PDA

Ver Versão Completa : Servo Ferio e cindro mestre do Palio

Rodrigo59
18/07/2006, 13:13
Um rapaz do ferro velho me ofereceu todas as pedaleras do opala cilindro mestre e servo freio do palio novinho por R$100 conto achei bem em conta e me interesei em comprar.
Sera que esse cilindro mestre do pali segura o jipão??

Paulo_CW
18/07/2006, 14:56
Olha colega, nunca vi cilindro e servo de palio em jeep, mas é praticamente certo que não da conta para encher o circuito, e se tratando de freio... é melhor não arriscar, vai pelo certo, ou seja de F-1000....

p.peleje
18/07/2006, 14:58
Um rapaz do ferro velho me ofereceu todas as pedaleras do opala cilindro mestre e servo freio do palio novinho por R$100 conto achei bem em conta e me interesei em comprar.
Sera que esse cilindro mestre do pali segura o jipão??

Eu partiria para os conjuntos já testasdos e aprovados.

[]s

Peleje

Marcelo
18/07/2006, 15:26
Rodrigo,

Conta de padeiro:
- Quanto pesa um Palio? Quanto pesa um CJ?
- Qual o maior pneu para um Palio? Qual o maior pneu para um CJ?

Resposta: desencana desse freio e segue o conselho que o pessoal deu.
Freio não se brinca nem se economiza. Dimensione corretamente o sistema e dirija tranqüilo.

[s] dimensionados,

Marcos ET
18/07/2006, 23:56
Gente, já discutimos isso em um topico.. tem uns dois anos....

Será mesmo que nao segura? lembrem-se de uma coisa, quem tem que segurar é a pinça de freio lá com o disco.... e o que multiplica a força de frenatem, entre outras coisas, é o tamanho do cilindro mestre... ou seja, quanto MENOR o cilindro mestre em relação aos cilindros de roda, menos esforço para freiar... se o cilindro mestre do Palio for menor que os da F.1000, o freio ficará bemmm mais leve! porém, pode ocorrer que o volume dos cilindros das rodas traseiras (que por serem, geralmente, a tambor) engulam tudo que o cilindro mestre consiga bombar... daih nao freia mesmo, pois nao terá pressao pra acionar as pinças dianteiras... entao temos que equilibrar a vasao com a maior diferença possível entre cilindro mestre e cilindros de roda.... agora, se for freio a disco nas quatro rodas... onde o deslocamento das pinças traseiras nao é tao grande... tentem colocar um cilindro mestre minusculo pra ver..... nao precisa nem mesmo usar hidrovácuo.....

basta aplicar a velha fórmula: P= F/A

José Augusto
19/07/2006, 02:15
Já adianto que se tiver disco nas 4, poucos cilindros servem pelo volume de fluido, eu mesmo quando substitui as lonas por disco tive que trocar o cilindro "novo" de opala pelo da F1000.

Paulo_CW
19/07/2006, 07:49
Adaptações, tem de todos os tipos... mas as que realmente funcionam é outra coisa, e em se tratando de freio é melhor não ir pela tentativa e erro...Vai q o erro aconteça numa pirambeira....
Já o conjunto da F1000 esta mais q provado q dá certo, ainda mais se o jeep estiver bem calçado de pneus... O conjunto de servo de opala, vai muito de cada adaptação e condição da viatura.... As demais adaptações, sem comentários, não valem a economia.

Digo
19/07/2006, 10:30
Já adianto que se tiver disco nas 4, poucos cilindros servem pelo volume de fluido, eu mesmo quando substitui as lonas por disco tive que trocar o cilindro "novo" de opala pelo da F1000.

Fala José Augusto, tudo bem?

Vc usou cilindro de F-1000 de que ano e qual a marca?

[]´s

p.peleje
19/07/2006, 11:14
Uso toto o sistema do opala com Discos do Berga e pinças do santana, uma pisadinha um pouco mais forte e trava o jeep.

[]s

Peleje

José Augusto
20/07/2006, 00:48
Fala José Augusto, tudo bem?

Vc usou cilindro de F-1000 de que ano e qual a marca?

[]´s

Digo, desculpe a demora, acho que foi do ano 91/92 não me lembro preciso verificar, mas amanha vou dar uma olhada e te informo.

lucciano amaral
20/07/2006, 08:33
Galera eu usava o cilindro do gol bola e disco na dianteria e tambor na traseira, ia ate legal, agora troquei os tambores por disco, ai f.... preciso bombar duas vezes o pedal de freio pra ter pressao suficiente. Vou ter que trocar o cilindro do gol pelo da f1000.
Pra quem ta colocando o sistema agora, ja deve colocar o cilindro da f1000 e fazer o serviço uma vez so, abraços

Digo
20/07/2006, 09:27
Digo, desculpe a demora, acho que foi do ano 91/92 não me lembro preciso verificar, mas amanha vou dar uma olhada e te informo.

