Ver Versão Completa : Como fazer a Ranger 3.0 espirrar?
Olá pessoal. Como alguns sabem tenho uma Ranger 3.0 TDI...
Estou gostando muito do carro (meu anterior era um Focus), já corri 2 rallys nele, fiz dezenas de passeios, o carro é show, MUITO brabo, MUITO forte.
Aqui andamos muito em dunas de areia, e nisso, ela manda. O motor é muito forte, ela sobe tudo com muita facilidade.
Os pontos negativos que vejo nela são os seguintes:
- Angulo de entrada e saida muito baixos (a minha bate muito o parachoques dianteiro)
- Farois de milha frágeis (os meus entram muita água e já quebraram 1 vez)
- Tomada de ar muito baixa (apezar de ela nunca ter bebido água, já encontrei água dentro do reservatorio do filtro)
De resto só alegria.
Quanto a minha duvida, quero MUITO fazer esse carros espirrar (blow-off)!
Aqui em minha cidade, Natal-RN, ninguem sabe fazer!
Que dá, acho que dá! Já vi D-20, Troller, S10 espirrando...
Alguem sabe como fazer isso no 3.0 da Ranger?
Abraços.
Walter L. L. Casitta
07/07/2006, 09:01
Abreu,
Eu não sou expert nesse assunto, mas vou te adiantar o que entendo e que alguém na lista me corrija ou acrescente mais alguma informação:
Pra fazer isso, você tem que trocar a turbina por outra comum que trabalha com aquelas válvulas pop off, ou no mínimo travar a válvula wastegate e ainda instalar a válvula pop off. Essa válvula se abre para limitar a pressão dentro do coletor de admissão todas as vezes que o turbo alcança a pressão máxima e então se ouve o ruído característico parecido com um espirro.
É certo que travar a válvula wastegate vai piorar o desempenho do motor em alta rotação e talvez a melhor opção fosse trocar a turbina pra isso. Também isso tudo pode deixar a parte eletrônica do motor 3.0 fora do rumo.
Esse é um sistema de controle da pressão máxima do turbo meio que pré-histórico, já que a válvula wastegate e os turbos TGV vazem a mesma coisa com muito mais eficiência e sem ruído e ainda aumentam a vida útil do turbo. Eu acho que válvula pop off só é mais indicada em competição onde não importa o ruído e nem o maior desgaste da turbina já que essa válvula não impede a aceleração na rotação da turbina mesmo depois de ter atingido a pressão máxima.
Eu não acho isso uma boa idéia e com certeza se chagar a fazer isso e der certo, vai no mínimo perder a garantia da sua Ranger.
Pequeno jr
07/07/2006, 09:29
Ué ? eu achava q era so deixar ela no Sereno que ela iria ficar gripada e iria espirrar até tomar remédio. RS!!!
Brincadeira,
Ow, abreu, isso é coisa de menino, além de que, vc com certeza vai perder a garantia do seu carro.
Kkkkk, que nada...
Imagina que coisa linda esse caminhãozinho preto espirrando no transito!
Kkkk, vocês tem que entender que eu sai de um Focus XR 2.0 16v com mais de 170Cv, andava como os infernos!
Ainda sinto falta de uma boa e velha arrancada!
Até o final do ano vem o Unichip, ai vem a brutalidade total.
Um amigo já tem, 195Cv, é o verdadeiro "cão chupando manga".
Snif... Snif... Ainda queria ver a neguinha fazendo: "vronnnnnn, txiiiiiiii"
Ps. De fato ainda sou um menino! Kkkkk, tenho exatos 20 anos!
Abraços.
José Augusto
07/07/2006, 15:26
Acho que estragar a pickup.:stop:
Vc pode melhorar os outros itens :
- Angulo de entrada e saida muito baixos (a minha bate muito o parachoques dianteiro)
- Tomada de ar muito baixa (apezar de ela nunca ter bebido água, já encontrei água dentro do reservatorio do filtro)
Faça uns parachoques personalizados tubulares, como aqueles que aparecem na revista Petersen's 4 wheel & off-road com os milhas protegidos e instale um snorkel OGZ, te garanto que o efeito conseguido será bem melhor que aquela "espirradinha" de alívio do turbo.:dance:
Os motores que tem sensor de vazão de massa de ar não podem ter valvula de espirro que joque o ar para fora pois esse ar que entrou e foi medido determinou a quantidade a ser injetada de combustível.
Motores turbo a gasolina originais(marea , A3,etc)possuem essa válvula , mas não se ouve o espirro pois ele é feito dentro do duto de alimentação de ar antes da turbina mas depois do sensor de vazão , não alterando a medida do ar que realmente entrou.
Os motores a gasolina necessitam dessa valvula pois quando se tira o pé do acelerador com o turbo cheio e embalado haveria um pico de pressão(a borboleta fecha) que poderia danificar manqueiras e a propria turbina e alem disso freiaria a turbina que perderia o embalo e atrasaria a entrada do turbo novamente prejudicando a performance.
