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Ver Versão Completa : explorer ajuda



klaus motta
10/07/2006, 17:02
Caros amigos
Após muito pesquisar comprei uma explorer xlt 94 para brincar nos fins de semana.Logo apareceram as primeiras coisas para fazer e por consequência duvidas.Quem puder me ajudar agradeço.
Primeira Duvida:
Os amortecedores e pastilhas de freio são iguais aos da ranger?existe um ano específico ?sabem o código das peças?Existe outro carro que possa "fornecer" as peças?
Pesquisei bastante mas não encontrei nada a respeito.Outra coisa que reparei é que a muito não posta tópicos sobre explorer.o que aconteceu quem tinha não tem mais?
Abraços
Klaus

nelsonnrc
11/07/2006, 01:56
Opa, tudo certo?

Pode ficar tranquilo que vc vai encontrar as peças com uma certa facilidade de se for de SP.

A Ranger é o doador mais compativel, porém existem diferenças, os Explorer de 91 a 94 são bem mais simples que as 95 a 2001, porém mesmo assim compartilham muitas peças.
O motor do seu carro praticamente o mesmo dos Ford Ranger, Explorer, Mazda Navajo e Mazda B6000 (se não me engano) trata-se do modelo OHV EFI 4.0 V6 162cv, porém a partir de 95 e 98 recebeu novas centrais e outros componentes, mas no geral é o mesmo, além da transmissão que é a A4LD, sendo que a partir de 95 foram utilizados mais 4 modelos.

No modelo 94 e 95 da Ranger vc tem uma grande compatibilidade de peças, pois a partir dai quase todas foram importadas com ABS nas 4 rodas.

Entre no site da Fremax e baixe o catálogo que vc verá a compatibilidade do sistema de freios ou no site www.fordparts.com tem um catalogo online

Se tiver paciencia, importe tudo que precisar do US, dependendo da peça gasta-se muito menos.

Lá fora vc encontra muita coisa no www.ebay.com e em lojas como a
www.fordparts.com
www.jcwhitney.com.br
www.autopartswharehouse.com
www.explorerexpress.com
www.autozone.com
www.amazon.com (sim, a mesma dos livros e cd´s)

No Brasil:
www.suspar.com.br - tem 40 anos e é especializado em Ford
www.memorialpecas.com.br - também é especializado em Ford
www.autoparts.com.br
www.voli.com.br
www.mercadocar.com.br

Câmbio - Compensa comprar tudo lá fora
www.hidramaticobarao.com.br (serviços e peças)

Bom, qualquer coisa é só dar um toque.
Abraços

klaus motta
11/07/2006, 10:04
Caro amigo obrigado pela resposta e dicas de compras serão muito úteis.Porem minhas duvidas continuam o amortecedor e pastilhas da ranger servem na explorer?
Abraços
Klaus

nelsonnrc
11/07/2006, 13:48
Os amortecedores podem servir, porém dependendo do modelo tem uma calibragem mais leve, a maneira mais fácil pra descobrir é entar no site da fordparts.com e anotar e comparar os codigos das peças ou no site de fabricantes como monroe e cofap e faça o mesmo com as pastilhas no site da fremax ou cobreq, ecopads, felx, trust brake pads, etc

Freio é complicado falar qual é o extao, pq só pra Ranger existem mais de 11 modelos de discos de freio e versões com e sem ABS, sendo que no Explorer 94 se não estou enganado ele não tem ABS.

A pastilha do 94 é a mesma desses outros veículos :

AEROSTAR (20) 1987-1997
1997 V6-183ci 3.0L F/I Vin U
1997 V6-245ci 4.0L F/I Vin X (OHV)
1996 V6-183ci 3.0L F/I Vin U
1996 V6-245ci 4.0L F/I Vin X (OHV)
1995 V6-183ci 3.0L F/I Vin U
1995 V6-245ci 4.0L F/I Vin X (OHV)
1994 V6-183ci 3.0L F/I Vin U
1994 V6-245ci 4.0L F/I Vin X (OHV)
1993 V6-183ci 3.0L F/I Vin U
1993 V6-245ci 4.0L F/I Vin X (OHV)
1992 V6-183ci 3.0L F/I Vin U
1992 V6-245ci 4.0L F/I Vin X (OHV)
1991 V6-183ci 3.0L F/I Vin U
1991 V6-245ci 4.0L F/I Vin X (OHV)
1990 V6-183ci 3.0L F/I Vin U
1990 V6-245ci 4.0L F/I Vin X (OHV)
1989 V6-183ci 3.0L F/I Vin U
1988 V6-183ci 3.0L F/I Vin U
1987 L4-140ci 2.3L F/I Vin A
1987 V6-183ci 3.0L F/I Vin U

