Conectar

Ver Versão Completa : Niva - Como iniciar...

Oto Maia
17/07/2006, 16:27
Boa Tarde amigos. Este é o meu primeiro contacto.
Estou pretendendo me iniciar no time dos Niveiros.
Estou vendo um Niva 91 motor 1.6 todo original.
O valente esta em bom estado. O dono está pedindo R$ 7.500,00.
Pergunto: O preço está bom?
É um modelo adequadeo para se fazer uma reforma para encarar trilhas mais exigentes?
Desde já agradeço a colaboração dos novos irmãos.
Oto Maia

ribon
17/07/2006, 17:12
Oto,

É um jipe extremamente limitado.

Procure outra viatura.

[ ]´s

Oto Maia
17/07/2006, 21:58
Valeu Ribon. Obrigado

Otávio Luiz
18/07/2006, 11:16
Oto,
Pra trilhas pesadas vá de outra viatura.
Já tive Niva e ele é um excelente jipe pra estradas de chão e trilhas leves.
Nas trilhas pesadas deixa a desejar.
Acho que pra você o melhor seria um CJ ou um Samurai.

Ramone
18/07/2006, 11:35
Niva? Não se inicia... :twisted:

:-D

ferchina
25/07/2006, 15:11
Oto, o preço parece bom...agora c procura uma viatura para trilhas pesadas e melhor um cj ou outros com chassis, o Niva e uma viatura mista, encara legal trilhas leves e tem um certo conforto na cidade.

FernandoRisso
25/07/2006, 16:25
Niva naum é jeep... compre um que seja !!!

[]'s

ferchina
25/07/2006, 18:53

[]'s

Claro q não.... Engesa tb não é.... como tantos outros!
Niva é Niva, Engesa é Engesa e Jeep é willys é ford, etc

Cavalcante
25/07/2006, 19:00

[]'s
Vai começar tudo de novo...

GustavoRisso
25/07/2006, 19:06
Verdade! Niva é niva ... já diz tudo! (brincadeira! hein!)
Bem ... pelo que já vi pra tilhas pesadas um jipe com chassi é imprescindível!
CJ, toyota, engesa etc são boas opções ... mas com um valor mais alto que R$ 7.500 ...
[]´s

Polvora
25/07/2006, 20:02
Rapaziada,

Com todo respeito as opiniões postadas, mas o que é trilha pesada ??? E quantas dessas a gente faz pro mês ???

Acho isso muito relativo. :mrgreen:

Concordo que pelo fato do Niva ser monobloco ele é muito limitado, mas é um bom veículo para offroad sim.

Tem um cara aqui do fórum que adora quando pergutam pra ele o que é SPOA e ele já teve Niva. :twisted: :twisted: :twisted:

Eu acho que se a viatura tem manutenção em dia então você vai ter sim um bom veículo para trilhas e sem querer criar polêmica, mas já ví muito Niva deixando neguinho de CJ pra trás exatamente por conta da manutenção.

[]

pedrodoniva
25/07/2006, 21:33
Tenho um niva e meu pai tem um CJ,e te digo que para trilhas pesadas o niva até que se sai bem,não é perfeito,mas que jipe é?!aehauehaueuae
Mas,falar que niva não jipe...pelamordedeus ein?!?!? Carro de passeio com minimo de 22 cm do solo,tração 4x4 permanente,bloqueio e reduzida??? ahuehauehauehuaheauheauhaeae
Além de ser bom na trilha é bom na estrada tmb....se consiguisse passar dos 120 seria perfeito,hehehehehehehehehehe

Rones Jr
26/07/2006, 10:35
Concordo com o Polvora. A questão é: proposta. Qual a proposta de cada carro. A do Niva originalmente, acredito, era enfrentar as estradas de terra soviéticas que quando degelavam ficavam uma maravilha. Cidade-Campo, com gelo, meio gelo meio lama, lama e estrada, chegando até ao asfalto...na cidade. Isto tudo para famílias que não poderiam ter dois carros.
O Niva é realmente limitado para trilhas pesadas, o que não impede de trilha-las. Ao mesmo tempo que os Cj´s, Engesas e Javali´s e outros não se mostram a vontade na cidade. Acredito que no Niva vc vai gastar para deixa-lo bom para trilha pesada e nos outros vc vai gastar para deixa-los confortáveis, estaveis e aptos ao convivio urbano.
Minha opção é de carro misto e como tal acredito que o Niva seja o melhor, apesar de já ter recobado Band e puxado Cj´s de atoleiro.
Contudo, tenho uma coisa em mente: se ficar pondo o Niva em trilha pesada o russinho (original), ele vai sim começar a desalinhar portas....mas eu não troco o meu!

