Ver Versão Completa : Suporte de Sustentação do Diferencial Dianterio
Natal4x4
07/07/2006, 00:41
Segue algumas fotos do suporte de sustentação do diferencial dianteiro que bolei para o Niva de um amigo meu !!!
Na verdade esta adaptação é bem simples e pelas fotos da para ver com foi feita e como está montada !!!
Muitos colegas relatavam problemas com as bases de fixiação originas do diferencial dianteiro pois as mesmas ficavam na parte superior !!!
Com a nova base este problema é contornado pois o diferencial agora e fixo por baixo e não mais por cima como anteriormente !!!
A adaptação consiste de uma chapa de aço de 3/16 pol. com os furos de fixação da tampa de acasso do diferencial dianteiro !!! Esta chapa é soldada à duas cantoneiras que por sua vêz sustentam todo o conjunto em quatro pontos de fixação na parte da frente nos pontos de fixação das barras de regulágem de canoster e outros dois na parte de trás utilizando duas buchas de barra estabilizadore de Uno mendendo às mesmas na barra estabilizadora do Niva !!!
renepeter
07/07/2006, 08:14
Cassiano,
O que você usa para reduzir vibrações da caixa de transferência?
Só alinha as caixas ou usa alguma estrutura rígida?
Abraço
Cassiano, vc tem esse suporte para venda, qto custa, se ñ, poderia fazer o fvr de postar as medidas dele.
Vou ter de instalar um suporte desse e pelo que vi nas fotos e no site, é bem simples. A dúvida é se esse suporte é a única coisa que mantem o diferencial preso ou se os demais pontos de apoio são mantidos?
Como fazer o alinhamento do suporte com o diferencial e as homocineticas?
Carlão Pinheiro
17/05/2007, 14:52
Nivoide, vc está querendo fixar ???
Acho que o que vc está querendo é mais ou menos isso aqui : http://www.jora.arh.ru/html/auto/still_niva/index.htm
Tem o esquema que o Cassiano fez tbm.
PS: Está mais para o meio da página.
Marcio Rossetto
17/05/2007, 15:29
Camara , puxa vida ! essa semana eu fiz um suporte para o diferencial do meu niva , pois tem o motor ap 2.0 e os prisioneiros não aguentaram .
Também alinhei os eixos, coisa que veio torta no kit . Meu niva ficou outro carro com as homocinéticas alinhadas .
Eu fiz o seguinte : Como o Cassiano , tirei a tampa de aluminio do diferencial e fiz uma de chapa de aço.
Agora , fiz exatamente igual a original .
Feita essa tampa de aço ,soldei uma cantoneira nela e fiz um suporte que sustenta , soldado no suporte do coxim original do KIt ap .
Não , concordo 100% em usar a barra estabilazora como apoio e nem acho que apenas os 8 parafusos da m10 da tampa suportam a oscilação , pois com certeza vão expanar com o tempo .
Para evitar a oscilação , em toda a borda da tampa , soldei pequenas chapinhas para apoiar ,( como um berço ) e aliviar os esforço dos parafusinhos .
Camarada , se voce for de São Paulo, de repente podemos nos encontrar , ai mostro como fiz com o meu , mas
Carlos4x4
17/05/2007, 16:33
Ola pessoal.
Eu adaptei este suporte no meu Niva e o resultado não foi bom, segui todas as especificações da receita e o resultado foi que devido as vibrações do diferencial e o suporte ser fixado ao agregado do Niva houve vazamento quase que total do oleo e também os parafusos que fixam o suporte no diferencial acabam estragando os seus respectivos buracos devido o diferencial ser de aluminio. Quando da adaptação não coloquei os prisioneiros originais, meu motor é AP. Posso ter feito algo errado, mas não acredito, portanto, não recomendo.
Meu Niva se encontra no Albino da Apoio4x4.com para refazer todo o trabalho e voltar no original.
Marcio
Só depois que postei que vi sua mensagem.
Antes de decidir voltar para o original, sem dizer que usei por apenas 2 dias, pensei em fazer exatamente como vc falou fixar o suporte no motor, como são os prisioneios, assim o diferencial acompanharia a vibração do motor. Posta fotos.
