PDA

Ver Versão Completa : Biodiesel

cj5milk
12/07/2006, 11:21
Tenho uma Ranger XLT 2001 4x4 Diesel e como aqui no Rio de Janeiro a Petrobras já esta disponibilizando o Biodiesel, passei a utilizar o mesmo, afim de testar .
Mais para poder fazer comparações de performance fiz o seguinte e gostaria de compartilhar com vcs e ver se alguém ja o utiliza e se obteve os mesm os resultados ?

1 - Enchi o tanque com Diesel Regular e rodei em estrada e cidade, sendo as seguintes médias. Cidade 9,8Km/l Estrada ( 100km/h) 10,5km/l

2 - Rodei até chegar a reserva, abasteci com Biodiesel e rodei até esvaziar o Tanque.

3 - Abasteci com Biodiesel e executei os mesmos percursos e notei o seguinte:
Consumo na Cidade 10,6km/l , Estrada (100km/h) 11,7km/l .

Percebi ainda, menos fumaça na primeira partida do dia, e melhor desempenho do carro, não cronometei a performance, mais esta bem evidente que o motor retoma as acelerações de forma melhor. Me parece até que esta mais potente.

Aquardo Comentários.

Marcelo R. A. da Cunha
12/07/2006, 11:25
Eu tambem obtive resultados positivos quando utilizei o BIODIESEL.

rgds

Ric Mac
12/07/2006, 13:07
Prezado CJ5milk,
Qual(is) postos a Petrobras esta disponibilizado o Biodiesel, ainda nao encontrei nenhum por onde ando no rio.

Obrigado

parafango
12/07/2006, 17:49
petrobras na lagoa parque da catacumba

eduardomacedo
12/07/2006, 18:19
Você Está Usando Biodiesel Puro (b100) Ou Alguma Mistura (bx)?

E Vê Se Alguém Me Ajuda Lá No Tópico "roda Livre L200".

Sandro Tannuri
12/07/2006, 20:36
Quanto custa?

Abraços,

Joao Baeta
12/07/2006, 20:59
:arrow: Ric Mac,
Além do posto de Catacumba, tem na subida da serra de Petrópolis, no posto BR Peritiva....(No início da subida) E Itaipava (Posto BR Alcatraz) tem o Biodiesel...
:arrow: Sandro,
O custo do Biodiesel é igual ao diesel comum...(na subida da serra está custando $1.82/litro)

Abssssssssssss

Sandro Tannuri
12/07/2006, 21:32
Li no site da BR que o biodiesel que eles estão vendendo é uma mistura com apenas 2% de biodiesel.
Será que so isso faz essa diferença toda no consumo e desempenho?

Abraços,

Edintruder
12/07/2006, 22:06
Se melhora no consumo provavelmente é tão viscoso quanto o diesel comum, pois quando afina o consumo tende a aumentar.

eduardomacedo
12/07/2006, 23:03
Seguinte:

Nada ainda está confirmado acerca do desempenho e consumo do biodiesel, mas até o momento, só vejo quem diga que o desempenho de fato melhora. Porém, a grande vantagem deste combustível é que ele é livre de enxofre, assim, age como agente de descarbonização do motor, além de poluir muitíssimo menos, além do que na própria produção do biodiesel, que é oriundo de oleaginosas vegetais, há absorção do CO2 livre na atmosfera.

Realmente o biodiesel disponível em postos de combustíveis para venda representa somente 2% do volume total.

Aqui em Fortaleza, já cheguei a abastecer minha L200 com biodiesel de côco a 70%. O carro funcionou perfeitamente e o escape lembrou doce de côco.

RcSala
13/07/2006, 10:36
Amigos, minha tese de conclusão de curso é sobre o Biodiesel, esse que a Petrobras vende é o B2, ou seja, com apenas 2% de biodiesel adicionado ao óleo mineral.

Proporções acima de 40% são perigosas, o processo de produção do biodiesel ainda é um pouco falho, e algumas impurezas presentes nele podem causar danos catastróficos em motores diesel. Nos motores com gerenciamento eletrônico, o perigo é menor, mas nos mecânicos eu não aconselho misturas superiores à 50% sem uma boa análise da viscosidade e das impurezas contidas no combustível.

Uma diferença pequena na viscosidade pode danificar o sistema de injeção e a presença de água pode causar a saponificação do biodiesel dentro do motor emperrando as válvulas de admissão.

eduardomacedo
13/07/2006, 11:23
Amigos, minha tese de conclusão de curso é sobre o Biodiesel

Camarada,

Gostaria de saber mais sobre seu trabalho. Você teria alguma material dispónível? Qual sua área de atuação? Quem produz o biodiesel empregado nos testes e como são estes testes?

Grato.

JairoM
13/07/2006, 11:44
Depois da informação de voces, vou experimentar.

Abastecerei daqui uma semana (é o tempo que levarei pra esvaziar o tanque) no posto BR da Lagoa (aqui no Rio de Janeiro).

Passei por lá ontem e vi que o diesel ta custando 1.899....

Sandro Tannuri
13/07/2006, 14:35
Eu pago 1,769 num Shell na Barra/RJ mas vou experimentar no proximo tanque. Tem um posto BR perto do meu trabalho que tem.

Abraços,

cj5milk
17/07/2006, 13:41
Posto 902 Na Ilha do Governador , na Avenida Paranapuan 902.

abcs

cj5milk
17/07/2006, 13:42
Puro na Bomba da petrobras.

Weissfhuder
24/07/2006, 17:00
Estou de BIODIESEL e não abro mão, Ecologicamente perfeito e menor teor de enxofre.

Resumindo por menor q seja a mistura 2%, ganha do Diesel Mineral em todos os sentidos.

Planeta TERRA agradece.

