Conectar

Ver Versão Completa : Tanque supitando gasolina!

ROMEULOVSKI
12/07/2006, 19:09
O Niva nos reserva cada surpreza! Hj encontrei o mesmo por volta do meio dia (o sol não estava mto quente não) jorrando gasolina pela tampa do tanque. Havia uma poça com pelo menos uns 2 litros pelo chão fora o q já havia evaporado e o que deve ter entrado para dentro do mesmo através do gargalo do tanque (passando pela borracha).

Frente à esta cena, meti a chave na tampa e a removi, momento este que fui surpreendido por uma forte golfada de gasolina. Imediatamente fechei a tampa. Tentei a abertura novamente pensando que talvez a pressão estivesse se equilibrado. Novamente houve uma golfada fato que me obrigou a fechar o bocal novamente. Diante desta situação me vi obrigado a retirar a viatura do local temendo que o dito ficasse naquele local (perto da poça de gasolina) e aparecesse um espírito de porco com um reles palito de fósforo e fizesse uma m...... Funcionei a viatura e desloquei-a para um novo local. Ao parar tentei novamente uma outra abertura para ver no que se sucederia. Desta vez não vazou nada! Acho que ao rodar no Niva, a gasolina q provavelmente estava próxima ao gargalo cedeu espaço para os gases e, desta forma, cessou a "erupção".

Frente à este acontecimento estou pensando em projetar um sistema de suspiro que solucione tal problema. Alguém tem alguma sugestão ou já passou por isso tb?
Minha idéia é a de aumentar o diâmetro das mangueiras dos suspiros para facilitar a vazâo dos gases.

Notas: Nesta ocasião o tanque se encontrava com uns 38 litros. Os suspiros do tanque da viatura não estão entupidos.

()s.

emtsuhako
12/07/2006, 20:02
Colega, antes de fazer qq adaptação, verifique se as mangueira que vai e saem do filtro de gases não está entupida... esse filtro tb pode estar entupido... pra achar esse filtro, vc terá que tirar o plástico lateral traseiro... o filtro fica logo acima da caixa roda traseira direita...

Se tudo estiver ok, tente para esta adaptação: http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/tanque.pdf

cristiano
13/07/2006, 07:45
Uma solução simples é pegar uma broca bem fininha e furar a tampa, mas existem algumas tampas que já tem esse recurso.

braszil
14/07/2006, 17:25
Veja se as mangueirinhas que fazem o suspiro do tanque nao estao entupidas ou ate mesmo dobradas. Eu tive que trocar todas a mangueiras do meu tanque e depois disso acabou o terrivel cheiro de gazolina que tinha dentro dele. É muito facil é so tirar o banco trazeiro e retirar a placa protetora do tanque que podera ver a mangueiras. Boa sorte

emtsuhako
15/07/2006, 16:44
A mangueira do suspiro (ou respiro) do tanque está logo acima do bocal do tanque, próximo a portinhola para abastecer... na verdade eu mencionei errado, não é filtro, mas, sim, um dispositivo que evita que a gasolina vaze pelo respiro qdo o carro capota... talvez esse dispositivo esteja com problemas... já que a função dele é fechar a saída de gasolina, talvez ele esteja travado e impedindo a saída dos gases... lembro uma vez que logo que cheguei na cidade de Bauru, completei o tanque, estacionei o carro na rua e fui almoçar num restaurante... qdo voltei vi que havia vazado gasolina pelo bocal... verifiquei a tampa e estava bem fechada... abri e saiu gases... a gasolina tava quase transbordando, mas lembro que não havia enchido tanto assim... fechei novamente, balancei o carro, abri de novo e não via mais a gasolina até o bocal... acho que com o balanço deve ter destravado o tal dispositivo, pois eu sentia um ventinho vindo do respiro... vou ver se acho um igual pra desmontar e ver como ele é por dentro... :)

"GRAUÇÁ 4x4"
14/06/2008, 01:25
Dando seqüência aos testes do "GRAUÇÁ", resolvi abastecer completando o reservatório de combustível, para daí analisar sua autonomia de quilômetros por litro de gasolina. Após encher o tanque percebi que vazou combustível próximo ao carburador, como estava ao lado da Oficina São José, procurei Zezinho (mecânico) para dar uma olhada, observamos que a mangueira de retorno para o tanque havia soltado, recolocada no lugar segui para a garagem normalmente, observei o Grauçá e aparentemente tudo normal. No dia seguinte após rodar alguns quilômetros percebi que havia derramado combustível sobre a pintura e causado um verdadeiro estrago.

Veja a foto no BLOGGER do “GRAUÇÁ”: http://grauca4x4.blogspot.com/

O que será que realmente ocorreu ??? Qual será a melhor solução ???

"GRAUÇÁ 4x4"
11/03/2010, 14:12
Como alguns amigos já conhecem o sofrimento do Grauçá quanto ao retorno do combustível com a pressão do calor, estou planejando resolver em definitivo esse problema.
http://grauca4x4.blogspot.com/2009/12/novamente-nao.html (http://grauca4x4.blogspot.com/2009/12/novamente-nao.html)
Encontrei na NET uma solução para abastecimento no “NIVASGERAIS”: http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/tanque.pdf (http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/tanque.pdf) por Ronny Nascimento

Gostaria de mais sugestões com fotos para resolver em definitivo esse tormento do Grauçá.

