Ver Versão Completa : Melhor desempenho com "GNV"!
Pessoal,de repente poucos vão poder provar minha experiência já que aqui no sul o clima é mais frio do que na maior parte do país.
Mas tenho um motor 3000/itamaraty que roda a Gnv,e depois de muito estudar sua regulagem percebi que que o motor fica bem melhor quando está "frio",explico:
Quando a temperatura aqui está por volta 13 graus o motor(sem termostática) parece não passar de 60 graus,ou não literalmente frio mas não na temperatura de funcionamento.
O carro parece que fica mais leve,e se sente que nas acelerações o corpo cola mais no banco.Sem contar que o motor fica com um som bem mais "liso",e ocorre o opsto quando sobe muito a temperatura.
Por outro lado pode ser que por ele trabalhar com temperatura mais alta na câmara,não se adecue a uma temperatura de 80 graus na água,ou seja acho que não existe a mesma proporção que na combustão a gasolina.
Assim se supormos que na câmara a temperatura é 300 graus e água 80 graus no uso de gasolina,quando for usado o gás talvez a temperatura na câmara pule pra 500 graus enquanto a água continue na mesma temperatura não dando conta de resfriar de forma eficaz(até porq já existe um problema crônico de aquecinmento no willys)as paretes internas.
Tanbém pode haver uma queda muito grande na efetividade da vela,fazendo com que funcione muito fora de sua especificação.
Pude perceber sensivelmente essa diferença pois aqui no RS é comum a mudança brusca de temperatura,como de 27 a 10 graus!
Bem fica meu relato e espero que alguém possa acrescentar e discutir mais sobre isso.
Obrigado
Zepi,
O que preocupa é a temperatura de funcionamento que você disse permanecer nos 60º C sem a válvula.
Até onde eu sei, o motor precisa trabalhar numa determinada temperatura - que não é tão baixa -, caso contrário pode diminuir sua vida útil, entre outros problemas.
[s] termostáticos,
Bom , minha experiencia com gnv e frio e a seguinte , muito frio , olha q aki no rj n se compara ao sul ein , no gnv o carro perde força , fica engasgando , isso se n for ligado o regulador no sistema de agua do carro , quando liguei , parou de dar esses problemas , chegava ate a apresentar vestigios de congelamento o regulador .
Rogério Barthy
11/07/2006, 10:23
Em minha viatura aquí em Resende, detectei que fria, ela anda suavemente no GNV, com som suave do motor, mas após aquecimento e andar por uns 10min ou 5 KM, ele começa a engasgar em aceleradas mais leves que sejam, só andando bem, na gasolina.
Por estar em uma região que apresenta dias frios nesta época do ano, providenciei a valvula termostática, recomendada pelo manual e fabricante.
Será que terei que retirar a válvula para que o veículo possa andar melhor ?
SANTORO,
Interessante sua observação pois minha válvula tem passagem de água do radiador,o que faz com que a válvula fique sempre quente.
Vou fazer essa experiência de tirar essa passagem em dias quentes...
O problema é que aqui é muito frio no inverno e muito quente no verão.
outra coisa q eu fiz no meu carro , eu n uso afogador, peguei o sistema do afogador e uso como um regulador quando ando com o gnv , fecho a entrada de ar um pouco quandoe stou rodando no gnv , isso deixa o carro mais esperto , e com mais força , ja q o gnv necessita de menos ar na mistura .
aki tanto com o motor quente quanto frio o gnv trabalha numa boa .
Zepi,
tudo indica que vc está trabalhando com a mistura muito rica no GNV.
Diminua um pouco a quantidade de GNV que sai para o motor, provavelmente vai melhorar.
Abraços
outra coisa q eu fiz no meu carro , eu n uso afogador, peguei o sistema do afogador e uso como um regulador quando ando com o gnv , fecho a entrada de ar um pouco quandoe stou rodando no gnv , isso deixa o carro mais esperto , e com mais força , ja q o gnv necessita de menos ar na mistura .
aki tanto com o motor quente quanto frio o gnv trabalha numa boa .
Olá amigo!
Pelo que sei é o contrário,o gnv por um gás ele espande com o temperatura(alta) por isso geralmente perde de força(além de outros motivos) pois não dá espaço para o ar.Acho no que seu kit tinha uma válvula com saída unica,acertei?No meu kit na válvuka existem duas saídas para o gás,vai uma para cada lado do carburador que é duplo.Será que não estava pobre demais?
REgis escreveu:
Zepi,
tudo indica que vc está trabalhando com a mistura muito rica no GNV.
Diminua um pouco a quantidade de GNV que sai para o motor, provavelmente vai melhorar.
Abraços
Beleza Regis?
Acho que não é o caso...pois já fiz várias tentativas e se empobrecer mais um pouco dá falta.Além disso estou com problema de aquecimento.Mas amanhã vou tentar dar uma empobrecida na mistura...
Valeu!
leopoldo
12/07/2006, 21:40
Zepi,
Um motor convertido a GNV sempre tem diminuição da potência, pois o GNV libera menos energia: gasolina > alcool > GNV.
