Ver Versão Completa : Jeep morrendo....
Joselito
11/02/2004, 14:32
E ai pessoal da lama...
Vamos ver se o pessoal pode me dar uma luz... (sei que quem da luz e Cia Energetica) mas vamos lá...
Tenho meu "Bender" com motor Opala 4 C, caixa 04 marchas...
Neste final de semana fui fazer um passeio com o pesssoal aqui da região de Ctba., passeio no estilo de prova, planilha, PC e tal e coisa... logo depois que parti para fazer o trajeto.... questão de 3.000 metros o Bender falhou, tipo empapuçou, e morreu.... ai abri o capo mexi, olhei bobina, estava fria, caixa da ignição eletronica, idem, nada de anormal a principio... bom, fechei o capo bati na partida pegou... fomos embora na trilha.... passou 10 minutos, morreu de novo.... ai a mesma coisa mexe aqui ali, nada, até que olhei por baixo do pluge da ignição eletronica, o tal pluge estava desconectado, mas a borracha de priteção cobria isto... blz.. conectei e fomos embora, mas para minha surpresa depois desta vez ele parou mais 04 vezes e em todas as vezes o pluge estava conectado, a bobina não estava quente em excesso, idem para a ignição, em todas as vezes checei bomba de gasolina e tudo bem... mas em todas estas vezes passados de 05 a 10 minutos ele pegava e seguia o caminho.... e depois da última vez andei mais uns 08 Kms na estrada de chão e depois peguei asfalto (uns 30 Km.) e não aocnteceu mais nada... será que pode ser algum fio partido que na trepidação das trilhas corta a corrente...???? não sei.... alguem pode ajudar....
Outra coisa que tambem aconteceu esta acho normal, mas depois desta trilha como falei peguei o asfalto o marcador do cumbustivel estava marcando quase cheio, peguei o asfalto e vim andando (+- 80/90 Km/h) e o combustivel sumiu... parecia que tinha uma funil nele... isto é normal neste motor.... este consumo exagerado..... tanto que cheguei em casa com o tanque quase seco....
Valeu gente.... não sei se me fiz entender.... mas sabe como é né... sou mirin né....
Sds. e Abs.
:D
leopoldo
11/02/2004, 21:23
Para começar......
Ou o módulo de ignição está com pane intermitente.
Ou tem fio rompido na cablagem
ou
A tampa não está dando ventilação suficiente ao tanque de gasolina.
Markito Amato
11/02/2004, 21:45
Salve, pessoal!
Isso está parecendo bomba de gasolina ruim! :roll: :D
Abraços,
Isso está parecendo bomba de gasolina ruim! :roll: :D
:? Acho pouco provavel, pois com bomba ruim o motor não pega fácil, ou se pega a lenta fica instável.
:? Voto de pane eletrica, possivelmente na ligação entre distribuidor e ignição, mas veja também se o distribuidor não está umido por dentro. Isso também corta corrente.
:? Mas qual é seu carburador?
[]'s
Fala Gente... :D
Pode ser sujeira no carburador. Deve ter algum cisco. :D
Ou na saída do tanque de gasolina, no balançar algum pedaço do tanque tampa a saida da gasolina, o jeep morre, ao parar a gasolina que está nas mangueiras retorna um pouco, desentope, funciona, ao andar ela suga novamente o pedaço do tanque, para.... e por æ vai... :D
[]'s
Eugênio
Paulo Eduardo
12/02/2004, 01:33
Salve all, :D
acho que deve ser culpa do besourinho....
aquele, que estava dentro da caneta do carbura..... :D :D
depois de tanto enxer o saco, ele virou carvão.... :D :D :D
[]`embesourados
DougBRSP
12/02/2004, 08:10
Eu tive o mesmo problema com o meu Jeep, morria sem mais nem menos ai eu abria o capô e caçava o problema, verificava bobina, distribuidor, bomba etc. Ai tentava ligar de novo e ele funcionava ok, rodava um pouco e morria, até uma hora em que morreu e não pegou mais, eu dava a partida ele ameçava pegar e morria.
