Ver Versão Completa : Problemas com radiador
Marco Costa
08/07/2006, 23:17
Olá galera blz..
Então estou de saco cheio com meu radiador...vou tentar resumir..
Uso o jeep para fazer raid, desde que eu comprei ele já arrumei muita coisa, freio a disco, dh, gaiola, bancos,ignição, pneus, molas da toyota..e o radiador ja me deixou umas 6x na mão...varios motivos... instalação dai furava, grade
arrebentava por causa do peso, coloquei ate a elice da d-20 que é maior e com as pas mais resistentes...bom..
Depois de tanto problemas soldei um suporte para colocar o radiador e coloquei uma ventuinha do marea..animal...mas dai a parte eletrica não esta funcionando bem....depois me falaram que o meu radiador estava com vazamento e todo entupido..acabei trocando..massss o cara que arrumava o meu radiador iria colocar um radiador do chevett e acabou colocando o do fiat Uno..com reservatorio disse que é mais moderno e iria dar conta..
Bom fui fazer o teste hoje..estava tudo bem ate que a ventuinha parou de funcionar e ferveu...dai liguei direto...e continuei a trilha , mas mesmo assim em subidas forte e longas a temperatura chegou quase no 100graus..
Vou ter raid semana que vem ...sera que esse radiador vai dar conta na hora do pega...quando tiver que tirar tempo e pisar fundo ele vai refrigerar bem..
Ah outra coisa me falaram..(depois que instalei) que a distancia das varetas são muito proximas umas das outras..e que quando pegar barro vai entupir e vai pior mais o desempenho...
Valeu Obrigado
Qual motor esta usando?
[ ]´s
Marco Costa
09/07/2006, 09:30
Qual motor esta usando? [ ]´s
Bem lembrado falei tudo e esqueci de mensionar o motor...é uma 2.3 do opala 4cc
Obrigado
Alessandro Henrique
09/07/2006, 09:55
...é uma 2.3 do opala 4cc
O motor 2300 cm3 era do Alfa Romeo :-D O do Opala eh 2500 cm3
Acho dificil que o radiador do uno de conta...
Sds.
Marco Costa
09/07/2006, 10:26
O motor 2300 cm3 era faz Alfa Romeo O de : d faz Opala eh 2500 cm3 Acho que radiador do o do que do dificil faz a onu de conta... Sds.
Blz..melhor ainda sendo 2.5,,...Então o probema é que não tenho muito espaço ..pois a ventuinha e bem grande qual radiador é bom colocar..
...
Alessandro Henrique
09/07/2006, 10:43
Ja tentou o radiador do opala?
Voce pode realizar uma pesquisa que ha muitos topicos falando sobre radiador no forum.
Sds.
José Augusto
09/07/2006, 13:01
O radiador original do jeep em bom estado é suficiente, ou manda fazer um no tamanho (volume) e formato que vc desejar, quanto maior melhor e verifica a válvula termostática se é adequada (temperatura de abertura).
A propósito o cara que está "mexendo" no seu radiador não entende nada arruma outro.
Outra informação, motores da GM trabalham em temperatura mais alta que os demais.
Lama no radiador também atrapalha a troca térmica, por isto um radiador maior é o ideal no jeep, pois mesmo perdendo parte da capacidade de refrigeração um radiador maior consegue cumprir seu papel mesmo estando parcialmente coberto de lama.
No caso de lama no radiador, as vezes uma tela fina na grade junto com uma proteção de lona embaixo pode resolver, o Rodrigo da garra4x4 tem essa configuração no jeep dele e ele vende o kit da lona para por em baixo.
leopoldo
09/07/2006, 14:27
ponto do motor (ignição), regular conforme tabela do fabricante.
regulagem do carburador (+rica, esfria, +pobre, esquenta)
mangueira inferior com a mola dentro ( para a bomba não sugar a mangueira junto)
válvula temostática (verificar e se estiver lá, pense em tirar)
ventoínha elétrica + vaso de expansão + radiador de opala 4 ou mesmo do jeep original)
Aditivo, não esquecer.
Tampa do radiador, não use chulepa use da marca recomendada (original)
OUTRA:
1- a água lá dentro está trabalhando entre (90ºC e 120ºC) .... (normal e quente)
2- como vc constata que mesmo com a ventoínha funcionando, o motor quase ferve, vc tem 2 opções:
- ou a vetoínha está virando ao contrário.
- ou o radiador tem volume insuficiente.
- ou tem um pouco de tudo falado acima.
