PDA

Ver Versão Completa : Como colocar Injeção no OHC 2300

brunoecamargo
17/07/2006, 21:42
Alguem sabe se é possivel instalar a injeçao da ranger 4 cilindros no ohc 2300, já que na base sao o mesmo motor? Precisa trocar cabeçote, ou alguma adaptaçao na tubulação da admissão??
Alguem ja adptou injeção neste motor?
Grato

Ramone
17/07/2006, 21:50
Também tenho a mesma dúvido e se alguém chegou a fazer isso, se puder dizer o quanto se gasta em média nessa adaptação, eu agradeço! :concordo:

ribon
17/07/2006, 23:23
Aqui em São José dos Campos, tem uns loucos injetando motor de Opala 4cc e tem um cara que esta para instalar a mesma injeção em um BF-161.

Só sei que estão usando injeção motorcraft monoponoto.

[ ]´s

p.peleje
18/07/2006, 10:28
Aqui em São José dos Campos, tem uns loucos injetando motor de Opala 4cc e tem um cara que esta para instalar a mesma injeção em um BF-161.

Só sei que estão usando injeção motorcraft monoponoto.

[ ]´s

Acho que o Afonso Carlos sabe informar alguma coisa sobre injetar GM151.
Já o ví citando algo sobre isso.

[]s

Peleje

Marcelo Godoy
18/07/2006, 10:29
Prezados,

Se possível, gostaria de saber de obter mais informações a respeito da instalação de injeção eletrônica no BF-161, uma vez que já tenho instalado a ignição eletrônica.

Abraços.

p.peleje
18/07/2006, 12:01
Prezados,

Se possível, gostaria de saber de obter mais informações a respeito da instalação de injeção eletrônica no BF-161, uma vez que já tenho instalado a ignição eletrônica.

Abraços.

Eu nem sei se é possível fazer isso no BF161, porém imagino que com um certo conhecimento, bastante $ consegue fazer isso, nas aí eu faço a pergunta: compensa gastar uma grana num motor pra lá de ultrapassado como o BF? Pq com certeza vai gastar muito mais de R$1.000, e com uns R$1.200 acha um 4.9i completissimo, para quem gosta de motorzão, ou com um pouco mais AP 2.0 Mi para quem acha que é o suficiente, sem esquecer dos GM2.2 ou nos FORD 2.4.

[]s

Peleje

Afonso Carlos
18/07/2006, 12:06
Moçada é o seguinte aqui em bauru cits o povo já ta meio acustumado, em colocar Injeção nos motor, qualquer motor pode ser adptado, a injeção mais fácil de c trabalhar é a do AP Monoponto.
A galera Gasta em torno R$ 1.200,00 entre mão de obra, A injeção e seus derivados + flanges e tal.

Abraços.

ribon
18/07/2006, 12:13
Não devem esquecer que uma injeção monoponto, nada mais é que um carburador com um bico injetor.

Como o Afonso falou.. Qualquer motor pode ser injetado.

[ ]´s

Beto Lacerda
18/07/2006, 12:53
os irmão tabone (dtabone e gtabone) tem um CJ com motor falcon 3.6 injetado com injeção monoponto simples .. funfa redondinho
[]'s

ribon
18/07/2006, 13:09
Outra coisa a ser recordada...

É que: Quando se trocar o motor, não é só o valor do motor. Sempre tem mão de obra, novo cambio, flanges, radiador, carda e etc...

Dificilmente a brincadeira ficar menor que 5K (isso um serviço bem feito)...

Quando o objetivo é simplesmente melhorar o desempenho de um motor velho, acho que é valido injetar ou fazer outras adaptações. Só tem que tomar o cuidado para o pirão não sair mais caro que o peixe.

[ ]´s

Afonso Carlos
18/07/2006, 13:38

É que: Quando se trocar o motor, não é só o valor do motor. Sempre tem mão de obra, novo cambio, flanges, radiador, carda e etc...