Resumindo, depois de muito quebrar a cabeça fui descobrir que era um fio dando mal contato embaixo do painel, que ligava a chave até a bobina de ignição.
Joselito
12/02/2004, 09:04
:D :lol: ... Maravilha pessoal.... valeu pela ajuda de todos...
Realmente um dos itens a serem feitos no Bender era revisar e refazer a parte eletrica... acho que vou adiantar isto depois do ocorrido... só vou aguardar a colocação da coluna de direção com as setas, chave de ignição e coisa e tal e mandar refazer tudo
Quanto a marca do carburador que o Fugger escreveu, é Weber, não sei modelo..
Valeu galera.... :D
Markito Amato
12/02/2004, 12:18
Olá, pessoal! Salve, Fugger!
Quando a bomba de combustível começa a dar problemas, um dos primeiros sinais é a instabilidade da marcha lenta. Mais tarde, ela simplesmente pára de funcionar quando está muito quente, voltando ao "normal" após resfriar um pouco. :wink:
Pelo relato do Joselito, o CJ só ligava após uns 15 min parado, ou seja, o tempo para ela "acalmar os ânimos". :D
Na época que eu tinha um engesa, por duas vezes isso aconteceu comigo. Na primeira eu fiquei como um doido procurando a causa até descobrir que era a famigerada bomba. Já na segunda vez foi moleza; era ela de novo! :wink:
Bom, pode até ser que seja outra coisa. Afinal, quando se reforma um jipe tudo é possível. Agora, acho que vale a pena conferir a vazão dela com o motor quente. Quem sabe, né?! :wink: :D
Abraços,
Joselito
12/02/2004, 12:26
E ai Markito... Blz...
Tambem vou verificar este item conforme sua sugestão... sim... mas o que mais me deixou na duvida foi que depois de sair da estrada de chão, só andei em asfalto..... O Fugger deve conhecer o caminho, São José dos Pinhais para Curitiba, Via contorno sul/norte, o Bender não mais apresentou defeitos, e isto que vim com ele se esgoelando (90/10 Km p/h) tanto que como comentei o tanque secou neste trajeto... :shock:
Mas realmente valeu a dica.... vamos verificar a vazão da bomba....
Sds. a todos.... :D
Acho pouco provavel, pois com bomba ruim o motor não pega fácil, ou se pega a lenta fica instável.
Joselito,
Pode ser bomba sim. O meu apresentava um problema parecido. :?
Andava com ele numa boa, quando subia bem o giro começava a falhar e morria. Pensei que era o combustível ruim. :? Nada. :evil: Verifiquei a bomba, ela estava quase solta e com a pino que segura a alavanca quase solto também. :?
Arrumei o pino, fixei ela descentemente e não tive mais problemas. 8)
Veja também se não é o seu caso. :wink:
[s] fixados,
Joselito
12/02/2004, 16:48
E ai Marcelo....
Valeu.. mais uma coisa para checar.... :shock:
Toda ajuda e sugestão é bem vinda.... :)
Valeu....
Sds...
Marcos ET
12/02/2004, 16:53
Salve All, Salve Joselito, blz??
Quando o motor nao pega, é sinal que nao está acontecendo explosão dentro do cilindro certo? se nao tem explosão, ou é pq nao tem combustível/ar ou pq nada incendiou o mix...
quando o jeep morrer e nao pegar, desconecte um cabo de vela e veja se passa corrente (nao precisa colocar o dedo, aproxime ele do bloco hehehe). Se passar corrente e o motor nao pegar, nao é pane elétrica...
uma vz ocorreu algo parecido com meu jeep, o carro andava até secar a cuba do carburador, eu esperava uns 10 minutos e ele voltava a funcionar motivo? o diafragma da bomba de gasolina dilatava com o calor do motor... até eu descobrir que era só colocar um pano molhado sobre a bomba (que fica mto quente) pra ir embora mais cedo.... hehehe coloquei a bomba de um 6 cil com desborbulhador e pronto, a maior vasão de gasolina refrigerava a bomba, que jogava muito mais que o motor precisava (e que retornava pelo desborbulhador até o tanque de combustível...)
espero ter ajudado...