Os motores diesel não usam essa valvula pois não tem borboleta(a Hilux tem borboleta mas o gerenciamento eletronico evita problemas)e ao se tirar o pé a pressão começa a cair naturalmente.
Nãp posso jurar que a Ranger tem sensor de massa de ar mas é bem provavel que tenha pois é um padrão no commom rail.
Se colocar qualquer valvula que libere a pressão para o exterior , vai no minimo aumentar o consumo.
Já vi gente que fez o seguinte:-instalou um compressor portátil de encher pneu ligado atraves de um pressostato , na saida possuia uma mangueira enrolada com uns 10 metros como reservatório e na ponta uma válvula solenoide normalmente fechada.Essa valvula era acionada por um botão no interior do carro.
O pressostato ligava o compressor até que a pressão atingisse a regulagem(umas 60 lbs) e ai desligava , ficando a mangueira pressurizada.Quando o piloto queria ele acionava o botão que acionava o solenoide que liberava o ar e então txiiiiiiiii ...
Essa foi uma das inutilidades mais tecnológicas que já vi!!!
Homero
Marco Aurélio R Santos
07/07/2006, 16:38
Os motores que tem sensor de vazão de massa de ar não podem ter valvula de espirro que joque o ar para fora pois esse ar que entrou e foi medido determinou a quantidade a ser injetada de combustível.
Motores turbo a gasolina originais(marea , A3,etc)possuem essa válvula , mas não se ouve o espirro pois ele é feito dentro do duto de alimentação de ar antes da turbina mas depois do sensor de vazão , não alterando a medida do ar que realmente entrou.
Os motores a gasolina necessitam dessa valvula pois quando se tira o pé do acelerador com o turbo cheio e embalado haveria um pico de pressão(a borboleta fecha) que poderia danificar manqueiras e a propria turbina e alem disso freiaria a turbina que perderia o embalo e atrasaria a entrada do turbo novamente prejudicando a performance.
Os motores diesel não usam essa valvula pois não tem borboleta(a Hilux tem borboleta mas o gerenciamento eletronico evita problemas)e ao se tirar o pé a pressão começa a cair naturalmente.
Nãp posso jurar que a Ranger tem sensor de massa de ar mas é bem provavel que tenha pois é um padrão no commom rail.
Se colocar qualquer valvula que libere a pressão para o exterior , vai no minimo aumentar o consumo.
Já vi gente que fez o seguinte:-instalou um compressor portátil de encher pneu ligado atraves de um pressostato , na saida possuia uma mangueira enrolada com uns 10 metros como reservatório e na ponta uma válvula solenoide normalmente fechada.Essa valvula era acionada por um botão no interior do carro.
O pressostato ligava o compressor até que a pressão atingisse a regulagem(umas 60 lbs) e ai desligava , ficando a mangueira pressurizada.Quando o piloto queria ele acionava o botão que acionava o solenoide que liberava o ar e então txiiiiiiiii ...
Essa foi uma das inutilidades mais tecnológicas que já vi!!!
Homero
Homero
Parabens pela sua resposta, pode-se ver que voçê é um cara que entende do assunto.
Gostaria que me desse uma dica:
Estou pensando em comprar uma Ranger XLT 2.8, mas tenho dúvidas sobre a durabilidade do motor. Minha grana me permite comprar uma usada (talves uma 2003). Sabe me dizer sobre a durabilidade do motor International 2.8? As modificações feitas no diferencial a partir de 2003 podem aliviar a carga do motor em altas rotações e aumentar sua vida útil?
Acho que estragar a pickup.:stop:
Vc pode melhorar os outros itens :
Faça uns parachoques personalizados tubulares, como aqueles que aparecem na revista Petersen's 4 wheel & off-road com os milhas protegidos e instale um snorkel OGZ, te garanto que o efeito conseguido será bem melhor que aquela "espirradinha" de alívio do turbo.:dance:
Primeiramente obrigado a todos pelas respostas.
José, eu gosto dela original, não curto parachoques de cano e etc. Até acho legal, mas em um carro para uso 100% off-road, o meu não é.
Futuramente penso em um Samuraizinho para fazer "baderna" e a Rangera deixar para passeios mais leves. Ela tem sofrido um pouco por minha causa, arranhões principalmente. E dá muita pena, afinal é um carro preto 2006... :(
Mas é isso ai, a dica do Snorkel é 100% válida, estou já a algum tempo buscando um, mas ainda não encontrei um bem feito. Poderia me passar o contado dessa OGZ?
Abraços a todos.
José Augusto
07/07/2006, 17:56
O site deles é www.ogz.com.br (http://www.ogz.com.br), lá voce pode ver como é o snorkel e como fica instalado.
