Ver Versão Completa : Guincho... dúvidas!!!
emtsuhako
10/07/2006, 12:40
Colegas, gostaria de saber a opinião de vcs. Pretendo colocar um guincho no meu Niva, mas teria que ser um guincho que não impeça a entrada de ar na grade frontal. Tenho visto muitos guinchos que cobrem toda a grade frontal, impedindo o resfriamento correto do radiador. Vi alguns modelos de guinchos menores, mas a maioria suporta no máximo 1.300kg de carga, ou seja, quase o que pesa um Niva. Até agora o melhor guincho que vi é o original, que vinha no modelo Pantanal, mas esse não acho pra vender, e um modelo da T-Max, como o da foto do link http://www.lada-vaz.com/accesorios%20niva.htm Será que compensa comprar esse guincho??? Alguém saberia me dizer o preço final dele aqui no Brasil??? Diz lá que custa 592,91 Euros e suporta carga de 2950kg O bom é que esse guincho é pequeno e leve, ideal para o Niva!!! Se alguém tiver mais sugestões de modelo, desde já agradeço!
renepeter
10/07/2006, 12:58
Edson,
Pesquise bastante e se informe muito. Um guincho nao pode ter apenas a capacidade do peso do veículo, tem tabelas para isso, tenho visto nelas que o indicado para Niva seria de 8000 e 9000 libras, na faixa de 2400 e 3400 reais. É que em algumas situações terá que rebocar o carro morro acima, então tem que ver as tabelas.
Quanto a refrigeração do motor, não esquente, ventoinha elétrica resolve, coloca ela da frente para tras, forçando o ar para dentro, assim compensa.
Guincho é fundamental, se tem um carro para estrada, com pneus 30 off e 70 on road, o guincho te ajuda nas piores trilhas, pode ser melhor do que ter um 100%off.
Abraço
Oi Edson, como o Rene falou, o guincho deve ter muito mais capacidade que o peso do veiculo.
Eu vendo guichos e tenho recomendado para Niva o HDW 9000 G que fica em R$ 2.300,00 a vista, mas tenho opções de parcelamento em até 10 vezes, que ai fica em 10 R$ 255,00.
Se quiser um guincho menor tem o HDW 6000 E que custa a vista R$ 1.950,00 e em 10 vezes fica em 10 de R$ 215,00.
Se quiser mais informações estou a disposição.
emtsuhako
10/07/2006, 21:16
Rene, valeu pelas dicas! Minha intenção é essa mesmo: ao invés de ter um Niva 100% off-road, instalo um guincho pra quebrar o galho em situações de atolamento ou qdo teima em não subir morro acima por causa dos pneus. Mas será que um guincho mais uma ventoinha auxiliar não exigiria uma bateria a mais no Niva??? Ou talvez até a troca do alternador???
Wallace, tem fotos do guincho??? Me interessei...
renepeter
10/07/2006, 23:05
Edson,
Bateria e alternador nunca é demais, o vectra tem um alternador de 120Ah, me parece ser o maior do mercado, esses dias achei um desses em um desmanche (com NF), para colocar em meu motor home. Só precisa trocar a polia dele.
Bateria, pode usar duas, com diodo (ou chave) entre elas, é para ter sempre as duas carregadas, e se descarregar, só descarrega uma delas. Um bom eletricista (prof. pardal) faz isso para você.
Bateria suplementar pode ser colocada no lugar do estepe, ou no porta-malas. Também lembre que abaixo do porta-malas do Niva tem um vão, mas ai tem que fazer uma caixa fechada para ela, etc..
emtsuhako
11/07/2006, 07:51
Rene, a polia do alternador do Tempra deve ser trocada pela polia original do Niva? Outra, a fixação do alternador do Tempra no Niva será que é plug and play ou tem que adaptar? Possivelmente colocarei a bateria auxiliar no lugar do estepe, pois pretendo deixar o estepe em cima do bagageiro...
Pelo que voce fala o HDW 6000 E pode ser o indicado para voce, mas se amanhã trocar de veiculo ou resolver fazer trilhas ele vai ser de baixa capacidade para o uso. E não acho que justifica pelo preço. Talvez se justifique pelo menor peso.