Na quarta-feira acho que irei ate o Ibirapuera no encontro, ve se aparece por lá.
Abraços.
Carlos.
Po moçada e agora? To perdido...quala melhor soluçao?
To com o jipe parado e desmontado.
Carlos4x4
18/05/2007, 12:35
Dilmar
Acho a solução do Rosseto muito interessante, mas tem que pagar pra ver.
Meu mechanico, o Albino, me garantiu que voltando pro original, preenchendo novamente os furos e refazendo a rosca, não vou ter mais problema. "To acreditando". Se quebrar novamente, vou tentar o solução do Rosseto.
Abraços.
Carlos
Marcio Rossetto
18/05/2007, 13:27
Então Carlos , vou explicar oque aconteceu com o meu diferencial :
Estava andando na estradra e caiu , muito bem , desmontei tudo e vi que os dois parafusos prisioneiros estavam quebrados .
O de traz mandei no torneiro e ele embuchou , o da frente não foi necessário .
Quando montei , percebi que o de traz , embuchado trincou na hora do aperto.
Aí pensei , puts , não dá pra confiar .
Muito bem, oque eu fiz , fiz uma tampa de aço igualzinha a original e onde tinha as bordas , soldei apoios , ficou um tipo de berço.
No suporte do coxim do ap , soldei uma cantoniera para receber o braço, esse vem la debaixo, perdicular e soldado a tampa de aço .
Na verdade , mantenho a fixação original e tenho esse suporte plus de reforço.
Seja lá qual for o método do suporte , chequei a uma regra básica :
1 - Tem que fazer a tampa de aço , partindo -se da primícia , que nada pode ser feito na de alumínio .
2- Ou voce fixa o diferencial de forma rígida independente do motor ou de forma oscilante , junto ao motor . Sistema misto não serve , pois a oscilacão do motor vai forçar o sistema fixo e vice e versa .
Marcio Rossetto
18/05/2007, 13:40
Dilmar , vai quebrar .
Quanto eu montei o ap no meu niva , dei um super trato nesses prisioneiros e quebrou.
Estudei e descobri o motivo da quebra :
Quando a gente aperta o suporte do lado direito , que vai na tulipa da homocinética ( lado oposto do lado dos prisioneiros ) , ele chama o conjunto todo para cima para alinhar as homocinéticas , pois bem, como o suporte é fixo no motor , os prisioneiros ficam tensionados tanto na axial ( horizontal segurando o diferencial ) e na radial também , pois são eles que se fletem para o ajuste .
Eu fiz o seguinte , usei a fixação original + o suporte tabajara .
Não mandei fotos , pois ainda não tenho máquina digital .
Marcio, em conversa hoje com o Sr Albino da Apoio4x4, me disse justamente isso, q o diferencial precisa balançar e se vc fixar ele com a chapa ele quebra ou quebra outra coisa...
Tem de ser o original. Portanto vou soldar o modelo que eu tenho e quebrou e ajustar os prisioneiros frouxos e fechou...
Valeu pelas dicas.
Soldei o modelo que eu tinha e ficou show de bola...
Marcio Rossetto
22/05/2007, 18:49
:concordo: legal Dilmar , boa sorte
Carlos4x4
23/05/2007, 15:20
Dilmar
Não entendi?????????/
Qual modelo? O original ou fez como o Cassiano(Natal)?
Insprica pra nóis.
Carlos.
O meu tem uma chapa, recortada com o formato da circunferencia da tampa e preso nessa flange com todos os parafusos da tampa. Essa chapa tem um 20 mm de largura e laça a cabeça do diferencial, preso nos coxins do motos AP. Preserva ainda as demais fxaçoes originais.
No meu caso houve a quebra do suporte por fadiga perto do coxim. Tirei e soldei e ficou bom.
Segundo o Albino da Apoio 4x4 o diferencial deve ficar solto mesmo, pois ele tem de vibrar junto do motor. Reclamou bastante dessa chapa por bixo que diz que moe todo o carro....portanto, deixa quieto isso dae.