O endereço é Rua Bom Pastor, 1250, fica no Ipiranga em São Paulo o telefone é (11) 6161-7169 ou (11) 6169-7762.
Ok!
Edintruder
07/07/2006, 19:07
Marco Aurélio,
A durabilidade depende da tua manutenção (trocas de óleo e filtros no período certo). Esse motor foi feito para durar 150000 km sem manutenção além da troca das correias. Aos 150000 se faz a revisão da Bomba Injetora e roda-se até os 300000 sem mais problemas. A primeira retífica é projetada para os 300000 km, mas pode ir muito mais além conforme o zelo do proprietário. Tem muitas rangers rodando com mais de 300.00 km sem mexer em nada no motor e com mita saúde. Um exemplo disso são as Sprinters que utilizaram o 2.5 por muito tempo.
É uma caminhonete que não dá manutenção nenhuma. Eu comprei a minha com 43.000 km e já está com 75.000, e até agora foi o veículo que eu menos gastei com manutenção e combustível!
Em relação ao espirro é coisa de Boy, o legal mesmo para motores diesel é um escapamento mais livre onde se escuta a turbina metendo giro desde a marcha lenta. Nada como o assobio da turbina metendo pressão no motor!
murilloaquino
07/07/2006, 21:31
A ranger ´´parece´´ q naturalmente ja vem com uma valvula blow-off.Quando agente acelera ate umas 3000 rpm e troca de marcha mais rapido um pouco, ouve-se um ronco grave vindo da turbina.Nao é um espirro, mais parece q existe uma valvula d alivio ali.Como eu disse, parece, pois nunca vi ninquem comentando.Sobre o sensor d massa de ar, é visivel um sensor ligado no coletor d admissao da ranger.O plug parece os de sonda lambda em carros a gasolina.Visivelmente, é o sensor de massa de ar...
abraços
amigo que quer um espirro!!! bom existem um simulador de turbo eletrônico que é vendido por aí, mc, ebay, etc. Como vc só quer aquele barulho chato de piá barrigudo, me permite a franqueza, vc encontrará com ele, embora como diz o ditado, " gosto não se discute" então, boa sorte.
na minha ranger 3.0 eu tive que eliminar a entrada de ar original que era pela dianteira. Apenas retirei aquela curva plástica do filtro de ar. O sitema provocava muito ringido de plástico, pois qdo o fluxo aumenta, causa turbulência nos dutos e como é plástico... Não notei aumento de consumo, o que seria uma consequência qdo se estrangula a vazão de ar. Como nosso amigo homero disse, provavelmente o sensor de massa de ar sentiu a redução ( se é que houve ) e compensou no diesel.
Estou pensando em captar de outra forma, através de uma mangueira de silicone, apesar de que o espaço é muito reduzido.
bom sorte.
Dieselboy
09/07/2006, 01:08
AbreU
Fiquei curioso com a sua pergunta :pensativo: você poderia ser mais específico a respeito do “espirro” ao qual está se referindo? Por acaso é igual ao som emitido por aqueles “carrinhos de Barbie” turbinados que os boys adoram? :evil:
Pergunto isto porque aqui na região há uma frota imensa de caminhonetes, algumas destas com níveis elevados de preparação, porém nunca ouvi em motores diesel esse tal “espirro” ao qual você se refere.
Será que por acaso você não está se referindo a como fazer a turbina “cantar”? :concordo:
Isso eu já ouvi e é muito comum nas F-1000 (MWM 229), F-1000 98 (MWM Série 10) e D-20 (não sei especificamente qual modelo, mas também já ouvi), aliás por sinal o som da turbina “girando alto” da D-20 é muito mais agradável do que o da F-1000. :concordo:
Por que você não experimenta a dica do Edintruder, “arranca” o silencioso e a seguir liga direto um cano de 3”? isso vai eliminar aquelas curvas e cotovelos que acompanham o cano de descarga até o final, deixando o “caminho” livre para a vazão de ar, o que pelo menos na teoria ajudará no desempenho e de quebra irá deixar a caminhonete com um ruído mais encorpado e agradável. :concordo:
Já ouvi várias S-10 2.8 e Rangers PS 2.8 com essa configuração e o som de ambas ficou muito legal. :concordo:
Thales Pimenta
10/07/2006, 14:03
O barulho que o companheiro quer dve ser parecido com o espirro de carros turbo, mas que no diesel só dá quando você dá alta rotação no motor e desacelera. Alguns falam que é a turbina cantar, que é a mesma coisa.
Pra fazer é simples, basta amassar o tudo de escape logo na saída da turbina ou então instalar um pente dentro do escape ali perto.
Mas isso é altamente prejudicial a turbina e vai reduzir a vida útil dela, pois causa turbulência na saída de ar, por isso o barulho. A turbina trabalha com o eixo balanceado...