Sandro Tannuri
24/07/2006, 22:15
Estou no primeiro tanque de teste, abasteci no posto da subida da serra de Petropolis/RJ e não gostei do preço. R$ 1,82

Ate agora o consumo pelo computador de bordo esta 0,3 km/l melhor mas não da para concluir nada ainda.

Abraços,

Wallace
25/07/2006, 12:51
Tá barato o diesel ai, aqui é 1,899 ou mais, bio ou não.

rodrigocockpit
25/07/2006, 18:01
Aqui em BH, acho diesel de até 1,67 mas o bio saí por 1,89 vale a pena?
será que ele é descarbonizante mesmo?
até que ponto vale a pena por bio ou normal com oleo 2t de vez em quando?
Será!!????!!!!!!!!

Sandro Tannuri
25/07/2006, 22:13
Wallace,

No posto onde abasteci com o biodiesel não havia outra opção para comparar, mas por aqui se acha facil em qualquer bairro a 1,769.

Será que esse troço é bom mesmo? O consumo pelo computador esta melhorando a cada dia. Ja estou me vendo mudando o meu caminho para abastecer sempre de biodiesel. Ainda bem que rodo mais de 800 km com um tanque. :mrgreen:

Abraços,

wdoc
26/07/2006, 01:20
Aqui em SP, quase todos os postos BR ja tem BIODIESEL, tem ate uma faixa neles, preco de 1,80 a 1,90. Juro que em termos de rotacao ou desempenho nao vi diferenca, ja no consumo ainda nao tive tempo de amostragem para saber.

Wallace
26/07/2006, 14:15
Ontem passei por um que era 1,7 alguma coisa, talvez quase 1,8.
Eu estava me organizando para usar um Shell ou um BR aqui perto a 1,899, mas ainda tenho tempo para procurar pois estou um pouco abaixo do meio tanque, devo rodar mais uns 300 kms facil antes de entrar na reserva.
Alias parece que a minha tem 1 galão a mais no tanque, 132 contra 128 litros.

Sandro Tannuri
27/07/2006, 01:06
Wallace,

Ja coloquei 139 litros na minha, a mangueira que leva do bocal ao tanque entra pelo lado do tanque o que deixa um enorme espaço sem encher se parar no automatico da bomba.

Hoje vi a faixa num posto perto de casa, amanhã vou ver o preço la. Na duvida, se o preço permitir é claro, só uso o biodiesel de agora em diante.

Abraços,

João Pedro
27/07/2006, 07:34
Abasteço em um Texaco perto de casa (JPA/RJ) ou em um Shell (na Barra - "Alemão"). O diesel (mineral) desses dois postos são de boaq qualidade e tem bons preços.
Andei abastecendo com biodiesel em JPA, no Ypiranga, ao lado do Shopping ViaParque, e não percebi nenhuma diferença (excetuando-se o bolso mais vazio, pois é mais caro).
Creio que a porcentagem (2% em um tq de 70l = 1.4l) seja muito pequena para fazer diferença, talvez o difrencial seja a melhor qualidade do diesel no qual é adicionado o óleo vegetal. Mas, aí quem consegue óleo "honesto" acaba não sentindo nenhuma diferença.
Estou quase terminando um teste que venho fazendo (3 exatos meses) com aditivos. Usei aditivo de limpeza e um que, supostamente, aumentaria a performance. Andei fazendo uns gráficos no PC, mas vou postar os resultados lineares mesmo que dará menos trabalho. Esta semana eu encerro e posto.

Wallace
27/07/2006, 13:32
Na RAM o manual fala para só usar diesel com no máximo 5% de bio diesel.
Sandro precisa ver se estes 139 litros são realmente 139 ou se a bomba estava lhe roubando rs rs

samukanvas
27/07/2006, 14:19
Já tinha ouvido que pra se produzir biodiesel se usam poderosos reagentes químicos que prejudicam bem a natureza. Portanto, pelo que ouví, o biodiesel não teria vantagens significativas pra ninguem, sendo na verdade prejudicial a natureza.

Abaixo segue texto que encontrei na internet:

O mundo como um todo consome 83.000.000 de barris de petróleo por dia. Um barril de petróleo são cerca de 159 litros. Multiplicando uma coisa pela outra, temos o número astronômico de 13.197.000.000 de litros de petróleo por dia. Isto é aproximadamente a produção anual de álcool no Brasil. Por falar em álcool, o Brasil em 1984 já produzia cerca de 200.000 barris de álcool por dia. Em comparação, em biodiesel se produzem no mundo hoje cerca de mil barris por dia. Ou seja, em biodiesel hoje o mundo produz apenas a metade de 1% do que o Brasil produzia de álcool há vinte anos. Muitos até reclamam do fato de o mundo não ligar para o biodiesel, como supostamente deveria.

O biodiesel não é óleo vegetal puro. Usar óleo vegetal em um motor de combustão interna é um desastre. O óleo vegetal, além de ser viscoso demais para os motores diesel usarem, tem ainda o problema de quando queimar, a glicerina contida nele se transformar em um produto chamado acroleína. Este produto é mal cheiroso e, pior ainda, vai se acumulando nas paredes do cilindro do motor, fazendo com que o motor rapidamente seja inutilizado. Isto exige um demorado e caro conserto e ocorre mesmo se o óleo for usado em mistura com o óleo diesel. Note que o dano ao motor ocorre de maneira diretamente proporcional à quantidade de óleo vegetal nele contida. A acroleína, por exemplo, existe nos óleos usados para fritar. Todo óleo aquecido vai produzindo acroleína, que vem da glicerina nele contida, que esquentou demais.

