Ver Versão Completa : Lift de Suspensão para o Jimny
msantoro
07/07/2006, 14:55
Pessoal,
Algúem pode me dar uma dica sobre lift de suspensão para o Jimny? Penso em 2", como tinha em meu antigo samurai 97. Calço nas molas? e os amortecedores, terei que substituir por mais longos?
desde já agradeço
Joao Baeta
07/07/2006, 16:46
Pessoal,
Algúem pode me dar uma dica sobre lift de suspensão para o Jimny? Penso em 2", como tinha em meu antigo samurai 97. Calço nas molas? e os amortecedores, terei que substituir por mais longos?
desde já agradeço
:arrow:Fala!
O meu Jimny já tem 2", Não é necessário trocar... continue com original!
Dianteiro e traseiro... Como no meu caso troquei o de traseiro pois estava gastos....
Absssssssssssssssssssssssssss
Alexandre X
07/07/2006, 21:34
:arrow:Fala!
O meu Jimny já tem 2", Não é necessário trocar... continue com original!
Dianteiro e traseiro... Como no meu caso troquei o de traseiro pois estava gastos....
Absssssssssssssssssssssssssss
Cês já viram os Kits da Old Man Emu de 3" para Jimny? $599 nos States:
Eu coloquei um Kit 2" da Old Man Emu na Toyota e ficou xôdebola.
Joao Baeta
07/07/2006, 22:09
Cês já viram os Kits da Old Man Emu de 3" para Jimny? $599 nos States:
Eu coloquei um Kit 2" da Old Man Emu na Toyota e ficou xôdebola.
:arrow: Alex,
Aí é exagero! Só queria bem light...!
Usar dia dia
Absssssssssssssssssssss
Alexandre X
07/07/2006, 23:12
é light. Uso a Toy só no dia a dia com pneus 31. E se tu fores ver é limpo, somente molas maiores com amortecedores maiores, sem gambis.
msantoro
10/07/2006, 13:19
Obrigado ! bem light (2") é a opção que procuro...
abraços
Marcelo
Suzuki Jimny 2001/2002
Rogerio Fernandes Macedo
10/07/2006, 14:07
Alguem tem fotos da suspensao dianteira do Jimmy ?
msantoro
12/07/2006, 09:15
Eu pelo menos ainda não tirei fotos da susp, mas breve vou tirar..
Se até lá vc ainda não tiver, te envio.
abraço
alvaro.jrc
26/09/2007, 15:32
Tb quero fazer um lift de 2" no meu, mas ainda não encontrei peça pra isso, ele está com pneus 235 e estão raspando um pouco.
Pai do Pedro
26/09/2007, 21:14
Levantei a suspensão do meu jimny na altura que só Deus sabe :mrgreen: mas é + ou - 2" tb.
Coloquei molas de opala e amortecedores com um curso maior.
Na frente cortei as molas em 10 espirais e atrás 8 espirais.
Os amortecedores (remanufaturados): GV na frente e pajero IO atras.
Ficou meio duro mas vou mandar reduzir a carga nos amortecedores de tras pra ver se melhora.
ps. se alguém souber de um kit adequado avisa aí....
Abs
As fotos:
alvaro.jrc
27/09/2007, 03:49
Levantei a suspensão do meu jimny na altura que só Deus sabe :mrgreen: mas é + ou - 2" tb.
Coloquei molas de opala e amortecedores com um curso maior.
Na frente cortei as molas em 10 espirais e atrás 8 espirais.
Os amortecedores (remanufaturados): GV na frente e pajero IO atras.
Ficou meio duro mas vou mandar reduzir a carga nos amortecedores de tras pra ver se melhora.
ps. se alguém souber de um kit adequado avisa aí....
Abs
As fotos:
Pai do pedro, Teu Jimny tá show de bola, na altura ideal pra mim!!! Mas além da mola de opala existe alguma outra que sirva??? O curso dos amortecedores ficou bom ou ficou curto???
Na traseira dizem que o da GM ipanema fica mais macio e o da Kombi Cliper fica mais adequado quando tem lift de mais de 1", mas eu nunca testei, até pq comprei meu jimny a muito pouco tempo.
O meu tá com 90.000km e nunca foi trocado nada na suspensão, o amortecedor traseiro está visivelmente ruim, queria aproveitar que vou precisar trocar para fazer o lift.
Pai do Pedro
27/09/2007, 08:11
Pai do pedro, Teu Jimny tá show de bola, na altura ideal pra mim!!! Mas além da mola de opala existe alguma outra que sirva??? O curso dos amortecedores ficou bom ou ficou curto???
Na traseira dizem que o da GM ipanema fica mais macio e o da Kombi Cliper fica mais adequado quando tem lift de mais de 1", mas eu nunca testei, até pq comprei meu jimny a muito pouco tempo.
O meu tá com 90.000km e nunca foi trocado nada na suspensão, o amortecedor traseiro está visivelmente ruim, queria aproveitar que vou precisar trocar para fazer o lift.
Oi Álvaro, os amortecedores da ipanema não deram curso, os da kombi ficaram duros. Daí fui numa loja de remanufaturados e procuramos até que encontramos os da pajerinho, que ainda estão meio duros mas vou reduzir a carga. Na frente cheguei a por os amortecedores do monza, mas batia quando eu exigia um pouco mais deles. agora estou c/ os amortecedores de um GV (acho que é gv) e está tudo bem. O carro está bem duro mas acho que depois que eu reduzir a carga acho que melhora. Gostei da estabilidade no asfalto e mais ainda fora do asfalto.
Quanto às molas, as do opala tb são meio duras por isso coloquei molas usadas. Se vc souber de molas mais adequadas deixa o recado.
Abs.
quem quiser kit p/ jimny tem aqui..
http://www.dgtuning.com/
só que paga em EUROS!! hehehheheheh
T+
alvaro.jrc
27/09/2007, 16:29
quem quiser kit p/ jimny tem aqui..
http://www.dgtuning.com/
só que paga em EUROS!! hehehheheheh
T+
Muito legal o site!!! Ah se eu fosse um pouco mais doido e meu dinheiro desse......
alvaro.jrc
27/09/2007, 17:02
Oi Álvaro, os amortecedores da ipanema não deram curso, os da kombi ficaram duros. Daí fui numa loja de remanufaturados e procuramos até que encontramos os da pajerinho, que ainda estão meio duros mas vou reduzir a carga. Na frente cheguei a por os amortecedores do monza, mas batia quando eu exigia um pouco mais deles. agora estou c/ os amortecedores de um GV (acho que é gv) e está tudo bem. O carro está bem duro mas acho que depois que eu reduzir a carga acho que melhora. Gostei da estabilidade no asfalto e mais ainda fora do asfalto.
Quanto às molas, as do opala tb são meio duras por isso coloquei molas usadas. Se vc souber de molas mais adequadas deixa o recado.
Abs.
Vou dar uma pesquisada amanhã pela manhã, principalmente esse da Kombi Clipper, pq o preço dele novo está bastante convidativo (R$ 190,00 o Par), vou pesquisar algum lugar para reduzir a carga. Acho que já dará uma boa melhorada no balançado, depois brigo pela dianteira.
Se continuar balançando assim vou acabar batizando o meu de "cabrito funkeiro"!!! :mrgreen:
alvaro.jrc
28/09/2007, 19:59
Consegui o amortecedor original do jimny por R$300,00 o par, coloquei os calços de carroceria de 2,5" e revisei o carro todo, tá o bicho!!!
