Ver Versão Completa : Motor "fervendo"
cmte_carvalho
17/07/2006, 22:00
Olá pessoal;
Percebi que após uma "boa volta" com o Thunderbolt a tampa do radiador fica soltando vapor d'água o que causa um chiado semelhante ao de uma panela de pressão.
Já me disseram que esse tipo de aquecimento é normal em motores 6 cil. de Opala, porém sempre é bom consultar outros amigos para saber se isto é de fato aceitável ou não. Então, o que vocês acham?
Até!
José Carlos
17/07/2006, 22:31
Você tem medidor de temperatura instalado no jipe?
Qual a temperatura marcada nele quando isso acontece?
[]s Jose Carlos
Treme Terra
17/07/2006, 22:33
E ai manicaca...
Desculpe a intimidade prezado futuro comandante.
Quanto a fervura, troque a tampa do radiador por uma de 9 libras e instale um vaso de expanção, se continuar verifique o radiador se não está com as canaletas entupidas.
Abraços.
José Augusto
17/07/2006, 23:16
A tampa tá liberando o excesso de pressão (e vc está perdendo água do sistema), o radiador e tampa estão calibrados de acordo com o motor ?
Se não estiver e vc apenas trocar a tampa por uma que atue em uma pressão maior, o radiador "abre o bico" e vaza em algum lugar (o motor GM 6cc trabalha com bastante pressão).
Vc usa aditivo no radiador, se usar não abuse na proporção, pois o aditivo é péssimo para troca de calor causando aumento na temperatura interna (tive um omega por 10 anos e mais de uma vez tive problemas com mangueiras rompidas, radiador estourado e tampa do vaso de expansão perdida, tudo por causa da proporção exagerada), um termostáto mecânico vai muito bem nestes casos.
Um vazo de expansão pode ser a solução, como disse o Treme Terra, mas se mesmo assim vazar aí o problema é no radiador.
quando for pra trilha leve miojo, que as refeições ficam garantidas... ;-D
Abraços irônicos...
cmte_carvalho
22/07/2006, 12:14
Olá pessoal!
Desculpe pela demora, tenho tido pouco tempo devido aos estudos. Bem, aí vai:
- José Carlos, o medidor de temperatura do painel queimou (original), estou providenciando um juntamente com o medidor do nível de combustível.
- Fala Júnior, à vontade companheiro. Será que você teria uma imagem desse tal "vaso de expansão"?
- José Augusto, infelizmente não sei se a tampa é adequada até porque não encontrei nenhuma indicação visual nela. Basicamente é só uma tampinha metálica com rosca no seu interior. Eu não uso nenhum aditivo no radiador. Continuo aguardando fotos e mais informações sobre o tal "vaso de expansão"...
- Beleza tuna, vamos fazer o seguinte: você leva o miojo e eu levo o café, ok? Se quiser posso levar umas latinhas de atum também, ehehehehhehehe!
Grande abraço pessoal e muito obrigado pela atenção desde já. Até!
José Augusto
22/07/2006, 17:40
Comandante, o vaso nada mais é que o recipiente onde se verifica o nível de água do radiador dos carros modernos. Ele é ligado ao radiador e tem como função expandir (aumentar de volume) no caso de sobrepressão e a tampa plástica é parecida com a tampa metálica do radiador em sua função, só que ela abre a uma pressão pouco maior.
Estou enviando uma foto que mostra o vaso, esta foto não é do melhor ângulo pois foi tirada para outro propósito mas vai resolver.
cmte_carvalho
22/07/2006, 17:52
Beleza José!
A foto que você colocou já ajudou bastante! Só tenho mais duas dúvidas:
- O preço é muito alto?
- É preciso comprar alguma peça adaptadora? Como é feita a ligação entre o vaso e o radiador?
Obrigado novamente, até!
José Augusto
22/07/2006, 19:04
Comandante, o vaso com a tampa do CJ custou R$ 25,00 "novo", mas depende do modelo que vc escolher, no meu caso os motores que uso a pressão de água é pequena, se for um GM 6cc aí o ideal é pegar um de para GM 6cc como do opala, A/C 20, omega ou silverado (que são mais caros), para ligar vc compra aquelas mangueiras lonadas de pressão, um T (do opala) de latão para ligar na mangueira de retorno do radiador e algumas braçadeiras. Fora isto vai precisar de um suporte para fixar o vaso.
Na Rural quando mandei "selar" o radiador em 2002, o cara me cobrou R$ 80,00, para selar o radiador, comprar a peça e fazer a instalação.
No CJ5, ano passado, mandei revisar o radiador, ele trocou a colmeia e só gastei com as peças (suporte inclusive).
Comandante, fico até com vergonha.... apesar de ser jipeiro há quinze anos, faz três anos que estou no msj (construindo munha próxima viatura), então só dá pra levar o miojo se for de zeca, tem vaga :-D?
grande abraço!
cmte_carvalho
24/07/2006, 20:01
"Se for de zeca", Tuna? Como assim? Não entendi, afinal o que é ou quem é esse "Zeca", ehehheheheheheheh....?
Até!
Comandante, salve lá!!!!
Zeca ou Zequinha = passageiro de jeep (aquele que vai no banco de trás), ou seja não é piloto e nem navegador, só serve pra abrir porteira, servir sandubas e cuidar e servir a cerveja :-D, ligar e desligar roda livre na chuva, puxar cabo de guincho, essas coisas, há uma história de que esse apelido vem do desenho animado "speed racer" onde zequinha era o macaco companheiro inseparáravel do gorducho, eles iam no porta malas do mach5 , he, he
Grande abraço.
cmte_carvalho
25/07/2006, 08:47
Ah, agora eu entendi companheiro! Tranquilo, pode vir de "Zeca". A propósito eu gosto do desenho animado do Speed Racer, ehehehehehehhehe... "Go Speedracer, goooooo"...
Na aviação de caça, fala-se que quem voa no assento de trás de aeronaves biplaces está voando "de saco", acho que dá para entender porque (saco cheio, ehehhehehe)...
Grande abraço parceiro, até!