Conectar

Ver Versão Completa : Macaco para CJ5

nelson sganzerla
14/07/2006, 13:53
Galera,
tenho um CJ5 não sei dizer que roda usa mas é alto, tenho pneus argentinos nele.
Quero comprar ferramentas para a viatura, no ítem macaco qual seria o melhor?

um abraço

Marcelo
14/07/2006, 14:13
Nelson,

Compra aqueles do tipo torre, hidráulico, de 2 ton. é suficiente (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=11847).

Você acha fácil em lojas de jipe, ou ainda em lojas de auto-peças. No Mercado Car (www.mercadocar.com.br (http://www.mercadocar.com.br)) eu lembro de ter visto, vem até uma maletinha de plástico para guardar.

[s] hidráulicos,

acaetano
14/07/2006, 17:21
Depois que comprar troque o pneu em casa para pegar o jeito pois vai precisar carregar um pedaço de madeira para trocar o pneu no barro a madeira serve como apoio para o macaco não afundar...

Beto Lacerda
14/07/2006, 17:35
compra um high lift ..
alem de macaco é um otimo quebra galhos .. primeria ferramenta de um jeep de trilha
[]'s

Tatão
14/07/2006, 18:19
compra um high lift ..
alem de macaco é um otimo quebra galhos .. primeria ferramenta de um jeep de trilha
[]'s

X2

NeRo
14/07/2006, 18:35
PRIMEIRO... Compre um macaco hidráulico de 50, 60, 70 pilas... ou sei lá que preço você encontra, nas lojas indicadas, Mercadocar, Voli, etc. De 2 toneladas tá bom.
Não adianta comprar muito grande... pq pra trocar pneu você colocará o macaco bem embaixo do feixe de molas, na base dos grampos que o prendem. Macaco grande não vai entrar. Compre esse de maletinha que falaram acima (2 ton.). Aproveita e compra chave do roda (grande, pra ter torque) e triângulo, se não tiver.
Compre a chave de roda de 4 pontas (de borracheiro), as de 1 ponta com extensor geralmente não servem pra Jeep. A alavanca esbarra no pneu e não chega na porca

DEPOIS... só depois pesquise no fórum sobre Hi-lift (preço de 350 reais).
Hi-lift não é pra trocar pneu... dá pra usar com alguns cuidados mas a função desse equipamento é outra.
[]s

leopoldo
14/07/2006, 19:09
??????

Nero, permita-me discordar um tanto da sua concepção.

Há muitos anos atrás, a veraneio vinha equipada com um macaco muito parecido em conceito com o hi-lift.

Os caminhões usam uma variação disso e esse sim é que não se enquadra bem na função de trocar o pneu .... o chamado macaco chicão, embora ainda seja chamado de "macaco".

Seja de que forma for, o hi-lift é um macaco só que com mais utilidades que um simples hidráulico.

Eu recomendo ter um hidráulico de 3 até 5 toneladas e um hi-lift.

Ah! para ter em casa, pode ser um jacaré.

Marcelo
14/07/2006, 22:19
Nelson,

Já que falaram da chave-de-roda, compra aquela tipo estrela (igual de borracheiro) como citado acima, mas cuidado, desse modelo tem de dois tamanhos: uma pequena que você acha fácil e custa barato, e uma grande que custa mais caro e não é tão fácil achar. Uma forma de saber a diferença é que a grande tem aproximadamente 1 palmo da ponta até a intersecção da cruz.

Falo do tamanho porque a grande, além de conseguir aplicar mais força, ela tem tamanho suficiente para rodas com off-set bem negativo - como tala 10", com off-set -44 -, a pequena não tem alcance suficiente caso precise usar nessas rodas.

[s] palpitados,

Digo
15/07/2006, 15:21
Um outro detalhe sobre a chave-de-roda é a qualidade da mesma, pois tem algumas que chegam a entortar qdo a porca esta muito apertada, por isso, antes de compra e estiver na duvida é bom perguntar para um borracheiro qual marca ele usa ou aconselha.
[]´s

leopoldo
15/07/2006, 15:59
Digo,

Perguntar para um borracheiro? alguns nem sabem ler, quanto mais pensar !

Não dá para confiar não.

Vá a uma loja especializada em ferramentas e não choramingue o que vai pagar em uma chave de 1º linha !

Vc ainda experimenta lá mesmo se cabe, se comprou no diâmetro e comprimento certo, etc ....

Spiff
16/07/2006, 22:33
Nelson,

Sou um mero iniciante, mas como já passei por esta etapa, acredito que posso acrescentar algo.

Meu sogro possui um (mini) jacaré de até 2 ton, mas esta não faz cocegas no meu CJ5 e olha que ele está com pneu 600 x 16. Tive que conseguir dois calços imensos e pesados para conseguir levantar a viatura. Resolveu o problema, mas andar com um macaco desses no dia-a-dia é complicado.

Parti para a compra do tipo torre, hidráulico, não de 2 ton, pois ele ainda possui um curso pequeno, isto é, aproximadamente 310 mm, muito proximo do (mini) jacaré. Comprei o de 4 ton, cujo custo beneficio foi interessante e mais barato que o (mini) jacaré.

Não esquecendo que o tipo torre consegue ganhar alguma altura, pois possui um mecanismo na extremidade que funciona como um parafuso, e acredito que valha para todos os tamanhos desse modelo.

Um abraço,

nelson sganzerla
17/07/2006, 15:54
Valeu Galera, vou procurar esses ítens, estava pensando em um macaco jacaré, mas o de torre realmente tem mais a ver.
Meu jeep tá reformando assim que terminar vou até o Voli ou na Gal. Osório pra ver se acho tudo isso.

abçs

Fábio Alexandre
18/07/2006, 13:56
Perguntar para um borracheiro? alguns nem sabem ler, quanto mais pensar !

Não dá para confiar não.

Leopoldo me desculpe, mas sem comentários esta sua colocação.

Paulo_CW
18/07/2006, 14:13
Olá, sem dúvida fique com o tipo torre, e, tão importante quanto o macaco é ter alguns pedaços de vigas de madeira boa (bitolas de 2"x6"x0,5m pelo menos) pois em muitas situações só o macaco não vai servir pra nada se vc não tiver onde firmar ele... imagine o macaco afundando na lama...
Mais uma coisa... tbm tenha uma barra redonda para acionar o macaco, geralmente a que vem junto com ele não presta...
Quando achar precisa de algo mais... compre um hi-lift...
Abraço...