Conectar

Ver Versão Completa : adaptação cx de direção

Cursino
13/07/2006, 14:33
PessoALL, minha cx de direção ta abrindo o bico e estou ponderando a ideia de adaptar uma dh.
pesquisei em outros tópicos e decidi pela do opala (barata e facil de achar)
Minhas dúvidas são as seguintes:
1- o tal retrabalho na cx de opala é encurtar o pescoço dela? qtos mm?
2- tem como colocar a cx sem cortar o asssolaho como o Natal fez?
3- E o Pitman? como fica?

emtsuhako
13/07/2006, 21:05
Colega, leva pro Albino da Apoio4x4 recondicionar sua direção... dizem que fica parecendo direção aliviada francesa... se tudo der certo, ainda este mês levarei meu Niva pra ele mexer na caixa de direção francesa... a minha tá com folga... depois posto relatando como ficou o serviço...

Cursino
14/07/2006, 09:42
é uma boa ideia, mas pelo preço eu pego uma hidraulica completa no desmanche de um amigo meu (e ainda sobra algum pra breja ) , e eu mesmo adapto...

shuther4x4
14/07/2006, 11:29
Cursino
Também tenho a intenção de adaptar outra caixa de direção, mas estou levado pelo lado da do Albino também, só preciso saber de alguém que já tem esta. Vi uma direção hidráulica adaptada em um niva em franca, mas as mangueiras passavam dentro do carro, atrás do painel, achei muita gambi. Também acho bem caro esta caixa aliviada, ainda mais por ser a base de troca, por isso a minha dúvida. Se você fizer a adaptação mesmo, posta fotos e descreve o trabalho, pois seria de muita valia para quem tem a mesma dúvida. abraços.

Rones Jr
14/07/2006, 11:57
Ok, vamos lá! Tenho a DH de Opala.

Pontos em questão:
1 - a DH tem que ser do Opala até 82. As demais cx,s têm as conexões em posição diferente: para dentro do carro.
2 - A bomba pode ser de qualquer carro, mas tente usar as mais próximas em parâmentros, tipo vazão, rotação, etc.
3 - Pitman é o mais crítico, ou vc corta os dois e solda metades, ou vc manda refazer a engrenagem ("freza") da ponta do eixo da DH GM para padrão Niva, ou vc faz um pitmam novo mesmo. Por incrível que pareça aqui no ES eu fiz um novo, pois tinha um amigo que trabalhava em um empresa grande de manutenção mecânica. Fizemos até ensaios mecânicos. Já vi as duas primeiras opções...na primeira-da solda-todo mundo fala que pode sim ser perigoso e concordo, mas nunca (eu) vi um destes quebrados, tudo vai depender da solda. E olha que a turma do Jeep Clube ES faz isso e tudo e tb nunk viram, mas como sou chato mesmo...fiz a opção 3, mas preferia ter feito a segunda.
3 - Há outras opções: Vitara e Sportage. A DH de Sportage deve ser menor que a caixa francesa e qd a vi parecia ter até o pitmam igual. Na época me pediram só pela caixa o preço que gastei em tudo. Preferi usar a do Opala, pois já tinha outros planos!!!
4 - dependendo do quanto vc gastar, avalie o kit para uso de Direção VW.

5 - Há fotos em meu flog da Cx de DH e da Bomba.

6 - Boa sorte, pois não me arrependi.

Atc,

Rones

Cursino
14/07/2006, 14:52
A única dúvida que sobrou ainda é a respeito da caixa... Tem q ser encurtada ou não???
[]'s juntando latinhas pra dh...

Rones Jr
14/07/2006, 15:15
No meu, não precisei. Se vc for um bom menino e visitar meu flog deixando um comentário manero, envio mais algumas fotos, além das que estão lá no flog !!!

Cursino
14/07/2006, 15:26
Obrigado Rones! já deixei um comentário no seu Flog, muito bom por sinal.
[]'s reiterando os parabéns

Rones Jr
18/07/2006, 00:25
Cursino,

Obrigado pelo post. Não esqueci, mas estou viajando a serviço...as fotos estão no PC de casa...

Atc,

Rones

Cursino
18/07/2006, 08:57
Tudo bem, só vou poder fazer a adaptação em setembro, qdo a verba será liberada, hehehe, até lá a coisa tá feia...

juniorvrz
01/08/2006, 13:09
Aí Rones
Blz Camarada, o meu motor é o da Sportage, acredito que seja mais fácil instalar a DH dele não é? Vc comentou sobre ela, tem noção de onde conseguir e por qual valor?
Abraço

Rones Jr
01/08/2006, 16:34
Aí Rones
Blz Camarada, o meu motor é o da Sportage, acredito que seja mais fácil instalar a DH dele não é? Vc comentou sobre ela, tem noção de onde conseguir e por qual valor?
Abraço

Onde consegui, acho q só em ferro velho mesmo. Na época me pediram 700 pilas em tudo. A DH da Sportge é quase do mesmo tamanho da cx seca original do Niva. Parece...e só parece, pq não medi corretamente que dos 3 furos de fixação 2 coincidem. Vc poderia tentar achar só a caixa e o suporte da DH da Sportage e bomba de outro carro...se vc naum achar o kit completo.
Manda as dicas de adaptar este motor no Niva...

juniorvrz
03/08/2006, 11:08
Companheiro
Vi o teu Niva, ficou muito bonito hein!!! Trabalho de pintura bem feito - parabéns!
Bom, com relação a adaptação já o adquiri assim, mas sei que foi realizada pelo Bibe de curitiba/PR, e sei que ficou bem feita ok.
Abraço

- agora só falta um motorzão a diesel na tua máquina!

Hervé Roberto
03/08/2006, 11:22
Existe diferença da cx de direção entre os nivas 1.6 e os 1.7i?
Tem um companheiro vendendo uma caixa de maverick feita pelo Bibe, que não serviu no niva dele por ser 1.7i, pelo menos foi oque disseram a ele na Araucária4x4.
Fiquei meio preocupado de comprar e também acabar não servindo no meu.

RAR
04/08/2006, 00:08
Herve,
Que eu saiba a caixa de direção do Niva 1.7i é iqual aos anteriores. A caixa do Maverick necessita de um kit de adaptação para ser instalada no Niva. Pergunta ao Albino da Apoio4x4 que vende este kit.

Ruben Rosa
Niva 98 1.7i - Ilha Jeep Clube

Hervé Roberto
04/08/2006, 15:10
entrei em contato com a apoio4x4, pediram para eu enviar a barra de direção central e o braço pitman para ser feita uma adaptação. Mas no site diz que o kit já possui estes componentes.
Agora fiquei na dúvida de adquirir o produto por lá e ter que fazer a instalação aqui no RJ

zemirto
04/10/2006, 13:33
Pessoal não sei se ajuda, comprei um Niva agora e sempre pensei na direção então já sai antes mesmo de compra para procurar a tal direção do Maverick que falam tanto que fica muito macia e sem folgas, por sorte!! meu Niva já veio com a Francesa e estou contente, mas descobri umas caixas de direção que segundo o dono de uma oficina(meio desmanche), aqui em minha cidade é do Maverick, ele esta pedindo R$ 300,00 cada estou colocando a fotop que tirei pelo celular(espero que de pra tirar a dúvida), se alguém se interessar posso negociar com ele. Até mais, Zé Mirto.