Para se produzir mesmo o biodiesel, o óleo vegetal tem que ser esquentado. São dois processos principais, sendo ambos exigentes de energia. O primeiro consiste na separação da glicerina. O segundo consiste em esquentar ainda mais o óleo sem glicerina, produzindo o biodiesel. Este é um dos problemas ditos insolúveis do biodiesel, pois ele exige muito mais energia, do que produz. Ou seja, para se produzir o equivalente a um barril de petróleo, em biodiesel, se usa muito mais que um barril de biodiesel, em energia. Isto não acontece, por exemplo, com o álcool da cana. A cana de açúcar produz o bagaço e este produto é queimado, sendo mais que o suficiente para se ferver o mosto e se obter o álcool.

Imaginando um projeto de biodiesel global, um exemplo seria a soja, que é uma oleaginosa típica. Por área, a mamona produz bem menos óleo que a soja. O dendê produz mais óleo por área que a soja. Fiquemos com a soja, como um exemplo. Um hectare de soja produz cerca de 2,4 toneladas. O teor de óleo total não é o mesmo que se extrai comercialmente. Imaginemos que este hectare tenha produzido 720 litros de óleo. Isto ainda não é biodiesel. Vamos ser otimistas e imaginarmos que destes 720 litros de óleo, se produzam 60% de biodiesel. Isto são 432 litros de biodiesel por hectare. Fazendo mais uma conta e transformando isto para barris ou 159 litros, teríamos em um hectare cerca de 2,7169811 barris de biodiesel. Isto é o número de barris por safra de oleaginosa. Por dia, 0,0074437 barris de biodiesel por hectare. Sabendo que 1 Km² (um quilômetro quadrado) são 100 hectares, então 1 Km² de oleaginosa produziria 0,74437 barris de biodiesel por dia.

O planeta Terra tem uma superfície total de 507,3 milhões de Km². Deste total, os oceanos cobrem 360,63 milhões de Km². Obviamente que a agricultura de oleaginosas é impossível, em qualquer parte do oceano. No caso de todas as terras imersas, o mundo tem um total de 149,67 milhões de Km². Ocorre que, nestas terras emersas, a maioria esmagadora é inapta para qualquer tipo de agricultura. São desertos, áreas polares, áreas declivosas, áreas rochosas. Na Noruega, apenas 4% das terras são aptas para a agricultura. A Antártida cobre uma área do tamanho da Europa, mas sem um metro de área agricultável. O deserto do Saara cobre uma área de quase do tamanho dos USA. O único país de grande extensão territorial e mais de 20% de terras aptas para a agricultura é o Brasil. Cerca de 80% da China são desertos ou montanhas. A Rússia é gelada demais para a agricultura em mais de 80% de sua extensão. O mesmo acontece com o Canadá. No mundo com um todo, nem 15% da terra é apta para a agricultura. Façamos agora uma regra de três para termos o total de terras cobertas com oleaginosas para se produzir biodiesel e satisfazer à demanda equivalente ao consumido em petróleo no mundo hoje:

1 Km² de agricultura -------->0,74437 barris/dia.
X Km² de agricultura -------->83.000.000 barris/dia.

Fazendo a conta acima, nós teremos um total de 111 milhões de Km² em agricultura, para se abastecer o mundo de biodiesel. Tendo o mundo áreas emersas de 149 milhões de Km², teríamos que usar cerca de 74% das terras emersas, para se produzir biodiesel e abastecer o mundo com o tal biodiesel. Como a esmagadora maioria das terras emersas não serve para a agricultura, o biodiesel é inviável. Mesmo que 100% das terras agricultáveis do mundo fossem plantadas, ainda assim nem 25% do petróleo consumido no mundo seria substituído pelo biodiesel. Se isto não bastasse, como a humanidade poderia se alimentar, sabendo que 100% das terras agrícolas do mundo estariam sendo usadas para se produzir biodiesel e o combustível para o produzir?

Assim, como alternativa energética global, o biodiesel é inviável e está fora do páreo. Mesmo como substituto mais modesto para o petróleo, o biodiesel não é grande coisa. Ele é muito mais caro que o álcool e produz muito menos por área que ele. Isto para não falar no fato do excedente de energia que o álcool produz. O biodiesel é deficitário em produção de energia por área.

Encerrando e resumindo, o mundo não tem como usar o biodiesel, como alternativa energética viável para substituir o petróleo e como fonte de energia, o biodiesel será sempre insignificante, em termos globais. Para se substituir o petróleo, o biodiesel está fora das possibilidades. Biodiesel será sempre uma curiosidade pequena e até uma fonte de fracassos escandalosos. Com o uso globalmente significativo e importante, o biodiesel nunca terá o seu tempo.

http://www.ipt.br/atividades/servicos/chat/?ARQ=174

http://pt.wikipedia.org/wiki/Biodiesel

Vamos ficar ligados porque essa história é muito boa pra ser verdade..... o biodiesel existe a mais tempo que o carro.