Ah!!! Vota la no blogger no NIVA do Mês de Março!!!

Boas Trilhas!!!

Marcelo Cleto
11/03/2010, 14:36
Como alguns amigos já conhecem o sofrimento do Grauçá quanto ao retorno do combustível com a pressão do calor, estou planejando resolver em definitivo esse problema.
http://grauca4x4.blogspot.com/2009/12/novamente-nao.html (http://grauca4x4.blogspot.com/2009/12/novamente-nao.html)
Encontrei na NET uma solução para abastecimento no “NIVASGERAIS”: http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/tanque.pdf (http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/tanque.pdf) por Ronny Nascimento

Gostaria de mais sugestões com fotos para resolver em definitivo esse tormento do Grauçá.

Ah!!! Vota la no blogger no NIVA do Mês de Março!!!

Boas Trilhas!!!

Ola NIVEIRO Betão....

Esta adaptação que voce encontrou pode sim solucionar em definitivo seu problema.....
Nunca tive esse problema que ocorreu com voce...no meu caso sempre que ia abastecer pela pressão da bomba de gasolina do posto nao conseguia completar ou tinha que ir bem devagarinho para encher todo tanque....
Vi esta adaptação e a simplifiquei colocando um "T" na mangueira do respiro do tanque criando um segundo respiro.....que ultilizei como saida pela trazeira do do carro....buraco do paralama....isso tb reduziu o cheiro de gasolina dentro do carro.....

Acho que esse segundo respiro resolve teus problemas...

Abraços
MC

cesar_am
11/03/2010, 16:04
Grauçá, instalei no meu NIVA esta adaptação do camarada Ronny, que esta no site do Niva Gerais....

Ficou muito bom, recomendo ...:concordo:

Mas, de qualquer forma, o abastecimento até uns 20 litros é normal, depois

deve ser mais lento ...:stop: pois pode ocorrer um A V C...Acidente por

Vazamento de Combustível ...:mrgreen: ..mais conhecido por Derrame...:mrgreen:

Abraços.

emilioleonardo
11/03/2010, 16:58
Não sabia que o tanque de combustível tinha tanta coisa, pra mim era um tanque, uma entrada e uma saída.

Com toda essa complexibilidade, estou muito interessado em analisar a situação do niva, visto que ele não é um carro preparado pra temperaturas tropicais, já que é de origem russa.

Agora, o que penso é o seguinte: Todos os nivas tem esse problema ou só alguns? O ideal seria levantarmos o ano e modelo dos que apresentaram o problema, as vezes é um defeito relacionado a um ano de fabricação, mas que foi corrigido no ano seguinte. Ou é só uma falha em algum componente, e se esse componente for mapeado, se torna muito mais fácil troca-lo ou concerta-lo do que fazer uma adaptação.

Assim que comprar meu niva vou fuxicar isso... rs

Crasher
11/03/2010, 17:58
Esse esquema todo só me deixou uma duvida, para onde vão as 4 mangueirinhas? liga em algum lugar?, põe para baixo ou para fora?

alguem sabe explicar, pois o dia que busquei o meu parei no posto e coloquei 25lts. de Etanol e o cheiro dentro do carro de "Pinga" era muito forte mesmo.
Ainda não cheguei neste ponto mais terei que fazer a melhoria, se alguem ja fez diz pra mim, Onde prender as 4 mangueirinhas?
obrigado e []"

Girti
11/03/2010, 21:22
Não sabia que o tanque de combustível tinha tanta coisa, pra mim era um tanque, uma entrada e uma saída.

Com toda essa complexibilidade, estou muito interessado em analisar a situação do niva, visto que ele não é um carro preparado pra temperaturas tropicais, já que é de origem russa.

Agora, o que penso é o seguinte: Todos os nivas tem esse problema ou só alguns? O ideal seria levantarmos o ano e modelo dos que apresentaram o problema, as vezes é um defeito relacionado a um ano de fabricação, mas que foi corrigido no ano seguinte. Ou é só uma falha em algum componente, e se esse componente for mapeado, se torna muito mais fácil troca-lo ou concerta-lo do que fazer uma adaptação.

Assim que comprar meu niva vou fuxicar isso... rs

Este problema é mais comum nos Niva até 94. O meu 95 só vazou uma vez, e foi devido a um problema com a tampa. Mas a instalação do segundo respiro é recomendável, dificulta estes vazamentos e agiliza o abastecimento, ao reduzir o "afogamento" do tanque.

Grauçá, explica para o pessoal do Sul/Sudeste: o que significa "supitando"?

mauricio_silva
12/03/2010, 01:30
Este problema é mais comum nos Niva até 94. O meu 95 só vazou uma vez, e foi devido a um problema com a tampa. Mas a instalação do segundo respiro é recomendável, dificulta estes vazamentos e agiliza o abastecimento, ao reduzir o "afogamento" do tanque.

Grauçá, explica para o pessoal do Sul/Sudeste: o que significa "supitando"?
Grande Gil!!!

