Conectar

Ver Versão Completa : Manta térmica

Oi pessoal!
Eu preciso saber que tipo de manta térmica pode ser usada no Niva. Me falaram sobre uma manta externa feita de uma espécie de borracha com espuma por dentro, também existem internas: uma de borracha tipo adesivo que "cola" no chão e nas laterais, outra, também de borracha mas fixada com o calor de uma maçarico. Um funileiro me disse que manta é coisa ruim, pois acumula água e enferruja o carro. Isso realmente acontece? Eu gostaria de saber qual a melhor opção. :-?
Desde já agradeço.

emtsuhako
20/07/2006, 07:43
Colega, tá certo o funileiro! Eu não recomendaria o uso desses materiais, apesar de muita gente utilizá-los. O correto, para reduzir o calor, é vc impedir que ele chegue a lataria. Para isso vc deve usar uma manta aluminizada na parede corta-fogo, mas do lado do cofre do motor... terá que desmontar o motor para colocá-la. Na parede corta-fogo que fica do lado de dentro do carro, vc pode emborrachar (com Max-Rubber, por exemplo. Eu usei Milflex, pois o Max-Rubber é a base de água e o Milflex a base de solvente, sendo que usei gasolina para diluir) e colar, por cima, uma espécie de feltro com um dos lados com piche (esse lado vc cola, isto é, deixa voltado para a lataria, mas cole somente em alguns pontos para que possa ser retirado com certa facilidade, caso molhe). A função principal do emborrachador e do feltro é isolar o ruído, mas, de certa forma, atenua o calor, mas não tanto qto vc utilizar a manta aluminizada na parede corta-fogo. Ao longo do escapamento e dos silenciadores vc pode confeccionar um defletor de calor, como os que existem nos carros modernos, é só usar chapa de alumínio de 1mm de espessura. Cuidado que o alumínio em contato com a lataria costuma acelerar a corrosão da lataria, por isso, utilize espaçadores de borracha e parafusos de plástico para prender a chapa na lataria. Para completar, emborrache todo o assoalho e forre com feltro com piche. Na caixa de câmbio/transferência eu coloquei duas camadas de feltro com piche. Por fim, é só mandar encarpetar ou revestir com outro material que vc quiser.

ferchina
20/07/2006, 13:22
uma espécie de feltro com um dos lados com piche (esse lado vc cola, isto é, deixa voltado para a lataria, mas cole somente em alguns pontos para que possa ser retirado com certa facilidade, caso molhe).

Edson, o lado com piche e voltado para a lataria?? o cara ta tapeçaria me disse q eh voltado para cima...eh assim eu coloquei! eu tb usei uma manta de borracha por cima do feltro, mas não colei, pois sempre entra agua e assim facilita a secagem.....vlw pelo esquema eletrico:concordo:

Vasquez
20/07/2006, 17:53
Pessoal
Em que lugar eu encontro esses materiais? e as guarnições de borracha da porta vcs saberiam dizer? vende por metro?

abraço
Vasquez

emtsuhako
20/07/2006, 20:40
Fernando, em dois tapeceiros que fui, ambos me falaram que é voltado pra lataria... eu acredito que seja isso mesmo, uma vez que o lado com piche tem maior aderência qdo colado diretamente na lataria... outra é que o lado com piche é quase impermeável, dessa forma, se vc colar o feltro diretamente e este molhar, demorará mais para secar... meu Niva tava com a manta original e o lado com piche tava voltado pra lataria. A propósito, por onde entra água no seu Niva???

Vasquez, emborrachador vc encontra em casa de tintas... a manta (feltro com piche e a aluminizada) vc encontra em casa de tapeceiros (pra saber se tem alguma em sua cidade, só perguntando pros tapeceiros)... chapa de alumínio eu compro em loja especializada mesmo, onde se vende até chapas de alumínio utlizadas como pisos de ônibus, guarnições de alumínio, perfis de alumínio, etc... se vc resolver utilizar manta asfáltica, procure em loja de materiais de construção, mas compre a mais fina (de 2mm já tá bom) para colocar no lugar do emborrachador (vc terá que pedir alguém que tenha maçarico pra colocar pra vc, mas eu ainda prefiro o emborrachador, mais fácil de manusear).

Oi Edson!
Agradeço pela ajuda, vou procurar os materiais e tentar fazer como você falou. Valeu!!! :concordo:

shuther4x4
20/07/2006, 22:35
O meu está com viapol de 3mm por todo seu interior. Está solto, mas como ele é parcialmente rígido fica bem firme (sem barulhos ou deslocando). De todos os nivas que andei é realmente o menos quente, nem parece niva, e fica bem mais silencioso também. Estou dizendo isso em comparação a outros nivas, pois o meu eu já comprei assim, não sabendo informar como era antes. Ele é o que está descrito no site: http://www.camaradasdoniva.com.br/ na parte Reforma do assoalho. A vantagem é que se um dia precisar, é bem fácil de retirar. Pense nesssa possibilidade.