BRONCO II (5) 1984-1990
1990 V6-177ci 2.9L F/I Vin T
1989 V6-177ci 2.9L F/I Vin T
1988 V6-177ci 2.9L F/I Vin T
1985 V6-171ci 2.8L 2 BBL Vin S
1984 V6-171ci 2.8L 2 BBL Vin S

EXPLORER (4) 1991-1994
1994 V6-245ci 4.0L F/I Vin X (OHV)
1993 V6-245ci 4.0L F/I Vin X (OHV)
1992 V6-245ci 4.0L F/I Vin X (OHV)
1991 V6-245ci 4.0L F/I Vin X (OHV)

RANGER (38) 1983-1994
1994 L4-140ci 2.3L F/I Vin A
1994 V6-183ci 3.0L F/I Vin U
1994 V6-245ci 4.0L F/I Vin X (OHV)
1993 L4-140ci 2.3L F/I Vin A
1993 V6-183ci 3.0L F/I Vin U
1993 V6-245ci 4.0L F/I Vin X (OHV)
1992 L4-140ci 2.3L F/I Vin A
1992 V6-177ci 2.9L F/I Vin T
1992 V6-183ci 3.0L F/I Vin U
1992 V6-245ci 4.0L F/I Vin X (OHV)
1991 L4-140ci 2.3L F/I Vin A
1991 V6-177ci 2.9L F/I Vin T
1991 V6-183ci 3.0L F/I Vin U
1991 V6-245ci 4.0L F/I Vin X (OHV)
1990 L4-140ci 2.3L F/I Vin A
1990 V6-177ci 2.9L F/I Vin T
1990 V6-245ci 4.0L F/I Vin X (OHV)
1989 L4-140ci 2.3L F/I Vin A
1989 V6-177ci 2.9L F/I Vin T
1988 L4-122ci 2.0L 2 BBL Vin C
1988 L4-140ci 2.3L F/I Vin A
1988 V6-177ci 2.9L F/I Vin T
1987 L4-122ci 2.0L 1 BBL Vin C
1987 L4-140ci 2.3L Diesel Turbo Vin E
1987 L4-140ci 2.3L F/I Vin A
1987 V6-177ci 2.9L F/I Vin T
1985 L4-122ci 2.0L 1 BBL Vin C
1985 L4-140ci 2.3L F/I Vin A
1985 V6-171ci 2.8L 2 BBL Vin S
1985 L4-140ci 2.3L Diesel Turbo Vin E
1984 L4-122ci 2.0L 1 BBL Vin C
1984 L4-134ci 2.2L Diesel Vin P
1984 L4-140ci 2.3L 1 BBL Vin A
1984 V6-171ci 2.8L 2 BBL Vin S
1983 L4-122ci 2.0L 1 BBL Vin C
1983 L4-134ci 2.2L Diesel Vin P
1983 L4-140ci 2.3L 1 BBL Vin A
1983 V6-171ci 2.8L 2 BBL Vin S


MAZDA (7) 1991-1994
B2300 (1) 1994-1994
1994 L4-2295cc 2.3L F/I Vin A

B3000 (1) 1994-1994
1994 V6-2999cc 3.0L F/I Vin U

B4000 (1) 1994-1994
1994 V6-4016cc 4.0L F/I Vin X

NAVAJO (4) 1991-1994
1994 V6-4016cc 4.0L F/I Vin X
1993 V6-4016cc 4.0L F/I Vin X
1992 V6-4016cc 4.0L F/I Vin X
1991 V6-4016cc 4.0L F/I Vin X


Pro Explorer 94 a maior compatibilidade vai ser sempre com os Ranger até 95.

Complicado né?Na Ford tudo é assim...heheheh

Abs

JOSE CANDIDO
12/07/2006, 11:37
Boa galera, show de bola essas dicas de manutencao ....

Colega NElson, vc trabalha com isso cara ??? entende tudo de peça!!! PArabens ....

A uns dias atras, tive uma dificuldade de achar umas peças do cambio da minha explorer, postei topico, quase ninguem respondeu ... :-(

Se essas resposta viessem antes, teriam me ajudado muito .... uma pena ...

Abs

nelsonnrc
12/07/2006, 16:22
Heheh, valeu Jose
Já trabalhei com peças, mas é pq curto muito Explorer e Ranger, então estou sempre fuçando.
Abraços e qualquer coisa tamos ai!:grin:

marcosmata
13/07/2006, 00:39
Pô Nelson!! Logo se ve que de manutenção de explorer você entende. Estou interessado em adquirir uma, porém me preocupo com o custo da manutenção será compatível com a nossa blazer?

nelsonnrc
13/07/2006, 03:32
Marcos, eu não conheço muito sobre a Blazer, apenas que gasta mais gasolina que o Explorer :), além de um desempenho mais "tímido"...