E sou da opinião se tiver uma boa bateria não precisa de mais nada.
emtsuhako
11/07/2006, 20:50
Wallace, vou pensar no caso... como eu disse, o guincho maior atrapalha a entrada de ar na grade frontal... e eu não queria instalar ventoinha... minha intenção é ter um guincho para situações de emergência e não para praticar off-road, pois uso meu Niva mais para ir ao sítio, para pegar estrada de terra... será que o modelo 6000 vai bem nesse caso?
renepeter
12/07/2006, 09:40
Edson,
Para adaptar o alternador é melhor procurar um bom auto elétrico, tipo daqueles antigos ou de cidades do interior que tem mais costume em adaptar peças.
Teoricamente, basta levar os dois alternadores numa tornearia que eles mudam as polias para você, pode usar a polia do Niva no alternador do Tempra.
Quanto ao suporte, eu nao sei, tem que ver com o prof. Pardal (auto-elétrico), mas pelo que li nas listas, tira um e coloca o outro. A adaptação que eu fiz foi num motor de ônibus (MB 355-6) colocando um segundo alternador (Vectra 120Ah).
Depois coloque aqui o resultado da troca de alternadores.
Acho que se vai usar o guincho em emergências esporádicas, nao existe a necessidade de mais uma bateria, precisa ter apenas um alternador que aguente o tranco, pois se for guinchar, deixe o motor ligado que fica gerando energia; a mesma idéia vale para ventoinhas extras, som e etc..
Bateria extra só para usar elétricos com o veículo parado.
Guincho, pega logo um de 9000, assim fica genérico para outros carros que venha a ter, e na hora de vender o carro arranca ele fora e vende separado, rende mais $$$.
Abraço,
Wallace, vou pensar no caso... como eu disse, o guincho maior atrapalha a entrada de ar na grade frontal... e eu não queria instalar ventoinha... minha intenção é ter um guincho para situações de emergência e não para praticar off-road, pois uso meu Niva mais para ir ao sítio, para pegar estrada de terra... será que o modelo 6000 vai bem nesse caso?O unico cliente que me relatou problemas de aquecimento pelo guincho atrapalhar o radiador, foi de um Samurai com o HDW 9000 G e somente na baixa ou nenhuma valocidade da trilha (onde o radiador já fica com lama) e porque a caixa de solenoides estava atrapalhando em muito o radiador.
O HDW 6000 E não tem este problema pois a caixa de solenoide pode ir sob o motor eletrico.
Mesmo o HDW 9000 G no Niva nenhum cliente reclamou, no pior caso coloca a caixa de solenoide no cofre do motor ou na cabine.
Acho que o 6000 lhe antende, mas como falei talvez o 9000 seja interesante no futuro.
Edson,
Para adaptar o alternador é melhor procurar um bom auto elétrico, tipo daqueles antigos ou de cidades do interior que tem mais costume em adaptar peças.
Teoricamente, basta levar os dois alternadores numa tornearia que eles mudam as polias para você, pode usar a polia do Niva no alternador do Tempra.
Quanto ao suporte, eu nao sei, tem que ver com o prof. Pardal (auto-elétrico), mas pelo que li nas listas, tira um e coloca o outro. A adaptação que eu fiz foi num motor de ônibus (MB 355-6) colocando um segundo alternador (Vectra 120Ah).
Depois coloque aqui o resultado da troca de alternadores.
Acho que se vai usar o guincho em emergências esporádicas, nao existe a necessidade de mais uma bateria, precisa ter apenas um alternador que aguente o tranco, pois se for guinchar, deixe o motor ligado que fica gerando energia; a mesma idéia vale para ventoinhas extras, som e etc..
Bateria extra só para usar elétricos com o veículo parado.
Guincho, pega logo um de 9000, assim fica genérico para outros carros que venha a ter, e na hora de vender o carro arranca ele fora e vende separado, rende mais $$$.
Abraço,Infelimente a troca do alternador é bem mais complicada que isso.
Tem até que ver se a correia permite tranferir a força mecanica que o alternador vai precisar.
Ai tem o problema da rotação e do regulador de voltagem, etc.
Um segundo alternador é um rolo maior ainda.
Para o guincho precisa somente de uma boa bateria, o alternador ajuda muito pouco, quem toca o guincho é a bateria mesmo.
O alternador mais forte só recarega a bateria mais rapido, mas isso é até ruim para a bateria.
emtsuhako
12/07/2006, 20:22
Valeu pelas dicas pessoal!!! Se não servirem para o Niva, pelo menos posso usá-las qdo for reformar um Willys...
