil. 19kg de torque...nenhuma das duas aguentam o 6 cilindros, mesmo original! Quem dirá preparado...
Bem que o motor Bf161 6 cil. é bem fraquinho de natureza apenas 90 cv
o que o pessoal na verdade tem feito é o seguinte:
Pega duas caixa de cambio: 01 do opala 6cil.(4M) e 01 do opala 4cil(5M).
- Desmonta as duas, ai pega as 04 engrenagens do 4M e monta dentro do 5M.
- Ai vc fica tendo o cambio 5M do 4cil com as 04 marchas do 6cil ficando somente a quinta do 4cil que fica fora da caixa no eixo entalhado sendo de 4cil como ninguem da pau de quinta não tem problema, o unica dificuldade é que vc têm que destruir 02 cambios para fazer 01.
segue a baixo a tabela do cambio clark em todas as versões do cl 2205
Sidnei Diogo
28/04/2007, 17:39
A - C20/A20
B - Opala 6cil.
C - Opala 4cil.
D - Chevette 1.6
E - Chevette 1.0
Torque máximo suportado:
CL2205-A -> 30,4 Kgf
CL2205-B -> 30.4 Kgf
CL2205-C -> 19,4 Kgf
CL2205-D -> 12,85 Kgf
CL2205-E -> 30,4 Kgf
CL2205-F -> 11 Kgf
:concordo: Fantástico Edwint; uma verdadeira aula sobre os clark e a dica dos dois câmbios então...:dance: :dance: muito boa. Eu não tenho conhecimento tão profundo assim sobre câmbios no geral. conheço um pouco sobre engrenagens, materiais e construções mecânicas, mas se vc observar a tabela clark verá que o 2205-E e o 2205-B, respectivamente Chevette Júnior (1.0) e Opala 6cc possuem a mesma especificação. Isso porque o câmbio do chevette 1.0 foi projetado para compensar a pouca potência do motor. No que tange à construção mecânica, as engrenagens têm praticamente a mesma resistência; o que é bem mais frágil nos chevette, é o sistema de engate. O FALCÃO anda com um 2205-D há mais de ano e estou bastante contente. às vezes a alavanca titubeia entre a terceira e a quinta ao engatar mas depois de engatado é show e é bem mais forte e resistente que o câmbio original. Se der pau na alavanca, troco inteira, nova, por 45 latinhas.:mrgreen:
[ ]'s agradecidos
felipemendes
28/04/2007, 18:26
Mantendo os amigos jeepeiros informados, estou já com a caixa do chevette, o eixo piloto e a capa seca do opala antigo. Tentei eu mesmo desmontar a caixa do chevette hoje pra trocar o eixo piloto, mas desisti. Mesmo tendo alguma experiência com montagens, achei bastante complicado,e olha que desmontar é mais fácil que montar! :shock:
[]s em busca de alguém que tenha uma dica ou vista explodida da caixa de chevette...
Sidnei Diogo
28/04/2007, 19:59
Aí, Edwint. Galera!
Feliz niver Kra!!:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
Aí, Edwint. Galera!
Feliz niver Kra!!:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
OBRIGADO irmão!!!!!
Estou com a 4x4 do meu JEEP willys cj5 caixa 3 marchas e motor 6 cilindros sem engatar. Fiquei sem usar uns meses e agora não entra nem a reduzida nem a 4x4. A alavanca pequena só vai para direto e neutro.
Tem alguma dica para destravar?
Se alguem tiver uma dica eu agradeço.
marcosmoscz
30/04/2007, 10:45
se alguem se interessar tenho um a venda 5 marchas, com capa seca do opala
Abraços
Marcos
Eduardo Coelho
30/04/2007, 13:34
Quanto que é o cambio?
Sidnei Diogo
30/04/2007, 20:36
Estou com a 4x4 do meu JEEP willys cj5 caixa 3 marchas e motor 6 cilindros sem engatar. Fiquei sem usar uns meses e agora não entra nem a reduzida nem a 4x4. A alavanca pequena só vai para direto e neutro.
Tem alguma dica para destravar?
Se alguem tiver uma dica eu agradeço.
Bem vindo ao Fórum:-D
:arrow: 1-Acione as RL (rodas livres) de seu Jeep e rode um pouco para que o diferencial dianteiro gire em função das rodas.
:arrow: 2-Tente engatar o 4x4 (alavanca maior para trás) e, se conseguir, rode mais um pouco assim.
:arrow: 3-Agora tente engatar a reduzida (não se esqueça que a alavanca maior deve estar para trás e a menor para frente). Pode forçar um pouco.