Márcio Magalhães
26/07/2006, 12:38
Caro Rones,

Devo lembrar que o Niva não é um projeto russo, mas sim italiano.

Quanto a ser o melhor para uso misto... bem, troquei meu Niva 95 em um Vitara e não me arrepento nem um pouco.

Se prestarmos atenção na mensagem que abriu o tópico, o camarada quer INICIAR no fora de estrada. Será que ele já dirigiu algum 4x4? Para iniciante o Niva é muito legal. Digo isso por vários motivos: é mais barato; quebra pra cacete e com isso se aprende muito de mecânica; lataria resistente; é robusto para braçadas... e por aí vai.

Além de tudo, para os que gostam do Design, como eu, ele é simpático pra kct!

[]´s,

Rones Jr
26/07/2006, 15:56
Márcio,

qd deia a resposta estava considerando tb o custo/benefício/diversão! Os Samurais e Vitarar tb estão em minha mira!! Rssss....o Samuca então!!!
Pô!! Na Itália tb tem neve!!! rsss

emtsuhako
27/07/2006, 14:53
Oto, R$7.500,00 é um valor bem em conta para um Niva em bome stado, conforme vc descreveu. Tem doido poraí que vende Niva caindo aos pedaços por esse preço. Um Niva em bom estado mesmo vc não acha por menos de R$9.000,00.

Qto a reformar o Niva para trilhas mais exigentes, eu não recomendaria. Se vc quer fazer trilhas onde há muita lama, terra erodida parecendo o Grand Canyon (exagerando... rsrsrs) e atravessar rios, o melhor é vc pegar um jipe de verdade, isto é, um Willys, uma Land Rover, um Engesa, um Javali ou uma Bandeirantes... se vc garimpar pelo interior de Goiás, é bem possível que vc encontre um Willys por menos do que R$6.000,00. Aí é só reformar aos poucos, com a vantagem de que o Willys é chassis, apto a uma gama enorme de adaptações mecânicas.

Sem querer polemizar, Niva não é jipe. Jipe tem que ser construído sobre chassis, Niva é monobloco, portanto, Niva não é jipe. Vc até pode fazer com ele o que se faz com um Willys, mas a vida útil do russinho vai ser encurtada severamente. É só comparar: qtos Willys e Nivas estão rodando Brasil afora em condições de segurança??? Outra, jipe pra ser jipe tem que ter motor diesel, tanto pela maior autonomia qto pela facilidade em passar por cursos de água, sem falar da economia. Pior mesmo é o preço das peças de reposição, uma vez que usando o Niva em trilhas, as peças se desgastarão mais rápido. Mesmo que vc adapte peças nacionais, haverá um custo para isso e acredito que não vale a pena esse investimento.

Eu considero Niva, Samurai, Vitara e Feroza uma categoria à parte. Niva é um utilitário entre SUV e jipe, sem ser um dos dois. Não é um EcAesporte e tb não é uma Land Rover, apesar de ter desempenho, no off-road, melhor do que muitos verdadeiros jipes, principalmente por ser leve, 4x4, ter bloqueio e reduzida.

Pela facilidade de encontrar peças de reposição, ou até mesmo peças alternativas de ótima qualidade e procedência, eu recomendo pegar um Willys. Vale a pena ler a revista 4x4eCia n°145, de Agosto/2005, lá tem uma reportagem de um Willys, CJ-5, que recebeu motor turbo diesel e câmbio de um Kia Grand Sportage capotado. O CJ-5 foi reformado por um gaúcho chamado Daniel Webber e ficou show de bola!!! Um dia vou fazer que nem ele!!!

