PDA

Ver Versão Completa : Comprar (ou não) um Niva.Analizem por favor!

danielmanguinha
06/07/2006, 19:11
Olá!! Sou novo aqui no Forum, prazer!

Eu estou para comprar um NIVA, e gostaria de que vocês me dessem a opinião para ver se vale a pena ou não:

"LADA NIVA CD 4x4 1.6 1991/1991
R$ 8.900,00
Branco, Alcool, 2 portas
EQUIPAMENTOS OPCIONAIS
Desembaçador traseiro, Limpador traseiro, Rádio
OBSERVAÇÕES
Lindo carro,Com Manual, Quebra Mato, 6 Faróis de Milha, Bagageiro no Teto, Suspensão Erguida, Pneus Fat Super Agarre e PX Cobra.. prontinho para quem curte fazer Trilha.. Mecanica OK..."

Bom, eu já fui ver o carro, ele está em bom estado, tem apenas uns pequenos pontos de ferrugem na funilaria, mas de resto parece muito bom. Minha dúvida também é se ele demora para pegar no frio, se realmente vale a pena....

Obrigado!!!

Paulo Sérgio
06/07/2006, 19:30
Daniel;

Comprar um NIVA é uma coisa muito pessoal. Se voce realmente gostou do veículo é bom levar um mecânico de sua confiança pelo menos para verificar se o básico está OK. Quanto aos pontos de ferrugem, é muito difícil encontrar um sem. Ah! Não deixe de verificar os pntos de fixação da caixa de direção.
Boa compra!!

renepeter
06/07/2006, 22:53
Se possível veja tb os pontos de apoio da caixa de transferencia e da caixa de câmbio. Não esqueça que Niva é monobloco, é bom ser minuncioso nessa "deitada de baixo" do Niva.

Jotaerre
26/07/2008, 01:09
Seguinte Pessoal, Sempre Curti Do Visual Do Niva E Acredito Que é Um Bom Carro. Estou Trocando De Carro Mas Naum Sei Se é Um Bom Negocio Trocar Por Um Niva, Ele é Bom Mesmo?? Da Mto Problema Mecânico?? Como Eh Andar Na Cidade Com Ele?? Vlw Aguardo O Retorno Abxx...

eniomurara
26/07/2008, 09:39
Eu comprei o meu meio que no escuro, porque queria um NIVA, vc estando em Sampa, fica muito fácil marcar com a galera e fazer um teste drive para uma primeira impressão, até para avaliar um outro NIVA vc ja terá uma noção de como ele deverá se comportar no transito. Vai na tal Oficina do Wilson, tem niveiro marcando encontro lá, acho que atenção e explicação não vai faltar.
PS. ja tem tópico discutindo esse assunto ... faza uma pesquisa no fórum ... informação não vai faltar.
Abraço

Girti
26/07/2008, 10:06
Seguinte Pessoal, Sempre Curti Do Visual Do Niva E Acredito Que é Um Bom Carro. Estou Trocando De Carro Mas Naum Sei Se é Um Bom Negocio Trocar Por Um Niva, Ele é Bom Mesmo?? Da Mto Problema Mecânico?? Como Eh Andar Na Cidade Com Ele?? Vlw Aguardo O Retorno Abxx...

Olá!

JR, há diversos tópicos neste forum tratando deste assunto, dê uma lida neles, irão ajudá-lo em sua decisão. De minha parte, posso informar que tenho Nivas há 14 anos, estou no quinto, um 95, rodo na cidade, viajo, inclusive em viagens longas. É um carro espartano, não é dos mais econômicos no consumo, e sua manutenção é a de um carro com a mesma idade e quilometragem. O importante é comprar um em bom estado, mesmo pagando um pouco mais (o preço médio de um bom Niva está em torno de R$12.000), para não ter surpresas desgradáveis.

Boa sorte!

Jotaerre
26/07/2008, 10:40
Obrigado pelas dicas estarei tb lendo os outros tópicos que me indicaram mas pelas informações recebidas aki ja me esclareceram bastante e me animaram, um abxx...:idea:

BoaTrilha
26/07/2008, 11:09
se estiver em bom estado, não vejo porque não

e o niva tem o diferencial traseiro blocante.

melhor ainda se vc encontrar um com ap 2.0, aí é só felicidade.

Abraços

shuther4x4
26/07/2008, 18:41
se estiver em bom estado, não vejo porque não

e o niva tem o diferencial traseiro blocante.

melhor ainda se vc encontrar um com ap 2.0, aí é só felicidade.

Abraços

Carlos, não é o traseiro, é o central. O traseiro é um sonho pro meu!!!
Quem sabe um dia!
Abraços!

JUCA DO NIVA
26/07/2008, 22:35

Tenho um Niva, foi meu sonho de consumo, não troco por nada.
Porém..... meu Niva é praticamente exclusivo para meu lazer (trilhas e passeios 4x4).

Mas eu recomendo.

Um abraço

fsoaresi
27/07/2008, 01:30
Olá!

JR, há diversos tópicos neste forum tratando deste assunto, dê uma lida neles, irão ajudá-lo em sua decisão.....

Boa sorte!

Como o Gil disse, aproveite os tópicos antigos, tem dois tópicos com muita informação para vc, dê continuidade neles:
Ajuda Para Avaliar Estes Nivas (compra)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...d.php?t=38348& (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=38348&)
Quero um Niva mas estou com dúvidas... Socorro!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...d.php?t=39348& (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39348&)

Para lhe ajudar a avaliar um NIVA use:
http://www.niva4x4.com.br/Antes%20de...%20comprar.htm (http://www.niva4x4.com.br/Antes%20de%20comprar/antes%20comprar.htm)

NIVAS caros não são necessariamente bons.
Conte com o pessoal do fórum que são bem legais e “camaradas”.
Para pagar mais de 10mil, tenha certeza de que está bom, assim, só gastará mais em acessórios. Leve numa mecânica para dar uma olhada antes.

Boa Sorte

Aguinaldo A. Tavares
28/07/2008, 15:04
Caro Jotaerre

Te enviei uma mensagem privada.

Um abraço

maanunes
28/07/2008, 15:51

JR;

Tenho o meu a 10 anos, sempre usei no dia-a-dia. Agora é um carro velho, muitos usados em condições extremas diferente de gols, fuscas, etc., então o macete é comprar um em boas condições, não se iludir com acessórios. Procure um carro com boas condições de lataria e procurar dar manutenção preventiva.
A grande desvantagem é de ser um carro beberrão e quente internamente.
[]s

Marcio Rossetto
28/07/2008, 18:17
Amigo, dos 4x4 existentes , para quem é da classe assalariada esse é o melhor carro .

Imagina , vc compra um par de homocinéticas novas por R$ 77,00( chinesas segundo o Franck de Bagé) e com 1500,00 vc monta um cambio com tudo novo . A propósito é muito melhor nova chinesa doque recondicionada .

Só o Niva mesmo .

Recomendo vc comprar um com o motor ap 2.0 . Não desmerecendo os originais que são muito bom , mas é outro carro .
De preferencia com injeção eletronica , aí não sei não , sou suspeito , mas acho que pode se comparar a um TROLLER dos antigos a gasosa .:-D
O meu é carburado e a alcool 2.0 litros .

SDS

Prieto 4x4
30/07/2008, 14:24

Jotaerre

Um amigo aqui do forum, o Vanderlei4x4, está vendendo um Nivinha (original) por R$ 9.500,00.

Entre em contato com ele e veja os detalhes.

Para "iniciar" no off road é um pequeno investimento.

abs

Cesar

Paraty
05/10/2008, 11:57
Olá!

JR, há diversos tópicos neste forum tratando deste assunto, dê uma lida neles, irão ajudá-lo em sua decisão. De minha parte, posso informar que tenho Nivas há 14 anos, estou no quinto, um 95, rodo na cidade, viajo, inclusive em viagens longas. É um carro espartano, não é dos mais econômicos no consumo, e sua manutenção é a de um carro com a mesma idade e quilometragem. O importante é comprar um em bom estado, mesmo pagando um pouco mais (o preço médio de um bom Niva está em torno de R$12.000), para não ter surpresas desgradáveis.

Boa sorte!
Salve Girti,

Sabendo que os Nivas não mudam de ano pra ano aqui no Brasil, e o que conta mesmo é a manutenção... Vc poderia me explicar por que a troca já de 5 Nivas feito por uma pessoa experiente e conhecedora do carro como vc?

Ah, dirigi dois ontem, e o dono me disse que a cx já era a francesa... Só que levei 15minutos pra tirar da vaga...

É assim mesmo ou elas estaval detonadas?

Quando engrenava a ré ou a primeira o carro dava um pulo, o vendedor disse que era a força do bruto, mas o nome verdadeiro é Calço Quebrado n~ao é?

Ah, onde fica essa Salinas que vc postou as fotos? Lindo!

Grande abraço

Buke
05/10/2008, 19:23
Vou meter minha colher e te dar minhas impressões:

O que vc chama de bom negócio? Pra ganhar na revenda ou não perder? Mecânica confiável? Economia de combustível? Conforto?
Se estas são suas variáveis, escolha outro carro...

Agora, se vc quer um carro diferente, esta disposto a mexer com mecânica, fazer trilhas leves, passear fim-de-semana, curtir um carrinho legal até pode ser. Duvido que vc compre um Niva por 10 conto que não tenha nada pra fazer ou tenha remendos. Até os bem cuidados acima de 15.000 as vezes bicham sem mais nem menos. Tenho um a mais de 10 anos. Usava na fazenda pra trabalho. Cuidava bem dele e tinha de encomedar peças de São Paulo para manutenção. Olha, eu gosto muito do meu Niva, mas sempre aviso aos incautos que é preciso ter nervos de aço se vc não gosta de graxa... A maioria dos outros motoristas olham para o Nivinha com um olhar estranho. Alguns de admiração, outros de deboche e outros de pena... É um automóvel que provoca opiniões polêmicas e opostas. Ou se odeia ou se ama. Um Niva não passa despercebido. Eu acho uma covardia vc perguntar aqui neste fórum, em que todos adoram o russinho, inclusive eu, se é um bom carro. Todos diram as suas razões de porque ele é um carro maravilhoso... Maravilhoso pra quem gosta...
O Niva é um carro que, se vc sanar totalmente os defeitos ele perde a graça.
Fica sem sal, sem elan, sem glamour. Niva tem de dar defeito, pra que vc mexa nele pessoalmente e vá colocando-o no seu coração para sempre.
Se fosse para tê-lo como carro único, jamais o teria. Dos meu cinco automóveis é o que não vendo de jeito nenhum.
Consegue entender um pouco da relação estranha que se cria com este valente carrinho? Te garanto que a namorada que vc mais lembra é aquela com que vc tinha as brigas mais feias e depois vinha aquele sexo maravilhos de pazes...
Quer economizar dinheiro? Não compre um Niva !
Quer emoções fortes e sentimentos contaditórios, compre um e divirta-se para sempre !
Niva forever!

Girti
06/10/2008, 00:28
Salve Girti,

Sabendo que os Nivas não mudam de ano pra ano aqui no Brasil, e o que conta mesmo é a manutenção... Vc poderia me explicar por que a troca já de 5 Nivas feito por uma pessoa experiente e conhecedora do carro como vc?

Ah, dirigi dois ontem, e o dono me disse que a cx já era a francesa... Só que levei 15minutos pra tirar da vaga...

É assim mesmo ou elas estaval detonadas?

Quando engrenava a ré ou a primeira o carro dava um pulo, o vendedor disse que era a força do bruto, mas o nome verdadeiro é Calço Quebrado n~ao é?

Ah, onde fica essa Salinas que vc postou as fotos? Lindo!

Grande abraço

Olá, Paraty (por que este codinome? Paraty é uma cidade que eu adoro e visito sempre que posso!)

