Ver Versão Completa : Qual 4x4 tem e/ou jah teve ? e qual sua opiniao ?
Qual eh o 4x4 que tem hj ? e sua opniao sobre ele ? Qual teve anteriormente e sua opiniao.....
Tenho um Engesa fase II 1989. É meu primeiro 4x4 e não andei nele ainda (doido pra isso acontecer)!
jomlenom
16/07/2006, 22:10
Tenho uma Toyota Bandeirantes 1979 "Brucutu" - um tanque de guerra.
Já tive um Willys 64 e outra Toy. Band 85.
legalzzzz :concordo:
[]´s
Dieselboy
16/07/2006, 22:22
Temos um Niva 93/93 com motor VW AP 1.8 (álcool) há um ano, é o primeiro jipe 4x4 que adquirimos (antes havíamos tido apenas picapes 4x4) e ele tem se mostrado muito valente. Atende muito bem ao lazer, com ele o entretenimento do final de semana está garantido.
Não gosto nem tenho coragem para encarar trilhas impossíveis, pois em geral por mais cuidado que se tenha nestes percursos pesados SEMPRE acaba-se com algum componente do carro quebrado :evil: ou ainda com arranhões e amassados na lataria :evil: isso quando não se volta para casa guinchado!!! :evil:
Por outro lado curto trilhas leves e médias :-D pois permitem que se utilize a maioria das funções do jipe sem que isto necessariamente comprometa sua estrutura, contudo estes percursos são feitos SEMPRE com muito cuidado e sobretudo paciência.
Amostardeiro
16/07/2006, 22:57
Qual eh o 4x4 que tem hj ? e sua opniao sobre ele ? Qual teve anteriormente e sua opiniao.....
Estou na quarta viatura 4x4, foram na ordem:
1º- CJ 5 1971 com capota rigida em aço, motor GM 4 cil, fiquei pouco tempo,
2º- Pajerinho 1992, TD tenho saudades dela, forte, valente e econômica,
3º- Sportage 1997, 2.0 16 V, boa mas meio beberona,
4º- Sportage 2001, TDi, boa e econômica.
Tirando o CJ 5, os outros sempre foram usados no dia a dia e para algumas incursões off- road leves a no máximo médias.
Abraço
Alessandro Henrique
17/07/2006, 04:10
Poderia deixar claro o objetivo desta pesquisa?
Minha contribuicao: CJ-5 ;
Sds.
A razao do topico eh curiosidade. sou "meio" novo no forum. Antes de cadastrar me jah lia muito. E vejo as pessoas escrevendo ideias, palpites, abobrinhas. cada um fala o q acha. Discutir sobre o melhor 4x4 eh como discutir sobre o melhor time de futebol. cada um cada um.
Entao achei melhor perguntar q carro tem ou teve e o q acha.
Eu mesmo tive 2 JPX. um amei e o outro odiei.
66 CJ5
69 CJ5 Nao tenho muito o q falar dos dois, foi qdo comecei com carros.
81 Bandeirante vazava em tudo q era lugar mas nunca deixou na mao
94 JPX foi um dos 1o. fabricados. soh tive alegria. cansei de fazer trilha com ele.
96 JPX soh dor de cabeca. troquei motor e cabecote sei lah qtas vezes.
92 Samurai otimo jipinho o problema era espaco e achar pecas
93 Hilux SW4 esse eh o q tenho mais historias, trilhas viagens. excelente carro
88 F-150 XLT otimo carro ateh eu rachar o chassis pulando nas dunas
78 Chevy K20 monstro de forte, mas muito duro e bebia um gas. era 6.0 c/ carburador
92 Bronco meu atual carro de trilha, Otimo, confortavel, posso fazer trilhas longas q n cansa.
Se pudesse "comecar" de novo teria novamente a SW4 e a Bronco
Na Bronco ao inves de colocar Stage II, colocaria eixo rigido.