A primeira vez que eu ouvi o termo "supitando", foi a Lílian (minha esposa) quem falou. Como ela é mineira e morou por uns tempos em Goiânia, fico em dúvidas da origem da expressão. Sei, no entanto, seu significado: lotado, quase transbordando (Ex.: o ônibus está "supidando" de tanta gente).
[]s.

thgteixeira
12/03/2010, 01:35
Minha receita pra eliminar o problema (e estou eliminando)

1 - Aumentar o diâmetro das saídas daquelas mangueirinhas. São estreitos demais pra função que detém. Para isso, o negócio é tirar o tanque fora, lavar MUITO BEM e deixar secando ao sol para que a gasolina encrustada no tanque possa evaporar. (essa sugestão é do Bacalhau - que logo aparece aqui pra dar maiores detalhes sobre os caninhos de cobre)

2 - Cânister funcionando adequadamente. É sempre bom verificar o filtro de carvão antes de acusá-lo de inútil. A Maioria está beirando os 15 anos sem manutenção alguma.

3 - Mangueiras de abastecimento trocadas. (Costumam ressecar)

4 - Válvula do cânister funcionando. (também costumam ressecar e até mesmo quebrar.

5 - Se for pra manter as mangueirinhas fininhas originais, TROQUE TODAS! Melhore as abraçadeiras se possível.

6 - Não esqueça de verificar as conexões da mangueira ao pescador/bóia. Ás vezes costumam trincar e deixar escapar um "futum" terrível de gasolina. Melhore e substitua as abraçadeiras originais neste ponto, as originais não são muito boas. Se possível, também substitua as mangueiras. (dá trabalho). Solução para trincas nos caninhos metálicos do pescador/bóia: Troca da bóia ou durepoxi, que não irá manter aquilo em boas condições por muito tempo.

7 - Verifique se a tampa metálica que protege as conexões do pescador/bóia está em bom estado, verifique também a borracha que veda essa plaquetinha.

8 - Bocal de abastecimento ORIGINAL, com tampa ROSQUEÁVEL. As Tampas com chave colaboram bastante para os vazamentos, visto que a grande maioria possui uma válvula que permite o escape dos gases, o que é desnecessário no Niva (quando ele tem o cânister funcionando). Como o tanque está quase no mesmo nível do bocal, vazamentos em curvas mais fechadas também ocorrem. Se quiser manter uma tampa com chave, vide o tópico "peças niva", existe uma boa discussão entre o Gil e o Bacalhau sobre as tampas com chave.

9 - Um "T" para um segundo respiro, que pode sair pela traseira do carro. Ajuda muito nos tais afogamentos. (dica do Gil)

A Receita é essa daí, creio que existam mais macetes para "tropicalizar" de vez este item que gera tantos pepinos, mas acho que o básico, resumido de todos os tópicos sobre o tema seja este.

mauricio_silva
12/03/2010, 01:40

1 - Aumentar o diâmetro das saídas daquelas mangueirinhas. São estreitos demais pra função que detém. Para isso, o negócio é tirar o tanque fora, lavar MUITO BEM e deixar secando ao sol para que a gasolina encrustada no tanque possa evaporar. (essa sugestão é do Bacalhau - que logo aparece aqui pra dar maiores detalhes sobre os caninhos de cobre)

2 - Cânister funcionando adequadamente. É sempre bom verificar o filtro de carvão antes de acusá-lo de inútil. A Maioria está beirando os 15 anos sem manutenção alguma.

4 - Válvula do cânister funcionando. (também costumam ressecar e até mesmo quebrar.

5 - Se for pra manter as mangueirinhas fininhas originais, TROQUE TODAS! Melhore as abraçadeiras se possível.

6 - Não esqueça de verificar as conexões da mangueira ao pescador/bóia. Ás vezes costumam trincar e deixar escapar um "futum" terrível de gasolina. Melhore e substitua as abraçadeiras originais neste ponto, as originais não são muito boas. Se possível, também substitua as mangueiras. (dá trabalho). Solução para trincas nos caninhos metálicos do pescador/bóia: Troca da bóia ou durepoxi, que não irá manter aquilo em boas condições por muito tempo.

7 - Verifique se a tampa metálica que protege as conexões do pescador/bóia está em bom estado, verifique também a borracha que veda essa plaquetinha.

8 - Bocal de abastecimento ORIGINAL, com tampa ROSQUEÁVEL. As Tampas com chave colaboram bastante para os vazamentos, visto que a grande maioria possui uma válvula que permite o escape dos gases, o que é desnecessário no Niva (quando ele tem o cânister funcionando). Como o tanque está quase no mesmo nível do bocal, vazamentos em curvas mais fechadas também ocorrem. Se quiser manter uma tampa com chave, vide o tópico "peças niva", existe uma boa discussão entre o Gil e o Bacalhau sobre as tampas com chave.

9 - Um "T" para um segundo respiro, que pode sair pela traseira do carro. Ajuda muito nos tais afogamentos. (dica do Gil)

A Receita é essa daí, creio que existam mais macetes para "tropicalizar" de vez este item que gera tantos pepinos, mas acho que o básico, resumido de todos os tópicos sobre o tema seja este.

Perfeito!!!:palmas:
Se isso tudo (ou parte destas dicas) não resolver o problema do vazamento, é porque o tanque está furado!!!:mrgreen:
[]s.

thgteixeira
12/03/2010, 01:45
Perfeito!!!:palmas:
Se isso tudo (ou parte destas dicas) não resolver o problema do vazamento, é porque o tanque está furado!!!:mrgreen:
[]s.

10 - Verifique se o tanque não está furado. Retire-o do carro e dê uma "geral". Alguns amigos aqui do fórum já encontraram consertos bem "esdrúxulos" nos tanques, algo como parafusos embebidos em silicone para vedar.

