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Ver Versão Completa : Motor Maxion HSD 2.5



Marcos Petri
17/07/2006, 14:37
Colegas, já li muita coisa aqui sobre o motor MWM sprinter 2.8, e também sobre o Q20B. Pergunta, e esse MAXION HSD 2.5, qual é a ficha do danado ?
Me disseram que é o motor do furgão SPRINTER da Mercedez , ou ainda do LAND ROVER e de algumas caminhonetes RANGER. É isso mesmo ?

A adaptação num fase I é fácil ? O MWM já sei que é quase plug-and-play, já este daí daria uma boa adaptação ?

Achei esse Maxion por R$ 6.000,00, usado mas em bom estado, completo com turbina, mas sem o alternador e sem a embreagem. Outra pergunta, depois de instalado o bicho bebe muito ?

O Q20B, pelo que postaram aqui é muito bom, robusto, de peça fácil e barata, mas tem muito torque e seu volante é muito pesado. Meu amigo que tem uma CAMPER reclama dele pois já estourou ponta de eixo e até já entortou cardã. Já outro amigo tem este motor , mas é num JAVALI, ou seja num jipe que mais parece um trator tratando-se de robustez.

Ou seja, gostaria de colocar um MWM para deixar o meu jipe mais rápido dentre outras coisas, mas tô achando o preço muito salgado, daí tentar outra alternativa, quem sabe este MAXION.

E desde já agradeço as explicações, os conselhos e os palpites.

Petri F I "mula"

Eliseu
17/07/2006, 16:40
Marcos,
não sei como este seu amigo conseguiu quebrar ponta de eixo e cardâ, mas é muito pouco provável ser por causa do Q20. Mais provável ser mau uso, pois no meu Engesa era o S4T, sucessor daquele, com mais potência, e eu exagerei algumas vezes e nunca aconteceu coisa semelhante. Quanto ao motor Maxion HSD 2.5, acredito que vai ficar fraco, pois é de alta rotação, com a potência lá em cima e não é estas coisas de potência. Trabalho com LRover 110, por isto posso dizer isso. Se fosse um motor bom, a S10 e a Ranger não teriam trocado por MWM. Mas por 8/9K vc acha um MWM 2.8 completo. Vai ficar excelente, mas para trilha ainda acho o Maxio S4T melhor. Abraços enlameados!

André Mázzia
17/07/2006, 17:22
Marcos;

Eu tenho uma engesa com esse motor. O que te digo é o seguinte: O valor do motor não é tão alto, é silencioso e econômico.
Não quebra o restante do conjunto por ser de menor potencia / torque cerca de 95/105 cv.
Eu gosto do motor, tem muita ranger, s10, sprinter, land rodando com esse motor, claro que alguns veiculos foram substituidos por 2.8, mas é uma questão de evolução das montadoras.
No meu caso conto com um cambio eaton e reduzida toyota. A vantagem é que fiquei com a relação de dif original e o desempenho ficou igual das ranger / s10, dá pra fazer as contas e verificar isso.
Ando na cidade sem nenhum problema.
Os motores q20b / e a familia s4 tem um torque absurdo, mas são pesados demais e por todo esse torque podem danificar algumas peças, principalmente a transferência.
Claro que tudo depende como se vai andar também, mas eu te digo, não tenho muito que reclamar dessa mecânica.
Fica aqui meus palpites!!!
Abraço

Angelo T. P.
18/07/2006, 17:08
É isso ai Marcos Petri,
condordo com o que nosso amigo Andre falou.
Tenho ele no meu Engesa e NUNCA deu um problema sequer até hj. Faço sempre as trocas de filtro e óleo nunca deixando passar do tempo.
Eu rodo em média 400 a 500km por semana, juntando estrada + cidade e alguns fds faço trilhas e sempre volto com ele inteiro.
O consumo na estrada fica em torno de 11,5 a 12km/l (viajando a 100km/h) e na cidade 9,5 a 10km/l.
Nao tenho do que reclamar.

CAVESO
18/07/2006, 21:59
Minha opinião: pelo preço de um HSD eu compraria um Maxion S4T plus.
Aí sim um baita motor! (meu sonho atual)

José Augusto
19/07/2006, 02:01
Pessoal, tenho o conjunto motor e cambio da Ranger 2002 no CJ5, mesmo no maxion 2.5 L existem algumas diferenças, as Ranger tem um torque de 29 kgfm a 1700 rpm e potência de 115 cv a 3800 rpm como gráfico anexo (a título comparativo GM 6cc tem entre 27 kgfm e 31 kgfm a 2500 rpm), nas s10 e demais veículos que usam este motor tanto o torque quanto a potencia são menores variando torque entre 22 e 27 kgfm e potência de 95 a 105 cv, é um motor relativamente leve em se tratando de diesel, completo pesa 250 kg.