Na Ranger o barulho também vai ser meio fraco, devido ao menor deslocamento de ar do motor, e para obter este barulho, é necessário um escape direto, sem silencioso e de diâmetro maior.
Inté!
Pequeno jr
10/07/2006, 17:01
Homero
Parabens pela sua resposta, pode-se ver que voçê é um cara que entende do assunto.
Gostaria que me desse uma dica:
Estou pensando em comprar uma Ranger XLT 2.8, mas tenho dúvidas sobre a durabilidade do motor. Minha grana me permite comprar uma usada (talves uma 2003). Sabe me dizer sobre a durabilidade do motor International 2.8? As modificações feitas no diferencial a partir de 2003 podem aliviar a carga do motor em altas rotações e aumentar sua vida útil?
Marcos,
Tenho uma Ranger XLT 2.5 99/99 com exatos 216.000 km/rodados. Até o momento so tem sido alegrias com a viatura e sem falar da questão do motor que so tenho feito manutenções preventivas e que nunca me deixou na mão.
O Motor 2.8 é a versão melhorada do 2.5. Anda mais, é mais econômico e etc. Estou fazendo economias para se DEUS quiser, poder trocar para uma Ranger com motor 2.8. Tenho alguns amigos que tem e outros ja tiveram Ranger 2.8 e todos comentam que é um ótimo carro. Todos falam que do lado da Manutenção é coisa normal de carro diesel, sendo que um deles utiliza o carro para o trabalho atendendo praticamente toda a região centro-oeste. A ranger dele é 2002/3 e se não estou enganado ja está próxima dos 190.000km/rodados e sem dar nenhuma dor de cabeça.
Como diz o Walter, não existem motores ruins, existem proprietários que não cuidam da sua viatura. Qualquer motor hj chega e passa com certeza dos 300.000 km, mas o que depende é o dono e a manutenção realizada, além da forma de tocar o carro.
Como dica de manutenção eu deixo:
- Troca de Óleo No máximo aos 7.000km rodados
- Filtro de Ar, filtro de Oleo e filtro de Diesel trocar junto com a troca de oleo
- Rodizio dos Pneus a cada troca de oleo
- Correia e Tensor de Correia a cada 50.000 km se for peça paralela e 100.000 se for peça original
- lembre-se que como o carro é turbo diesel, ao ligar ou parar deixe-o funcionando por no mínimo 15 segundos em marcha lenta, quando estiver dentro das cidades, e se tiver nas estradas depois de rodar um bom trecho deixe no mínimo 30 segundos o carro em marcha lenta.
e seje feliz com sua proxima viatura.
Dieselboy
18/07/2006, 00:11
Abreu
Hoje estava em uma auto-elétrica quando ouvi passar uma Silverado com este famigerado espirro ao qual você se refere. Nunca tinha ouvido algo parecido em um motor diesel e quando observei aquilo imediatamente lembrei deste tópico, infelizmente não pude sair à "caça" do proprietário para perguntar o que ele tinha feito para deixá-la daquela maneira, pois minha caminhonete estava no meio de um serviço.
Em minha resposta anterior questionei se você não estaria confundindo esse tal "espirro" com o "canto" da turbina, mas ao ouvir esta Silverado notei que estes dois ruídos não tem nada a ver um com o outro :discordo: são TOTALMENTE diferentes!!! Este "espirro" é praticamente igual ao dos carrinhos de Barbie turbinados que congestionam os postos nas noites de final de semana. :evil:
Pelo que pude notar (pelo menos é a impressão que tive) parece que o escapamento está com a vazão de ar bem restringida :shock: pois emite um ruído abafado que não lembra em nada o original nem tampouco o emitido por um barulhento cano direto. Ah, mais um detalhe o espirro soa alto e não é necessário "esticar" as marchas!!!
Como aqui a cidade é um "ovo" de pequena, não será difícil descobrir quem é o "desocupado" autor desta façanha :lol: :lol: e tão logo descubra maiores detalhes postarei aqui no tópico.
Abraço e até mais.
Marcos,
Desculpe demorar para responder pois estava viajando.
Quanto a sua pergunta , o que o Edintruder disse sobre a vida projetada do motor foi exatamento o que ouvi de um engenheiro da International no salão do automóvel em 2004.
Também concordo com o que o Pequeno jr disse.
No site :www.nav-international.com.br , pode-se fazer o download de manuais de serviço dos motores 2.5 e 2.8 , infelizmente não tem ainda dos 3.0.
Muitos analizam os motores como possuindo 2 partes: a de baixo que compreende virabrequim , bronzinas , bielas etc e a parte de cima que compreende pistão ,aneis, cilindro cabeçote , valvulas etc.
A razão em parte dessa nomenclatura vinha do fato de pelo menos antigamente (alguns anos , hoje não sei se é usual ainda) , com o uso o motor perdia rendimento(400000 km) e fazia-se a retifica somente da parte de cima do motor pois via de regra a parte de baixo era muito superdimensionada .Isso era verdade para motores até 3000 rpm (MWM 229 das F1000 por exemplo).
