PDA

Ver Versão Completa : Maus Vendedores - O TÓPICO!!!



samukanvas
12/07/2006, 10:41
Caros moderadores,

Não sei se aqui é o lugar certo, mas acho que essa pode ser uma boa idéia (na verdade é uma cópia de outro fórum).

O que acham de colocar um tópico fixo de maus vendedores tipo o "frota 4x4" ou o "geral"? Ficaria legal junto ao classificados.

Ex:
*Compram-se Veículos (http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=25)
*Vendem-se Veículos (http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=26)
*Compram-se Peças e Acessórios (http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=27)
*Vendem-se Peças e Acessórios (http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=28)
*Maus Vendedores/Maus compradores

Assim todo mundo pode pesquisar o vendedor e comprador antes de realizar qualquer negociação. Tem muita gente com problemas em suas compras que reclama em tópicos variados. Seria melhor reunir tudo em um só. É a maneira mais rápida de qualificar um vendedor/comprador

O que acham?

abs

Marcelo R. A. da Cunha
12/07/2006, 11:00
Isso tá virando um verdadeiro " Mercado Livre":mrgreen:

jeisonk
12/07/2006, 19:56
Apoiado, acho que todos ja passaram por otimos e por pessimos exemplos e seria um bom lugar para todos colocarem sua situaçao.

CAVESO
12/07/2006, 20:10
Alguma coisa precisa ser feita, pois o tópico "Vendem-se peças" está se transformando num grande mercadão de empresas!
Não seria melhor criar uma área específica para os lojistas e comerciantes de peças?

ceveiga
13/07/2006, 01:37
X3, anuncie algo e meia hora depois já esta na 2ª página...


Alguma coisa precisa ser feita, pois o tópico "Vendem-se peças" está se transformando num grande mercadão de empresas!
Não seria melhor criar uma área específica para os lojistas e comerciantes de peças?

Marcos Arcosy
13/07/2006, 14:07
Alguma coisa precisa ser feita, pois o tópico "Vendem-se peças" está se transformando num grande mercadão de empresas!
Não seria melhor criar uma área específica para os lojistas e comerciantes de peças?

Boa idéia :palmas:

Podia ter também um esquema de avaliação, principalmente dos lojistas e representantes.

Abraços,

Cícero Franco
13/07/2006, 17:46
Acho que uma coisa é eu, enquanto pessoa física, proprietário de um flamente 4x4 vender um banco traseiro que sobrou pra alguém e comprar um volante de outro. É uma negociação válida para nós que temos veículos digamos especiais. Outra coisa é entrar numa loja, mesmo que seja on-line, prá comprar algo. Poderia mesmo é haver dois topicos distintos.

Afonso Carlos
13/07/2006, 21:03
Acho que uma coisa é eu, enquanto pessoa física, proprietário de um flamente 4x4 vender um banco traseiro que sobrou pra alguém e comprar um volante de outro. É uma negociação válida para nós que temos veículos digamos especiais. Outra coisa é entrar numa loja, mesmo que seja on-line, prá comprar algo. Poderia mesmo é haver dois topicos distintos.


X 10.

Abraços.

Sergio Rocha
13/07/2006, 21:41
Eu acho que quem usa o forum comercialmente para fazer negocios , seja empresa ou pessoa fisica deveria ter que pagar uma taxa , ou então ser anunciante como a Ensimec,TT4,Donatti.
Aki não é a casa da sogra.:mrgreen:

[ ] '

jeisonk
13/07/2006, 21:47
Também não sei se seria bem por aí o caminho Sergio, apesar do fato dos anunciantes oficiais saírem perdendo, temos o outro lado que é bom demais, que é o contato direto com fornecedores e fabricantes, teria que ser bem estudada essa questão.
Agora quanto a organizar isso, aí sim, apoio total.

Abraços

samukanvas
14/07/2006, 12:26
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=264972#post264972

Esse é mais um caso..... agora que eu sei, não vou comprar máquinas nessa loja.