O problema maior é que o motor é sobre alimentado e enquanto a turbina não entra ele não tem força, a diferença é que como se trata de um motor diesel a "inercia" é maior e para alcançar giro ele demora mais que um gasolina, um GM 6 cc a 800 rpm já parte de um torque entre 19 e 28 kgfm enquanto o maxion ficaria com alguma coisa em torno dos 12 kgfm.

No meu CJ5 tenho pneus 35" e relação 9x44, sabendo das limitações quando vou vencer um aclive em 4x2 ou 4x4 high partindo do zero, dou uma acelerada para vencer a inércia da turbina (que é pequena e enche bem rápido) a partir daí engato e piso fundo, já com a redução ligada não é necessário nenhum procedimento.

No meu caso, como fiz um intercooler superdimensionado exageradamente grande (3x o original da ranger) devo ter prejudicado um pouco este tempo de resposta pois o volume a comprimir saindo da turbina até chegar no coletor aumentou bastante. Lembro que quando tinha este motor sem intercoolar e com pneus 31" ele era bem mais esperto mesmo em aclives em 4x2 não precisava dar uma acelerada para tirar a inércia da turbina.

Quanto a comparação com o S4T+, são motores de categoria diferente pois este tem 4.1L, e pesa completo 350 kg, na Rural tenho S4T com intercooler tb exagerado, e testei ela com os pneus 35", o bixo é ignorante, o torque do S4 é muito grande pois ele tem a versão aspirada (que equipava a GM silverado) e portanto já é um motor de alto torque de partida independente da turbina, já parte a 800 rpm de um torque de 28 kgfm e pode chegar na versão plus até 47 kgfm a apenas 1600 rpm.

No caso de um engesa o maxion 2.5 L deve ficar bom, pois a primeira do do 240V é bem curta e deve suprir a falta inicial de torque do motor deixando imperceptível, acredito que o comportamento fique bem próximo de um GM 6 cc, se trocar a tcase por uma com redução aí então não tem nem o que se discutir.

Eliseu
19/07/2006, 09:54
José Augusto,
Vc deu uma grande explicação. No conjunto, prefiro o S4T, pois como disse, uso os dois,como vc, e posso fazer um comparativo, apesar das diferenças entre LRover e Engesa.
Marcos,
Acredito que vc tenha um grande subsídio para escolher. Abraços!

CAVESO
19/07/2006, 12:39
Aproveitando o tópico, se alguém souber de quem tenha um motor S4T ou S4T Plus, tenho interesse em comprar, desde que documentado e num preço bacana!

Marcos Petri
19/07/2006, 15:06
Colegas, muito obrigado pelas explicações e palpites. Talvez o valor no motor seja decisivo, pois de 5 para 9 pilas são preciosas 4 pilas... Mas valeu, e se eu realmente colocar algum destes (ainda não descartei a hipótese de turbinar o 4cc àlcool) darei meu relato.

E se alguém quiser continuar a dar palpites, tá em aberto. Este tema "motor" é um tema bacana de se discutir e interessa a quase todos os engeseiros.

Petri

André Mázzia
19/07/2006, 17:51
Muito legal as explicações.....

Vai mais uma pimentinha ai.....quem usa eixos da rural, cuidado ao utilizar motores muito pesados como os s4t....... por aqui existem relatos de eixos entortados devido ao peso excessivo, e, isso não é em trilhas e sim andando nas ruas (que não deixam de ter menos buracos).

Abraço a todos!!!

CAVESO
19/07/2006, 19:07
Para envergar um eixo de rural apenas com o peso do S4T (340 kg) e buracos de rua, ou a viatura é um carro forte ou o eixo é de borracha!
Mas como acontece cada uma nessa vida, é complicado tentar duvidar!

Se fosse tão pesado assim as balanças de D20 teriam que ser trocadas semanalmente!

Eliseu
20/07/2006, 08:32
Não duvido, mas acho difícil de entortar. No meu é de Rural, e já fiz algumas, e não entortou. Mas quem vai saber o que acontece nestas ruas...

cesarsouza
25/10/2006, 02:23
Sempre pensei em colocar esse maxion 2.5 no meu javali, embora eu tenha adquirido um Q20B. Tenho a impressão que este último ficará muito pesado. Acho que um jeep não precisa mais do que um 2.5, considerando seu menor peso e tamanho, além de ser mais moderno. O pouco torque é tolerável. O que acham ? Abraços.