Os Nivas de 90 a 94 são muito parecidos, mas não iguais, de 90 a 92 tinham platinado, de 93 a 98 ignição eletrônica, o que já faz uma boa diferença. Em 95 houve grandes mudanças: além das alterações estéticas (traseira, painel, console e bancos), a cruzeta da transmissão motor-caixa de transferência foi substituída por uma homocinética (menos vibrações) e os diferenciais tiveram a sua relação reduzida, tornando o carro mais agradável de dirigir, mais "esperto". Em 98, o motor 1.6 carburado foi substituído por um 1.7 com injeção eletrônica e em 99 os quebra-vento (ventarolas) foram suprimidos. Em todo caso, vamos lá:

Niva 1 (90/91): comprado em 94 com ca. de 50.000 Km, andava pouco, fui ajeitando ele aos poucos, e estava bom;

Niva 2 (90/91): comprado em 95, "sem querer" :smile:, fui ver o carro, porque queria experimentar um Niva com pneus Michelin radiais, que eu pensava em comprar para o Niva 1. Mas o Niva que fui ver tinha apenas 19.000 Km, estava equipado com vários itens que eu pretendia instalar em meu Niva, de modo que resolvi vender o 1 (já com 62.000 Km) e comprar o que eu fôra experimentar. Fiz um ótimo negócio, este Niva nunca me deu dor-de-cabeça!

Niva 3 (90/91): era de um conhecido, o primeiro Niva no qual andei, também o primeiro que eu dirigi, extremamente conservado. Quando o dono me informou que ia vender o carro, que tinha, em 97, com apenas 40.000 Km, fiquei dividido, pois o Niva 2 estava ótimo. Porém, como este já tinha 60.000 Km e eu tinha uma amiga querendo comprar um Niva, acabei vendendo o 2 para ela e ficando com o 1, sem gastar um tostão na diferença, pois vendi o 2 pelo preço que paguei no 3. Ou seja, fiquei com um carro 20.000 Km mais "novo", sem tirar $$$ do bolso.

Niva 4 (98): O Niva 3 já estava com quase 100.000 Km, e eu estava procurando um 98 para comprar, depois de procurar bastante, apareceu um, com apenas 16.000 Km, e eu o comprei. Mas depois descobri que ele tinha diversos pequenos problemas, que fui resolvendo. Entretanto, para não ficar sem carro, segurei o Niva 3. Fiquei sem emprego e resolvi vender o Niva que me traria mais dinheiro, mantendo o "velhinho" até conseguir outro trabalho;

Niva 5 (95): demorei muito para conseguir outro emprego, depois tive que refazer minhas economias. Quando, enfim, juntei o $$$ para trocar de Niva, o Niva 3 já estava com mais de 200.000 Km. Procurei muito por um 98, até que, novamente, fiquei sem emprego e resolvi comprar um 95 de um amigo, que eu sabia estar bem conservado. Assim, a diferença de preço seria bem menor do que a entre o 90/91 e um 98, e eu teria um carro mais moderno (devido às mudanças no modelo 95) e bem menos rodado (comprei o 95 com 67.000 Km, já rodei 40.000 com ele), podendo vender o Niva 3. Vendi-o com 240.000 Km, mas foi bem difícil me separar dele, pois, após quase 10 anos com o carro, sem contar o fato de que o conhecia desde "0", ele era quase um "filho" para mim.

Como você pode perceber, as trocas foram acontecendo, quase sempre devido a uma oportunidade ou à alta quilometragem dos carros, indesejável para alguém que, como eu, viaja às vezes para lugares distantes e sem recursos. O risco de quebra em um carro com mais de 200.000 Km, por mais conservado que esteja, é maior do que o de um carro com 100.000 Km, por exemplo.

Quanto aos Nivas com direção dura que você cita, não posso lhe adiantar nada. Para quem está acostumado com direção hidráulica, mesmo a direção "francesa" é dura, principalmente nas manobras (rodando, é bastante agradável)

O "salto" que você cita é uma vibração ou um pulo para a frente? Se for a primeira opção, é provável que algum coxim ou suporte esteja estourado, no segundo caso, talvez ele estivesse com a reduzida engatada, portanto bem mais forte nas saídas.

Salinas é um distrito de Nova Friburgo, aonde fica localizado o Parque Estadual (?) dos Três Picos. Vale uma visita!

JuniorScartezini
06/10/2008, 17:19
Boa tarde pessoal, bem, não sou nada experiente no mundo niva, mas gostaria de transmitir minhas impressões sobre o russo.
Antes que eu comprasse a minha viatura eu pesquisei bastante quanto a qual 4x4 comprar, o principal fator é que não seria meu veículo principal, seria apenas para a diversão, trilhas e passeios, então inicialmente eu imaginei o JPX, fiquei desiludido com seu motor, mas o fator predominante para que eu desistisse foi dirigir um, como eu tenho 1,87m, ergonomicamente o JPX ficou inviável para mim, independente de qualquer outro fator.
Daí eu voltei à um antigo sonho o Niva, que a muito tempo já havia visto um e foi paixão a primeira vista, então eu resolvi pesquisar sobre ele. Embora tenha ficado em cima do muro também em relação aos CJ's, não entrando no mérito do CJ, vou dizer apenas o que me impede de ter um, fator fundamental, moro em apartamento e não tem garagem, ou seja, na minha opinião, jeep aberto é pra quem mora em casa, que tem como guardá-lo.
Pra mim o Niva é maravilhoso, quando vc sai com ele todos olham, independente do comentário, se acham bonito ou não, mas vc passa a ser reconhecido em vários lugares, ganha um cartão de ponto na oficina mecânica, "olha lá o cara do carro esquisito", dentre outros.
É bom demais, vc fuça em diversas partes sem medo, tem mais, ter um niva é ter mais uma familia, duvido se tem outro tipo de 4x4 que tenha donos tão unidos como nós, se vc vier aqui e postar a mais xexelenta das dúvidas alguem vai aparecer pra te ajudar, enfim, tem muuuuuitas coisas boas em ter um niva, muitas vc só vai saber se tiver um. É inexplicavel.
São muitas as coisas que eu gostaria de falar sobre o Niva, o quão maravilhoso ele é, copiando a prosa do nosso amigo, dentre os meus veículos ele é o unico que não penso em desfazer, a não ser se for pra fazer como o Gil, trocar por outro que eu julgue melhor, inclusive estou ate juntando uma grana pra comprar um 94 muito ageitado, não sei como vou fazer se fico com os 2 ou vendo o primeiro, mas isso fica pra outra Estória.
Então é isso, para aqueles que querem comprar um niva, a minha sugestão é familiarizar-se com ele antes de fechar o negócio, como muitos dizem "ame-o ou deixe-o".
Entrem para um niva clube como visitante, experimente a emoção.
Espero ter confundido um pouco mais ou ajudado.
Um grande abraço de um apaixonado pelo niva.

shuther4x4
06/10/2008, 19:58
É bom demais, vc fuça em diversas partes sem medo, tem mais, ter um niva é ter mais uma familia,

Essa é a parte que eu gosto!!!!:mrgreen:

Paraty
07/10/2008, 07:24
Amigos... Que beleza de respostas!

Vamos lá (pela ordem! ui!):

Buke, seu relato foi muito proficúo, tanto nas partes boas quanto nas partes não tão boas... (meter a mão na graxa é pra quem tem talento e pode, não para quem quer entende?!)

Não fique chateado com a pergunta sobre Niva justamente no meio dos apaixonados, porque a idéia era justamente esta, provocar a resposta de o por que o Niva era tão amado ou apaixonante por seus donos. E as respostas estão chegando como se esperava mesmo!

Eu mesmo já admirava o desenho do jipinho, e quando fui andar em um, pela primeira vez na vida, gostei mais ainda, e vendo estas declarações, apaixonadas e inteligentes como a sua, inclusive muito justa e sincera, anima muito!

Ai, ainda a resposta do amigo Gil...

Gil... Que aula meu amigo!!! Esta foi pra salvar no Evernote e pesquisar sempre que necessário! Descobrir estas evoluções todas me surpreendeu imensamente. Pontos e mais pontos para o Niva!

Aliás, depois do seu primeiro paragrafo já estava satisfeito de boa informação e vc foi muito mais além, valeu muito Gil!

Sobre Paraty, é porque sou de lá, tive uma pousadinha mequetrefe a 10 anos atrás, a cem metros daquela esquina do fórum com a delegacia antrás de vc - a sua primeira foto) e quando me associei ao Fórum, em 2006 estava saudoso da cidade - vivo entre Rio e Paraty hoje) e quis deixar uma marca; mas nesse tempo todo vc foi o único que fez menção a isso! he,he

Agora amigos, estamos no séc. XXI, Ar-condicionado e direção macia (ir ao shopping tb "faz parte" não é?!) vcs, amantes e conhecedores de outros carnavais das entranhas do Tczar, não da pra adaptar uma cx de opala e um ar de... no possante?

A vida certamente ia ficar mais alegre, afinal, para puxar-ferro as academias continuam ai mesmo, e suar... Bem o verão continua chegando sempre após a primavera, no país inteiro!

Aquele abraços meus camaradas!

Marcio Giudice

Otávio Luiz
07/10/2008, 08:40
Paraty, como você bem lembrou, aqui todos irão falar bem do Niva.
Agora se queres saber todos (e mais alguns) defeitos do russo vai no fórum dos Suzukis e fala que o Niva é melhor...:shock::twisted:... você vai ver uma exurrada de defeitos do Niva...:lol:...se aparecer um tal de Antunes então...:mrgreen::mrgreen:
Por que no fórum dos Zukis? Porque existe um número grande de ex-Niveiros que atualmente andam de Suzuki.
Bom, estou no meu segundo Niva, já tive CJ, F75, mas PARA O MEU USO, o Niva é o que me atende melhor.
E não se esqueça, todo carro velho dá manutenção, uns mais outros menos, e nisso o Niva é mais...o meu nunca deu problema, mas foi bem comprado (com pedigree) e a cada trimestre vai pra revisão.
Boa sorte!!!

Paraty
07/10/2008, 09:14
Rá, rá,

Valeu a dica Otávio!

Vou postar esta lá sim!!!

Abraços

Girti
07/10/2008, 18:52
... valeu muito Gil!

Sobre Paraty, é porque sou de lá, tive uma pousadinha mequetrefe a 10 anos atrás, a cem metros daquela esquina do fórum com a delegacia antrás de vc - a sua primeira foto) e quando me associei ao Fórum, em 2006 estava saudoso da cidade - vivo entre Rio e Paraty hoje) e quis deixar uma marca; mas nesse tempo todo vc foi o único que fez menção a isso! he,he

Agora amigos, estamos no séc. XXI, Ar-condicionado e direção macia (ir ao shopping tb "faz parte" não é?!) vcs, amantes e conhecedores de outros carnavais das entranhas do Tczar, não da pra adaptar uma cx de opala e um ar de... no possante?

A vida certamente ia ficar mais alegre, afinal, para puxar-ferro as academias continuam ai mesmo, e suar... Bem o verão continua chegando sempre após a primavera, no país inteiro!

Aquele abraços meus camaradas!

Marcio Giudice

Márcio, vamos por partes, como faria o esquartejador :mrgreen: :

De nada, você fez uma pergunta interessante, achei que devia respondê-la de forma detalhada

Qual era/é o nome de sua pousada?

Há meios de se instalar DH e AC no Niva, mas é sempre meio complicado. Além disso, devido à sua baixa potência, os cavalinhos "roubados" por estes acessórios fazem falta! Mas entendo que alguém morando no Rio sinta falta do AC, muitos niveiros cariocas poderão ajudá-lo nesta pesquisa.
Quanto à direção, a famosa "caixa francesa", acessório vendido na época áurea dos Nivas no Brasil dá conta do recado, a direção só fica um pouco mais dura nas manobras, mas enquanto estamos rodando, é agradável e segura. :concordo:

Paraty
07/10/2008, 20:35
Salve Gil,

O que mata mesmo é na hora de manobrar o jipe né... putz; essa é a parte!

Mas vc acha que faria tanta falta assim esses cavalinhos sendo que esse mil da vidas têm ar e gnv Gil, o que vc acha?

A Pousada era a querida Das Candeias, esquina da rua da Matriz com a Rua da Lapa. (isso pela renovada nomeclatura da cidade, anterior aos anos 90 eram outros nomes)

Conheceu esta?

Aquele abraço amizade!

Ah, assim que estiver com meu 4x4 irei à Salinas... Adorei o vizú!

Girti
07/10/2008, 21:14
Salve Gil,

O que mata mesmo é na hora de manobrar o jipe né... putz; essa é a parte!

Mas vc acha que faria tanta falta assim esses cavalinhos sendo que esse mil da vidas têm ar e gnv Gil, o que vc acha?

A Pousada era a querida Das Candeias, esquina da rua da Matriz com a Rua da Lapa. (isso pela renovada nomeclatura da cidade, anterior aos anos 90 eram outros nomes)

Conheceu esta?