:arrow: 4-Se não conseguiu, aplique WD-40 (ou óleo Diesel) na base das alavancas e repita os passos anteriores.
:arrow: 5-Se não conseguiu, procure o MECA.:parede: :mrgreen:
P.S.: A maneira correta de se utilizar o fórum é pela pesquisa.
No menu superior, do lado direito, clique em procurar e digite a sua dúvida. Vc será remetido a todos os tópicos que porventura tratem do assunto. E também pelos fóruns correspondentes ao seu veículo. Não leve a mal, mas neste exato momento estamos justamente discutindo isso. Se quiser, visite o tópico "você sabe para que serve o ranking?" ou "desabafo sobre as constantes brigas".
[ ]'s.:concordo:
Sidnei Diogo
30/04/2007, 21:06
Mantendo os amigos jeepeiros informados, estou já com a caixa do chevette, o eixo piloto e a capa seca do opala antigo. Tentei eu mesmo desmontar a caixa do chevette hoje pra trocar o eixo piloto, mas desisti. Mesmo tendo alguma experiência com montagens, achei bastante complicado,e olha que desmontar é mais fácil que montar! :shock:
[]s em busca de alguém que tenha uma dica ou vista explodida da caixa de chevette...
Felipe: Para trocar o eixo piloto é necessário desmontar todo o câmbio, iniciando pela remoção do pino elástico e do cachimbo do trambulador que ficam na base da alavanca. depois, remover a parte trazeira e soltar todas as travas dos eixos de engrenagens e só então é possível "puxar" o carretel para liberar o eixo piloto. De fato, não é um trabalho simples:shock: , mas tbm não é impossível:roll: . É como computador: só tem um jeito de montar. O importante é observar atentamente a ordem na desmontagem e não perder nemhuma posição ou peça (uma boa dica é ir tirando fotos). Mas lembre-se que o eixo piloto do opala 4 marchas não serve no câmbio do chevette.:concordo:
[ ]'s
felipemendes
01/05/2007, 09:10
Mas lembre-se que o eixo piloto do opala 4 marchas não serve no câmbio do chevette.:concordo:
Obrigado pelas valiosas dicas, assim que puder, vou tentar de novo. Na verdade, meu maior problema foi com as travas dos carretéis, mas vou afiar bem o alicate e tentar resolver. No pior dos casos, vai sobrar algumas peças!!!:shock:
Quanto ao eixo piloto, sofri com isso tb, rodei bastante até encontrar o do opala 5 marchas (a capa seca não achei até hoje e desisti).
Valeu!!!
Alvaro Pereira
01/05/2007, 10:17
Filho vc que pensa, pois a minha viatura esta com uma cx de chevett de cinco marcha no motor BF seis canecos só pra tu Ter uma idéia eu dei uma mancada na montagem da minha cx no BF e quebrou a tampa da cx e vasou o óleo todo da cx e eu fiz toda a trilha da meia noite entrando no lote xv e saindo em nova Iguaçu e retornei pra Jacarepaguá sem óleo nenhum tudo bem que azulou as engrenagem e com certeza eu com a cx original do jeep eu não faria nem a largada que foi no centro de Caxias hoje o meu jeep esta com uma cx de guatro marchas e no evento de Miguel pereira eu fiz o teste na rançada e deu o que deu fui desclassificado por ter derrubado a marcação da pista toda pois o meu jeep por estar com o amortecedor de direção montado por causa da viagem ficou com pouco jogo e ai deu no que deu resumindo a cx de chevett e 10..
oooohhhh meu!!!!... larga mao de se bobo.... num aguenta nem chevette vai aguentar arrrancada de 6 caneco o muit menos toyota hilux.... co aquele peso todo....
José Augusto
01/05/2007, 11:08
Como o colega edwint já postou, as caixas clarck 2205, são muito boas, mas existe uma diferença na aplicabilidade em função do torque máximo.
Isso não quer dizer que se vc pegar uma caixa de chevette e colocar em um GM 6 cc, esta vai se desmanchar na primeira cutucada no acelerador, o que se deve ter em mente é que a caixa foi dimensionada para um determinado "pedido" da montadora com base em uma série de parâmetros entre eles a curva de torque do motor.
A industria pode nesse caso até ter produzido um cambio com maior capacidade do que a demandada pela montadora, mas usando dentro do limite nominal é a garantia que temos que o cambio não quebrará e nem terá um desgaste acentuado (vida útil compatível).