Maurício matou a última! :mrgreen:

"GRAUÇÁ 4x4"
12/03/2010, 08:06
Gil Roberto e amigos,
Obrigado pelos comentários...
Bem, esse tópico não foi criado por mim, estou de "Zequinha", como comentou o amigo – Supitando (termo mineiro, não baiano), significado: lotado, quase transbordando (Ex.: o ônibus está "supidando" de tanta gente), está correto.
Outro detalhe a gasolina só é "ejaculada" do tanque com o carro parado em temperatura ambiente acima de 27ºC aproximadamente, e totalmente exposto ao Sol, as fotos por si falam...
Ah, como seria possível o tanque estar furado???!!!
Se o cara está "ejaculando"???!!!

Betão

cesar_am
12/03/2010, 10:24
Esse esquema todo só me deixou uma duvida, para onde vão as 4 mangueirinhas? liga em algum lugar?, põe para baixo ou para fora?

alguem sabe explicar, pois o dia que busquei o meu parei no posto e coloquei 25lts. de Etanol e o cheiro dentro do carro de "Pinga" era muito forte mesmo.
Ainda não cheguei neste ponto mais terei que fazer a melhoria, se alguem ja fez diz pra mim, Onde prender as 4 mangueirinhas?
obrigado e []"

Crasher !!! :pensativo:

Esta tudo bem explicadinho aí : http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/tanque.pdf (http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/tanque.pdf)

As 4 mangueirinhas, duas dos respiros do tanque e duas da válvula do cânister são conectadas no tubo de cobre, que vc deverá confeccionar...e substituir o original que é de borracha...

Não tem mistério...:concordo:

Abraço.

Girti
12/03/2010, 12:35

:concordo: :concordo: :concordo:

Girti
12/03/2010, 12:39
Gil Roberto e amigos,
Bem, esse tópico não foi criado por mim, estou de "Zequinha", como comentou o amigo – Supitando (termo mineiro, não baiano), significado: lotado, quase transbordando (Ex.: o ônibus está "supidando" de tanta gente), está correto.
Outro detalhe a gasolina só é "ejaculada" do tanque com o carro parado em temperatura ambiente acima de 27ºC aproximadamente, e totalmente exposto ao Sol, as fotos por si falam...

Betão

Maurício e Grauçá: Afinal de contas, é "supiTando" ou "supiDando"?

Girti
12/03/2010, 12:45
Gil Roberto e amigos,

Betão

A gasolina tem uma enorme capacidade de espansão de volume. Se você, por exemplo, encher o tanque de manhã cedo (mais frio) e depois deixar o carro estacionado no Sol, esta gasolina vai se expandir, e este volume excedente vai procurar uma saída. Se não houver um bom "ladrão" para a gasolina sair, ela vai forçar a tampa de combustível, saindo por ela. Daí o segundo respiro citado pelo Thiago, permitindo que a gasolina saia por ele. Perde-se a gasolina, mas salva-se a pintura...
Há alguns cuidados que podem ser tomados, como, por exemplo, não inclinar o carro para o lado esquerdo, ou não encher o tanque até a boca (eu sempre mando encher até a segunda parada do automático da bomba), ou ainda não parar o carro no Sol, quando isto for possível.

"GRAUÇÁ 4x4"
12/03/2010, 15:12
Maurício e Grauçá: Afinal de contas, é "supiTando" ou "supiDando"?

Gil Roberto, Qué Qui Áii???!!!
(tradução do Baianês – O que é que há?!)

Eis a questão...

Se fosse o "Baianês" poderia responder com mais precisão, mas se tratando do "Goianês", aí é mais complexo, he he he he he...

"Supitar": ato ou efeito de espirrar; repentinos acessos de ira; tomar deliberações inopinadas e energéticas;

"Supitar" acredito que venha do "Supetão" (de repente, de brusco).

Betão

icojavali2009
13/03/2010, 08:02
o niva nos reserva cada surpreza! Hj encontrei o mesmo por volta do meio dia (o sol não estava mto quente não) jorrando gasolina pela tampa do tanque. Havia uma poça com pelo menos uns 2 litros pelo chão fora o q já havia evaporado e o que deve ter entrado para dentro do mesmo através do gargalo do tanque (passando pela borracha).

Frente à esta cena, meti a chave na tampa e a removi, momento este que fui surpreendido por uma forte golfada de gasolina. Imediatamente fechei a tampa. Tentei a abertura novamente pensando que talvez a pressão estivesse se equilibrado. Novamente houve uma golfada fato que me obrigou a fechar o bocal novamente. Diante desta situação me vi obrigado a retirar a viatura do local temendo que o dito ficasse naquele local (perto da poça de gasolina) e aparecesse um espírito de porco com um reles palito de fósforo e fizesse uma m...... Funcionei a viatura e desloquei-a para um novo local. Ao parar tentei novamente uma outra abertura para ver no que se sucederia. Desta vez não vazou nada! Acho que ao rodar no niva, a gasolina q provavelmente estava próxima ao gargalo cedeu espaço para os gases e, desta forma, cessou a "erupção".

Frente à este acontecimento estou pensando em projetar um sistema de suspiro que solucione tal problema. Alguém tem alguma sugestão ou já passou por isso tb?
Minha idéia é a de aumentar o diâmetro das mangueiras dos suspiros para facilitar a vazâo dos gases.