Aquele abraço amizade!

Ah, assim que estiver com meu 4x4 irei à Salinas... Adorei o vizú!

Depois de 14 anos, acho que já me acostumei, não me incomoda fazer um pouco de força ao manobrar. Economizo a academia! :mrgreen:

Os Nivas que você dirigiu tinham a direção aliviada ("francesa")?

O motor Lada foi concebido para durar muito (vendi meu último Niva com 240.000 Km originais, sem retífica, e sem que ele gastasse uma só gota de óleo!), em compensação é pouco potente (embora haja meios de melhorar o seu desempenho). Este fato, aliado ao seu peso (1.300 Kg) e à tração integral, que o deixa mais "amarrado", exigindo maior esforço do motor para movê-lo (razão principal de seu alto consumo) faz com que ele não possa ser comparado aos "1000".Além disso, como não tem as tomadas para a instalação de AC e DH, a adaptação é algo trabalhosa. Enfim, ela é possível, mas não é fácil e, se não for bem feita, vai trazer dor de cabeça ao proprietário do Niva.

O nome "Pousada das Candeias" não me é estranho (será que estou confundindo com a pousada homônima de Carrancas?), mas não encontrei nenhuma referência recente a ela nos sites de Paraty. Ela mudou de nome? Fechou?

Otávio Luiz
08/10/2008, 09:15
Rá, rá,

Valeu a dica Otávio!

Vou postar esta lá sim!!!

Abraços

Era brincadeira...:putz:... vai ver a confusão que você arrumou...bom, eu já botei lenha na fogueira...:twisted::mrgreen::dance:
Quanto a direção você pode adaptar a do Maverick, é mecânica mas é bem macia, só que é desmultiplicada, ou seja, dá mais voltas de batente a batente. Tenho no meu Niva e acho ótima.

Paraty
09/10/2008, 14:44
Gil e Otávio...

amigos, fui ver um 93 hj, muito bom!!! A caixa, o dono não sabe qual é, mas disse que é mais macia que do Gol bolinha do irmão dele... Eu consegui dar a ré, manobra e falar ao celular ao mesmo tempo! realmente me pareceu a direção de um carro mil. razoavelmente leve!!!!

Gostei muito gente. Agora que a empolgação diminuiu 5% fiquei lembrando da barulheira do carro em marcha (não bate nada na lataria) mas o som era brabo lá dentro.... O de vcs tb é barulhento? tem como diminuir isso?

Outro ponto é que esse não tem sequer o ventilador interno, então fiquei imaginando o calor que será... Ou já colocando um teto solar do tipo que se instalava em Fusca... Será que dá?

Outra amigos, esse carro quebra fácil em trilhas? (como o pessoal sa Suzuki diz? Agora é tarde Otávio, lá só tem kara apaixonado em ser contra o Niva... Mas eu não tô nem ai, só queria saber como sanar estas pequenos detalhes que citei...

Grande abraço pessoal!

Ah hoje tem encontro no Rio? Onde?

Gil, eu fechei a Pousada em 99, no guia da 4 rodas desses anos vc encontrava dicas dela, porque ficava bem no centro histórico...

Gustavo Niva
09/10/2008, 15:07
Paraty,
Pça Paulo Setúbal(Pça da Cetel) - Vila da Penha, toda 2a quinta feira do mês.

É barulhento sim, mas com paciência e bom ouvido dá pra resolver. E eu não recomendaria um niva pra trilhas pesadas, mas tem gente que recomenda.

[]s
Gustavo.

Otávio Luiz
09/10/2008, 16:08
........eu não recomendaria um niva pra trilhas pesadas, mas tem gente que recomenda.

x2

NA MINHA OPINIÃO,para passeios em estradas esburacadas, ou até uma trilhinha leve, e uso urbano (pra quem não é de muito luxo) o Niva vai bem, mas se o negócio é trilhas mais pesadas, parte logo p/ algo mais bruto (CJ, Engesa, Samuca).
O barulho e calor já vem de fábrica, mas acostuma-se...:-?... você não achou que seria como andar num 4x2 qualquer né? Já teve Fusca? É um bom parâmetro.
E sempre vai ter alguma coisa pra arrumar/trocar/consertar/instalar/melhorar/emperiquitar, essa é uma das partes mais divertidas (para alguns, meu mecânico, por exemplo)...:mrgreen:

JuniorScartezini
09/10/2008, 16:16
x2

NA MINHA OPINIÃO,para passeios em estradas esburacadas, ou até uma trilhinha leve, e uso urbano (pra quem não é de muito luxo) o Niva vai bem, mas se o negócio é trilhas mais pesadas, parte logo p/ algo mais bruto (CJ, Engesa, Samuca).
O barulho e calor já vem de fábrica, mas acostuma-se...:-?... você não achou que seria como andar num 4x2 qualquer né? Já teve Fusca? É um bom parâmetro.
E sempre vai ter alguma coisa pra arrumar/trocar/consertar/instalar/melhorar/emperiquitar, essa é uma das partes mais divertidas (para alguns, meu mecânico, por exemplo)...:mrgreen:
Comparar com Fusca foi ótimo, morri de rir, em parte eu discordo, eu conheço mais de um niva que são preparados para competições, e inclusive usados no dia a dia de seus donos, aqui tem uma competição chamada Calango Trophy, quem tiver curiosidade de saber como é essa competição entre no site do Jipe Clube de Brasília, e por incrível que pareça, um deles ficou em 3 lugar no ano passado, neste ano deve ter uma equipe só de nivas, sou um amador ainda no mundo niva, mas acredito fielmente que tendo grana vc pode usar no que quiser, basta deixá-lo apto para aquilo.
É isso, amo esse Russo.
Abraços

Otávio Luiz
09/10/2008, 16:29
Com grana até Vitara encara trilha... ehehehehehe... essa foi pra sacanear os suzuqueiros...:twisted::mrgreen:... brincadeirinha...
A comparação com o Fusca é quanto ao barulho, calor (tive dois Fuscas, e eram bem quentes), volante duro, pedais ruins, freio idem, não anda, na subida tem que bater marcha (e só tem quatro a frente!)...apesar de que meu segundo Fusca era um 1.500, bonzinho de andar até.....

Paraty
09/10/2008, 17:42
Valeu Gustavo!!!

Vai vir de Niterói? Adora essa cidade amigão!

Amigos, quer dizer que vc não recomendam o bravo Niva para trilhas médias a fortes não?

Ué... Por que hein? (achei que ele superasse fácil!)

Girti
09/10/2008, 18:23
Gil e Otávio...

amigos, fui ver um 93 hj, muito bom!!! A caixa, o dono não sabe qual é, mas disse que é mais macia que do Gol bolinha do irmão dele... Eu consegui dar a ré, manobra e falar ao celular ao mesmo tempo! realmente me pareceu a direção de um carro mil. razoavelmente leve!!!!

Gostei muito gente. Agora que a empolgação diminuiu 5% fiquei lembrando da barulheira do carro em marcha (não bate nada na lataria) mas o som era brabo lá dentro.... O de vcs tb é barulhento? tem como diminuir isso?

Outro ponto é que esse não tem sequer o ventilador interno, então fiquei imaginando o calor que será... Ou já colocando um teto solar do tipo que se instalava em Fusca... Será que dá?

Outra amigos, esse carro quebra fácil em trilhas? (como o pessoal sa Suzuki diz? Agora é tarde Otávio, lá só tem kara apaixonado em ser contra o Niva... Mas eu não tô nem ai, só queria saber como sanar estas pequenos detalhes que citei...

Grande abraço pessoal!

Ah hoje tem encontro no Rio? Onde?

Gil, eu fechei a Pousada em 99, no guia da 4 rodas desses anos vc encontrava dicas dela, porque ficava bem no centro histórico...

Márcio, existe uma controvérsia a respeito, mas, no meu entender, o Niva não é um jipe. É antes uma espécie de SUV de pobre, como bem define o nosso amigo Otávio. Ele tem a estrutura monobloco, o aspecto e o (relativo) conforto de um automóvel, mas faz tudo que um jipe faz, às vezes até mais :palmas:. Mas ele nãããão é um jipe! Não tem chassis, não é reforçado (o que o tornaria ainda mais lento e pesado do que já é), ou seja, não tem as características que definem um jipe "puro e duro".:discordo:

Assim, se o seu objetivo é fazer passeios, viajar por estradas ruins e esburacadas, encarando, eventualmente um atoleiro, tudo isto com relativo conforto (mais uma vez, estamos falando de uma boa relação custo/benefício, é claro que há SUVs muito mais confortáveis.... e caros! :mad: ) o Niva poderá atendê-lo muito bem.:concordo:
MAS se o seu objetivo principal é fazer trilhas, sugiro que você pense em um jipe de verdade (o CJ) ou, se tiver um pouco mais de $$$, em um Samurai. Ambos irão atendê-lo bem no requisito "robustez", e vão ficar devendo no item "conforto". Se você for usar um Niva (mesmo que em bom estado) para trilhas mais pesadas, verá que a brincadeira irá sair cara, pois ele não foi projetado e constuído para este tipo de aplicação, com o tempo você vai destruí-lo :(.

Portanto, talvez seja bom você para um pouco e pensar em que tipo de utilização você vai querer dar ao seu futuro 4x4, para depois decidir qual será o veículo que melhor irá lhe servir.

[ ]s

JuniorScartezini
09/10/2008, 18:41
Velho sábio Gil, agradei do seu comentário, foi por isso que eu falei que se quiser usar para trilha deve-se ter grana para prepará-lo, caso contrário como vc mesmo citou, "irá destruí-lo", ontonce no meu caso eu comprei para diversão, única e exclusivamente, diversão, seja passeios, seja trilhas, seja expedições. No momento ele esta no estaleiro, arrumando a embreagem e eliminando o máximo possível dos vazamentos. Eu tenho a pretensão de quando eu tiver grana, se Deus quiser um futuro próximo de instalar um Sub Chassi, como eu ainda não sei mas tenho esse projeto, tenho algumas ideias, como o chassi do JPX, do CJ, ou até mesmo um tubular, projetos assim já existem, como aquele Niva montado sobre um chassi de Engesa.
Enfim, tem que ter grana, eu não tenho, "ainda", pode-se questionar por quê que eu ao invéz de comprar outro 4x4 que permitiria fazer muitas estrepolias que provavelmente sairia mais barato, eu quero fazer uma coisa assim? Respondo, eu gosto do visual do Niva, e tem mais, seria um niva melhorado, e não um outro 4x4 qualquer.
Novamente, eu amo o Niva, acho ele um 4x4 fora do comum, me proporciona alegrias que nem outro seria capaz, quem tem sabe o quanto ele é "felomenal".
Concordo que quem deseja comprar tem que ter muita certeza do que quer, pois como eu ja disse anteriormente, "ame-o ou deixe-o". Evite surpresas.
Espero ter confundido mais um pouquinho.
Abraços

Girti
09/10/2008, 19:10
Novamente, eu amo o Niva, acho ele um 4x4 fora do comum, me proporciona alegrias que nem outro seria capaz, quem tem sabe o quanto ele é "felomenal".

:concordo: :concordo: :concordo: :concordo:

Concordo que quem deseja comprar tem que ter muita certeza do que quer, pois como eu ja disse anteriormente, "ame-o ou deixe-o". Evite surpresas.