Eu mesmo usei um clarck 2205 da C20 com um motor que dá por volta dos 40 kgfm de torque em baixa rotação, sem quebras, mas ciente da limitação da transmição dosava o pé.
Sidnei Diogo
01/05/2007, 19:06
ALL:
Não sei se estou dando braçada:parede: , mas o torque mostrado nas tabelas da clark é o resultante das caixas montadas nos motores especificados. Ou seja, é efeito e não causa. Partindo do princípio que o material utilizado é o mesmo, para efeito de resistência mecânica sobra apenas a "robustez" física do câmbio. Claro que um "cavalo" como o da C-20 é mais resistente que o do chevette, mas no motor 6cc do opala, vira muito bem, até porque os últimos opalas, 4 ou 6cc, utilizam esse câmbio.
Felipe: Vc está montando o clarkette no motor BF ou GM?
[ ]'s
Sidnei Diogo
01/05/2007, 19:12
POde confiar!!!!
[]s
Peleje
(postado em junho de 2006):concordo:
felipemendes
02/05/2007, 14:15
Felipe: Vc está montando o clarkette no motor BF ou GM?
[ ]'s
Estou montando no GM-151, gasolina. No lado da t-case, estou usando o flange do Donatti, que é mais simples, mas bem mais barato que o deeptec.
[]s
Sidnei Diogo
02/05/2007, 23:13
Estou montando no GM-151, gasolina. No lado da t-case, estou usando o flange do Donatti, que é mais simples, mas bem mais barato que o deeptec.
[]s
Eu montei o meu com o kit da Deeptec e depois montamos mais dois Jeep com uma flange feita por nós mesmos (bem parecida com a da Donatti, porém mais reforçada). Agora, estou pensando em retirar o Kit da Deeptec:evil: e colocar esta outra flange porque quero montar um guincho mecânico e o kit da Deeptec não permite a instalação de tomada de força:putz: (a menos que se faça uma modificação no eixo secundário). Por isso, acho que vc fêz uma boa escolha.:concordo:
[ ]'s
felipemendes
10/05/2007, 13:22
Caros,
O meca montou o câmbio do chevette, capa seca do opala (número final 342), embreagem e motor do opala 4 cilindros. Como estávamos com pressa de soldar os calços, o câmbio foi montado temporariamente com o eixo piloto do chevette.
Acontece que, depois de tudo já montado, verificamos que a embreagem está engatada no eixo piloto original, giramos o motor na mão e vimos que a t-case também gira. Será que se deixar assim pode dar problema depois? Tenho aqui o eixo piloto do opala, mas não queria mexer na caixa se não for absolutamente necessário.
Sidnei Diogo
11/05/2007, 21:27
...
Acontece que, depois de tudo já montado, verificamos que a embreagem está engatada no eixo piloto original, giramos o motor na mão e vimos que a t-case também gira. Será que se deixar assim pode dar problema depois? Tenho aqui o eixo piloto do opala, mas não queria mexer na caixa se não for absolutamente necessário.
Desculpe a ignorância Felipe, mas não entendi nada do que está ocorrendo. Não está dando embreagem? é isso? Se fôr, será que não é só regular o parafuso do curso do garfo (fica do lado oposto ao furo de fixação do cabo)?
[ ]'s anciosos pelo test-drive.
felipemendes
11/05/2007, 23:21
Na verdade, acho que eu não soube explicar. Meu conjunto está ainda com o eixo piloto do chevette com a capa seca do opala 4m. Sempre achei que pra montar, precisaria colocar o eixo piloto do opala 5m. Quando o meca montou (somente pra soldar os suportes do motor e t-case), falou que deu engate entre a embreagem e o eixo piloto do chevette. Por telefone, pedi pra ele passar todas as marchas e ver se continuava com engate, e ele falou que estava tudo funcionando. Porém, meu receio é que tenha engatado somente a pontinha do eixo piloto e, com o tempo, cause um desgaste excessivo desta ponta. Vou avaliar o resultado amanhã.
[]s mais ansiosos ainda!
E aí felipe, gostaria de saber o que ocorreu com o encaixe do eixo piloto do cambio do chevette no motor, se encaixou legal mesmo e não ficou só a ponta do eixo.:pensativo: Estou no mesmo ponto de instalação da caixa e queria tirar esta duvida. Valeu!
felipemendes
15/05/2007, 20:21
GBarros,
Não sei exatamente como está, porque deixei o jeep no meca e estou viajando a trabalho... Mas ele deixou como está. No pior dos casos, vou ter que trocar o piloto, caso estrague rápido. Mas com certeza todas as marchas engatam sem problema.