João Pedro
27/07/2006, 16:40
Ainda que pareça paradoxal gráficos e números podem sofrer interpretações variadas, como as estatísticas por exemplo.
Certo é que somente países com a extensão territorial (e com mais áreas cultiváveis), como o Brasil, China, EUA e Rússia, entre outros, teriam condições de absorver os benefícios deste "novo" combustível.
Também, certo é que ele (biodiesel), se configura em mais uma alternativa para um mundo completamente dependente do óleo mineral. Daí, muitas adaptações serão, supervenientemente, imprescindíveis aos motores e outros aplicativos.
Porém, ele não sairá imune, ecologicamente falando. Aliás, nenhum combustível terá um completo selo de imunidade, nem mesmo a sonhada fusão a frio. A regra é simples: Para se obter energia tem-se, obrigatoriamente, de "queimar" algo.
O óleo mineral (para sua obtenção) também é aquecido, e se usam catalisadores que, também, são derivados de reações penosas à natureza. O alcool exige enormes áreas de plantio, e seu cultivo, no Brasil (de sua principal matéria-prima), exaure rapidamente extensões colossais de solo. Isto, exige o uso de fertilizantes sintéticos, defensívos agrícolas, todos de cadeias químicas complexas e nada ecológicas.
O bidiesel exige catalisadores para a separação da glicerina, exigindo ainda temperatura ideal para que a reação se proceda. Seu cultivo, além do refino, do uso dos componenetes químicos necessários, transporte etc, trarão empregos e absorção de novas tecnologias (a exemplo do alcool), mas... o custo ecológico não será invisível.
Claro, quem trabalha com óleo mineral se debate nos estertores do final da era petróleo. Todavia, tudo tem um fim e o petróleo já tem o seu a vista.
Enfim, é um beco sem saída.
Nós, humanos, assemelhamo-nos aos vírus que invadem um corpo. Pode-se controlar esta infecção, arrefecer seus efeitos e retardando suas seqüelas, mas tornar imune este corpo é impossível.
Quanto mais crescemos mais carecemos de energia, e esta energia, requerida e consumida, consome também tudo à sua volta.
O jeito é tratarmos de pensar próximas campanhas publicitárias da Petrobrás, em Marte e Plutão. A Terra um dia cansará de tanto gerar energia.
Contudo, enquanto isto, "uns 2% de bio" não devem fazer tanto mal assim, rsss.

PS: O que o Brasil não pode deixar passa em brancas nuvens é o completo domínio do ciclo tecnológico do "craqueamento" do biodiesel (como do alcool). Do alcool, por exemplo, pode-se fazer praticamente tudo que se faz com o petróleo, desde polímeros complexos até garrafinhas PET. Evidente que tudo isto não é barato, pois são novas aplicações, com novas refinarias (novas torres de craqueamento), novos catalisadores etc. Mas, um dia, sairá até barato.

conder
30/07/2006, 14:57
vi um anuncio de uma mini-usina de diodiesel em um jornal. dizia ser conporto por uma prensa e uma caudeira pra ferver o oleo com produção diaria de até 350 litros, sera que procede é taõ simpres assim?

João Pedro
30/07/2006, 17:05
vi um anuncio de uma mini-usina de diodiesel em um jornal. dizia ser conporto por uma prensa e uma caudeira pra ferver o oleo com produção diaria de até 350 litros, sera que procede é taõ simpres assim?

Vai depender do que vc espera do veículo e o que você espera da expectativa de duração dos motores e componentes (uma incógnita). Ainda há fatores, como acidez, viscosidade etc. cuja a matéria-prima que for usar, e o próprio controle de qualidade do refino, traz influência.
Substãncias que entram como catalisadoras na "transformação" do óleo, além da queima de algum material combustível para á reção, devem ser considerdas no custo/benefício.
Se vc tiver uma propriedade agrícola, com oleaginosas à mão, e em certa quantidade disponível, bem como material para aquecer a caldeira, além de alcool a bom preço (metanol é mais apropriado, porém mais perigoso) creio ser uma ótima opção para tratores, picapes e caminhões.
Já existem empresas no mercado vendendo a mistura de metilato de sódio a 30% de metanol, que entra como catalisador da reação.
Sugiro, no entanto, você conversar com um técnico-químico que o oriente no manuseio desta solução. Esta "mistura" (solução) é muito tóxica, pode causar seqülas irreversíveis, se ingerida ou em contato prolongado em mucosas ou na pele desprotegida.
De qualquer modo, o manuseio do refino em si deve ter a orientação de um técnico-químico qualificado, ao menos até o perefito domímio do refino. Depois será igual a fazer cachaça, rsss
Boa sorte!

DanOnTuba
31/07/2006, 00:23
http://journeytoforever.org/biodiesel_make.html

edubelem
01/08/2006, 16:22
Samukanvas,
Biodiesel é produção industrial, por tanto óleo de soja é pra fritar, quem teve o trabalho de fazer este calculo com óleo de soja é por que não tem interesse nem um que o programa de certo, pois os países beneficiados neste programa, seriam os situados entre os paralelos 20 Norte e sul ( incidência solar), porem p/ não perder o cálculo multiplique a produção por 10 (dez), isto mesmo são 6ton/ano, como peso do óleo não é 1 portanto são 7.000Lts/ano, que é a produção de Dendê (oleaginosa com maior produtividade), e a soja são 730 Lts / safra e na ano, a mamona são 3ton/ano.

Agora veja no mapa os paises localizados na posição geográfica acima citada, vc verá que se somarmos o PIB destes países, não representará 15% do mundial, por tanto eu acho que tem muita gente com medo desta inversão de valores.

Já existe o calculo pronto p/ o Brasil, são 8.000.000Ha de dendê.

Homero
01/08/2006, 17:55
O problema dos paises entre os paralelos 20 N e S é que tem presidentes como o Lula que pode acabar se reelegendo no 1o turno... e ai nem precisam ser levados a sério.
Mais me preocuparia com um pais que está nessa zona , vizinho nosso , que está cheio de petroleo e acabou de gastar US$ 3 bi em armamentos que não deve ser para brigar com os USA ou será ... e ainda acabou de entrar no Mercosul que já não se entendia ignorando o Uruguai , e com a Argentina levando vantagem nas negociações sobre o Brasil...

Voltando ao oleo , o processo de transformação do oleo em biodiesel(transesterificação se não me engano) consome muita energia , alem de exigir controle de processo rigoroso.Tudo isso encarece o combustível que só um aumento muito grande no preço do petroleo viabilizaria (pode acontecer em breve).