A única coisa que não troquei pq fiquei com medo de assaltar um banco foi o rolamento da roda dianteira esquerda!! Custa R$ 600,00!!!!!!! :parede:
Alguém sabe de alguma loja que venda mais barato????????
Alvaro,
Vc comprou amortecedor original do Jimny por 300,00 o par? onde? Dianteiro ou traseiro? Publique esta informações no tópico de peças e adaptações do Jimny para registro.
Abraços,
alvaro.jrc
29/09/2007, 10:14
Alvaro,
Vc comprou amortecedor original do Jimny por 300,00 o par? onde? Dianteiro ou traseiro? Publique esta informações no tópico de peças e adaptações do Jimny para registro.
Abraços,
É um específico para o Jimny, mas é importado, se não me engano é francês, a oficina especializada suzuki aqui de maceió que vende. O nome é Nilson Suzuki o tel é: 082 3235-1452.
Ele tem o original de fábrica que não me recordo a marca, mas esse custa R$ 700,00 o par.
msantoro
21/11/2007, 11:53
Nossa ! esse preço de amortecedor original para o Jimny é impressionante! Será que é original mesmo?
abraço
kra... é obvio que por esse preco NAO é original, no maximo um "paralelo" chines p/ reposicao e jimnys ou se bobear um modelo nacional com mesmo tamanho do original do jimny...
alvaro.jrc
21/11/2007, 15:27
kra... é obvio que por esse preco NAO é original, no maximo um "paralelo" chines p/ reposicao e jimnys ou se bobear um modelo nacional com mesmo tamanho do original do jimny...
Retificando a marca do Amortecedor é Nakata, mas não peguei a referência específica, como o Inseto está no estaleiro colocando Kit pra alcool, quando eu retornar lá pra buscar a viatura pego a referência certa e posto.
[]s a todos.
nakata é amortecedor bao e tem fabrica no brasil, geralemnte vejo nakatas em tampas de porta-mala etc...
kit p/ alcool??? conta o resultado depois...
ricardo sabóia
21/11/2007, 21:04
KIt p/ álcool no jimny.....??????? Sei não, é bom lembrar que não se trata de um fusquinha que em qualquer "bodega" se acha uma peça; imagine só dar zebra em algo no jimny ( o que é bem provável) vai ter que ter muitos RRRR$$$$ pra gastar, fora a dor-de-cabeça pra achar alguma coisa mais sofisticada.Então meu amigo na boa :esqueça essa idéia e continue rodando mesmo com a nossa pobre gasosa que já tem 22% de álcool,o nosso jimny com ceteza foi feito pra rodar com GASOLINA !
Abs, Ricardo.
KIt p/ álcool no jimny.....??????? Sei não, é bom lembrar que não se trata de um fusquinha que em qualquer "bodega" se acha uma peça; imagine só dar zebra em algo no jimny ( o que é bem provável) vai ter que ter muitos RRRR$$$$ pra gastar, fora a dor-de-cabeça pra achar alguma coisa mais sofisticada.Então meu amigo na boa :esqueça essa idéia e continue rodando mesmo com a nossa pobre gasosa que já tem 22% de álcool,o nosso jimny com ceteza foi feito pra rodar com GASOLINA !
Está aí uma boa verdade.... é complicado modificar algo no jimny pois não se tem "referencia" e não existe aqui receita pronta.. um amortecedor, molas, pneus... pode trocar modificar até ir acertando não dando certo coloca-se outro novamente.. mas algo ligado ao motor... para mim vejo como problema mesmo! O meu em 2006 só tinha 39.000km e um certo dia ele não quis pegar de jeito nenhum... na oficina foi identificado corpo da borboleta e bicos sujos (com essas merd@s de gasolina adulteradas).. O jimny não é igual ao samurai e vitara que tem muitos e defeitos e peças são faceis de serem solucionados. Acho bacana a idéia do kit mas deve-se ver o procedencia, garantia e cobertura caso dê pane no carro... e aí pense em uma dor de cabeça para achar tais peças..
Abraços
msantoro
22/11/2007, 11:49
Fabil,
Transcrevendo a mensagem do colega ......'Consegui o amortecedor original do jimny por R$300,00 o par, coloquei os calços de carroceria de 2,5" e revisei o carro todo, tá o bicho!!!"....Não me pareceu óbvio que NÃO eram originais. Tem muita gente que tem facilidade de importar coisas sem imposto.... Dessa vez não foi o caso...
abraços
importar SEM imposto é uma coisa..... mas das vias legais, um amortecedor OROGINAL de jimny nao chega aqui por apenas 300,00 nem que a vaca tussa..heheeh
T+
msantoro
22/11/2007, 15:48
Já passei dos 40, quero Paz. Só quero colher informações e contribuir com os mesmos objetivos das outras pessoas.... Paz no seu coração irmão! Que a proximidade do Natal amoleça nossos corações..
desculpe qqer coisa...
abraço
???????? alguem aqui tá brigando??? relaxa Santoro... to aqui tb p/ aprender e colher informacoes...
T+
Alfredo Stavale
22/11/2007, 17:53
se querem brigar, me avisem para eu abrir as apostas!!!:mrgreen:
Alvaro,
Vc possui maiores informações sobre esse kit alcool??? A loja que está executando o serviço já fez em algum suzuki??? e sobre garantia, procedencia ...
Já tem algum relato do serviço no jimny?
msantoro
23/11/2007, 11:20
Deixa pra lá! tá tudo certo. Tem ningúem brigando não...Foi mal...
Eu tava de TPM...rs
abraço
Marcelo...
Alfredo Stavale
23/11/2007, 11:30
é mais facil colocar um motor ap a alccol do que adaptar no motor suzuki.
alem do mais um ap 1.6vw custa meia duzia de caixas de cerveja. se der problema joga fora, já o do suzuki......
http://www.teamsuzuki4x4.cl/preparaciones/jimmy/preparacion%20jimmy.htm
Este link possui mais um jimny modificado
http://www.parque4x4.com.ar/recibidos/35/index.html
Alfredo Stavale
27/11/2007, 11:18
http://www.teamsuzuki4x4.cl/preparaciones/jimmy/preparacion%20jimmy.htm
ja tinha visto esse carro em outro site. è exatamente isso que eu vou fazer no meu. esse link eu nao gostei nao, mas o projeto ficou muito bem feito.
Wallace Jabó
28/11/2007, 20:43
Esse lance de peca la fora é muito barato mesmo.
Qdo comprei meu jimny, ele veio com antena quebrada. Aqui na Jorlan em BH a peca custava R$315,00. Pedi meu amigo para comprar uma antena na alemanha para mim que custou a bagatela de 35 euros, ou 90 reias. Ele trouxe agora mes passado e ficou show de bola. Praticamente 3 vezes e meia mais barato!!!
Alguem encarou ou vai encarar comprar aquele kit de lift de 2" por 193 euros no site da dgtuning? O que vcs acham????
Wallace Jabó
Jimny 00/01
Alfredo Stavale
29/11/2007, 11:46
se for usar o jimny como jipe, 2" e nada é a mesma coisa. tem que ser no minimo 4" pra cima.
Wallace Jabó
08/12/2007, 14:48
Mas o Pai do Pedro fez um lifting de +/- 2" e ficou legal. Para o tipo de trilha que faço acho que é suficiente. Vamos ver!
Wallace Jabó
Jimny 00/01
Alfredo Stavale
09/12/2007, 17:56
é o suficiente para cada pretenção de uso.
o problema que mais me incomoda é os pensuq ue existem no brasil.