Sidnei Diogo
15/05/2007, 22:56
E aí felipe, gostaria de saber o que ocorreu com o encaixe do eixo piloto do cambio do chevette no motor, se encaixou legal mesmo e não ficou só a ponta do eixo.:pensativo: Estou no mesmo ponto de instalação da caixa e queria tirar esta duvida. Valeu!
Fala GBarros.
Eu rodo no "Falcão" há quase um ano com o eixo piloto do chevette. Até agora - Beleza.:concordo:
[ ]'s
Estou com dificuldades de retirar o rolamento do eixo piloto do cambio do chevette. Parece que ninguem tem aquela chave "saca rolamento" e não consegui tirar sem ela. Tava notando que o eixo piloto do chevete não é tão pequeno que dê uma diferença tão significativa na conexão com o encaixe do motor. Depois é partir pra adaptação da reduzida. Valeu!
Estou com dificuldades de retirar o rolamento do eixo piloto do cambio do chevette. Parece que ninguem tem aquela chave "saca rolamento" e não consegui tirar sem ela. Tava notando que o eixo piloto do chevete não é tão pequeno que dê uma diferença tão significativa na conexão com o encaixe do motor. Depois é partir pra adaptação da reduzida. Valeu!
Nada que umas boas marteladas não obtiveram sucesso pra retirar esse rolamento.:palmas: Galera, vamos reavivar o tópico. Aonde a gente poderia confeccionar uma flange mais acessivel? Quem teria as medidas pra gente poder fazer em casa mesmo, com auxilio de um bom torneiro? E entalhado da reduzida, alguma dica de como fazer? :pensativo: E os retentores, quais usar? :pensativo:
Tentando economizar e aprender, mas com qualidade!
Boa tarde
Para acoplar o cambio do chevette (com eixo piloto do chevette), uso disco e plator do opala ou o disco tem que ser encomendado
(estriado do chevette com o restante do opala).
E quanto a relação de marchas do cambio chevette? combinaria bem com o jeep? pq p/ gente o mais interessante seria um pouco mais reduzido.
Boa tarde
Para acoplar o cambio do chevette (com eixo piloto do chevette), uso disco e plator do opala ou o disco tem que ser encomendado
(estriado do chevette com o restante do opala).
Prieto, montei o meu com disco e plator do opala, e ficou certinho. Rodando a mais de um ano com conjunto e sem problemas.
E quanto a relação de marchas do cambio chevette? combinaria bem com o jeep? pq p/ gente o mais interessante seria um pouco mais reduzido.
edwint, a relação de marchas no meu é bem satisfatoria. A 1ª marcha do cambio do chevette é bem reduzida, satisfazendo muito as nossas necessidades em momentos de força. As vezes, saio até de 2ª, mas claro que estraga a embreagem né. Meu diferencial é 9/44, e meus pneus são aro R16. Me disseram pra trocar a relação para uma mais longa, mas acho que já está de bom tamanho. Como coloquei um cambio com 5 marchas, a ultima proporciona um andar mais macio em altas velocidades, sem forçar o motor (100 km - 120 km a 2700 - 3100 rpm, mais ou menos) e sem falar em uma considerável economia de combustivel pro uso de um jeep, principalmente em alto estrada, em que não se muda muito a marcha. Não vi problemas no cambio até agora. Não faço trilhas, no máximo um terreno mais acidentado ou acascalhado, então não posso dizer nada em relação a desempenho dele nestas condições. Custo x beneficio muito bom, pois montei o meu por uns R$ 600,00 / 700,00 (comprei o cambio e fiz a flange pra reduzida eu mesmo, semelhante a da donatti, reforçando o acoplamento do cambio com a reduzida por um rolamento mais robusto).
Prieto, montei o meu com disco e plator do opala, e ficou certinho. Rodando a mais de um ano com conjunto e sem problemas.
Gbarros,
Primeiramente, obrigado pela resposta,
vc usa motor 4 ou 6 cil?
Tks
antonio umino
28/04/2011, 16:54
Edwint. FELIZ ANIVERSARIO. . 28 ABRIL. 41 anos................. muito sucesso, felicidades saude e alegria. em sua vida. Ok. abraços.
Edwint. FELIZ ANIVERSARIO. . 28 ABRIL. 41 anos................. muito sucesso, felicidades saude e alegria. em sua vida. Ok. abraços.