Notas: Nesta ocasião o tanque se encontrava com uns 38 litros. Os suspiros do tanque da viatura não estão entupidos.

()s.
verifique a situação do respiro do tanque.

Peter
13/03/2010, 09:12

Amigo verifique a data do post,acho que o cara não tem mais nem Niva!!!!!
:concordo::concordo:

Girti
13/03/2010, 20:20
Gil Roberto, Qué Qui Áii???!!!
(tradução do Baianês – O que é que há?!)

Eis a questão...

Se fosse o "Baianês" poderia responder com mais precisão, mas se tratando do "Goianês", aí é mais complexo, he he he he he...

"Supitar": ato ou efeito de espirrar; repentinos acessos de ira; tomar deliberações inopinadas e energéticas;

"Supitar" acredito que venha do "Supetão" (de repente, de brusco).

Betão

E "supiDar"???

"GRAUÇÁ 4x4"
13/03/2010, 21:07
Amigo verifique a data do post,acho que o cara não tem mais nem Niva!!!!!
:concordo::concordo:

O problema é muito semelhante ao do Grauçá, então é atual...

Peter
13/03/2010, 21:29

Concordo consigo (não quero entrar em atrito)e não estou colocando em xeque o tema, pois tambem acho que seja bastante atual,mas responder a uma pessoa que fez a postagem a quatro anos atras é no mininimo sui generis.Desculpe-me mas a resposta havia sido dada a pessoa com um ...verifique...depois de uma serie de alternativas ja colocadas.

"GRAUÇÁ 4x4"
22/03/2010, 18:51
Depois de sofrer tanto no Nordeste com o "SOL" acima de 27ºC...

http://1.bp.blogspot.com/_Anq2PjmT8K0/S6fdebceiII/AAAAAAAAEZA/vrBKSEF7tuY/s400/ANTES_~1.JPG
http://3.bp.blogspot.com/_Anq2PjmT8K0/S6fTk806qoI/AAAAAAAAEY0/dXl2_vVBgrY/s400/1.JPG
http://2.bp.blogspot.com/_Anq2PjmT8K0/S6fTksxedwI/AAAAAAAAEYs/CzPwjquKMsA/s400/2.JPG
http://3.bp.blogspot.com/_Anq2PjmT8K0/S6fTkV8ILhI/AAAAAAAAEYk/7ltnVxgodl4/s400/3.JPG
http://1.bp.blogspot.com/_Anq2PjmT8K0/S6fTkG-3CII/AAAAAAAAEYc/pLsZn4s0pag/s400/4.JPG

Por Rui Scherer e Ronny Nascimento

http://3.bp.blogspot.com/_Anq2PjmT8K0/S6fTj-GWsvI/AAAAAAAAEYU/rhHuk_ho5fA/s400/Slide1.JPG (http://3.bp.blogspot.com/_Anq2PjmT8K0/S6fTj-GWsvI/AAAAAAAAEYU/rhHuk_ho5fA/s1600-h/Slide1.JPG) Resolvi seguir as instruções (acima) dos "CAMARADAS" Rui Scherer e Ronny Nascimento exposto no site do NIVAS GERAIS 4x4 http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/tanque.pdf (http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/tanque.pdf) para ajudar os amigos que passavam pela mesma ou semelhante situação, então através dessa sugestão resolvi dar um basta no sofrimento do Grauçá quanto ao bastecimento e quanto ao "SUPITAR" do combustível na lataria...

"Supitar": ato ou efeito de espirrar; repentinos acessos de ira; tomar deliberações inopinadas e energéticas; "Supitar" do "Supetão" (de repente, de brusco).

http://1.bp.blogspot.com/_Anq2PjmT8K0/S6fScpU1X7I/AAAAAAAAEYM/sOJN8fxNjrY/s400/Slide2.JPG (http://1.bp.blogspot.com/_Anq2PjmT8K0/S6fScpU1X7I/AAAAAAAAEYM/sOJN8fxNjrY/s1600-h/Slide2.JPG) Sendo assim furamos em linha conforme sugerido com espaçamento de 2,5cm...

http://1.bp.blogspot.com/_Anq2PjmT8K0/S6fScRxmpnI/AAAAAAAAEYE/R568lXQspuc/s400/Slide3.JPG (http://1.bp.blogspot.com/_Anq2PjmT8K0/S6fScRxmpnI/AAAAAAAAEYE/R568lXQspuc/s1600-h/Slide3.JPG)
http://1.bp.blogspot.com/_Anq2PjmT8K0/S6fSb8lAMhI/AAAAAAAAEX8/RCfvIuiywjg/s400/Slide4.JPG (http://1.bp.blogspot.com/_Anq2PjmT8K0/S6fSb8lAMhI/AAAAAAAAEX8/RCfvIuiywjg/s1600-h/Slide4.JPG) Para unir as partes soldamos com estanho...

http://4.bp.blogspot.com/_Anq2PjmT8K0/S6fSbSuF8II/AAAAAAAAEX0/fzQMxAdC5gg/s400/Slide6.JPG

a "Flauta"...

http://2.bp.blogspot.com/_Anq2PjmT8K0/S6fSa_V1JfI/AAAAAAAAEXs/Ab44fJkd9g4/s400/Slide10.JPG (http://2.bp.blogspot.com/_Anq2PjmT8K0/S6fSa_V1JfI/AAAAAAAAEXs/Ab44fJkd9g4/s1600-h/Slide10.JPG)

As mangueiras novas foram instaladas nos locais recomendados...