José Augusto
25/10/2006, 14:49
Cesar, pelo que já expliquei mais abaixo, creio que o maxion 2.5 fica legal no javali, tudo é uma questão da origem do motor (pelo torque, ranger,F1000,Land,MB sprint,GM S10, Matra,...) e do cambio escolhido, de preferência um cambio com a 1a bem curta e 5a over é só alegria, pois aí vc pode até calçar pneus grandes sem problemas.

cesarsouza
26/10/2006, 00:52
Ok !!! obrigado pelas dicas. Mas complementando, vocês sabem se haveria muita dificuldade na adaptação ? Para usar o mesmo câmbio teria que bolar uma flange ? Ou seria melhor outro tipo de câmbio ? Abraços.

cesarsouza
26/10/2006, 01:01
Ouvi dizer que o câmbio do Land Rover dá certo, porque o jeep usa também este motor... mas o custo deve ser aterrorizante...

José Augusto
26/10/2006, 05:37
Cesar, muitos cambio servem nesse motor o problema ou a restrição é a adaptação de uma flange para a a ligação da caixa de transferência com o cambio escolhido e o comprimento final do conjunto.

Craisiler
13/10/2010, 19:26
RECICLANDO POST.


Tenho uma S10 2.5 e ela vem vazando a um bom tempo, coisa pouca, certa de 3~5 gotas de oleo por dia. Resolvi comentar com meu mecanco e ele disse que isso é normal com todos os motors Maxion 2.5 HSD, gostaria de saber se confere!?

Foi me dito também que para curar esse problema só trirando o motor para fazer um reparo por baixo. Confere?!

José Augusto
13/10/2010, 20:43
Craisiler, não é normal vazar óleo, se o vazamento estiver na frente do bloco não é boa coisa e pode significar problema, se o vazamento estiver atrás do bloco é provável que venha de um retentor no eixo que separa a caixa seca do cambio e nesse caso, para trocar tem que tirar o cambio.
Em todo caso é bom verificar.

Craisiler
14/10/2010, 20:02
me falaram em 2500 para resolver esse problema na caixa.

José Augusto
14/10/2010, 20:20
Para resolver o vazamento na entrada da caixa seca (retentor do bloco), gasta-se por volta de 500.

Loiro
15/10/2010, 12:47
Aproveitando o tópico.

Qual a diferença do HSD da MB Sprinter para o da Ranger?
Tem opção de troca de turbina para melhorar um pouco o desempenho?
[]'s

José Augusto
15/10/2010, 15:28
Diferença no motor é mínima, no rendimento nem tanto, segue o resumo:

Na versão EURO I, o da MB Sprinter, não tem o intercooler, turbina garret APL759 trabalhando a 1.1 bar, o cilindro tem diâmetro de 90.48 mm, tem potencia de 95 CV a 3800 rpm e 22.4 kgfm de torque, na ranger o cilindro tem 90.74 mm, tem intercooler, turbina garret APL986-1 trabalhando a 1.1 bar, 115 cv a 4000 rpm e 29.0 kgfm de torque a 1600 rpm.

Os mais novos na versão EURO II todos usam a mesma turbina garret GT20525 trabalhando a 1.15 bar, na MB Sprinter, existem 2 modelos, ambos o diâmetro dos cilindros é de 90.48 mm, um tem 105 cv de potencia a 3600 rpm e 26.5 kgfm de torque a 1800 rpm, o outro tem 115 cv de potencia a 3800 rpm e 29.0 kgfm de torque a 1800 rpm, na ranger o diâmetro dos cilindros é de 90.74 mm, 115 cv a 380 rpm de potencia e 29.0 kgfm de torque a 1600 rpm.

O volume de óleo com filtro no carter é de 7.0 litros na MB Sprinter e 6.5 litros na ranger.

Visualmente de facil identificação a tampa de valvulas do MB Sprinter vem com o logo da Mercedez.

#### fonte da informação: catálogo de especificações técnicas international HS 2.5T (EURO I/EURO II) da INTERNATIONAL Engines

Quanto a turbina, fui me informar e a opção recaiu sobre uma TGV, utilizados nos 2.8 e 3.0 maxion, o desempenho não seria muito afetado, tendo como base a ranger, um aumento de torque próximo a 5% elevando de 29 para aproximadamente 30 kgfm, a maior vantagem seria a entrada desse torque a rotações mais baixas atingindo o máximo próximo a 1400 rpm.

BetoSouza2016
04/03/2017, 10:19
Augusto, por questão de consumo de combustível e força (sou leigo) quero mudar o velho motor bf 161 willys por um à diesel. Qual você me recomenda? E o cambio? Estou querendo continuar com a reduzida do willys, rola isso? Agradeço antecipadamente. Obrigado!

lucciano amaral
04/03/2017, 15:21
NA minha rural estou acabando de colocar um maxion hsd 2.5 com cambio da f1000 1997, ah intercolada de fabrica , nos primeiros teste ficou showwww