Conectar

Ver Versão Completa : Motor "fervendo"



cmte_carvalho
17/07/2006, 22:00
Olá pessoal;

Percebi que após uma "boa volta" com o Thunderbolt a tampa do radiador fica soltando vapor d'água o que causa um chiado semelhante ao de uma panela de pressão.

Já me disseram que esse tipo de aquecimento é normal em motores 6 cil. de Opala, porém sempre é bom consultar outros amigos para saber se isto é de fato aceitável ou não. Então, o que vocês acham?

Até!

José Carlos
17/07/2006, 22:31
Você tem medidor de temperatura instalado no jipe?

Qual a temperatura marcada nele quando isso acontece?

[]s Jose Carlos

Treme Terra
17/07/2006, 22:33
E ai manicaca...

Desculpe a intimidade prezado futuro comandante.

Quanto a fervura, troque a tampa do radiador por uma de 9 libras e instale um vaso de expanção, se continuar verifique o radiador se não está com as canaletas entupidas.

Abraços.

José Augusto
17/07/2006, 23:16
A tampa tá liberando o excesso de pressão (e vc está perdendo água do sistema), o radiador e tampa estão calibrados de acordo com o motor ?

Se não estiver e vc apenas trocar a tampa por uma que atue em uma pressão maior, o radiador "abre o bico" e vaza em algum lugar (o motor GM 6cc trabalha com bastante pressão).

Vc usa aditivo no radiador, se usar não abuse na proporção, pois o aditivo é péssimo para troca de calor causando aumento na temperatura interna (tive um omega por 10 anos e mais de uma vez tive problemas com mangueiras rompidas, radiador estourado e tampa do vaso de expansão perdida, tudo por causa da proporção exagerada), um termostáto mecânico vai muito bem nestes casos.

Um vazo de expansão pode ser a solução, como disse o Treme Terra, mas se mesmo assim vazar aí o problema é no radiador.

tuna
18/07/2006, 19:44
quando for pra trilha leve miojo, que as refeições ficam garantidas... ;-D
Abraços irônicos...

cmte_carvalho
22/07/2006, 12:14
Olá pessoal!

Desculpe pela demora, tenho tido pouco tempo devido aos estudos. Bem, aí vai:

- José Carlos, o medidor de temperatura do painel queimou (original), estou providenciando um juntamente com o medidor do nível de combustível.

- Fala Júnior, à vontade companheiro. Será que você teria uma imagem desse tal "vaso de expansão"?

- José Augusto, infelizmente não sei se a tampa é adequada até porque não encontrei nenhuma indicação visual nela. Basicamente é só uma tampinha metálica com rosca no seu interior. Eu não uso nenhum aditivo no radiador. Continuo aguardando fotos e mais informações sobre o tal "vaso de expansão"...

- Beleza tuna, vamos fazer o seguinte: você leva o miojo e eu levo o café, ok? Se quiser posso levar umas latinhas de atum também, ehehehehhehehe!


Grande abraço pessoal e muito obrigado pela atenção desde já. Até!

José Augusto
22/07/2006, 17:40
Comandante, o vaso nada mais é que o recipiente onde se verifica o nível de água do radiador dos carros modernos. Ele é ligado ao radiador e tem como função expandir (aumentar de volume) no caso de sobrepressão e a tampa plástica é parecida com a tampa metálica do radiador em sua função, só que ela abre a uma pressão pouco maior.

Estou enviando uma foto que mostra o vaso, esta foto não é do melhor ângulo pois foi tirada para outro propósito mas vai resolver.

cmte_carvalho
22/07/2006, 17:52
Beleza José!

A foto que você colocou já ajudou bastante! Só tenho mais duas dúvidas:

- O preço é muito alto?
- É preciso comprar alguma peça adaptadora? Como é feita a ligação entre o vaso e o radiador?


Obrigado novamente, até!

José Augusto
22/07/2006, 19:04
Comandante, o vaso com a tampa do CJ custou R$ 25,00 "novo", mas depende do modelo que vc escolher, no meu caso os motores que uso a pressão de água é pequena, se for um GM 6cc aí o ideal é pegar um de para GM 6cc como do opala, A/C 20, omega ou silverado (que são mais caros), para ligar vc compra aquelas mangueiras lonadas de pressão, um T (do opala) de latão para ligar na mangueira de retorno do radiador e algumas braçadeiras. Fora isto vai precisar de um suporte para fixar o vaso.

Na Rural quando mandei "selar" o radiador em 2002, o cara me cobrou R$ 80,00, para selar o radiador, comprar a peça e fazer a instalação.

No CJ5, ano passado, mandei revisar o radiador, ele trocou a colmeia e só gastei com as peças (suporte inclusive).

tuna
24/07/2006, 00:36
Comandante, fico até com vergonha.... apesar de ser jipeiro há quinze anos, faz três anos que estou no msj (construindo munha próxima viatura), então só dá pra levar o miojo se for de zeca, tem vaga :-D?
grande abraço!

cmte_carvalho
24/07/2006, 20:01
"Se for de zeca", Tuna? Como assim? Não entendi, afinal o que é ou quem é esse "Zeca", ehehheheheheheheh....?

Até!

tuna
24/07/2006, 21:36
Comandante, salve lá!!!!
Zeca ou Zequinha = passageiro de jeep (aquele que vai no banco de trás), ou seja não é piloto e nem navegador, só serve pra abrir porteira, servir sandubas e cuidar e servir a cerveja :-D, ligar e desligar roda livre na chuva, puxar cabo de guincho, essas coisas, há uma história de que esse apelido vem do desenho animado "speed racer" onde zequinha era o macaco companheiro inseparáravel do gorducho, eles iam no porta malas do mach5 , he, he
Grande abraço.

cmte_carvalho
25/07/2006, 08:47
Ah, agora eu entendi companheiro! Tranquilo, pode vir de "Zeca". A propósito eu gosto do desenho animado do Speed Racer, ehehehehehehhehe... "Go Speedracer, goooooo"...

Na aviação de caça, fala-se que quem voa no assento de trás de aeronaves biplaces está voando "de saco", acho que dá para entender porque (saco cheio, ehehhehehe)...


Grande abraço parceiro, até!