Oi Fábio!
O teu Niva tem a manta aluminizada na parede corta fogo?
Agradeço toda a informação que me mandar.

emtsuhako
21/07/2006, 11:59
Ville, esqueci de informar... antes de fazer tudo isso, prepare muito bem o assoalho... retire todo revestimento antigo; limpe bem com gasolina ou querosene; passe Ferrox para neutralizar as ferrugens;, se tiver podres, leve pra um funileiro emendar chapas ou faça vc mesmo o fechamento com fibra de vidro; limpe tudo novamente; pinte com fundo anti-oxidante e manda bala com o emborrachador/manta...

ferchina
21/07/2006, 12:39
Edson, faz sentido msm o piche virado para lataria...no meu Niva toda vez q lavo (lavei 2X deste q comprei) o lado do passageiro fica molhado, não sei por onde esta entrando água, agora vou aproveitar para virar a manta do lado certo e procurar por onde esta entrando, pois inspecionei por baixo e não achei nenhum furo.

shuther4x4
21/07/2006, 12:45
Ville, na parede corta fogo do lado do motor não, só a original mesmo. Agora por dentro o viapol vai até embaixo do painel, pois ele é meio rígido e dá pra ir até lá sem fixar. Por cima do viapol tem uma manta, mas esta solta e não chega até embaixo do painel. Olha, é bem menos quente do que os outros que andei, aconselho, e ainda por cima fica fácil pra tirar se precisar. Abraços.
Você olhou no site:http://www.camaradasdoniva.com.br/? Lá o antigo dono dele, que também se chama fábio, explica direitinho.

Voltei, fui em busca dos materiais mas criei outras duvidas :confused: ;
1-Consegui falar com um representante da viapol em uma loja de tintas residenciais , A*ele tinha uma manta aluminizada fina +-3mm e +-1metro de largura ele me desaconselhou pegala pelo fato de não ser auto colante, tem que procurar colas não imflamaveis, B*tambem um lançamento VIAPOL VIAFLEX FITA AUTO ADESIVA multi uso, ela tem uma camada aluminizada como a anterior, suporta altas temperaturas e é facil de instalar, mas, nada é perfeito sua maior largura é de 33cm:-( , Edson penso que esse material poderia substituir defletor de calor, com também fazer todo o caminho do escapamento.

2-Já na AV.Rangel Pestana , vi uma manta aluminizada com feltro (parece restos de costura), tem +-1cm e +-1metro de largura, parece ser boa ,mas tenho medo daquilo pegar fogo ou alimentar o fogo, eles dizem que todos usam até em veiculos diesel, mas com um olhar meio estranho em algumas lojas eles terminam falando ...é bom para proteger o capô., e eu falo é para a parede corta fogo, atras do motor , e não recebo respostas se pode ser usado ou não:putz: .

Me ajudem com a experiência de vocês, qual é a melhor escolha :pensativo: ,
eu particularmente gostei da 1 B*, me falaram que a um tempo atras la no Brás, tinha uma "manta aluminizada com feltro e autoadesiva" mas a fabrica fechou ,alguem sabe alguma coisa ?

Ah e me falaram que o emborrachador MAXVED(solvente) é melhor que o Max-Rubber isto comfere?

Desde de já valeu pela ajuda!! e descupem pelo livro:oops: :lol: .

emtsuhako
22/07/2006, 19:15
Fernando, verifique se a água está entrando pela borracha do pára-brisas... o ex-dono do meu Niva disse que existe uma canaleta onde vai essa borracha e que serve pra escoar a água... qdo entope, costuma invadir o interior do veículo... eu passei veda capô ao longo da borracha, parte inferior, mas vc terá que desmontar o painel para fazer esse serviço... outro local que costuma entrar água é pela entrada de ar forçado, naquele plástico preto que fica embaixo do capô... verifique se o plástico está bem vedado na base... se não estiver, compre uma tira de borracha e faça a vedação ou aplique silicone ao longo da base...

Ville, vamos por parte:

1. não use a manta asfáltica externamente, nem ao longo do escapamento, nem na parede corta-fogo no cofre do motor... essa manta pode amolecer, derreter ou até pegar fogo... mesmo sendo adesivo, o calor, com o tempo, irá descolar ela... na parede corta-fogo, no cofre do motor, utilize a manta aluminizada... essa manta é feita de uma espuma resistente ao calor e ao fogo (não é inflamável)... já vi Willys utilizando esse material... qto a manta aluminizada com adesivo, uma vez eu vi no Mercado Livre, não lembro o preço, mas era cara... eu prefiro fixar com grampos soldados na lataria, fixa melhor e não tem o perigo de descolar... ao longo do escapamento, principalmente nos dois silenciadores, eu prefiro a chapa de alumínio... é mais eficiente... se vc colocar a chapa só na parte de trás, logo abaixo do assoalho do porta-malas, o Niva ficará beeeeeem mais fresco, pois é essa região que esquenta pra caramba!!!