O motor é álcool ou gasolina ? Tenho um motor destes instalado no meu CJ. No meu caso é um motor a álcool original. A temperatura de funcionamento fica na faixa de 90 graus. Tenho instalado apenas uma ventoinha elétrica na frente do radiador, o que dá conta do recado tranquilamente. Ah, e o radiador é o original do Jeep, com uma canaleta a mais dentro (quando reformei o jeep alguns anos atrás, refiz o radiador, trocando toda a colméia).
No mais, é seguir as diversas dicas já dadas:
- válvula termostática: está funcionando corretamente ? é a original desse motor ?
- radiador não está com canaletas entupidas ? Se bem que você falou que o cara trocou por um de Uno. Precisaria saber qual o volume de água que esse radiador suporta e comparar se é compatível com o original do Jeep ou Opala. Será que esse radiador não é muito pequeno não (em termos de volume d´água) ?
- ponto do motor OK ? Se bem que se for isso, você provavelmente percebe no motor se tem perda de força (atrasado) ou se está grilando (adiantado).
Acrescentando: cheque como está as galerias internas do motor, se não estão entupidas. Pode valer a pena fazer uma limpeza com produto específico ;-)
Treme Terra
09/07/2006, 20:15
Procure um bom profissional em radiadores e faça o seguinte:
- mande fazer uma colméia do Opala com ar condicionado, de cobre. não use aluminio (tres fileiras de canais) aumentado na altura em 11 cm.
- utilize as duas caixas originais do Opala.
- coloque uma tampa de 9 libras.
- nunca retire a valvula termostatica, verifique o seu funcionamento colocando-a em uma vasilha com agua no fogo e com o auxilio de um termometro verifique a temperatura de abertura, e se ela abre completamente (o motor tem que funcionar em uma temperatura constante, determinada no seu projeto)
- faça uma limpesa no sistema de circulação do motor (galerias).
- verifique se a mangueira inferior não esta flácida, se estiver, subtitua e coloque uma mola internamente.
- retire a bomba dágua e verifique se o rotor não tem desgaste, já vi rotores danificados que só cavitam e não faz a agua circular.
- e por ultimo verifique, se vc tem ventoinha eletrica, se a mesma esta com a rotação no sentido certo. Se intalada na frente do radiador a mesma tem que soprar, se instalada atras tem que fazer sucção.
Marco Costa
10/07/2006, 19:27
Então...falei com o infeliz que instalou o radiador e ele disse que o mesmo daria conta..falou que poderia ser a junta do cabeçote queimada..
Bom resumindo vou levar em um bom eletrecista arrumar a fiação eletrica e deixar um botão para ligar direto se precisar.. ..depois vou andar mais um pouco para ver se melhora...acredito que não..mas..o cara esta teimando que não.. e estou sem$$$$ para fazer em outro lugar..
Valeu..vou dar retorno assim que melhorar..
Marco Costa
Então...falei com o infeliz que instalou o radiador e ele disse que o mesmo daria conta..falou que poderia ser a junta do cabeçote queimada..
Bom resumindo vou levar em um bom eletrecista arrumar a fiação eletrica e deixar um botão para ligar direto se precisar.. ..depois vou andar mais um pouco para ver se melhora...acredito que não..mas..o cara esta teimando que não.. e estou sem$$$$ para fazer em outro lugar..
Valeu..vou dar retorno assim que melhorar..
Marco Costa
meus problemas acabaram depois que mandei fazer um radiador SELADO com as colmeias de caminhao mercedez.
fale com o Alceu 41-3336-7964, o cara é the best em radiadores ai em curitiba. o meu mandei fazer com ele. serviço rapido limpo e bom pracarai, um pouco caro, mas é feito uma vez só. recomendo.
radiador de uno é pra motor de enceradeira de uno, pode esquecer, nao vai adiantar nada.
100 graus acho que esta esquentando demais, a nao ser que seu motor seja alcool.
o meu 4.9 seis bocas, bocas nao, bueiros mesmo, da isso.
Marco Costa
11/07/2006, 20:50
Então Elcio ...vc é aqui de Ctba..vc participa do JCC...
Bom eu vou ligar para o Alceu pedir umas dicas..valeu
Marco Costa
SMartins
11/07/2006, 23:35
Marco,
nao sei ajuda muito, mas tenho um radiador de Wrangler semi-novo. Troquei o meu ha 20 dias (trouxe um novo do Canada). O radiador nao estava estragado; é uma opção...
Então Elcio ...vc é aqui de Ctba..vc participa do JCC...
