PDA

Ver Versão Completa : Fox Air Shox



regis
13/02/2004, 11:01
Pessoal....

Tem um novo amortecedor no mercado que faz o papel de amortecedor e mola ao mesmo tempo:

http://www.foxracingshox.com/website/ProductList.asp?Market=OffRoad&SubCategoryId=38

http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/PR-Airshox/index.html

Estou aqui pensando no que eh melhor... se eh o Coilover ou os Air Shocks...

Pra quem nao conhece, coilover sao os primeiros dessa pagina (racerunner):

http://www.swayaway.com/Shock%20frameset.htm



Acabei de escrever para o Sandro que eu estava inclinado para o lado do coilover, mas eu estava achando que a constante de mola produzida pelos air shox era constante... mas na verdade ela muda de acordo com o curso... entao agora eu voltei a pensar novamente nos Air shox...

Queria a opiniao do pessoal da lista para isso.

Lembrando que eh pra carro de TRIAL... esse jipe nao vai nem andar na rua.

Abracos

Regis

billj
13/02/2004, 12:02
Estudei para K7 ambos desses sistemas e cheguei no seguinte:

1) Air Shox leva vantagem em termos de preço, sendo uns U$ 100 mais baratos cada um que o comparável coilover.

2) Air Shox leva vantagem em termos de montagem, por serem menores de diâmetro que os coilovers. Em comparação com molas e amortecedores convencionais, nem tem comparação.

3) Coilovers leva vantagem em termos de capacidade de carga, pois contam com molas helicoidais para suportar uma parte do peso e não apenas a pressão de nitrogênio.

4) Coilovers leva vantagem em termos de manutenção, pois com Air Shox é necessário calibração de nitrogênio em determinados intervalos. Dizem que seja aconselhável até de andar com uma garrafa de nitrogênio como equipamento de manutenção.

=================

Já tenho duas versões da minha nova suspensão desenhado, uma com as molas e amortecedores que tenho, outra incorporando Air Shox. Se conseguir vender a suspensão atual, vou partir já para os Air Shoxs. De qualquer maneira, vou desenhar a suspensão para permitir posterior modificação para esses...........

regis
13/02/2004, 15:43
Pois eh... mas tem coisas que me levam a pensar um pouco mais....

Vc ja calculou como vai ficar esse amortecedor com os seus pesos?

Por exemplo um de 14" com 9" pra dentro em repouso?

Eu comecei a brincar com uns numeros... e a taxa da mola estaria por volta de 70lb/in em repouso... o que eh bom pois ta molinho e a suspensao contorna bem os obstaculos (to usando + ou - 500lbs pra peso) ...
Mas por outro lado a passagem pra 10in embutido no amortecedor a taxa da mola so vai pra 96... o que ainda eh pouco pra mim.... e isso pode resultar em um tremendo body roll.......

enquanto um Coilover, vai facil, facil pra 200lb/in que ainda nao eh bom pra body roll, mas eh algo melhor que 100.

Outra coisa que eu vejo eh que em compressao total (14") a forca que precisa eh absurda... entao muito raramente vc vai usar efetivamente todo o curso dele......

Sei la... so to levantando uns pontos pra pensar... mas a relacao custo/beneficio dele eh o que ta me parecendo mais chamativa.....

Abracos

Sandro Tannuri
13/02/2004, 20:56
Regis e Bill,

Eu pensei em comprar estes Airshox depois de ver a review no pirate, achei interessante a possibilidade de não ter mais molas pois elas atrapalham bastante depois de 12" de curso.
Antes eu usava molas com calços para atingir 8" de lift, hoje só com as molas elas desencaixam bem menos e fazem uma "barriga" menor na compressão.
Acho os coilovers mais confiaveis pois mesmo se o amortecedor falhar as molas continuam suspendendo a viatura. Uso coilovers desde 2001 no asfalto e não tenho muitas falhas a relatar, quanto houve problema foi com o amortecedor que perdeu parte da carga. E bem verdade que abrimos os amortecedores a cada corrida o que minimiza o risco.
Eu se pudesse optaria pelo airshox porque alem de tudo ainda é mais barato, apesar de acreditar que para nossas aplicações boas molas e amortecedores convencionais dão conta do recado.

billj
17/02/2004, 13:55
Fiz uns cálculos usando aquela tabela do Billavista para achar a melhor combinação vazão de óleo x pressão de nitrogênio para o Spider. Acho que cheguei numa coisa muito razoável.........

