Ver Versão Completa : Troca da correia dentada
vagnermonteiro
13/07/2006, 09:33
Pessoal,
Quando trocamos a correia dentada, fui informado que obrigatoriamente devo trocar também a Polia tensora e o esticador, correto?
Claro que a correia comprei original na Toyota, mas faz total diferença comprar os 2 itens acima também originais? (Tem algumas marcas paralelas...)
É que o preco das 2 na toyota está batendo os R$ 1000,00 !!
Ah...é uma SW4 2.8 Diesel 93
[]s
Vagner
Quando trocamos a correia dentada, fui informado que obrigatoriamente devo trocar também a Polia tensora e o esticador, correto? Fala, Vagner! É isso aí. Só que, que eu me lembre, os dois são uma só peça. Já troquei correia e tensionador em duas oportunidades, e não são três peças, são somente duas: a correia dentada e a polia esticadora. Só. Mais nada. Agora, tô achando R$ 1.000,00 muita grana. Dá uma procurada. Acho que de peças, você num gasta mais do que R$ 300,00.
Gostaria de saber o que há no paralelo. Nunca ouvi falar. Coloque os nomes, prá gente saber.
Bom, você conhece a minha opinião, se for ching ling, fique FORA. Não vai rodar nem 1000 km, e você terá seu motor destruído.
Abração
FroesdaMotta
27/07/2006, 07:46
:pensativo: :pensativo:
Alguém já fez este serviço em casa ? Quais são os passos principais ??
Sei que se necessita retirar a grade, radiador, hélice e polia do virabrequim, para acessar a capa da correia, e retirar a correia. Precisa tirar algo mais ?
É facil retirar a correia velha e instalar a nova, sem riscos de tirar a bomba injetora do ponto ??
[ ]'s cheio de dúvidas :pensativo: :pensativo:
É facil retirar a correia velha e instalar a nova, sem riscos de tirar a bomba injetora do ponto ??
Froes,
Tem que tirar tudo o que você falou, sim. Faltou o compressor do ar-condicionado. Não é necessário soltar as mangueiras do AC. Basta soltá-lo da base e tombá-lo prá trás. A polia do virabrequim não tem que soltar. Tem muito detalhe na operação. Não aconselho fazer sozinho, não. Depois da área limpa, há que se posicionar o motor numa determinada marcação, de forma que o virabrequim e o comando estejam apontndo para as marcas. Isso não me lembro. Teria que olhar. Depois, solta-se o parafuso da trava do esticador, recolhe-se o esticador, e trava-se o parafuso novamente. É só tirar uma correia e colocar a outra. Estica-se com a mão, e solta-se o parafuso do esticador. Quando ele tensionar, trava-se o parafuso de esticador de novo. Daí, é só montar todo o resto de volta.
A primeira vez que eu troquei, fiquei olhando o meca. Da segunda vez, eumesmo fiz, mas o meca tava do lado fazendo outro serviço. Se desse encrenca, ele me ajudaria. Deu tudo certo.
Se vc põe a mão na graxa, divirta-se, se não, eu mandaria numa concessionária.
Abraço
d_fismann
28/07/2006, 09:00
Vagner,
o Luca já explicou praticamente tudo...
Quanto aos valores das peças, a correia lembro de ter pago por volta de 200r e a polia "acho" 3_ _r... - se te ajuda, acabei de ligar na Tsusho e lá sai tudo por 610r...
Abras
Fernando Figueiredo
28/07/2006, 13:04
Estou fazendo o motor da SW4 2001 e aproveitano para dar uma geral na mecãnica. A correia dentada peguei na alternativa4x4 R$116,00 da Dayco e o esticador custa R$348,16 em qualquer concessionária. O que varia é o desconto. A Interjapan (ceasa) dá 15% para PF. A Gand Motors dá 25% para PJ Oficna.
O motor está quase pronto, porém terei que vendê-la, pois necessito comprar um apto. Adoraria poder vender a 93 e ficar com a 01, mas será o contrário. De repende, até a 93 vai embora.