Bom, pra vc ter idéia de valores, fiz no começo do ano uma manutenção no carro colocando quase tudo Motorcraft feito no US e não na Argentina; ou superior:

-Correia Motorcraft :R$90 e dura 60mil km além de ser só uma
-Vela dupla platina Motorcrat: R$18 cada
-Coxim de câmbio Ford original: R$80
-Mancais da barra estabilizadora Motorcraft: R$65(par)
-Filtro de oleo Motorcraft:R$25
-Filtro de ar Mann: R$38
-Valvula termostatica Motorcraft: R$110
-Tensionador da correia Motorcraft: R$180 (é possivel só trocar os rolamentos por menos da metade do preço, mas quis fazer tudo)
- Kit Motorcraft com filtro e junta para troca do ATF: R$80
- Pastilha de Freio Trust(canadense) : R$100, mas existem outras opções por R$55

Outras peças que conheço o preço
-Bomba de combustivel bosch - R$250
-Bomba D´água Perfect System - R$200
-Amortecedores R$800 (o jogo)
-Valvula temostatica MTE R$45
Fora isso vc tem a opção de trazer as peças do US, que dai sim vira uma farra.

Cambio 5r55e rebuild(EXP acima de 97 com motor V6): US$750
Rebuild kit do 5r55e: US$180 a US$250 - Esse que eles cobram mais de mil
reais por aqui...
Amortecedores Rancho RS9000X US$90 cada ( www.shockwarehouse.com/ (http://www.shockwarehouse.com/) )

Dá uma olhada no www.fordparts.com (http://www.fordparts.com) e www.autopartswarehouse.com (http://www.autopartswarehouse.com) , mesmo com os impostos e frete ainda sai muito barato, e fora isso 98%do que vc precisar tem nas lojas especializadas como Suspar e Memorial peças.
Abs e qualquer coisa tamos ai

klaus motta
13/07/2006, 08:38
Nelson;
Sua ajuda tem sido de grande valia.Sem querer explorar, estas peças que vc mencionou que trocou foram compradas onde?
Abraços
Klaus

JOSE CANDIDO
13/07/2006, 12:15
puuuuuuuuuutz !!!

nelson, o rebuid kit do cambio 5r55 ... por 250 dolares .... vc compra la fora, paga com cartao de credito e eles mandam via correio ?? é coisa facil de se fazer ???

exatamente, paguei mais de 1.000 reais nele, há uns 15 dias atras, pq eu nao tinha conseguido nenhuma ajuda desse tipo por aqui ...
snif !!!!!

abs

nelsonnrc
13/07/2006, 12:35
Fala Klaus, comprei tudo na Suspar - www.suspar.com.br (http://www.suspar.com.br) , posso pagar um pouco mais caro lá, mas encontro de tudo e sou muito bem atendido, a loja é de uma familia e existe há mais de 40 anos.

José, vc pode achar até mais barato no ebay!
É mais ou menos tranquilo de trazer - a unica coisa ruim é que demora quase 1 mês pra chegar e quando trouxer sempre peça pelo USPS, que é mais simples que transportadoras como Fedex, UPS, DHL, etc.


Abs

j.sebastian
13/07/2006, 14:52
Klaus,

Quanto aos freios, faça uma cotação: 11 6236-4046 e fale com Moises.

As pastilhas para a 94 custam R$85,00

Seba

alexmartraze
13/07/2006, 23:40
Ola Nelson, pelo visto voce pacere ser uma cara fera em explorer, por isso vou te tomar uns minutos e tentar exclarecer umas duvidas.

Primeiramente, em relacao ao consumo, foi dito neste topico que a explorer "bebe" menos que a Blazer, eu antes tinha uma Blazer exec 98 4.3 4x4 autom, ela fazia no GAS uma media de 7,5 a 8,5 na cidade. Eu troquei ela por uma explorer limited 2001, V8, 4x4 (full time) auto.., e esta está fazendo uma media de 5,5 a 6,5 no GAS. Seria normal esse consumo? Acho que diminuiu muito!!