:concordo: :concordo: :concordo: :concordo:

Espero ter confundido mais um pouquinho.
Abraços

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

GARCIA/SP
09/10/2008, 19:34

Niva é único, é ímpar...Niva é sem-igual.
Simples assim...:-):concordo:

jorgeffn
09/10/2008, 20:15
Dando um pitaco.... quando decidi que queria um Jeep (fiquei triste Gil... vc tirou meu prazer de ter um Jeep... hahahahahahha brincadeira) nem passou pela minha cabeça ter um Niva.... na verdade quase não conhecia o russo... Como já citei aqui no fórum outras vezes... estava atrás de uma Rural (que tb não é Jeep... hehe) exatamente porque queria um carro mais para passeios por estradas de terra... tipo para me levar nos lugares que eu gosto de ir sem judiar tanto do carro como fazia com meu Uno... Até que um dia em uma das agências que fui olhar um CJ (estava muito dificil achar uma Rural.... hehe) tinha um Niva na agência... aí eu perguntei o preço de curiosidade.. foi quando o vendedor me disse que para o que eu queria o Niva me atenderia bem melhor que um CJ... fiquei com isso na cabeça... até que um dia vi um anuncio de um... fui olhar... acabei fechando negócio... hoje vejo que fiz uma boa escolha.... em relação a escolher um "NIVA" agora em relação ao meu Niva já não foi tão boa escolha... não olhei o carro direito... e acabei pagando caro em um Niva que não está lá essas coisas..... mais estou ajeitando ele com a pouca grana que tenho.. tudo aos poucos... Agora em relação a trilhas... as vezes posso até fazer algo mais leve.. e tal... mais trilhas pesadas como vejo a galera fazendo é até bacana.. mais a principio não tenho grana para arcar com esse lazer... e realmente o povo das trilhas mais pesadas olha torto para os Nivas... desde quando você está na oficina e eles estão lá com seus CJ´s... Pajeros... Samurais... até nos comentários que vejo aqui no fórum e nos sites.... Mas como todos aqui já disseram... ame-o ou deixe-o

JuniorScartezini
09/10/2008, 20:44
É isso aí Jorge eu passei pela mesma coisa quando comprei o meu niva, não olhei direito e paguei caro, mas fod*-se acho que foi isso que me fez apaixonar, quando eu olhei pra ele parecia um cachorro caído do caminhão de mudança, eu também to arrumando o meu com poucos recursos.
Mas eu conheci um niva aqui em Brasília, que o dono esta com a corda no pescoço, assim ele esta pensando em vender, e o niva dele tem inclusive um sub chassi, esta todo reforçado e preparado para competições e trilhas pesadas.
Vou tirar umas fotos dele inclusive desse sub chassi, assim que eu fizer eu coloco aqui
para os conhecedores passarem suas impressões.
Provavelmente será meu niva 2, hehehe Gil, semelhanças são mera coincidência.
Abraços

Otávio Luiz
10/10/2008, 10:19
.............Amigos, quer dizer que vc não recomendam o bravo Niva para trilhas médias a fortes não?
Ué... Por que hein? (achei que ele superasse fácil!)

Para trilhas pessadas é necessário que se faça algumas modificações nas viaturas, senão vira rolha de trilha.
Se pegarmos jipes originais (CJ, Samurai e Niva, vou ficar nestes três) veremos que eles terão grandes dificuldades em superar os obstáculos que se espera de uma trilha pessada (grandes atoleiros, erosões, facões, etc).
A primeira coisa que temos que trocar são os pneus, para aumentar a tração (pneus lameiros) e a altura do solo. Veja que a única coisa que aumenta o vão livre é pneu grande. Então vamos lá, botar um pneu 35"..... tá bom, 33" no Niva, CJ e Samurai. IH!, não cabe!!! No CJ e no Samurai podemos por calços entre a carroceria e chassis, no Niva... só arruelas na suspenção dianteira, rodinha de carrinho de supermercado calçando a mola traseira e rebater o para-lama e cortar a lata... no CJ e no Samurai ainda dá pra fazer SPOA (feixe de molas por cima do eixo)...
Putz, mas com pneuzão a viatura ficou xoxa, falta força. Então toca-se de motor!!! Ponto pro CJ desta vez, pois tem uma infinidade de motores mais potentes que cabem, assim como a caixa de marcha pode ser trocada com relativa facilidade, no Niva...
Mas com pneuzão, motorzão e uma caixa de marcha mais parruda pra aguentar a potência e arrasto quem vai abrir o bico são as homocinéticas (você levantou até onde deu né? mudou o ângulo e agora estão estralando) e os diferenciais (principalmente o dianteiro, que os prisioneiros estão na carcaça de alumínio e pow!).
Então vamos trocar os eixos!!! Mas a suspensão dianteira do Niva não é eixo rígido, é IFS (de IH!, Fude# Santa), o que fazer? CJ e Samurai tem eixos rígidos na dianteira... tudo bem que estes também não são inquebáveis, que muito provavelmente também serão substituídos por mais parrudos (do Troller, ou algo mais animal, como os Dana70 das F350)... aí quebra a reduzida... :parede::parede:
O que escrevi (sei que é muito longo, mais de três linhas e a maioria passa batido :mrgreen:) é que pra trilha pessada qualquer jipe tem que ser reforçado, modificado, pra aguentar, e no Niva é mais difícil por causa da falta de chassis e de um eixo rígido na dianteira...:concordo:
Niva faz trilha!?! Faz!!! Se sai bem!?! Sim, mas até um Fusca modificado (gaiola) faz trilha...
Com grana e preparação até Ecosport corre o Calango Trouphy (como é que escreve esse trem?).
MAS, sempre tem uns malucos que gostam de ralar seus Nivas, inclusive tem um tópico aqui sobre Niva na trilha pra desmentir tudo isso que escrevi.

SERGIO MOLLO
10/10/2008, 10:58
Resumindo.
Entre os pros e contras; NIVA menos emoção e muita PAIXÃO

JuniorScartezini
10/10/2008, 11:01
Resumindo.
Entre os pros e contras; NIVA menos emoção e muita PAIXÃO
Negativo, niva é muita emoção e muita paixão, vai dizer que vc não se deixa levar pela emoção e xinga o FDP do Tacanho que te enganou? Niva é tudo!!!

Prieto 4x4
10/10/2008, 12:41
Para trilhas pessadas é necessário que se faça algumas modificações nas viaturas, senão vira rolha de trilha.
Se pegarmos jipes originais (CJ, Samurai e Niva, vou ficar nestes três) veremos que eles terão grandes dificuldades em superar os obstáculos que se espera de uma trilha pessada (grandes atoleiros, erosões, facões, etc).
A primeira coisa que temos que trocar são os pneus, para aumentar a tração (pneus lameiros) e a altura do solo. Veja que a única coisa que aumenta o vão livre é pneu grande. Então vamos lá, botar um pneu 35"..... tá bom, 33" no Niva, CJ e Samurai. IH!, não cabe!!! No CJ e no Samurai podemos por calços entre a carroceria e chassis, no Niva... só arruelas na suspenção dianteira, rodinha de carrinho de supermercado calçando a mola traseira e rebater o para-lama e cortar a lata... no CJ e no Samurai ainda dá pra fazer SPOA (feixe de molas por cima do eixo)...
Putz, mas com pneuzão a viatura ficou xoxa, falta força. Então toca-se de motor!!! Ponto pro CJ desta vez, pois tem uma infinidade de motores mais potentes que cabem, assim como a caixa de marcha pode ser trocada com relativa facilidade, no Niva...
Mas com pneuzão, motorzão e uma caixa de marcha mais parruda pra aguentar a potência e arrasto quem vai abrir o bico são as homocinéticas (você levantou até onde deu né? mudou o ângulo e agora estão estralando) e os diferenciais (principalmente o dianteiro, que os prisioneiros estão na carcaça de alumínio e pow!).
Então vamos trocar os eixos!!! Mas a suspensão dianteira do Niva não é eixo rígido, é IFS (de IH!, Fude# Santa), o que fazer? CJ e Samurai tem eixos rígidos na dianteira... tudo bem que estes também não são inquebáveis, que muito provavelmente também serão substituídos por mais parrudos (do Troller, ou algo mais animal, como os Dana70 das F350)... aí quebra a reduzida... :parede::parede:
O que escrevi (sei que é muito longo, mais de três linhas e a maioria passa batido :mrgreen:) é que pra trilha pessada qualquer jipe tem que ser reforçado, modificado, pra aguentar, e no Niva é mais difícil por causa da falta de chassis e de um eixo rígido na dianteira...:concordo:
Niva faz trilha!?! Faz!!! Se sai bem!?! Sim, mas até um Fusca modificado (gaiola) faz trilha...
Com grana e preparação até Ecosport corre o Calango Trouphy (como é que escreve esse trem?).
MAS, sempre tem uns malucos que gostam de ralar seus Nivas, inclusive tem um tópico aqui sobre Niva na trilha pra desmentir tudo isso que escrevi.

Grande, Otávio!!!

Você "resumiu" bem :mrgreen::mrgreen::mrgreen:.

Para uso em trilhas, qualquer Jeep (qualquer um) tem que passar por adaptações. O que ocorre é que no Niva elas são mais difíceis em caras como você bem frisou.

Mas ainda acredito que se a pessoa estiver afim, dispor de tempo, conhecimento técnico e, principalmente $$$, dá pra preparar um Niva para trilha, sim.

Eu desisiti do meu por não possuir alguns dos predicados acima :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

abs

Cesar

:-D:-D:-D

Soldier
10/10/2008, 13:22
Grande, Otávio!!!

Você "resumiu" bem :mrgreen::mrgreen::mrgreen:.

Para uso em trilhas, qualquer Jeep (qualquer um) tem que passar por adaptações. O que ocorre é que no Niva elas são mais difíceis em caras como você bem frisou.

Mas ainda acredito que se a pessoa estiver afim, dispor de tempo, conhecimento técnico e, principalmente $$$, dá pra preparar um Niva para trilha, sim.

Eu desisiti do meu por não possuir alguns dos predicados acima :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

abs

Cesar

:-D:-D:-D

Concordo totalmente... com dinheiro sobrando, até "chevette" faz trilha pesada... mas realmente, como o Otávio bem enumerou e o César resumiu, as limitações técnicas do Niva para trilha pesada, são obviamente pontos a favor de outros veículos como o CJ e o Samurai... se o objetivo é "trilha pesada"... melhor optar por outro... a menos que a sua grana seja equivalente a paixão pelo Niva... :mrgreen: aí sim, manda ver :-D

Conheço uns caras que fazem trilha pesada praticamente todo final de semana com LR, CJs e Samurais... e eles vivem na oficina e sendo guinchados de volta tb... ou seja, trilha pesada é um lazer que leva seu veículo aos limites... e isso tem preço...

[]s :concordo:

Girti
10/10/2008, 13:29

:concordo: :concordo: :concordo:

:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Há muito que não leio uma mensagem tão clara e lúcida sobre o assunto! Otávio, você disse tudo, parabéns pela clareza e objetividade!

Rones Jr
10/10/2008, 14:34
Concordo totalmente... com dinheiro sobrando, até "chevette" faz trilha pesada... mas realmente, como o Otávio bem enumerou e o César resumiu, as limitações técnicas do Niva para trilha pesada, são obviamente pontos a favor de outros veículos como o CJ e o Samurai... se o objetivo é "trilha pesada"... melhor optar por outro... a menos que a sua grana seja equivalente a paixão pelo Niva... :mrgreen: aí sim, manda ver :-D

Conheço uns caras que fazem trilha pesada praticamente todo final de semana com LR, CJs e Samurais... e eles vivem na oficina e sendo guinchados de volta tb... ou seja, trilha pesada é um lazer que leva seu veículo aos limites... e isso tem preço...

Concordo com tudo e acrescento que entre os 4x4 citados o que é limitação pra um....é ponto positivo no outro ponto da tabela. Posso dizer de carteirinha que destes 3 o Niva é MUITO mais confortável e bem cuidado viajasse e curva-se a 100 por hora, ao menos eu fazia isso. Além da manutenção que empata com o CJ e é mais barato que o japona! Temos sempre que usar como parâmetros veículos originais. Modificados....já vi cada coisa....

