PDA

Ver Versão Completa : CJ-3 x Javali



Antonio Lago
09/07/2006, 22:29
Olá pessoal !!
Vou comprar um jeep, e gostaria de saber qual a melhor escolha !!

CJ-3, opala 4, freio a disco na fente, capota, roda livre, 4 fronteiras largos + 4 pneus de D-20

Ou um Javali, motor original torbinado, 38 mil original,

A diferença do preço do CJ-3 pro Javali é em torno de 3 mil, Sem duvida um motor diesel mais economico é de se pensar.
Qual o melhor custo beneficio ? Irei enfrentar trilhas de médio pra pesado !

Obrigado pessoal !!

ceveiga
09/07/2006, 23:07
Antonio,

A minha opinião pode ser meio tendenciosa mas ficaria com o CJ3:mrgreen: , além de mais bonito é um jipe leve e possui uma mecânica fácil de mexer (considerando um bom estado geral).

Já o Javali...toc, toc, toc:parede: , o fato de muitos baterem na madeira depois de falar este nome não pode ser coisa boa, mecânica complicada (diesel 3 cilindros), pesado, mercado escasso, que mais de ruim:?:

Mas como gosto é algo que não se discute, avalie exatamente o que você quer e não pense muito na economica do diesel, se vai gastar em outras coisas mesmo, hehehe.

Abraços,

proença
10/07/2006, 10:18
eu tenho um cj3b e realmente é um jipe mais bonito, leve e possui uma mecânica fácil de mexer
porém, faço algumas ressalvas:
1. javali é bem espaçoso, ao contrário do cj3b
2. o seu problema crônico é o tal motor, porém já está documentado para "diesel" e num eventual up-grade isso tb conta positivamente
3. chassi, suspensão parecem bons
e agora?

[ ]´s

Sergio Rocha
10/07/2006, 12:35
CJ3 com certeza.Nada contra Javali, mas cj3 é mais fácil de manutenção, peças etc

[]'

NeRo
10/07/2006, 13:36
Trilhas de médio pra pesado?


CJ3 com certeza.
x2 :mrgreen:

José Augusto
10/07/2006, 15:32
O cj3 é tudo + barato, as peças são mais faceis de achar, é mais leve, mas se estiver com eixos originais, não existe muita opção para reforço e limitam o tamanho dos pneus no caso de um upgrade.

Para trilhas pesadas o diesel sempre leva certa vantagem, alem de ser econômico.

Vc pretende mexer no jipe que comprar ou não, vai comprar e não pretende mexer em nada (manutenção não conta)?

Melo
11/07/2006, 15:27
Olá Antonio Lago,

Que ano é o Javali? 38mil km é muito pouco, o carro deve estar muito bom.

Mas...

Tenho um Java a quase dois anos. No inicio vivia procurando desculpas para ir trabalhar no porco, hoje vendi meu outro carro e tenho apenas o Java e o carro da patroa.

Freio a disco na fente? No Java e´ de fábrica...
Capota? Nao tem capota conversivel pro java...
Roda livre? Ué, tem que ter...

Bom, voce ja´ percebeu que todo mundo diz: sou suspeito para falar bem do meu jipe... (o do pessoal e´ Jeep)

Mas deixando de atrapalhar e tentando iluminar mais o seu caminho: veja o depoimento do Celso Muniz sobre o Java. O Celso nao gosta de Javali, o negocio dele é o jipe Jeg.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1663&page=5&highlight=javali


Ate´ mais,

rafaelsouza
11/07/2006, 20:23
CJ-3 com certeza

Ramone
11/07/2006, 21:51
Trilhas de médio pra pesado?


x2 :mrgreen:

:arrow: x3

Gomes Neto
11/07/2006, 23:27
:arrow: x3

X4:parede:

Posso falar, pois já tive um Javali por 4 anos e era meu único veículo.
Pontos fortes: Cambio (260 F), chassis, lataria, eixo dianteiro, espaço interno.
Pontos fracos: Semi-eixo traseiro (quebra com freqüência), tração (vasa e quebra dentes), motor (muito torque e pouca potência).
As peças não são caras, SÃO CARÍSSIMAS, praticamente só são vendidas pela TRATORGAMA.
Adaptações são complicadas já que a maioria das peças foram desenhadas especificamente para ele.

Antonio Lago
12/07/2006, 21:51
O cj3 é tudo + barato, as peças são mais faceis de achar, é mais leve, mas se estiver com eixos originais, não existe muita opção para reforço e limitam o tamanho dos pneus no caso de um upgrade.

Para trilhas pesadas o diesel sempre leva certa vantagem, alem de ser econômico.

Vc pretende mexer no jipe que comprar ou não, vai comprar e não pretende mexer em nada (manutenção não conta)?

