Mauricio Rossetto
07/07/2006, 19:05
Amigos,
Alguém sabe qual a diferença de desempenho da relação 10/41 para a 10/43, talvez em percentual ou comparativo rpm e velocidade final...
Tenho por mim que a 10/41 deverá ficar pesada para o Niva 1.6 (original), ou seja, na quinta marcha já cai de giro em qualquer subida em rodovias, imagina com a 10/41.... Creio que isto será interessante caso a motorização seja trocada, por exemplo, para 1.8 ou 2.0.
Estava pensando em trocar as diferenciais do Boris III, porém pensando assim desisti. Utilizo o Boris III diariamente, rodo uns 2000 Km por mês nele, e fizemos uma expedição em fevereiro de 34 dias pelo Nordeste e Centro-Oeste de 8000 Km e gostaria de uma performance melhor para estrada nesse niva por isso pensei na 10/41. Temos o Boris IV - Fênix (da minha mulher) que estamos preparando exclusivamente para trilhas e esse sim creio que a 10/43 é indicada. A motorização está original também, mas em ambos estou utilizando polia e comando (tipo Aerocar) e que eu mesmo estou fazendo. No santo GNV o Boris III quase não mudou nada, mas na gasolina o danado sobe a serra das araras em quarta, e sai da frente...
A diferença observada do GNV para gasolina tem sido de 20 Km/h, ou seja, se manter 80 Km/h e ficar com o pé parado no acelerador e trocar de GNV para gasolina, ele vai passar de 80 Km/h para 100 Km/h. Tudo bem que a regulagem que estou usando para GNV não têm como prioridade a performance, mas isto é interessante. Mas voltando ao assunto da relação de diferenciais gostaria de confirmar minhas idéias. Se alguém souber de um mecânico que faça coroa/pinhão, e puder me passar o telefone, agradeço. Me indicaram o Sapinho em SP mas não consegui o tel.
Obs: O Boris IV é o nosso quarto Niva, e foi ressuscitado das cinzas, pois vândalos o incendiaram de madrugada na rua, aqui em Itatiaia/RJ a um ano atrás. E o carro tinha um mês de pintura nova, forração, estofamento....
Alguém sabe qual a diferença de desempenho da relação 10/41 para a 10/43, talvez em percentual ou comparativo rpm e velocidade final...
Tenho por mim que a 10/41 deverá ficar pesada para o Niva 1.6 (original), ou seja, na quinta marcha já cai de giro em qualquer subida em rodovias, imagina com a 10/41.... Creio que isto será interessante caso a motorização seja trocada, por exemplo, para 1.8 ou 2.0.
Estava pensando em trocar as diferenciais do Boris III, porém pensando assim desisti. Utilizo o Boris III diariamente, rodo uns 2000 Km por mês nele, e fizemos uma expedição em fevereiro de 34 dias pelo Nordeste e Centro-Oeste de 8000 Km e gostaria de uma performance melhor para estrada nesse niva por isso pensei na 10/41. Temos o Boris IV - Fênix (da minha mulher) que estamos preparando exclusivamente para trilhas e esse sim creio que a 10/43 é indicada. A motorização está original também, mas em ambos estou utilizando polia e comando (tipo Aerocar) e que eu mesmo estou fazendo. No santo GNV o Boris III quase não mudou nada, mas na gasolina o danado sobe a serra das araras em quarta, e sai da frente...
A diferença observada do GNV para gasolina tem sido de 20 Km/h, ou seja, se manter 80 Km/h e ficar com o pé parado no acelerador e trocar de GNV para gasolina, ele vai passar de 80 Km/h para 100 Km/h. Tudo bem que a regulagem que estou usando para GNV não têm como prioridade a performance, mas isto é interessante. Mas voltando ao assunto da relação de diferenciais gostaria de confirmar minhas idéias. Se alguém souber de um mecânico que faça coroa/pinhão, e puder me passar o telefone, agradeço. Me indicaram o Sapinho em SP mas não consegui o tel.
Obs: O Boris IV é o nosso quarto Niva, e foi ressuscitado das cinzas, pois vândalos o incendiaram de madrugada na rua, aqui em Itatiaia/RJ a um ano atrás. E o carro tinha um mês de pintura nova, forração, estofamento....