Os motores de alta rotação (4000 rpm ou mais) são mail leves (200 kg contra 400 dos MWM 229) então o dimensionamento das partes deve ser mais apertada(não tão superdimensionada).
Os motores 2.5 e 2.8 tem a mesma parte de baixo , o curso do virabrequim é maior mas os diametros dos mancais e bielas são os mesmos.Aparentemente os 2.8 estariam em desvantagem , porem a pressão máxima de óleo aumentou de 2,8 kg para 3.5kg .
Na parte de cima o maior curso no 2.8 faz com que em uma mesma rotação a velocidade maxima do pistão seja maior o que causaria maior desgaste , mas por outro lado a transmissão mais longa (diferencial mais longo) faz com que para uma mesma velocidade , a rotação seja menor .
Então provavelmente não se deve notar diferença de durabilidade entre os motores , mas a diferença de performance é muito grande , principalmente com TGV.
Se não hover problemas de lubrificação nem superaquecimento , filtro de ar etc ,e a maior parte do tempo não andar a mais de 3000 rpm é provavel que o motor dure bem mais que os 300 000 km de vida.Se andar a 4000 rpm na maior parte do tempo , deve durar pelo menos os 300 000 km com ligeira vantagem para o 2.5.
Trocar óleo e filtro a cada 5000 km , cuidar do filtro de ar e mangueiras para não entrar sugeira e a correia dentada a cada 100 000 km pelo menos.
Homero
murilloaquino
18/07/2006, 15:34
Homero, andar a 4000 rpm haja combustivel...
a ranger se andar em baixa rotaçao, é economica, agora se dirigir um pokim mais rapidu, fika beberrona.É normal pela capacidade cubica e pelo motor q o carro possui, juntamente com o seu peso.
Falando nisso, qual o consumo q o pessoal está tendo com a ranger?
A minha no computador d bordo marca em torno d 8.8 na cidade, mais acho q dá uns 9.5.Na estrada, a 100km/h ela faz ate 13 130~140, ela faz em torno d 10...
abraços
edubelem
21/07/2006, 08:47
Eu coloquei um para choque Keko (foto)-, ele parece ser bem robusto e já salvou diversas veses o plastico do parachoque original, quanto a entrada de ar, uma medida simples é vc desencaixar do filtro a tomada de ar que vem debaixo do farol, com isto vc ganha ums 15 cm de altura.
Aque em Belém não é possivel andar nas dunas pois a areia é muito fina e o carro atola, mais eu fui agora p/ Fortaleza e fiz a festa na praia das falésias, a força da ranger realmente é muito grande, a relação longa em que o pessoal tanto fala mal, foi exelente na areia, pois, eu andei o tempo todo de 2ª e tinha elasticidade de ir a partir de 10 Km/h à 70 Km/h, como não conhecia o local eu fui seguindo um Bug de turismo e acompanhei o rítimo dele sem problema.
murilloaquino
21/07/2006, 11:44
Coloquei uns parachoques tambem, mais d outro modelo.O ruim é q reduziu em uns 7 cm a altura da frente dela.Sempre se passar em um quebra-molas mais rapidu, da uma ranhadinha...O angulo traseiro,´é um la de todas as picapes, mais nao podemos reclamar da Ranger, q é o maior entre todas as pick-ups...
abraços
Eu coloquei um para choque Keko (foto)-, ele parece ser bem robusto e já salvou diversas veses o plastico do parachoque original, quanto a entrada de ar, uma medida simples é vc desencaixar do filtro a tomada de ar que vem debaixo do farol, com isto vc ganha ums 15 cm de altura.
Aque em Belém não é possivel andar nas dunas pois a areia é muito fina e o carro atola, mais eu fui agora p/ Fortaleza e fiz a festa na praia das falésias, a força da ranger realmente é muito grande, a relação longa em que o pessoal tanto fala mal, foi exelente na areia, pois, eu andei o tempo todo de 2ª e tinha elasticidade de ir a partir de 10 Km/h à 70 Km/h, como não conhecia o local eu fui seguindo um Bug de turismo e acompanhei o rítimo dele sem problema.
Areia mto fina?
Baixe seus pneus para 14Lbs na frente e 12Lbs atraz e vai para cima dela!!!
Uma das areias mais final do mundo está nos Lençois Maranhenses, e lá Ranger 3.0 anda com o pé nas costas.
Usa essa calibragem que citei e vai desbravar estas dunas rapaz!
Quanto ao parachoques, esse "mata cachorro" provocaria um efeito contrario do que quero. Ele baixa ainda mais o angulo de entrada do carro.