Um motor frio expande menos o GNV nos dutos e portanto tem maior rendimento, pois está recebendo X de GNV e Y de ar, também frio e portanto mais denso. Conforme o motor aquece, tanto o GNV como o ar entram aquecidos e portanto, menos densos e portanto piora a potência.
Quanto ao termo " desempenho", vc precisa especificar pois pode ser maior potência X menor consumo, maior potência X maior consumo, menor potência X menor consumo, para cada rpm.
Beleza leopoldo!
Primeiro:no meu caso achei bem difícil determinar difereça(força) no gnv.Não sei se foi pelo fato da válvula ser dupla ou pela regulagem do ponto.Mas pra mim não tem diferença de um para o outro,a não ser que o gnv não engasga como a gasolina e nem afoga.
Segundo:A comparação que fiz foi com o "desempenho" nas diferenças de temperatura não de combustível.
Quanto ao termo desempenho...estava me referindo somente ao "pique"(retomada),mas o consumo diminuiu 1km/m3.
Muito boa essa explicação sobre o aquecimento dos gases,na verdade até pensava que fosse algo do gênero,como o uso de "intercooler".
Agora será que ajudaria uma tomada de ar frio e isolar as mangueiras do "calor" do motor?
Obrigado.
bom , o meu ta ligado uma entrada so no carburador , e um solex h34 corpo simples . ta ligado na base do carburador .... outra coisa , vc pode estar usando saidas duplas mas com medidas inferiores as minha s, uso algo como 10 mm n tenho certeza agora ....
acaetano
13/07/2006, 17:28
Em minha viatura aquí em Resende, detectei que fria, ela anda suavemente no GNV, com som suave do motor, mas após aquecimento e andar por uns 10min ou 5 KM, ele começa a engasgar em aceleradas mais leves que sejam, só andando bem, na gasolina.
Por estar em uma região que apresenta dias frios nesta época do ano, providenciei a valvula termostática, recomendada pelo manual e fabricante.
Será que terei que retirar a válvula para que o veículo possa andar melhor ?
Minha viatura não pega no gnv somente na gasolina vc sabe como regular
Alexandre
leopoldo
13/07/2006, 19:13
será que ajudaria uma tomada de ar frio e isolar as mangueiras do "calor" do motor?
Sim, mas pode ser muito pouco para valer o esforço.
Pode ser que uma entrada de ar tipo snorkel funcione bem, uma vez que não toma ar aquecido de dentro do capô, mas o calor que vem do próprio motor..... isso é um problema.
Vc pode fazer essa tentativa de diminuir o calor que passa para o GNV, mais a remoção da válvula termostática, aumento do volume do radiador e uma boa ventoínha.
Só que melhora no GNV mas pode piorar na gasolina.
hum...valeu leopoldo!Já estava precisando de um radiador maior mesmo na gasolina.
Mas quando vc diz "aumentar o volume" do radiador se refere ao mesmo,ou não vale a pena?
Saberia de algum que se adpte melhor?
Obrigado.
Ronaldo Petri
14/07/2006, 20:31
Eu também já notei algo assim no meu, sobre a relação da temperatura com o desempenho, mas só observo isso quando as velas e os cabos já tem um certo tempo de uso. Inclusive vem acontecendo agora algumas falhas quando o carro está bem aquecido, por acaso é verdade que as velas e os cabos devem ser trocados a cada 6 meses num Jeep com GNV?
leopoldo
14/07/2006, 21:08
Nunca ouví falar nisso e penso o seguinte:
Os cabos conduzem eletricidade. Se é gasolina, alcool ou GNV, ele não sabe disso.
As velas ... bom .... tem o caso de acúmulo de fuligem (pode ser), super-aquecimento (não deveria ser).
Se Freud não explica, manda um e-mail para o Sukys, é a área dele.
Minha viatura não pega no gnv somente na gasolina vc sabe como regular
Alexandre
Tá igual o meu, já coloquei ignição eletrônica e continua a mesma. Vou tentar trocar as velas e os cabos pra ver o que dá...
Rogério Barthy
10/09/2006, 23:41
Acaetano, minha viatura acontecia a mesma coisa e só sanou o problema, quando trocaram os fios da ligação da caixinha de controle do combustível (seletor GNV/combustível) que no caso da minha viatura, estava cortando a corrente muito rapidamente, não deixando que a explosão no motor desse continuidade e ainda injetando muito gnv no carburador (afogando no GNV)
Amigos;
No meu carro coloquei uma bobina mais forte(MI),e pega tranquilo inde pendente de temperatura,mas tem que estar boa a bateria pq demora mais do que a gasolina.No próprio manual diz que em caso de o carro não funcionar na gasolina fazer ligação na posição gnv.
Abraços.
Thiago Pinto
11/09/2006, 16:12
Minha viatura não pega no gnv somente na gasolina vc sabe como regular
Alexandre
NÃO PEGA NO GNV PORQUE O PARAFUSO DE SENSIBILIDADE ESTA MUITO APERTADO.....MANDE ALGUEM DAR PARTIDA E VAI SOLTANDO ATE ELE PEGAR....ISSO É COISA SIMPLES DE RESOLVER.