Na toyota soh trocava filtro e oleo. nunca tive problema em nada. Foi o carro q fiquei mais tempo.
fernandão
17/07/2006, 23:20
Toyota 68 primeira viatura 4x4 onde tudo começou :dance:
Cj 05 4 viaturas fora os dois atuais Sem comentarios
troller já tive 2 97 e outro 99
engesa F1 86 essa nunca mais ( num tive sorte ) :shock:
hilux Cs 93 um trator não quebra nunca
niva 93 fiz umas trilhas e vendi !!!!:twisted:
F- 75 gostei mas era muito comprida pra trilha não deu coragem de cortar
Hoje tenho
2 cj 60 / 73
uma Nissam d 21 Cd 4x4
uma Rural 68 que está em transformação mas vai deeeeeeemorarrrrrrrrr
[]´s como vcs podem perceber eu tenho uma quedinha por Cj :mrgreen:
Otávio Luiz
18/07/2006, 09:22
Niva 91 - Meu primeiro 4x4. Excelente para encarar estradões e trilhas leves. A suspensão é bem confortável, a tração integral ajuda bastante. Na cidade vai bem, um pouco gastão, mas pode ser melhorado. Acho o Niva um injustiçado, tentam fazer com ele coisas pra que não foi feito e depois falam mal, ou compram um carro bichado e dizem que só dá problema...
CJ6 69 - Meu segundo e atual 4x4. Excelente pra trilha, um trator. Dá pra modificar a vontade trocando eixos, motor, caixa, etc... e transformar num monstrengo pra trilhas.
Mas é desconfortável nas estradas, principalmente de terra, e na cidade, e bebe pra kct...
Minha opinião: Niva pro dia a dia e passeios e o CJ pra trilha.
É claro que isso é minha opinião e essas são as viaturas que consigo comprar.
Consigo comprar mas não estou conseguindo manter...:cry:
Duda Lopes
18/07/2006, 18:53
3 Jeep´s CJ5 - 1957, 1965 e o atual 1975.
1 Toyota Band 1989, levada pelos larápios, ainda bem que tinha seguro dela.
Esse tópico ajudaria muito aquelas pessoas que estão a procura de seu 4x4 ideal... portanto vou descrever melhor minhas viaturas!!!:idea:
Cj-5 1977 vermelho - Motor OHC 04 cilindros gasolina, câmbio de 04 marchas, pneus argentinos, mecãnica totalmente original com exceção do freio a disco nas 04 rodas e da ignição eletrônica.
Comprei-o em 2000, vendi em 2002. Usava o carro no dia-a-dia, faculdade, baladas, viagens, etc.
:arrow: Conforto precário, ruim para estacionar, pouco ágil na cidade, gastão, suspensão dura, muito frio e úmido em dias de chuva (entrava água sim!!!), excelente visibilidade traseira, muitos acessórios e adaptações disponíveis, manutenção simples e barata. Não deixava coisas dentro pela capota de lona... Fiquei na mão uma vez, quando precisei fazer a retífica de seu motor... de resto, manutenção de rotina como todo 4x4. Não fiz muitas trilhas com ele, pois ainda começava no universo 4x4. Ruim para estradas, velocidade de cruzeiro por volta dos 80km/h. Excelente carro para começar e aprender noções básicas de mecânica.
Recuperei todo meu investimento no seu preço de venda. :-D
F-75 1978 azul - Encurtada 40cm, motor GM 4.1/s 06 cilindros gasolina e GNV, câmbio Clarck 04 marchas, direção hidráuica, embreagem hidráulica, pneus 33, freio a disco, suspensão trabalhada. Nunca fiquei na mão.
Fui buscá-la em Porto Alegre após 03 meses de conversa. Voltei rodando, uma viagem fantástica em companhia de meu pai no ano de 2003.
Também utilizada para todas as atividades diárias...
:arrow: Conforto excelente para um 4x4, ruim para estacionar, grande economia devido ao GNV (semelhante a um carro 1.0), excelente ambiente térmico, mesmo em dias frios e chuva (mas também entrava água), excelente capacidade de carga na caçamba, ruim para carregar os amigos... menor risco de capotamento nas trilhas, motor mais elástico, câmbio mais macio e folgado (em relação ao CJ), excelente na estrada (mais estável, velocidade de cruzeiro 100-110 km/h), mais ágil na cidade apesar de maior tamanho, má visibilidade traseira, mais difícil de encontrar acessórios, manutenção simples e barata. Excelente carro para uso misto.
Agora estou vendendo a Azulinha e partindo para um 4x4 diesel... em breve, novas impressões!!!:concordo:
Abraços,
1- CJ5 1969 um HORROR, só me deu dor de cabeca e perjuizo .. aturei ele por 1 ano
2- Samurai 97 - já fazem quase 4 anos que o tenho é só me da alegrias, nao tenho absolutamente NADA a reclamar..
T+
KCT...
E eu que achava que não sossegava com meus jipes. Tudo bem que tô "só" há 06 anos na brincadeira, mas tem umas frotinhas ai pra trás consideráveis!!!