Otávio Luiz
10/10/2008, 17:00
Mas não é bem assim também, nos tempos que eu fazia trilha sempre tinha os Nivinhas no meio, e iam juntos. As vezes passavam os Nivas e os outros não, as vezes o contrário. Um colega do NivaClubeABC tinha um Niva cinza semi-original, só com uns pneus rodo rural, e ia longe com a galera.
Um Niva com um pneu bem lameiro não muito maior que o original (se não fica xoxo) encara muita trilha... olha eu me desmentindo...:mrgreen:
Já fiz trilha de Niva (Brinquedão, meu primeiro 4x4), vendi e comprei um CJ pra tilhar... quando o mecânico começou a ficar rico e eu pobre vendi e voltei pro Niva, mas agora trilha só de zeca, e olha lá... mas ainda sou um grande amigo do mecânico, ele me trata super bem...:mrgreen:

Soldier
10/10/2008, 17:26
Mas não é bem assim também, nos tempos que eu fazia trilha sempre tinha os Nivinhas no meio, e iam juntos. As vezes passavam os Nivas e os outros não, as vezes o contrário. Um colega do NivaClubeABC tinha um Niva cinza semi-original, só com uns pneus rodo rural, e ia longe com a galera.
Um Niva com um pneu bem lameiro não muito maior que o original (se não fica xoxo) encara muita trilha... olha eu me desmentindo...:mrgreen:
Já fiz trilha de Niva (Brinquedão, meu primeiro 4x4), vendi e comprei um CJ pra tilhar... quando o mecânico começou a ficar rico e eu pobre vendi e voltei pro Niva, mas agora trilha só de zeca, e olha lá... mas ainda sou um grande amigo do mecânico, ele me trata super bem...:mrgreen:

Mas ninguém disse que ele não enfrenta, nem você... é claro que o Niva enfrenta trilhas... eu mesmo já fiz trilhas onde quebraram ou pararam CJs e até Trollers e eu segui adiante... :stop: entretanto, resolvi parar pra evitar o pior... as torções da carroceria que é monobloco, se feitas seguidas vezes... acabariam por trazer graaaandes prejuízos... :putz:

Prieto 4x4
10/10/2008, 17:56
... quando o mecânico começou a ficar rico e eu pobre vendi e voltei pro Niva, ...:mrgreen:

Nada como uma conversinha informal para as "verdades" virem á tona...
:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Ainda bem que o Otávio voltou para o Niva e ficou rico de novo...

:lol::lol::lol:

O Otávio, não vá esquecer dos amigos, hein!!!

Paraty
10/10/2008, 21:38
Mas ninguém disse que ele não enfrenta, nem você... é claro que o Niva enfrenta trilhas... eu mesmo já fiz trilhas onde quebraram ou pararam CJs e até Trollers e eu segui adiante... :stop: entretanto, resolvi parar pra evitar o pior... as torções da carroceria que é monobloco, se feitas seguidas vezes... acabariam por trazer graaaandes prejuízos... :putz:

Salve Soldier,

Vc está, vai de que agora?

Ficaria muito caro consertar esta inclinação do carro?

Ensina que sou leigo ok?!

Obrigado e gosto muito do seu Nick ou empresa... E se precisar de algum detalhe de Paraty, conta comigo!!!

Soldier
10/10/2008, 23:31
Salve Soldier,

Vc está, vai de que agora?

Olá Paraty, blz!?
Desculpe, mas essa pergunta eu não entendi :pensativo:... vou de quê :?:

Ficaria muito caro consertar esta inclinação do carro?

Ensina que sou leigo ok?!

Se a inclinação que vc se refere é devido as torções que eu mencionei... com certeza ficaria... se alguém tentasse consertar :mrgreen:... no meu entender, essas torçoes comprometem a estrutura do carro, além do desalinhamento do monobloco, que interfere em todo o resto... logo vc teria um carro torto e sem segurança... juntando-se a isso o fato de que a lataria não é das mais fortes :rolleyes:... imagina qual será o resultado... essa é a minha opinião ;-)... eu imagino que outros mais experientes possam dissertar melhor sobre a questão :-)

Obrigado e gosto muito do seu Nick ou empresa... E se precisar de algum detalhe de Paraty, conta comigo!!!

Muito obrigado :concordo:

Cabe explicar entretanto, que "Soldier" realmente é meu nome... não um nick name como alguns imaginam... e a Soldier Adventures ainda é um bebê... :mrgreen::mrgreen: mas vai crescer e certamente vou contar contigo... tenho uma parceria com uma escola de mergulho em Paraty e uma pousada em Trindade... logo vou divulgar uns passeios por lá :dance:

[]s valeu :concordo:

Marcio Rossetto
11/10/2008, 00:12
Pessoal , respeito a opinião de todos mas gostaria também de dar a minha para problematizar ....

Oque seria trilha pesada ? :pensativo:

Não existe trilha pesada , trilha é tudo igual . Alguem poderia definir para mim, a diferença de trilha pesada para trilha leve .

Por exemplo , se vc for para o Camel , vai mergulhar num poço de lama ....

Só vai sair com guincho . Isso seria o conceito de Trilha pesada ?

Na verdade não existe trilha pesada , mas sim , várias categorias diferentes de condução do Jipe , grau de agressividade e formas de fazer uma trilha .

A regra é simples , quanto mais agressiva a condução , mais reforços o Jipe terá que ter .

Se usar menos o guincho , mais preparado deverá estar o Jipe .

Mas Trilha é tudo igual .

Agora, passeio no Sítio , andar na Praia , em Castelhano , Juréia , isso não pode ser considerado uma Trilha , deve ser considerado passeio , apenas isso , pois com um pouco mais de esforços é possível fazer de Chevette ou Fusca .

Soldier
11/10/2008, 19:02
Pessoal , respeito a opinião de todos mas gostaria também de dar a minha para problematizar ....

Não existe trilha pesada , trilha é tudo igual . Alguem poderia definir para mim, a diferença de trilha pesada para trilha leve .

Na verdade não existe trilha pesada , mas sim , várias categorias diferentes de condução do Jipe , grau de agressividade e formas de fazer uma trilha .

A regra é simples , quanto mais agressiva a condução , mais reforços o Jipe terá que ter .

Agora, passeio no Sítio , andar na Praia , em Castelhano , Juréia , isso não pode ser considerado uma Trilha , deve ser considerado passeio , apenas isso , pois com um pouco mais de esforços é possível fazer de Chevette ou Fusca .

Márcio... entendo seu ponto de vista, mas acredito que se trata apenas de semântica... afinal, trilha se faz a pé também, certo ;)... e para definir precisamente o que é uma trilha, talvez tenhamos que voltar ao sentido da expressão "off road"... se for assim, fora de estrada... ninguém aqui faz trilha... :rolleyes:

Agora, pra definir os níveis de dificuldade de um caminho, seja ele trilha ou estrada de terra... acredito que a quantidade de atoleiros e sua profundidade e principalmente a quantidade de erosões e sua largura ou dificuldade... sei lá... não vejo outra forma de mensurar isso... :rolleyes:

JuniorScartezini
12/10/2008, 10:01
Bom dia Camaradas, Senhores do Conselho, Crianças, parabéns pelo nosso dia!
Caramba, essa História de Comprar um Niva ficou polêmica!!!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Empenamos a cabeça do futuro felizardo (será?) comprador de um Niva!? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Pra você que quer comprar um niva já pode ver que isso aqui é uma família, e como toda família sentamos para discutir nossas relações :mrgreen::mrgreen::mrgreen: com nossos Nivas (ainda podem ser chamados de jipe?). :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
É isso ai maluco:rolleyes: (só pode ser, querer um niva :mrgreen::mrgreen::mrgreen:) cada um tem um ponto de vista. Mas todos concordamos que o Russinho é um maravilhoso companheiro!!! :concordo::concordo::concordo::concordo::concordo:
Compre e seja feliz!!!!
Bom Domingo à todos!!!!!

Girti
12/10/2008, 12:55
Bom dia Camaradas, Senhores do Conselho, Crianças, parabéns pelo nosso dia!
Caramba, essa História de Comprar um Niva ficou polêmica!!!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Empenamos a cabeça do futuro felizardo (será?) comprador de um Niva!? :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Pra você que quer comprar um niva já pode ver que isso aqui é uma família, e como toda família sentamos para discutir nossas relações :mrgreen::mrgreen::mrgreen: com nossos Nivas (ainda podem ser chamados de jipe?). :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
É isso ai maluco:rolleyes: (só pode ser, querer um niva :mrgreen::mrgreen::mrgreen:) cada um tem um ponto de vista. Mas todos concordamos que o Russinho é um maravilhoso companheiro!!! :concordo::concordo::concordo::concordo::concordo:
Compre e seja feliz!!!!
Bom Domingo à todos!!!!!

Hehehe... o Júnior acordou inspirado hoje!!! :D

Bom dia para você também, aliás, boa semana! :concordo:

Paraty
12/10/2008, 20:11
Olá Paraty, blz!?
Desculpe, mas essa pergunta eu não entendi :pensativo:... vou de quê :?:

Se a inclinação que vc se refere é devido as torções que eu mencionei... com certeza ficaria... se alguém tentasse consertar :mrgreen:... no meu entender, essas torçoes comprometem a estrutura do carro, além do desalinhamento do monobloco, que interfere em todo o resto... logo vc teria um carro torto e sem segurança... juntando-se a isso o fato de que a lataria não é das mais fortes :rolleyes:... imagina qual será o resultado... essa é a minha opinião ;-)... eu imagino que outros mais experientes possam dissertar melhor sobre a questão :-)

Muito obrigado :concordo:

Cabe explicar entretanto, que "Soldier" realmente é meu nome... não um nick name como alguns imaginam... e a Soldier Adventures ainda é um bebê... :mrgreen::mrgreen: mas vai crescer e certamente vou contar contigo... tenho uma parceria com uma escola de mergulho em Paraty e uma pousada em Trindade... logo vou divulgar uns passeios por lá :dance:

[]s valeu :concordo:
Salve Soldier,

A pergunta "vai de que agora" foi que eu entendi pelo Niva ser monobloco vc gter paradado de usar em trilhas para não empenar... Então: Faz trilha de que?

Show sobre Paraty! Vi que vc já arrumos um passeio por lá. Quero estar na próxima (tb pode ser sub, sou mergulhador habilitado!) e se puder ajudar, tenho irmão jovem por lá e filha adolescente tumen!

Abraços

Soldier
13/10/2008, 00:20
Salve Soldier,

A pergunta "vai de que agora" foi que eu entendi pelo Niva ser monobloco vc gter paradado de usar em trilhas para não empenar... Então: Faz trilha de que?

Ah tá! :mrgreen:... na verdade eu nunca fui de fazer muita trilha... gosto mais de barro do que de erosões :rolleyes:... e pra isso tem o Puma do lado de casa... :dance:

Fiz uma ou outra principalmente pra conhecer pessoalmente os amigos virtuais e testar as habilidades e os limites do querido russinho :grin: (deixa o Gil ouvir - ou ler - essa história de "limites" que eu tô danado :putz:)... gosto muito mais de curtir um trajeto que me ofereça paisagens, cavernas, cachoeiras e amigos... além de gastronomia, que saco vazio não para em pé... :mrgreen:

Show sobre Paraty! Vi que vc já arrumos um passeio por lá. Quero estar na próxima (tb pode ser sub, sou mergulhador habilitado!) e se puder ajudar, tenho irmão jovem por lá e filha adolescente tumen

Muito bom :palmas: ... Trindade é pro verão... me passa um e-mail depois "pra modi a genti tê um dedin di proza"

Prieto 4x4
13/10/2008, 09:24
Ah tá! :mrgreen:... na verdade eu nunca fui de fazer muita trilha... gosto mais de barro do que de erosões :rolleyes:... e pra isso tem o Puma do lado de casa... :dance:

Fiz uma ou outra principalmente pra conhecer pessoalmente os amigos virtuais e testar as habilidades e os limites do querido russinho :grin: (deixa o Gil ouvir - ou ler - essa história de "limites" que eu tô danado :putz:)... gosto muito mais de curtir um trajeto que me ofereça paisagens, cavernas, cachoeiras e amigos... além de gastronomia, que saco vazio não para em pé... :mrgreen:

Muito bom :palmas: ... Trindade é pro verão... me passa um e-mail depois "pra modi a genti tê um dedin di proza"

Num sei não.....:pensativo::pensativo::pensativo:

São Thomé das Letras...Visconde de Mauá....Trindade....

Este Soldier deve ser "bicho grilo", e ainda está vivendo a "Era de Aquarios".

:grin::grin::grin:

Otávio Luiz
13/10/2008, 09:37

Trilha leve, média e pesada é uma classificação subjetiva, o que para um é uma trilha pesada para outro pode ser média ou leve.
O que define cada uma é a dificuldade em transpor os obstáculos, então uma trilha pesada é aquela (na minha opinião) onde usa-se o guincho em sua quase totalidade, o risco de quebra é grande e só passa jipe ultra preparado (e passa arrastado/atolado até os faróis).
Até porque para um jipe original uma trilha pode ser pesada, já para um jipe preparado vira passeio...:concordo:
Tem até um tópico no fórum sobre essa classificação.

Soldier
13/10/2008, 09:55

KKKKK :mrgreen:... já faz quase 10 anos que estamos na era de Aquarius... agora, Rippie... :discordo: sô não... tomo banho todo dia e a única coisa que faz fumaça e eu gosto, é o Niva... não gosto nem de cigarro... :mrgreen:

Sou no máximo um naturalista... ;) e olhe lá!

