Conectar

Ver Versão Completa : tremedeira na direção

Spiff
11/07/2006, 14:15
Amigos,

Infelizmente não tenho como postar fotos sobre o que vou relatar da minha viatura.

Como comprei a pouco o meu CJ5, ainda estou tornando-o "dirigivel".

Agradeceria se pudessem me auxiliar a desvendar meu problema atual que é quando em 2a marcha eu passo num desnivel qualquer na pista e as duas rodas das frente começam a balançar muito, o que repercute na direção.

Tenho a nitida sensação que as rodas vão sair. Isto me obirga percursos curtos e em 1a marcha.

Inicialmente eu pensei que fossem os amortecedores o que, com a ajuda do forum, pude (eu mesmo) substitui-los pelos da Cofap GL12343, mas o problema continuou.

Um mecanico, não especializado, me falou que talvez fosse o feixe de molas. Juro que o desânimo se instaurou, pois não sei a quem recorrer e meus recursos são escassos.

Atenciosamente,

Beto Lacerda
11/07/2006, 14:23
vc esta com problema de chimi ...
seu carro tem jumelão ??
esta erguido ??
[]'s

Santoro
11/07/2006, 14:31
vamos la , vc pode verificar algumas coisas :

terminais de direção , verifique , sao 4 terminais , com o carro parado mexa na barra de direção e veja se ela vai fazer algum movimento .

verifique o pino central da direção , novamente , com o carro parado abra o capo e pegue na barra de direção q liga o volante ao sistema la na frente , e mexa pra cima e para baixo , veja se há alguma folga .

por fim com o carro levantado no macaco verifique se há folga no rolamento do cubo , segurando encima e em baixo do pneu mexa e verifique se há folga .

acho q com isso ai ja da pra analizar o problema , o q seu carro realmente tem e shimmy como ja falou o amigo ai encima .

Spiff
11/07/2006, 14:50
Amigos,

Agradeço o apoio manifestado pelos companheiros.

Minha viatura é "padrão", ou seja, com pneus 600x16 Pirelli.

Como meu uso será diário, pretendo apenas, quando possível, trocar os pneus por uns 750x16.

Santoro, quando chegar em casa procurarei verificar todas as suas sugestões e respondo em seguida.

Um grande abraço,

Santoro
11/07/2006, 14:56
spiff vc ta no rj tb ne , qlq coisa da um pulo no posto do alemão na barra da tijuca , tem encontro de jeeps la toda quinta feira . qlq coisa e so da um alo .

Spiff
11/07/2006, 15:14
Grande Santoro,

Tentarei aparecer lá ainda este mês, que estou de férias, pois trabalho a noite.

Dispensavel falar que será sem a viatura.

Um abraço,

Alcione
11/07/2006, 17:56
Boa Tarde Spiff;

Sem dúvida nenhuma você está com clássico SHIMMY, como já dito !!

Meu jipe (cj5 77) também apresentava o mesmo problema, além dos ítens citados pelo Santoro verifique tambem folga nos jumelos e nas molas.

No meu caso apenas necessitei trocar o Pino Central (aquele que tem um olhal no meio) e refazer as buchas dos jumelos, isso já se fazem mais de um ano e nunca mais tive problemas.

Procure no PESQUISAR aqui no fórum, este assunto já foi bastante discutido e vai ver que esse problema é bem comum !!!!

Abraços,

Treme Terra
11/07/2006, 21:21
Verifique:
- Caixa de direção, se esta com folga ou férias.
- Terminais de direção, se for substituir use os NAKATA 211 e 212.
- Se seu sistema de direção for original verifique o desgaste do pivo (logo abaixo do radiador)
- Rolamentos do munhão.
- Rolamentos dos cubos se não estâo com folga ou com desgaste.
- Rodas tortas ou desalinhadas.
- Balanceamento dos pneus.
- Feixes de molas desalinhados e com folga nas buchas do Jumelo.
- Molas intermediarias quebradas.

Spiff
11/07/2006, 22:52
Caros Alcione e Treme Terra,

Agradeço também o precioso auxilio de ambos.
Prometo a todos um relatorio completo sobre os itens observados, o que farei até o proximo sabado.

Neste interim, pesquisarei mais sobre o famigerado SHIMMY.

Um abraço,

p.peleje
12/07/2006, 11:36
Amigos,

Juro que o desânimo se instaurou, pois não sei a quem recorrer e meus recursos são escassos.

