Ver Versão Completa : Sistema direção F75
Caros, sou iniciante no ramo 4x4, recentemente adquiri uma F75/77 4x4, motor opala 4cc com kit gnv, gostaria de uma orientaçao de como eliminar a folga na direção, ela está com direção hidraulica de monza. Levei a um mecânico que regulou as castanhas, melhorou, mas ainda tem uma folga considerável principalmente quando freio.
Grato.
Att,
José Augusto
13/07/2006, 02:21
Vc já checou se há folga nos terminais das barras de direção?
O processo é deitar em baixo e checar todos os pontos, agora se a caixa de direção tiver folga aí não tem jeito tem que trocar ou recondicionar.
Cícero Franco
13/07/2006, 08:40
Eu instalei uma caixa de direção mecânica do Santana e nunca mais me incomodei com isto.
[]s
dalmo cruz torres
14/07/2006, 20:22
Enquanto eu usei a caixa de direção mecanica original eu sempre tive problemas com folgas, depois que intalei a caixa de direção hidráulica do omega o problema acabou definitivamente. Também uso os terminais de direção do Toy Band, que são mais resistentes que os originais das F-75.
Consultando o fórum encontrei o material sobre a influência do caster na dirigibilidade, fui conferir a F75 está com caster negativo de 2,5°, vai para ajuste esta semana, vou colocar uns 5º positivos e informarei o resultado. Também farei ajustes na direção, quando está 4x4 a folga praticamente desaparece.
Grato pela dicas.
Att,
Gaetk - F75 77 4x4 com motor opala 4cc e gnv.
José Augusto
17/07/2006, 13:17
Gaetk, vou colocar uns 5º positivos e informarei o resultado, 5º é muito coloca alguma coisa entre 2º e 3º que tá bom, minha rural está com alguma coisa entre 0.5º e 1º e não tive problemas.
Quanto maior o angulo do caster maior os esforços nos rolamentos do pino mestre e menor o capacidade de esterço (isto bem pouco quase não se percebe).
Ricardo Bambhoo
17/07/2006, 17:28
Eu instalei uma caixa de direção mecânica do Santana e nunca mais me incomodei com isto.
[]s
Cícero,
Você usa ela em trilhas ?
Tenho uma F75 com caixa original que pra fazer curva tenho que virar o volante uns 200 metros antes se quiser fazer... Sei que é a caixa, pois todos os outros componentres foram examinados e alguns são até novos ! A dúvida é: caixa de gol/santana aguenta o pau ?
Grato !
Cícero Franco
17/07/2006, 17:43
Nunca fiz trilha mais pesada, só coisa leve. O problema da Rural é que ela não esterça nada. Isto é por causa da suspensão e não tem jeito a não ser trocar tudo.
dalmo cruz torres
27/07/2006, 10:02
Dias atrás eu dirigi um CJ com direção hidráulica do Santana, ficou muito boa, macia e precisa, mas eu ainda tenho a impressão que ela não vai aguentar quando exigida em trilhas carregando o peso de uma F ou rural. Ainda prefiro uma maior, tipo do opala, omega, s-10 e por aí vai.
Questão de opção, ou gosto..
DinoGuimaraes
30/07/2006, 23:05
é um tesao, so q dava muito vazamento, ai troquei minha pick up por uma rural com direcao original, (to vendendo inclusive, ta com poukissima folga), to colocando uma hidraulica de omega, com a coluna do vectra, servo e embreagem hidraulica de toyota, ta ficando bom, vamos ver os gastos no final da brincadeira ne....
nao fiz o teste ainda, mas andei em uma rural com hidraulica da s10, foi a melhor direçao q ja andei em uma rural.
Kerosene
31/07/2006, 09:07
Bom Dia Amigos....
Voltando A Questão Do Amigo, Eu Num Sei A Situação Como Está, Mas Já Esse Problema Ser Aumentado Muito Quando O Freio Não Está Legal, Tipo Uma Roda Freando Mais Que Outra....