Segundo, a minha explorer está fazendo uma especie de trepidacao quando estou manobrando o carro em baixa velocidade, mas nunca acontece com o volante reto. Esta trepidacao ocorre aparentemente no eixo trazeiro, seja freiando ou nao. E parece que acontece em etapas, nao sei se conseguirei explicar, mas como exemplo ela treme durante o 1o metro e no proximo metro para, ai treme no proximo metro e assim por diante, ou seja se eu ficar dando circulos ela treme e para a cada metro, seja indo pra frente ou pra traz.

Ja levei na loja que efetuei a compra e eles levaram o carro ate a oficina indicada e eles disseram que é normal pois o carro é 4x4 full time e tem autobloacante. Por esta razao quando se esta em curva o blacante fica querendo travar a o eixo e a roda acaba "patinando". Achei muito estranha essa explicacao. Nao acredito que essa trepidacao fosse aceita pelos americanos chatos.

Ai eu por conta propria levei na concecionaria ford, na qual os mecanicos nao souberam identificar, ou melhor diagnosticar se era um problema ou nao. Por via das duvidas mandei que trocassem o oleo do diferencial trazeiro. Fiz como indica o manual, coloquei o oleo 85x140 e o modificador de atrito. Mas o "problema" continua.

Infelizmente nao conheco ninguem que tenha uma explorer 2001 para que eu pudesse andar ou questionar sobre essa minha duvida, por isso vim tentar matar essa minha duvida com os experts.

É isso amigo, obrigado e espero nao estar atrapalhando.

klaus motta
14/07/2006, 12:03
Caros amigos
estou com diviculdade de encontrar amortecedores com preço legal.Alguem já adaptou amortecedores de outro carro na explorer?
Obrigado a todos pela ajuda
[]'s parece que os proprietarios de explorer sairam da toca

j.sebastian
14/07/2006, 12:40
Caros amigos
estou com diviculdade de encontrar amortecedores com preço legal.Alguem já adaptou amortecedores de outro carro na explorer?


Os traseiros podem ser usados da Ranger... mas vc vai pagar o mesmo preço...

Se possivel, instale os ranchos 9000 com regulagem... Eu tenho os de 5 posições e com 4 na frente e 3 atrás a barca fica show!

Uma opção, (não usei, nem sei de alguem q use em Explos), são os HDS, com bom preço e bons resultados em outras marcas de viaturas, por depoimentos de colegas...

Seba

JOSE CANDIDO
14/07/2006, 15:30
Alex ... Sua Explorer é V8 !!! SAo as 6 cilindros que bebem mesno que as Blazer, tambem 6 cilindros .... V 8 vai beber mesmo ...!! Mas, compensa pelo conforto do carrao ....

Seu carro tem bloqueio deslizante no eixo trazeiro ... acho que toda caminhonete Ford tem ... a minha tem, minha ex ranger tinha ... e, realmente, faz o carro dar uma "arrastadinha " ... bem , ao que me parece, é a explicacao mais plausivel e aceitavel ... os gringos aceitam sim, pq sabem que é bom na neve e no barro ... é coisa de acostumar ....

Os Rancho, melhores ainda, com o dobro do preço ... EU se estiver com o Dim Dim pra algo melhor , compraria os RAncho tbem....

Abs

nelsonnrc
15/07/2006, 00:14
Primeiramente, em relacao ao consumo, foi dito neste topico que a explorer "bebe" menos que a Blazer, eu antes tinha uma Blazer exec 98 4.3 4x4 autom, ela fazia no GAS uma media de 7,5 a 8,5 na cidade. Eu troquei ela por uma explorer limited 2001, V8, 4x4 (full time) auto.., e esta está fazendo uma media de 5,5 a 6,5 no GAS. Seria normal esse consumo? Acho que diminuiu muito!!

- O normal do Explorer V8 na gasolina é fazer cerca de 8km/l(ou mais) na estrada, porém dependendo da maneira de dirigir pode ser mais economico que o V6 principalmente na estrada.


Segundo, a minha explorer está fazendo uma especie de trepidacao quando estou manobrando o carro em baixa velocidade, mas nunca acontece com o volante reto. Esta trepidacao ocorre aparentemente no eixo trazeiro, seja freiando ou nao. E parece que acontece em etapas, nao sei se conseguirei explicar, mas como exemplo ela treme durante o 1o metro e no proximo metro para, ai treme no proximo metro e assim por diante, ou seja se eu ficar dando circulos ela treme e para a cada metro, seja indo pra frente ou pra traz.

- Cara dificil te falar oq é, mas cutaria o amortecedor ou alguma coisa no freio, mas é um chute muuuuuuuuito amplo.
Na estrada acontece a mesma coisa ou acima de 90km/h?