FroesdaMotta
31/07/2006, 12:33
Froes,
Tem que tirar tudo o que você falou, sim. Faltou o compressor do ar-condicionado. Não é necessário soltar as mangueiras do AC. Basta soltá-lo da base e tombá-lo prá trás. A polia do virabrequim não tem que soltar. Tem muito detalhe na operação. Não aconselho fazer sozinho, não. ...................A primeira vez que eu troquei, fiquei olhando o meca. Da segunda vez, eumesmo fiz, mas o meca tava do lado fazendo outro serviço. Se desse encrenca, ele me ajudaria. Deu tudo certo.
Se vc põe a mão na graxa, divirta-se, se não, eu mandaria numa concessionária.
Abraço
Poi é Luca,
Pensei, pensei, e desisti de fazer sozinho. Achei muito arriscado ! Nunca vi ninguém fazendo, como foi seu caso, e não seria fácil obter socorro, caso algo desse errado!
Levei numa oficina aqui em Salvador, a AlcollMaq. Trabalham com todas as Toyotas, Bandeirantes e Hilux.
Cobraram cerca de R$260,00 de mão-de-obra, o kit de correias (dentada e as outras) da GoodYear cerca de R$270,00. O tensionador da dentada me disseram que nem sempre precisa trocar; além do mais o pre$$$$o era salgado R$530,00 (original Toyota).
O total ficou cerca de R$700,00 (sem tensionador), pois tem mais umas pequenas coisas inclusas. Acho que ficou razoável !!
Tomara que fique tudo bom !!
[ ]'s
Agostinho
FroesdaMotta
04/08/2006, 19:19
Bom,
Troquei as correias, dentada e as outras, mas tive que morrer também no esticador da correia dentada. Saiu por R$505,00; um a$$$$$$alto. O serviço todo, mão-de-obra + correias +rolamentos + esticador ficou em R$1100,00.
Mas fiquei surpreso como o nível de ruído do motor diminuiu; acho que tinha algum dos rolamentos das correias normais ferrado. Fez muita diferença a troca.
O esticador da dentada aparentemente estava em bom estado; sem folgas em nenhum sentido. É relamente necessário trocá-lo a cada troca da correia ?
Alguém já teve problema ao não trocar o esticador??
[ ]'s
_portela
04/08/2006, 20:51
Agostinho,
Economizar no esticador é economia porca. Você só vai gastar isto novamente daqui há 100.000km. É muito zero de quilometragem. Não vale a pena arriscar ter um rolamento de esticador travado e uma "quebra" de correia. Os danos podem ir de varetas de tucho (nem sei se o 2.8 tem isto) a cabeçote...
Fazer o serviço sozinho requer experiência. Não é difícil, só é metódico demais, são muitos detalhes e ordenamentos a serem cumpridos à risca. Se um der errado F...
Abraço,
Economizar no esticador é economia porca...
X 2.
Agostinho,
A sua tranquilidade vale cada centavo que você gastou. Você nunca sabe quando o esticador vai perder eficiência e travar. Esticador de correia dentada sempre parece que não precisa trocar. Vale prá qq carro. Mas o risco de não trocá-lo tem custo elevado.
Estes preços que você citou são para peças originais Toyota?
Abraço
FroesdaMotta
07/08/2006, 14:54
X 2.
Agostinho,
A sua tranquilidade vale cada centavo que você gastou. Você nunca sabe quando o esticador vai perder eficiência e travar. Esticador de correia dentada sempre parece que não precisa trocar. Vale prá qq carro. Mas o risco de não trocá-lo tem custo elevado.
Estes preços que você citou são para peças originais Toyota?
Abraço
As correias "V" e a dentada foram GoodYear, o esticador da correia dentada foi original Toyota, e os rolamentos dos tensores das correias "V" foram SKF. Me parece que é tudo 1a linha !!
:concordo: :concordo: Obrigado a todos pelos comentários :concordo: :concordo: . Pelo menos fico mais tranquilo sabendo que foram $$$$$ bem gastos.