Agora vamos aguardar o resultado dos testes...

Vejam também:
http://grauca4x4.blogspot.com/2010/03/adaptacao-no-tanque-de-combustivel.html

thgteixeira
22/03/2010, 19:27
Betão;

Eu já possuía o PDF desta adaptação, e já que você a fez, tenho algumas dúvidas, visto que acho essa adaptação bem interessante, ainda mais por não eliminar o cânister, e por poder ser uma solução para o cheiro de gasolina no carro também.

Vamos a elas:

1 - São quatro mangueiras. Duas saem da Flauta e vão para as saídas pequenas do tanque. As outras duas vão para a válvula do cânister?

2 - Como fica aquele pequeno orifício que tem um anel de borracha e fica colocado logo acima do bocal de abastecimento?

3 - Essa conexão do tubo rígido do respiro com uma mangueira mais grossa e depois com uma mais fina logo em seguida... Será que pode ser uma via para futuros vazamentos?

4 - Como ficou a vedação proporcionada pelo estanho nos caninhos da "flauta"?

Espero que tenha sucesso com a adaptação! Aguardo relatos, quero fazer o mesmo e isso pode representar uma solução definitiva para este problema.

Grande abraço!

BACALHAU
23/03/2010, 11:02
...
4 - Como ficou a vedação proporcionada pelo estanho nos caninhos da "flauta"?
...

Metendo :shock: o bedelho... :mrgreen:

Thiago, acho que você pensa que a solda em questão é aquela solda branca do tipo da que é usada em soldagens de componentes eletrônicos, certo?
Não é não. :discordo:
A solda apresentada nas fotos é solda amarela (latão, eu acho :pensativo:) que é usada em refrigeração e resiste à alta pressão dos gases refrigerantes.
Pode ficar tranquilo que é bem resistente (se for bem feita). :concordo:

"GRAUÇÁ 4x4"
23/03/2010, 12:53
“1 - São quatro mangueiras. Duas saem da Flauta e vão para as saídas pequenas do tanque. As outras duas vão para a válvula do cânister?”

R. As fotos por si indicam o destino das mangueiras.

“2 - Como fica aquele pequeno orifício que tem um anel de borracha e fica colocado logo acima do bocal de abastecimento?”

R. Qual orifício que se refere? Perdão amigo não entendi...

“3 - Essa conexão do tubo rígido do respiro com uma mangueira mais grossa e depois com uma mais fina logo em seguida... Será que pode ser uma via para futuros vazamentos?”

R. Não acredito, mesmo porque está bem fixada com abraçadeiras, até porque meu problema de vazamento é por outro local.

“4 - Como ficou a vedação proporcionada pelo estanho nos caninhos da "flauta"?”

R. Como Bacalhau comentou anteriormente, é a mesma solda que usam para reparar os condutores de fluidos de embreagem e freios.

thgteixeira
23/03/2010, 13:28
Metendo :shock: o bedelho... :mrgreen:

Thiago, acho que você pensa que a solda em questão é aquela solda branca do tipo da que é usada em soldagens de componentes eletrônicos, certo?
Não é não. :discordo:
A solda apresentada nas fotos é solda amarela (latão, eu acho :pensativo:) que é usada em refrigeração e resiste à alta pressão dos gases refrigerantes.
Pode ficar tranquilo que é bem resistente (se for bem feita). :concordo:

Não, não!

Só fiquei preocupado com eventuais trincas, mas o Betão tranquilizou!

Betão, obrigado pelas explicações, espero que você consiga resolver o problema, se der certo, seguirei o mesmo caminho.

Obrigado Bacalhau! Acho que como você mudou todo o sistema, você não partirá pra essa solução, certo? Creio que os respiros do tanque do Santana sejam mais decentes do que aqueles caninhos microscópicos e insuficientes do Niva.

Aliás, se arrumasse um tanque daquele Alfa Romeo brasileiro... Tem capacidade para 100 litros! :mrgreen:

BACALHAU
23/03/2010, 14:07
Engano seu, Thiago.
O respiro (só tem um) do tanque do Santana é tão fino quanto o do NIVA.
Mas, creio, o problema não é o número ou o diâmetro deles (nunca tive problemas na minha ex-Quantum). Mas, se você quiser modificar, substitua-os pelo mesmo tubo de cobre que você usar nos quatro furos "flauta" e solde-os com a mesma solda.
O problema dos "cheiros" de gasolina no NIVA, em sua maioria, devem-se a vazamentos: mangueiras ressecadas e partidas, tubinhos dos suspiros rachados na emenda com o tanque, tubo de saída (pescador) e retorno do combustível partidos na base da bóia, vedação da base do conjunto bóia/pescador, furos no tanque.
Às vezes o tanque está tão corroído internamente, que formam-se microporos, não grandes o suficiente para vazar combustível na forma líquida, mas somentes os vapores. Já vi tanques em que a proteção externa (camadas de tinta, emborrachamentos, "batida de pedra", ...) era praticamente a única coisa que impedia o líquido de vazar.
Por isso, creio que esse sistema de "flauta" não vai ser panacéia para todos os casos relacionados com os "cheiros" de gasolina. "JAQUE" estão mexendo no tanque, a minha sugestão é arrancá-lo, lavá-lo, secá-lo e fazer um exame meticuloso de todos os itens mencionados acima, solucionando o que for necessário. "JAQUE" estão com tudo desmontado, porque não trocar todas as mangueiras de combustível até o carburador?
Aquelas usadas em carros com injeção eletrônica são uma excelente pedida. :concordo:

Quanto à capacidade do tanque, a minha escolha (tanque do Santana) foi devido ao seu formato (quadrado e baixo) que melhor se adaptou ao espaço disponível. O mais adequado seria mandar fazer um de aço inox, sob medida, o que possivelmente me permitiria um maior volume devido ao melhor aproveitamento. Algo que pode ser realizado no futuro.