Ja levei na loja que efetuei a compra e eles levaram o carro ate a oficina indicada e eles disseram que é normal pois o carro é 4x4 full time e tem autobloacante. Por esta razao quando se esta em curva o blacante fica querendo travar a o eixo e a roda acaba "patinando". Achei muito estranha essa explicacao. Nao acredito que essa trepidacao fosse aceita pelos americanos chatos.

- Nem a pau!
Oq vc poderia sentir é o arrasto gerado pelo o AWD, que no explorer é constante, mas vale a pena dar uma olhada na caixa do 4x4.

Ai eu por conta propria levei na concecionaria ford, na qual os mecanicos nao souberam identificar, ou melhor diagnosticar se era um problema ou nao. Por via das duvidas mandei que trocassem o oleo do diferencial trazeiro. Fiz como indica o manual, coloquei o oleo 85x140 e o modificador de atrito. Mas o "problema" continua.

- Esquece a Ford, eles não sabem mexer com esses carros se fosse de SP poderia indicar alguém, mas em Florianopolis fica dificil.


Se acabou de comprar o carro, leve pra dar uma boa revisada "no GNV"; mas sinceramente eu tiraria o kit gnv e ficaria na gasolina...

Qualquer coisa tamos ai, no que puder ajudar pode contar comigo.
Abraços

alexmartraze
16/07/2006, 12:31
Ola Nelson. A trepidacao acontece manobrando, o ponteiro do velocimetro nem chega a se movimentar. Em alta velocidade nao ha nenhum problema. Apenas ate a faixa dos 30~40 Km/h tem um assovio gradual mas bem baixo, esse sim me parece ser da caixa de transferencia(4x4).
Quanto a sua sugestao de tirar o GNV acho que so faria se eu fosse dono de um posto de gasolina! Mas se está normal o consumo entao nao ha o que fazer. Apenas vou dar uma pesquisada sobre chips, que dizem ajudar um pouco na potencia, ajustando o ponto para melhorar a performance no GNV. Mas isso é sem pressa, deixa eu primeiro adiantar algumas $parcelas$ da nave.

Obrigado pelas dicas.

offroad
16/07/2006, 19:35
cuidado com EBAY. conheco varias pessoas q tiveram problema. Eles poem foto de uma coisa e t mandam outra. Depois p vc resolver o problema eh mais dor de cabeca. Acho melhor pagar um pouco mais e comprar de alguem no Brasil q t dah garantia.

nelsonnrc
16/07/2006, 23:58
cuidado com EBAY. conheco varias pessoas q tiveram problema. Eles poem foto de uma coisa e t mandam outra. Depois p vc resolver o problema eh mais dor de cabeca. Acho melhor pagar um pouco mais e comprar de alguem no Brasil q t dah garantia.

Depende de quem vc compra, sempre procure o histórico de vendas, referências e principalmente informe-se sobre o produto. confira o part number específico para seu carro, até pq muitos anuncios são feitos com a disponibilidade de vários níveis de códigos de fábrica, que são o números das peças para diferentes aplicações no mesmo modelo, que pode possuir atualizações ou fabricados em datas diferentes;
Tomando como exemplo o Explorer 98 V6: Existem no Brasil versões maquiadas do modelo 97 que se dizem 98/98 e veículos 97/98 fabricados em 31/11/97 que são o modelo 98 verdadeiros com alterações na suspensão, cambio 5R55E, caixa e filtro de ar diferentes, etc.
Tudo na Ford é complicado, ainda mais no Brasil.


Pra comprar no ebay é interessante utilizar o serviço do Pay Pal, onde vc só libera o dinheiro pro vendedor após a confirmação de postagem do mesmo ou de acordo com o combinado.
Além do que evita que passe o número do cartão direto para o vendedor.
www.paypal.com (http://www.paypal.com) , custa aproximadamente US$7 o cadastro e liberação dos serviços


ALEX

Não sei quanto roda e nem como e onde está instalado o GNV, mas acho que no Explorer ou qualquer carro com cambio automatico se você não souber quem fez a instalação, pode gerar grandes problemas no futuro.

Concordo com vc, a melhor opção é mexer na central pelo chip consegue um desempenho e economia muito superior, fora que além de mais barato evita os "fuçadores" de empresas que se dizem especializadas em GNV saiam mexendo na parte elétrica/fiação do carro.

-Esse barulho zumbido é na roda, direção hidráulica(normal) ou motor(limpeza na válvula IAC)?

