PDA

Ver Versão Completa : Funilaria e pintura: preciso de dicas!!!



emtsuhako
15/07/2006, 17:05
Colegas, hj fui em três funilarias bem conhecidas na minha cidade... a primeira é de um retaurador de carros antigos, o cara orçou em DEZ MIL LATINHAS (!!!) uma pintura completa no meu Niva... raspagem de toda tinta original, nada de massa, tinta PU, pintura das partes mecânicas, pintura completa da lataria, inclusive cofre do motor, e garantia contra qq defeito na pintura... não conta a parte do mecânico e do vidraceiro... a segunda orçou em 3.500 latinhas com pintura completa, mas sem raspagem da tinta original, pintura das partes mecânicas, tinta PU e segundo polimento após um mês da entrega e correção contra qq defeito... não conta mecânico e vidraceiro... a terceira orçou em 5.000 latinhas... serviço completo, inclusive mecânico e vidraceiro... este último fez um bom serviço na Caravan do meu véio, há muito tempo atrás...

Minhas dúvidas são:

1. qual a melhor tinta??? Já ouvi falar de duco e PU... qual a diferença entre esses tipos de tintas??? Tem outro tipo além dessas?

2. compensa raspar (tirar) toda a tinta original???

3. qual o melhor fundo, caso raspe toda a tinta original???

4. qual a melhor proteção para se usar por cima da pintura nova???

5. qto custa, mais ou menos, para um mecânico desmontar e remontar o motor, diferenciais, eixos, câmbio, etc???

6. eu acho as borrachas do pára-brisa e do vidro traseiro com aqueles frisos cromados???

6. existe, para vender, o borrachão do pára-choques dianteiro e traseiro???

7. é caro cromar peças, tais como o emblema traseiro (aquele em que está escrito NIVA 16000)?

8. qto cobra um tapeceiro (ou capoteiro) para colocar aquela espécie de carpete usado em carros novos??? É possível fazer uma peça só, isto é, sem recortar, como nos carros novos???

Agradeço desde já quem puder me ajudar ou puder passar dicas para que eu não entre numa furada...

{ }s

Rones Jr
16/07/2006, 00:44
10.000????? ....vai folear a ouro???!! Rsss. Vamos as que posso responder.
1 - Eu acho que a P.U é melhor e mantem o brilho por muito mais tempo. No meu caso tive que usar a sintética, por que verde original já é dificil, P.U então...no way! Mas, usamos um esmalte final muito bom que garantiu um bom brilho (não vou mais babar sobre este assunto!). No seu caso acho que vc acha o vermelho em P.U.
2 - No meu só tirei, pq o dono anterior havia feito uma besteira das grandes. A tinta não secava, ficava um película "emborrachada" . Não dava para pintar por cima. Então tive que raspar. Se a sua tinta é original e não tem estes problemas não é necessário. A não ser que vc queira mesmo. No meu caso, mesmo com toda minha chatisse só raspei a tinta pq era necessário.
3 - Isso eu não sei! Mas veja a resposta 2!
4 - Além dos espelhamento normal, usei um Ziebart.
5 - Não tenho ideia. Mas, para que? Veja o trabalho em meu flog no cofre do motor e fundo. Tudo foi feito sem desmontar. Se precisar mando as fotos em detalhes.
6 - Procurei em tudo q é lugar e não achei.
6 - Acho que em uma casa especializada em frisos vc pode achar algo parecido.
7 - Eu acho caro cromar. Re-cromei os aros do farol por 70 pilas, achei caro. Para fazer o filtro de ar e tampa do cabeçote ficava em 250 latas! O meu emblema, foi só polido e pintado de preto, conforme original. Acho que esta peça é de alumínio.
8 - Bem, no caso do Shrek, ele fez a capa superior em material embrorrachado de forma costurada, mas bem escondida! Mas, isso aqui no ES....acho quem em SP deve haver gente boa. Gastei 500, com fundo, peças lateriais e forro do teto.

P/S
1 - tá mais barato mandar o carro para aqui no ES!!!

2 - Gastei na pintura, incluso montagem de vidros e material 2.500, em 4 voadores....ixxxiiii tomara q minha esposa não veja este forum!!!

3 - Mas, sem raspagem ficaria em 1.800.