Bom seria se pudesse usar como muitos in natura .Talves até possa .
Me lembro que antes dos carros flex as autoridades diziam que o alcool hidratado não podia ser misturado a gasolina pois se separava , agora pode!!!A desculpa oficial é que com a bomba eletrica das injeções acaba remisturando novamente...
O fato é que muitos mesmo na epoca do carburador misturavam alcool na gasolina , se não conscientemente , o dono do posto o fazia por safadeza.

Uma vantagem do combustível vegetal é que devolve para a atmosfera pela fotossintese mais oxigenio do que queima como combustível ... aí estive viajando por São Jose do Rio Preto em SP e ainda usam queimar a cana para facilitar a colheita o que me parece um crime pois o CO2 gerado nessa queima duvido que seja compensado e mais a cana esgota a terra , o que poderia ser grandemente contornado com colheita mecanisada que não queimando as folhas elas são novamente reaproveitadas pelo solo(a colheitadeira faz isso).

Então falta seriedade de todos:do governo , dos usineiros da propria população(que não exige dos governantes seriedade em nenhum aspecto, ou muito pouco) e então não acredito que os 85% do pib mundial precise se preocupar com a inversão de valores.

Homero

conder
02/08/2006, 14:29
se existe todas essas dificuldades, porque o governo federal investe tanto neste combustível???

JairoM
02/08/2006, 15:24
Conder,

Politicamente, ecologicamente e moralmente, é importante pro governo o desenvolvimento de combustíveis alternativos.

O programa do alcool, que NÓS consumidores bancamos (e o governo deu dinheiro de graça a fundo perdido pros usineiros) foi no início um fracasso, porque a industria automobilistica não quis ou não pode acompanhar, e porisso nós tivemos aquelas porcarias movidas a alcool.

O Biodiesel, tem tudo pra dar certo. Pode até ser complicado, mas dizem ser o futuro.

Saudades mesmo eu tenho do motor ELKO, que foi testado uns anos atras aqui no Brasil, que usava ao mesmo tempo desde gasolina, alcoool de farmacia, oleo queimado, banha de porco, manteiga, oleo vegetal, diesel, ou qualquer porcaria oleosa que a gente jogasse no tanque. O pessoal da Rede Globo chegou a colocar oleo queimado de pastelaria, e o motorzinho funcionava bem.

Pelo que me disseram, alguem comprou o projeto e engavetou, porque senão seria a "quebra" de TODAS as montadoras do Brasil...

Homero
02/08/2006, 21:05
Acabou agora um episodio dos caçadores de mito do discovery channel onde os caras testaram uns dispositivos para economisar combustíveis que nada funcionaou e no final ele pegaram um auto mercedes a diesel e numa pista rodaram com diesel e mediram o consumo , depois pegaram oleo de fritura usado, simplesmente coaram e colocaram no recipinte de medida.Elas ficaram espantados pois andou normalmente, somente o consumo eles disseram ser 10% maior.Afimaram que tem muita gente ao redor do mundo usando oleo vegetal em motores diesel...

Sérgio Soares
02/08/2006, 21:47
Completei o tanque da minha F-1000, em Brasília, exatos 42 litros em 110 de capacidade do tanque, com biodiesel pela primeira vez.
Não sei se ele está puro ou a 2%, mas notei que a fumaça diminuiu e que o desempenho melhorou um pouco.

Espero que os planos para a produção do biodiesel no Brasil levem em conta os erros do Proalcool e que nós, usuários, possamos obter alguma melhora tanto para o meio ambiente quanto para os nossos carros.

Sérgio Soares

Augustocesar
02/08/2006, 22:27
A discussão é boa, imaginem se assumirmos esses números que desautorizam o uso do biodiesel continuando a usar o diesel mineral, onde chegaríamos quando esse se esgotar???
Do mesmo modo que a Petrobrás matou o pro-álcool por ferir seus interesses na década de 80, porque a ela não interessava concorrência, agora ela e os demais interessados vão guerrear o biodiesel.
Uma coisa é o uso inadequado do óleo vegetal como vemos tanto acontecer, principalmente por aqui em Goiás, onde o preço da soja leva aos agricultores a buscar alternativas de minimizar custos, outra é o uso digamos adequado de se utilizar o biodiesel obtido apos o processo químico de retirada da glicerina.
Outro absurdo é imaginar uma matiz energética única, como hoje é o diesel. Claro que temos que mudar esse conceito. Nos rincões do Brasil (e eles existem) é mais econômico o uso do biodiesel obtido de culturas locais e de pequenas produções, enquanto nas proximidades das cidades portuárias e limítrofes das refinárias de petróleo o diesel pode ser conveniente.
Mas fora toda essa questão política, uma coisa que eu ví acontecer é que, a Universidade de Agronomia de Rio Verde testou o biodiesel e o óleo vegetal de soja e constatou que o primeiro pode ser usado até puro, compromentendo um pouco o rendimento do veículo, mas o segundo pode ser usado em torno de 30% de mistura com o diesel, some a isso o fato de que naquela localidade em plena safra de soja que era vendida a míseros 19 reais a saca, o óleo de soja era vendido a um real, tornando extremamente compensador seu uso.
Outra balela é não computar o custo que o diesel tem para ser distribuido, veja o caso de Rio Verde, onde se paga mais de 40 dolares para levar uma tonelada de soja para os portos, pegamos o diesel que vem do oriente médio e andamos mais de 1500 km para levar até aquela localidade.
O que vemos na realidade infelizmente é que não existe qualquer névoa de honestidade e patriotismo dos responsáveis pela política energética do País, ninguém faz em função de nossos interessem enquanto nação, mas sim atendendo seu bolso e sua fome de lucro, assim não dá.
Abraços,

conder
04/08/2006, 10:12
Conder,

Politicamente, ecologicamente e moralmente, é importante pro governo o desenvolvimento de combustíveis alternativos.