Wallace, sou fã do Niva e de forma alguma pretendo me desfazer dele... estou reformando ele aos poucos, mas nada radical... aos poucos estou equipando ele, tipo, bancos Rallie Design, estribos, quebra-mato, bagageiro, algumas melhorias mecânicas, pintura nova... o clímax... ops... será a instalação de guincho!!! Para quem pensa que será mais um carro de shopping, estará enganado, pq qdo ele estiver zero bala, vou fazer uma expedição pelo Brasil... aí sim eu aposento ele, mas ficará comigo, como segundo carro... :)
renepeter
12/07/2006, 23:21
Wallace,
Me desculpa, eu nunca troquei o alternador do Niva, mas te garanto que a única dificuldade possa ser fazer caber ele no suporte. Coisa que um bom torneiro faz.
Quanto a rotação, parece que o motor do nosso colega niveiro é a gasolina e não é estacionário, portanto, a rotação vai ser praticamente a mesma que o alternador do Tempra vai receber do motor do Niva (visto que o Tempra e Niva andariam praticamente nas mesmas rotações, variando conforme se acelera, parando em sinais, em preferenciais até acelerando em estradas).
Como o alternador tem regulador de voltagem e a construção do mesmo levou em conta essa variação de rotações, vai funcionar sem problema nenhum. Se fosse dínamo, ai a coisa pegaria pro lado da rotação do motor.
Se o motor dele fosse a diesel, teria que fazer uma compensação pois provavelmente a rotação desse motor (diesel) seria menor do que a de um motor a gasolina, uma troca de polia resolve na hora (mais um serviço pro torneiro).
Outra coisa, instalar um segundo alternador em um veículo leve, e feito para locomoção é no mínimo desnecessário! Eu fiz uma instalação de um segundo alternador em meu motor home, chassi O364, com carroceria Nielson, e motor 355-6 (210CV sem turbo e intercooler), pois terei uma batelada de baterias para carregar, e principalmente, tenho dois sistemas totalmente independentes, uma do veículo e outra do home.
O alternador com maior amperagem hora (Ah) fornece uma corrente maior, o que seria muito apropriado para uso do carro rodando, ou com o motor funcionando, já que nessa condição a corrente vai primeiro para o consumo e o excedente vai sendo acrescido na carga da bateria, ou perdido caso a bateria ja se encontre com a carga nominal dela armazenada em suas placas.
Para usar o guincho com o motor desligado, haja baterias suplementares, depois de desatolado, teria o provavel problema de "bateria arriada".
Eu sugiro para quem usa guincho elétrico, que nao precisa reforçar a bateria, nem mesmo o alternador, basta estar com o sistema elétrico em ordem e com as capacidades (alternador) dentro do consumo máximo (equipamentos instalados no carro). Vai usar o guincho, deixa o motor ligado, nao precisa e nem deve tracionar, apenas deixar o motor ligado para que haja geração de energia pelo alternador e pronto, tudo resolvido. Pode colocar no Neutro (marcha ou transferência) e meter o pé no acelerador, vai gerar um pouco melhor, coisa de 1500rpm (mais é só pro filminho da "digital" ficar só com o som do ronco do motor).
A engenharia e a física são ciências exatas e as adaptações, ah as adaptações, são mero caprichos humanos.
Rene, não falei que é impossivel trocar o alternador, mas não é necessariamente algo simples e nem sempre essa troca de polia resolve, pois a relação de rotação de marcha lenta e rotação de trabalho eficiente do alternador pode variar principalmente no caso de alternadores de motores gasolina x diesel.
Também não falei para usar o guincho com motor desligado.
É simples ver que quem toca o guincho é a bateria, pois é mais que normal um guincho precisar de 400, 600 ou mais amperes quando o alternado só tem uns 60 a 130 Amperes.
Mesmo os HDW 6000 E e HDW 9000 G que tem os mais baixos consumos do mercado (260 e 280 Amperes de consumo máximo) tem como principal fonte de energia a bateria.
Renepeter,
concordo plenamente com vc. No meu Engesa, tenho 2 baterias, guincho 9000, alternador 75A, motor diesel. O importante é, como vc disse, manter o motor funcionando quando do uso do guincho. Já tive esta experiência: quebrou a barra da direção no atoleiro mais encardido, e sem possibilidade de reboque por outro veículo. Tive que sair só com o guincho, com as rodas dianteiras uma para cada direção, sobre umas cavas longitudinais imensas, acavalado, por uns 200m. Caixa em neutro, motor em rotação média/alta, uso intermitente do guincho e a luza do alternador acendendo diversas vezes. Indicação do voltímetro motor na lenta: 12V e motor acelerado: 11V. Então, a aceleração apenas para repor mais rápido a carga consumida, mas não ajuda em nada o guincho.