:) Grande markito
... ela simplesmente pára de funcionar quando está muito quente, voltando ao "normal" após resfriar um pouco. :wink:
:? Isso já me aconteceu também, não com o CJ, mas com um Opala 4cil que tive, era o motor esquentar e f%^$eu já morria, só funcionava quando esfriava bem :x . Depois de muito apanhar descobri que era bomba de gasolina que estava estragada. Até pano molhado como o MarcosET (será que ele é parente do ALF, o ETeimoso? :lol: ) eu coloquei em cima dela pra testar. :oops:
... Afinal, quando se reforma um jipe tudo é possível. Agora, acho que vale a pena conferir a vazão dela com o motor quente. Quem sabe, né?! :wink: :D
:) Concordo com vc Markito, já que tá mechendo, aproveita e verifica tudo, isso elimina futuros problemas. :) Acho que o MarcosET já indicou o caminho. :wink:
:D Joselito. São José dos Pinhais? Hehe! Caminho da roça! :D
:lol: Brincadeira Marcos ET. :lol:
[]'s
Marcos ET
13/02/2004, 09:44
ETeimoso :shock: ? pode ser... bem que meu ´CJ tá parecendo uma nave Melmaquiana que acabou de cair... bem que podia sair logo do estaleiro ...
Joselito
05/03/2004, 06:45
E ai pessoal... :D
Acho que agora descobri o que estava causando o problema no Bender, precisou o mecanico andar com ele e o defeito acontecer, pois já tinhamos testado todas as altenartivas menciondas e nenhuma havia apresentado problema, mas esta semana meu mecanico pegou o Bender para levar para trocar o sistema de direção e o defeito ocorreu na mão dele.... simples por sinal o defeito.... :evil: :evil: o motor esquenta e perde a compressão, provavelmente algum anel quebrado, mas ele fica sem compressão, passado um tempo ele esfria e volta a funcionar, tanto que quando falei que peguei o asfalto e o defeito não apareceu mais e porque estava refrigerando bem o motor, pois estava em alta velocidade, que inclusive não estava em 90/100 Km p/h e sim de 110/120 Km p/h pois constatou-se tambem um divergencia no velocimetro.... :twisted:
Mas blz... vamos ver agora qual a melhor solução, abrir e fazer ou trocar e colocar um motor novo do opala (geração mais nova) a alcool....
Valeu a todos pelas dicas postadas anteriormente....
Grande abraço e boas trilhas para a gente né....
Marcos ET
05/03/2004, 09:14
Joselito, motor de Opala álcool fica mto bom, vai nessa! mas nao esquece de vedar MUITO BEM o motor, pois ele aguenta menos desaforo na água que o Gasolina....
ah, andar a 120km/h no jeep nao é saudavel... (só pra lembrar) com aquela aerodinâmica toda e um Centro de Gravidade muito apto, acho que vc nao vai viver muito... :twisted:
Joselito
05/03/2004, 11:28
Olá Marcos
Querendo morrer eu não quero..... mas já viu né... como falei faltou o maluco que arrumou meu velocimetro me avisar que estava dando diferença.. para todos os efeitos estava no maximo a 100 (sei que já é muito tambem) mas fazer o que né.... meu pé anda muito pesado.... é o costume de andar a 160/170 Km/ph num carro mil.... mas já tenho a noção do risco... vamos manerar né....
Valeu pela dica quanto ao motor a alcool.... vou ver estar vedações sim, caso realemnte eu modifique né... tudo depende do Vil Metal R$.....
Minha vontade era colocar um AP a alcool.. mas ai é mais ainda... mas vamos ver...
Boas trilhas... :D
[/list]