Se conseguir vender algumas coisas da suspensão atual, vou nesses mesmo!!!!!!!

regis
17/02/2004, 14:37
Fiz uns cálculos usando aquela tabela do Billavista para achar a melhor combinação vazão de óleo x pressão de nitrogênio para o Spider. Acho que cheguei numa coisa muito razoável.........

Se conseguir vender algumas coisas da suspensão atual, vou nesses mesmo!!!!!!!

Eh exatamente isso que eu falei...

Repara que a sua Spring Rate, so fica acima de 100 com 12" comprimido... isso significa que vc quase nao vai ter resistencia a Body Roll.... :shock:

Outra coisa a reparar eh a forca em 14"... acho que fica muito facil pra dar batente...

Sei la.. sao so minhas opinioes...

A grande vantagem do coilover eh que com 9" por exemplo .. vc pode jogar a mola pra 150lb/in sem problemas... evitando assim o body roll, sem ter necessidade da barra estabilizadora....

Mas por outro lado os Air Shox tem a possibilidade de serem "ajustados" com o uso....

Continuo indeciso....

Abracos

billj
17/02/2004, 15:15
Fiz uns cálculos usando aquela tabela do Billavista para achar a melhor combinação vazão de óleo x pressão de nitrogênio para o Spider. Acho que cheguei numa coisa muito razoável.........

Se conseguir vender algumas coisas da suspensão atual, vou nesses mesmo!!!!!!!

Eh exatamente isso que eu falei...

Repara que a sua Spring Rate, so fica acima de 100 com 12" comprimido... isso significa que vc quase nao vai ter resistencia a Body Roll.... :shock:

Outra coisa a reparar eh a forca em 14"... acho que fica muito facil pra dar batente...

Sei la.. sao so minhas opinioes...

A grande vantagem do coilover eh que com 9" por exemplo .. vc pode jogar a mola pra 150lb/in sem problemas... evitando assim o body roll, sem ter necessidade da barra estabilizadora....

Mas por outro lado os Air Shox tem a possibilidade de serem "ajustados" com o uso....

Continuo indeciso....

Abracos


Não sei não......... :wink:


Repare que o corner weight do Spider (traseira) é 470 lbs. Este peso corresponde exatamente com um ride height de 8", ou seja no plano o Air Shox estará comprimido em 8". Daí, seria preciso 270 lb para empurrar este canto 4" para baixo. Seria a mesma coisa de um gordão de 130 kilos pendurado na paralama.

Quanto dar batente, pode até acontecer em situações dinámicas. Mas pretendo colocar bumpstops de borracha para protejer os Air Shox de qualquer jeito......

Sei lá, pode até acabar sendo mole demais a suspensão. Mas como tem ajuste para caramba, acho que dá para achar um setting ideal. E se tudo der por merda mesmo, dá até para botar molas neles mesmos........

Outro ponto importanto é o fator "bling"......... 8)

Estou indo nessa.......... :wink:

regis
17/02/2004, 15:48
Não sei não......... :wink:


Repare que o corner weight do Spider (traseira) é 470 lbs. Este peso corresponde exatamente com um ride height de 8", ou seja no plano o Air Shox estará comprimido em 8". Daí, seria preciso 270 lb para empurrar este canto 4" para baixo. Seria a mesma coisa de um gordão de 130 kilos pendurado na paralama.

Quanto dar batente, pode até acontecer em situações dinámicas. Mas pretendo colocar bumpstops de borracha para protejer os Air Shox de qualquer jeito......

Sei lá, pode até acabar sendo mole demais a suspensão. Mas como tem ajuste para caramba, acho que dá para achar um setting ideal. E se tudo der por merda mesmo, dá até para botar molas neles mesmos........

Outro ponto importanto é o fator "bling"......... 8)

Estou indo nessa.......... :wink:

Quanto ao fator bling nao ha o que convenca.... heeheheh

Eu tambem estou mudando a minha opiniao e indo para o lado dos air shox... agora vou botar mais uma aqui pra te deixar com a pulga atraz da orelha....