Emtsuhaco,
proponho então, que o melhor é vc fazer uma análise do consumo de todos os equipamentos elétricos(faróis, limpador de parabrisas, A/C, disqueteira de som, ventilador auxiliar do radiador, consumo previsível do guincho escolhido, ...)ligados simultaneamente, com uso de um amperímetro (de bom porte) ligado entre a bateria e o cabo negativo. De posse destes dados, verifique se a capacidade do alternador é superior ao consumo. Caso contrário, parta para um mais potente. Só nesta situação vale à pena um mais potente. Só para finalizar, são dicas de quem já trabalhou com eletricidade veicular, com diversos cursos na área. Mas não sou a garantia da melhor solução. Existem outras, com certeza aqui cada um vai ter a sua, mas procure orientação com eletricistas de veículos experientes. Espero ter ajudado. Abraços!
renepeter
14/07/2006, 00:00
Wallace,
O alternador em questão, que o Edson falou em colocar e que figura nas listas de peças "nacionais" que servem para Niva é do Tempra, e se não me engano, só existe a gasolina aqui no nosso país, portanto, a polia é tirar uma e colocar a outra, apenas pelo fato de as correias serem diferentes.
A dica de Eliseu termina de esclarecer a dúvida de Edson.
Recebi um orçamento de um guincho de 9.500 libras por R$ 2.800, achei ótimo o preço, mas não conheço a marca (Thor), pelas fotos é bem compacto, já que Edson mencionou o problema de ventilação do motor.
emtsuhako
14/07/2006, 08:16
Eliseu, tirando os dispositivos elétricos normais de todo Niva, o meu tb vai MP3/CD Player, PX, dois faróis-de-milha (vou colocar mais dois qdo pegar o bagageiro), um farol-de-milha traseiro, lanterna de neblina traseira (a ser instalado) e duas lanternas de neblina na frente (a ser instalado)... tem alarme e trava elétrica... pretendo usar o acendedor de cigarros para ligar, eventualmente, GPS ou um notebook... talvez tb instale um Totem dos mais simples... e, claro, um guincho. Eu quero evitar o uso de uma ventoinha auxiliar, uma vez que meu Niva nunca ultrapassou os 90°, mas acredito que se colocar um guincho grande, que atrapalhe a entrada de ar na grade frontal, o problema aparecerá, bom, pelo menos é o que tenho visto em muitos off-roads, não somente no Niva... vi que vc tem um Engesa, se te interessar, entra no site www.envesa.com
Rones Jr
14/07/2006, 12:34
Galera,
Já vi outros alternadores em Niva: Chevette, Escort e do próprio AP. A questão é apenas do suporte. O alternador do Niva original não foi feito para isso tudo, acredito eu. Ainda mais o Edson que parece ser um da KGB...rsssss.
Edson, se a excursão pelo Brasil passar pelo ES, vamos para Porto Seguro conhecer o Rene Peter!
Abraços,
Rones
emtsuhako
15/07/2006, 16:28
Rones, eu vou passar por ES com certeza, mas será na volta... a ida será pelo interior do Brasil, provavelmente o roteiro será, na ordem, saída de SP, norte de SP, centro-sul de MG, sul de GO, norte do MS, sul do MT, norte de GO, extremo norte de MG, centro da BA e volta pelo litoral da BA, ES, RJ e SP... essa será a primeira etapa... a segunda etapa será por SP, PR, SC, e RS... até aí espero ter adquirido uma boa experiência para a terceira e última etapa que é ir até o norte (parte mais difícil) e NE do Brasil... a volta sempre será pelo litoral... cada etapa tem que durar no máximo um mês (período de férias)... talvez faça cada etapa por ano ou a cada dois anos, vai depender de dinheiro, mas, por enqto, é só idéia... ah, eu não sou da KGB não, mas quase isso... rsrsrs...
o HDW 9000 G custa R$ 2.300,00 a vista, o HDW 12.000 custa R$ 3.000,00 a vista e ambos posso parcelar em até 10 vezes (tem pequeno juros) e ambos com 1 ano de garantia e com reconhecimento nacional (pode pesquisar no forum mesmo).
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