Soldier
13/10/2008, 09:56
Trilha leve, média e pesada é uma classificação subjetiva... O que define cada uma é a dificuldade em transpor os obstáculos...

Mais um ponto pro Otávio :palmas:... sua definição é perfeita.

Paraty
13/10/2008, 10:12

Tá na mão!

anota ai: marciogiudice@gmail.com

já botei a chaleira na chama do fogo!

Girti
13/10/2008, 13:01

Só agora que você percebeu isto? As próximas viagens dele serão para Jericoacoara, Alto Paraíso e Arembepe! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

ANDRÉ CORRETOR
18/10/2008, 21:53
COMPREI MEU NIVA VERDE HÁ 01 MÊS. SABE COMO? OLHEI POR FORA E FUDEU FOI PAIXÃO. SÓ LIGUEI O MOTOR DEPOIS QUE PAGUEI E NÃO ME ARREPENDO.:dance::dance::palmas::palmas: VEJAM!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=46539

Paraty
18/10/2008, 22:42
COMPREI MEU NIVA VERDE HÁ 01 MÊS. SABE COMO? OLHEI POR FORA E FUDEU FOI PAIXÃO. SÓ LIGUEI O MOTOR DEPOIS QUE PAGUEI E NÃO ME ARREPENDO.:dance::dance::palmas::palmas: VEJAM!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=46539

Salve Corretor acelerado... Pagou 7.500?:roll:

Paraty
18/10/2008, 22:50
Amigões,

Sobre esta questão objetiva de ser ou não um bom negócio, pergunto: Comparando um Niva com AR e direção, que são os itens mais importantes nos Suzuki sobre os Nivas, este ainda perderiam terreno em comodidades para os Japas?

Tipo: Por que dizem que o Niva quebra/dá muito defeito?

Obrigado amigos
(dizem quando a gente está em dúvida do primeiro 4x4 frequentar as reuniões dos Jipes clubes da região, mas como só fui à uma que tenha comparecido alguém, pesco aqui as informações ok!)

JuniorScartezini
19/10/2008, 02:02
Amigo Paraty, ainda com pesquisando? Faz bem parceiro, vou lhe dizer minhas impressões sobre o Russo.
A vantagem que ele tem em relação aos demais acredito que é o fato de você poder deixá-lo a sua cara, você pode personalizar o painel, a grade frontal, os bancos, motor, direção, enfim, tudo, como você já deve ter visto no site do Cassiano, por isso que apelidaram o niva dele de Ex-Niva.
Dê uma olhada no meu blog também, quanto ao conforto interno eu coloquei bancos confortiline da VW, ficou muito confortável, motor vc tem uma gama de opções, onde poderá integrar Ar condicionado, direção Hidráulica, ou seja deixá-lo a sua cara.
Com isso tudo você inevitávelmente apaixonará por ele, já outros veículos onde as adaptações são mínimas ou nenhuma como poderá criar tal vínculo?
Por isso a paixão, está no fato de futricar sem medo.
Cara se eu pudesse elencaria milhões de motivos para comprar um niva.
Desde já, pelo seu espirito curioso tenho certeza que dará um bom camarada do niva.
Seja bem vindo antecipadamente!!!!
Abraços

Paraty
19/10/2008, 19:47
Amigo Paraty, ainda com pesquisando? Faz bem parceiro, vou lhe dizer minhas impressões sobre o Russo.
A vantagem que ele tem em relação aos demais acredito que é o fato de você poder deixá-lo a sua cara, você pode personalizar o painel, a grade frontal, os bancos, motor, direção, enfim, tudo, como você já deve ter visto no site do Cassiano, por isso que apelidaram o niva dele de Ex-Niva.
Dê uma olhada no meu blog também, quanto ao conforto interno eu coloquei bancos confortiline da VW, ficou muito confortável, motor vc tem uma gama de opções, onde poderá integrar Ar condicionado, direção Hidráulica, ou seja deixá-lo a sua cara.
Com isso tudo você inevitávelmente apaixonará por ele, já outros veículos onde as adaptações são mínimas ou nenhuma como poderá criar tal vínculo?
Por isso a paixão, está no fato de futricar sem medo.
Cara se eu pudesse elencaria milhões de motivos para comprar um niva.
Desde já, pelo seu espirito curioso tenho certeza que dará um bom camarada do niva.
Seja bem vindo antecipadamente!!!!
Abraços
Junior... palavras super bacanas amigo... Fiquei feliz!!!

E te peço, elanca ai sim, por favor, estes bons motivos; vou gostar muito de lÊr cada um!

Junior, a estética do Niva me seduz completamente E A MUITO; e explico: aprendi a dirigir em um 147; meu primeiro carro foi um... 147! Isso numa época Junior, em que os Fuscas eram os Bam-bam-bans da estória, quando os Fiats eram considerados (mesmo com seus motores mais silenciosos, maior espaço interno, visibilidade, instrumentos no painel, acabamentos... Enfim: a porra toda do Conjunto da Fiat era muito melhor -menos no sentido da manutenção claro, mas é como se hoje vc comparar a manutenção de um 4x4 com um Mil; mesmissima estória!) então as pessoas caiam de pau... Mas putz Junior, o design do Niva é o meu 147 maior, mais alto, mais imponente, mais robusto, 4x4... Pô, sou totalmente Niva, ainda mais com esse bagageiro que colocaram!!!!

Mas...

Amizade, li muita coisa, e fiquei impressionado por até hoje, pessoas postando a 3 ou mais anos, ninguém ter desenvolvido/encontrado o kit do AR compatível, funcional, e a um custo que faça sentido Junior. (o mais fácil, acredito, tenha sido sugerido pelo kamarada Bacalhau, mas ninguém deu um reply positivo...).Confesso que nos meus 42 anos de idade e as responsabilidades que a idade impõe ou traz, fiquei, muito preoucupado com essa ausência sim sabe Junior. Calôr é phodia!!! Eu tô fora, nem pelo meu kamaradinha Niva!!!! (vou ficar achando ela linda, o maior barato mais ruim de cama pra kct! (Ah, tô no meu quarto casório... he,he,he!)

Outra, e esta a ficha caiu hoje na verdade: Por que todo proprietário diz que o Niva quebra muito amizade, quebra mesmo???

Essa me preoucupa tb!

Afora estas questões,mas considerando meu carinho pelo carro, assim como os amigos como o Flugêncio, o Baré ou o Kabahal que tive o prazer ( prazer mesmo, me pareceram pessoas muito legais, pessoas que vc dá seu telefone de casa com prazer sabe Junior) então, mesmo que opte por outro 4x4, (o que acho dificl de acontecer, pois para a trilha, a não ser um MILAGRE, nada vai ser capaz de supera o custo beneficio desse, kamarada, mas, se... Pretendo sinceramente, se deixarem, estar junto de cada encontro, cada saída, mesmo de outro 4x4 e até um AR decente e com preço compativel porque por 3.500 boto um dos cunhados na zona sem pena!!! he,he,eh

Grande abraço e mais uma vez, obrigado pelas palavrae compreensão Junior!!!

JuniorScartezini
19/10/2008, 20:35
Minha esposa sempre fala no 147 da roda grande, heehe
Cara, uma das características mais bacana do niva é a personalização, ou seja, você quando comprar ira fazer com que ele fique do seu jeito, se é fã de Ar mando colocar, vai numa loja especializada e instale, com certeza o pessoal da empresa saberá como, se o motor do niva for adaptado pode ficar até mais prático.
Pra você ter uma idéia tem gente que coloca os difusores de ar do Celta, então, você pode modificar todo o painel.
Quanto a quebrar, qual carro não quebra?
O lance do niva depende da manutenção x tipo de utilização, se você manter uma boa manutenção, usar conforme ele esta preparado você não terá problemas, e o custo não é tão alto assim não.
Por exemplo, atualmente uso o meu só em lameiras, barrancos e pequenas erosões, em um ano os gastos que eu tive foram, a troca do elemento do filtro de ar, a troca dos cilindros de embreagem, pastilhas de freio, e só, mas logo logo terei que trocar a cruzeta trazeira, mas isso é natural, o carro tem um bom tempo de uso, 18 anos.
Como não poderia dar manutenção?
Se você usar no dia-a-dia provavelmente terá poucas idas no mecânico, agora se for trilhas provavelmente tera que tornar-se um sócio, brincadeira hehe.
É isso, depende do uso e do cuidado com o russinho.
Boa semana pra vc amigo.

JuniorScartezini
19/10/2008, 20:38
E você já é craque no Niva, daqui uns dias vc já dará aulas sobre ele, olha quanto tempo ja tem de integrante do Forum!!!
Eu sou um novato perto de você!!!
Hehehe, abraços

Paraty
19/10/2008, 21:22
Minha esposa sempre fala no 147 da roda grande, heehe
Cara, uma das características mais bacana do niva é a personalização, ou seja, você quando comprar ira fazer com que ele fique do seu jeito, se é fã de Ar mando colocar, vai numa loja especializada e instale, com certeza o pessoal da empresa saberá como, se o motor do niva for adaptado pode ficar até mais prático.
Pra você ter uma idéia tem gente que coloca os difusores de ar do Celta, então, você pode modificar todo o painel.
Quanto a quebrar, qual carro não quebra?
O lance do niva depende da manutenção x tipo de utilização, se você manter uma boa manutenção, usar conforme ele esta preparado você não terá problemas, e o custo não é tão alto assim não.
Por exemplo, atualmente uso o meu só em lameiras, barrancos e pequenas erosões, em um ano os gastos que eu tive foram, a troca do elemento do filtro de ar, a troca dos cilindros de embreagem, pastilhas de freio, e só, mas logo logo terei que trocar a cruzeta trazeira, mas isso é natural, o carro tem um bom tempo de uso, 18 anos.
Como não poderia dar manutenção?
Se você usar no dia-a-dia provavelmente terá poucas idas no mecânico, agora se for trilhas provavelmente tera que tornar-se um sócio, brincadeira hehe.
É isso, depende do uso e do cuidado com o russinho.
Boa semana pra vc amigo.
Junior,

Essa idéia do Difusor de Ar do celta é uma á ser vista...

Sobre instalar o AR é ai que a cobra fuma... 3.500 latinhas foge ao bom-senso né...

A patro gostava tb do 147 é? Já sou partidário da patroa ai amigão!

No mais concordo plenamente com vc, é personalização total; isso é muito interessante para um carro que se pretende, fique na familia! O meu uso seria para as trihlas e passeios só na cidade tb Junior, mas para isso: AR!

Vou estar curtindo seu Blog e comentando aqui tb ok!

Grande abraço amizade!

Ah, o que vc personalizou no de vcs está no Blog certo?

JuniorScartezini
19/10/2008, 21:33
Por enquanto faltam os bancos, mas tenho outros projetos. Como instalar suportes de Pá e Machado nas laterais, sub chassi, melhorar a ventilação, trava e vidros elétricos, GNV, guincho, um painel mais funcional, dentre outros, mas sempre estarei relatando lá.
O que faltou relatar foi a última manutenção onde eu coloquei o cilindro de embreagem superior da F1000 argentina, da marca varga, melhorando ainda mais o sistema de embreagem.
Abraços.

ANDRÉ CORRETOR
19/10/2008, 22:02
Salve Corretor acelerado... Pagou 7.500?:roll:

estava pensando em vender pois estou sem tempo para fazer oq quero nele, uma reforma. desisti de vender e vou enfrentar a empreitada.

Paraty
19/10/2008, 22:22
estava pensando em vender pois estou sem tempo para fazer oq quero nele, uma reforma. desisti de vender e vou enfrentar a empreitada.
Parbéns amizade!

Força ai!

Paraty
19/10/2008, 22:23
Por enquanto faltam os bancos, mas tenho outros projetos. Como instalar suportes de Pá e Machado nas laterais, sub chassi, melhorar a ventilação, trava e vidros elétricos, GNV, guincho, um painel mais funcional, dentre outros, mas sempre estarei relatando lá.
O que faltou relatar foi a última manutenção onde eu coloquei o cilindro de embreagem superior da F1000 argentina, da marca varga, melhorando ainda mais o sistema de embreagem.
Abraços.
Mas o blg tá sendo alimentado...?