2. internamente vc pode utilizar manta asfáltica, mas compre a mais fina que tiver... pode deixar solta ou mandar "derreter" com maçarico no assoalho... se for "derreter", certifique-se antes de que não há furos no assoalho que acumulem água com o tempo... eu verifiquei se nao tinha furos colocando uma luminária debaixo, mas faça isso num local bem escuro... se houver furos, a luz indicará para vc... próximo as portas, a manta deverá estar bem colada, pois é pelas bordas que a água pode entrar e acumular debaixo da manta... sinceramente, eu dispensaria a manta, pois o emborrachador faz muito bem o papel da manta asfáltica... é só diluir bem e aplicar com uma espátula... eu apliquei duas demãos, mas aplicarei mais uma ou duas para engrossar mais a camada... prefira o emborrachador a base de solvente, dizem que o emborrachador a base de água começa a sair qdo está molhado (não sei se isso é verdade)... em relação a manta asfáltica aluminizada, eu não usaria... com ou sem alumínio, o resultado será o mesmo... a diferença é que vc gastará mais com a aluminizada... para isolar o calor eficientemente, só evitando que ele chegue a lataria, e a melhor forma de fazer isso é colocar uma barreira entre a fonte (escapamento, motor) e a lataria, no caso, essa barreira seria chapa de alumínio espaçada pelo menos uns um centímetro entre chapa e lataria...

Só pra deixar registrado, apesar de muitos utilizarem a manta asfáltica ou próprio emborrachador como uma espécie de isolante TÉRMICO, a verdade é que esses materiais tem funções diferentes para que foram concebidos... a manta asfáltica é utilizada na construção civil para impermeabilizar lajes e a camada de alumínio nas mantas asfálticas é para proteger o material contra a ação dos raios ultra-violetas e contra o pisoteio, impedindo o ressecamento da manta ou que ela fure... por outro lado, o emborrachador é para reduzir o ruído que vem do exterior... é claro que é possível reduzir o calor com esses materiais, pois funciona como uma espécie de barreira... porém, a melhor forma continua sendo a chapa de alumínio ao longo do escapamento e a manta aluminizada na parede corta-fogo, lado do cofre do motor... dá mais trabalho mas o resultado é muito melhor e praticamente definitivo...

Oi pessoal. Oi Edson.
Quanto à parte interna vou fazer o emborrachamento e no escapamento vou colocar a chapa de alumínio.
Eu tenho dúvida em relação ao que usar na parede corta fogo, são quatro tipos diferentes de material:
1) VIAPOL VIAFLEX FITA AUTO ADESIVA: o representante me assegurou que o material não fica ruim com o tempo, pois não solta, nem amolece. Você sabe se isso é verdade?. Os preços são: 10 cm de largura = R$ 2,70/m; 20cm = R$4,98/m; 33cm (rolo de 10 metros, só por encomenda)= R$ 7,50/m.
2) Manta asfáltica com alumínio (+- 3 mm) = R$ 15,00/m
3) Feltro com alumínio (+- 1cm) = R$ 25,00/m
4) Feltro com manta + alumínio (+- 1 cm) = R$ 25,00/m
Obs: Esse feltro não é espuma, parece um compensado de "restos de costura"
Qual destes quatro vocês acham que é melhor? :pensativo:
Agradeço muito!

shuther4x4
22/07/2006, 22:09
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4840&highlight=pintura

emtsuhako
23/07/2006, 15:55
Ville, se vc estiver falando da parede corta-fogo do lado do cofre, eu NÃO recomendo manta asfáltica... esse material não foi feito para essa finalidade. Se vc for utilizar tiras de adesivo da Viapol para fixar a manta, certifique-se que um dos lados não costuma soltar material que possa comprometer a fixação do adesivo... digo isso pq o lado aluminizado vai voltado pro motor e o lado com a espécie de compensado de restos de costuras vai pra lataria (parede corta-fogo)... e esses restos podem se soltar com o tempo, anulando a eficiência do adesivo... A manta que eu vi é aluminizada de um lado e com uma espécie de espuma anti-chamas do outro lado... próximo final de semana verei se consigo tirar foto do material e posto aqui para vc.

Oi pessoal! Oi Edson!
Eu pesquisei e achei uma fábrica de placas acústicas que tem uma manta aluminizada com espuma (25mm de espessura) pelo preço de R$ 82,00/m2 mas que não é adesiva, portanto eu teria que usar grampos. É esse tipo que você falou? Onde posso encontrar grampos para fixar a manta? Vocês acham que é uma "boa"?

emtsuhako
11/08/2006, 07:51
Ville, dê uma olhada a essa alternativa:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-46408989-_JM

Foi essa manta que mencionei num dos posts lá de cima.

A aluminizada com espuma ainda não fui ver, pois me faltou tempo. Não prometo, mas vou tentar ver este sábado.

{ }s

emtsuhako
12/08/2006, 21:38
Colegas, a quem possa interessar, hj eu fui na melhor loja de artigos de tapeçaria da minha cidade (Sorocaba) a procura da manta que mencionei num desses posts... a manta aluminizada com espuma eu não encontrei... em contrapartida, achei um material que há muito não via... é uma manta com três camadas: uma primeira camada, feita de alumínio, bem fina; uma segunda camada, feita de piche, com cerca de 2mm de espessura e; uma terceira camada, de feltro, com quase 1cm de espessura. Essa manta é ideal para bloquear o calor irradiado na parede corta-fogo. Mas há um detalhe importante: como a camada de feltro vai colada na parede, esse procedimento deve ser bem feito!!! Mais importante ainda é "vedar" as bordas da manta para evitar que infiltre água no feltro. Nas bordas, ou qq outra parte em que o feltro fique exposto, vale a pena passar veda capô, evitando, com isso, que entre água no feltro e, consequentemente, evitando que o mesmo apodreça. Quem for da região de Sorocaba e quiser ir até a loja, o endereço é: Tapeçaria MDA Ltda. - Rua Newton Prado, 74 (entroncamento com a Cel. Nogueira Padilha). Ah, custa R$23,50 o metro (largura de 1,50m) e é uma alternativa a manta que estão vendendo no Mercado Livre. Essa manta só não serve para colocar no capô do carro, pois fica meio pesada. Para isso vale a pena colocar a manta aluminizada com espuma, bem mais leve.