O programa do alcool, que NÓS consumidores bancamos (e o governo deu dinheiro de graça a fundo perdido pros usineiros) foi no início um fracasso, porque a industria automobilistica não quis ou não pode acompanhar, e porisso nós tivemos aquelas porcarias movidas a alcool.

O Biodiesel, tem tudo pra dar certo. Pode até ser complicado, mas dizem ser o futuro.

Saudades mesmo eu tenho do motor ELKO, que foi testado uns anos atras aqui no Brasil, que usava ao mesmo tempo desde gasolina, alcoool de farmacia, oleo queimado, banha de porco, manteiga, oleo vegetal, diesel, ou qualquer porcaria oleosa que a gente jogasse no tanque. O pessoal da Rede Globo chegou a colocar oleo queimado de pastelaria, e o motorzinho funcionava bem.

Pelo que me disseram, alguem comprou o projeto e engavetou, porque senão seria a "quebra" de TODAS as montadoras do Brasil...
Lembro daquele carro, e do teste com oleo da fritura do pastel. me ocorreu de elevasse-mos a temperatura de qualquer oleo vegetal, não consegiriamos o biodiesel????

ambinfo
04/08/2006, 14:19

Pois por aqui, em Belo Horizonte, estou abastecendo a 1,739....

edubelem
04/08/2006, 15:22
Fiz um teste, e rodei dois tanques completos c/ cada combustível au todo 1200 Km aproximadamente.

Em economia foi muito pouco a diferença, podendo ser por motivos terceiros, 8,7 Diesel e 8,9 Biodiesel.

Desempenho ficou imperceptível, talvez pelo gerenciamento eletrônico.

Na partida pela manha não notei diferença alguma.

Porem a fumaça no escapamento diminuiu consideravelmente, foi realmente a única coisa que notei.

Por tanto cheguei a conclusão que não há diferença significativa, em consumo e desempenho, com tudo temos que ver as conseqüências em logo prazo, tenho a impressão que é melhor p/ o motor, pois com a diminuição da fumaça ocorre também a diminuição na carbonização do motor.

Weissfhuder
03/10/2006, 15:53
Amigos,sai do Diesel comum a muito tempo,desde que o BIODIESEL apareceu!
Estou satisfeito,primeiro lugar pelo menor teor de ENXOFRE que o BIODIESEL BR tem a base é mais pura em relação ao Diesel normal,menos fumaça preta saindo do escape ecologicamente bem melhor que o outro, o oleo do carter não tem mais aquela cor SUPER NEGRA anterior, acredito que a lubrificação interna do motor aconteca de maneira bem melhor sem o pretume do enxofre em suspensão no oleo.
Com relação ao consumo,ficou um pouco melhor sim...o combustivel é de melhor qualidade comprovadamente, com isso o motor consome menos.
Aposto na nossa PETROBRAS,combustiveis alternativos são necessarios no nosso planeta TERRA.este percentual minimo de 2% me fazem colocar a cabeça no meu travesseiro um pouco mais tranquilo, me dando acerteza que estou contribuindo para uma camada de ozonio mais espessa!
Adoro meu 4X4 mais não gosto de ver pelo meu retrovisor a fumaça que eu descarrego a cada acelerada no meu planeta,o biodiesel tem visualmente 50% menos fumaça que o normal.
Reparem neste detalhe da fumaça, um combustivel que queima fazendo menos fumaça com certeza é melhor que um que emite aquele fumaça negra nas acelerações mais drasticas!
Um grande abraço em todos e recomendo o uso do BIODIESEL.
vlw
Weiss

João Pedro
04/10/2006, 03:33
Infelizmente, como diria o "Didi", isto é uma "faca de dois legumes".
Se por um lado estamos engatinhando no caminho para abandonar os combustíveis fósseis (que deverão compor apenas o fábrico de polímeros, que também podem ser substituídos pela alcooquímica), por outro teremos de fazer grandes desmatamentos, para usar extensas áreas de terras cultiváveis no plantio de oleaginosas para o biodiesel.
E isto afeta clima que afeta água, que afeta produção agrícola que afeta a gente.
E mais...
Há também a necessidade de uso (e bem grande) de alcool, o que redunda em maior plantio desta monocultura, sabidamente conhecida em exaurir o solo com mais rapidez que às outras.
Evidente que se poderá usar a soja, mas lembremos que esta é uma commoditie o que não facilita um preço baixo e popular para o novo combustível.

Teremos, ainda, mais reagentes (catalisadores importados), que resultam mais rejeitos, e mais rejeitos dos subprodutos do biodiesel, maior consumo de água etc etc. Fora a queima (o que queimar?) e geração de calor para destilá-lo e refiná-lo.
Isto gera poluição.

Não estou dando uma da hiena Hardy, onde tudo o que fazia o leão Oliver era errado e ia dar errado. O caso é que não podemos esperar milágres.
A coisa é sustentável? Sim, mas relativamente. Reparem que mesmo a propulsão elétrica trará efeitos colaterias indesejáveis importantes. O mais fácil de notar será a manipulação danosa do perigoso chumbo e os tetras etilas e ácidos da vida. Assim também será com às células de combustível e, quem sabe (o dia que for dominada a tecnologia completa) o uso do hidrogênio.

