Ver Versão Completa : Como colocar Injeção no OHC 2300
brunoecamargo
17/07/2006, 21:42
Alguem sabe se é possivel instalar a injeçao da ranger 4 cilindros no ohc 2300, já que na base sao o mesmo motor? Precisa trocar cabeçote, ou alguma adaptaçao na tubulação da admissão??
Alguem ja adptou injeção neste motor?
Grato
Também tenho a mesma dúvido e se alguém chegou a fazer isso, se puder dizer o quanto se gasta em média nessa adaptação, eu agradeço! :concordo:
Aqui em São José dos Campos, tem uns loucos injetando motor de Opala 4cc e tem um cara que esta para instalar a mesma injeção em um BF-161.
Só sei que estão usando injeção motorcraft monoponoto.
[ ]´s
p.peleje
18/07/2006, 10:28
Aqui em São José dos Campos, tem uns loucos injetando motor de Opala 4cc e tem um cara que esta para instalar a mesma injeção em um BF-161.
Só sei que estão usando injeção motorcraft monoponoto.
[ ]´s
Acho que o Afonso Carlos sabe informar alguma coisa sobre injetar GM151.
Já o ví citando algo sobre isso.
[]s
Peleje
Marcelo Godoy
18/07/2006, 10:29
Prezados,
Se possível, gostaria de saber de obter mais informações a respeito da instalação de injeção eletrônica no BF-161, uma vez que já tenho instalado a ignição eletrônica.
Abraços.
p.peleje
18/07/2006, 12:01
Prezados,
Se possível, gostaria de saber de obter mais informações a respeito da instalação de injeção eletrônica no BF-161, uma vez que já tenho instalado a ignição eletrônica.
Abraços.
Eu nem sei se é possível fazer isso no BF161, porém imagino que com um certo conhecimento, bastante $ consegue fazer isso, nas aí eu faço a pergunta: compensa gastar uma grana num motor pra lá de ultrapassado como o BF? Pq com certeza vai gastar muito mais de R$1.000, e com uns R$1.200 acha um 4.9i completissimo, para quem gosta de motorzão, ou com um pouco mais AP 2.0 Mi para quem acha que é o suficiente, sem esquecer dos GM2.2 ou nos FORD 2.4.
[]s
Peleje
Afonso Carlos
18/07/2006, 12:06
Moçada é o seguinte aqui em bauru cits o povo já ta meio acustumado, em colocar Injeção nos motor, qualquer motor pode ser adptado, a injeção mais fácil de c trabalhar é a do AP Monoponto.
A galera Gasta em torno R$ 1.200,00 entre mão de obra, A injeção e seus derivados + flanges e tal.
Abraços.
Não devem esquecer que uma injeção monoponto, nada mais é que um carburador com um bico injetor.
Como o Afonso falou.. Qualquer motor pode ser injetado.
[ ]´s
Beto Lacerda
18/07/2006, 12:53
os irmão tabone (dtabone e gtabone) tem um CJ com motor falcon 3.6 injetado com injeção monoponto simples .. funfa redondinho
[]'s
Outra coisa a ser recordada...
É que: Quando se trocar o motor, não é só o valor do motor. Sempre tem mão de obra, novo cambio, flanges, radiador, carda e etc...
Dificilmente a brincadeira ficar menor que 5K (isso um serviço bem feito)...
Quando o objetivo é simplesmente melhorar o desempenho de um motor velho, acho que é valido injetar ou fazer outras adaptações. Só tem que tomar o cuidado para o pirão não sair mais caro que o peixe.
[ ]´s
Afonso Carlos
18/07/2006, 13:38
É que: Quando se trocar o motor, não é só o valor do motor. Sempre tem mão de obra, novo cambio, flanges, radiador, carda e etc...
Quando o objetivo é simplesmente melhorar o desempenho de um motor velho, acho que é valido injetar ou fazer outras adaptações. Só tem que tomar o cuidado para o pirão não sair mais caro que o peixe.
[ ]´s
X2
Abraços.
[ ]´s
Ribon,
Muito bem lembrado. Às vezes o pessoal coloca "Ah... vai gastar X para melhorar o motor Z, sendo que o motor Y que é muito melhor e mais moderno, custa menos que X". :parede: :parede:
Só que esquecem dos entretantos, e ainda, esquecem que no Brasil os únicos motores modernos são dos carros importados. Porque AP o primeiro foi lançado na década de 70, os do Opala, na mesma época. O das S-10 é o mesmo do Monza da década de 80. Até o novíssimo Ford Fusion usa o mesmo motor Geórgia que saia nos Jeeps Ford.