Bom eu vou ligar para o Alceu pedir umas dicas..valeu
Marco Costa
oi Marco, nao moro mais em curitiba, me mudei para o norte do parana, proximo a maringa.
eu participava do jcc e do curitiba4x4, agora nao mais.
fale com o Alceu, comente sobre meu jeep com motor 4.9 no qual ele fez um radiador com colmeias de caminhao, talvez ele se lembre. faz muito tempo que nao falo com ele.
mas faça um radiador selado, com reservatorio, como qquer carro mais novo, que seus problemas com certeza acabam, pois esse negocio de radiador com tampa só pra encher o saco mesmo.
abraços
Marco Costa
12/07/2006, 23:00
Então meu caro amigo..
Peguei o jeep agora do mecanico ele disse que arrumou a parte eletrica e que aterrou melhor o rele e colocou um maior...o cara que havia instalado o radiador( que acho que é lacrado e tem o reservatorio no lado dele acoplado.) ele acabou tirando o valvula termostatica alegando que não iria esquentar... No fim o cara que arrumou hoje colocou uma nova valvula e disse que é essencial pois ela faz a troca da agua quente para a agua refirigerada que esta no radiador...dando tempo para a mesma esfriar..
Fiz um teste andei 15km em 1º e 2º marcha forçando o motor...acabei de sair do jeep clube pois fui fazer a inscrição do raid...bom então e o eletro ligou e manteve a temperatura perto dos 85/90graus...maximo 95
Agora não dá mais tempo vou fazer o rad..que Deus me abençoes..
Abraços..
Marco Costa
Marco Costa
12/07/2006, 23:02
Então meu caro amigo..
Peguei o jeep agora do mecanico ele disse que arrumou a parte eletrica e que aterrou melhor o rele e colocou um maior...o cara que havia instalado o radiador( que acho que é lacrado e tem o reservatorio no lado dele acoplado.) ele acabou tirando o valvula termostatica alegando que não iria esquentar... No fim o cara que arrumou hoje colocou uma nova valvula e disse que é essencial pois ela faz a troca da agua quente para a agua refirigerada que esta no radiador...dando tempo para a mesma esfriar..
Fiz um teste andei 15km em 1º e 2º marcha forçando o motor...acabei de sair do jeep clube pois fui fazer a inscrição do raid...bom então e o eletro ligou e manteve a temperatura perto dos 85/90graus...maximo 95
Agora não dá mais tempo vou fazer o rad..que Deus me abençoes..
Abraços..
Marco Costa
Só uma duvida quando como funciona para mudar o perfil meu de junior para outra coisa um pouco melhor heim..ahhaha é por numero de mensagens..valeu..
Marco Costa
17/07/2006, 19:31
Então...fiz o raid da sopa do pinhão aqui em Ctba..
Coloquei a valvula termostatica e no fim funcionou bem sem esquentar...
Vou continuar prestanto atenção na temperaturar pois não estu muito catolico..
Abraços..
Marco Costa
DinoGuimaraes
10/08/2006, 14:44
aproveitando o topico, desmontei o ´´bico`` da rural pra por uma direçao hidraulica de omega, e o JA QUE me pegou....
seguinte, meu motor é um 2.5 de opala a alcool original, so q com um carburador 3E de AP (aumentado a giclagem claro).
acho q anda meio quente 95 a 100 graus, entao resolvi selar o radiador (mesmo esquema do AP) e colocar ventoinha eletrica, mas to querendo tirar a ventuinha do motor (macanica), sera q dá? é perigoso eskentar demais? lembrando q meu radiador é de 4 canaletas, onde é o melhor lugar para colocar o ´´tanque`` de agua? acima ou na mesma altura do topo do radiador? vcs tirariam a ventuinha mecanica? abraços e obrigado pela ajuda.
DinoGuimaraes, como eu já citei na página anterior deste tópico, no meu CJ tenho um motor Opala 4 cil. original a álcool e está rodando somente com a ventoinha elétrica na frente da grade, sem a mecânica. Para que essa instalação funcione legal, deve-se colocar um cebolão de temperatura adequado à faixa de trabalho do motor. No meu caso, se não me engano, o cebolão é de 88ºC. Lembro que tinha um de 92ºC na loja, mas preferi o de temperatura um pouco menor. Nunca tive qualquer problema de aquecimento por conta de ter somente ventoinha elétrica. Aliás, até considero uma vantagem: posso entrar na água sem o risco de entortar a ventoinha ou danificar o radiador. Isso aconteceu com um colega nosso em uma trilha 2 semanas atrás: ao entrar em um bosteiro fundo, a pá da hélice entortou e acabou roçando o radiador. Prejuízo de 300 latinhas p/ trocar a colméia que foi p/ o espaço .... :mad: Eu entrei no mesmo local e sai ileso. Tenho no painel do Jeep uma chave de 3 posições p/ a ventoinha: ligado direto, desligado e ligado através do cebolão. :wink:
Quanto ao sistema selado, não posso lhe ajudar com informações a respeito.
