PDA

Ver Versão Completa : Motor de arranque misterioso

Leo Rouxinol
14/07/2006, 19:37
Estou com um problema no motor de arranque estranho.
Tenho um Willys 74, motor BF 161, 3 marchas.
O carro está orginal em sua maior parte.

O motor de arranque algumas vezes ao a dar pardida ele gira em falso, inicialmente ouve-se um som metálico do bendix raspando, então nas partidas subsequentes ouve-se o som do bendix girando em falso.
O mais misterioso é que basta eu retirar o motor de arranque, não mexendo em nada no motor, somente retiro os dois parafusos que o fixam, e então recoloco o motor de arranque e, então, ao dar a partida ele funciona normalmente.

O problema ocorre de vez em quando, e nas horas mais inesperadas.

Já levei o motor a um auto elétrico, ele testou na bancada, abriu, lixou o induzido, verificou o funcionamento da solenoide, trocou a bucha da tampa posterior, verificou o bendix, que está em bom estado, e então fechou. Resumindo, não encontrou nenhum problema.

Levei a um mecânico, ele abriu o motor de arranque e não encontrou nada de anormal novamente.

Já li os tópicos sobre motor de arranque porém, não encontrei uma solução para o meu problema.

Desde já agradeço e um abraço.

leopoldo
14/07/2006, 21:10
Já trocou o bendix ?

Gomes Neto
14/07/2006, 21:42
Se o motor de arranque gira mas nada acontece e se vez por outra o bendix arranha é porque na verdade o automático não está funcionando corretamente.
Os dois parafusos maiores que tem na bunda do automático, tem suas cabeças voltadas para dentro e são elas que dão contato para o giro do motor de arranque e para o deslocamento do cilindro que empurra o bendix.
Por isso é chamado de automático, mas como há o desgaste das cabeças destes parafusos, com o tempo ou o eletro-imã não funciona (não empurra o bendix) ou o motor de arranque não gira.
É um defeito difícil de ser diagnosticado pois não é visível já que o automático é blindado e como se trata de um mal contato, as vezes o problema some por um tempo.
No veiculo não funciona ai vai tirar de lá e desconecta os terminais, põe na bancada e liga, como mexeu nos fios, dá contato e parece que não é nada.
Experimenta trocar o automático...

leopoldo
14/07/2006, 22:15
Isso !

Que burrice a minha !

Eu perguntei bendix mas estava pensando mesmo nesse maledeto

Leo Rouxinol
14/07/2006, 23:37
Muito obrigado pela consultoria Gomes Neto e mestre Leopoldo.
Vou realizar a troca do automático e resolver essa dor de cabeça, não é fácil ter que andar com uma chave 19 sempre no bolso e a cada partida uma emoção.

Só mais uma coisa:o automático é uma peça fácil de se achar? E sua instalação é simples?

Valeu, e um abraço a todos.

Tatão
15/07/2006, 14:48
o automatico de partida não é tão dificil de se encontrar no mercado. só que vai depender do modelo do seu motor de arranque, existem vários tipos.

o ideal seria vc levar o motor de arranque, (ou melhor , o jeep) para um eletricista confiavel, assim ele podera dar um diagnóstico mais preciso.

é preciso salientar que varias vezes se procura defeito no motor de arranque quando o defeito esta em outro lugar, ex: cremalheira torta ou gasta, mau contato nos cabos da bateria, caixa seca torta por qualquer motivo, levando o motor de arranque a trabalhar desalinhado, etc.

espero ter ajudado, (com muitos anos de janela de oficina eletrica...)

Leo Rouxinol
16/07/2006, 23:34
Valeu Tatão!!

Adquiri o jeep em meados do mês de abril, então sou um novato tanto sobre o willys, em geral, como não conheço mecânicos ou eletricistas confiáveis aqui em Florianópolis.

Após a opinião dos amigos jipeiros, acho que vou levar o jeep a um auto elétrico e apresentar a suspeita do problema no automático, vamos ver qual será a opinião dele.

Abraço.