Jose Augusto,

Se vc puder fazer esse favor, agradeço muito.

[]´s

Marcos ET
20/07/2006, 14:14
PessoALL, sem querer reinventar a roda... alguém pode me falar quantas polegadas é o cilindro mestre da F.1000 ??? só pra eu brincar de fazer umas contas.... (o cilindro e duplo nao é mesmo? sei q é uma pergunta estúpida, mas vai que o impensavel existe... vai que é simples...)

grande abraço!

José Augusto
20/07/2006, 18:43
Digo, a marca é BOSCH em todo caso tirei algumas fotos e vou postar também algumas da Rural (tb freio a disco nas 4).

Digo
20/07/2006, 19:25
Valew Jose Augusto,
Obrigadão mesmo, com as fotos agora deu pra ver onde tem que refazer a furação, só pra confirmar o seu servo freio é Varga?
[]´s

José Augusto
20/07/2006, 23:52
Do CJ é Varga sim.

Digo
21/07/2006, 09:51
Obrigado, pelo visto ja tenho o que fazer no jeep este fds...

[]´s

tavio_g
06/09/2006, 17:39
Jose Augusto, vc trocou só o servo certo? manteve o hidrovácuo do opala?
deu tudo certo!? o que precisou fazer de adaptação? qto pagou neste servo novo?

abraços

tavio_g
06/09/2006, 18:07
Bom, nada com pesquisar né?
andei fuçando e vi que o da F1000 é P'nP com o servo do Opala.
Ótimo, vou ver o que faço. Alguém tem idéia de qto custa um desses?
Qual modelo/ano/referencia devo comprar?
Isso eu nao achei nos tópicos que vi.

abraços

valmor
07/09/2006, 11:18
Agora fiquei na duvida ....

Que equipamento é este ( cilindro e servo ) das minhas fotos ?????? :pensativo: :pensativo: :pensativo:

[]´s

leopoldo
07/09/2006, 13:49
Valmor.

É o sistema do opala

Atenção:

joga fora essa tubulação de cobre antes que vc se mate com isso !

tubo de cobre :discordo: deve ser usado

tubulação de freio com servo assistencia SÓ pode ser em aço bi-cromatizado ou INOX !:shock:

e + importante:

Antes de vc's todos sairem dizendo que esse serve ou não serve,

Aprendam a usar os catálogos dos fabricantes e extraiam as pressões, os volumes, os SERVO_FREIOS compatíveis (já falei 1000 X que não é hidrovácuo).

se não vc's só saem :parede:

valmor
07/09/2006, 17:35
Valmor.

É o sistema do opala

Atenção:

tubulação de freio com servo assistencia SÓ pode ser em aço bi-cromatizado ou INOX !:shock:

e + importante:

Aprendam a usar os catálogos dos fabricantes e extraiam as pressões, os volumes, os SERVO_FREIOS compatíveis (já falei 1000 X que não é hidrovácuo).

Obrigado , Leopoldo !

:concordo:

A proposito , quanto a tubulação a ser trocada conforme indicação :

Encontro esta tubulação de aço já pronta ???
Onde mando fazer ( se necessario ) ????
É que minha viatura fica no interior , dificil estas encontrar peças . Tenho que levar daqui de SP ......
Tem um topico que ja foi debatido sobre "tubulação de aço" em freios ????Obrigado

[]´s

leopoldo
07/09/2006, 18:35
1- a tubulação deveria vir pronta na ford mas como fazem mais de 10 anos que o jeep parou de ser fabricado, nem nas concessionárias, nem na agromotor. ..... vai ter que comprar cano por metro, cortar e flangear.

2- não sei onde pode mandar fazer além das oficinas VARGA

3- Isso é um problemão

4- aqui vc vai ler muita coisa útil:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3762

|

valmor
07/09/2006, 19:06
Obrigado , novamente , Leopoldo !

Li o topico completo. Tubulação de freio segura é mesmo a de aço mas a instalação não é serviço pra amador .....
Este topico ja tem quase 2 anos. Ainda hoje , não existe tubulação de cobre compativeis em resistencia ao aço e indicadas a serem usadas em sistemas de freio ?