Márcio Magalhães
27/07/2006, 15:43
Edson,

Para melhorar um pouco. Tira o Samurai dos "à parte" e coloque ele na categoria "pau pra toda obra".

Samurai equipado sobe até parede, literalmente!!! Vide o pessoal do RockCrawling!

[]´s,

Fio
27/07/2006, 16:52
A discussão já começa errada. Não se faz trilhas pesadas tendo um orçamento de 7.500 reais. Nem de Niva, nem de CJ, nem de nada.

E outra Edson, Jipe é antes de tudo uma PROPOSTA, e não um conjunto de caracteristicas especificas como vc citou. Essa historia de chassis ou monobloco, diesel ou gasolina, vai principalmente do gosto de cada um. Mas o Márcio tá certo com relação ao Samurai, ele é 100% Jipe.

E no fim das contas o que vai importar no final, é o BRAÇO do piloto, e não o carro que ele dirige.

[]´s

kemramone
27/07/2006, 17:56
< Essa questão de qual carro é melhor pra isso ou pra aquilo é muito relativa realmente afinal todos somos jipeiros!!!! qual o carro que tenhamos ou queiramos ter é uma outra coisa, pois tenho certeza que ninguém aqui compra um 4x4 porque so com um carro desse modelo serei considerado um verdadeiro jipeiro. Se compra um carro porque se gosta do modelo dele não importando que seja um CJ, Niva, land, Band, Samurai, Etc....!!! E isso pra mim ja basta e não importa que so porque muitos não escolheram o Niva pra ser seu carro 4x4 não significa dizer que ele não seja apto a uma boa trilha com os amigos e que não possa trazer ao seu dono uma agradável convivência nas trilhas!
< Ps: Não importa sua roupa(carro) todos somos Jipeiros de alma e isso sim é o que tem importância.

Estou com o kemramone até q em fim um com verdadeiro espirito 4x4!!:palmas: :palmas: :palmas:
Estamos aqui para ajudar e explicar, a família 4x4 não é preconceituosa:discordo: , pessoas sem uma explicação clara, apenas são pessoas, não jipeiros.
>>Oto, o preço esta bom mas tenha total certeza de q o niva esta bom vá com alguém q entenda de niva dar uma volta com ele, já vi varios trabalhando 4x2 (Diant ou Tras), por estar quebrado mesmo, tome cuidado:concordo: .
E para constar escolhi o niva pelo fato de ser o único veiculo misto com um bom custo/beneficio , e também pelo fato de poder fechar a janela de vidro(com boa visibilidade, Luxo né), não pegar chuva, frio, ter alarme, usar no dia-dia, essa luxuosidade custa caro, tirando o niva, e esses de levar filho para a escola, sobra (os q eu babo:shock: :razz: ) Bandeirante , Land Rover(todos), Rural e Camper. Pense bem nisto um amigo meu pegou um desses militares aberto equipou para ter comforto, unico carro, haha disse q era pro dia-dia ,não estacionava em lugar nenhum e quando chegou no inverno , hum, vendeu:putz::parede: .

emtsuhako
27/07/2006, 19:26
Márcio, o Samurai realmente tem uma estrutura muito forte, mas peca pelo motor, que é 1.3... acho que pra ser um jipe, pelo menos para um uso mais pesado, deveria ter um motor que desenvolvesse mais cavalos. Posso estar falando besteira, mas no rockcrawling o que conta é a força na reduzida, por isso, aliado ao baixo peso mais a estrutura (chassis), o Samuca se dá bem. Agora, imagina um Niva, monobloco, nessas situações??? Será que dura muito???

Fio, ninguém propôs iniciar-se nas trilhas pesadas com um orçamento de R$7.500,00. Esse é o preço do Niva que o Oto viu. Eu propus que ele pegasse um CJ e fosse equipando aos poucos. Geralmente um CJ cru, equipado apenas com pneus lameiros, dá conta de trilhas mais exigentes, como se refere nosso colega Oto. Mas é como vc disse, o que conta é o braço do piloto, ou melhor, aquela pecinha que fica em frente a buzina... rsrsrs... Porém, tenho certeza que entre um chassis e um monobloco, o chassis dura muito mais para quem gosta de trilhas pesadas, independete de quem está pilotando.