Não quero levantar o carro porque é bonito,mas porque no brasil não tem pneus para uso off road nas medidas que o carro original comporta a não ser pneus recalchutados.
A bf Goodrich tem o mud na medida 215/75/15, mas eu não acho aqui no rio de janeiro. liguei pro 0800 do site deles e eles me disseram que tem poucas encomendas pra são paulo, ai eu não quero ficar capenga na hora que estourar um pneu ou ter ligar pra lá pra sp é encomendar um até porque demora 15 dias quando a loja solicita pra fabrica.
Pirelli mud não tem. a goodyear não tem o wrnagler mt/r na medida 235/75/15 aqui no brasil.
firestone não tem, yokohama só o g001 que é caro pra diabos!
então eu Decidi colocar o general Gabber MT 30" no meu carro.
fui ontem na loja e comprei 4 jogos com rodas. vou postar as fotos...
eu pedio pro cara colocar no meu carro mesmo sabendo que não dá pra usar pra tirar umas fotos e postar aqui. tentei colocar o pensu dentro carro e foi uma merda.... sujou tudo e o ultimo pneu ainda ficou no banco do carona pra leva-los pra casa. fazia uma curva e o pneu caia em cima de mim... fiquei até com medo.. vim devagar pq foi bem perto de casa.
Tentei arrumar o pneus no lugar do step, mas a porta não fechava pq o pneu pepaga no parachoque traseiro... ou seja... tive que tirar tudo denovo pra colocar os pneus na 110 pick up do meu pai... ai aproveitei e tirei algumas fotos do "Grabbão" 33" da Land com o "Grabbinho" do meu jimny.
vo postar as fotos aqui...
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC00228.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC00227.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC00226.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC00225.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC00224.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC00223.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC00222.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC00221.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC00220.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC00219.jpg
Alfredo Stavale
09/12/2007, 18:11
ficaram meia boca porque tirei com o celular.
vo postar agora os pneus em casa comparando com o original e com o 33"
eu não editei nem selecionei foto. sai tirando e to postando tudo ai. dá pra ter uma noção.
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC01659.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC01658.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC01657.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC01656.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC01655.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC01654.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC01653.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC01652.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC01651.jpg
Alfredo,
Estes pneus no Jimny ficou animal!!! Agora vem a pior parte... acertar o aumento suspensao...
Não sabia que a BF disponibiliza (mesmo que a pedido) o pneu 215/75 R15.. em 2006 quando troquei os pneus do jimny consultei um revendedor da BF em Salvador-Ba e este havia informado que esta medida é importada e não tem a venda no Brasil...
Encontrei aqui um General Grabber At2 235/70 R16 por R$500,00 cada.. vc tem ideia de quanto custa aí? Qual o custo do MT?
Seu Jimny dentro em breve vai ficar radical!! vai usar quais amortecedores?
Abraços,
Alfredo Stavale
09/12/2007, 22:12
Por enquanto usarei os mesmo amortecedores. o meu mecanico vai fazer o suporte de amortecedor para a nova altura da suspensão. dai eu vou avaliar se preciso de mais ou menos pressão no amortecedor. eu vou pensar no rancho e koni que são os que eu já usei em outros carros e gostei. vou fazer as molas na loja da mola tigre usando como padrão a original , mas ai são detalhes tecnicos que eu deixo na mão do meu mecanico pq eu realmente não entendo.
o valor de tudo foi r$2680 sendo 4 pneus grabber mt 30", 4 rodas modular branca offset -12, 4 bicos, 4 balanceamentos.
Joao Baeta
10/12/2007, 01:18
:arrow:Troque logo os amortecedores e bote o BL 2"!
:concordo:
Alfredo..vc vai alterar os suportes de amortecedores no chassis/eixo p/ que??? só p/ continuar usando o amortecedor original??? vixe!!! nao é mais facil e menos gambiarroso comprar logo outros amortecedores maiores nao?
e outra.. se vc vai mesmo rodar com pneus 30" sem esbarrar em nada vc terá que levantar o carro em no minimo 10cm, o que pode ser feito de duas formas:
1- 5cm de body lift + 5 cm de suspensao
2- 10 cm de suspensao
nem preciso dizer que a opcoae 1 é 1/2 boca néh?? heheh
T+
Alfredo Stavale
10/12/2007, 12:36
os amortecedores estão bons. vo ver o que fazer ainda. levei de manha pro mecanico fazer. pra trocar , só se for rancho ou koni.
podem me passar as lojas de peças pro meu suzuki?
deixa eu ver se entendi..
vc querendo poupar ( pq seus amortecedores originais estao bons) vai preferir meter solda no chassis p/ alterar os suportes é isso?
Alfredo Stavale
10/12/2007, 13:52
não é isso. primeiro são as molas maiores depois da altura ideal vou procurar um amortecedor que seja compativel com a nova suspensão.
não to economizando, quero um bom amortecedor. de preferencia rancho ou koni.
entao nao entendi... p/ que seu mecanico vai alterar a fixacao dos amortecedores entao?
alvaro.jrc
14/12/2007, 16:28
Eu estive na revendedora Bf essa semana analisando a possibilidade de trocar o All Terrain pelo MUD e realmente existe o MUD 215, mas é mosca branca. O "menorzinho" que tem lá é o 31 e esse eu não sei se cabe, fiquei de voltar e testar com umas rodas de offset negativo que eles têm, mas vou testar já sem muita esperança de caber.
Tô achando mais negócio recapar os meus Pirelli 235 velhos com banda da Vipal ou Cross mesmo....:parede:
alvaro.jrc
14/12/2007, 16:30
Esqueci de comentar, alfredo, ficou show o Jimny viu :mrgreen:!
[]s!!
Alfredo Stavale
14/12/2007, 17:58
vamos lá!
bom, ainda não ficou pronto meu carro só semana que vem...
mandei fazer as molas com 8 cm mais alta, suporte para alongar os amortecedores... não serão soldados e sim parafusados no local original... panhard ainda não mexi pq as molas ainda não ficaram prontas... as barras que seguram o eixo, eu ainda não decidi se vou fazer maior ou se vou colocar trocar os lugares de fixação no eixo... se eu trocar os surpotes ai sim terei que fazer solda no chassi... mas o cara da solda, faz solda em chassi pra alonga caminhão de carga pra petrobras e empresas de combustivel para aeroporto.. então isso não me preocupa... ontem fui na oficina e decidi cortar a lataria do carro e arrancar as polainas... vou ter que fazer os fender em borracha e só. o corte na lataria é super pequeno e seu eu quiser colocar as polainas de volta não vai nem aparecer o corte..tenho que tirar as polains pq quando exterça o carro todo e vira o volantes pega na pontinha da lataria... vai ficar o bixo!
já to pensando em um ap 2.0:pensativo:
Alfredo Stavale
14/12/2007, 18:04
Eu estive na revendedora Bf essa semana analisando a possibilidade de trocar o All Terrain pelo MUD e realmente existe o MUD 215, mas é mosca branca. O "menorzinho" que tem lá é o 31 e esse eu não sei se cabe, fiquei de voltar e testar com umas rodas de offset negativo que eles têm, mas vou testar já sem muita esperança de caber.