OBS: a temperatura de trabalho deste motor está entre 90 e 100ºC, segundo especificações da GM.
leopoldo
10/08/2006, 17:19
1- O vaso de pressão deve ficar acima da linha do radiador ou pelo menos, quando cheio, acima da linha da tampa em pelo menos 1/2 do vaso de pressão.
2- O certo (ou menos errado, ou preferível) é tirar a mecanica. Veja que em marcha, que refrigera é o ar de impacto (o vento relativo). A ventoinha só funciona em baixas velocidades.
Manter a mecanica poderá causar restrição ao fluxo de ar: ou da elétrica para a mecanica ou da mecanica para a elétrica.
3- quanto à temperatura, como só aciona a ventoínha elétrica e o que se considera é a temperatura de START, pode colocar a que abre com menor temperatura pois no jeep sempre estará + mais quente que na instalação original GM. Isso não vai prejudicar o motor.
4- Já a chave 3 posições: desde que acinando um relê que aciona a ventoínha, OK. Não faça ligação direta pois passa muita corrente no fio.
Já a chave 3 posições: desde que acinando um relê que aciona a ventoínha, OK. Não faça ligação direta pois passa muita corrente no fio.
Ops, com certeza ! :concordo: No meu CJ tenho um relê só p/ acionar a ventoinha. Lembro de ter medido a corrente uma vez e ter dado cerca de 20 A com ela acionada :shock:
minha pequena duvida :
qual a temperatura maxima que um motor opala 4cc OPALA ( GM151) pode atingir sem prejuizo ao mesmo ??? Qual a temperatura de trabalho deste motor ???
[]´s
valmor, eu tenho esses números em casa. Se ninguém responder até amanhã, eu posto aqui no tópico. :concordo:
valmor, eu tenho esses números em casa. Se ninguém responder até amanhã, eu posto aqui no tópico. :concordo:
aguardo ! obrigado. :concordo:
[]´s
DinoGuimaraes
11/08/2006, 00:45
qual o local ideal pra cebolinha?
antes ou depois de passar pelo radiador?
obrigado a ajuda ai pessoal, depois mando fotos de como ficou
ps: quero ver se coloco a ventoinha entre o motor e o radiador, e nao na frente.
Paulo_CW
11/08/2006, 07:12
Marco.... além do Alceu já citado aqui para verificar seu radiador que por sinal tbm recomendo, tenta uma segunda opinião com o Beto 3336-9598, ele tbm trabalha muito bem com isso desde 1900e bolinhas:-D :-D e fica ali perto da igreja do trabalhador.... , mas radiador de UNO...sei lá...nunca vi.... e o sopão estava bom....putz :cry: não fui...:(
Com relação às temperaturas do motor Opala, seguem os números que tenho:
Início abertura válvula termostática:
Gasolina: 75 a 79ºC
Alcool: 88 a 92ºC
Abertura máxima válvula termostática:
Gasolina: 90ºC
Alcool: 105ºC
Donde deduzo que teríamos as seguintes temperaturas normais de trabalho:
Gasolina: 80 a 90ºC
Alcool: 90 a 105 ºC
qual o local ideal pra cebolinha? antes ou depois de passar pelo radiador?
Vixi, lembro que isso gerou uma discussão boa na ocasião que lancei a mesma pergunta na Jipenet .... :rolleyes: No sistema Opala, o cebolão está na parte de entrada do radiador, medindo assim a temperatura que sai do motor. Eu coloquei o cebolão na parte debaixo do radiador, ou seja, ela está medindo a temperatura da água após passar pelo radiador e antes de entrar no motor. Caso a temperatura esteja acima de 88ºC, ela irá acionar a ventoinha, pois nesse caso o radiador não está dando conta sozinho de arrefecer a água. Tem funcionado assim por quase 5 anos. :cool:
quero ver se coloco a ventoinha entre o motor e o radiador, e nao na frente. No meu caso não cabia entre o motor e o radiador, aliás por isso que tive que tirar a mecânica. Então a ventoinha está entre a grade e o radiador.
Marco Costa
12/08/2006, 00:04
Marco.... além do Alceu já citado aqui para verificar seu radiador que por sinal tbm recomendo, tenta uma segunda opinião com o Beto 3336-9598, ele tbm trabalha muito bem com isso desde 1900e bolinhas:-D :-D e fica ali perto da igreja do trabalhador.... , mas radiador de UNO...sei lá...nunca vi.... e o sopão estava bom....putz :cry: não fui...:(
Então meu caro amigo..ate agora esta funcionado bem...quer dizer a ventoinha do marea liga meio que direto, pois eu acho que esse radiadorzinho não da conta do recado..dai fica ligando direto...