PDA

Ver Versão Completa : Tampa Radiador Cherokee Sport



AG
13/07/2006, 09:39
Amigos,

1) Minha Cherokee Sport 97 ( Cherokee bombeiro ) honra o sobrenome Jeep.
Agora está com problema de retornar agua do radiador para o reservatório.
Isto acontece quando desligo o motor e aumenta a pressão deste.
Já troquei a tampa, por outra similar do mercado com a mesma especificação ( 13 lbs ) e por um periodo resolve, mas depois volta a dar problemas.
Já me falaram para comprar a original ( R$ 98,00 ) que resolve o problema.
Alguém ja teve este tipo de problema ?
Se eu instalar uma com pressao maior, terei problemas ?
Aguardo mais esta ajuda.

2) Estou precisando de 1 ou par de amortecedores da tampa traseira da cherokee sport 97. Se alguem tiver uma usadinha em boas condições para vender, me avisa.

abraços a todos.

Luís Arato
14/07/2006, 10:07
Ag

Duas coisas num motor não se pode brincar: lubrificação e arrefecimento. Se faltar combustível ou der uma pane elétrica o motor pára, mas de faltar óleo e água o motor DETONA, portanto, mudar a especificação da tampa do radiador pode causar um mal bem maior do que o custo de uma tampa original, que por sinal durará muitos anos.

Do relato, deu para entender que está expandindo muita água no reservatório, o que indicaria, numa análise simplista, que a tampa não segura a pressão, portanto deve ser trocada. De qualquer forma, melhor testar a tampa.

O sistema com pressão maior? Fico imaginado como se comportariam as mangueiras, abraçadeiras, selos, bomba d'água...... Uma questão de ordem térmica: com o aumento da pressão, a temperatura da água vai subir, pois teria mais resistência a vaporizar, ora, se isso acontecer o motor vai estar mais quente do que o fabricante preconizou!.....por, último, com o aumento da pressão e se, por acaso, no movimento da água, ocorrer alguma cavitação e gerar algum vapor superaquecido lá dentro, esquentando alguma parte alta mais fraquinha (sei lá, uma mangueira, um duto corroído)?

Mas, claro são possibilidades que a engenharia nos faz pensar. Na prática se isso acontece, tem que viver, ai vem a última pergunta: quer tentar e ver o que acontece?

Me parece que R$ 98,00 não é muito, pois em termos de gasolina em Cherokee Sport, mal dá para uns 150 km, na cidade.

Vichi
18/07/2006, 18:16
O que acontece é que vai toda a agua para o reservatorio e começa a sair do reservatorio?

Eu já passei por isto e fui muito sacaneado pelos meus amigos do Grupinho. Já tinha trocado radiador, com uma colmeia a mais, bomba por uma de grande caudal, termostato, ligar direto o ventilador e nada.

Tem duas soluções: primeira, NÃO DESLIGAR o carro e esperar uns minutos e a bomba vai trabalhar e esfriar a agua. Se vc fez uma truilha pesada o anterior não funciona tem que trocar a tampa do radiador. A tampa original é de 16psi +- 1 bar, se vc mudar ela por uma de 1,5 bar/24 psi vc ressolve o problema.

Ve se vc bota uma tampa original de 16 e ressolve se não vai ter que trocar o bocal porque não tem tampa nacional que encaixe no bocal original. Eu não sei se o radiador original aceita pressões maiores que 1 bar, pergunta por ai.

Boa sorte.

AG
19/07/2006, 13:53
Vichi
Matou o problema. A tampa que está na minha Cheroka é de 13 lbs e não 16.
Então não aguenta a pressao.
Vou providenciar a troca.
Obrigado a todos pelas dicas.

AGUINALDO / CHEROKEE BOMBEIRO