Mas nem deveria ter dito isso, vai começar novamente aquela infinita discussão sobre motores... :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:
[s]
Marcelo Godoy
18/07/2006, 13:45
Quando se faz uma opção pela troca de motor, temos que levar em conta a mão de obra, flanges, câmbio novo (provavelmente!), etc. o que torna o custo muito além dos $ 1.500 (estimado) de um motor novo.
Prefiro nestas condições optar pela melhoria do motor original, até por que não gostaria de fazer alterações na estrutura do Jeep, sejam calços p/motor ou rebater a parede corta-fogo (por ex.).
A injeção seria uma solução não tão "radical".
Claro que mesmo com IE, o BF-161 ainda não é páreo a ponto de se comparar ao GM 6cilindros por exemplo.
É de acordo com a vontade do dono.
Mas em relação ao tópico...
Acho que vale a pena injetar um motor desses se o uso for bastante erosões, inclinações laterais etc. Essas coisas que um injetado se sai melhor que um carburado. Porque se for para simplesmente injetar para não ter carburador, fica com o bura que é melhor. Manutenção mais simples, qualquer problema você arruma com uma chave de fenda, principalmente no meio da trilha.
[s] palpitados,
p.peleje
18/07/2006, 14:37
Mas em relação ao tópico...
Acho que vale a pena injetar um motor desses se o uso for bastante erosões, inclinações laterais etc. Essas coisas que um injetado se sai melhor que um carburado. Porque se for para simplesmente injetar para não ter carburador, fica com o bura que é melhor. Manutenção mais simples, qualquer problema você arruma com uma chave de fenda, principalmente no meio da trilha.
[s] palpitados,
Concordo qdo se fala que não é apenas o valor do motor, qdo se fala em adaptações de motores, porém dependendo do motor escolhido não se gasta tanto assim, se não for necessário trocar câmbio ou mais alguma coisa o valor nem é tão alto, cai mais ainda qdo já existe no mercado flanges prontas para adaptações, vc em certos caso nem precisa de mecânico, alguém com paciência e um tiquinho de conhecimento faz adaptação na garagem de casa em poucos dias. Claro que para motores onde serão exigidos upgrades em toda parte do jeep a brincadeira vai sair cara.
Não concordo qdo se fala que manutenção de motor carburado é mais barata e mais simples. Depois que coloquei motor injetado no meu jeep nunca mais entrei em oficinas para resolver problemas referente a ele, porém qdo ainda tinha carburado, aff maria, dava raiva.
O problema é que na maioria das vezes as pessoas ficam resolvendo problemas provisoriamente, eu mesmo já fiz isso várias vezes, porém já percebi que é melhor esperar, gastar um pouco mais e fazer algo definitivo, ou seja se gasta uma vez só.
BASTA SABER ONDE SE QUER CHEGAR E QTO TEM PRA INVESTIR. OU SEJA BASTA SABER PLANEJAR.
[]s
Peleje
p.peleje
18/07/2006, 14:48
Moçada é o seguinte aqui em bauru cits o povo já ta meio acustumado, em colocar Injeção nos motor, qualquer motor pode ser adptado, a injeção mais fácil de c trabalhar é a do AP Monoponto.
A galera Gasta em torno R$ 1.200,00 entre mão de obra, A injeção e seus derivados + flanges e tal.
Abraços.
Outra coisa que não me agrada é a seguinte: vc precisa de manutenção nesse motor, GM151 com injeção monoponto de AP, se vc não manjar muito do que foi feito, vai sempre ficar na mão do cara que fez a adaptação, pq só ele sabe o que foi feito, como foi feito e com o que foi feito. Imagina vc pegar estrada, deslocamento pra trilha algo acontecer e só o bendito que adaptou a monponto sabe mexer, nesse casao vc terá que saber tim tim por tim do que foi feito.
[]s
Peleje
to procurando um sistema pra colocar no meu OHC do Maverick tmb,mas pretendo colocar um sistema multiponto.....ainda não decidi qual vou usar, to pensando na 1avb do santana ou então a monotronic do corsa ou vectra....
só eu arrumar um sistema completo com modulo e chicote q eu vo coloca no meu OHC....depois o caracol magico.....
Não concordo qdo se fala que manutenção de motor carburado é mais barata e mais simples.
Peleje,
Deixa dar um problema no meio da trilha, bem naquele sensor. O que vai fazer? Colocar o Raster e verificar onde é o problema no módulo? Ou vai "espetar o notebook e programar a central"?
Lembro que eu tinha um Kadett EFI e tive que trocar um sensor da IE, custou R$ 350 só o sensor. Pelo mesmo preço eu compro um Carburador inteiro, todo ajustado e revisado.
Qualquer coisa que fizer remendos vai ficar dando problemas, seja o que for. Agora, que manutenção de Carbura é mais cara que de IE, nem a pau.
Não estou defendendo carburador, só acho que em determinadas aplicações um é melhor do que o outro e vice-versa.