O certo é que o homem é uma espécie de vírus que infecta à Terra (não há nessa colocação nada místico ou religioso, muito menos fatalista). Nada que façamos impedirá a exaustão do planeta. É apenas uma questão de tempo, e para alongarmos este tempo é imprescindível usar muito bem os recursos naturais.
O que eu temo, quanto ao biodiesel, é uma corrida mundial a ele, que ele se transforme em outra comodite e nós venhamos a depender dele em detrimento a alimentos. Isto sem dizer que multinacionais já embarcaram na compra de imensas áreas de terras (inclusive o mr. Bill Gates - investiu em alcool) e na pesquisa e produção dos catalisadores.
Temo, que em vez de lucrarmos com ele, venhamos a ser dependente de países que dele nos exijam. Assim como temo que exigirão nossa água.
Oxalá tenhamos controle neste processo.

edubelem
05/10/2006, 09:31
João Pedro,
A área suficiente p/ abastecer o Brasil de biodiesel é de 280 por 280 Km plantados de dendê, se alguen está falando em plantar soja e mamona girasol, ou seja lá o que for é só p/ não tocar o negócio, pois produção Ha / Ano é o dendê (7 ton óleo / ano), 2,5 x mais que qualquer outra oleaginosa, o dendê é uma cultura perene ultilisada inclusive p/ reflorestamento, apesar de ser uma espécie exótica, assim como o alcool tem o bagaço que serve de combustível p/ o preparo.

Um dos fatores mais prejudiciáis do comb fósil é que retira C do subsolo (inerte), e injetado na atmosfera, onde este C estava presente a Milhoes de anos atras, e o clima era completamente diferente e ficou como é hoje graças a estes elementos que estão hoje no subsolo.

O biodiesel é o ideal?? Não, mais é o que dá menos impacto na industria de energia e transporte no mundo, e melhora concideravelmente o clima.

João Pedro
05/10/2006, 21:17
Justo Edu!
É o que eu queria dizer, com adendos sobre às conseqüências para que não esperemos milágres por usar este ou aquele combustível.
Não há alternativas imunes aos efeitos da queima de combustíveis, qualquer que seja um. Gerou calor já se eu o primeiro passo para os primeiros efeitos colaterais. E se para gerá-lo se tem fases de refino é uso de insumos mais poluidores a coisa complica ainda mais.
De certo o apelo ecológico, que ressalto não ser infenso a certas reações encadeadas e inevitáveis, mais o uso de uma tecnologia que já detemos em combustível vegetal, é e será de gande valia. E esta valia se ampliará se o resultado incidir sobre inclusão social.

Vc tem razão quanto a oleaginosa mais vantajosa em produção por hectare. Aventou-se, preliminarmente, a mamona pela facilidade de cultivo, não possuir histórico de pragas que requeiram grandes quantidades de defensívos (mas que certamente mudaria na passagem à monocultura extensíva).
Da última vez que colhi dados aqui, pela ETFQ/RJ, havia um certo desnível no debate de qual seria mais adequada, nivelando-se produção/qualidade/custo em relação a coeficientes técnicos de fosfatase, PH e alcalinidade.
Mas a coisa tá andando e a Petrobrás não está inerte nem alheia. Se não atrapalharem a relação, custo benefício, será nivelada e emergirá positiva para todos, cito da cadeia produtiva, meio ambiente, até nós consumidores

José Francisco
05/10/2006, 21:26
Acredito que a pequena quantidade de biodiesel (2%) não deve provocar a alteração que vc referiu. Talvez no segundo trajeto o seu pé estivesse mais leve. O ideal seria efetuar uma medição maior, talvez uns 1000km com cada um dos combustíveis. Também não acho impossível haver alguma alteração. Tive uma D20 que quando abastecida com diesel comum fazia uma média ótima e tinha excelente desempenho, no entanto quando usava diesel aditivado perdia desempenho. Nunca se sabe o que realmente colocam no combustível.

Sandro Tannuri
05/10/2006, 21:29
Galera,

As pickups americanas modelo 2007 estão saindo com motores que so podem usar ULSD (Ultra low sulfur diesel).
O nosso biodiesel pode ser considerado ULSD ou apartir de 2007 não poderemos mais importar a Dodge Ram por exemplo?

Abraços,

Jera
05/10/2006, 22:41
desde quando compramos a ranger 3.0, sempre abasteciamos no posto texaco com diesel aditivado. a ranger rodava no maximo 800km com um tanque até aparecer a luz da reserva.
um dia coloquei o biodiesel, e o carro rodou tranquilo 840km. num se o biodiesel é o responsavel ou é a qualidade do posto...

na ranger 97 gasolina aconteceu a mesma coisa...com o combustivel petrobras ela esta mais economica...coisa de 40km a mais por tanque tb em, relação ao combustivel texaco.

Leonel Lousa
05/10/2006, 23:26
Abasteci com biodiesel sábado e rodei até hoje 510km, percebi que a picape solta menos fumaça e está mais economica, sábado vou completar o tanque de novo e fazer a conta.

edubelem
06/10/2006, 21:30
João e me esqueci também dos outros elementos como chumbo, enxofre e etc.. que vem junto c/ o petróleo que são altamente prejudiciais a atmosfera.

Este negocio de energia perfeita, pelo visto vai durar séculos, pois estão começando a falar mau das usinas eólicas, pois estão afetando a migração dos pássaros.:shock:

João Pedro
18/10/2006, 00:28
Este texto me foi encaminhado por um amigo da CEFET/Q do RJ. Foi compilado de um jornalista, ao que parece da região nordeste.
Por considerar este fórum apolítico, e por eu também achar inconveniente e impertinente fazer emergir discussões políticas partidárias, respeitadas às posições pessoais de cada um, deixei de verter do original os nomes de personagens aventados no texto.
O julgamento de valores ficam por conta de cada um dos foristas.

