Fábio
11/07/2006, 17:14
Enrolaram, mas acabaram falando o que está por vir:
Fonte: www.capitalderisco.gov.br
A FINEP e a Troller Veículos Especiais, empresa cearense que participou do 9º Venture Forum Brasil, acabam de assinar um convênio para a liberação de uma linha de crédito no valor de R$ 9,3 milhões. Os recursos serão utilizados na duplicação da fábrica da Troller, instalada em Horizonte, interior do Ceará, e na absorção de novas tecnologias a serem aplicadas nos veículos da empresa. Até o final do ano, serão lançados no mercado quatro novos carros. São eles: duas pick-ups nas versões 4x2 e 4x4, uma com cabine simples e outra com cabine dupla, um jipe longo de trabalho com cinco portas e um jipe esportivo, para uso urbano, com quatro portas.
Participaram da assinatura do convênio, ocorrida na FINEP, no dia 8 de março, o diretor de Negócios da Troller, Clécio Eloy, o presidente do Conselho de Administração da empresa cearense, Ozires Silva, o presidente da FINEP, Sergio Rezende, e o diretor da FINEP, Odilon Marcuzzo do Canto. Com o aumento da capacidade industrial, a meta da Troller para os próximos cinco anos é atingir uma produção de 500 veículos/mês em um único turno. Atualmente, esse número não ultrapassa 120 unidades, absorvidas em sua maioria pelo mercado interno.
Os novos veículos, com exceção da pick-up cabine dupla e do jipe urbano, terão versões militares. Alguns desses modelos, entre eles a pick-up de trabalho, que deverá custar entre R$ 60 mil e R$ 70 mil, serão apresentados no Salão de Automóveis, que acontece no mês de outubro, em São Paulo. Durante a assinatura do convênio, o diretor de Negócios da empresa cearense não poupou elogios à área técnica da FINEP, responsável pela análise do projeto. "Com a Troller, a FINEP cumpriu o seu papel de agência brasileira da inovação. Foi a primeira vez que agentes de um banco de desenvolvimento sentaram à mesa conosco preocupados em nos ajudar. A FINEP está de parabéns", concluiu Eloy.
O recente aporte de capital não é a primeira ação da FINEP de apoio à Troller. Em dezembro de 2003, a empresa cearense participou do 9º Venture Forum Brasil, roda de negócios promovida pela FINEP na qual empreendedores são apresentados a investidores interessados em boas oportunidades de negócios. O evento, que aconteceu em São Paulo, nos dias 3 e 4, foi dividido nas Fases 1 e 2. A primeira foi reservada a empresas emergentes que buscam captar investimentos em capital de risco. Na Fase 2, da qual a Troller participou, foram apresentados empreendimentos já consolidados no mercado, que buscam negociar participação acionária com grandes investidores ou abrir o capital no Novo Mercado da Bovespa. Durante o evento, cerca de 25 investidores puderam conhecer as estratégias da Troller e avaliar as vantagens de um possível investimento.
A empresa cearense tem restringido a sua atuação ao mercado nacional, um cenário que está prestes a mudar. Recentemente, a Troller assinou um acordo com o governo de Angola para a instalação de uma unidade naquele país. Também começará em breve a exportar para a Arábia Saudita, e já estuda proposta para a comercialização do jipe em outros países do Oriente Médio — como Egito e Iraque.
“Nosso carro é para uso severo, feito para trafegar em qualquer ambiente, por mais adverso que seja”, afirma Clécio Eloy, que conquistou com o Troller T4, em 2001, a Competição Mundial de Rally, quando venceu quatro de um total de oito provas. Segundo o diretor de Negócios da Troller, as competições servem como laboratório para a melhoria das condições tecnológicas do carro, que roda a diesel e é quase todo feito no Brasil. “Nosso índice de nacionalização chega a 96%”, afirma.
“Na Fórmula 1, as tecnologias novas, como a suspensão inteligente, demoram até cinco anos para serem incorporadas aos carros urbanos. Mas, quando implementamos alguma melhoria no veículo utilizado em competições, essa tecnologia passa a ser incorporada na linha após seis meses, aproximadamente”, conta Eloy. Ele espera receber em abril o aval do Exército brasileiro, que está atestando a qualidade e a resistência do jipe cearense.