[s]
p.peleje
18/07/2006, 16:04
Peleje,
Deixa dar um problema no meio da trilha, bem naquele sensor. O que vai fazer? Colocar o Raster e verificar onde é o problema no módulo? Ou vai "espetar o notebook e programar a central"?
Lembro que eu tinha um Kadett EFI e tive que trocar um sensor da IE, custou R$ 350 só o sensor. Pelo mesmo preço eu compro um Carburador inteiro, todo ajustado e revisado.
Qualquer coisa que fizer remendos vai ficar dando problemas, seja o que for. Agora, que manutenção de Carbura é mais cara que de IE, nem a pau.
Não estou defendendo carburador, só acho que em determinadas aplicações um é melhor do que o outro e vice-versa.
[s]
Hj a maioria dos motores funcionam sem bom parte dos sensores, ficam quadrados, mas funcionam, engana-se quem acha que se der pau num sensor o motor nem liga. Exemplos: atuador da marcha lenta; se bichar a única coisa, que seu consumo vai subir e marcha lenta ficará ruim, porém nada que vc não consegue seguir viagem, sensor de detonação é o mais crítico, porém é o mesmo caso, sonda lambda zuada, o motor liga, fica zuado e vc consegue seguir viagem. Meu motor está sem sensor de velocidade, sem sensor de catalisador e mais um outro que não me lembro agora, e funciona direitinho.
como vc mesmo disse: para achar um problema num injetado basta passar o scanner, trocar o sensor e já era. Agora ficar regulando carbura, sem contar problema com distribuição. AFF. Agora claro, carburado tb vai bem, desde que bem ajeitadinho, porém o mesmo motor carburado e um outro injetado, nem se compara.
Apenas completando para exemplificar que as coisas não são assim tão caras: o sensor mais caro no AP é a sonda lambda que custa por volta de R$150, o restante varia de R$20 a R$100.
[]s
Peleje
chapolin colorado
18/07/2006, 17:42
Pessoal vamos com cuidado,
O motor do Ford Fusion nao tem nada com o OHC e um motor completamente novo da vareta do oleo ao escapamento!
Injetar um motor, direito, nao e tao simples assim.Existem uma serie de paramentros que os sensores enviam para o modulo de controle que precisam ser analisados pelo modulo para que a quantidade de combustivel seja suficiente para o melhor rendimento.Assim cada vez que um sensor e anulado,seja la qual for, o desempenho (consumo ou potencia)do motor e afetado.Montar em qualquer motor um sistema de injecao monoponto nao e tao complicado assim, agora pergunto como esta o rendimento ( potencia x consumo) deste motor?
O motor funcionar e uma coisa,mas funcionar com o melhor rendimento e outra bastante diferente!!! Muitas vezes vamos gastar muito para o rendimento do motor ser o mesmo(ou ate pior) que o com um carburador revisado e funcionando dentro das especificacoes!
Nao estou dizendo que e impossivel montar um sistema multiponto, mas para que este sistema funcione com o melhor rendimento do motor,e necessario muito desenvolvimento e pesquisa,medicoes e dinamometros,etc...o que certamente inviabiliza qualquer sistema de injecao eletronica.
Para um sistema multi-ponto,que e o sistema que traz melhorias significativas considero impossivel pois os atuais sistemas multiponto trabalham com tantos parametros (ponto de ignicao, temp. do ar de admissao, posicao da borboleta, HEGO sensor ( lambda um dos mais importantes), rotacao, ar condicionado, sensor de batida de pino,etc..) e ainda assim seriam necessarios ajustes no programa que faz o controle do sistema !!!
chapolin colorado
18/07/2006, 17:57
Peleje vc mencionou que seu motor esta com tres sensores desligados velocidade, catalisador e um outro.
Sugiro que volte ao seu mecanico pois vc esta com o motor funcionando com o rendimento bastante prejudicado!!!O sensor do catalisador a que vc se refere e o sensor lambda ( HEGO) ? Se for tome muito cuidado pois este e um dos sensores mais importantes do sistema.E ele que informa ao modulo de comando como esta a mistura (pobre/rica) e o mudulo ajusta a quantidade de combustivel que deve ser injetada.Caso o sensor esteja desligado/quebrado o sistema passa a trabalhar com um valor fixo para a mistura e seu motor pode fundir !!!
p.peleje
18/07/2006, 18:38
Peleje vc mencionou que seu motor esta com tres sensores desligados velocidade, catalisador e um outro.
Sugiro que volte ao seu mecanico pois vc esta com o motor funcionando com o rendimento bastante prejudicado!!!O sensor do catalisador a que vc se refere e o sensor lambda ( HEGO) ? Se for tome muito cuidado pois este e um dos sensores mais importantes do sistema.E ele que informa ao modulo de comando como esta a mistura (pobre/rica) e o mudulo ajusta a quantidade de combustivel que deve ser injetada.Caso o sensor esteja desligado/quebrado o sistema passa a trabalhar com um valor fixo para a mistura e seu motor pode fundir !!!