Quando o objetivo é simplesmente melhorar o desempenho de um motor velho, acho que é valido injetar ou fazer outras adaptações. Só tem que tomar o cuidado para o pirão não sair mais caro que o peixe.

[ ]´s

X2

Abraços.

Marcelo
18/07/2006, 13:43

[ ]´s
Ribon,

Muito bem lembrado. Às vezes o pessoal coloca "Ah... vai gastar X para melhorar o motor Z, sendo que o motor Y que é muito melhor e mais moderno, custa menos que X". :parede: :parede:

Só que esquecem dos entretantos, e ainda, esquecem que no Brasil os únicos motores modernos são dos carros importados. Porque AP o primeiro foi lançado na década de 70, os do Opala, na mesma época. O das S-10 é o mesmo do Monza da década de 80. Até o novíssimo Ford Fusion usa o mesmo motor Geórgia que saia nos Jeeps Ford.

Mas nem deveria ter dito isso, vai começar novamente aquela infinita discussão sobre motores... :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:

[s]

Marcelo Godoy
18/07/2006, 13:45
Quando se faz uma opção pela troca de motor, temos que levar em conta a mão de obra, flanges, câmbio novo (provavelmente!), etc. o que torna o custo muito além dos $ 1.500 (estimado) de um motor novo.
Prefiro nestas condições optar pela melhoria do motor original, até por que não gostaria de fazer alterações na estrutura do Jeep, sejam calços p/motor ou rebater a parede corta-fogo (por ex.).
A injeção seria uma solução não tão "radical".
Claro que mesmo com IE, o BF-161 ainda não é páreo a ponto de se comparar ao GM 6cilindros por exemplo.
É de acordo com a vontade do dono.

Marcelo
18/07/2006, 13:59
Mas em relação ao tópico...

Acho que vale a pena injetar um motor desses se o uso for bastante erosões, inclinações laterais etc. Essas coisas que um injetado se sai melhor que um carburado. Porque se for para simplesmente injetar para não ter carburador, fica com o bura que é melhor. Manutenção mais simples, qualquer problema você arruma com uma chave de fenda, principalmente no meio da trilha.

[s] palpitados,

p.peleje
18/07/2006, 14:37
Mas em relação ao tópico...

Acho que vale a pena injetar um motor desses se o uso for bastante erosões, inclinações laterais etc. Essas coisas que um injetado se sai melhor que um carburado. Porque se for para simplesmente injetar para não ter carburador, fica com o bura que é melhor. Manutenção mais simples, qualquer problema você arruma com uma chave de fenda, principalmente no meio da trilha.

[s] palpitados,

Concordo qdo se fala que não é apenas o valor do motor, qdo se fala em adaptações de motores, porém dependendo do motor escolhido não se gasta tanto assim, se não for necessário trocar câmbio ou mais alguma coisa o valor nem é tão alto, cai mais ainda qdo já existe no mercado flanges prontas para adaptações, vc em certos caso nem precisa de mecânico, alguém com paciência e um tiquinho de conhecimento faz adaptação na garagem de casa em poucos dias. Claro que para motores onde serão exigidos upgrades em toda parte do jeep a brincadeira vai sair cara.

Não concordo qdo se fala que manutenção de motor carburado é mais barata e mais simples. Depois que coloquei motor injetado no meu jeep nunca mais entrei em oficinas para resolver problemas referente a ele, porém qdo ainda tinha carburado, aff maria, dava raiva.

O problema é que na maioria das vezes as pessoas ficam resolvendo problemas provisoriamente, eu mesmo já fiz isso várias vezes, porém já percebi que é melhor esperar, gastar um pouco mais e fazer algo definitivo, ou seja se gasta uma vez só.

BASTA SABER ONDE SE QUER CHEGAR E QTO TEM PRA INVESTIR. OU SEJA BASTA SABER PLANEJAR.