Valeu irmao, muito obrigado:concordo::drunk::torcendo:
GBarros
Muito obrigado, comprei hoje o conjunto de embreagem estria fina e serviu certinho
GBarros, outra duvida
Qual cabo de embreagem voce usou
Aproveitando o disco de embreagem tem lado certo para ser colocado
Gbarros,
Primeiramente, obrigado pela resposta,
vc usa motor 4 ou 6 cil?
Tks
Fala edwint. Eu uso um GM 151 4cc. Mas ainda sonho com um 6cc injetado do omega. Mas a falta de grana ainda não deixa eu sonhar.
Comprei tantos cabos de embreagem que nem lembro mais o que está atualmente no jeep. A principio, o do opala mesmo parece bom. Se não me engano, ele é meio grande, mas eu testei o do chevette também. O que está hoje, tirei um pedado do conduite que recobre o cabo de aço pra poder servir melhor e fazer uma melhor regulagem do pedal. Se me não me engano, fiz isso no cabo do chevette. Lembrando que se voce tiver um cabo muito grande, além de virar um problema dentro do cofre do motor, se enroscando em tudo, a embreagem fica com o acionamento alto (quase tirando o pé do pedal). Se voce tiver um cabo muito curto, a embreagem ficará muito baixa (o acionamento será bem no inicio do desacionamento do pedal). Lembrando que o ideal seria no meio do pedal, e que de preferencia, fique macio o acionamento da mesma. Tente calcular de forma que voce possa regular o tamanho do cabo pela propria regulagem que existe no cabo da embreagem, pois regular no garfo não é muito bom. Abração
lucciano amaral
28/04/2011, 22:09
Amigos to na duvida se coloco o cambio do chevete 5 marchas no motor 6cc opala. O que vcs acham? Aguenta legal ou vai quebrar logo? valeuwww
Amigos to na duvida se coloco o cambio do chevete 5 marchas no motor 6cc opala. O que vcs acham? Aguenta legal ou vai quebrar logo? valeuwww
Cara, quando coloquei o meu no motor 4cc do opala, tinha um cara chato me pentelhando dizendo que este cambio serviria no motor 6cc. Servir pode até servir, ser montado, rodar na manha, mas na primeira retomada de marcha do motor 6cc nele, as engrenagens voam longe. Não tem condições nenhuma. Ande em um jeep com motor 6cc do opala e ande em um 4cc. Sinta a força do motor. Já é de se imaginar o que acontece com o coitado do cambio, que irá receber toda a força do motor e transmiti-la para as rodas. As engrenagens não aguenta tanta força. E pra quem tem um motor 6cc no jeep, não adianta dizer que vai andar na manha, porque não vai. É gastar tempo e dinheiro fazer uma adaptação desta. Logo terá que comprar outro cambio. É a minha opinião.
lucciano amaral
29/04/2011, 08:33
G BARROS, valeuwww a dica.
Alguem tem o 6cc com o cambio do chevete?
renatosapulha
14/01/2013, 15:06
Ola Galera, reativando o topico... que muito me instruiu no assunto de cambios...
Tambem toh enfrentando o mesmo problema ... ainda nao consegui solucionar minhas duvidas.
Tinha um BF no jeep com cx chevette 5m. Flanges da deeptec (alias execelentes!).
Bf abriu o bico...
Toh instalando um GM4.1 no lugar dele. Mas agora como faço pra acoplar o cambio do chevette 5m no motor do opala 6c?
Se alguem puder me ajudar, por gentileza eu agradeco muito!!
Abraço!
Renato.
calhiandro
14/01/2013, 16:53
Rapaz esse cambio nunca vi adaptado num motor 6cc de opala, mas no de opala de 4cc. O torque do motor do opala é muito grande para essa caixa de marchas, é melhor um cambio de f-1000, c10, c20, os famosos clarcks 2205, 2215, etc.
Renato a chance de ter problemas é grande mas a adaptacao nao tem segredo, basta uma capa seca do opala moderno e ela casara a caixa de chevette perfeitamente no motor do opala 6.
vavarusso
15/01/2013, 08:13
O Dic falou tudo! Agora o motor é muito forte para essa caixa. Mas, tb depende do uso final.
Anderson Godinho
27/05/2025, 08:22
Bom dia!
Eu troquei a relação da quinta marcha original do chevette 1.0 junior pela relação da quinta marcha da S10, é a mesma, só aumenta a quantidade de dentes, ficou espetacular!
Anderson Godinho
27/05/2025, 08:54
Galera, a troca da engrenagem da quinta do chevette junior 1.0 pela quinta da S10 fica bom?