Oi Edson. Oi pessoal!
Agradeço muito a ajuda e o trablaho que te dei, vou procurar aqui em São Paulo, o material que você falou. Eu achei duas mantas aluminizadas, sendo elas de alumínio, espuma, chumbo e espuma novamente, a diferença entre as duas é a camada de alumínio, uma (a de cima) tem uma chapa grossa tendo a função de um defletor de calor, a outra e somente uma folha de alumínio.
Agradeço por tudo e a todos!

emtsuhako
13/08/2006, 18:17
Ville, esse material eu nunca vi... é próprio para colocar na parede-corta? Qto custa?

pedrodoniva
13/08/2006, 22:54
Vou aproveitar esse tópico e fazer uma pergunta que talvez nao tenha resposta positiva,hehehehe.
É assim,vejo que em alguns carros mais novos,tal qual Ecosport,por mais que use o carro,que faça o motor funcionar por um belo tempo,o capô dificilmente esquenta.Isso deve-se a algum tipo de manta térmica?
Se sim,tem como colocar no Niva???O capô esquenta muito,a ponto de nao dar para sentar,sinaum fica quente o popô!heheheh

shuther4x4
14/08/2006, 14:27
Imagina você perdido sem rango. É só achar uns ovos (cuidado com os de jacaré) deixar o motor funcionando um pouco e fritá-los.. (desculpe-me os ecologistas, é só brincadeira..). Tá feito um rango!
Brincadeira Pedro, mas esse calor é de lascar, aliás eu queria saber de algo que não esquenta no meu niva. Deve ser o melhor carro mesmo para um país com a maior parte do ano próximo de 0ºC.
Se achar a solução posta aí pra nós.

emtsuhako
14/08/2006, 22:58
O que o EcAsporte usa eu não sei, mas vc obterá excelentes resultados colocando uma manta aluminizada no capô... mas tem que ser a aluminizada com espuma (espessura pouco menos do que 5mm), pois é bem leve. Alguns carros usam mantas simples de feltro e piche, mas essas apodrecem rápido...

-Oi pessoal, o grande problema dessa espuma que eu achei é o preço:putz: ; com defletor(de cima) sai R$180,00+15%IPI m² , sem defletor sai R$130 +15%IPI m²; lembrando que ela é termo-acustica,
Será que vale a pena:?: :???: HELP-ME
-Descobri uma mais fina +- 5mm com espuma, o lojista ainda não esta vendendo-a, não faz nem ideia do preço, mas ela aparenta ser somente a parte de cima daquela sem defletor de calor, sendo assim não suporta estar muito proxima ao motor;
-A da Ecosporte ainda não consigui ver, penso q deveria ser boa para off-road, mas, ela é off-road de verdade?
Valeu pela ajuda:grin:

Cavalcante
17/08/2006, 21:50
Galera, acompanhei o tópico esse tempo todo sem dar pitaco, esperando que alguém fosse buscar nos tópicos mais antigos... Mas vi que todo mundo quer mesmo é reinventar a roda...
Dêem uma olhada em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=13519
O material é o usado pelo André. Aqui em Sampa custou R$7,50 o metro linear. Usei e consegui temperatura ambiente no niva, só pelo lado de dentro. Reduzi o ruído interno para 84 dB máximo (pra quem já rodou com 93 na orelha é uma baita avanço).
Agora vou aplicar o mesmo material à parede corta fogo pelo lado do motor e ao capô. Depois vai pra parte traseira.

Cavalcante, eu procurei sim, mas, por manta-termica, achando somente assuntos sobre o capô do motor, não encontrei este topico citado.
- Eu achei oq parece ser esta espuma, seria Etafon R$4,50m na loja de fábrica http://www.magmaind.com.br/ ,mas, ela não suporta altas temperaturas, não pode ser usada na parede corta fogo, segundo o próprio fabricante.
Aquela q eu achei peguei na propria fábrica, eles fabricam varias coisas, até material acustico para GM, a manta de baixo é vendida para navios, a de cima está em teste para veiculos, segundo eles já tem algumas transportadoras usando este material e um pessoal do sul comprou para por em pick-up`s.
Se chegar uma frota de nivas lá acho q eles dariam um bom desconto; seria interessante!
Valeu pelas imformações.

emtsuhako
18/08/2006, 21:38
Cavalcante, sem querer ser irônico, mas o tópico que vc postou é que está dando a receita da reinvenção da roda... explico o pq...