[]s

Peleje

p.peleje
18/07/2006, 14:48
Moçada é o seguinte aqui em bauru cits o povo já ta meio acustumado, em colocar Injeção nos motor, qualquer motor pode ser adptado, a injeção mais fácil de c trabalhar é a do AP Monoponto.
A galera Gasta em torno R$ 1.200,00 entre mão de obra, A injeção e seus derivados + flanges e tal.

Abraços.

Outra coisa que não me agrada é a seguinte: vc precisa de manutenção nesse motor, GM151 com injeção monoponto de AP, se vc não manjar muito do que foi feito, vai sempre ficar na mão do cara que fez a adaptação, pq só ele sabe o que foi feito, como foi feito e com o que foi feito. Imagina vc pegar estrada, deslocamento pra trilha algo acontecer e só o bendito que adaptou a monponto sabe mexer, nesse casao vc terá que saber tim tim por tim do que foi feito.

[]s

Peleje

fontana
18/07/2006, 15:01
to procurando um sistema pra colocar no meu OHC do Maverick tmb,mas pretendo colocar um sistema multiponto.....ainda não decidi qual vou usar, to pensando na 1avb do santana ou então a monotronic do corsa ou vectra....
só eu arrumar um sistema completo com modulo e chicote q eu vo coloca no meu OHC....depois o caracol magico.....

Marcelo
18/07/2006, 15:18
Não concordo qdo se fala que manutenção de motor carburado é mais barata e mais simples.
Peleje,

Deixa dar um problema no meio da trilha, bem naquele sensor. O que vai fazer? Colocar o Raster e verificar onde é o problema no módulo? Ou vai "espetar o notebook e programar a central"?

Lembro que eu tinha um Kadett EFI e tive que trocar um sensor da IE, custou R$ 350 só o sensor. Pelo mesmo preço eu compro um Carburador inteiro, todo ajustado e revisado.

Qualquer coisa que fizer remendos vai ficar dando problemas, seja o que for. Agora, que manutenção de Carbura é mais cara que de IE, nem a pau.

Não estou defendendo carburador, só acho que em determinadas aplicações um é melhor do que o outro e vice-versa.

[s]

p.peleje
18/07/2006, 16:04
Peleje,

Deixa dar um problema no meio da trilha, bem naquele sensor. O que vai fazer? Colocar o Raster e verificar onde é o problema no módulo? Ou vai "espetar o notebook e programar a central"?

Lembro que eu tinha um Kadett EFI e tive que trocar um sensor da IE, custou R$ 350 só o sensor. Pelo mesmo preço eu compro um Carburador inteiro, todo ajustado e revisado.

Qualquer coisa que fizer remendos vai ficar dando problemas, seja o que for. Agora, que manutenção de Carbura é mais cara que de IE, nem a pau.

Não estou defendendo carburador, só acho que em determinadas aplicações um é melhor do que o outro e vice-versa.

[s]

Hj a maioria dos motores funcionam sem bom parte dos sensores, ficam quadrados, mas funcionam, engana-se quem acha que se der pau num sensor o motor nem liga. Exemplos: atuador da marcha lenta; se bichar a única coisa, que seu consumo vai subir e marcha lenta ficará ruim, porém nada que vc não consegue seguir viagem, sensor de detonação é o mais crítico, porém é o mesmo caso, sonda lambda zuada, o motor liga, fica zuado e vc consegue seguir viagem. Meu motor está sem sensor de velocidade, sem sensor de catalisador e mais um outro que não me lembro agora, e funciona direitinho.

como vc mesmo disse: para achar um problema num injetado basta passar o scanner, trocar o sensor e já era. Agora ficar regulando carbura, sem contar problema com distribuição. AFF. Agora claro, carburado tb vai bem, desde que bem ajeitadinho, porém o mesmo motor carburado e um outro injetado, nem se compara.

Apenas completando para exemplificar que as coisas não são assim tão caras: o sensor mais caro no AP é a sonda lambda que custa por volta de R$150, o restante varia de R$20 a R$100.