Como saber quando eh o limite maximo para o volume do nitrogenio?

Nao sei exatamente como sao os Air Shox internamente.. mas estou assumindo que o oleo e o nitrogenio estao em contato.... entao como eh que vc sabe se vc tem pouco oleo e chega em um ponto do curso dele que acaba o oleo e ele fica sem acao .... e bum :shock: caiu :lol: :?: :?: :?:

Tipo o pistao so ta trabalhando no nitrogenio.. sem oleo....

Pelo que eu havia entendido na materia do Billavista isso tava por volta do que ele colocou no dele... pois ele comprimiu o amortecedor e encheu de oleo... depois extendeu e competou com nitrogenio...

Veja que eu estou colocando isso aqui so pra deixar vc com a pulga atras da orelha ta :lol: :lol: :twisted:

Abracos enchendo o saco do Bill

Leandro
18/02/2004, 12:20
Fala PessoALL... :D
Meu... esse tópico ta dando um banho de aula de Inglês... é corner weight pra cá... bumpstops pra lá... :lol: :lol: :lol:
Mas mandem ve aí.... não quero interromper o assunto :oops:
[ ]s não entendendo muita coisa... :lol:

billj
18/02/2004, 13:02
Nao sei exatamente como sao os Air Shox internamente.. mas estou assumindo que o oleo e o nitrogenio estao em contato.... entao como eh que vc sabe se vc tem pouco oleo e chega em um ponto do curso dele que acaba o oleo e ele fica sem acao .... e bum :shock: caiu :lol: :?: :?: :?:

Tipo o pistao so ta trabalhando no nitrogenio.. sem oleo....




No meu entendimento é o seguinte:

Se ajusta os parâmetros de funcionamento do Fox Sox mexendo com as quantidades de óleo e nitrogênio dentro dele.......

O óleo, por ser um líquido, não se altere de volume sob mudanças de pressão. Portanto, mais óleo dentro da câmara faz resulta numa câmara menor. Portanto, para um determinado deslocamento de pistão, mais óleo resulta num spring rate maior.

O nitrogênio, por ser um gás, se altere de volume sob mudanças de pressão, obedecendo a lei de Pascal e de "pressure-volume work". Portanto, mexendo com a pressão inicial de nitrogênio altere a força "zero" do dispositivo. Ou seja, se mexe com a pressão para acertar o ride height do jipe.

Agora, estes efeitos todos são interligados, então mexendo com o volume de óleo tem efeito no ride height e o nitrogânio tem efeito no spring rate. Então, tem que mexer com os dois ao mesmo tempo para chegar na combinação ideal. Por isso aquela tabela é de grande valia. Mesmo assim os caras falam que a tabela é só uma aproximação, só no jipe mesmo que dá para acertar 100%..........

Agora, uma foto. Fator bling incontestável!!!!!!!! 8) 8)

http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/PR-Airshox/DCP_8107.JPG

regis
18/02/2004, 13:11
Bill,

Vc ta considerando ele como uma Air spring somente... sem o efeito do amortecedor....

Pensa no funcionamento de um amortecedor.....

Ele tem a valvula dele que deixa o oleo passar por essa valvula em uma certa quantidade, dando a taxa total de amortecimento dele...

Agora pensa nos Air shox que sao esse amortecedor de oleo.... mais o nitrogenio para formar uma air spring.....

So que se tiver pouco oleo e muito nitrogenio... (em volume) ... vai chegar um ponto do curso, onde o amortecedor esta fechado.. que so vai ter nitrogenio... e nao vai ter oleo....

Foi por isso que o Billavista feixou o amortecedor inteiro primeiro e encheu ele de oleo... assim esta garantido que nao vai faltar oleo pra as valvulas do amortecedor.

A nao ser que os Air Shox na verdade sejam apenas uma mola de ar ... sem amortecimento....

Estou certo?

Abracos

billj
18/02/2004, 13:40
Segundo as informações na avaliação do Billavista, o óleo e o nitrogênio combinam para formar uma "emulsion". Ou seja, uma mistura no nível molecular do dois. Assim sendo, quando o óleo passa pela válvula de amortecemento, vai levando um volume correspondente de nitrogânio junto.