Kemramone, de louco todos nós temos um pouco. De jipeiro tb... hehehe!!! Uma vez vi um Gol equipado com dois motores: o original a frente mais um adaptado atrás, no porta-malas!!! Coisa louca, mas o bicho era um verdadeiro "jipe". Pra ter alma de jipeiro, realmente não importa o carro que temos, mas para quem gosta de ir até as últimas ou ultrapassar os limites, um EcAesporte (que é só pele de "off-road") não te leva onde um Niva, um CJ, etc chegam... todos os carros que mencionei tem seus pontos fortes e fracos, o do Niva é a estrutura que não é propícia para se adaptar ao off-road pesado, uma vez que compromete-se sua vida útil muito mais do que carros com chassis...

Márcio Magalhães
28/07/2006, 02:03
Olá,

Justamente, não dura! Já um Samuca... o 1.3 pode até ser fraco em alguns momentos, mas os kit de redução para eles fazem maravilhas!

[]´s,

Marcio Vargas
31/07/2006, 12:12
Alll

O seguinte.
Estou voltando para o Off Road depois de 2 anos como Zeca...
A galera lá do CJ já me conhece, para a galera aqui do Niva me apresento, Sou o Marcio, 25 anos e viciado desde que me lembro por gente no Off Road, meu primeiro CJ foi aos 12 anos quando meu avô que mora no interior me deu o dele, que ele usava na roça... ehehe
Desde então sou CJteiro convicto... Porem a dois anos atraz tive que me desfazer do porcão em virtude do nascimento do meu Bebe...

Agora estou voltando, porem não de CJ, mas de Niva... E é aqui que vc's entram... Eu entendo muito de CJ, mas de Niva não entendo nada..
E devido ao bebe vou voltar ao Off Road de Niva,, Isto esta decidido já,,, Gostaria que vc's que conhecem bem a viatura me dessem as dicas,, Caracteristicas, pontos criticos, pontos fortes, impressoes... Enfim, tudo sobre o Niva...

Já adianto para os que gostam de polemica... Nem me venham dizer que um CJ é melhor,,, eu tive CJ a vida inteira e ainda vou ter outro.. O Niva é devido ao bebe... Pq ele é fechado,... E tb não venham com Samuka,,, Tenho amigos que tem Samuka, uma otima viatura,,, Só que muito cara..

Então vamos lá...

alexandre roveri
31/07/2006, 15:29
Marcio ! Pra uns passeios e trilhas com responsabilidade, vai que é uma beleza !
Eu faço umas coisas mais hard e sei que tenho que pagar um preço por isso !
Mas anota ai !
Longarinas e assoalho são os calcanhares de Aquiles do Niva !

Muita atenção nas longarinas na região da caixa de direção e braço auxiliar, o assoalho na região de fixação das caixas de marcha e t-case !
Parte mecanica é o basico, motor, cambio e t-case e diferenciais se estiverem com problemas é gasto alto com certeza

Do resto não acho que tem muito problema não

Otávio Luiz
31/07/2006, 17:13
Márcio,
Segue o que o Alexandre disse que ele está certo.
Já tive um Niva e agora tenho um CJ.
Não dá pra comparar, são dois jipes distintos.
Agora que você tem um pequenino pra carregar, o Niva é uma ótima escolha.
Só não pense que ele é um tratorzinho igual ao CJ... todo jipe tem seu limite, e o que limita o Niva na minha opinião é a falta de chassis.
Mas pra passeios e trilhas leves vai que é uma beleza!!! Muuuuuito mais confortável que CJ e Samurai... agora se quiser encarar trilhas pesadas, tudo bem, mas como você é macaco velho já sabe, "não existe almoço grátis"...