[]s

Peleje

chapolin colorado
18/07/2006, 17:42
Pessoal vamos com cuidado,
O motor do Ford Fusion nao tem nada com o OHC e um motor completamente novo da vareta do oleo ao escapamento!
Injetar um motor, direito, nao e tao simples assim.Existem uma serie de paramentros que os sensores enviam para o modulo de controle que precisam ser analisados pelo modulo para que a quantidade de combustivel seja suficiente para o melhor rendimento.Assim cada vez que um sensor e anulado,seja la qual for, o desempenho (consumo ou potencia)do motor e afetado.Montar em qualquer motor um sistema de injecao monoponto nao e tao complicado assim, agora pergunto como esta o rendimento ( potencia x consumo) deste motor?
O motor funcionar e uma coisa,mas funcionar com o melhor rendimento e outra bastante diferente!!! Muitas vezes vamos gastar muito para o rendimento do motor ser o mesmo(ou ate pior) que o com um carburador revisado e funcionando dentro das especificacoes!
Nao estou dizendo que e impossivel montar um sistema multiponto, mas para que este sistema funcione com o melhor rendimento do motor,e necessario muito desenvolvimento e pesquisa,medicoes e dinamometros,etc...o que certamente inviabiliza qualquer sistema de injecao eletronica.
Para um sistema multi-ponto,que e o sistema que traz melhorias significativas considero impossivel pois os atuais sistemas multiponto trabalham com tantos parametros (ponto de ignicao, temp. do ar de admissao, posicao da borboleta, HEGO sensor ( lambda um dos mais importantes), rotacao, ar condicionado, sensor de batida de pino,etc..) e ainda assim seriam necessarios ajustes no programa que faz o controle do sistema !!!

chapolin colorado
18/07/2006, 17:57
Peleje vc mencionou que seu motor esta com tres sensores desligados velocidade, catalisador e um outro.
Sugiro que volte ao seu mecanico pois vc esta com o motor funcionando com o rendimento bastante prejudicado!!!O sensor do catalisador a que vc se refere e o sensor lambda ( HEGO) ? Se for tome muito cuidado pois este e um dos sensores mais importantes do sistema.E ele que informa ao modulo de comando como esta a mistura (pobre/rica) e o mudulo ajusta a quantidade de combustivel que deve ser injetada.Caso o sensor esteja desligado/quebrado o sistema passa a trabalhar com um valor fixo para a mistura e seu motor pode fundir !!!

p.peleje
18/07/2006, 18:38
Peleje vc mencionou que seu motor esta com tres sensores desligados velocidade, catalisador e um outro.
Sugiro que volte ao seu mecanico pois vc esta com o motor funcionando com o rendimento bastante prejudicado!!!O sensor do catalisador a que vc se refere e o sensor lambda ( HEGO) ? Se for tome muito cuidado pois este e um dos sensores mais importantes do sistema.E ele que informa ao modulo de comando como esta a mistura (pobre/rica) e o mudulo ajusta a quantidade de combustivel que deve ser injetada.Caso o sensor esteja desligado/quebrado o sistema passa a trabalhar com um valor fixo para a mistura e seu motor pode fundir !!!

Sensor do catalisador é uma coisa, sonda lambda é outra completamente diferente. Sensor de catalisador informa apenas as condições do catsalisador ao módulo, como meu escape é direto, apenas um silencioso ao invés dos dois originais e mais o catalisador não tenho esse sensor, que não condena em nada o funcionamento do módulo. No caso da sonda lambada eu apenas exemplifiquei, que o motor funfa, mas funfa fora da medida correta de estequiometria.
O de velocidade indica apenas, se qdo o motor está em marcha lenta, se o veículo está em movimento ou não.
O outro sensor que está faltando é um que vai no retorno nos gases, que como tb não uso o sistema original, tb não tenho esse sensor, que tb não serve para nada.