JuniorScartezini
19/10/2008, 22:29
alimentado como? com novas notícias?
Esta sim, semana passada que eu faltei.
Abraços

fsoaresi
20/10/2008, 00:07
O ar tb é um elemento importante para mim tb... na verdade fundamental por morar no RJ. Vi o post do Bacalhau, e falei com um amigo que teve um com ar, bateu na msm alternativa, Refricentro. Mas, pelo que vi tem que escolher a loja, não é qualquer franquia que sabe fazer.
Está é uma das únicas alterações grandes que pretendo fazer*, além do Kit aerocar, rodas de Vitara e interior de couro. Pensei em trocar o freio, depois de ler alguns post, mas, minha tendência de maner a originalidade do carro aumentou após trocar alguns post com o Gil que é fervoroso defensor da originalidade.
Abs
Ah, tem a grade que gostei coloquei em outro post e não consigo achar, nem o Jossano conseguiu me ajudar nisto. Se alguém souber onde encontrar...http://www.budapestbamako.org/csapatok/LadaNiva02.jpg

Junior... palavras super bacanas amigo... Fiquei feliz!!!

E te peço, elanca ai sim, por favor, estes bons motivos; vou gostar muito de lÊr cada um!

Junior, a estética do Niva me seduz completamente E A MUITO; e explico: aprendi a dirigir em um 147; meu primeiro carro foi um... 147! Isso numa época Junior, em que os Fuscas eram os Bam-bam-bans da estória, quando os Fiats eram considerados (mesmo com seus motores mais silenciosos, maior espaço interno, visibilidade, instrumentos no painel, acabamentos... Enfim: a porra toda do Conjunto da Fiat era muito melhor -menos no sentido da manutenção claro, mas é como se hoje vc comparar a manutenção de um 4x4 com um Mil; mesmissima estória!) então as pessoas caiam de pau... Mas putz Junior, o design do Niva é o meu 147 maior, mais alto, mais imponente, mais robusto, 4x4... Pô, sou totalmente Niva, ainda mais com esse bagageiro que colocaram!!!!

Mas...

Amizade, li muita coisa, e fiquei impressionado por até hoje, pessoas postando a 3 ou mais anos, ninguém ter desenvolvido/encontrado o kit do AR compatível, funcional, e a um custo que faça sentido Junior. (o mais fácil, acredito, tenha sido sugerido pelo kamarada Bacalhau, mas ninguém deu um reply positivo...).Confesso que nos meus 42 anos de idade e as responsabilidades que a idade impõe ou traz, fiquei, muito preoucupado com essa ausência sim sabe Junior. Calôr é phodia!!! Eu tô fora, nem pelo meu kamaradinha Niva!!!! (vou ficar achando ela linda, o maior barato mais ruim de cama pra kct! (Ah, tô no meu quarto casório... he,he,he!)

Outra, e esta a ficha caiu hoje na verdade: Por que todo proprietário diz que o Niva quebra muito amizade, quebra mesmo???

Essa me preoucupa tb!

Afora estas questões,mas considerando meu carinho pelo carro, assim como os amigos como o Flugêncio, o Baré ou o Kabahal que tive o prazer ( prazer mesmo, me pareceram pessoas muito legais, pessoas que vc dá seu telefone de casa com prazer sabe Junior) então, mesmo que opte por outro 4x4, (o que acho dificl de acontecer, pois para a trilha, a não ser um MILAGRE, nada vai ser capaz de supera o custo beneficio desse, kamarada, mas, se... Pretendo sinceramente, se deixarem, estar junto de cada encontro, cada saída, mesmo de outro 4x4 e até um AR decente e com preço compativel porque por 3.500 boto um dos cunhados na zona sem pena!!! he,he,eh

Grande abraço e mais uma vez, obrigado pelas palavrae compreensão Junior!!!

Paraty
20/10/2008, 11:25
Pois é Soares...

Mas 3.500latas eu acho surreal!!!

Acho que um bom profissional da área, com muito conhecimento e paixão pelo seu oficio, pode montar um por um preço bem inferior à esse...

O Niva tá me escapando por esse entrave! Tem um amigo que me ofereceu um, mas acho que o dele está com muitas e muitas alterações e eu não sei se é isso que estou procurando...

Mas vamos ver (mais de perto)...

Abraços

JuniorScartezini
20/10/2008, 12:00
Pois é Soares...

Mas 3.500latas eu acho surreal!!!

Acho que um bom profissional da área, com muito conhecimento e paixão pelo seu oficio, pode montar um por um preço bem inferior à esse...

O Niva tá me escapando por esse entrave! Tem um amigo que me ofereceu um, mas acho que o dele está com muitas e muitas alterações e eu não sei se é isso que estou procurando...

Mas vamos ver (mais de perto)...

Abraços
Sô, deixar de ter um niva por conta do ar condicionado é fodis, sei que pra vosmicê é importante, mas sei lá, qualquer adaptação que você for fazer nele terá um custo, e se você quer tanto um ar poxa, não sei qual é a profundidade de seu bolso, mas pense bem, compre o Bruto e com o tempo instala o tal aire.
Semana passada eu ví um niva com teto solar, tem base?
Gosto é igual *.
É isso.
Abraços

Paraty
20/10/2008, 12:19
Sô, deixar de ter um niva por conta do ar condicionado é fodis, sei que pra vosmicê é importante, mas sei lá, qualquer adaptação que você for fazer nele terá um custo, e se você quer tanto um ar poxa, não sei qual é a profundidade de seu bolso, mas pense bem, compre o Bruto e com o tempo instala o tal aire.
Gosto é igual *.
É isso.
Abraços
Junior,
Na verdade não é só o AR fresco... É que sem Ele, vc tem que andar de vidros abertos ai: Barulho ensurdecedor quando para ou passa um Mercedes do teu lado (busão mesmo!), pedinte em cada sinal (no Rio é phodia; e os caras não se cansam, insistem até o sinal abrir... Putz, isso em cada esquina...! E depois a fumacinha da poluição na cara, pelo vidro aberto, vixe Maria, ninguém que eu conheça, mereçe!)

Junior querido, acredite, AR-Cond. é coisa séria a se pensar! E como conforto, depois que vc anda, nunca mais vc quer outra vida!

Temos que ser fortes, Niva nem mulher nenhuma merece nosso amor quando perde a noção Junior!!!

KKKKK

Ah, e quando postar mais material no Blorgh avisa!

Gostei da cor pra caramba do seu!

Marelo manga?

Paraty
20/10/2008, 12:25
Gosto é igual *.
É isso.
Abraços
Ah, pra instalar um Teto, pedi orçamento em uma loja especializada em SP, chamada Os Malas - isso mesmo!

Só 1.350,00...

Soma daqui e dali, tá mais karo que um outro com projeto mais moderno (tipo Injeção sabe...)

Ha que refletir muito Junião, senão vai ficar aquela dor de corno irreparavel!

JuniorScartezini
20/10/2008, 12:57
Coloquei uma novidade lá hoje.
Meu carro do dia-a-dia tem, só uso em viagens, minha patroa gosta, estou acostumado com carro veio, nada de ar na minha TL. Acho que tenho ferrugem no sangue.
Eu não gosto de usar o AR, e tem mais, eu fico muito agoniado em ambiente fechado, por isso não sou fã de fechar o vidro.
Se eu fosse fazer algo nesse sentido seria mais uma DH que um AR, entendo a sua situação, é semelhante em grandes centros urbanos, já estive aí no RJ e sei como é que é, acredito que o pessoal de BH sofre muito também, lá é fodis tbm.
Abraços

JuniorScartezini
20/10/2008, 13:02
Sô, eu não sou muito fã dessas modernidades não, prefiro o motor original, o quebra-vento, o ventilador que não ventila, a folga na direção original, e outras bizarrices, a única coisa no interior que eu mudei ate hoje foram os bancos, e só.
Alterações que tenho vontade, trocar a fechadura pela do uno 4 portas, pra facilitar o fechamento e a trava elétrica pra integrar à um alarme, que é um projeto mas sem previsão de ocorrer, embora eu tenha as travas aqui em minha casa.
Abraços

Paraty
20/10/2008, 13:30
Eu vi um com vidro elétrico e alarme Positron. Ficou bom e sobe sozinho, vc não usa mais a chave. Comôdo!

Vou passar lá pra ver as novidades!

Pois é, em cidade pequena é até legal, vc fala com um com outro, nem liga o AR mesmo, mas a poluição sonora é uma das coisas mais chatas né...

JuniorScartezini
20/10/2008, 13:39
Uai sô, cidade pequena é bão demais da conta, mas eu moro em Brasília, e aqui criou-se a politica do "não dê esmola dê cidadania" com isso diminuiu muito os pedintes, o maior problema seria a poluição, sonora ou do ar, mas fazer o quê?
Quanto à trava, vidro e alarme é o trem mais fácil de se fazer, e barato diga-se de passagem.
Abraços

Otávio Luiz
20/10/2008, 13:39
Paraty, pelo perfil que você tem demonstrado acredito que o Niva não irá satisfazer todas as suas necessidades...:-?
Você quer um conforto que o Niva não irá te dar, mesmo com ar e direção. Não esqueça que o Niva é um carro velho, com freio meia boca, motor fraquinho, certas peças difíceis de achar (principalmente acabamentos), banco ruim, cheira a gasolina, etc... Niva é um carro tosco, ou um jipe +/- confortável...:mrgreen:
Acho que o melhor seria um Vitara, ou se o cascalho deixar a Cherokee.
Boa sorte!!!

Flugêncio
20/10/2008, 14:14
Paraty, pelo perfil que você tem demonstrado acredito que o Niva não irá satisfazer todas as suas necessidades...:-?
Você quer um conforto que o Niva não irá te dar, mesmo com ar e direção. Não esqueça que o Niva é um carro velho, com freio meia boca, motor fraquinho, certas peças difíceis de achar (principalmente acabamentos), banco ruim, cheira a gasolina, etc... Niva é um carro tosco, ou um jipe +/- confortável...:mrgreen:
Boa sorte!!!

Otávio,
Concordo com vc,

Girti
20/10/2008, 14:25
Boa sorte!!!

Ando acompanhando as mensagens do Paraty neste e em outros foruns, como o da Susuki, e estou com a mesma impressão.

Márcio, eu estou entendendo que você gosta do jeitão do Niva, mas não de algumas de suas "qualidades" (que os outros, com inveja, chamam de defeitos :-D), como a ausência de direção hidráulica e ar condicionado, o motor relativamente fraco, etc... Também estou entendendo que você imagina comprar um Niva e dotá-lo de diversas melhorias, de modo a minimizar e/ou eliminar estas "qualidade". Acho que você irá sair frustrado de uma empreitada como esta, o Niva deve ser aceito como é, a maioria das adaptações acaba virando "adaptraição", e o dinheiro, muitas vezes, é jogado fora. Deste modo, concordo com o Otávio, acredito que você ficaria mais satisfeito com um outro 4x4, talvez um dos sugeridos pelo Otávio, talvez outro, mas não com o Niva que, repito, acredito que iria desapontá-lo.

Caso você, mesmo assim, queira comprar um Niva, recomendo que compre um o mais novo possível (de 95 para a frente), e muito bem conservado. Esqueça a idéia de comprar um detonado para reformar, é dor-de-cabeça garantida, serve para quem pouca grana, bons conhecimentos de mecânica e tempo e habilidade para botar a mão na massa e tentar endireitar o carro.

Tenho um amigo que está vendendo o seu Niva 99 cor "Fanta Uva". O carro está muito bem conservado, e pouco rodado (deve estar com uns 70.000 Km), o preço não é barato, ele está pedindo, se não me engano, R$24.000. Mas vai achar um 4x4 mod. 99 por este preço...

Paraty
20/10/2008, 14:52
Ando acompanhando as mensagens do Paraty neste e em outros foruns, como o da Susuki, e estou com a mesma impressão.

Márcio, eu estou entendendo que você gosta do jeitão do Niva, mas não de algumas de suas "qualidades" (que os outros, com inveja, chamam de defeitos :-D), como a ausência de direção hidráulica e ar condicionado, o motor relativamente fraco, etc... Também estou entendendo que você imagina comprar um Niva e dotá-lo de diversas melhorias, de modo a minimizar e/ou eliminar estas "qualidade". Acho que você irá sair frustrado de uma empreitada como esta, o Niva deve ser aceito como é, a maioria das adaptações acaba virando "adaptraição", e o dinheiro, muitas vezes, é jogado fora. Deste modo, concordo com o Otávio, acredito que você ficaria mais satisfeito com um outro 4x4, talvez um dos sugeridos pelo Otávio, talvez outro, mas não com o Niva que, repito, acredito que iria desapontá-lo.