Abraço

offroad
17/07/2006, 03:07
Jah comprei no Ebay, tenho estrela amarela com 16 feedback (todos bons)
Sempre usei paypal para pagar e receber.
No meu trabalho quase todos tem
A melhor compra q vc pode fazer eh do cara q tah limpando a garagem. Evite lojas, qdo vc entra na disputa, nao eh garantido q vai recuperar seu dinheiro.
Esses caras tem uns 5.000 feedbacks. vc n le todos.
vc eh apenas mais um. Sempre fiz otimos negocios lah, mas acho q eh pq evito "lojas" .
Alem do mais eles tem quase o mesmo preco de uma cara q tem loja na rua.
Muitos tb "escondem" o preco como shipping and handling. uns cobran uns 40 doletas por uma entrega q custa no maximo 10.
Meu ultimo negocio lah foi um Clarion CD player com MP3/WMA com dois meses de uso. O cara comprou e instalou, dois meses depois a esposa deu de aniversario um com DVD/Monitor. paguei 20 + 7 de entrega.
tento nao fazer negocios caros, se der m.... nao choro tanto.

nelsonnrc
17/07/2006, 13:34
Bom é que vc mora no US, muitas vezes a unica alternativa pra quem mora no Brasil são as lojas do ebay, ou no meu caso enviar para a casa de um amigo no US e ele remete para o Brasil.
Seria melhor até comprar de uma "pessoa física", pois tem mais jeito de dar uma reduzida no imposto quando chega no Brasil.

Abs

JOSE CANDIDO
21/07/2006, 11:44
CAro Nelson, mais uma vez te enchendo o saco .... heheheheh

Achei interesante o que vc disse ... e ja ouvi falar o mesmo ...

As explorer 97, fabricadas a partir de uma certa data, sao realmente 98 ... anteriormente, sao mais pra 97 do que pra 98 ... certo ??

Portanto, te pergunto : qual é a forma mais pratica e facil de "descobrir" a data da fabricacao de uma explorer 97/98 ??? chassi ? manual ? documento ?


GAlerao todo .... é, realmente, os proprietarios de Explorer "sairam do armario" .... hehehehh ... ate que enfim estamos tendo bons topicos e boas discussoes ...

Abs

nelsonnrc
21/07/2006, 13:21
Contrário, existem mais Explorer 97/98 que são verdadeiramente 98 do que as 98/98, pq eu não sei!
Patcha confusão, não sei se é coisa de documentação ou oq

Pra diferenciar:
Muito simples, basta abrir o capo e ver se o filtro de ar é redondo ou plano:
-Redondo(cônico) é um 97 disfarçado de 98, heheh!
-Plano é 98!

Abs

offroad
26/07/2006, 02:16
vc tem q olhar o mes de producao. normalmente (aqui nos EUA) os carros feitos a partir do mes 6 (junho) sao considerados modelo do ano seguinte.
talvez por isso a Explorer 97/98 (talvez feita em 08/97 ) seja mais "verdadeira" que a 98/98 (talvez feita em 09 / 98 ) .
a 1a. aqui seria 1998 e a segunda seria 1999.
Agora por exemplo a maioria das pickups vendidas aqui jah sao 2007.

Rod
26/07/2006, 10:56
Caros amigos, eu sou novo no fórum e estou tentando comprar uma Ford Explorer 4x4 (96 o 97), pelo que li o custo da manutenção no seria tão caro por que compartilha algumas pecas da Ranger, mas agradeceria qualquer que dicas vocês puderam me dar.
O custo das pecas e muito mais elevado que das pecas da Blazer?
Aleguem conhece um mecânico que conheça a Explorer para olhar o estado dela? não confio muito em mecânicos que so trabalham em carros nacionais.

Obrigado, Rodrigo.

nelsonnrc
26/07/2006, 13:43
Se puder compre um 97 4x4 e automático que já tem o câmbio eletronico de 5 marchas.

Custo de manutenção comparado com o GM Blazer não sei lhe informar porém sei que o Blazer gasta mais gasolina.
O Explorer é dificil de quebrar e suas peças de reposição não são caras; se comparado à outros SUV como Pajero e Cherokee o Explorer tem uma manutenção muito mais barata e simples, em especial se compararmos ao Pajero.


Oficina posso te recomendar:
www.motorclassic.com.br (http://www.motorclassic.com.br) Motor e suspensão
www.hidramaticobarao.com.br (http://www.hidramaticobarao.com.br) Câmbio

Se quiser consultar valores de peças de uma olhada neste tópico onde postei indiação de lojas.

Abs

nelsonnrc
26/07/2006, 13:51
vc tem q olhar o mes de producao. normalmente (aqui nos EUA) os carros feitos a partir do mes 6 (junho) sao considerados modelo do ano seguinte.
talvez por isso a Explorer 97/98 (talvez feita em 08/97 ) seja mais "verdadeira" que a 98/98 (talvez feita em 09 / 98 ) .
a 1a. aqui seria 1998 e a segunda seria 1999.
Agora por exemplo a maioria das pickups vendidas aqui jah sao 2007.