Tô achando mais negócio recapar os meus Pirelli 235 velhos com banda da Vipal ou Cross mesmo....:parede:
alvaro, bota o 30" que é pefeito pra tudo. a bf tem o 30" mas pra achar é dificil. eu botei o grabber pq tem loja a 5km de minha casa então se der problema e tranquilo de voltar pra compra outro ou qualquer outro problema.
ai me diz uma coisa... você fez solda na barra de direção quando colocou o calço de carroceria?
pelo que eu vi se aumentar mais que 1 cm já fica na pontinha.... eu por segurança prefiri não fazer solda nisso porque a barra é mt fina e se dá bolha na solda ou oxidação eu não quero soldador falando... "veja bem"....
alvaro.jrc
14/12/2007, 18:07
vamos lá!
bom, ainda não ficou pronto meu carro só semana que vem...
mandei fazer as molas com 8 cm mais alta, suporte para alongar os amortecedores... não serão soldados e sim parafusados no local original... panhard ainda não mexi pq as molas ainda não ficaram prontas... as barras que seguram o eixo, eu ainda não decidi se vou fazer maior ou se vou colocar trocar os lugares de fixação no eixo... se eu trocar os surpotes ai sim terei que fazer solda no chassi... mas o cara da solda, faz solda em chassi pra alonga caminhão de carga pra petrobras e empresas de combustivel para aeroporto.. então isso não me preocupa... ontem fui na oficina e decidi cortar a lataria do carro e arrancar as polainas... vou ter que fazer os fender em borracha e só. o corte na lataria é super pequeno e seu eu quiser colocar as polainas de volta não vai nem aparecer o corte..tenho que tirar as polains pq quando exterça o carro todo e vira o volantes pega na pontinha da lataria... vai ficar o bixo!
já to pensando em um ap 2.0:pensativo:
Tira fotos pra depois passar a receita pros amigos leigos viu!!:mrgreen:
[]s!
alvaro.jrc
14/12/2007, 18:11
alvaro, bota o 30" que é pefeito pra tudo. a bf tem o 30" mas pra achar é dificil. eu botei o grabber pq tem loja a 5km de minha casa então se der problema e tranquilo de voltar pra compra outro ou qualquer outro problema.
ai me diz uma coisa... você fez solda na barra de direção quando colocou o calço de carroceria?
pelo que eu vi se aumentar mais que 1 cm já fica na pontinha.... eu por segurança prefiri não fazer solda nisso porque a barra é mt fina e se dá bolha na solda ou oxidação eu não quero soldador falando... "veja bem"....
Rapaz, não foi soldado nada e eu realmente não sei quanto a altura da barra de direção pq eu não pude ficar no pé do mecânico, só cheguei na hora ruim, pagar a conta.:parede:
Alfredo Stavale
14/12/2007, 18:14
blz!
abre o capo e ve a barra pra vver se está soldada ou se a engrenagem está na "pontinha" se puder, tira uma foto e posta... isso é importante até pra sua segurança
Tem um cara aqui em Salvador-Ba que está vendendo um jImny 02/03 78.000km com rodas originais, prata... tá pedindo 26k!! muito bom o valor... talvez eu veja o carro sábado...
alvaro.jrc
14/12/2007, 18:39
Tem um cara aqui em Salvador-Ba que está vendendo um jImny 02/03 78.000km com rodas originais, prata... tá pedindo 26k!! muito bom o valor... talvez eu veja o carro sábado...
Sem motor???? Tá muito barato!!!
Sem motor???? Tá muito barato!!!
Alvaro,
Deixa eu ser mais detalhista... cheguei a falar por telefone... relatou que é completo com roda liga leve originais, couro - este acho que é adaptado - pneus está com pirelli S/T 205/75 com 20.000 rodados.. e claro que com motor!! ele está comprando um outro carro de passeio mesmo .. acho que não se adaptou..
Abraços,
alvaro.jrc
14/12/2007, 18:59
Alvaro,
Deixa eu ser mais detalhista... cheguei a falar por telefone... relatou que é completo com roda liga leve originais, couro - este acho que é adaptado - pneus está com pirelli S/T 205/75 com 20.000 rodados.. e claro que com motor!! ele está comprando um outro carro de passeio mesmo .. acho que não se adaptou..
Abraços,
Rapaz, preço muito abaixo do mercado só pode ter três explicações, carro bichado, dono desesperado ou ele realmente é lesado!! (O pior é que rimou!!):mrgreen:
Se vc estiver interessado leva numa oficina pra olhar cada parafuso, inclusive a central da injeção, pq já aconteceu em um que tava na oficina onde conserto o carro, o sujeito comprou o carro em outro estado, tava todo blz, mas com uma semana queimou a central e pra trocar foram alguns 4 digitos de real.....
[]s!
Alfredo Stavale
14/12/2007, 20:24
26 mil é barato?
Alfredo,
Um 2001 acho que gira entre 28 a 30k. O jimny é 02/03... completo incluindo rodas de liga... o meu vendi em out/06 por 35.000km! (e me arrependi depois). Certo que só tinha 39.000km.... e esse sim era zerado!!! Só não gostei para viagens longas desconfortavel acima de 90km... acho que deveria era ter reduzido mais a calibragem .. deixava em 23 dianteira e 26 traseira e isso acho que fazia ele pular muito.
Segue anexo fotos do meu ex-jimny também 02/03:
Ainda não aprendi a colocar fotos no corpo da mensagem!! alguem ajuda?
Coloquei um capa (ou napa) tipo plastico bem resistente que cobre todo o carpete no jimny até no banco traseiro... observe nestas fotos aí. A limpeza é pratica, só limpar tapetes e passar um pano úmido em algum resíduo de areia na capa e tá novo de novo.
Voltando ao jimny a venda pensei até em pegar mas sei que não estará como estava este meu das fotos.. somando-se a isso já ficaria 4 carros em casa e isso sem contar a Tracker zero que tenho com só 1.800km. É preferivel esperar a suzuki trazer um zero e aí deixo a tracker com a patroa (se ela deixar vender o Punto) eheh.
Kd João Baeta ??? Te Interessa não?? Vejo ele para vc...
alvaro.jrc
15/12/2007, 07:16
R$ 26.000,00 em 2002/03 é beeemm barato sim alfredo, comprei o meu 00/01 por 27 e já vi um 2001 ser vendido aqui em Maceió por 32.000,00 tendo briga entre os compradores pra ver quem fica com o carro.
Se eu tivesse um pouquinho mais de grana e um pouco menos de juizo voltaria pra Bahia pegar esse aí tb.:mrgreen:
alvaro.jrc
17/12/2007, 16:47
Voltando ao assunto suspensão.
Achei um site que tem bastante coisa pra o Jimny, mas ainda com preços impraticáveis, mas poder ser que sirva para um eventual Ctrl+c/Ctrl+v brazuka.:mrgreen:
http://www.4wd1.com/suzuki_jimny.htm
[]s!!!
alvaro.jrc
17/12/2007, 17:13
Finalmente uma opção interessante para correção do caster!!
Esse suporte é para o Samurai Helicoidal, mas não deve ter difença pro Jimny.
Obs: É a peça de cima, a outra é um suporte para deixar o amortecedor igual ao do jimny.
http://paginas.terra.com.br/lazer/saindodaestrada/images/mecanica/DSC00962.jpg
Mais uma foto:
http://paginas.terra.com.br/lazer/saindodaestrada/images/mecanica/DSC01020.jpg
[]s!!
alvaro.jrc
17/12/2007, 23:09
Finalmente uma opção interessante para correção do caster!!
Esse suporte é para o Samurai Helicoidal, mas não deve ter difença pro Jimny.
Obs: É a peça de cima, a outra é um suporte para deixar o amortecedor igual ao do jimny.
http://paginas.terra.com.br/lazer/saindodaestrada/images/mecanica/DSC00962.jpg
Mais uma foto:
http://paginas.terra.com.br/lazer/saindodaestrada/images/mecanica/DSC01020.jpg
[]s!!