Vamos lá:
1 - CJ5 1969 "Eugênio" - Pneus 35" espaçadores de roda de aluminio, SPOA (um dos primeiros) RS9000, W12000, rodas com off-set especial, etc.
2 - CAMPER TD 4.2 "Maria Bonita" - Motor MWM Sprint 6cc, carroceria modificada, pneus 32" MTR
3 - Samurai 94 "Corisco" - Esse ficou só no projeto. Rodei 1 ano com ele e fui juntando as peças na garagem: Pneus 31" MudMax, ARB, XCrawler..... Nada disso foi montado..... infelizmente. O carrinho só não me deu mais de R$ 100,00 de manutenção
4 - Cherokee Sport 98 "Xeppa" - Originalzinha, exceto pelo GNV. Visitava mais postos de gasolina do que minha namorada.
5 - Troller T4 2003 "sem nome" - Bola da vez. To curtindo pacas o estilo esportivo aliado a um legitimo 4x4
Bom eu tive um cj3-b 1952 que comprei em 91, reformei inteiro em 93 mudando a mecânica para ohc, câmbio de quatro marchas, freio a disco nas quatro, relação 9x44, não tinha o reclamar, andava bem e até que num bebia muito por causa do peso, usava no dia a dia e trilhas vendi em 95 recuperando meu investimeno e ainda recebendo um cj-5 1974 original bf 161 3 marchas, freio a tambor como parte do pagamento, que usei no dia a dia e em trilhas até 1998 (preciso scannear as fotos dele), quando comprei um samurai sj80 1997, que só me deu alegrias até 2002, e em 2003 comprei os pedaços de um cj-5 1962 que hoje estão se transformando em jeep...
nas fotos: o samurai no raid da cantareira de 2001
o "super quinze", que aliás, antes de ficar pronto, vai mudar de nome na oficinha...
e o saudoso 52 (varejeira) na trilha do bonete;
Abraços com saudades de todos eles...
Chacal do Pantanal
25/07/2006, 10:14
1º. Niva 1991, original, foi o começo, não me deu dor de cabeça, mas eu mantinha a manutenção "ali" em cima da pinta, rodei tres anos com ele.
2º. Willys CJ 5 1972, adquirido do EB, reformei todinho, mas o custo benefício foi baixo, usava muito pouco, ficava muito tempo parado.
3º. Toy Band 1984, também reformei toda, essa me atende o dia todo, tanto que vendi o outro carro, usando-a para o dia a dia. mas também coloquei tudo que podia, AC, DH, etc, etc, esta sendo o melhor custo beneficio de todos
Esse tópico ajudaria muito aquelas pessoas que estão a procura de seu 4x4 ideal... portanto vou descrever melhor minhas viaturas!!!:i
legal.... espero q esse topico possa ajudar alguem na hora de trocar de carro.
eh melhor perguntar aqui do que para o vendedor q vai t vender o "melhor 4x4 do mundo"......rs
1° - CJ3 1953 Recuperei todinho, mas td mesmo, com eixos Dana 44, caixa 4 m, motor Opala 4 cil. Só deu alegria. Vendi por outras prioridades.
2° - Engesa FI 86 Sonho realizado. Qdo comprei, fiquei muitas vezes empenhado, até solucionar todas as panes que o mecanico do antigo dono deixou(existe sim, aquele que faz meia boca, para o veículo retornar...). Depois, foi só curtição, até que resolvi fazer a lataria. Aí em seguida eu vendi, novamente por outras prioridades. Ele tinha capota rígida, motor Maxxion S4T, guincho Warn 9000, eixos Dana 44, AC, DH, pneu BF 33 zerados, isolamento termo-acústico, bancos Ômega... Usava para tudo: dia a dia, viagens, férias, trilhas leves, médias e pesadas. Como disse, td depende do mecanico. Depois que acertei td, fazia até trilha média sozinho, tamanha a confiança. Ah, e é um conforto só, muito macio, mesmo com calços 5 cm e pneu 33. Podem ver aqui no fórum: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=16849
3° - Futuramente um Niva ou Javali ou JPX....Só para não ficar parado! Espero ter contribuído!
msantoro
28/07/2006, 10:58
Ok, Vamos lá.
Tive dois (2) CJ5 - Um 1978 com motor 1962, 6 'canecos' Willys Hurricane e Cx de 4 marchas com diferencial alongado. Não deixou a desejar nem em viagens (em estradas andava a 100Km /H, sereninho! ) e trilhas.
O outro CJ foi um Ford 1978 Azul. Tenho saudades desse. Só partiu a coluna de direção, de resto foi muito bem.