Sim, é a mesma coisa aqui no Brasil...

Oq é estranho é que modelos considerados 97/98 são os 98 (no meu caso fabricação após 11/97 e faturado em junho de 98 ) onde que aqui no Brasil boa parte dos 98/98 tem mais caracteristicas das 97 que os modelos 98 ou fabricação 97 e modelo 98 - oq obviamente deveria ser o contrário!

Os 98 passaram a ser fabricados a partir de 11/97
Abs

Rod
26/07/2006, 19:44
Que generalmente e bom olhar no momento da compra da Explorer e que e bom de trocar depois da compra?

Obrigado de novo, Rodrigo

nelsonnrc
27/07/2006, 11:55
-Leve pra ver o cambio e motor, em especial o cambio auto.
No cambio veja como esta a troca de marchas, se patina etc
Verifique vazamentos, nivel de atf(fluido da transmissao), cor(deve estar vermelho e limpo e se apresenta cheiro de quimado.

-Motor
Só no andar vc consegue perceber, não é um motor barulhento e veja se o check engine acende assim como as outras luzes.
Falar por aqui é complicado o certo seria levar em um mecanico

Ao ligar a chave no contato veja se todas as luzes de check acendem e se depois apagam, em especial ABS, AIR Bag e Check Engine.

- Suspenão
Procure barulhos como batidas pela cabine que podem ser os coxins e calços, mas novamente o certo seria levar em um mecanico levantar o carro e ver o estado.
Veja se o carro tem terra acumulado por de baixo dele, normalmente fica terra grudada no motor junto a transmissao.

-4x4, verifique se engata sem trancos e se desengata perfeitamente

Quando estiver quase certo da compra do carro seria interessante levar na ford para passar um scan.

É mais ou menos isso, acho que o pessoal pode completar

Depois a manutenção reserve mais uns R$1,5mil pra deixar o carro tinindo
Correia motorcraft(R$90), esticador(R$200), Velas dupla platina Motorcraft (+-R$100), Filtros, troca do ATF, limpeza de bicos, umas besteirinhas de suspensão, regulagem do motor e por ai vai...

Abs e boa sorte

Rod
31/07/2006, 19:43
Vi um vazamento na direcao hidraulica, da geralmente pra concertar esse tipo de problemas?

Obrigado, Rodrigo

nelsonnrc
31/07/2006, 23:09
Dá pra arrumar qualquer coisa...precisa ver onde é:-D

Isso me faz lembrar uma historinha de quando tava procurando o meu - entre os vários que fui ver tinha um Explorer que estava muito bonito pelas fotos(externas, não tinham as do interior) e pelo preço pedido o dono assegurava que era zerado(único dono), todas as revisões na Ford e baixa km mas não tinha manual(oq só descobri qdo fui ver o carro) e segundo ele era o seu xodó.

-Muito bem...fui até sorocaba ver o tal Explorer, chegando lá estava com o reservatório de fluido da DH rachado e remendado com silver tape e que só percebi quando vi a garagem toda melecada quando o proprietário puxou o carro, mas não parou por ai, tinham outras artes no mesmo Explorer, como um dvd no lugar do air bag do passageiro; e 1 na parte traseira de cada banco(que era a unica coisa boa), volante com couro vermelho assim como tudo que era em plástico preto pelo interior, fora que o cara ainda arrancou todo o carpete do carro e trocou por aquele de taxi um tipo de lona/vinil, sendo que segundo ele tinha sido muito bem feito pq ele tirou todos os bancos pra fazer o serviço:palmas:

Bão também!

JOSE CANDIDO
03/08/2006, 11:49
Nelson, valeu a dica do filtro de ar .... a minha é 98 mesmo ... heheh

alias, eta filtro caro aquele redondo, oval, sei la ...