1. Não é necessário utilizar manta aluminizada dentro do carro... a face aluminizada tem a função de dissipar calor, mas isso só ocorrerá se ela estiver voltada para um meio livre, como o ar... se ela estiver voltada para a lataria, por exemplo, o calor não será dissipado, ficará retido na face aluminizada e isso uma manta sem face aluminizada faz muito bem... em outras palavras, colocar manta aluminizada dentro do carro, com a face aluminizada voltada para a lataria ou para cima, como é citado no link do tópico que vc postou, não trará nenhum benefício no isolamento térmico...

2. O isolamento térmico e acústico conseguido pelo André Peixoto foi em função do sanduíche de mantas (e de bate-pedra + emborachador) que ele utilizou... qto mais grossa a camada de mantas, naturalmente vc obterá um melhor isolamento térmico-acústico, mas em descompensação vc gastará mais com material...

Eu continuo recomendando o mesmo que tantes vezes expliquei em todas lista que fiz parte:

1. Para a parede corta-fogo, lado do cofre do motor: manta aluminizada com a face aluminizada voltada para o motor. O melhor é uma manta feita de borracha, pois não apodrece, como a que postei e que está sendo vendida no Mercado Livre;

2. Parede corta-fogo (e toda parte da lataria que fica na vertical), lado do interior do veículo: bate-pedra + emborrachador + feltro com piche (piche voltado para a lataria). Essa é uma receita para quem não atravessa alagados. Se for para atravessar alagados, troque o feltro com piche por uma manta asfáltica ou manta de borracha (tipo piso) fina (3mm já basta);

3. Para o assoalho (frente até o porta-malas) recomendo bate-pedra + emborrachador + feltro com piche, mesma receita anterior. Se for atravessar alagado, manta asfáltica ou manta de borracha fina, com 3mm de espessura, mas deixa solta (sem colar);

4. Para o teto a manta de feltro com piche (piche voltado para a lataria) já basta;

5. Para escapamento e silenciadores a melhor solução continua sendo confeccionar defletores de calor com chapa de alumínio (1mm de espessura, 2mm no máximo);

6. Para a caixa de rodas, bate-pedra no lado externo e interno, sendo que no lado interno pode-se complementar com emborrachador + feltro com piche;

7. No oco das portas vale a pena colocar uma manta asfáltica de 3mm, pois costuma pegar umidade e uma manta de feltro apodreceria rapidamente;

8. Capô tem que ser material leve, pois material pesado corre-se o risco de descolar do capô... eu recomendo manta aluminizada com camada de espuma... isso já evita que o calor queima a pintura do capô...

9. Pra complementar, quem não tiver dindin pra ar-condicionado, põe um scoop na grade do capô e vidros corrediços ou basculantes laterais traseiros... vai ajudar pra caramba a circulação de ar interna!!!

Espero ter ajudado!

Cavalcante
19/08/2006, 14:51
Edson, só comentando um pouco as respostas:

1. Não é necessário utilizar manta aluminizada dentro do carro... a face aluminizada tem a função de dissipar calor, mas isso só ocorrerá se ela estiver voltada para um meio livre, como o ar... se ela estiver voltada para a lataria, por exemplo, o calor não será dissipado, ficará retido na face aluminizada e isso uma manta sem face aluminizada faz muito bem... em outras palavras, colocar manta aluminizada dentro do carro, com a face aluminizada voltada para a lataria ou para cima, como é citado no link do tópico que vc postou, não trará nenhum benefício no isolamento térmico...
O alumínio não dissipa o calor, mas sim o deflete. Ele não deve estar voltada para o meio livre, mas sim para a fonte de calor. Claro que isto por si só não é o suficiente, entrando aí a necessidade de algum material isolante térmico. O utilizado no tópico pelo André e também por mim, depois, foi o poliuretano expandido (PE), em manta de 5mm de espessura, com um filme de alumínio em uma das faces. Poderia ser só o PE, mas ele só foi encontrado comercialmente por nós com um filme de alumínio em uma das faces.

2. O isolamento térmico e acústico conseguido pelo André Peixoto foi em função do sanduíche de mantas (e de bate-pedra + emborachador) que ele utilizou... qto mais grossa a camada de mantas, naturalmente vc obterá um melhor isolamento térmico-acústico, mas em descompensação vc gastará mais com material...
O que quis dizer é que utilizei somente o emborrachamento (necessário para proteção mecânica do assoalho, a meu ver) e a manta de PE, em duas camadas sobre o túnel e uma camada sobre assoalho e lado interno da parede corta-fogo. Os resultados obtidos foram medidos, não "achados", portanto o processo dá resultado. Se quiser te mando detalhes do processo de medição e dos instrumentos utilizados.

1. Para a parede corta-fogo, lado do cofre do motor: manta aluminizada com a face aluminizada voltada para o motor. O melhor é uma manta feita de borracha, pois não apodrece, como a que postei e que está sendo vendida no Mercado Livre;
O material é aplicável também à parede corta-fogo, em ambos os lados. A face defletora deve estar SEMPRE voltada para a fonte de calor. Pode-se aplicá-lo também ao capô. A borracha não tem propriedades térmicas satisfatórias, além de ser bem mais densa que o material indicado, o que elevaria muito a massa agregada... O PE também não apodrece, não retém a umidade e não propaga chama, além de ser mais razoável.