[ ]'s
vagnermonteiro
08/08/2006, 17:21
Então para fazer uma troca "decente" da correia, tem que:
1. Compara NA TOYOTA: Correia / Esticador / Rolamento (polia)
2. Trocar.. ai é a questão: trocar na Toyota, ou pode ser no mecânico de confiança mesmo?? Tem aquele botão da luz do painel de 100.000km
[s]
Vagner
Vagner,
Num precisa ser na Toyota, se vc tiver um mecânico confiável. Não é exatamente um serviço delicado, mas há várias etapas, iniciando por desmontar a coifa do radiador, depois retirar o radiador, depois... . O caminho é longo. E além disso, na hora que montar a correia, propriamente dita, tem que acertar a posição relativa entre o eixo comando de válvula e o virabrequim. É simples, mas tem que conhecer as marcações. Então não basta somente ser de confiança, tem que ter conhecimento, ou no mínimo a manha de deixar as engrenagens travadas, para que se possa montar a correia, com os eixos em fase. É difícil? Não, mas tem que ser bem feito.
Abração
Luciano Almeida Silva
08/08/2006, 19:46
Colegas vale lembra que no painel da Hilux tem um sensor com o nome de
"T-BELT" que acende a cada 100.000 ou seja quando a correia precisa trocada.
Toda vez que a correia for trocada este sensor deve ser resetado.
FroesdaMotta
10/08/2006, 07:20
Colegas vale lembra que no painel da Hilux tem um sensor com o nome de
"T-BELT" que acende a cada 100.000 ou seja quando a correia precisa trocada.
Toda vez que a correia for trocada este sensor deve ser resetado.
:pensativo: :pensativo: :pensativo:
Huuummmmmm ...... tenho uma dúvida chata sobre este sensor; troquei a correia com 95.000km, e vou resetar o sensor antes de completar 100.000km. Ele vai acender novamente com 100.000km, com 195.000km, ou somente com 200.000km.
Alguém já resetou antes de 100.000 ? :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Oi pessoal, comprei a minha sw4 a pouco, e estou na dúvida pois o antigo dono já pegou ela c/ mais de 100.000 e agora ela já está c/ 208.000 e ele disse q essa luz do T-BELT nunca acendeu c/ ele. O que vcs acham q devo fazer, trocar logo ou aguardar a luz acender?
... tenho uma dúvida chata sobre este sensor; ...Ele vai acender novamente com 100.000km, com 195.000km, ou somente com 200.000km. Alguém já resetou antes de 100.000 ?
Froes, ele tá programado para acender quando completar 100.000km, e seus múltiplos. Se você apertou o botãozinho com 95.000 km, antes de ele estar aceso, logo ele irá acender-se. Sem problema algum. Após apagá-lo, ele somente irá se acender quando a marcação for 200.000 km.
Isto tudo, se o velocímetro nunca tiver sido alterado. Aí vai ter a maior bagunça.
[]´s
Então, se a luz acender numa quilometrgem q não é multiplo de 100 é a prova q mexeram na danada?
Então, se a luz acender numa quilometrgem q não é multiplo de 100 é a prova q mexeram na danada? Yeeissss.... Fuçaram no odômetro. Ou melhor, voltaram a marcação. É o caso da minha Hilux. Comprei com 42.000 Km. Não acendeu no 100.000 km, acendeu-se no 142.000 km. não acendeu no 200.000km. Tô aguardando o 242.000 km. :grin:
Vamos em frente.
Abração
Luciano Almeida Silva
26/12/2006, 20:29
Colegas onde fica este botozinho T-BELT?
guilhermeabreu
27/12/2006, 21:09
FROESDAMOTA
Qdo troquei a correia dentada da minha SW4 93 , a fiz numa concessionária e eles não trocaram o esticador , aí SIMPLESMENTE APÓS RODAR APENAS 27.000 kM , TRAVOU O ROLAMENTO , ARREBENTOU A CORREIA E TIVE UMA DESPESA DE FAZER O MOTOR DE NADA MAIS NADA MENOS DO QUE R$10.000,00 ,SÓ .
Então , vc fez o correto .