[]s

Peleje

Marcelo
18/07/2006, 19:41
Pessoal vamos com cuidado,
O motor do Ford Fusion nao tem nada com o OHC e um motor completamente novo da vareta do oleo ao escapamento!
Chapolin,

Opsss... confesso que me confundi. :oops: O que usava o mesmo motor Georgia eras as antigas Rangers com motor 4 cilindros. Como tem a mesma cilindrada, 2.3, é fácil confundir que é o mesmo.

Aliás, esse motor do Fusion, o Duratec, é o mesmo que equipa o Ecosport, Focus e Mondeo 2.0, porém com uma cilindrada mais baixa. :concordo: :concordo:

[s] corrigidos,

robertofs
28/07/2006, 18:17
A forma mais simples de se adaptar uma injeção eletrônica em um motor originalmente carburado é usando um módulo genérico de injeção, como o Digipulse. Temos adaptado esse módulo com sucesso em vários motores aqui em Goiânia-GO. Já injetamos GM250, AP 1.8 e Chevette 1.6. É Necessário apenas um corpo de borboleta com sensor de posição da borboleta, um sensor de temperatura da água, um sensor MAP e um sinal negativo da ignição. O módulo oferece potenciômetros para se fazer o ajuste da marcha lenta e da mistura na alta. Basta fazer o assento para os bicos injetores no coletor original, e pronto. Recomendo.

hpnardino
30/07/2006, 17:09
Opá, Blz robertofs, gostaria que você falasse melhor sobre estes modulos genericos, eu tenho um AP2.0 que comprei sem a injeção, veio de um santana que era ijetado, mas o cara já tinha venbdido a parte eletrica quando comprei o motor, agora estou nessa de achar uma injeção pro bicho, dai me interessei sobre este sistema generico.
Agora mais animado em montar o AP.
Um abraço,

chapolin colorado
31/07/2006, 12:24
Ola Robertofs ,
No digipulse não é necessario o sensor Hego (lambda) ?
Como o móduo dosa a quantidade de combustivel que deve ser injetada nas diversas condições de uso do motor ?

Alexandre Melo
09/07/2009, 23:27
Olá,

Caraca, desculpem ´reviver´ um tópico já tão velho e abandonado. Pois bem, espero que seja abandonado e não esquecido.

Eu tenho vontade de instalar uma multiponto no meu OHC 2300, mas confesso que fiquei chateado com o tópico, pois, ao contrário de debaterem COMO COLOCAR injeção, o pessoal ficou debatendo valor, se compensa, se é melhor... etc.

Alguém aí já fez ou viu tal serviço? Eu acho que o da Ranger 4 cilindros seria ideal, mas não o único.

Rola um interesse em debater isso de novo, ou damos o assunto por terminado?

[]´s.

rubensx
10/07/2009, 10:07
Opa...

já tem alguns topicos meus sobre isso... eu fabrico um kit pronto para ele e custa 2.850 reais todas as peças e mão de obra fica por conta do comprador com injeção programável multiponto, com mais de 2 mapas gasolina/alcool etc

Sobr epossibilidades pra colocar o cabeçote da ranger com coletor e tudo fica mais que meu kit, se vc achar só o cabeçote custa 2 mil reais, dai vai coletor, bicos, TBI, injeção, distribuidor com sensor hal, atuador de marcha lenta. lambda, tps, chicote, central de injeção, nessa conta toda mais vale a pena ir no classificados aqui do forum que por 3900 reais tem um amigo de minas vendendo um motor de ranger 2.5 com tudo acoplado... injeção e tudo

Em tempo meu OHC é injetado, unica peça da ranger que uso é o coletor de escape do 2.5, é multiponto, programável e usa supercharger ;-)

abraços

Alvaro Dujipe
20/07/2009, 15:30
Buenas!!

Fiquei curioso quanto a performance deste motor com injeção...

Melhora muito o consumo?

Uso meu Jeep diáriamente, gostaria saber se faz muita diferença...

Obrigado!