2. Parede corta-fogo (e toda parte da lataria que fica na vertical), lado do interior do veículo: bate-pedra + emborrachador + feltro com piche (piche voltado para a lataria). Essa é uma receita para quem não atravessa alagados. Se for para atravessar alagados, troque o feltro com piche por uma manta asfáltica ou manta de borracha (tipo piso) fina (3mm já basta);
Foi exatamente o que fizemos, substituindo a borracha, pesada e pouco maleável, ou o feltro, pelo PE... O André só exagerou na dose ;)

4. Para o teto a manta de feltro com piche (piche voltado para a lataria) já basta;
Se utilizar o PE com o alumínio voltado para a lataria, utilizando adesivo de contato, o processo é mais rápido, limpo e sem perigo de ver piche escorrendo pelos cantos depois de um ou dois anos, ou a manta ceder do teto por gravidade...

5. Para escapamento e silenciadores a melhor solução continua sendo confeccionar defletores de calor com chapa de alumínio (1mm de espessura, 2mm no máximo);
Bom, utilizando somente o PE por dentro do carro, já obtive temperatura ambiente em todo o assoalho, logo não preciso me incomodar com o escapamento. Ele que emita o calor que quiser, nem eu nem meu assoalho se incomodam. Mesmo porque, no niva, por incrível que pareça a maior fonte de calor é o conjunto câmbio/transferência...

9. Pra complementar, quem não tiver dindin pra ar-condicionado, põe um scoop na grade do capô e vidros corrediços ou basculantes laterais traseiros... vai ajudar pra caramba a circulação de ar interna!!!
Boa idéia!!

Abraços

Fio
20/08/2006, 04:08
é bom que se saiba que tanto o calor como o som, para que sejam bem isolados, o material tem que estar a pelo menos alguns centimetros da fonte. Tem alguma lei da fisica que regula isso, só não me lembro qual... hehehehe

No meu caso, eu fiz a exata receita indicada no site dos Camaradas. Isso há quase 1 ano. E funciona que é uma beleza. Apenas reforcei alguns pontos como o porta-malas e tunel do cambio com mais uma camada de feltro com piche. Perfeito.

Hoje, se eu ainda tivesse disposição, faria o que o Edson fez no escape (um defletor de aluminio) e colocaria a manta embaixo do capo, só que sem o aluminio, apenas para o som mesmo.

[]'s

Fio
20/08/2006, 04:12
Ah! E com o piche do feltro virado para a lataria! Assim como o Aluminio da Viapol!

Lembrando que no revestimento original do Niva isso é invertido, justamente para reter o calor dentro do carro. Acredito que por causa do inverno europeu.

[]'s

emtsuhako
21/08/2006, 14:59
Cavalcante, valeu pela explicação! No caso do uso de Poliuretano Expandido, com ou sem face aluminizada, aí sim obtém-se bons resultados. A vantagem do PE é que ele não apodrece como a manta de feltro com piche. De qq forma, utilizando um ou outro, o resultado é praticamente o mesmo, pois irão bloquear o calor com quase a mesma eficiência.

Em relação ao defletor, há um equívoco na aplicação do termo. Defletor, no termo verdadeiro, é aquele aparato que desvia o movimento natural da energia gerada. A transferência de calor ocorre de 3 formas: condução, convecção e radiação. Por oras, vamos nos ater a condução e a radiação, que são as formas que mais nos afetam (dentro do Niva). A transferência de calor por condução ocorre por contato entre moléculas de duas ou mais substâncias de temperaturas diferentes... no caso do Niva, o calor gerado por uma fonte (escapamento, câmbio, motor) aquece o ar em volta, que aquece a lataria, que aquece o interior do carro, que nos faz suar... rsrsrs... A transferência de calor por radiação (solar, no caso mais agravante do Niva) ocorre qdo os raios solares penetram no interior do carro (pelos vidros) ou pelo aquecimento da lataria (completando a transferência desse calor por condução)... No caso do alumínio, por ser bom condutor de calor e tb por ser bom defletor de raios solares, age de duas formas no Niva... Recebe todo o calor gerado pelo motor, escapamento e caixas de câmbio/transferência, dissipando esse calor para o meio livre... a dissipação de calor ocorre com maior eficiência qdo o carro está em movimento e desde que haja uma boa circulação de ar sobre e sob a camada de alumínio... é o que ocorre, por exemplo, com os cooler de processadores de microcomputador (auxiliados por uma ventoinha). Caso a temperatura do "defletor" e a temperatura do calor gerado pela fonte sejam a mesma, ou próximas, não haverá transferência de calor, mas, neste caso, o calor gerado pela fonte seria "defletido" para o meio livre. Em relação a radiação, por sua vez, o alumínio tb deverá estar voltado à fonte geradora que, neste caso, é o Sol... dessa forma, de nada adianta colocar mantas aluminizadas no assoalho com o alumínio voltado para a lataria. As mantas asfálticas possuem uma camada aluminizada exatamente para defletir os raios solares e, com isso, evitar efeitos indesejáveis como ressecamento precoce da manta asfáltica, lembrando que são utilizadas na construção civil para impermeabilizar, principalmente, lajes e qq fissura na manta colocaria todo o trabalho a perder.