No trabalho eu consegui visualizar as imagens, já em casa não.... Vou anexar que é melhor que eu faço....
Alfredo Stavale
18/12/2007, 12:10
eu vou colocar o mesmo suporte mais perto do eixo.... vou tirar o orignal do lugar e soldar mais perto... solução mais facil ainda e barata... ou até mesmo fazer uma peça nova mais perto do eixo e manter o original
alvaro.jrc
18/12/2007, 13:51
eu vou colocar o mesmo suporte mais perto do eixo.... vou tirar o orignal do lugar e soldar mais perto... solução mais facil ainda e barata... ou até mesmo fazer uma peça nova mais perto do eixo e manter o original
Dados:
Segundo o manual de serviços do Jimny o ângulo caster padrão é 1º e 55', ou seja mais ou menos 1º.
Porem,
Engenheiros mecânicos que me corrijam, mas colocando a fixação mais próxima do eixo, os esforços não aumentariam no sentido longitudinal do braço?? Fazendo com que com o tempo ele acabe rompendo na base??
Fiz um esqueminha tosco no Photoshop pra vcs visualizarem melhor...
Isso baseado em experiência meramente arquitetônica, sem muita base mecânica, mas me parece que os esforços aconteceriam neste sentido.
Se o bill puder dar sua opinião aí agradecemos....:mrgreen::mrgreen:
[]s!!!
leodinossauro
18/12/2007, 13:59
E aí Fabil,
o SpeedPorco nunca rodou com essa peça não é ? Ou seja, acho que seu projeto de lift no samuca foi feito sempre com base nos links maiores, já redesenhados ...
Se o bill puder dar sua opinião aí agradecemos....:mrgreen::mrgreen:
[]s!!!
Minha opinião??
Puta gambiarra dos inferno. Se gasta 30 paus num jipinho e depois fica medindo miseria para equipá-lo.......:roll:
Faz direito com braços longitudinais novos ou deixe original.
Abraços,
Bill
Alvaro.. isso que vc irá fazer NAO vai dar certo.. vc apenas empurrará o eixo p/ frente ( a menos que vc corte os links, mas como sao de ferro fundido......)
Alfredo... se vc se baseou na ideia do Alvaro e seu desenho é como eu entendi, nao vai dar certo..
eu antes de mexer no meu samurai, gastei muito "fosfato" p/ resolver essa questao do caster ( samurai helicoidal é igual ao jimny no conceito de suspensao) e cheguei a 4 opcoes:
1- "abaixar" o suporte do link no chassis, mas como meu objetivo era levantar a suspensao em 15cm, seria necessario eu fazer um suporte 13cm p/ baixo da linha do chassis, o que nao me agradou e iria virar uma "ancora" na trilha. Funciona legal?? funciona... o caster ficaria no parametro de fabrica.. seria barato de fazer?? sim, baratissimo
2- fazer novos links ( bracos) sob medida, fica perfeito, nao é necessario alterar nada no chassis e eixo, nao atrapalha em nada o vao livre, porem é uma solucao cara e requer servico de precisao na construcao dos links ( os meus sao feitos em autocad e cortados a lazer) + jogo de buchas em poliuretano... foi a solucao que eu adotei, uso no meu samurai a exatos 1 ano, fiz trilhas de todos os tipos e ficou perfeito.
3- alterar os suportes dos links no eixo, ou seja, cortar os originais fora e soldar outros rotacionando p/ ajustar o caster
4- rotacionar os munhoes, retira a solda da tulipa, roda o munhao no grau desejado e solda de novo,
porem o 3 e 4 tem um GRANDE PROBLEMA... a dragk-link ( barra que une as duas rodas) passa por tras do munhao, entao se vc rotaciona munhao ( ou eixo) p/ tras, a barra abaixa junto, dai a drag-link vai pegar no link a ponto de travar/quebrar tudo. já vi um cara que fez isso, e fez uma gambiarra medonha na drag-link. o problema é que se a drag-link quebrar, adivinha???? uma roda vira p/ um lado e a outra vira p/ outro totalmente boba... desastre na certa..
e ae?? o que vcs acham?
vao se aventurar em gambiarras ou vao "tirar o escorpiao do bolso) e comprar meu link sob medida??? heheheheh
T+
alvaro.jrc
18/12/2007, 14:52
Minha opinião??
Puta gambiarra dos inferno. Se gasta 30 paus num jipinho e depois fica medindo miseria para equipá-lo.......:roll:
Faz direito com braços longitudinais novos ou deixe original.
Abraços,
Bill
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!! Nem pra dizer: "é não fica lá muito bom...etc..."l!!!:mrgreen:
Pow estudei engenharia mecânica no quintal de casa!!:mrgreen:
:parede::parede::parede:
Valeu pelo help Bill!!
[]s!!!
alvaro.jrc
18/12/2007, 14:57
vao se aventurar em gambiarras ou vao "tirar o escorpiao do bolso) e comprar meu link sob medida??? heheheheh
T+
Fabil, queria eu ter pelo menos um escorpião no bolso :mrgreen:
Aqui tá repleto de vácuo.....:parede::parede::parede:
Mas sinceramente, na sua opinião, dá pra segurar uma gambirr...digo adaptação dessas da foto por uns 2 a 3 meses de trilhas leves a médias e depois substituir os links??? Pelo menos até o vácuo encontrar companhia de mais umas onças????
Ou é melhor continuar rodando meio embriagado até tomar vergonha na cara e trocar os links???
[]s econômicos e de mãos fechadas.:mrgreen:
eu ficaria com a segunda opcao...
faz o negocio direito e de uma vez só.... quando aos links, se interessar podemos estudar uma forma de pagamento que caiba no seu bolso..
T+
alvaro.jrc
18/12/2007, 15:15
eu ficaria com a segunda opcao...
faz o negocio direito e de uma vez só.... quando aos links, se interessar podemos estudar uma forma de pagamento que caiba no seu bolso..
T+
Eu adoraria, só tô achando difícil que o meu bolso (no momento) caiba na sua forma de pagamento :oops:.
Tive que pagar R$ 1500,00 de IPVA e multas atrasadas do Jimny, mas já tinha combinado isso com o antigo dono, mas apareceram mais R$ 680,00 de multas e ainda estou em processo de negociação pra tentar reaver essa quantia com ele. Pra vc ter idéia ainda não consegui transferir o documento por causa dessas M$@#@s dessas multas.
Além disso,
De uma tacada só foi pneu novo, amortecedores, molas, velas, cabos de velas, cabo de bobina, rolamento, oleo, filtros...O pobre do Visa chega ficou traumatizado.
Mas nada que passe de fevereiro, salvo imprevistos....:rolleyes:
[]s!!!
alvaro.jrc
22/01/2008, 22:43
Finalmente entendi como funciona a bobonica do caster!!! Encontrei um site que finalmente explica o que aconteceu com o Jimny após o Lift, onde o volante ficou mais leve e ele praticamente não retorna após as curvas, CASTER NEGATIVO, o ideal é que esteja com algo em 3 a 5º de caster POSITIVO.