O cara que criou o tópico poderia ter falado isso num dos 8362893562983649 tópicos do fórum e ninguém ficaria sabendo.

Se tivesse postado num fixo era só dar uma lida e saber o tipo de problema que cada empresa/pessoa física tem.

[]'s querendo qualificar os bons e desqualificar os ruins.

samukanvas
14/07/2006, 12:30
Eu acho que pessoa física ou jurídica é tudo = no fórum.

Temos empresas aqui e pessoas que representam ela. Se alguem fizer cagada é esse que teremos que fugir. Não importa se tem cpf ou cnpj, o dinheiro sai de qualquer forma. E não importa se o cara vende uma caneta ou carro, o que importa é o calote/demora/mentira/etc...

José Augusto
14/07/2006, 13:31
Acho uma idéia legal existir uma área específica para maus negociantes onde o prejudicado desse o nome ou alguma maneira de identificação e o motivo da inclusão, alguma coisa resumida e direta sem o bate papo que envolve os tópicos em geral.

Isto ajudaria muitos colegas a não serem vítimas de oficinas, vendedores e outros "urubus" que circulam nosso meio e que se aproveitam da inocência e entusiasmo dos menos avisados.

Cícero Franco
14/07/2006, 13:52
SPC 4x4 he,he,he

Raphael Diniz
14/07/2006, 16:20
Ahe galera,

Minha opnião: se começássemos a restringir "ações", estaríamos tirando a liberdade dos integrantes do Forum. Primeiro que se estipulássemos que para qualquer venda, independente de quem esteja vendendo (física ou jurídica) tivesse que se pagar, se limitaria muito o desenvolvimento do nosso mercado 4x4, pois aí só quem tem grana ou somente os logistas iriam anunciar e ganhar dinheiro....os coitadinhos como nós ficaríamos como sempre a ver navios......este deve ser um espaço democrático e proporcionar cada vez mais o desenvolvimento do 4x4......temos é que incentivar cada vez mais a utilização e comércio de veículos e peças 4x4. Quem não quiser comprar nada, que não entre nos tópicos "Venda de veículos" e "Venda de peças".....

Concordo que empresas do ramo e seus representantes devam ter um tratamento diferenciado, mas a dizer que todos tem que pagar pra anunciar, é demais, todos nós iriamos perder.......

Esse negócio de ter uma área pra "qualificar" pessoas é outra coisa que não funcionaria, pois se alguém do forum tiver alguma desavensa com alguem e esse alguem, por acaso é um vendedor ou representante de alguma empresa, quem paga o pato é a empresa, que as vezes pratica um serviço ou fabrica produtos de qualidade. Não concordo com isso! :discordo: :discordo: Seria um ferramenta da discórdia dentro do Forum.....iria criar um clima péssimo entre os participantes do Forum :sad: O forum não deve ser usado para julgar ninguém...

Já ouviram falar da históra da cidade que era tranquila e pacata e que nunca tinha tido ladrões e assassinos? Um dia o prefeito da cidade resolveu construir uma forca para mostrar quem é que mandava na cidade. Pois bem, todos na cidade começaram a desconfiar uns dos outros, afinal de contas alguém seria enforcado, cometeu um crime...e na verdade foi somente um capricho do prefeito. Ninguém mais na cidade foi cordial um com o outro, as relações ficaram cada vez mais complicadas e começaram a surgir pequenos incidentes e percebendo o aumento destes incidentes, muitas pessoas começaram a ir embora da cidade, a pobreza aumentou e a da violência se instalou de vez.

Desculpem contar essa pequena história, mas é o que mais ou menos aconteceria aqui (guardadas as devidas proporções) se criássemos algum controle ou julgamento das pessoas que utilizam o forum, todos ficariam desconfiados, pois se agora tem um "julgamento" dos vendedores, é porque os mesmos estão agindo de má fá....e não é isso que a gente vê e o que a gente quer.