Deixando as teorias de lado, recomendo, para aqueles que gostam de reinventar a roda... rsrsrs... a possibilidade de se utilizar lã de rocha, material de propriedades físicas excelentes para isolamento termo-acústico... Segue links:

http://www.caldesul.com.br/
http://www.unifrax.com.br/
http://www.acital.com.br/

emtsuhako
21/08/2006, 15:06
Fio, na verdade a fina camada de alumínio das mantas feltro/piche servem para proteger o feltro contra a umidade direta... esse sanduíche de materiais serve tanto para bloquear o calor ao capô, como para abafar o som...

Cavalcante, só complementando, não haveria piche escorrendo, uma vez que o piche é da própria manta e serve como base para se utilizar cola diretamente a lataria...

Cavalcante
21/08/2006, 21:39
Cavalcante, só complementando, não haveria piche escorrendo, uma vez que o piche é da própria manta e serve como base para se utilizar cola diretamente a lataria...

O piche irá escorrer com o tempo, pois é mais fluído que a manta à qual é agregado. Ou escorre pelos lados (e aí o sujeito percebe a gosma:-D ) ou para o meio, formando vales e fazendo com que a manta toda se descole. Isso na aplicação no teto. Sem contar que todos os fabricantes decentes de materiais asfálticos não indicam seu uso em automóveis. São materiais para construção civil... Fora que o asfalto como isolante térmico é do tempo do calórico...

A lã de rocha ou a lã de vidro, assim como as mantas de amianto, são aplicáveis ao teto. O problema aí é o material particulado que se desprende desses materiais com o tempo. Respirar este tipo de material é broca... Sem contar o custo. Quando estava procurando o PE encontrei uma manta trançada (de textura parecida com as velhas e boas "passadeiras") de amianto, com um agregado que impede sua particulação (Aurélio, perdoe-me...), com 3 mm de espessura, com isolamento térmico de até 270 ºC, pela bagatela de 185,00/m linear.

E, por falar em deflexão, grande parte do calor tanto gerado pelos carros quanto absorvido do meio está na faixa da radiação ultravioleta, daí o largo uso do alumínio como defletor de calor na indústria automobilística. E sempre voltado para a fonte, óbvio...

Stephan
22/08/2006, 08:53
Galera, sobre isolamento termo-acústico p/ off road.

Trabalho numa empresa que tem mais de 100 anos em tecnologia de isolantes. Hoje um isolante termo-acústico, bastante difundido no mercado é o elastomérico.
Porque:
Produtos a base de piche são rígidos (maciços) o que não oferece um bom isolamento, apenas atenua o barulho de "chapa oca"
Produtos com feltro, na primeira molhada...já era
Produtos de PU ou PE tem células abertas ou semi-abertas, o que na primeira molhada absorverão água e ou apodrecerão, ou criarão fungos e mau-cheiro.
O isolamento de borracha (parecido com neoprene) é um produto estável, flexível e sua principal característica é ter células fechadas, ou seja, não absorvem água.
Maiores infos em: www.armacell.com.br, quem comercializa esse produto no meio off-road é nosso distribuidor: www.winchtech.com.br (Azad)
Qualquer dúvida é só falar !

abrass

kemramone
22/08/2006, 18:17
Camarada Stephan ja que vc tem acesso a esses materiais que tal se informar qual é o + indicado pra ser utilizado e qual é o que possui melhor custo x benefício para se isolar o Niva do barulho e do calor! Agredeceríamos muito!! Valeu camarada!!

emtsuhako
22/08/2006, 20:59
Cavalcante, agora vc me encucou... rsrsrs... pra mim, mesmo que tenha quase ou a mesma faixa de radiação UV, são formas diferentes de energia e, de certa forma, devem ser tratadas de forma diferente... energia térmica é dissipada pelo alumínio e a energia solar é defletida... energia térmica o alumínio dissipa (dispersa) e energia solar o alumínio deflete (desvia)... temos que consultar um Físico... rsrsrs...

Stephan, qual a manta que vc indicaria??? Faço coro com o kemramone! :)

Cavalcante
22/08/2006, 21:44
Edson,
Na verdade é o seguinte: o alumínio é um defletor de radiação, seja ela visível ou não (uv, por exemplo). Na verdade qualquer espelho ou outro metal polido serviria para a função (só que dentre os metais o mais barato, duradouro, maleável, dúctil e leve me parece ser o alumínio, posso estar enganado, e espelhos não são muito indicados para aplicação veicular, né mesmo?). Veja o caso do peru. Pra assar direito, você deve cobrí-lo com a face brilhante do papel alumínio voltada para o peru. Assim, o calor emanado pelo peru é defletido pelo alumínio de volta pro próprio penoso. E o mínimo de calor emitido pelo forno é defletido pela face opaca do papel alumínio. E no forno a troca de calor é por radiação e convexão, nunca por condução.

Por outro lado, o alumínio não se presta a isolante térmico, muito pelo contrário. Como todos os metais, é um excelente condutor de calor.

Não, não estou ficando doido. O alumínio é excelente defletor de calor, quando polido, e ao mesmo tempo, ótimo condutor de calor. O calor não é dissipado pelo alumínio, mas sim conduzido a outro meio, dissipante. É o caso dos cooler de processador que você citou. Uma fonte geradora de calor (processador) concentrada em pequena área, cujo ar em contato é insuficiente para refrigeração adequada, é colocada em contato direto com uma peça condutora de calor (o dissipador de alumínio) com grande superfície, que em contato com muito mais ar tem condição de prover a dissipação adequada do calor. O ventilador entra na contínua circulação do ar quente, provendo mais ar frio, aumentando ainda mais a eficiência do trem.

