Ver Versão Completa : Trocar Jumelos
acaetano
14/07/2006, 13:17
Alguem saberia me dizer se consigo trocar os jumelos do cj5 1975 em casa é muito dificil ?? preciso de orientação como fazer.......
bom e facil , porem da umc erto trabalho , eu msm troquei os jumelos traseiros do meu carro em casa .
vc precisa de um macaco , e uns 2 cavaletes pra deixar o carro apoiado . e algums aco tb , pois apanhei em um parafuso q n queria sair nem com reza braba .
vc suspende o carro no difrencial e calça o carro nos cavaletes pela longarina traseira , sem as rodas , vc levanta o lado q vc quer trocar , pelo suporte do feixe pra poder aliviar um pouco a tensao la , solta os parafusos e pronto , n tem muita dificuldade , mas da um certo trabalho e requer alguma paciencia .
Cavalete, macaco e um pouco de força.
FernandoRisso
14/07/2006, 14:02
Se tiver um Hi-Lift as coisas ficam mais fáceis.
De qq forma, tome cuidado pro jeep naum vir à baixo... :S
[]'s
Sozinho não da ! Arruma mais um ou dois para fazerem força, ainda mais se os jumrlos estiverem muito velhos, com as buchas "coladas" nos olhais.
Tambem uma boa alavanca de aço para forçar as molas para o lugar. Eu usei dois macacos, facilita muuito o trabalho, sem contar os a citados cavaletes.
Marcos ET
14/07/2006, 15:35
Uai.... pra que tanta força? basta ir levantando o jeep até que nao exista mais tensao da mola. quando o jumelo ficar "solto" (sem peso), poe um cavalete pra nao correr risco do jeep cair e o resto é tao complicado quanto soltar um parafuso velho... ou seja, a complicação vai depender de quanto ferrugem tem nos parafusos do jumelo...
detalhe, as buchas originais sao feitas para nao prensar as molas, quando vc troca elas por parafusos comuns, cuidado para nao prender a mola entre os jumelos, isso pode travar um pouco o conjunto ok?
Afonso Carlos
14/07/2006, 15:39
Não esqueça de colocar a cerva pra gelar, vai precisar hahahahahaha.
Abraços.
Marcos ET
14/07/2006, 16:06
Não esqueça de colocar a cerva pra gelar, vai precisar hahahahahaha.
Abraços.
Agora entendi pq tanta gente... realmente, esqueci! junto com o macaco, base de apoio, alavanca e chave fixa... nao podemos esquecer o "stopor" com as cerva, a churrasqueira e umas carnes atropeladas... hehehehe
bem lembrado Afonso, o duro é que, quanto mais demorar pra tirar os jumelos, mais complicado ficará... rsrsrs
Afonso Carlos
14/07/2006, 16:15
bem lembrado Afonso, o duro é que, quanto mais demorar pra tirar os jumelos, mais complicado ficará... rsrsrs
Certeza, hahahahahahahaha !!!!!!!!!!
véio vo te conta uma, certa vez um amigo, pediu que nós déssemos uma força pra trocar a coroa e o pinhão, da rural dele, então galera reunida cerva gelada e umas linguiça braba pra "sarga o beiço", começamos 9 da noite de sexta, acabamos as 4 da madruga de sabado.
Sabe o que fizemos: Tiramos só a tampa do Dif e mais nada, hahahahaha
Mais as linguiças e a cerva tavam muito boas hahahaha.
Junta jipeiro em volta de Jipe só pde dar nisso, hahahaha
Abraços
Duda Lopes
14/07/2006, 16:19
Agora entendi pq tanta gente... realmente, esqueci! junto com o macaco, base de apoio, alavanca e chave fixa... nao podemos esquecer o "stopor" com as cerva, a churrasqueira e umas carnes atropeladas... hehehehe
bem lembrado Afonso, o duro é que, quanto mais demorar pra tirar os jumelos, mais complicado ficará... rsrsrs
Acho melhor deixar a parte da cerva para depois de pronto o serviço, caso contrário o negócio vai ficar meio perigoso. :concordo:
[]´s,
Afonso Carlos
14/07/2006, 16:21
Certeza, mas acho impossivel.
Abraços.
Afonso Carlos
14/07/2006, 16:22
já ví esse filme
hahahaha, quem tem Jipe sabe hahahahaha !
Abraços.
Duda Lopes
14/07/2006, 16:27
já ví esse filme
Eu também.:grin:
Trocamos os jumelos e as buchas do CJ 5 em casa e afora a tremenda mão de obra (tudo grudado, parafusos gastos quase no meio, ferrugem prá.. e pouca cerveja, a patroa controlou) duas coisas ficaram erradas, e peço a ajuda do pessoal:
1- A parte inferior do jumelo (que vai na mola) não entrou completamente no olhal (a bucha "engordou"), e no lado oposto a mola enconstou no jumelo;
2- As buchas que vão na frente do feixe também não ficaram totalmente encaixadas, de modo que no lado oposto a mola encostou no suporte.
3-Qual é a manha pra montar isso corretamente? Tanto as buchas de borracha do jumelo com a interna do parte dianteira são um pouco mais compridas que a mola, então deve ser para centralizar a mola e as extrimidades das buchas devem ficar encostadas no jumelo e na frente no suporte? Quanto se deve apertar o parafuso para ajustar a folga corretamente?
Valeu pessoal,
Marcos
CJ5 ainda parado... mas não por muito tempo!
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.