Já fiz seguramente mais de 30 compras de peças aqui no forum, também já vendí, e a maioria de gente que nunca ví na minha vida, e todos elas foram honradas sem problema....não vamos agora ficar criando pelo em ovo, OK?

SOU TOTALMENTE CONTRA QUALQUER TIPO DE CONTROLE OU JULGAMENTO.:discordo:

Essa é minha opnião.

Abraço,

rafaelsouza
14/07/2006, 16:59
Aí vai minha opinião sobre esse negócio de julgamento: um certo dia a algum tempo atraz entrei no forum e tinha um tópico destruindo a imagem de uma pessoa bem famosa aqui do forum que representa uma empresa igualmente famosa e que todos sabemos que é idonea séria, depois de menos de 1 hora esse tópico tinha sido deletado, provavelmente pela ação de algum moderador que constatou que a mensagem continha a opinião de uma pessoa EXTREMAMENTE IRRITADA e tinha problemas pessoais com o acusado e que não seria sensato deixar aquela acusação rolando no forum pois "QUEM PODERIA JULGAR SE ELA ÉRA CALUNIOSA OU NÃO ?????"
por isso concordo com o Rafael Diniz que com certeza aconteceriam alguns problemas, mas de qualque forma oque os moderadores decidirem eu topo
A minha dica é criar um tópido tipo "esse eu indico" para que aqueles que foram bem atendido e estão satisfeitos possam deixar seu relato sem ter que criar um tópico só para isso
bom é isso
[].s

Duda Lopes
14/07/2006, 17:49
x2.

[]´s

samukanvas
14/07/2006, 17:53
O tópico tem a intensão de qualificar as pessoas, os tratantes (aquele que vende o produto, que explica pra quem não conhece), e não o produto. Se o produto fosse uma bosta nem teria porque comprar, certo? Então se estamos interessados no produto é porque queremos ou sabemos de sua qualidade. Quanto ao meio do produto chegar em nossas mãos e a explanação do produto pelo vendedor/fábrica, esse é o problema. Se eu quero comprar um telefone NOKIA e vou numa loja da tim, o vendedor que não me entregou e que explicou errado que é o culpado e não a nokia ou a tim. Cabe aos moderadores separar uma acusação idiota e sem fundamento de uma documentada. É fácil. Tudo que é bem tratado sai barato. Se o cara tem moral pra vir aqui e qualificar um vendedor é porque tem cartucho pra queimar. Senão compra um lenço e fica em casa chorando.

Vendedores e empresas com medo de um tópico desses, pra mim, é uma incoerência. Deveriam ter pedido um tópico desses faz tempo. Quem é competente não precisa se preocupar. Comprei coisas no fórum e fui muito bem acessorado, outras tô me fodendo até hoje. Se o tópico é "maus vendedores" ou "bons vendedores" dá no mesmo, certo? Se estamos falando bem de uns é porque os outros são ruins.... então porque não ir logo ao ponto em vez de enfeitar pavão? estaremos qualificando da mesma maneira...

O negócio é fazer um meio rápido de filtrar os 171 através das experiências das pessoas. Quem tá aqui a mais de ano já sabe quem é quem. E quem chegou agora? Precisa errar tb?

Acho que um exemplo bem recente é o afonso carlos com a máquina que ele comprou. Comprou, não recebeu, descontaram o cheque e o dono é cara de pau. Se ele falasse: "acabei comprando uma máquina muito boa em outro lugar essa nova loja é uma beleza" o próximo cara que achasse a loja do 171 ia se ferrar. Mas ele fez certo. Falou: "essa loja aqui é uma bosta... fez isso, isso e isso e acabei comprando em outra que é só felicidade". Salvou uma porção de desavisado.....