Dinola
23/03/2010, 15:27
METENDO O BEDELHO 2 :shock:
Eu estava observando o catálogo de peças fornecido Bacalhau, e reparei que existe um compartimento plástico para esta finalidade .
Será que não seria mais fácil seguir o modelo original ? :pensativo:(página 98 do referido catálogo ) Gostaria de saber a opinião dos camaradas:pipoca:

Abraço a todos

BACALHAU
23/03/2010, 17:10
Catálogo de peças fornecido por mim? :shock:
Onde?

cesar_am
23/03/2010, 17:32
O tanque tá supitando....mas a gurizada hoje....tá "SÓ PITANDO"..:mrgreen:

Dinola
23/03/2010, 18:07
Catálogo de peças fornecido por mim? :shock:
Onde?

Será que vc tem um sósia ?:pensativo:
Veja neste link no qual foi postado em 02/02/10 ás 23:12
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=68219&highlight=c%E2nister
Lá, o seu sósia (ou não) :pensativo: disponibilizou um catálogo de grande utilidade.

BACALHAU
23/03/2010, 18:41
Sósia? Do BACALHAU?
Icso non ecziste! Pura charlatanice. :mrgreen:

O que acontece é.. que... humm... bem... é constrangedor. :? :oops:
É que BACALHAU não tem cabeça, então, memória é apenas uma vaga lembrança.:putz: :parede:

Mas, brincadeiras à parte, o catálogo em questão já existia aí pela Internet. Nem me lembro de onde baixei. Eu só fiz repassar. :concordo:

Dinola
24/03/2010, 10:52
Sósia? Do BACALHAU?
Icso non ecziste! Pura charlatanice. :mrgreen:

O que acontece é.. que... humm... bem... é constrangedor. :? :oops:
É que BACALHAU não tem cabeça, então, memória é apenas uma vaga lembrança.:putz: :parede:

Mas, brincadeiras à parte, o catálogo em questão já existia aí pela Internet. Nem me lembro de onde baixei. Eu só fiz repassar. :concordo:

Mais uma que aprendo com vc Bacalhau ! Não sabia esta espécie não tem cabeça. :pipoca:
Quanto a memória, é assim mesmo. A idade vai chegando... :D
Abs

"GRAUÇÁ 4x4"
02/04/2010, 11:47
Sugestão do Rodrigo - Camaradas do Niva de Brasília:

"Minha tampa do tanque também vazava horrores. Até que eu achei esta adaptação na internet. Pintei meu Niva e me achei na obrigação de fazer esta adaptação.
Imagina sair da oficina de pintura com o Niva novinho e escorrer gasolina na lata?
Quando instalei este bocal, nunca mais vazou gasolina pela tampa."

Dinola
02/04/2010, 19:04

"Minha tampa do tanque também vazava horrores. Até que eu achei esta adaptação na internet. Pintei meu Niva e me achei na obrigação de fazer esta adaptação.
Imagina sair da oficina de pintura com o Niva novinho e escorrer gasolina na lata?

Olá Guauçá e Rodrigo!
Uma pergunta : Quando se abre a tampa com tanque cheio, não há pressão ? :pensativo:

"GRAUÇÁ 4x4"
05/04/2010, 12:05
Olá Guauçá e Rodrigo!
Uma pergunta : Quando se abre a tampa com tanque cheio, não há pressão ? :pensativo:

Resposta do Rodrigo:

"As vezes sim, as vezes não. Mas a questão é?
Há dificuldade para encher o tanque? NÃO! Nenhuma !! Em nenhum momento.
Há algum vazamento pela tampa? NÃO! Nunca vazou depois que instalei este bocal/tampa da F-1000. E olha que a minha tampa é uma usada - comprei em um ferro velho. Vale a pena mesmo. Outra vantagem é a tampa com a chave. Um abraço. Rodrigo R. CAMARADAS DO NIVA DE BRASÍLIA"

Betão
www.grauca4x4.blogspot.com (http://www.grauca4x4.blogspot.com)

Dinola
05/04/2010, 21:11
Resposta do Rodrigo:

"As vezes sim, as vezes não. Mas a questão é?
Há dificuldade para encher o tanque? NÃO! Nenhuma !! Em nenhum momento.
Há algum vazamento pela tampa? NÃO! Nunca vazou depois que instalei este bocal/tampa da F-1000. E olha que a minha tampa é uma usada - comprei em um ferro velho. Vale a pena mesmo. Outra vantagem é a tampa com a chave. Um abraço. Rodrigo R. CAMARADAS DO NIVA DE BRASÍLIA"

Betão

Obrigado pela dica ! É nessa que eu vou! :concordo:
Abs

cesar_am
06/04/2010, 11:20
Algumas fotos da adaptação anti AVC ...