Cavalcante
31/07/2006, 17:52
É isso aí Marcio. O meu garoto desde os 6 meses já roda no niva.
E coloque nas coisas que se faz na boa com o niva os raids também. Vai que vai!!!
Quanto ao que verificar, além do que já foi dito uma boa limpeza da parte elétrica também ajuda.
Abraços e bemvindo à Rússia

shuther4x4
31/07/2006, 21:51
Mas agora que os ânimos acalmaram vou dar minha opinião:
Quando fui adquirir minha viatura, não fiquei perguntando qual é melhor ou pior, pois sabia que ao mesmo tempo que iria ter umas poucas opiniões idôneas, iria ter a maioria parcial (involuntariamente talvez). Por isso cavuquei várias páginas na net, mecânicas, amigos, ficava observando, tentando entender as limitações de cada viatura, seus defeitos, preço de peças, facilidade de manutenção, etc..
E cada um com a sua, não importa a viatura, eu gosto da minha e acabou, vou tentar tirar dela o melhor possível. Se eu tenho niva, trolha, cj, ranger, não importa, eu tenho uma razão para ter o que tenho, que seja gosto, financeira ou qualquer outra. Não é a que eu sonho (como a maioria aqui sonha com algo diferente - nem que seja um dana 70 ou outra coisa qualquer, todos queremos algo melhor ou melhorar o que temos, como eu) mas é a que tenho. Todos podem se decepcionar, mas também podem reverter esse quadro, nem que seja colocando a viatura a venda e partindo pra outra, ou melhorando a própria, sei lá, mas muita coisa de boa se leva, desde as amizades que aqui encontramos e até mesmo a experiência de nunca mais ter certa viatura.. Por isso Oto, aconselho que pesquise bem, avalie o custo benefício pra você (eu disse pra você, pois cada um tem um diferente) adquira a viatura que tiver intenção e seja Feliz (isso sim é importante e o pessoal daqui certamente te ajudara nisso)...... E depois posta as fotos aí pra falarmos mal........(brincadeira)
Um grande abraço a Todos e desculpe alguma coisa!!

Marcio Vargas
01/08/2006, 07:56
"não existe almoço grátis"...

Ehehe
É isso ai mesmo... Não existe almoço gratis, sei que saindo do CJ e indo para o Niva vou perder em algumas coisas porem ganhar em outras,,,
O que me chama atenção no Niva alem do preço mais acessivel é o fato de ser fechado, ter ar quente ( hj de manha por exemplo quando vim trabalhar estava 02C° ) que com´o bebe não da pra ficarsem aqui na serra... Tem tambem o fato de ser mais confortavel que o CJ, claro que não é nenhum carro de passeio, mas é melhor.
Por outro lado sei que vou perder na capacidade de fazer trilhas,,, Mas tudo bem, este preço estou disposto a pagar.,, Quando quiser fazer uma trilha mais pessada vou de Zeca com o Felipe no Monstrinho,,, ehehe Para trilhas leves e andar campo adentro no inverno ele é perfeito.

Um duvida que ainda persiste e se alguem alem de dar uma rapida explicação puder indicar um site...

Como funciona o sistema de tração dele? Sei que é permanente.. mas tem bloqueio no diferencial central? Como uso o bloqueio? Como é a reduzida? Como é o motor original? Ate que tamanho de pneu cabe sem grandes mudanças?

Akele abraço pessoal

Cavalcante
01/08/2006, 08:41
Marcio,
Quanto à transmissão: o niva é 4x4 integral, como a land. Pra que isso seja possível, a t-case tem um diferencial central. Quando blocado, ele se comporta exatamente como um carro 4x4 parcial com a tração acionada, e o bloqueio então só deve ser usado em terrenos sem tração (lama, areia). Portanto o bloqueio é de diferencial central, não do traseiro ou dianteiro. Isso é um problema, pois em situações de perda de tração em duas rodas de eixos diferentes vc perde toda tração. A vantagem é que vc não precisa descer do carro;-)
Já a reduzida pode ser usada a qualquer momento, em qualquer piso (desde que se engate e desengate com o carro parado. Eu por exemplo engato a reduzida sempre que entro na terra (já que dificilmente se passa de 65 km/h, que é a velocidade máxima em quinta reduzida). Assim sobra um pouquinho de motor e a condução fica bem mais confortável.
Quanto ao motor original: fraco, bêbado, porém confiável. O meu já teve de beber até água com gás devido a um furo de radiador no meio de um raid, e seguiu em frente a 5000 giros, sem nem pensar em queimar junta.
Pneus: pesquise no fórum, tem uma porção de tópicos sobre esse assunto.
[]s

emtsuhako
01/08/2006, 09:44
Pessoal, não me dei conta de que o assunto fosse tão polêmico... rsrsrs... mas já deixo claro que tenho meu Niva e não troco ele por nada... vou sim trocar meu Corsa por um Samuca, Vitara ou Feroza (este quase certo, apesar das opiniões contrárias)...