Eu já dei um UP na minha frente, levantou cerca de 4cm (torção), o proximo passo são pneus mais altos, para ganhar uns 3 ou 4cm.
Tentei os BF 265/75 R16, mas não deu. Ficou muito proximo do paralamas dianteiro. Os originais são 245/70, vou ver se consigo um 245/75 ou um 255/75.
Abraços.
edubelem
21/07/2006, 12:24
Homero
Vale ressalvar que, a 3.0 não tem troca de correia dentada e nem aquela quantidade imensa de dutos de óleo em volta do motor, o único duto é o do turbo, por tanto, este motor basta, ser feita a troca periódica de óleo e filtros.
Inclusive, se quebrar a correia o motor continua funcionando normalmente, pois a bomba d'água e a bomba de vácuo (freio) são integradas ao motor, excedo a ventoinha que e acionada pela correia.
Muriolloaquino
Realmente bate mais porem não danifica o carro, principalmente o plástico do pára-choque que custa a micharia de 2500,00, e no angulo de saída, como em todas as pick-ups, é protegido pelo estepe e na ranger particularmente mais ainda com aquele pára-choque traseiro de ferro, por tanto, com a proteção na frente e atrás eu fico despreocupado, com os ângulos de saída e de entrada.
Em relação ao barulho acima de 3000 rpm, eu acho empolgante. Da uma cocerinha no pé direito!!!
edubelem
21/07/2006, 12:54
Areia mto fina?
Baixe seus pneus para 14Lbs na frente e 12Lbs atraz e vai fundo!
Uma das areias mais final do mundo está nos Lençois Maranhenses, e lá Ranger 3.0 anda com o pé nas costas.
Usa essa calibragem que citei e vai desbravar estas dunas rapaz!
Quanto ao parachoques, esse "mata cachorro" provocaria um efeito contrario do que quero. Ele baixa ainda mais o angulo de entrada do carro.
Eu já dei um UP na minha frente, levantou cerca de 4cm (torção), o proximo passo são pneus mais altos, para ganhar uns 3 ou 4cm.
Tentei os BF 265/75 R16, mas não deu. Ficou muito proximo do paralamas dianteiro. Os originais são 245/70, vou ver se consigo um 245/75 ou um 255/75.
.
Eu já vi ranger com o BF 265/75 16 e o dono me disse que não teve problemas, este é o pneu que pretendo trocar da minha.
Quanto a areia, em Salinas (praia a 200Km de Belém ) a areia é mais fina, ate Land fica, é uma areia diferente das demais praias (pelo menos as que visitei), em maré baixa a areia é tão compactada que entra carreta carregada entra na praia, porem com a maré enchendo se o motorista vacilar e a água encostar no pneu areia vira areia movediça, já vi troler e bug atolados so saíram rebocados ou empurrados.No caso do troler ele só saiu por que uma land foi resgata-lo com um cabo de aço bem comprido, o troler já estava com os dói diferenciais enterrados, a cabine encostada no chão, respirando pelo snorkel e dono estala literalmente chorando. Nas dunas é a mesma coisa, as rodas afundam imediatamente, é por isto que não tem passeio de bug por aqui.
Só entra quadricículo.
Retificando: Não é "mata cacho" e sim "mata cavalo".
Edubelem,
O Marcos havia perguntado sobre a 2.8 e nessa a correia é uma preocupação.
A Hilux nova possui correia dentada para t5rocar com 150 000 km , apesar de que se não me engano na Ranger 3.0 tem corrente e também necessita troca com 150 000 km que deve ser mais complicado , por outro lado corrente acredito que está muito menos sujeito a quebrar prematuramente do que a correia.Normalmente a corrente costuma fazer barulhos antes de apresentar problemas.
Homero
edubelem
21/07/2006, 15:06
A corrente de ser verificada apenas com 300.000Km, a International dis que este motor só deve ser mexido após os esta quilometragem, não é necessário a regulagem de válvulas ou qualquer outra manutenção interna até os seus 300.000Km.
Eu já vi ranger com o BF 265/75 16 e o dono me disse que não teve problemas, este é o pneu que pretendo trocar da minha.
Quanto a areia, em Salinas (praia a 200Km de Belém ) a areia é mais fina, ate Land fica, é uma areia diferente das demais praias (pelo menos as que visitei), em maré baixa a areia é tão compactada que entra carreta carregada entra na praia, porem com a maré enchendo se o motorista vacilar e a água encostar no pneu areia vira areia movediça, já vi troler e bug atolados so saíram rebocados ou empurrados.No caso do troler ele só saiu por que uma land foi resgata-lo com um cabo de aço bem comprido, o troler já estava com os dói diferenciais enterrados, a cabine encostada no chão, respirando pelo snorkel e dono estala literalmente chorando. Nas dunas é a mesma coisa, as rodas afundam imediatamente, é por isto que não tem passeio de bug por aqui.
Só entra quadricículo.