4 - O resultado vc já viu no flog.

Boa sorte na reforma,

Rones

emtsuhako
16/07/2006, 11:33
Rones,

eu penso em tirar a tinta original pq vejo muitos Nivas com pontos de ferrugens ou vários podres... a primeira coisa que me vem a cabeça, além da falta de conservação, é que talvez a pintura lá na Rússia seja de péssima qualidade, por isso eu gostaria de refazer toda a pintura, isto é, começando diretamente da lata mesmo.

O que é esse Ziebart??? Se eu pintar com PU, tenho que envernizar mesmo assim???

O motor deverá, obrigatoriamente, ser desmontado para a colocação de um isolante aluminizado na parede corta-fogo, do lado do cofre do motor. Espero reduzir drasticamente o calor que vai pro interior do Niva... tb vou colocar esse mesmo isolante por baixo do capô, evitando que o calor danifique a pintura do capô... por capricho, vou encomendar um protetor de capô, em curvim, pra proteger a frente do mesmo contra pedras e insetos... acho que deve ficar legal...

Acho que vou quebrar um pouco a originalidade da pintura do Niva e pedir para pintar com batida de pedra no local daquela faixa pintada de preta bem próxima ao assoalho... meu ex-Gol era assim e ficava bem protegido... aí é só pintar de preto...

Putz!!! 250?!?!?! Já desisti... Tb queria cromar a panela do filtro e a tampa do cabeçote... mas 250 é caro demais!!!

Um amigo meu me disse que um mecânico, em média, cobra 150 latinhas para montar e desmontar o motor do cofre... até que tá em conta...

Esse mesmo amigo levou o Passat dele para funilaria e pintura, em Marília/SP... gastou 2.350... a pintura ficou simplesmente ótima!!! E foi serviço completo, com direito a pintura das partes mecânicas... talvez eu leve pra lá... o dose é que não estarei por perto pra vistoriar o serviço do cara... :(

Pelo visto as borrachas com frisos cromados vai ficar só na vontade mesmo... antes verei se é possível importar ou utilizar alguma borracha que vai uns frisos de plástico com a superfície cromada... vi esses frisos numa loja de Sampa... acho que é possível fazer sulcos (trilhos) nas borrachas sem frisos e encaixar esses frisos...

{ }s e obrigado!!!

José Augusto
16/07/2006, 22:16
emtsuhako, decapar toda a pintura deixando na lata, só se tiver muito podre e/ou com massa, e mesmo assim só funciona se vc estiver em cima para conferir.

Normalmente o tratamento dado na fábrica é bem superior ao que se consegue em funilarias por melhor que elas sejam.

Lembre-se o niva, como na rural e diferente do que ocorre nos CJ, existem partes da carroceria que não são acessíveis e estes pontos são os que exigem maiores cuidados.

O mais importante é fazer o serviço em um lugar confiável e com recomendação/indicação.

Pelo que tenho ouvido, a PU é melhor pois é muito mais fácil de aplicar, não exigindo muita técnica do pintor, alem do mais os retoques ficam impercetitíveis, durabilidade é superior e são mais resistêntes a agentes químicos.

A de se tomar cuidado pois existe um "falso" PU, o nome é "flatcolor" muitas vezes vendido como PU, na verdade é sintético melhorado.

Eu faria o serviço com esse dos 5000, fechado.

[]'s, ja com 3 anos de rural na funilaria.

Rones Jr
17/07/2006, 22:28
Ziebart é uma empresa que aplica o produto com este nome que promete dar proteção para pintura. Contra corrosão e outras manchas...

Pelo pouco que entendo de tinta, ao usar P.U não é necessário este verniz. A técnica é outra. A qualidade da P.U é muito superior.

QQ dúvida é só chamar...

Rones Jr
18/07/2006, 09:01
Edsom,

Como vc pode ver tb nas fotos do flog, com a pintura raspada - q só foi raspada pelos motivos já expostos, a lata estava boa. Realmente só estavam corroídos os pontos críticos: fundo - 1 ponto, base do quadro do parabrisas perto do paralamas...e poukito na lateral posterior....locais q em todo Niva isto acontece. E sério....em ambas, a primeira coisa q vi foram bolhas...mesmo q em estágio inicial.
Manda bala....

Rones