Fonte: www.capitalderisco.gov.br
A FINEP e a Troller Veículos Especiais, empresa cearense que participou do 9º Venture Forum Brasil, acabam de assinar um convênio para a liberação de uma linha de crédito no valor de R$ 9,3 milhões. Os recursos serão utilizados na duplicação da fábrica da Troller, instalada em Horizonte, interior do Ceará, e na absorção de novas tecnologias a serem aplicadas nos veículos da empresa. Até o final do ano, serão lançados no mercado quatro novos carros. São eles: duas pick-ups nas versões 4x2 e 4x4, uma com cabine simples e outra com cabine dupla, um jipe longo de trabalho com cinco portas e um jipe esportivo, para uso urbano, com quatro portas.
Participaram da assinatura do convênio, ocorrida na FINEP, no dia 8 de março, o diretor de Negócios da Troller, Clécio Eloy, o presidente do Conselho de Administração da empresa cearense, Ozires Silva, o presidente da FINEP, Sergio Rezende, e o diretor da FINEP, Odilon Marcuzzo do Canto. Com o aumento da capacidade industrial, a meta da Troller para os próximos cinco anos é atingir uma produção de 500 veículos/mês em um único turno. Atualmente, esse número não ultrapassa 120 unidades, absorvidas em sua maioria pelo mercado interno.
Os novos veículos, com exceção da pick-up cabine dupla e do jipe urbano, terão versões militares. Alguns desses modelos, entre eles a pick-up de trabalho, que deverá custar entre R$ 60 mil e R$ 70 mil, serão apresentados no Salão de Automóveis, que acontece no mês de outubro, em São Paulo. Durante a assinatura do convênio, o diretor de Negócios da empresa cearense não poupou elogios à área técnica da FINEP, responsável pela análise do projeto. "Com a Troller, a FINEP cumpriu o seu papel de agência brasileira da inovação. Foi a primeira vez que agentes de um banco de desenvolvimento sentaram à mesa conosco preocupados em nos ajudar. A FINEP está de parabéns", concluiu Eloy.
O recente aporte de capital não é a primeira ação da FINEP de apoio à Troller. Em dezembro de 2003, a empresa cearense participou do 9º Venture Forum Brasil, roda de negócios promovida pela FINEP na qual empreendedores são apresentados a investidores interessados em boas oportunidades de negócios. O evento, que aconteceu em São Paulo, nos dias 3 e 4, foi dividido nas Fases 1 e 2. A primeira foi reservada a empresas emergentes que buscam captar investimentos em capital de risco. Na Fase 2, da qual a Troller participou, foram apresentados empreendimentos já consolidados no mercado, que buscam negociar participação acionária com grandes investidores ou abrir o capital no Novo Mercado da Bovespa. Durante o evento, cerca de 25 investidores puderam conhecer as estratégias da Troller e avaliar as vantagens de um possível investimento.
A empresa cearense tem restringido a sua atuação ao mercado nacional, um cenário que está prestes a mudar. Recentemente, a Troller assinou um acordo com o governo de Angola para a instalação de uma unidade naquele país. Também começará em breve a exportar para a Arábia Saudita, e já estuda proposta para a comercialização do jipe em outros países do Oriente Médio — como Egito e Iraque.
“Nosso carro é para uso severo, feito para trafegar em qualquer ambiente, por mais adverso que seja”, afirma Clécio Eloy, que conquistou com o Troller T4, em 2001, a Competição Mundial de Rally, quando venceu quatro de um total de oito provas. Segundo o diretor de Negócios da Troller, as competições servem como laboratório para a melhoria das condições tecnológicas do carro, que roda a diesel e é quase todo feito no Brasil. “Nosso índice de nacionalização chega a 96%”, afirma.
“Na Fórmula 1, as tecnologias novas, como a suspensão inteligente, demoram até cinco anos para serem incorporadas aos carros urbanos. Mas, quando implementamos alguma melhoria no veículo utilizado em competições, essa tecnologia passa a ser incorporada na linha após seis meses, aproximadamente”, conta Eloy. Ele espera receber em abril o aval do Exército brasileiro, que está atestando a qualidade e a resistência do jipe cearense.