Retificando: Não é "mata cacho" e sim "mata cavalo".
Putz Edu, Ranger da nova? Na minha ficou muito proximo do paralamas, qualquer saida para o off-road o pneu pegaria no paralamas... Isso mesmo com a torção elevada... :/
Quanto a areia, é mesmo ruim quando fica "movediça". A água encharca a areia e forma aquela "pasta" que o carro se enterra.
Mas em dunas isso não existe, então é tranquilo.
Land-Rover é um puta carro macho, mas areia (leia-se dunas) não é seu forte (por conta do "pequeno motor" e do peso).
Vai por mim, 14Lbs na frente, 12Lbs atraz, e mete essa danada em cima das Dunas sem medo de ser feliz (tração reduzida é quase obrigatório para não forçar muito a embreagem). A Ranger é "mestre" nesse tipo de terreno, deixando até bugueiro intrigado.
Abraços.
edubelem
21/07/2006, 16:06
Ta bom Abreu, vó colocar o meu carro, mais se eu ficar vou tirar uma foto certo?
Vou começar pelas beiras, é lógico.
Olá pessoal. Como alguns sabem tenho uma Ranger 3.0 TDI...
Estou gostando muito do carro (meu anterior era um Focus), já corri 2 rallys nele, fiz dezenas de passeios, o carro é show, MUITO brabo, MUITO forte.
Aqui andamos muito em dunas de areia, e nisso, ela manda. O motor é muito forte, ela sobe tudo com muita facilidade.
De resto só alegria.
Quanto a minha duvida, quero MUITO fazer esse carros espirrar (blow-off)!
Aqui em minha cidade, Natal-RN, ninguem sabe fazer!
Que dá, acho que dá! Já vi D-20, Troller, S10 espirrando...
Alguem sabe como fazer isso no 3.0 da Ranger?
Abraços.
Fala Ai Abreu...
Tenho um Engesa com MWM 2.8 com o filtro esportivo e escape direto e nele se ouve o turbo enchendo e espirrando( mais não igual aos carros a gasolina) e também tenho um Subaru WRX que não espirrava nada e quando coloquei um filtro nele ele começou a espirrar.
Abraço
Marco Aurélio,
Em relação ao espirro é coisa de Boy, o legal mesmo para motores diesel é um escapamento mais livre onde se escuta a turbina metendo giro desde a marcha lenta. Nada como o assobio da turbina metendo pressão no motor!
Totalmente desagradavel esses espirros, gosto mesmo é de ouvir o assovio da turbina enchendo e ficando com a pressão lá em cima.
RABUGENTO
04/08/2006, 21:12
Quanto aos parachoques mata cachorro, burro ou cavalo, parece que não é recomendado para uso em veículos que tenham airbag. Acho bonitos esses parachoques cromados, mas não instalei na minha por causa da recomendação da Ford.
Abreu, da uma volta na quadra com tua ranger sem filtro de ar, nao exagere nas rotações, troque as marchas em media alta, ela espirra ^^
eu tiro de vez em quando o da f250, pra dar umas voltas uaheuahe na verdade acho que a ranger vai mais XIAR do que espirrar, mas td bem!
coloca um filtro de ar esportivo e quando for pra lama e poeirao volta o original(a nao ser q tu coloqe um Apexi, green.. ou os de carros de rally, ae tu fica sussa)!
edubelem
22/09/2006, 15:30
Quanto a areia, é mesmo ruim quando fica "movediça". A água encharca a areia e forma aquela "pasta" que o carro se enterra.
Mas em dunas isso não existe, então é tranquilo.
Land-Rover é um puta carro macho, mas areia (leia-se dunas) não é seu forte (por conta do "pequeno motor" e do peso).
Abraços.
É disso que to falando abreu, ta vendo a turma atraz que tentou tirar? Aqui se bobia dança, no caso a maré ainda não chegou, quando chegar vai vevar todos o vidros.
IGORFROTA
22/09/2006, 17:20
Caracaaa.....
Que é issso ???
Fala sério !!!!
Tenho a impressão que cortaram esse casso ao meio e colocaram aí...
Nao pode ser !!!!
Onde foi isso ???
Como ele conseguiu ????
edubelem
22/09/2006, 17:56
Caracaaa.....
Que é issso ???
Uma Hilux enterrada.
Fala sério !!!!
Nao pode ser !!!!
Onde foi isso ???
Não, tá enterrada.
foi em Salinas, praia a 200Km de Belém.
Como ele conseguiu ????
Tava chovendo e o leso parou ao lado do corrego de chuva, como ele achou que tava c/ um 4x4, enterrou na areia até ficar assim, quando a Land e a Toyota chegaram p/ ajudar já estava assim.