O isolamento térmico deve imitar o princípio da garrafa térmica, onde se tem um meio isolante (no caso da garrafa térmica, o vácuo) que evita a troca de calor por condução, e paredes metálicas ou metalizadas, que evitam a troca de calor por radiação. Esse tipo de parede, idealmente, é chamada adiabática.

Em tempo, um estudante de física, a seu dispor. Instituto de Física da USP. :-D
[]s

Cavalcante
22/08/2006, 22:01
Esqueci. Stephan, qual dos produtos é o indicado (a linha é grande...)?
Outra coisa, nos catálogos não consta nenhuma especificação sobre as curvas de absorção sonora do material (só diz na página inicial que a atenuação acústica é superior a 30 dBA. Com que espessura de material? A que frequências?). Digo isso porque, elastômeros, espumas de densidades média, e lãs minerais de baixa a média densidade geralmente são bons absorventes sonoros acima dos 500 Hz, e a maior parte do ruído gerado por carros (principalmente o meu russo aqui) está abaixo disso.
Abraços

Stephan
23/08/2006, 10:44
Galera.
Eu recomendo o AC Armaflex, em mantas 10mm, autoadesivado, pois propicia um bom efeito isolante, o auto adesivo ajuda muito na instalação.
Quanto a absorção do som, lhe garanto que reduz muito o som do motor e outros. vou tentar achar um gráfico sonoro e posto aqui.
PS: os produtos são auto-extinguíveis (fogo)

emtsuhako
23/08/2006, 22:24
Cavalcante, mais uma vez, valeu pela aula!!! Aprendi pacas!!! É dose, para mim, ter faltado das aulas de Física no colegial... rsrsrs... a propósito, vc é de USP de Sampa ou da USP de São Carlos?

Stephan, poderia nos dizer o custo desse material???

Stephan,
eu estou preocupado pois o motor do meu niva está sendo trocado por um 1.9 Diesel, me falaram q esquenta muito e faz muito barulho.
Você sabe algo sobre isso? Qual é a temperatura de trabalho desse motor?
Agradeço a vc ou a quem puder me ajudar.:concordo:

Cavalcante
24/08/2006, 00:25
[QUOTE=emtsuhako]Cavalcante, mais uma vez, valeu pela aula!!! Aprendi pacas!!! É dose, para mim, ter faltado das aulas de Física no colegial... rsrsrs... a propósito, vc é de USP de Sampa ou da USP de São Carlos?QUOTE]

São Paulo. Se você achou legal, precisa ver as barbaridades que eu falo sobre biologia!!!:-D :-D :-D

Nada, é que esse assunto ainda está fresco (ops) na minha cabeça... Fora a biblioteca pra consulta bem na minha frente.

Stephan
24/08/2006, 10:12
Ville,

Qual a temperatura não sei, mas nada acima dos 110ºC.
Mas é o seguinte, no meu jipe, o 6 bocas (4.1 MPFI) gera uma quantidade absurda de calor, diria que a maioria desse calor vem do coletor de escape e tubos de escape (como, creio, em qualquer carro). Apesar de fabricar isolantes térmicos, a primeira coisa que fiz, foi comprar fita de amianto e enrolar no coletor, fiz isso até depois do meio do cano.
Só isso já reduziu em uns 80% o calor, é possível encostar a mão até no coletor em pleno funcionamento!

shuther4x4
25/08/2006, 11:36
Ville,

Qual a temperatura não sei, mas nada acima dos 110ºC.
Mas é o seguinte, no meu jipe, o 6 bocas (4.1 MPFI) gera uma quantidade absurda de calor, diria que a maioria desse calor vem do coletor de escape e tubos de escape (como, creio, em qualquer carro). Apesar de fabricar isolantes térmicos, a primeira coisa que fiz, foi comprar fita de amianto e enrolar no coletor, fiz isso até depois do meio do cano.
Só isso já reduziu em uns 80% o calor, é possível encostar a mão até no coletor em pleno funcionamento!

Stephan, já tinha visto amianto enrolado em escapamento em alguns carros de competição, mas não imaginava que reduzia tanto assim o calor. É fácil encontrá-lo para compra?

emtsuhako
25/08/2006, 21:16
OW!!! Cavalcante, pq as barbaridades que vc fala de biologia??? Tu tb é formado em Bio??? Eu vou prestar vestibular para biologia... me formei em eng. civil, mas sempre trabalhei com meio ambiente...

Stephan, essa fita de amianto não acumula muito barro??? Não tem efeito colateral no motor, uma vez que o calor que deveria se perder ao longo do coletor de escape e do escapamento só sairá no final do escapamento???

Cavalcante
25/08/2006, 22:10
As barbaridades que eu falo de biologia são absolutamente barbaridades!!!! Strictu sensu. Manjo tanto de biologia quanto de javanês arcaico. Minha formação em biologia resume-se à passagem em frente ao prédio todo santo dia.

Foi só uma brincadeira...