Márcio Vargas, eu tive meu primeiro contato com um CJ bem antes de vc... foi qdo eu tinha sete anos... era um CJ cara de cavalo, não lembro o ano, que meu avô guardava na garagem dele e eventualmente levava os netos para um passeio no sítio... parecia peça de museu, de tão velho e mal-cuidado que tava o jipe, mas era todo original, inclusive a capota... qdo não era usado, servia de ninho para pássaros, abrigo de cobras ou vespeiros... mesmo nesse estado, o jipe nunca deixou meu avô na mão, assim como meu Niva... felizmente ele vendeu pra um colecionador, que restaurou ele e um dia eu vou pegá-lo de volta... :) Como vc pode ver, dependendo do uso, nem todos tem opinião favorável ao Niva... eu já usei meu Niva para fazer algumas trilhas "heavy" e ele se saiu muito bem, mas, ao mesmo tempo, percebi que sua estrutura é meio fraca, como disse um de nossos colegas, é o calcanhar de Aquiles do Niva... no mais, é pau pra toda obra.. a única coisa é que reclamam do cheiro de gasolina no interior, do forno que vira no verão, do barulho interno parecendo uam Band (exagero, mas é poraí), mas isso é pra quem está acostumado com carro de passeio... se serve de alento para vc, meu Niva NUNCA quebrou (é isso aí pessoal, Niva tb não quebra!!!)... um dia meus netos vão andar nele tb... rsrsrs...

braszil
03/08/2006, 22:46
Verdade Mais alto no preço como tambem na manutençao.

Oto Maia
06/12/2006, 02:53
Caros amigos.
Nunca poderia imaginar uma estreia neste forum com tamanha repercussão.
Vcs devem ter reparado que sumi. Estive fora de circulação...
Vamos aos fatos...

De fato iniciei a discussão de forma errada. Como não tenho experiencia off-road, jamais poderei pensar em começar fazendo trilha pesada.

Há alguns dias tive que buscar adubo de galinha em uma granja. Engatei a carretinha no niva, liguei a reduzida e fui a luta. A estrada de terra era boa mas com muitos aclives e declives. O niva nem deu bola. Parecia que estava andando no asfalto.
Fiquei entusuasmado com esse negocio de off-road.
Resultado. Comprei um Vitara 3 Portas.
MAS NAO VENDI O NIVINHA.
E tem mais. Em estradas de terra, em estado razoavel, ele parece ser melhor que o vitara.
Comprei o vitara porque ele estava pronto, levantado, calçado , com todas as proteçoes e guincho. Vou para Jericoacoara e de lá para Fortaleza, Natal, João Pessoa e Recife. Pouco barro e muita areia. Já mentalizei a possibilidade de viajar metade do país a 90 Km por Hora.
Creio que com as nossas estradas o Brasil virou off-road.
A torcida aqui de casa esta dividida. Empate tecnico entre o Niva e o Vitara.

alexandre roveri
07/12/2006, 12:30
Resultado. Comprei um Vitara 3 Portas.:dance: :dance:
MAS NAO VENDI O NIVINHA.
E tem mais. Em estradas de terra, em estado razoavel, ele parece ser melhor que o vitara.
Comprei o vitara porque ele estava pronto, levantado, calçado , com todas as proteçoes e guincho. Vou para Jericoacoara e de lá para Fortaleza, Natal, João Pessoa e Recife. Pouco barro e muita areia. Já mentalizei a possibilidade de viajar metade do país a 90 Km por Hora.
Creio que com as nossas estradas o Brasil virou off-road.
A torcida aqui de casa esta dividida. Empate tecnico entre o Niva e o Vitara.[/QUOTE]

Ainda ei de conseguir fazer isso ! Ter um Niva e um Vitara :dance: :dance:
O melhor dos dois mundos A tosquisse do Niva e a Perfeição Nipônica !