2º edit: Pensei nisso pra tentar ajudar o fórum porque já lí muito: "se eu soubesse" e "se arrependimento matasse" imagina..... iria acabar o fórum.... uma grande parte dos usuários estaria morta :mrgreen:

rafaelsouza
14/07/2006, 19:35
Samukanvas, concordo com vc, tbm penso que um fórum como o 4x4Brasil pode ser uma grande ferramenta contra os "pega desavisados" que existem por aí, já que como o forum nos auxilia em outras coisas pq não ultiliza-lo para isso tbm, eu em nome das empresas que eu represento não me oponho a criação de um topico como esse, pois se tivessemos medo de alguma coisa como essa nem teriamos nos registrado para ficarmos aqui dando a cara a tapa, entendo que a idéia é ajudar e prestar serviço, só estava tentando expressar a minha preocupação com a hipótese de alguém tentar ultilizar-se desta boa e útil ferramenta para caluniar alguém, pois penso que os moderadores não estão 100% do tempo apostos para poder avaliar as postagens e determinar se elas são idiotas ou não, de qualquer forma assim como vc eu estava só tentando ajudar,
[],s às ordens

José Augusto
14/07/2006, 19:42
Entendo as posições do Raphael Diniz e do Rafael Souza, mas a idéia é não deixar passar em branco, muitos tópicos aqui já falaram mal de uns e de outros, mas o que normalmente acontece é que o pessoal que foi bem atendido defende ou mesmo ajudam a ver por outro ponto de vista, acredito que um tópico deste vai na verdade procurar solucionar o problema e separar o joio do trigo.

Em uma situação onde alguem já está no mercado e é bem conhecido pelo bom atendimento dificilmente vai se abalar com uma reclamação e provavelmente vai solucionar o problema, do outro lado, a situação mais frágil, é de uma nova empresa que prestou um serviço e o mesmo não ficou a contento, esta empresa já está começando mal, mas se ela reconhecer o erro e se responsabilizar pelo produto/serviço deverá ser reconhecida como idonêa e com isto evitamos que "criança feia não tenha pai".

Hoje mesmo a TT4 do Afonso, apresentou no forum a barra de tração, brinquei, fiz algumas perguntas e gostei muito da resposta, honesta e responsável, este tipo de atitude devemos incentivar, ninguem está livre de errar ao vender alguma coisa ou fazer algum serviço, alguma coisa sempre pode dar errado (Murphi), o problema está na omissão e a falta de vontade em resolver a questão.

Quanto aos negócios particulares não vejo porque mudar, algumas vezes muito oportunos, mesmo nesse caso acho válido a idéia.

Acho muito importante a transparência nas relações comerciais, prefiro saber sempre tudo de antemão para que eu mesmo possa tomar a descisão, pior coisa é ser pego de surpresa como marido traído (sendo o último a saber), pelo menos é assim que vejo a questão.

[]'s ponderados.

Afonso Carlos
14/07/2006, 23:26
o problema está na omissão e a falta de vontade em resolver a questão.

[]'s ponderados.

O grande problema é justamente o da frase ácima, por sinal muito feliz, de nosso amigo José Augusto, todos erram, nós particularmente erramos muito, mas as vezes acertamos.
Exemplo: Jr 4x4 o cara entrou no forum anunciando seus produtos, logicamente foi questionado, e o que o cara faz entra na defensiva não responde as perguntas, começa a baixar o nivel etc...
Concluindo: este é um exemplo claro de uma empresa que no mínimo deve cuidar melhor de suas relações publicas.
C não fosse o forum com seus experts em todas areas de nosso hobby, que expuseram o comerciante referido diante de perguntas técnicas as quais não sei por qual motivo o mesmo c esquivou, e partiu para o baixo nível, quantas pessoas podiam ter sido prejudicadas, c não fosse o alerta do forum ?
Mais onde está o tópico Hoje ? perdido entre os milhares de nosso rico arquivo!
Com isso não quero dizer que tal empresa não seja capaz, ou seus produtos não funcionem como prometido, mas acho e isso digo como comerciante que sou, que o mínimo que c deve a um cliente é respeito, comprador ou não.
Ao mesmo tempo concordo com o pessoal da X4 também já cansei de ver algumas pessoas, difamando empresas injustamente, inclusive alguns vendedores do forum, o que eu considero um absurdo total e completo, pois muitas vezes ouvimos um lado somente da historia. Eu mesmo já passei por isso, e sei que é pedreira, mas comercio é assim mesmo, c vc não aguenta, muda de ramo, pois elogios são raros mesmo quando merecidos.


LEMBRE-SE SEMPRE, TODA HISTORIA TEM 3 VERSÕES: A MINHA, A SUA E A VERDADEIRA.

Um grande abraço a todos Afonso Carlos.

samukanvas
15/07/2006, 14:26
Rafael, não foi minha intenção falar de ninguem especificamente, mas sim de todos os representantes e fábricas que ainda não deram sua opinião. Vc está aqui, está querendo, palmas pra vc. É essa a atitude que uma pessoa que tem confiança em sua capacidade tem que ter. Está ganhando a confiança dos consumidores desse fórum. É que pra mim um tópico desses no mínimo mudaria a relação e respeito que alguns vendedores tem no fórum. Então, quem é responsável e não tem "rabo preso" deveria estar aqui pedindo o tópico. Entendeu/Concorda?

Espero que esse tópico não seja uma discussão só. O cara que tem o problema vem aqui e prova. O que vendeu vem aqui e prova que ta certo. Sem xingamento, sem baixaria. Os moderadores tem que ficar de olho só se ocorrer mau comportamento. O julgamento caberá a todos nós. Não seria legal darmos opiniões nem falar coisas sem sentido do tipo: "vou apoiar fulano porque ele é meu amigo" entendem?

rafaelsouza
15/07/2006, 15:57
Samukanvas concordo com vc, e entendo a necessidade cada vez maior de nos protegermos dos picaretas e a informação atravez da internet pode ser a melhor ferramenta, bom o legal é isso discutirmos para chegar na melhor forma de conceber "a coisa"
[]âo

Sergio Rocha
15/07/2006, 18:29
Raphael

Eu nào disse que qualquer um tem que pagar.O que eu falei foi que quem explora o forum comercialmente, vendendo habitualmente, deveria pagar ou ser anunciante.
Quanto a criar pelo em ovo, concordo com vc tb sou contra.Mas gostaria muito de ser avisado de maus comerciantes. Não se pensou em vendas no forum.E sim em TODAS as vendas.Como foi o caso do Afonso Carlos que comprou em uma empresa que não tem nada a ver com o forum.

[]'

Wallace
15/07/2006, 18:45
Eu acho que quem se informa um pouco pode descobrir com alguma facilidade informações de quem esta vendendo se essa pessoa ou empresa faz negocios regularmente.
Acho que um forum como esse é uma grande arma para o consumidor poder fazer a melhor escolha pelo melhor preço.
Só que muito disso se perde com algumas regras.
Eu não vejo problema nenhum se eu anunciar algum produto e outro no mesmo topico oferecer o mesmo produto ou algo similar por menos. Já que isso beneficia quem esta comprando. Mas isso aqui não é permitido.
Outro ponto que acho ruim é que alguns fazem a maior bagunça num topico, escrevem besteira, etc e fica por isso mesmo.
Acho que os moderadores, que algumas vezes até participam disso, não se tocam que isso prejudica a imagem do forum.
E não consigo entender porque na maioria das vezes uma critica ou questionamento vira uma anarquia total.
Quem vende pode ter problemas com fornecedores etc e tal, mas entendo que somente quem não tem competencia é que fica com nome ruim no mercado e 99% das vezes certamente por não falar a verdade.
Já tive inumeros problemas, principalmente de prazo de entrega para clientes, e praticamente todos são absurdamente compreensivos desde que tenham uma resposta verdadeira a curto prazo.
São ainda mais compreensivos quando falo que errei, esqueci, não deu tempo, etc.
E quem vende se tem competencia certamente tem condições de esclarecer qualquer ocorrido.

Wallace
15/07/2006, 18:59
Raphael

Eu nào disse que qualquer um tem que pagar.O que eu falei foi que quem explora o forum comercialmente, vendendo habitualmente, deveria pagar ou ser anunciante.
[]'Voce assim pode estar prejudicando quem compra.
Alguns produtos tem pouco valor, pouca margem e ou vende pouco aqui. Ai pode acabar prejudicando quem compra se quem vende considerar inviavel pagar.
E de toda forma talvez ficasse fazendo varios cadastros para não ser um vendedor habitual.
E como diferenciar quem participa ativamente ajudando em questões e não só vendendo como é meu caso, não vou poder mais ajudar?
Meu caso é um exemplo, muitos me conhecem pois participo ativamente, alguns pode achar que vendo absurdos pelo forum (como já foi falado), mas não é verdade.
Quando me foi proposto um anuncio aqui era totalmente inviavel, estaria pagando para vender aqui e era mais que pagavamos em anuncio em revista que dá um retorno tremendamente maior.
Tanto que se voce reparar nem tenho mais aunciado produtos aqui, só quando rola assunto num topico em andamento.

Sergio Rocha
16/07/2006, 16:31
Voce assim pode estar prejudicando quem compra.
Alguns produtos tem pouco valor, pouca margem e ou vende pouco aqui. Ai pode acabar prejudicando quem compra se quem vende considerar inviavel pagar.
E de toda forma talvez ficasse fazendo varios cadastros para não ser um vendedor habitual.
E como diferenciar quem participa ativamente ajudando em questões e não só vendendo como é meu caso, não vou poder mais ajudar?
Meu caso é um exemplo, muitos me conhecem pois participo ativamente, alguns pode achar que vendo absurdos pelo forum (como já foi falado), mas não é verdade.
Quando me foi proposto um anuncio aqui era totalmente inviavel, estaria pagando para vender aqui e era mais que pagavamos em anuncio em revista que dá um retorno tremendamente maior.
Tanto que se voce reparar nem tenho mais aunciado produtos aqui, só quando rola assunto num topico em andamento.

Wallace
Eu já comprei com vc e fiquei plenamente satisfeito.Concordo tb quando vc diz que participa ativamente do forum e ajuda a muito gente por aki.Sou testemunha disso tudo.
Quando eu falo em pagar isso não quer dizer que tenha que ser caro.O que eu quero dizer é que uma taxa mesmo que simbolica, seria interessante se aliado a esse pagamento tivessemos um cadastro mais profundo para todos os vendedores habituais.Vc é uma pessoa extremamente conhecida no mundo off road e jamais iria "dar uma volta" em alguem.O que infelizmente não é o caso de outras pessoas.
Uma pequena taxa e um CADASTRO inibiria um pouco a ação de trambiqueiros.

[ ] '

Otávio Luiz
18/07/2006, 11:11
Salve!!!
E se tivessemos uma avaliação tipo a do Mercado Livre?
Poderia ter o número total de negócios, quantos reprovados e quantos aprovados.
Os compradores dariam o feed back para os moderadores ou alguém do forum incubido de atualizar as avaliações (Samukanvas?:twisted: ).
Os indícies poderiam ficar ao lado do nick de cada um ou no painel de controle, e uma informação seria dada no tópico "como comprar com segurança" fixo no classificados: "Sempre consulte a avaliação do vendedor em tal lugar".
É uma idéia...

Giovani
18/07/2006, 21:14
Como usuário, moderador e vendedor, gostaria de deixar aqui minha opinião.

Primeiro, estejam cientes de que os moderadores estão acompanhando esse tópico e discutindo em paralelo o que pode ser feito.

Quanto à cobrança sobre anúncios:
Nunca foi o objetivo do fórum, onerar qualquer usuário, tanto na sua participação, como num enventual ou até mesmo habitual uso dos classificados. E é por isso que o fórum é desse tamanho hoje.;)
Empresas que pagam por anúncios recebem o devido destaque, tendo a divulgação em banners. Estamos discutindo a possibilidade de dar destaque à certos anúncios mediante pagamento. Mas isso depende das possibilidades do novo sistema e claro, da decisão do Gustavo. A área comercial é de responsabilidade exclusiva dele.
A Seção de Classificados, é somente um espaço disponível no Fórum, não um e-commerce ou Mercado Livre. O Fórum e seus administradores/moderadores não tem responsabilidade pelos negócios realizados. O Mercado Livre nem se compara, foi criado para fazer vendas e ganhar $$$ em cima dos usuários.

Quanto a criação de uma área só para empresas anunciantes (mediante pagamento):
A idéia é boa e estou apoiando, mas se fosse hoje, teríamos somente uma meia-dúzia.
Para que isso funcione, precisaríamos de outras opções de anúncios, com uma faixa variada de valores, atraindo assim mais empresas. Mas isso é com o Gustavo.

Quanto a criação de uma lista "negra" ou "branca":
Num sistema de qualificação por pontos, como o Mercado Livre, até funcionaria. Mas o Fórum não tem esse objetivo e nem tem ferramentas para isso. Ainda nem "arredondamos" o novo sistema do Fórum, imagine tentar montar outro sistema só para os classificados... :roll:
Criando um tópico para "listar" empresas ou vendedores/compradores, todos devem saber que a coisa também não funcionaria como se imagina.
Isso é um fórum. Mensagens postadas terão respostas, se alguém acusa, alguém se defende. Se existem 10 "Maus vendedores/compradores", teremos 10 respostas, réplicas e tréplicas. Isso se conseguirmos manter um bom nível, sem que haja baixaria.
Isso tudo concentrado num único tópico, que terá muitas páginas, com tudo misturado. Onde está a vantagem disso?:pensativo:
Vejam os tópicos da Extreme e mais recentemente o da JR 4x4. Querem melhor do que isso? Pq abrir uma nova discussão em paralelo?

Esse povo tá é muito folgado, custa fazer uma pesquisa básica??? :neutral:

Se eu quiser comprar um guincho, eu vou à luta! Vou pesquisar e me informar bem antes de fazer o negócio. Além de pesquisar sobre as marcas e modelos, vou consultar quem já tem e de quem comprou. Está tudo aqui, basta usar a P-E-S-Q-U-I-S-A! Vou colocar "Guincho Warn" e ver o que aparece. Importa se está nesse tópico aqui ou em qualquer outro? Vai aparecer do mesmo jeito...
Se eu comprar e me fud... o problema é meu, não vou culpar ninguém do Fórum por não ter me "avisado"!:???: Eu é que fui preguiçoso e não pesquisei o suficiente.

Uma área, tendo um tópico para cada empresa, pode ser que funcione. Mas 1 só tópico, definitivamente não funciona. Resta saber se compensa criar essa área. Geralmente as dicussões ocorrem nos próprios tópicos de venda. Basta acompanhar. E pra quem é novo no fórum::arrow: Pesquise! :-P

[]'s

offroad
31/07/2006, 05:29
Vejo pessoas pedindo opiniao de kits, guinchos, .....etc
Qualquer coisa que seja, sempre tem um que aparece vendendo seu peixe, defendendo seu produto. O q nao acho errado, tem q vender.
Mas que faca em uma secao propria. Acredito q a secao de classificados foi criada para isso.
Se comercializa, use uma area propria para isso, paga ou nao !!!
O forum deveria ser para expressar opnioes e trocas de experiencias(certas ou erradas) de usuarios. Se vc acha que o produto A melhor que o B. E alguem que o B eh melhor. Respeito opnioes. Mas o cara q vende vai falar que o dele eh melhor. E ainda vai oferecer para quem criou o topico e todos q estao lah.

Isso na minha opiniao tira a credibilidade do topico.