Atenciosamente,

Cara, não desanime, resolvendo esse problema vc estará resolvendo uma série de outros probleminhas e seu jeep ficará show e gostoso pra dirigir.

Não sei se sua intenção é manter a originalidade, caso não seja, troque logo de uma vez todo o sistema de direção do jeep, vc vai ver que vai acabar saindo até mais baratos e nunca mais terá esse ou outro problema parecido.

[]s

Peleje

José Augusto
12/07/2006, 17:38
Spiff, o Shimmy, chime ou shime, é na verdade um conjunto de folgas acumuladas no sistema de direção (ou seja, terminais gastos).

Como está seu jeep, o sistema de direção é o original?

E a suspensão, é original, o estado das molas e buchas, o jumelo é original?

Dependendo do estado da suspensão não discarto nem o cáster.

Spiff
12/07/2006, 23:31
Caro P.Peleje,

Agradeço a injeção de animo.

É que às vezes eu fico triste quando vou trabalhar de onibus e deixo a Viatura parada, acredito que eu não seja o primeiro nem o ultimo, mas fica uma sensação de impotência imensa.

Um abraço,

Spiff
12/07/2006, 23:37
José Augusto,

Minha viatura é original e a julgar pelas condições de alguns itens os mesmos não trocados ou mesmo não veem manutenção faz tempo.

O Estado das molas e buchas é sofrivel.

Acredito que o sistema de direção seja original, sendo que existia um amortecedor de direção, que não era de direção e pelo tempo de uso já estava sem função.

Perdoe minha ignorância, mas quanto ao caster eu não faço a minima ideia do que seja nem onde fica.

Agradeço também o seu auxilio.

Um abraço,

Ronaldo Petri
13/07/2006, 00:11
Acho que esse é um problema que quase todos os jipeiros que adiquirem seu primeiro CJ passa, pois eu também tive esse problema no começo e só ficou bom quando fiz uma modificação no sistema original de direção. Mas a modificação foi bem simples, só coloquei uma barra ligando uma roda a outra e coloquei também uma amortecedor de direção da D20, a rodas estavam bastante irregulares e favorecia o treme-treme, por isso também as troquei. Depois disso dou 80 por hora e parece até que estou planando.

José Augusto
13/07/2006, 01:28
Cáster é o angulo do eixo diânteiro.

Não se preocupe logo vc estará craque na geometria da suspensão, jeep é isso aí tem que entender um pouco do assunto para não ser enrrolado, para saber pedir um serviço ou mesmo saber diferenciar se algum mecânico entende do assunto.

O sistema de direção original do jeep é ruim, funciona mas é fraco e dá manutenção se vc estiver pensando em alguma modificação, este é um dos itens mais importantes.

Pelo seu relato o sistema sendo original, descarto alguma adaptação mal sucedida e neste caso está mesmo parecendo shime, só uma dica se vc está pensando em um amortecedor de direção, não instale enquanto não corrigir a origem do shime.

Mauro B.
13/07/2006, 20:42
Oi pessoal! :-D

Cáster é o angulo do eixo diânteiro.
Apenas corrigindo o dado, caster é a distância entre o centro de contado do pneu e o prolongamento do eixo do pino-mestre no chão, em vista lateral. Nesta mesma vista, o ângulo formado entre o eixo do pino-mestre e a vertical é o ângulo de caster (caster angle, em inglês).

Um exemplo real dessa distinção são as rodinhas das cadeiras de escritório: elas possuem um certo caster, mas o ângulo de caster delas é, geralmente, igual a zero (0°).

Muito se usa o termo caster para designar o ângulo de caster, porém, rigorosamente, o correto é o que foi escrito no primeiro parágrafo.

Existe tbm o caster offset, mas esse é um pouco mais difícil de explicar em palavras e seria melhor o auxílio de um desenho.

[]'s preciosistas! :lol:

Sergio Rocha
13/07/2006, 21:47
fala Mauro

Tava sumido hein ? Que bom te ver por aki de novo.E as preciosidades como estão ?

[ ] '

Spiff
13/07/2006, 22:32
Amigos,

Agradeço por mais estes esclarecimentos.

Caro Ronaldo Petri, quanto ao amortecedor de direção aproveito para compartilhar minha alegria pelo excelente atendimento que tive por parte da Cofap, onde o mesmo não ocorreu por parte da Nakata. Eles, assim como vocês, me foram bastante solícitos e me indicaram, caso fosse o meu real interesse, colocar o amortecedor da D20. Concordo com o Ronaldo que isto deva ser visto apenas após o problema ser sanado.