Agora, não me pergunta se isso é vero ou é 100% eficiente, pois não sei........ :?

billj
18/02/2004, 15:09
Para ilustrar um pouco melhor o efeito de mexer com o volume de óleo e a pressão de nitrogênio, seguem duas configurações possíveies para a suspensão traseira do Spider, cujo corner weight´é de 470 libras.

Pode ver que o ride height de 8" se mantém nos dois casos. Porém o spring rate varia, assim deixando o jipe mais duro o mole dependendo do desejo do freguês........

billj
18/02/2004, 15:11
O outro.......

regis
18/02/2004, 18:30
Sem duvida da pra mexer nele.... agora o problema que eu estou pensando eh "quanto" da pra mexer...

Olha o diagrama dele aqui http://www.pirate4x4.com/tech/billavista/PR-Airshox/!%20internal%20large.jpg

Por esse diagrama eu imaginei que o nitrogenio e o oleo nao se misturam... posso estar errado.... mas penso que se eles se misturarem.. pode haver "foaming" dentro do amortecedor que perde as caracteristicas de amortecimento tambem....

Se chegar num ponto onde o nitrogenio nao comprime ... o oleo vai faltar e ele vai perder o dampening tambem....

A mola vai estar la... mas ele vai perder as caracteristicas de amortecedor... entao nao eh Bam :shock: mas ele vai ficar balancando na frequencia da mola sem amortecedor...

Vc deve ter visto que eu perguntei la... vamos ver no que da...

regis
18/02/2004, 23:37
Olha a resposta do Billavista


There is only one chamber, and though some mixing "emulsification" does occur, for the most part, think of it as if the oil and gas are seperate.

yes, you could have too little oil - seme reason shock can only be mounted "cylinder" up - otherwise piston strokes through gas not oil - i/e no worky.

didn;t think to calculate / estimate min oil - I'd be suprised if you had a need to use less oil than they come with. If for some reason you found you did - removing a few cc will have quite an effect on "spring force/curve" and prob wouldn't cause a prob - but use caution, and don;t go dumping out half the oil

if they had 16" when i did it - I would have used em

only drawback to 16" (assuming unlimited mounting space) - is that my spreadshet wont work - I'd need a 16" shock to measure to make the adjustments

HTH

billj
15/03/2004, 13:19
Ressucitando um thread velho, alguns links de jipes com Fox Shox........

http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?s=&threadid=210272

http://members.cox.net/jayeller/buildup/108_0823.jpg


http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?s=&threadid=202357

http://ovo.ca/john/4-link/shox0005.JPG


Me gusto............. :wink: 8)

Ambos desses jipes tem suspensões 4-link do estilo XX. Ou seja, os links superiores estão em "V" em os inferiores também num "V" no sentido contrário. A do Spider será um 4-link |/\|. Ambas seguem o mesmo princípio, na maioria dos casos é o espaço físico debaixo do jipe que determine o que fazer.

Contagem regressiva de um mês............

regis
15/03/2004, 15:34
Nao sei exatamente ate onde isso vai REALMENTE ter bastante influencia na suspensao...

Mas um dos problemas do Air Shox eh que quanto mais perto do fim de curso... maior (Absurdamente maior :shock: ) vai ficando a taxa da mola... e por consequencia a quantidade de forca que vc precisa pra fechar ele...

Em termos praticos.. isso significa que eh muito dificil de vc usar o curso todo do amortecedor...

Mas uma solucao para isso eh de montar eles inclinados... para que a taxa com relacao a inclinacao exija mais forca da mola... fazendo assim a suspensao ficar com um comportamento mais proximo do linear.

Abracos

joao.processador
15/07/2008, 20:15
Ow pessoal,

Queria saber onde posso comprar esses amortecedores fox aqui no Brasil.

Gostei de um amortecedor pra caramba. É o Fox float / evol
Tem vérias regulagens a disposição. O q vcs acham?

joao.processador
16/07/2008, 10:42
Alias,

Procurei os valores de curso máximo e mínimo desses amortecedores e não encontrei. Vocês sabem se tem alguma planilha ou PDF com esses parâmetros geométricos???

offroad
16/07/2008, 11:48
Olha esse....