[]´s

leopoldo
07/09/2006, 22:30
Ainda hoje , não existe tubulação de cobre compativeis em resistencia ao aço e indicadas a serem usadas em sistemas de freio ?

:stop: quem é que vai fabricar uma liga especial ?

Os manuais :discordo: recomendam, mandam usar aço e os fabricantes devem tem uma razão muito boa.

Nunca fiz teste de compatibilidade do fluido de freio com o "Cu" (Cuprum = Cobre - não se engane !) ou resistência para comparar os tubos com esses materiais.

Alguém quer tentar usar o "Cu" (da tabela periódica) e testar ? Alguém quer por o "Cu" na reta? :mrgreen:

Precisa verificar também se pode ser executado o flangeamento duplo sem arrebentar a borda do tubo de "Cu" :pensativo:

!

tavio_g
27/04/2007, 14:11
José Augusto, você poderia me informar o código do cilindro da F1000 que você colocou no seu jeep?
Este das fotos??

Obrigado

Marcos
29/04/2007, 12:42
Bom aproveitando a pergunta do Tavio-g, poderia informar também o código do servo-freio que estás usando com o cilindro da F1000?
[]s
marcos

José Augusto
29/04/2007, 13:51
tavio_g e Marcos, estou anexando + uma foto, vou ver se consigo outras informações e + fotos.

Confirmando, o servo freio é VARGA a referência VSFD 0088-6.

Dic3
30/04/2007, 14:00
Valmor.

É o sistema do opala

Atenção:

e + importante:

Caro Leopoldo, agora vc me assustou.

Refiz todo o sistema de freios do meu CJ, (tubulacao, flexiveis, lonas, cilindros de roda) porem a tubulacao que comprei numa loja de 4x4 daqui de Ctba segundo eles era a original. Até porque eu mesmo fiz as curvas (e nao dobras) com relativa tranquilidade.

Voce mencionou que as tubulacoes de aço só podem ser instaladas por profissional, sera que me venderam tubo de refrigeracao? Os tubos nao sao da cor do cobre (sao prateados e brilhantes), porem como falei consegui fazer a instalacao com certa tranquilidade.

leopoldo
30/04/2007, 16:39
Não é que só possa ser instalada por profissional.

É que o "não profissional" poderá nem saber o que é um flangeamento duplo.

Consulte o tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3762

Tubos prateados ou brilhantes = provável aço bicromatizado, com costura. Seria melhor o sem costura, mas como é muuuito difícil de achar .....

Leonardo L.
01/09/2009, 23:08
Senhores,

Estou terminando de refazer a tubulação de freios da viatura e me voltou uma dúvida que já estava presente desde o início: será que este CM dará conta do recado?

Já passei algum tempo caçando os códigos da ATE na internet e não encontrei nada, nem no catálogo deles. A única coisa que sei é que tem o símbolo da VW/Audi no CM - o que não quer dizer muito, mas enfim...

Seguem algumas fotos para ilustrar o dito cujo (e o servo freio)... alguém consegue identificá-lo?

Abraços,
Leonardo

Flaibam
01/09/2009, 23:21
Encontro esta tubulação de aço já pronta ???
Onde mando fazer ( se necessario ) ????
É que minha viatura fica no interior , dificil estas encontrar peças . Tenho que levar daqui de SP ......
[]´s
Estou em Campinas e aqui tem oficinas especializadas em freios. Acho que em muitas cidades, principalmente onde há transporte de cargas, deva existir mecânicos com essa especialidade.
Se você não sabe mexer com os freios, procure quem entende. Além da sua vida, proteja a vida de outros. Faça um serviço bem feito. O fórum é bom para tirar dúvidas, mas o serviço deve ser feito por quem entende.
Tem um mecânico que faz quase tudo na minha viatura. Mas o freio não. Freio é com gente especializada. Pago mais caro (um pouco só, nem é tanto), mas funciona quando precisa!

inaciocm
03/09/2009, 23:59
estou correndo por fora desta "tecnologia do vacuo".rsrsrs
uso todo o sistema original "inscrusive" com pedaleiras no assualho, somente foi colocado discos na dianteira.
se não dosar bem o pé, ele trava tudo!!!
na traseira ainda está os originais, de tambores.
sempre mantenho tudo bem revisado, sem vazamentos, sem peças enferrujadas... lonas e pastilhas sempre novas.
só pretendo mudar mais pela estética mesmo e para "tapar" as entradas de terra e agua do sistema original.
quando for fazer a troca, pretendo instalar peças de um carro do porte do jipe. logo, tudo será de F1000.8-)
melhor um jipe bom de freio que um freio sem jipe.:concordo: