PDA

Ver Versão Completa : Os códigos do chenck engine do Samurai!

Joao Baeta
11/07/2006, 19:37
:arrow: Povo!
Vamos deixar aqui os códigos do Samurai e o motivo:

12 - Tudo ok
14 - Alta voltagem do sensor de temperatura da água do motor
31 - Baixa voltagem do sensor de pressão absoluta

Alguem sabe mais além desses códigos?

Absssssssssssssssssssssssssssssss

Uraí Melo
11/07/2006, 19:54
Começou a acender o chenck engine no painel do VITARA, o que poderia ser?

Joao Baeta
11/07/2006, 22:21
Começou a acender o chenck engine no painel do VITARA, o que poderia ser?
:arrow:Qual é o código que acendeu?

Abssssssssssssssssssssssssssssssss

lg_gustavo
12/07/2006, 11:12
http://www.suzukioffroad.com.br/portal2/index.php?option=com_content&task=view&id=58&Itemid=2

Joao Baeta
12/07/2006, 12:13
:arrow: Peguei no site aí citado

Código Descrição
12 Sistema sem falhas. Sistema OK.
13 Sonda Lambda aquecida - sinal não flutua.
14 Alta voltagem no sinal do sensor de temperatura da água.
15 Baixa voltagem no sinal do sensor de temperatura da água.
21 Alta voltagem no sinal do sensor de posição da borboleta ou falha no interruptor de mínima.
22 Baixa voltagem no sinal do sensor de posição da borboleta.
23 Alta voltagem no sinal do sensor da temperatura do ar.
24 Falha no circuito sensor de velocidade.
25 Baixa voltagem no sinal do sensor da temperatura do ar.
31 Baixa voltagem no sinal do sensor de pressão absoluta.
32 Alta voltagem no sinal do sensor de pressão absoluta.
33 Alta voltagem no sinal do Medidor de massa de ar.
34 Baixa voltagem no sinal do Medidor de massa de ar.
41 Falha no sinal de ignição
42 Falha no circuito sensor de fase / Falha no circuito PMS / Interruptor de 5a marcha continuamente fechado se transmissão mecânica / Sinal de transmissão automática continuamente fechado
44 Falha no circuito interruptor de mínima (contato sempre aberto)
45 Falha no circuito interruptor de mínima (contato sempre fechado)
46 Falha no circuito corretor da marcha lenta.
51 Falha no circuito do sistema de recirculação de gases (EGR).
52 Falha no controle da mistura pobre/rica / Eletro-injetor com vazamento.
53 Falha na U.C.F. / Alimantação elétrica e aterramento.
54 Interruptor de 5a marcha continuamente fechado.
71 Fim de diagnóstico.

:arrow: Deu problema? Olhe aí e pronto!:concordo::concordo:
Absssssssssssss

barantes
20/08/2006, 02:29
A luz do check engine do meu Samurai fica sinalizando o tempo inteiro. O código é o 12, tudo ok. É normal ficar piscando o código 12 o tempo inteiro?

Valeu, galera.

Abs,

Bruno.

Fabil
20/08/2006, 13:59
Barantes.... certamente seu samurai está com o short plug ( ou fusivel, depende do ano do seu samurai) conectado..

retire o shortplug ( fica num chicote eletrico, proximo a bateria) ou o fusivel ( obvio caixa de fusivel) correspondende ao check engine que a luz apagará

T+

vnogueira
22/08/2006, 14:33
Pessoal,

Desculpem minha ignorância, mas adquiri um Samurai há cerca de vinte dias e tenho algumas dúvidas com relação ao check engine.

No meu caso a luz check engine aparece sempre quando dou a partida e apaga-se logo em seguida, sem aparecer qualquer código.

Pergunto: onde é para aparecer esses código? será que tem alguma coisa queimada no painel?

Outra dúvida: às vezes bato a chave e nada funciona, como se não tivesse bateria. A luz do check engine fica acesa mas não aparece código algum. Depois de várias tentativas o Samurai pega. O que será?

Abraços,

diogo ludovico
22/08/2006, 17:06
Olha, a luz de check engine não mostra o codigo, o codigo é obtido com um fusivel que "pisca" indicando o codigo. Já foi postado aki um link muito bom com todos os codigos e como colocar este fusivel de teste.
Quanto a luz piscar quando se liga o carro isso é normal:concordo: , mas ela deve apagar em poucos segundos. Se esta ficar ligada direto é porque há algum problema. O meu ficava ligado direto enquanto não arrumei o velocimetro. Codigo 24 para falha na leitura de velocidade. Arrumei o velocimetro e o problema sumiu.:dance:

barantes
22/08/2006, 20:15
Obrigado, Fabil, matou na mosca. Localizei o fusível e retirei ele. Tudo certo agora.

vnogueira: este link contém dicas importantes sobre o check engine: http://www.cabrito.suzukioffroad.com.br/chek%20engine.htm

Lendo ele vc vai entender como funciona o mecanismo dos códigos, é bem fácil. Se tiver alguma dúvida, posta aqui que o pessoal responde ;-)

Eduardo Chaves
23/08/2006, 14:01
Pessoall,
Meu zuki está apresentando este código desde q o peguei há uns 20 dias, alguém sabe do que se trata e como corrigir ?

Obrigado....

Kayne MELO
24/08/2006, 13:19
Pessoall,
Meu zuki está apresentando este código desde q o peguei há uns 20 dias, alguém sabe do que se trata e como corrigir ?

Obrigado....

Colega Eduardo,

este código está relacionado com a regulagem do TPS. Apenas regule-o e depois desligue a bateria por alguns segundos. Isso deve resolver.
Para confirmar o diagnóstico, acelere levemente até chegar 2000rpm, nessa faixa de rotação da para ver se o problema está no TPS. Nessa rotação, caso esteja desregulado, o motor fica como se estivesse com a aceleração enganchando.

Estamos as ordens!

Eduardo Chaves
25/08/2006, 13:36
Kayne,

Muito obrigado pela pronta resposta, vou levar a dica para meu meca e vamos ver se dá jeito...
Provavelmente só semana que vem, mas posto o resultado aqui depois.

Um grande []...

Alan Kemps
25/08/2006, 15:33
Amigos, a luz "chenk Engine" do meu Vitara ta acesa direto. To muito preocupado. Isso tem a ver pq o velocimetro nao ta marcando? Pq vi em topicos anteriores que pode ser um dos motivos.
Desculpe a minha ignorancia e ficarei grato pela atenção.

Abraços

luiztacco
25/08/2006, 15:59
Alan Kemps
Isso é normal...... já que o seu velocimetro não está marcando a luz do check engine fica acesa direto mesmo.

Alan Kemps
25/08/2006, 17:24
Alan Kemps
Isso é normal...... já que o seu velocimetro não está marcando a luz do check engine fica acesa direto mesmo.

Vlw, assim fico mais tranquilo! Entao é so trocar cabo que ela apaga ou ainda tem fazer mais alguma coisa?

Grato pela atenção

luiztacco
25/08/2006, 19:16
cara, é só trocar o cabo (ou recuperar o seu) e bola pra frente

abraço

Kayne MELO
26/08/2006, 11:41
Colega Alan,

é como Luiz falou, troque o cabo. Apenas lembre-se, após a troca você deve desligar a bateria por alguns segundos e depois religar.
Isso porque toda vez que a central acende a luz de check engine, ela entra em uma estratégia de funcionamento que não leva em conta as informações dos sensores, funciona com parâmetros pré-fixados em sua memória. Nessa estratégia, seu veículo funciona bém más, o consumo aumenta.
Por esse motivo é sempre bom desligar a bateria toda vez que corrigimos defeitos indicados pela luz de "check engine".

Estamos as ordens.