Sensor do catalisador é uma coisa, sonda lambda é outra completamente diferente. Sensor de catalisador informa apenas as condições do catsalisador ao módulo, como meu escape é direto, apenas um silencioso ao invés dos dois originais e mais o catalisador não tenho esse sensor, que não condena em nada o funcionamento do módulo. No caso da sonda lambada eu apenas exemplifiquei, que o motor funfa, mas funfa fora da medida correta de estequiometria.
O de velocidade indica apenas, se qdo o motor está em marcha lenta, se o veículo está em movimento ou não.
O outro sensor que está faltando é um que vai no retorno nos gases, que como tb não uso o sistema original, tb não tenho esse sensor, que tb não serve para nada.
[]s
Peleje
Pessoal vamos com cuidado,
O motor do Ford Fusion nao tem nada com o OHC e um motor completamente novo da vareta do oleo ao escapamento!
Chapolin,
Opsss... confesso que me confundi. :oops: O que usava o mesmo motor Georgia eras as antigas Rangers com motor 4 cilindros. Como tem a mesma cilindrada, 2.3, é fácil confundir que é o mesmo.
Aliás, esse motor do Fusion, o Duratec, é o mesmo que equipa o Ecosport, Focus e Mondeo 2.0, porém com uma cilindrada mais baixa. :concordo: :concordo:
[s] corrigidos,
robertofs
28/07/2006, 18:17
A forma mais simples de se adaptar uma injeção eletrônica em um motor originalmente carburado é usando um módulo genérico de injeção, como o Digipulse. Temos adaptado esse módulo com sucesso em vários motores aqui em Goiânia-GO. Já injetamos GM250, AP 1.8 e Chevette 1.6. É Necessário apenas um corpo de borboleta com sensor de posição da borboleta, um sensor de temperatura da água, um sensor MAP e um sinal negativo da ignição. O módulo oferece potenciômetros para se fazer o ajuste da marcha lenta e da mistura na alta. Basta fazer o assento para os bicos injetores no coletor original, e pronto. Recomendo.
hpnardino
30/07/2006, 17:09
Opá, Blz robertofs, gostaria que você falasse melhor sobre estes modulos genericos, eu tenho um AP2.0 que comprei sem a injeção, veio de um santana que era ijetado, mas o cara já tinha venbdido a parte eletrica quando comprei o motor, agora estou nessa de achar uma injeção pro bicho, dai me interessei sobre este sistema generico.
Agora mais animado em montar o AP.
Um abraço,
chapolin colorado
31/07/2006, 12:24
Ola Robertofs ,
No digipulse não é necessario o sensor Hego (lambda) ?
Como o móduo dosa a quantidade de combustivel que deve ser injetada nas diversas condições de uso do motor ?
Alexandre Melo
09/07/2009, 23:27
Olá,
Caraca, desculpem ´reviver´ um tópico já tão velho e abandonado. Pois bem, espero que seja abandonado e não esquecido.
Eu tenho vontade de instalar uma multiponto no meu OHC 2300, mas confesso que fiquei chateado com o tópico, pois, ao contrário de debaterem COMO COLOCAR injeção, o pessoal ficou debatendo valor, se compensa, se é melhor... etc.
Alguém aí já fez ou viu tal serviço? Eu acho que o da Ranger 4 cilindros seria ideal, mas não o único.
Rola um interesse em debater isso de novo, ou damos o assunto por terminado?
[]´s.
Opa...
já tem alguns topicos meus sobre isso... eu fabrico um kit pronto para ele e custa 2.850 reais todas as peças e mão de obra fica por conta do comprador com injeção programável multiponto, com mais de 2 mapas gasolina/alcool etc
Sobr epossibilidades pra colocar o cabeçote da ranger com coletor e tudo fica mais que meu kit, se vc achar só o cabeçote custa 2 mil reais, dai vai coletor, bicos, TBI, injeção, distribuidor com sensor hal, atuador de marcha lenta. lambda, tps, chicote, central de injeção, nessa conta toda mais vale a pena ir no classificados aqui do forum que por 3900 reais tem um amigo de minas vendendo um motor de ranger 2.5 com tudo acoplado... injeção e tudo
Em tempo meu OHC é injetado, unica peça da ranger que uso é o coletor de escape do 2.5, é multiponto, programável e usa supercharger ;-)
abraços
Alvaro Dujipe
20/07/2009, 15:30
Buenas!!
Fiquei curioso quanto a performance deste motor com injeção...
Melhora muito o consumo?
Uso meu Jeep diáriamente, gostaria saber se faz muita diferença...
Obrigado!