Edintruder
22/09/2006, 18:48
Aqui na Praia do Cassino eu já vi o que restou de uma Caravan assim, na verdade só conseguiram desatolar a frente dela, quer dizer, arrancaram a frente dela, o resto ficou enterrado e sumiu.
murilloaquino
22/09/2006, 20:47
essas horas q é bom dar uma de gostoso...Tá em um 4x4 num quer dizer q tá em um tanque naoo...
abraços
Pequeno jr
23/09/2006, 10:58
Caracaaa.....
Que é issso ???
Uma Hilux enterrada.
Fala sério !!!!
Nao pode ser !!!!
Onde foi isso ???
Não, tá enterrada.
foi em Salinas, praia a 200Km de Belém.
Como ele conseguiu ????
Tava chovendo e o leso parou ao lado do corrego de chuva, como ele achou que tava c/ um 4x4, enterrou na areia até ficar assim, quando a Land e a Toyota chegaram p/ ajudar já estava assim.
Edu,
Uma epoca atrás sairam várias fotos ai de salinas de uns carros perto de uns bares sendo engolidos pela agua, uma caminhão vermelho se não me engano e essa dai q vc mostrou. Vc teria essas fotos para me enviar??
edubelem
24/09/2006, 10:26
Edu,
Uma epoca atrás sairam várias fotos ai de salinas de uns carros perto de uns bares sendo engolidos pela agua, uma caminhão vermelho se não me engano e essa dai q vc mostrou. Vc teria essas fotos para me enviar??
Tenho um vídeo, foi no ano novo deste ano o pessoal amanheceu na práia e iguinorou ou por muita birita, esqueceu dos avisos de maré lansante, assim que achar eu posto.
edubelem
25/09/2006, 18:23
La vai o vídeo tive que dividir em 4 partes.
renomear p/ extenção .rar
edubelem
25/09/2006, 18:32
lá vai os dois últimos
não esqueçam de renomear de .zip p/ .rar
Edintruder
26/09/2006, 21:15
São todos iguais. Mas que azar! A galera toda escondida vendo os carros virarem submarinos!
edubelem
26/09/2006, 21:39
São todos iguais. Mas que azar! A galera toda escondida vendo os carros virarem submarinos!
A saida da práia fica a 1 km deste local, o pessoal tava preso mesmo, ficaram emprensados entre as dunas e a água.
jipeirodesdepequeno
06/06/2010, 19:02
Ressuscitando o tópico
é possivel colocar uma valvula de prioridade em motores Diesel? (não o pente na turbina que faz o "tchuuuuu" e sim o espirro)
tem gente que fez como no primeiro video, alguem sabe o "esquema"?
achei alguns videos interessantes:
http://www.youtube.com/watch?v=_wMgO1-xzwc
http://www.youtube.com/watch?v=NYbV2VmfSFY
http://www.youtube.com/watch?v=JJMsBN3GRs0
Deivid/silveira
06/06/2010, 23:02
báh mas esse troller tá apanhando pra subir :putz:
Essa s10 mas nem a pau eu sairia na na rua com esse barulinho:odedo:
CARLOS-BSB
07/06/2010, 00:26
Quando ví o tópico vim olhar do que se tratava. Mas ví também que, pra mim, não compensa esse espirro. Legal mesmo é o barulhão de caminhão. hehehe
jipeirodesdepequeno
08/06/2010, 16:01
o da s10 ta falhado mesmo :lol:
agora o do troller.. só o espirro ja da um grau
báh mas esse troller tá apanhando pra subir :putz:
Essa s10 mas nem a pau eu sairia na na rua com esse barulinho:odedo:
moisespeabiru
08/06/2010, 20:30
só por curiosidade, existem que tipos de motores na 3.0? tem o TD, o NGD e o que mais?
eduardo1968
09/06/2010, 10:36
:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
A Troller parece um chevette em dia de chuva numa lavoura de arroz :dance:
Na s10 um pano entupindo a descarga dá um barulho melhor q essa daí :parede:
:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
DieselPower
10/06/2010, 13:31
só por curiosidade, existem que tipos de motores na 3.0? tem o TD, o NGD e o que mais?
No Troller e na Ranger apenas o NGD, que é fabricado pela International e possui 163 cv, sendo um TDI = Turbo Diesel Intercooler.
TD geralmente é abreviação de Turbo Diesel.
SAPO-BOMBA
10/06/2010, 13:41
É só deixar uma Ranger pegar um bom vírus "influenza"... Vai espirrar que é uma beleza! Hahahahahaha
Falando sério, espirro "blow-off" é bonito em carro turbo gasolina/álcool.
Pra que coisa melhor de se ouvir do que aquele assobio das turbinas enchendo, igual à da L200 HPE ou da Hilux SRV?
felipe vieira de abreu
10/04/2025, 09:42
Só instalar um Pente, é uns 400 pila. Muito mais alto.
Procura o DENI PEnte, O mais top do brasil que faz as ranger 3.0 pS espirrar 5599638-8121