Um Niva 1992- tb acho ele injustiçado. Um bom jipe apesar da fragilidade da embreagem original e acabamento. Pelo menos comigo cansou de dar problemas. Cansei dele e parti para outra coisa MUUUUIto melhor..
Um Samurai 1997 - O melhor de todos até agora, disparado! Rodei 100.000 Km sem um único pití ! O carro é truculento!
Atualmente estou com um Jimny 2001/2002 - Conforto e agilidade on-road e nervoso fora de estrada (ainda estou testanto ele off-road). Me parece não deixar a desejar. Estou satisfeito.
Hoje se eu trocasse por outro, pela terceira vez consecutiva, seria um SUZUKI. Abraço
thiagoloco
28/07/2006, 15:37
Todos carros do meu pai, mas eu curtia eles mais na trilha do que o velho...
1º Willys CJ5 62, compramos todo etrupiado, 6 cilindros, 3 marchas orginal, mas bonito de lata, pois a lata tinha sido feita pela malrboro para filmar este jipe nas dunas de natal para o malrboro adventure team... fizemos tudo, colocamos bancos concha, fizemos o cambio, motor, chassis, suspençao... TUDO!!!
2º Engesa 87 o PIU PIU, compramos depois que o antigo dono tinha feito a reforma, que tinha passado para diesel, no começo ja o pegamos com a t-case estourada, e achamos que ia ser um micão na nossa mão, ja estamos 3 anos com ele, logico gastou muito soh de manutençao pq de resto ja estava pronto... com ranchos, motor diesel, turbinado, guincho, pneu 33", gaiola, bancos concha, enfim tava prontinho...
Agora só está a venda por motivo de saúde na familia...
3º Samurai 94, injetado, e mais uma vez pegamos todo ferrado, fizemos tudo, ateh o eixo estava empenado, feixes de mola quebrados e etc... depois de pronto, num aguentavamos mais andar naquele treco que pula pra caramba...
trocamos no...
4º Troller 2000, gasolina ap 2000, ja pegamos bem ajeitadinho, com pneus 33", fizemos alguns acertos na suspençao, colocamos o kit gás, e ficamos uns 6 meses com o carro...
ai apareceu o...
5º Cherokee 98, com suspençao pro comp, eixos de troller 2005, com bloqueio dianteiro e traseiro, reduzida na t-case, e no diferencial, pneus 33", e outras coisinhas, a unica coisa que fizemos foi colocar o gas, algumas manutençoes.... agora podemos partir para mais alguns up-grades.... eh isso ai....
abraçoss
msantoro
11/08/2006, 14:05
Bom, agora, sugiro começar a escrever as 'Memórias de um Jipeiro', com direito a estatísticas, experiências pessoais, adaptações, soluções, dores de cabeça e tudo mais que se possa. Que tal? manda ver ! Um .DOC, um PDF, sei lá! vale !! vai ser útil pra muita gente ! Aproveita e assina em baixo. Abraço:palmas:
RegisCandeia
11/08/2006, 21:09
O primeiro foi o Teimoso. Willys 66, tá comigo até hoje, vou amanhã pra trilha!!!
Não sei quem é mais teimoso, o jipe ou eu. Já me disseram um milhão de vezes prá eu trocar, mas eu continuo insistindo... com motor original, fundido em Taubaté em 1966.
Depois tive uma F-1000 4x4, cabine dupla, bancos de couro, pneus BF Mud Terrain 33".
Eu amava minha F-1000!!! A única coisa que me incomodou nela foi o acionamento elétrico da tração e da reduzida. Não consegui consertar, depois de inúmeras tentativas. Acabei entregando na troca pela atual viatura, uma L-200 Savana, que eu estou gostando muito. Faço muitos passeios, sem limite de terreno. Areia, barro, campo, pedra, ela encara tudo quanto é coisa. O único problema é a falta de espaço interno.
Mas é que eu estava mal acostumado... na F-1000 eu tinha um sofá-cama no banco de trás. Sério, não é exagero! O encosto do banco traseiro rebatia, e virava uma cama de casal!!! A cabine dupla foi feita pela Cioatto de São Marcos, era muito espaçosa! Agora, na L-200, quem vai atrás fica bastante apertado...
tenho um cj5 1965
e o que tenho a dizer sobre ele
por mais coisas ruins que ja ouvi falarem sobre esse veiculo
eu não troco ele por nada!
só por outros veiculos de maior valor, pois dai vendo e monto um cj mais foda que o anterior hehe
acho simplesmente animal
tanto todo originalzinho, quando os mais monstruosos