José Augusto, agradeço pela explicação e Mauro B pelo complemento.

Final de semana eu farei o meu dever de casa.

Um abraço,

Marcos ET
14/07/2006, 15:47
fala Mauro

Tava sumido hein ? Que bom te ver por aki de novo.E as preciosidades como estão ?

[ ] '
Falae Sérgio, blza? tava sumido heim? que bom te ver por aki de novo.... heheheh

fora a brincadeira, tou vendo a foto da viatura, ficou show heim? e eu, que ainda nao arrumei a minha.... bem feito, quem mandou casar? hehehehe

Astronauta Spiff (ou seria Calvin?) mesmo verificando todas estas possibilidades, lembre-se, embora vc deva usar amortecedores de direção, lembre-se que eles nao resolvem o problema, apenas camuflam ele! procure aki no fórum o manual do jeep, ele tem a correta medida para alinhamento das rodas (que é convergente, enquanto a maioria dos alinhadores coloca divergente, como nos carros modernos), isso tbem pode ajudar a acabar com o seu problema! seu sistema é original? vige, tem mais coisa pra se preocupar... porém se vc minimizar as folgas e ainda tiver shimmy, seu problema está nas rodas desbalanceadas e direçaõ desalinhada ok? (barro na roda tbem causa isso)

grande abraço!

[]'s

Spiff
14/07/2006, 22:15
Grande Marcos ET,

Fico duplamente feliz que além de CJ, vocè seja conhecedor da obra do Bill Watterson. Pena que ele parou de publicar.

Se você gosta de desenho, acredito que esse tal de ``shimmy´´ possa ser uma inspiração para um quadrinho, risos.

Mais uma vez agradeço as dicas.

Um abraço,

Carlos ZN
15/07/2006, 10:22
Olá Spiff,

Tive este problema e resolvi trocando os rolamentos do munhão, balance as rodas no sentido lateral vc. ve a folga.

Mauro B.
15/07/2006, 19:06

Fala Sergião! :-D

Cara, sobre as "preciosidades", o cj3A 1949 ainda está inteirinho e parado na garagem da casa da minha vó, em Rio Grande / RS, e o Nissan Patrol está no mecânico já faz um ano eu acho ... ele foi pra lá pra ver um barulho dentro da caixa e até agora não voltou! :putz:Mas acho que não demora ele tá de volta pq agora temos lugar pra colocar ele e então vamos dar uma pressão pro mecanico aprontar logo isso. :twisted:

Sobre eu andar sumido, tens toda a razão, pq atualmente eu faço basicamente 3 coisas: namorada, aulas na faculdade ou projetando/construindo mini-bajas! :lol:

Eras isso então Sergio! Agora eu entrei num período de 2 semanas de férias e acho agora vai dar pra ver um pouco mais como as coisas estão andando aqui no fórum!:concordo:

[]'s

Spiff
16/07/2006, 22:15
Amigos,

Seguindo as orientações que recebi pude constatar que o terminal do lado direito e um que é ligado as barras estão com folgas. Por zelo irei trocar todos. Os demais itens não apresentam folgas.

Nesta segunda ou terça eu devo comprá-los e falo como ficou o resultado. Pelo menos fiquei mais confiante.

Conversando com um vizinho que veio puxar “um dedo de prosa”, falava com ele que apos a substituição dos itens relacionados acima eu irei balancear as rodas. Achei que um carro como um CJ5 não fosse feito alinhamento e ele me disse que eu estava errado acrescentando que os carros com tração dianteira as rodas da frente devem ficar ligeiramente para fora: ( \\ // ) , pois a tendência é que as rodas fiquem alinhadas quando houver a tração das mesmas. Também segundo ele, nos carros com tração traseira, as rodas devem ficar o contrario, ou seja: ( // \\ ), pois com a tração elas tendem a ficar alinhadas.

Considerando que isto seja verdade, pelo menos existe lógica no que ele me disse, qual seria o ângulo certo? Já que o ajuste é feito na barra maior.

Mais uma vez agradeço.

Um abraço,

José Augusto
16/07/2006, 23:00
Spiff, balanceamento é básico, a sua percepção é bastante conhecida (causa trepidação em determinada faixa de velocidade).

Quanto ao alinhamento, a maioria só consegue alinhar a convergência, alguns através de cunhas o ângulo do caster e uma minoria a cambagem (em oficinas especializadas).

Já postei aqui no forum como identificar cada um deles e quais as consequências, mas perdi a referência.

