Conectar

Ver Versão Completa : Juntas...Com ou sem cola?

Sergio Antunes
14/07/2006, 17:26
Oi Pessoal.

Tive que tirar a tampa de distribuição do motor BF do Jeep. Além da tampa ter a junta da colada, ainda estava colada com a junta do Carter, me obrigando a tirar o Carter também para trocar a mesma já que para soltar a tampa de distribuição essa junta também foi detonada.
Já ouvi algumas pessoas dizerem que não se deve usar cola em juntas e realmente em outros motores eu tenho visto algumas serem colocadas sem cola. Afinal qual é o correto? Devo colocar cola ou não?

Abraços.

Sergio Antunes.

CAVESO
14/07/2006, 17:37
No caso da junta da tampa da distribuição, a cola tem a função apenas de manter a junto no local correto, para evitar que ela saia do lugar no momento da montagem.
Deve ser colada apenas na tampa. O que veda nesse caso é a junta e não a cola.
Superfícies bem retificadas podem ser vedadas apenas com cola (alguns tipos de silicone)
Juntas como as do cabeçote por exemplo nunca devem receber qualquer tipo de cola!

É o que sei!

Sergio Antunes
14/07/2006, 18:18
Oi, Carlos.

Obrigado pela resposta. Era mais ou menos o que eu imaginava.
Abraços.

Sergio Antunes.

leopoldo
14/07/2006, 19:16
Tá bom, mas temos o caso de juntas que são feitas, ou melhor, substituindo a junta normal com "cola" silicone ....

É uma questão da situação, da peça, do acabamento, do saco em esperar a cura, etc....

Afonso Carlos
14/07/2006, 23:29
É uma questão da situação, do saco em esperar a cura, etc....

Certeza hahahahahaha

Abraços.

Sergio Antunes
15/07/2006, 16:37
Oi, Pessoal.

Aproveitando ainda o tópico... Essa tampa da distribuição também tem um retentor que vou aproveitar e trocar também; ai me surgiu outra duvida. O retentor é só encaixado ou leva cola para fixar no lugar?
Agradeço desde já qualquer informação.
Abraços.

Sergio Antunes.

leopoldo
15/07/2006, 18:15
veja na seção de downloads as intruções no manual de manutenção do jeep

Sergio Antunes
15/07/2006, 18:54
Oi, Leopoldo.

Antes de fazer qualquer pergunta aqui, verificar o manual é a primeira coisa que eu faço.
Acontece que ou eu tou comendo bola, ou o manual não diz nada a respeito de como deve ser colocado esse ou outro retentor. Mostra inclusive como medir a folga entre as engrenagens da tampa de distribuição, mas nada de montagem ou desmontagem da mesma. bom eu vou verificar novamente se encontro alguma coisa sobre esse retentor ou outro de outra parte do motor ou caixa de trasmissão etc.
De qualquer maneira obrigado mais uma vez.
Abraços.

Sergio antunes.

CAVESO
15/07/2006, 19:40
Se o retentor for revestido (externamente) de borracha ou silicone você monta sem cola (passando um pouco de graxa para auxiliar na montagem e evitar cortes no revestimento). Se for de metal externamente, passe veda-junta ou similares em toda sua circunferência.

Existem ferramentas apropriadas para "bater" retentores, evitando que amassem.

Sergio Antunes
15/07/2006, 19:47
Oi, Carlos.

É de metal.
Obrigado mais uma vez.
Abraços.

Sergio Antunes.

Elmer_Jeep
22/07/2006, 00:18
Existem ferramentas apropriadas para "bater" retentores, evitando que amassem.

acredito que a dúvida tenha sido resolvida, to respondendo apenas para futuras consultas.

Acabei de chegar de uma palestra sobre juntas e retentores da marca TARANTO e o técnico deu a dica de usar o retentor velho pra forrar o novo daí pode bater com um martelo no retentor velho pra encaixar o novo.

[]'s :concordo:

leopoldo
22/07/2006, 14:07
nem sempre isso funciona direito

Tatão
22/07/2006, 15:23
nem sempre isso funciona direito

podi crê, muitas vezes vc só consegue tirar o retentor velho arrenbentando ele todo, mas as veiz dá certo.......

o meca que montou o cambio do jeep do meu pai é antigão, totalmente contra uso de cola, o meu cambio (+ t case) fui eu quem montou, usando cola pra carai....... resultado: o jeep do meu pai é muito mais possante (formador de poças de oleo) do que o meu......

acho que mesmo que no manual não mande usar cola, nessas coisas antigas, com superficies irregulares, tampas amassadas , etc, tem que meter cola...... (tentando ajudar.........

Sergio Antunes
22/07/2006, 18:29
Oi, Pessoal.

Bom aproveitando que o tópico voltou... Eu fiz o seguinte. Usei cola somente para colar a junta no Carter e não no bloco do motor (deu um trabalho dos infernos tirar o Carter devido à junta estar colada também no bloco).
Quanto ao retentor o antigo realmente não sai sem amassar um pouco. Pelo menos eu preferi amassar o retentor antigo a estragar a sede do mesmo na tampa.
O retentor novo eu posicionei ele, coloquei uma pequena chapa de alumínio grossa e pressionei com as mãos até ele entrar um pouco por igual. Depois continuando com a chapa em cima dela bem no centro uma barra de ferro mais ou menos como uma chave de velas. Ai eu fui batendo com calma com um martelo em cima dessa barra e o retentor entrou na sede certinho e sem amassar nada (Segue um desenho em anexo). Não usei cola nenhuma, já que o antigo também não tinha.
Tudo montado, motor trabalhando e até agora, nem uma gota de vazamento, nem pelas juntas ou retentor.
Abraços.

Sergio Antunes