OS NOVOS IRMÃOS WRIGHT

COLUNA De Brasília Rangel Cavalcante

Os novos irmãos Wright

Há exatos 40 anos, o cientista cearense Expedito Parente criou o
biodiesel, um óleo combustível derivado de plantas oleaginosas capaz de substituir, com vantagens, o diesel derivado de petróleo usado pelas indústrias pesadas, caminhões, usinas geradoras e outros equipamentos. Surgia a descoberta que poderia revolucionar o mundo no que tange à produção de combustíveis de fonte renováveis. A coisa era tão séria que o então ministro da
Aeronáutica, Délio Jardim de Matos, entusiasmado, mandou que as pesquisas de Expedito continuassem no Centro Tecnológico da Aeronáutica, em São José dos Campos. Era a ditadura militar e nada foi revelado sobre o trabalho, considerado
assunto reservado de segurança nacional. Pois bem. Logo o biodiesel provou
ser o combustível do futuro, nascido do país que tem melhores condições em
todo o mundo para produzí-lo: a nossa Pindorama.
Entre 1980 e 1984, foram
produzidos mais de 300 mil litros do óleo, utilizados em testes.
Paralelamente, Expedito criou o bioquerosene, também originário de oleaginosas, substituto do querosene de aviação. E no dia 24 de outubro de
1984, dia do aviador, um “Bandeirante” da FAB decolou de São José dos
Campos usando o bioqueronse como combustível. O teste foi um sucesso. E
tem mais: em 1980, em Fortaleza, o vice-presidente da República, Aureliano
Chaves, e o governador Virgilio Távora, este um dos grandes incentivadores
das pesquisas do professor cearense, inauguraram ali na BR-116, a primeira
usina produtora de biodiesel, montada pelo Expedito e seu fiel auxiliar
Alfredo Rafael Campi, o Lelo. Ninguém nos contou. Nós estávamos lá. Em
2001, Expedito Parente criou a TECNOBIO, uma empresa que fabrica equipamentos para a produção de biodiesel. De lá para cá, centenas dessas unidades foram montadas no País, produzindo combustível para prefeituras, indústrias, universidades etc. Contar essa pequena história do biodiesel é fazer
justiça ao seu verdadeiro criador, que não teve a sorte de ser um professor de
Harvard. Se fosse, talvez, já tivesse até abocanhado um prêmio Nobel. Mas
o assunto vem à tona apenas para alertar os incautos para essa propaganda
eleitoreira enganosa, que agora gasta o dinheiro do
contribuinte para mentir aos brasileiros, dizendo que o biodiesel é obra
de ..., assim como tudo de bom que se fez nesse País desde 1500. O que o
pres chama de “biudiziú” nada mais é do que o biodiesel do Expedito
Parente. Logo quando se comemoram os 100 anos do vôo de Santos Dumont,
surgem alguns que se aparecem como os irmãos Wright do biodiesel.

edubelem
18/10/2006, 08:59
Os irmãos Wright, realmente tem essa mania, já que não tem a capacidade intelectual de criar, acaba copiando, e por sinal mau copiado.
Na realidade o biodiesel só esta sendo pesquisado agora grassas as pressões internacionais, principalmente depois do 11/09, em busca de uma fonte alternativa, e o Brasil sempre pesquisou o biodiesel e a tecnologia sempre foi bastante avançada e provavelmente não surgiu antes grassas a interesses internacionais contrários.
Com isto os irmãos Wright, receberam no colo a tecnologia pronta, a opinião mundial favorável e estão carimbando a obra.
Por sinal, é uma coisa típica de incomptentes.

magon33
18/10/2006, 16:31
Quem realmente inventou o biodiesel foi Rudolph Diesel pois seu motor foi concebido para queimar óleo vegetal.Devido ao preço do petroleo baixo e abundante passou-se a usar o diesel que conhecemos.Na década de 80 nem o álcool era competitivo sem muito subsidios , provavelmente era pior para o biodiesel .Só agora está retornando pois o petroleo mais caro e menos abundante faz necessário alternativas , mais , a historia do "credito de carbono" que priveligia o combustivel vegetal .
1 l de oleo vegetal , depois de retirada a glicerina vira 0,8l de biodiesel mais o processo dispendioso em energia faz com que o biodiesel necessite de subsidios para ser implantado.
Tem relatos no forum de fazendas que plantam e extraem oleo vegetal ,adicionam 50% ou mais ao diesel e rodam tratores, caminhões etc , isso sim acaba sendo economicamente viável(se não der problema nos motores e provavelmente não vai dar),mas, só é viavel porque o governo não consegue meter a mão cobrando impostos sobre esse óleo e não passa por um processo que dispendioso.(transesterificação)

edubelem
18/10/2006, 16:56
Quem realmente inventou o biodiesel foi Rudolph Diesel pois seu motor foi concebido para queimar óleo vegetal.Devido ao preço do petroleo baixo e abundante passou-se a usar o diesel que conhecemos.Na década de 80 nem o álcool era competitivo sem muito subsidios , provavelmente era pior para o biodiesel .Só agora está retornando pois o petroleo mais caro e menos abundante faz necessário alternativas , mais , a historia do "credito de carbono" que priveligia o combustivel vegetal .
1 l de oleo vegetal , depois de retirada a glicerina vira 0,8l de biodiesel mais o processo dispendioso em energia faz com que o biodiesel necessite de subsidios para ser implantado.
Tem relatos no forum de fazendas que plantam e extraem oleo vegetal ,adicionam 50% ou mais ao diesel e rodam tratores, caminhões etc , isso sim acaba sendo economicamente viável(se não der problema nos motores e provavelmente não vai dar),mas, só é viavel porque o governo não consegue meter a mão cobrando impostos sobre esse óleo e não passa por um processo que dispendioso.(transesterificação)

Já tinha ouvido falar realmente que não foi desenvolvido p/ o oleo diesel, me dicerão inclusive, que era p/ óleo de baleia (provavelmente não),

Como disse anteriormente, o dendê tem o bagaço e talos que servem como combustivel p/ refino.