Eu to achando que vai ser melhor pra mim o CJ3, to ficando com um pouco de medo da manutenção de motor cbt, o motor de opala não tem muito segredo e é facil de mexer, eu mesmo do um jeito !
O CJ ja ta com exios do moderno. E vou mexer nele sim na medida do possivel ($), mais ele ja tabem equipado e aguenta trilhas numa boa !! eu conheço o jeep! Obrigado Amigo !!

Antonio Lago
12/07/2006, 22:08
Olá Antonio Lago,

Que ano é o Javali? 38mil km é muito pouco, o carro deve estar muito bom.

Mas...

Tenho um Java a quase dois anos. No inicio vivia procurando desculpas para ir trabalhar no porco, hoje vendi meu outro carro e tenho apenas o Java e o carro da patroa.

Freio a disco na fente? No Java e´ de fábrica...
Capota? Nao tem capota conversivel pro java...
Roda livre? Ué, tem que ter...

Bom, voce ja´ percebeu que todo mundo diz: sou suspeito para falar bem do meu jipe... (o do pessoal e´ Jeep)

Mas deixando de atrapalhar e tentando iluminar mais o seu caminho: veja o depoimento do Celso Muniz sobre o Java. O Celso nao gosta de Javali, o negocio dele é o jipe Jeg.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1663&page=5&highlight=javali


Ate´ mais,


Olá Amigo !

È o Javali ta com 38 mil, mais ele ta meio judiado, to com um pouco de medo desse jeep. Manutenção não é das mais faceis e as peça me parecem que são um pouco dificeis de achar ! e alguns ja me falaram que são bem caras !
To achando que vou acabar comprando o CJ3, peças mais baratas, manutenção mais facil - eu mesmo dou um jeito, e ela ja ta mais equipado que esse javali. Bem mais ainda não ta comprado posso mudar de ideia !
Obrigado pela ajuda !

José Augusto
13/07/2006, 01:46
Como os eixos do CJ3 já são DANA 44, não resta dúvida vai de CJ3 mesmo.

O javali seria uma opção se estivesse em bom estado e um serviço recomendado é a troca da reduzida por uma outra.

Melo
13/07/2006, 11:32
É isso aí Antonio Lago,
na verdade o que importa é a brincadeira...

Bom, no meu caso agradeço todo dia por ter $aco para mecher no jipe.

Pra ter um jipe (no caso o java) é bom que o cidadao tenha um curso de engenharia, o catalogo de peças do Javali e um mêcanico que trabalhou na fábrica.

Deixando de brincadeira, já conhecendo um jeep 51 e um Toyota 79 optei pelo Java 91.

O motor que tenho é um perquinho, e é aí que está a minha atual pulga atras da orelha: acho que houve alguma falha na retifica que foi feita, mas já tenho uma revisao engatilhada.

Na ultima viagem que fiz (III MoCaJee) rodei por volta de 600km, uma cruzeta quebrou, aparentemente o cardan empenou o eixo do pinhao. Apos uma pesquisa, constatei que o custo da substituicao da coroa e pinhao trazeiro por um conjunto novo, nao terá ordem de grandeza superior a qualquer outro veículo assemelhado, mas lembre-se do terceiro paragrafo que escrevi...

Com inspecoes e apertos rotineiros, evita-se a quebra prematura de algumas pecas.

É isso aí... Nao quero influenciar na sua decisao, apenas ilustrar o quadro...

Até mais.

José Tadeu
15/07/2006, 23:09
Como diz o ditado: "gosto, cor e amor não se discute", mas, prefiro o Javali.

Pelo seu espaço interno, pelo fato de ser diesel, apesar das vibrações e do barulho, e se for para quebrar, quebra tanto um como o outro. No asfalto o javali leva vantagem, você pode andar normalmente em 100 Km/h, nas ultrapassagens pode apertar mais um pouco; em trilhas não tem distribuidor para molhar.

Tenho o meu a três anos, o que quebrou foi um rolamento da caixa montanha, e uma cruzeta.

Nesses três anos muito tempo em oficina fazendo modificações, tanto que hoje ele está com motor MWM 229, caixa de toyota 4 marchas com reduzida, direção hidráulica e mais algumas coisas, que tornaram um veículo gostoso de dirigir, que vai a qualquer lugar, tanto em trechos ruins como asfalto.

Como disse no início, boas compras.

Abraços

Tadeu

guilhermekrug
16/07/2006, 11:13
É engraçado esta história de falar que um é mais bonito que o outro, pensei que jipeiro só ligava para funcionalidade rsrsrs

Acho o Javali um jipe que impõem respeito...Da última vez que fui no pinheirinho - SP encontrei com um CJ (não lembro qual) e com um Javali de pneus lisos...Não fez feio não...Acho até que tava melhor que o CJ com pneus Candango.....

Tem fotos deles no meu site....Muito tempo atrás fui ver um Javali para Comprar e na época o bichincho fazi 13 KM/L e ainda tinha a vantagem de depois de 80 Km/H você parava de escutar os outros reclamando rsrsrs