É importante verificar o estado dos dois suspiros do tanque, e se necessário, soldar com estanho...:concordo:
Aproveite, remova o tanque, faça uma limpeza, de uma olhada na bóia, mangueiras...válvula do cânister...

No interior do meu Niva, tem vários odores ..:-(.. menos de combustível...:discordo:

Abraços.

"GRAUÇÁ 4x4"
06/04/2010, 19:08
Algumas fotos da adaptação anti AVC ...

É importante verificar o estado dos dois suspiros do tanque, e se necessário, soldar com estanho...:concordo:
Aproveite, remova o tanque, faça uma limpeza, de uma olhada na bóia, mangueiras...válvula do cânister...

No interior do meu Niva, tem vários odores ..:-(.. menos de combustível...:discordo:

Abraços.

Boa participação Cesar, vou colocar essa foto da "Flauta" também no blogger do Grauçá, depois passa lá e veja...

Betão

cesar_am
07/04/2010, 10:26
[QUOTE="GRAUÇÁ 4x4";1133724]Boa participação Cesar, vou colocar essa foto da "Flauta" também no blogger do Grauçá, depois passa lá e veja...

Grande Betão, pode pegar minha "Flauta" ...:mrgreen:

Cara, parabéns pelo blogger ..:concordo:..é um canal de muita informação a todos os niveiros..:palmas:

Creio que nossa participação deva ser neste sentido...apresentar as adaptações aos camaradas....mas aquelas que apresentarem um resultado positivo.

Aqui no fórum, aprendi muitas coisas sobre nossos NIVAS ...e sempre que posso..tento contribuir.

Abraço a todos.:concordo:

emilioleonardo
18/04/2010, 23:56
Graucá,

Você que fez esse trabalho com a solda amarela que você mostra nas fotos? Qual maçarico você usou?

emilioleonardo
19/04/2010, 07:59

Grauça, qual foi a fonte dessa informação dele? Quero achar o tutorial pra adaptação. :mrgreen:

baseggiov
28/08/2010, 09:44
Estou querendo fazer aquela flauta do NIVASGERAIS.

Onde que consigo comprar os tubos de cobres?

Em lojas de materiais só encontrei barras de 5 metros.:parede::parede::parede:

BACALHAU
28/08/2010, 10:04
Procure em oficinas que rabalham com refrigeração (geladeiras, ar condiciondo). Eles fazem até as soldas para você. :concordo:

baseggiov
29/08/2010, 10:07
Procure em oficinas que rabalham com refrigeração (geladeiras, ar condiciondo). Eles fazem até as soldas para você. :concordo:

Consegui nas de ar-condicionado.

Valeu baca...

"GRAUÇÁ 4x4"
11/09/2012, 15:22
Aconteceu novamente!!!

Eu grito por SOCORRO!!!
Não Aguento Mais!!!!!...
Qual a melhor solução real para acabar com essa saga?!
Melhorar o suspiro?! Como?!

mauricio_silva
11/09/2012, 18:55
Putz, que zica!!!:parede:

O respiro do tanque deveria aliviar a pressão interna, evitando o jorro de gasolina. Acredito que a mangueira que vai do tanque ao bocal possa ser culpada por esta condição. Se houver uma "barriga" (parte da mangueira ficando abaixo do bocal do tanque), pode haver depósito de gasolina na mangueira, que sai em forma de jorro quando a tampa do tanque é aberta. Se for possível, deixe a mangueira o mais "reta" (indo diretamente do tanque para o bocal de abastecimento) possível para não haver acúmulo de gasolina no seu interior. É o que eu consigo pensar, já que todas as outras dicas não surtiram efeito.
[]s.

Aconteceu novamente!!!

Eu grito por SOCORRO!!!
Não Aguento Mais!!!!!...
Qual a melhor solução real para acabar com essa saga?!
Melhorar o suspiro?! Como?!

rfdex
11/09/2012, 20:33
Putz, que zica!!!:parede:

O respiro do tanque deveria aliviar a pressão interna, evitando o jorro de gasolina. Acredito que a mangueira que vai do tanque ao bocal possa ser culpada por esta condição. Se houver uma "barriga" (parte da mangueira ficando abaixo do bocal do tanque), pode haver depósito de gasolina na mangueira, que sai em forma de jorro quando a tampa do tanque é aberta. Se for possível, deixe a mangueira o mais "reta" (indo diretamente do tanque para o bocal de abastecimento) possível para não haver acúmulo de gasolina no seu interior. É o que eu consigo pensar, já que todas as outras dicas não surtiram efeito.
[]s.

O problema está na tubulação (suspiro) que liga a parte superior do tanque ao bocal de abastecimento. Ele é bem fininho. A solução é retirar o tanque, enchê-lo de água (para não ficar suscetível a explosões!), e soldar um suspiro mais grosso. Com isso não será necessário fazer a tal flauta ou qualquer outra alteração. Retirem o banco traseiro e a tampa que isola o compartimento do tanque. Vocês irão ver o tanque e algumas "mangueirinhas". Na parte superior do tanque - mais para o lado esquerdo especificamente - terá uma saída fininha com uma mangueirinha ligando ao bocal. Esse é o suspiro que estou falando. Basta retirá-lo, aumentar o furo com uma broca e colocar uma saída mais grossa (diâmetro maior) ligando ao bocal. É apenas isso que impede o abastecimento. Espero que compreendam. Qualquer dúvida entrar em contato diretamente por msg. Saudações