Boa noite pessoal, li as mensagens e acho que posso contribuir com alguma informação. O motor em questão é ignição por platinado ou eletronica? O motor está descarbonizado e as sedes de valvulas 100% (basta medir a compressão com ferramenta adequada)? Válvulas sem vedação costumam dar tiros e perda de rendimento. Qual o ponto de ignição usado (avanço)? Para gasolina 9 graus e gnv no minimo 15 graus (gnv leva mais tempo para inflamar). Velas quentes ou frias (talvez tenha que usar dos dois modelos dependendo da estação do ano as velas tem de apresentar coloração castanha, use as velas de iridium, para o gnv vale cada centavo investido já uso por mais de 60000km e permanece limpissima. Acompanhe com um osciloscópio o funcionamento da ignição. Óleo usado no motor é multiviscoso qual graduação? Sistema de calefação do GNV (redutor) ligado? Válvula termostática correta? Ventoinha com correia esticada e correta com as aletas (capa) entre o radiador e ventoinha? É necessário ter essas informações para adequar o motor para uso do gnv e lembrando que há motores com taxa de compressão da gasolina baixissima 6,5 a 8,5 para 1 sendo que o gnv pode trabalhar com 13 a 15, isso prejudicar muito a eficiencia do gnv.
Para que se possa dar uma receita correta é necessário ter estas informações. Estou a disposição para ajudar e contribuir, tenho 4 carros originais gasolina com gnv e sistema flex qualquer proporção e gnv carburado (fiat fiorino picape 1.6 argentina fazendo média de 16 na cidade e 18,5 estrada 90km/h)....
Braga muito agradecido pelas informacoes. Tenho um kit em casa e estou pra instalar ele no meu CJ5 com motor de Opala 4cil. Minha duvida é no sistema de injecao de gnv. Nao queria de jeito nenhum furar o corpo do carburador. Vi algumas ideias na net como por exemplo usar um tubo entrando pela mufla do carburador e terminando proximo a borborleta do afogador, o que acha desse sistema?
Seria algo semelhante a isso aqui:
Diário de um Niveiro: Saga adaptação do GNV - Parte 3/3 (http://diariodeumniveiro.blogspot.com.br/2011/10/saga-adaptacao-do-gnv-parte-33.html)
Agradeco se puder ajudar.
Olá Dic3 e todos os amigos.
Aqui o que mais vejo para reparo é carburadores furados com o uso do gnv... a criatividade seria uma peça moldada para o carburador como voce mesmo está pensando, o gnv necessita de um venturi (efeito que estrangula um pouco a entrada de ar, assim como o carburador o faz, na internet há muita informação) e a borboleta para "dosar" a aceleração. Para efeito de economia de peças e simplificação do projeto o mais utilizado é o furo no carburador pois ele mesmo faz o efeito venturi.
Inclusive estou pesquisando a respeito de um adaptador para carburador, assim que tiver um teste preciso e certo passo os dados do projeto.
O motor do opala é muito bom para GNV. Empilhadeiras, bombas de areia e outros equipamentos usam esse sistema seja ele GNV ou GLP, o que muda é a mistura o redutor é parecido pois no GLP a pressao de trabalho é menor e o GNV é 220bar reduzindo para 3 bar sendo que o GLP é altamente explosivo e o GNV inflamável (similar ao comparar gasolina com álcool).
Dê preferencia, se possível, para motor de opala a álcool pois tem uma taxa de compressão maior (10 a 12) e próxima da apropriada para o gnv (que pode ser de até 16), desta feita seu jipe somente poderá rodar com álcool e gnv mas a economia é no minimo 30% maior no motor álcool com gnv do que gasolina com gnv melhorando torque e potência. Dependendo da região do país o álcool é mais complicado de usar com temperaturas muito baixas mas o gnv funciona bem em qualquer temperatura desde que o sistema esteja todo "sincronizado" e ajustado corretamente e se houver disponibilidade de GNV em postos raramente voce usará o Alcool mesmo que seja o Alcool desproporcional em valores por litro dificilmente voce consumira este combustível que por sua vez não oxida como a gasolina no tanque. A maior troca seria o tanque de combustivel e um carburador apropriado para o alcool que mesmo furado funciona bem.
Qualquer informação a mais estarei observando o fórum e buscarei ajudar...
chinelao4x4
23/12/2013, 11:01
quer melhor desempenho com gas ?
nao pode faltar , uma igniçao assistida , tipo DIS da motor spice , quem colocou que diga , fala com o Sergio da Motor Spice, ele te tira qualquer duvida nessa melhoria , recomendo.
abrçs
Enrico SP
24/12/2013, 11:02
Tá igual o meu, já coloquei ignição eletrônica e continua a mesma. Vou tentar trocar as velas e os cabos pra ver o que dá...
Tive um Landau Gasolina/GNV, para pegar no GNV virava a chave (sem dar partida) de 3 a 4 vezes, esperando ouvir o barulho da injeção do gás armando e desarmando, depois disso dava partida e pegava sem problemas
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.