Ai galera, tou gostando do topico ... ate que enfim os explorer's sairam do armario ..... heheheh

abs

klaus motta
03/08/2006, 15:06
Caros amigos, vou fazer um breve relato da enguiçada que dei ontem,pois acho que pode ajudar.
Ontem parei para abastecer o gnv da explorer o carro estava normal e ao tentar ligar o carro para minha surpresa a bomba de gasolina não armava.Como o meu carro liga na gasolina e só após passa para o gas,não ligava nem por reza braba.Um senhor que estava abastecendo me perguntou se a bomba de gasolina tinha parado?quando falei que sim ele me perguntou por que não apertava o automático do gas?
Vocês sabiam que na caixa do interruptor tem um botão que quando apertado liga o carro direto no gas?Eu não sabia, bastou apertar para o carro ligar.
Para quem não sabia como eu, fica a dica.
Abraços
Klaus

conder
03/08/2006, 18:17
Caros amigos, vou fazer um breve relato da enguiçada que dei ontem,pois acho que pode ajudar.
Ontem parei para abastecer o gnv da explorer o carro estava normal e ao tentar ligar o carro para minha surpresa a bomba de gasolina não armava.Como o meu carro liga na gasolina e só após passa para o gas,não ligava nem por reza braba.Um senhor que estava abastecendo me perguntou se a bomba de gasolina tinha parado?quando falei que sim ele me perguntou por que não apertava o automático do gas?
Vocês sabiam que na caixa do interruptor tem um botão que quando apertado liga o carro direto no gas?Eu não sabia, bastou apertar para o carro ligar.
Para quem não sabia como eu, fica a dica.
Abraços
Klaus

rsrsrsrsrsrs
Ainda bem que tinha um expert por lá heim?!?!?!
Pelo que já li a respeito, quase todos tem essa opção, o que falta mesmo é os instaladores informar melhor o comprador destes kits ou as vezes o antigo propriétário passar a informação adequada de uso.

conder
07/08/2006, 16:23
Sim, é a mesma coisa aqui no Brasil...

Oq é estranho é que modelos considerados 97/98 são os 98 (no meu caso fabricação após 11/97 e faturado em junho de 98 ) onde que aqui no Brasil boa parte dos 98/98 tem mais caracteristicas das 97 que os modelos 98 ou fabricação 97 e modelo 98 - oq obviamente deveria ser o contrário!

Os 98 passaram a ser fabricados a partir de 11/97
Abs

Alem do cambio de 05 machas qual a diferença que existe entre o modelo 97/98????
as 97 com cambio manual tem 05 machas ou so 04???

V.R.Alcantarilla
19/08/2015, 10:11
Nelsonnrc
Teria algum problema em trocar e-mail com você?
Gostaria de alguma dica de como encontrar os amortecedores para Explorer / 94.
Não consigo encontrar como comparar os dados.
Se não tiver problema, meu e-mail é vralcantarilla@ig.com.br

V.R.Alcantarilla
19/08/2015, 10:34
Nelsonnrc
Teria algum problema em trocar e-mail com você?
Gostaria de alguma dica de como encontrar os amortecedores para Explorer / 94.
Não consigo encontrar como comparar os dados.
Se não tiver problema, meu e-mail é vralcantarilla@ig.com.br

Múcio Luiz
19/08/2015, 11:27
Nelsonnrc
Teria algum problema em trocar e-mail com você?
Gostaria de alguma dica de como encontrar os amortecedores para Explorer / 94.
Não consigo encontrar como comparar os dados.
Se não tiver problema, meu e-mail é vralcantarilla@ig.com.br

V.R.Alcantarilla, bom dia!

A maioria das peças para a Explorer você encontra na http://www.rockauto.com/. Eu mesmo comprei os 4 amortecedores da minha lá. Saiu bem mais barato que no Brasil. Mesmo com o dólar em alta ainda vale a pena.

[]s!

V.R.Alcantarilla
19/08/2015, 15:15
V.R.Alcantarilla, bom dia!

A maioria das peças para a Explorer você encontra na http://www.rockauto.com/. Eu mesmo comprei os 4 amortecedores da minha lá. Saiu bem mais barato que no Brasil. Mesmo com o dólar em alta ainda vale a pena.

[]s!

Boa tarde Múcio !!

Obrigado pela dica, vou tentar esse contato.

Mais uma pergunta, ou duas, como identificar a peça correta o código de peça, e , sabe se o amortecedor da Ranger serve na Explorer ?
Mias uma vez, obrigado pela ajuda

Múcio Luiz
19/08/2015, 19:00
Boa tarde Múcio !!

Obrigado pela dica, vou tentar esse contato.

Mais uma pergunta, ou duas, como identificar a peça correta o código de peça, e , sabe se o amortecedor da Ranger serve na Explorer ?
Mias uma vez, obrigado pela ajuda

No site, vc procura e clica na marca (FORD), depois no ano (1994), depois no carro (EXPLORER), no modelo (4.0L V6), depois clique em SUSPENSION e por último em SHOCK ABSORVER. Eu uso um da Monroe azul, baratos e bons.

O amortecedor dianteiro é o mesmo da Ranger americana (até 97). Já o traseiro é exclusivo da Explorer.

[]s!