Outra Coisa Que Agrava é A Folga Do Cubo Da Roda, Todo Willys Tem Uma Folguinha Generosa E Depois De Trilha Ela Aumenta E Turma Não Costuma Ajustar, Indo Até Quebrar Ponta De Eixo.
Essa Folga Do Cubo Também Deixa A Viatura Passarinhando....
Fica Com A Frente Boba... E Acumulada Com A Folga Da Caixa Vira Uma Desgraça.
Abraço.
dalmo cruz torres
02/08/2006, 11:55
Kerosene, o negócio é que essas camionetes "andam até de três rodas", quer dizer, mesmo com muitas folgas, ela não aparenta problemas maiores e a turma continua "metendo o pau" mesmo sem regular novamente os cubos e demais rolamentos. Um amigo comprou uma F-75 que tá pior que um carrinho de rolimã, tudo solto, quebrado ou bambo, mas mesmo assim ele carrega ela com 1000Kg e desce a serra de palmeiral(pela Vila Rica!), feliz da vida, "pitando" o cachimbão. Como diz um amigo meu, a direção tem tanta folga que agente não pode chamar de folga, tem que chamar de férias.
Kerosene
02/08/2006, 12:43
Os Nego Andam Até Acabar......
E Como Demora Bastante......
Explica Por Que As Rural Que Tem Por Aí Ou Tão Zero, Ou Tão Um Caco...
Hehehehe....
O Pior Que Depois Ainda Tem Que Dar Freio Bom, E Num Tem Folgas.
Mesmo Com O Desmanzelo.....
Dificil....
Sukita4x4
04/08/2006, 10:28
em minha F instalei direção hidraulica do dodge, ficou muito boa.
té+
E aí KEROSENE...tudo bem?
Preciso de uma dica sua se possível...........
Estou adaptando o motor ford 4.9i na minha F75(Lurdinha), e devido ao peso deste novo motor, vou colocar os feixes de molas da toyota, e estou com dificuldade na instalação.
Vc pode me ajudar??????
Ricardo Bambhoo
09/08/2006, 09:50
E aí KEROSENE...tudo bem?
Preciso de uma dica sua se possível...........
Estou adaptando o motor ford 4.9i na minha F75(Lurdinha), e devido ao peso deste novo motor, vou colocar os feixes de molas da toyota, e estou com dificuldade na instalação.
Vc pode me ajudar??????
1- com o veículo estacionado e as rodas alinhadas, caloque calços pra elas "não sairem do esquadro".
2- retire os feixes originais.
3- remova os suportes originais (na traseira é direto na mola, na dianteira vão os jumelos) pra soldar os novos.
4- coloque os feixes de toy no eixo pra deixar tudo centralizado, alinhadinho e no "esquadro" certinho.
5- preste muita atenção no ângulo em que devem ficar os jumelos.
6- como as molas da toy são mais compridas precisa dar uma "alongadinha" na ponta do chassis (aí é que está o mais complicadinho), caso contrário os novos suportes dos jumelos ficarão um pedacinho pra fora...
é isto que sei... e o que foi feito na minha tb !
dalmo cruz torres
09/08/2006, 11:42
Estevam, a minha camionete tambem está com as molas dianteiras do Toy, faz como o Ricardo falou que vai dar certo, as minhas eu levei até um mecânico de chassis e ele colocou as molas pra mim, eu aumentei o chassis em 20cm(um pouco mais que o necessário, mas para poder usar como base de um futuro guincho) O jumelo é bem maior que o original do Toy, para que os olhais das molas fiquem na horizontal. Acho que fica mais fácil se v/c levar em algum posto de molas, não que v/c não vá conseguir fazer, mas é que para tirar os rebites que seguram os suportes das molas originais v/c vai precisar de um maçarico de corte. Eu tentei colocar as molas e fiquei um dia para tirar um dos suportes dianteiros, o cara que colocou as molas tirou os suportes restantes em 2 minutos...