Informações sobre Caster:
Os efeitos do CASTER
Caster é a inclinação para frente ou para trás da linha central do pivô de sustentação da roda. Caster positivo é aquele obtido quando se inclina o pino mestre de forma que o prolongamento deste pino intercepte o solo à frente da área central de contato do pneu com o solo. O caster negativo ocorre quando o pino mestre é inclinado de forma que a extensão deste pino intercepte o solo atrás da linha imaginária que marca o ponto de contato do centro do pneu com o solo.
http://www.rcmasters.com.br/images/custom/caster.gif
O Caster positivo tende a endireitar a roda quando o veículo está indo para frente, e é usado para melhorar a estabilidade em linha reta. O mecanismo que causa esta tendência é ilustrado claramente pelas rodas dianteiras de um carrinho de supermercado.
Quando o carrinho é empurrado para frente, a linha central do pino mestre puxa a roda, e como a roda está sendo "puxada" ela tende a seguir o pino mestre. A força que faz com que a roda siga a linha central é proporcional à distância entre a linha central e o contato da roda com o solo, quanto maior a distância, maior a força.
Se a linha central está acertada exatamente na vertical, ou seja, sua linha central coincide com o contato do pneu com o solo o Caster é 0 e não é gerada a força que "puxa" a roda.
A linha central de direção inclinada (Caster) tem um outro efeito importante na geometria da suspensão. Como a roda gira sobre uma linha central inclinada, a roda ganha a curvatura enquanto é girada, ou seja nas curvas. Este efeito é visualizado melhor imaginando um caso irreal extremo onde a linha central estaria na horizontal, quando fosse feita uma curva a roda mudaria sua inclinação em relação a pista (tirei o efeito do Camber negativo e positivo, veja cambagem abaixo). Este efeito causa um Camber negativo na parte externa da roda e Camber positivo na parte interna. Estas mudanças no Camber geralmente são favoráveis para fazer curvas, embora seja possível ter muito Camber e prejudicar o desempenho.
Não há circunstâncias em que o caster negativo seja melhor. http://www.rcmasters.com.br/images/custom/casternp.jpg
Ajustes de caster adequados devem variar com cada pista e piloto individualmente. Quanto mais caster positivo maior será a percepção das forças sentidas pelo carro. Mais caster também irá aumentar o esforço necessário para virar o volante e irá permitir que você tome melhores decisões na pista sobre como está a dirigibilidade do carro. Porém muito caster positivo também tem as suas desvantagens.
Um outro elemento que deve ser considerado é o balanço do caster. Quando as configurações de caster forem diferentes para os pneus dianteiros seu volante irá tender a puxar para o lado com a menor quantidade de caster. Em pistas em que se está sempre fazendo curvas para a esquerda, você poderia querer uma configuração mais alta de caster na dianteira direita que na dianteira esquerda. Este caster adicional na direita irá fazer com que o carro puxe para esquerda ao entrar nas curvas, o que facilitará a entrada. (Isto é válido para carros reais onde deve-se aplicar uma força ao volante para fazer as curvas, mas podemos considerar parcialmente para nossos carrinhos)
Quanto maior a diferença entre os lados, mais facilmente o carro fará as curvas, porém diferenças muito grandes irão tirar alguma sensibilidade do carro e irão fazer com que você tenha um desconforto maior durante as retas, pois será necessário segurar o volante ainda mais para a direita. Em geral será melhor trabalhar com configurações de caster mais altas em uma pista curta com curvas apertadas que em uma pista longa com grandes retas e curvas lentas.
A maioria dos carros não são sensíveis aos ajustes do Caster. Porém, é importante assegurar-se de que o Caster seja o mesmo em ambos os lados do carro para evitar puxar para um lado. Enquanto grandes ângulos de Caster servem para melhorar a estabilidade em linha reta, causam também um aumento no esforço para virar. Três a cinco graus de Caster positivo são a escala típica dos ajustes. Use ângulos menores para veículos mais pesados para facilitar a virada do volante.
Fonte: http://www.rcmasters.com.br/index.php?name=News&file=print&sid=10
alvaro.jrc
22/01/2008, 23:05
Num forum tuga eu vi um lance que não sei se ajuda, mas é aparentemente funcional, substituir as bucha por outras de PU descentralizadas, ou seja, com o furo mais para frente, de forma a empurrar o eixo para a frente deixando o cáster novamente positivo. Acho que pode funcionar nos casos onde a diferença de ângulo não seja grande, vou postar umas imagens para ilustrar.
http://img185.imageshack.us/img185/9533/3z8aq6t1qn1.jpg
http://img472.imageshack.us/img472/5080/imagen0399qm1ph2.jpg
Créditos das imagens:
Usuário MADRUI, do Forum clubjimny de Portugal.
[]s!!!
alvaro.jrc
23/01/2008, 00:04
Outra coisa, alguém já testou o amortecedor traseiro do Omega Suprema no Jimny ou no Samurai?? Estou na garimpada por outros para o Jimny, pois estou achando que está com o curso muito curto, quando passo por um quebra-molas rápido dá a sensação de que ele puxa as rodas traseiros do chão e quando desce é a aquela cacetada.....:parede:
Será que não existem outras opções com curso maior????
[]s!
Alvaro... enfim vc entendeu o principio do caster...heheeh
sobre essas buchas descentralizadas, funcionam tb, mas nao sei até quanto de lift, acho que p/ os seus 12,5cm ainda vai ficar com caster negativo..
mas mesmo que possa funcionar, enxergo um grande problema em confeccionar buchas com furos descentralizados... como fazer p/ as buchas ficarem fixas permanentemente na posicao dentro do link? será que o uso elas nao "rodariam"? a menos que tenha algum sistema de fixacao por pinos ( furando o link)..
e outra.. fazer cada bucha dessa descentralizada nao vai ficar barato, e ficará refem das mesmas quando estourarem...
larga de ser pao duro e compra meus links já sob medida p/ lift de até 15cm..heheheh
sobre seu amortecedore, quando vc passar quebra mola dá porrada??? tá dando batente fechado, ou vc coloca amortecedor menor ( e perde curso aberto ou dá batente aberto) ou aumenta o batente de borracha p/ evitar a pancada, ou altera as fixacoes do amortecedor no eixo/chassis p/ usar o maior amortecedor possivel...
T+
T+
Alfredo Stavale
23/01/2008, 09:37
o caster nao é o mesmo.
a maneira mais simples de corrigir isso. arranca o suporte do chassi e solda mais na frente como eu fiz no meu. você nao muda em nada e terá a confiabilidade dos componentes originais.
leve sue carro num bosch car service. procure no site da bosch lojas perto da sua cidade.
lá eles vao medir todos os valores e te darão solucoes para resolver. meu carro tá quase perfeito, tava com a direção leve pq tava com 36 psi!
baixei pra 20psi e ficou perfeito, mas ainda pode melhorar só preciso ver se vale gastar muito dinheiro pra melhorar pouco, do jeito que está já está perfeito.
alvaro vem passar o carnaval aqui no rio de jimny que agente resolve isso!
uahauhauha
alfredo... posta fotos do seu ae. mas direto no forum, pq até hj nao consegui ver as que vc tinha postado..
T+
Alfredo Stavale
23/01/2008, 10:58
veja se consegue ver clicando nos link´s
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC01682.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC01681.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC01680.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC01679.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC01678.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC01677.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC01676.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC01675.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC01670.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC01669.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC01668.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC01667.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC01666.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC00232.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC00231.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC00230.jpg
http://i237.photobucket.com/albums/ff260/alfredots/DSC00229.jpg
veja agora.
abraços
Alfredo Stavale
23/01/2008, 11:45
http://www.abtc.org.br/noticias.php?codigo=3628
Supercharger
23/01/2008, 11:46
Pensem no cáster como a inclinação para trás que tem o garfo da bicicleta. Pronto é isso. Na sua magrela você consegue andar sem as mãos no guidão, certo? Isso porque o cáster mantém a direção em linha reta. agora se o garfo ficar perpendicular ao solo, aí ele não volta mais ao centro após curvas, e não vai rolar mais de andar sem as mãos (e nem de puxar o jipe no towbar, pois precisa do cáster para garantir que o que está sendo rebocado vai na mesma direção do rebocador).
