Ver Versão Completa : Suspensão Engesa
fernando_4x4
14/07/2006, 12:34
Oi, pessoal!
Alguém sabe se é muito complicado colocar a suspenão Engesa num CJ5? Precisa alongar o chassi? Se sim. alguém sabe quanto?
E, um chassi alongado fica resistente/confiável?
Alguém teria ainda idéia de custo do chassi + boa mão de obra?
Desculpem a pergunta que pode ser tola, mas sou novato!
Abraços!
Fernando
Alessandro Henrique
14/07/2006, 12:39
Se nao estou enganado o Giovani utilizou a suspensao do engesa na montagem do cj do irmao dele.
Sds.
Afonso Carlos
14/07/2006, 12:40
Ok Fernando alguem já disse aqui algo como ``Nasceu com molejo morre com molejo´´
Mas tudo é possivel.
Abraços.
José Augusto
14/07/2006, 12:50
Já vi muitos, poucos bem feito e que funcionam, alguns que fizeram se deram mal e voltaram ao original, o mais dificil é arrumar alguem que entenda e faça o serviço como se deve.
[]'s preferindo a simplicidade dos feixes.
Os mais bem feitos que vi até hoje, foí o próprio dono que projetou e instalou, ou seja, é suspeito falar hehehehehehe
A principio é facil, solda uma bandeja pra receber as molas e solda alguns links para segurar o eixo e boa .... Só que isso requer software, experiencia e algumas latinhas.
Procure alguma coisa como 4 link no forum e divirta-se com o bate-papo. Não posso negar que tambem morro de vontade de colocar no meu, mas ...
FernandoRisso
14/07/2006, 14:00
Chara,
Tudo é possível, mas depende muito do que vc deseja fazer com seu jeep. Acredito que o melhor é usar o método KISS - Keep It Simple Stupid !!! :D, ou seja, matenha os feixes e caso naum te satisfaçam pense em fazer algo diferente, mas estude muito antes de fazer qq coisa.
[]'s mantendo os feixes de molas... com algumas suaves diferenças... :D
Caso queira embrenhar-se na aventura da adaptação, A Cinfel, fabrica as barras da suspensão.
Sobre o chassis, lembro que o do engesa é fechado, diferente do sistema "U" dos CJ's
Marcos ET
14/07/2006, 15:30
Ok Fernando alguem já disse aqui algo como ``Nasceu com molejo morre com molejo´´
Mas tudo é possivel.
Abraços.
Bem lembrado Afonso, isso tava no tópico de Suspensao com molas helicoidais X feixe de molas... foi escrito uns anos atrás (hehehe) e eu estou convencido que é a mais pura e certa verdade... (que o diga nosso bom amigo - e desaparecido - Billj)!!
Imagine que alterando radicalmente o sistema de suspensao, estaremos alterando radicalmente os pontos onde as projeções de forças serão depositadas, imprimindo força em partes do chassis que, definitivamente, nao foram projetadas para estes esforços. daih para compensar, nao basta instalar as bandejas e pronto, tem que reforçar o chassis em pontos específicos e bla bla bla... isso sem falar na GEOMETRIA da suspensao, que nao será a mesma dos Engesa (vejam o tamanho do bixo perto de um CJ.... duvido que ele se comporte da mesma forma que um bixim pequeno tipo um CJ)
resumindo, se for pra melhorar (e muuuuuuito) a suspensao do jeep, troque as molas pelas da Band. Se for pra adaptar outra para ficar diferente, instale algo parecido com os do JPX, diferente por diferente, as do JPX parecem trabalhar melhor...
resumindo ainda mais: "Nasceu com molejo, morre com molejo"
Billj, kd vc pra dar a valiosa contribuição ao assunto? hehehe
[]'s sonhadores com molas da band em SPOA com eixos da F.75 (sem alargadores) e pneus 33" (vai sonhando)
Fernando,
Sujiro que vc dê uma boa pesquisada, antes de trocar o conceita da sua suspenção, primeiro veja tudo o que vc pode conseguir com os feixes de mola.
As fotos tem um bom exemplo de uma susp. com feixes trabalhando, e na minha humilde opinão, se vc precisar de mais curso que esse, faça logo um 4link.
Marcos ET
17/07/2006, 00:42
Agora eu pergunto: pra que mais que isso? hehehe uma "simples" substituição de molas e uma "SPOAda" básica....