Spiff, como vc mesmo afirmou, julgar pelas condições de alguns itens os mesmos não trocados ou mesmo não veem manutenção faz tempo., seria bom levar o jeep para fazer o balanceamento e alinhamento, apesar de ser bastante simples fazer a convergência esta primeira aferição geral pode pelo menos servir para identificar algum problema de cambagem.

[]'s alinhados.

José Augusto
16/07/2006, 23:58
A propósito a medida da convergência, segundo manual do proprietário é entre 1.1 e 2.3 mm.

Estou postando à figura mostrando os demais termos.

Marcos ET
17/07/2006, 00:01
Astronauta Spiff, esta história de alinhamento de jeep já me rendeu uma cerveja.... (tive que pagar uma para um amigo), pois apostamos o seguinte:
Eu falei pra ele que o alinhamento era DIVERGENTE (com as rodas levemente abertas) pois em uma curva para a esquerda (por exemplo) o lado esquerdo do carro faz um círculo menor e tem que esterçar rmais.... e meu amigo apostou que o alinhamento de Jeeps e Rurais sao CONVERGENTES (meio "vesgo", com as rodas levemente abertas) exatamente pelo fato de que ao se movimentar, elas fiquem "retas" (para frente) com a resistencia ao deslocamento...

resumindo? Baixe o manual do Jeep aqui no fórum (ou aproveite o que o Augusto postou) e veja como alinha o jeep em casa mesmo. Depois, pegue nosso amigo Haroldo e peça pra ele te ajudar a colocar, com a ajuda de um cordão, as rodas na direçao correta....

Se eu gosto das tiras de Calvin e Haroldo? putz, tenho a coletânea COMPLETA !! todas as tiras! da 1ª a última! hehehe

[]'s convergentes....

Mauro B.
17/07/2006, 03:50
Conversando com um vizinho que veio puxar “um dedo de prosa”, falava com ele que apos a substituição dos itens relacionados acima eu irei balancear as rodas. Achei que um carro como um CJ5 não fosse feito alinhamento e ele me disse que eu estava errado acrescentando que os carros com tração dianteira as rodas da frente devem ficar ligeiramente para fora: ( \\ // ) , pois a tendência é que as rodas fiquem alinhadas quando houver a tração das mesmas. Também segundo ele, nos carros com tração traseira, as rodas devem ficar o contrario, ou seja: ( // \\ ), pois com a tração elas tendem a ficar alinhadas.
O veículo ser de tração dianteira ou traseira não determina por sí só que as rodas dianteiras sejam convergentes ou divergentes. Há diversos fatores que irão estabelescer isso, a tração é uma delas.

Geralmente veículos com tração dianteira são divergentes e os de tração traseira são convergentes. Mas isso não é regra e podemos ter (e temos) veículos que são o contrário disso, ou seja, de tração dianteira covergente e de tração traseira divergente.

[]'s

Spiff
23/07/2006, 10:35
Amigos,

Seguindo todas as orientações que recebi, graças ao forum, fiz as substituições dos terminais de direção (que são 4).

Como tive que desmontar toda esta parte, aproveitei para fazer uma verificação até a barra de ligação e percebi que havia uma mola quebrada. Para a minha alegria, existe um reparo (R$ 20,00), ver ilustração, notando que na pratica, as molas devem ser adicionadas nas duas extremidades.

Aconselho a todos que, tenham um problema análogo ao meu, que façam também tal verificação.

Mesmo sem fazer um alinhamento nem balanceamento da viatura, fiz um teste-drive e o mesmo se comportou satisfatoriamente e eu, sujo e feliz.

Agradeço imensamente a todo auxilio que recebi.

Agora vou partir para a verificação do feixe de molas.

Um abraço,

Luca Remy
24/07/2006, 13:36
eAWe pessoal...

pode parecer piada, mas o problema de shimy do meu cj-5 ´73 desapareceu quando eu calibrei os pneus. Ve o estado dos mesmos se apresentam bolhas, balanceamento irregular, sem alinhamento alilhamento..
se não for nada disso pode ser umas das coisas ($$) já postadas.
Muitos dizem para testar isso trocar aquilo e etc... meu concelho: Vá conferindo dos pneus(-$$) até a suspensão(+$$). tenho certeza que vc encontra a solução rápido..

Abraço luca remy

bacana00
25/07/2006, 16:39
Spiff,

Se quiser umas dicas de como regular os rolamentos do munhão para parar a tremedeira me avise q te dou um passo a passo...