[]´s
Gustavo.
alvaro.jrc
23/01/2008, 11:50
Alvaro... enfim vc entendeu o principio do caster...heheeh
sobre essas buchas descentralizadas, funcionam tb, mas nao sei até quanto de lift, acho que p/ os seus 12,5cm ainda vai ficar com caster negativo..
mas mesmo que possa funcionar, enxergo um grande problema em confeccionar buchas com furos descentralizados... como fazer p/ as buchas ficarem fixas permanentemente na posicao dentro do link? será que o uso elas nao "rodariam"? a menos que tenha algum sistema de fixacao por pinos ( furando o link)..
e outra.. fazer cada bucha dessa descentralizada nao vai ficar barato, e ficará refem das mesmas quando estourarem...
larga de ser pao duro e compra meus links já sob medida p/ lift de até 15cm..heheheh
sobre seu amortecedore, quando vc passar quebra mola dá porrada??? tá dando batente fechado, ou vc coloca amortecedor menor ( e perde curso aberto ou dá batente aberto) ou aumenta o batente de borracha p/ evitar a pancada, ou altera as fixacoes do amortecedor no eixo/chassis p/ usar o maior amortecedor possivel...
T+
T+
Pois é apesar de ter um pouco de conhecimento de mecânica suficiente para distinguir uma chave L de um maçarico :mrgreen: e entender alguma coisa de geometria esse conceito de Cáster precisou cair literalmente na minha cabeça para conseguir entender.
Tb acho que a bucha descentralizada é limitada e ainda tem algo a ser considerado, ela mais para a frente vai sofrer esforços justamente na parte com menos parede de PU, ou seja vai durar muito pouco.
Quanto a pancada, ela acontece quando o carro meio que puxa o eixo traseiro do chão e não quando desce por isso estou achando que são os amortecedores muito pequenos quando abertos, são os do GV, olhei no site na Monroe e a medida deles é quase a mesma do Jimny, ou seja troquei 6 por meia-duzia, vou passar numa loja de amortecedores amanhã e dar uma olhada nos dianteiros da Kombi Cliper, do Ipanema e do Suprema, para ver qual fica melhor.
E os links, por enquanto nada, estou parecendo um azulejo, baixinho, quadrado e muito, muito liso!! :parede:
Eu vi as fotos dos links que vc mandou fazer para o Samurai, ficaram aparentemente muito bons, mas como tudo na vida, o que é bom não é barato...:parede: hehehehehe.
[]s
alvaro.jrc
23/01/2008, 11:57
o caster nao é o mesmo.
a maneira mais simples de corrigir isso. arranca o suporte do chassi e solda mais na frente como eu fiz no meu. você nao muda em nada e terá a confiabilidade dos componentes originais.
leve sue carro num bosch car service. procure no site da bosch lojas perto da sua cidade.
lá eles vao medir todos os valores e te darão solucoes para resolver. meu carro tá quase perfeito, tava com a direção leve pq tava com 36 psi!
baixei pra 20psi e ficou perfeito, mas ainda pode melhorar só preciso ver se vale gastar muito dinheiro pra melhorar pouco, do jeito que está já está perfeito.
alvaro vem passar o carnaval aqui no rio de jimny que agente resolve isso!
uahauhauha
Descobri que tem um Bosch Car Service aqui do lado do trabalho, o que facilita um bocado a logistica. :mrgreen:
Posta alguma foto da fixação do suporte.
Quanto ao carnaval, infelizmente terei que passar no frevo de recife, pois é aqui do lado e o principal, o sogrão já pagou!! :mrgreen:
Rapaz, o teu Jimny tá show de bola ainda mais com Xenon, tô doido pra colocar, mas isso só daqui a uns 6 meses com o dolar a R$ 1,50....:mrgreen:
[]s!!
alvaro.jrc
23/01/2008, 12:00
(e nem de puxar o jipe no towbar, pois precisa do cáster para garantir que o que está sendo rebocado vai na mesma direção do rebocador).
Verdade Gustavo é outra coisa que pouca gente atenta, o cáster positivo é imprescindível para utilizaçao de towbar.
[]s!!
leodinossauro
25/01/2008, 13:14
Alvaro, a galera do Vitara que mais tem usado o amortecedor da Suprema devido o grande curso. Nas mensagens da adaptação dele no Vitara tem muitas coisa ( medidas, lift necessário etc ). Eu, quando troquei os meus traseiros, não quis utilizar porque meu Jimny está orginal, ou seja, sem lift.
Assim, usei os da Ipanema que têm curso próximo ao original( 19 mm a mais, mas é capaz de fechar mais), e achei até melhores. No entanto, cheguei a ver os da Suprema pessoalmente e checar o preço. Os da Cofap estavam saindo por volta de R$240,00 o par no interior de MG ( aí deve ser até mais barato). Lembro que os da Suprema são mais grossos que os originais ou da Ipanema, no estilo da Combi Clipper, mas acredito que não vão raspar em nada ( eixo, barra estabilizadora etc ). Quanto ao olhal desses amortecedores, tem que checar para ver se são o mesmo do Jimny ( 12 mm).
Outra coisa, alguém já testou o amortecedor traseiro do Omega Suprema no Jimny ou no Samurai?? Estou na garimpada por outros para o Jimny, pois estou achando que está com o curso muito curto, quando passo por um quebra-molas rápido dá a sensação de que ele puxa as rodas traseiros do chão e quando desce é a aquela cacetada.....:parede:
Será que não existem outras opções com curso maior????
[]s!
alvaro.jrc
25/01/2008, 16:48
Valeu leo,
Acabei de sair da loja de amortecedores daqui testei os da Kombi Cliper BL.1007, são muito duros, não gostei nem um pouco, até o curso dele é limitado para o tamanho do lift do meu jimny.
Tinha visto num tópico sobre Nivas que o pessoal tava colocando o amortecedor da Besta de 12 lugares, referência B.47070 no Niva com Lift, aproveitei e testei tb rodei apenas 5km, da loja para o trabalho, mas até agora estou satisfeito, o curso dele é maior que o da Kombi, ele tem 550mm aberto e 330mm fechado, é um pouco maior fechado que o original, mas pretendo substituir o batente por um, um pouco maior para evitar final de curso fechado, se bem que acho muito difícil pois estou usando as molas de opala. Além disso estou achando o carro mais firme.
Fica aí a dica para o pessoal, amortecedor para os Jimnys com Lift > 4" o da Besta é uma boa pedida. A única "adaptação" foi o olhal do amortecedor que foi substituido por um de 12mm, mas isso é baba de fazer, não precisa reabrir o furo, basta trocar.
Uma outra opção é o da Asia Topic, vou postar uma tabela que achei no Camaradas do Niva.
Asia Topic - Todos - Traseiro FABRICANTE MODELO NAKATA ?????? MONROE 38112 COFAP SUPER L.12129 Dimensional Aberto 520,00 mm Fechado 315,00 mm Para suspensão levantada, ganho de 50 mm a mais de curso
Kia Amortecedor Traseiro Besta 1-1994 -> 12-1997 FABRICANTE MODELO NAKATA AC 30767 MONROE 38111 COFAP SUPER B.47070 COFAP TURBOGÁS Dimensional Aberto 550,00 mm Fechado 330,00 mm
[]s!!!
Maurício Fernandes
06/07/2009, 16:24
ressucitando o tópico.
gente, e molas??
o que vocês têm usado de molas nos jimnys?
Tiago & Jimny
07/07/2009, 08:57
ressucitando o tópico.
gente, e molas??
o que vocês têm usado de molas nos jimnys?
Mandei fabricar as minhas na molas tigre aqui no Rio(http://www.molastigre.com.br/ (http://www.molastigre.com.br/)) e ficaram muito boas. Consegui lift de 30mm, e substituí o amortecedor traseiro pelo de escort SW monroe à gás, eu só não tenho os dados desse amortecedor.
O amortecedor dianteiro eu ainda não consegui achar uma adaptação além do procomp mas se souberem podem divulgar.
Devo em agosto encomendar o kit lift de 3" da GIZ international (http://www.giz.com.tw/english/index.php (http://www.giz.com.tw/english/index.php)), já andei entrando em contato com a Sandra que é a representante de vendas. Eles importam para o Brasil sem problemas. Estou anexando o orçamento que ela me passou
Alfredo Stavale
07/07/2009, 15:43
Mandei fabricar as minhas na molas tigre aqui no Rio([/URL] (http://www.molastigre.com.br/)http://www.molastigre.com.br/ (http://www.molastigre.com.br/)) e ficaram muito boas. Consegui lift de 30mm, e substituí o amortecedor traseiro pelo de escort SW monroe à gás, eu só não tenho os dados desse amortecedor.
O amortecedor dianteiro eu ainda não consegui achar uma adaptação além do procomp mas se souberem podem divulgar.
Devo em agosto encomendar o kit lift de 3" da GIZ international ( (http://www.giz.com.tw/english/index.php)[url]http://www.giz.com.tw/english/index.php (http://www.giz.com.tw/english/index.php)), já andei entrando em contato com a Sandra que é a representante de vendas. Eles importam para o Brasil sem problemas. Estou anexando o orçamento que ela me passou
boa sorte!:concordo:
LuizCabral
28/04/2016, 10:51
Qual é o lift necessário para colocar pneus 31 no jimny?
Olá Luiz
Para o 31 no 4sport acho que pelo menos 3" já li relatos aqui no fórum de gente usando 235/75 r15 (pouco menor que 1 pneu 30) no 4sport com 2". Com esse pneu é interessante pensar em um kit de redução pois a relação ficará muito alongada. Vamos ver se alguém com mais experiência com esse pneu responde...
Abs
Wagner
Qual é o lift necessário para colocar pneus 31 no jimny?
manepipoca
01/09/2016, 10:20
Olá a todos!
Irei fabricar um calço de suspensão para meu Jimny pois tenho acesso a um torno onde trabalho.
Minhas dúvidas são:
-Qual a medida interna pois em outro tópico mandaram essas fotos mais não tem medida interna
-Qual o material mais recomendado? Nylon, PU, qual melhor?
-Com o amortecedor original até quanto de lift ele aguenta? 1", 2" ?
535387535388535389535390
Guilherme Schmitt Prym
24/11/2016, 11:21
Reavivando o tópico. Tenho as mesmas dúvidas:
- Com calços de molas de 1.5" o que precisa ser trocado no jipinho?? Meu é 2011 japonês e ainda não tenho muita experiencia em 4x4. Ouvi muita gente falando que até 2" não precisa trocar nada, outros já dizem que é necessário prolongar os amortecedores, ou troca-los. Minha ideia é usar apenas 1.5" mesmo, a partir disso, é necessário corrigir caster? aumentar amortecedores? alongar freios? Obs: sempre vou utilizar a barra estabilizadora frontal.
manepipoca
24/11/2016, 18:59
Reavivando o tópico. Tenho as mesmas dúvidas:
- Com calços de molas de 1.5" o que precisa ser trocado no jipinho?? Meu é 2011 japonês e ainda não tenho muita experiencia em 4x4. Ouvi muita gente falando que até 2" não precisa trocar nada, outros já dizem que é necessário prolongar os amortecedores, ou troca-los. Minha ideia é usar apenas 1.5" mesmo, a partir disso, é necessário corrigir caster? aumentar amortecedores? alongar freios? Obs: sempre vou utilizar a barra estabilizadora frontal.
Até 1" (calço) - não precisa mexer em nada. Tenho no meu esse.
1.5" até 2" (calço)- Necessário alongar os amortecedores.
2.5" pra cima - Trocar molas, amortecedores, correção de cáster, acho que precisa mexer nas bieletas (se for manter a barra estabilizadora)
A minha tracker tinha um kit lift de 2" comprado na 4x4 racer. Alguém sabe me dizer se consigo colocar esse kit no Jimny? Eu tenho os 2 espaçadores para os amortecedores dianteiros, os 2 extensores para os amortecedores traseiros e os 4 calços de mola.
Ah, e mais uma dúvida que talvez alguém saiba me responder: o Jimny com calço de 2" precisa trocar de amortecedor e/ou colocar bucha de correção do caster? Não achei essa informação entre as respostas anteriores
Blenio
Sua primeira dúvida não sei responder, mas a segunda consigo.
Com 2" é recomendado: buchas de correção de caster e os amortecedores prolongados ou trocados.
RC 4x4 e Tecnotrilha, por exemplo, tem kits completos, mas acho que eles tbm vendem as buchas e os amortecedores de uma olhada no site deles. Acho que como eles trabalham tbm com kits pra tracker/gran vitara tbm devem saber se é possível essa adaptação.
Abs
Wagner
Ah, e mais uma dúvida que talvez alguém saiba me responder: o Jimny com calço de 2" precisa trocar de amortecedor e/ou colocar bucha de correção do caster? Não achei essa informação entre as respostas anteriores
manepipoca
02/12/2016, 08:36
Como o Wagner falou, 2" é recomendável mexer em bucha de cáster. Mas o necessário (que dizem) é de 2,5'' para cima.
A alternativa tem o kit de buchas. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-778196980-kit-buchas-correco-caster-suzuki-jimny-ate-3-kit-com-4-_JM
Esse é o kit deles: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-690119255-kit-suspensso-lift-25-suzuki-jeep-jimny-mola-amortecedor-_JM
Verifica na RC 4x4, eles têm um kit bom também.
Para colocar o Lift tem que fazer algo no Detran?
xibiu!!!
02/04/2017, 15:06
Para colocar o Lift tem que fazer algo no Detran?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/49419-suspensao-modificada-regularizacao-no-detran-1.html#post757729
LucianoFerrante
15/04/2017, 16:40
Pessoal, sou novo aqui, acabei de comprar um Jimny e gostaria de colocar um kit de suspensão....
eu tive uma indicação de um kit de suspensão Ironman 4x4 na loja Armazém 4x4....
Alguem poderia me dar uma ajuda e me dizer se o kit é bom, fica bom depois de instalado?
Cês já viram os Kits da Old Man Emu de 3" para Jimny? $599 nos States:
Eu coloquei um Kit 2" da Old Man Emu na Toyota e ficou xôdebola.
Na toyota eles coloca?
evaristoj30
18/02/2024, 14:15
Boa tarde a todos gostaria de saber de algumas informações sobre locais que alguém já comprou e está satisfeito. Pois vejo muitos e muitos sites porém vem a questão da credibilidade.
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