Caso você, mesmo assim, queira comprar um Niva, recomendo que compre um o mais novo possível (de 95 para a frente), e muito bem conservado. Esqueça a idéia de comprar um detonado para reformar, é dor-de-cabeça garantida, serve para quem pouca grana, bons conhecimentos de mecânica e tempo e habilidade para botar a mão na massa e tentar endireitar o carro.

Tenho um amigo que está vendendo o seu Niva 99 cor "Fanta Uva". O carro está muito bem conservado, e pouco rodado (deve estar com uns 70.000 Km), o preço não é barato, ele está pedindo, se não me engano, R$24.000. Mas vai achar um 4x4 mod. 99 por este preço...
Obrigado gente!

Vcs acho que me compreenderam melhor do que eu mesmo...

Vou pensar nessa estória sem afobação por estes dias... Mas pode ser isso sim Gil, gosto muito da aparência do carro, mas de repente ainda não me dei conta das limitações reais dele... Será que eu atou me enganando mesmo? Otávio, eu não sei se teria coragem em fazer uns passeios pelo mato com a Cherokee... Haja coragem né? Até vc Flugêncio?

He,he Agradeço mesmo a honestidade dos amigos!!!

Gil, mas um mais novo traria outras melhorias no conforto?

JuniorScartezini
20/10/2008, 14:56
Falaram o que eu não tive coragem de dizer, mas torço pra você ficar e ser feliz com o russinho!
Abraços amigo

Girti
20/10/2008, 15:09
Obrigado gente!

Vcs acho que me compreenderam melhor do que eu mesmo...

Vou pensar nessa estória sem afobação por estes dias... Mas pode ser isso sim Gil, gosto muito da aparência do carro, mas de repente ainda não me dei conta das limitações reais dele... Será que eu atou me enganando mesmo? Otávio, eu não sei se teria coragem em fazer uns passeios pelo mato com a Cherokee... Haja coragem né? Até vc Flugêncio?

He,he Agradeço mesmo a honestidade dos amigos!!!

Gil, mas um mais novo traria outras melhorias no conforto?

Sem dúvida, o simples fato de ser mais novo já representa menos ruídos estranhos. Os modelos pós-95 têm algumas melhorias, simples porém significativas. Assim, o painel, embora de gosto discutível, é mais eficiente, o tampão no porta-malas ajuda a esconder os objetos, o servofreio é mais eficiente, a redução dos diferenciais é maior, propiciando maior torque e conforto ao dirigir, os bancos dianteiros, embora ainda de qualidade apenas razoável, são pantográficos e mais anatômicos.
Os modelos 98 e 99 vieram equipados com um motor 1.7 com injeção eletrônica monoponto, mais potente e econômico que o motor 1.6 carburado.

Entretanto, com todas estas melhorias, ele continua sendo um veículo espartano, pois é esta a sua proposta, ou seja, um 4x4 eficiente mas barato, onde o conforto é apenas razoável (exceto a suspensão, mais macia do que a de muitos 4x4 mais caros e luxuosos.)

Flugêncio
20/10/2008, 15:13
Até vc Flugêncio?

Paraty,
Imagine! até eu.
Observei bastante o seu perfil e tb concordo com os camaradas, estava pra lhe falar pessoalmente isto, aproveitei a oportunidade.
Aquele Niva sabe? não iria lhe sastifazer.

Soldier
20/10/2008, 15:20
...Entretanto, com todas estas melhorias, ele continua sendo um veículo espartano, pois é esta a sua proposta, ou seja, um 4x4 eficiente mas barato, onde o conforto é apenas razoável (exceto a suspensão, mais macia do que a de muitos 4x4 mais caros e luxuosos.)

X2

Boa sorte!!!

Sei que vou "chover no molhado" mas tenho que fazer coro com o pessoal... pra quem se preocupa com "comodidade", "conforto" e "poluição sonora"... o Niva :discordo: não é o ideal... :rolleyes:

Melhor um "Xuxuqui" :mrgreen:

JuniorScartezini
20/10/2008, 15:25
X2

Sei que vou "chover no molhado" mas tenho que fazer coro com o pessoal... pra quem se preocupa com "comodidade", "conforto" e "poluição sonora"... o Niva :discordo: não é o ideal... :rolleyes:

Melhor um "Xuxuqui" :mrgreen:
Caracas Soldier, já pensou ele com um 90/91 com o isolamento termo-acústico todo deteriorado, escapamento furado, sem aquele feltro que segura um pouco do barulho que passa pela entrada das alavancas. Imagine, como ele vai fazer?
Só com um tampão de ouvido?
Ia ser ilário. Hehehe
Perco o amigo mas não perco a piada.
É mais fácil escutar os próprios barulhos do que os de fora, vai preferir manter os vidros abertos.
Abraços

Paraty
20/10/2008, 15:26
Falaram o que eu não tive coragem de dizer, mas torço pra você ficar e ser feliz com o russinho!
Abraços amigo
Karaka Junião!!!

Até tú ai em Brasilia...

Tô me sentindo O Marido!

Último a saber total!!!

JuniorScartezini
20/10/2008, 15:31
Karaka Junião!!!

Até tú ai em Brasilia...

Tô me sentindo O Marido!

Último a saber total!!!
Que isso amigo, é para o seu bem, mas acredito que se vc abrir mão dessas frescuras (ui), você vai gostar. hehe
Dono de niva é bixo bruto, unha suja, surdo por conta do barulho, tacanho e outras qualidades, sem espaço pra frescura. hehehehe
Certo Gil, Soldier, Flugêncio??
Abraços

Paraty
20/10/2008, 15:31
Paraty,
Imagine! até eu.
Observei bastante o seu perfil e tb concordo com os camaradas, estava pra lhe falar pessoalmente isto, aproveitei a oportunidade.
Aquele Niva sabe? não iria lhe sastifazer.
Flu, e vc chegou até o encontro ou só foi até Resende mesmo?

Amigos, ainda não consegui ver uma foto desta turma...

Tô impaciente!!

Eu quase fui de camionete mesmo, mas achei que ia ficar maus sem 4x4, mas depois li que tinha outra por lá né...

Paraty
20/10/2008, 15:32
Que isso amigo, é para o seu bem, mas acredito que se vc abrir mão dessas frescuras (ui), você vai gostar. hehe
Dono de niva é bixo bruto, unha suja, surdo por conta do barulho, tacanho e outras qualidades, sem espaço pra frescura. hehehehe
Abraços
KKKKKKkkkkkkk

Muito bom Junior!!!

JuniorScartezini
20/10/2008, 15:34
Deixa o conforto para a S10.

Flugêncio
20/10/2008, 15:36
Flu, e vc chegou até o encontro ou só foi até Resende mesmo?

Amigos, ainda não consegui ver uma foto desta turma...

Tô impaciente!!

Eu quase fui de camionete mesmo, mas achei que ia ficar maus sem 4x4, mas depois li que tinha outra por lá né...

Conseguí ir ao Encontro, foi muito bom.

Paraty
20/10/2008, 15:54
Sem dúvida, o simples fato de ser mais novo já representa menos ruídos estranhos. Os modelos pós-95 têm algumas melhorias, simples porém significativas. Assim, o painel, embora de gosto discutível, é mais eficiente, o tampão no porta-malas ajuda a esconder os objetos, o servofreio é mais eficiente, a redução dos diferenciais é maior, propiciando maior torque e conforto ao dirigir, os bancos dianteiros, embora ainda de qualidade apenas razoável, são pantográficos e mais anatômicos.
Os modelos 98 e 99 vieram equipados com um motor 1.7 com injeção eletrônica monoponto, mais potente e econômico que o motor 1.6 carburado.

Entretanto, com todas estas melhorias, ele continua sendo um veículo espartano, pois é esta a sua proposta, ou seja, um 4x4 eficiente mas barato, onde o conforto é apenas razoável (exceto a suspensão, mais macia do que a de muitos 4x4 mais caros e luxuosos.)
Entendi Gil!

Estas melhorias nos freios, motor e sendo Injeção, me parece um avanço muito interessante pra quem não é mexanico...

Mas veja que mesmo com o modelo antigo, vc e seus anos de Niva não deu cria a "cabelos brancos e rugas" sinal que o kamarada é bão!

Sobre o preço do kamarada berinjela (tá mais na moda que fanta, he,he) eu acho que equipara aos japas zuzuki... ai vem a estória: levar mais por menos né?! afinal, comunistas são eles, nós somos capitalistas mesmo! he,he

Flu, não tinha visto sua msg...

Por que vc acha que Aquele não vai me satisfazer?

Tô perdidinho mesmo...

Paraty
20/10/2008, 16:19
Deixa o conforto para a S10.
Sobre a S10 eu posso dizer uma coisa...

Ela pode ter menos instrumentos no painel que o Kamarada, ser mais boqueteira de cana do que sei lá (ela é V6), pode ter uma fama menor que a Ranger... Mas Junior, o carro é macio pra caramba!!

Show de bola mesmo! E como os flanelinhas e pessoal do sinal te respeitam... Nunca vi isso; acho que eles pensam que o cara ali dentro é cana, poliça e não pertbam a ordem... Mas pra estacionar tb, é um navio... aff!

Outro dia, precisei ir ao banco em frente a uma delegacia; tinha uma vaga exclusiva da policia, mas como era rápido e um amigo ia ficar no carro, resolvi entrar na vaga... À frente uma kombi detonada, blz, fácil; atráz a lanterna de um Golf zerinho... Na altura exata do para-choque trazeiro... Enquanto eu fui e vim umas oito vezes (eu não pedi pro carona olhar...) eu ficava olhando o retrovizor, tentando adivinhar a hora extar co crec do vidro fo farol do cara, o alarme disparando e se eu ia tomar uma bifa só do dono do carro ou duas... Por estar estacionando em local reservado... Mas mesmo ruim de vaga pra caramba (uma outro amigo, diz que eu não estaciono, eu abandono o carro...), correu tudo bem, e o carro ficou ali, só com a metade do para-choque dianteiro pra fora da vaga! Mas tb não levei porrada nenhuma! he,he

JuniorScartezini
20/10/2008, 16:39
De S10, Blazer, X-Terra, Frontier, L200, eu manjo, mais das da GM, o foda da S10 é a suspensão muito macia, que acaba batendo o quebra-mato no chão quando passa por deformações. Destas que citei gosto mais da X-terra, embora tenha a coluna de direção xexelenta, pra quem tem mais de 1,80m, sofrimento na certa, aí uma boa pedida é a S10 e Blazer, são mais confortáveis.
A X-Terra ganha na terra, como o próprio nome diz.
Mas voltando o assunto, decidiu?
hehehe

Soldier
20/10/2008, 18:14
Caracas Soldier, já pensou ele com um 90/91 com o isolamento termo-acústico todo deteriorado, escapamento furado, sem aquele feltro que segura um pouco do barulho que passa pela entrada das alavancas. Imagine, como ele vai fazer?
Só com um tampão de ouvido? (...)

Além disso o revestimento, como vc bem lembrou, é "TERMO-acustico"... ele impede (pelo menos um pouco) a passagem do calor também... por causa da maioria dos Nivas não ter mais esse revestimento (diferentemente do meu :dance:) é que os Nivas têm fama de "forninhos"... especialmente no RJ :rolleyes:...

Abraços

:stop: Também não é assim... o Gil por exemplo usa base nas unhas, tira pelinho do ouvido, apara sobrancelha, pinta o cabelo de acaju e nunca deixa de passar o creme de pepino no rosto (como ele extrai o creme eu não sei :mrgreen:)... pode procurar aí pelo fórum que ele tem até fama de não ter rugas :rolleyes:... Acho até que ele andou botando botox ... ele na verdade é um "metrossexual" das antigas :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:...

Pra não deixar o Gil sozinho nessa, eu até penteio meu cabelo (ou o que restou dele) quando não estou de chapéu... :mrgreen::mrgreen:

[]s kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!:mrgreen:

PS: Duvido eu sobreviver :shock:

F@bião
20/10/2008, 18:56
Estava fuçando em velhos arquivos e encontrei fotos do Niva que usei muito em trilhas e raids de 96 a 00, dos 25 mil aos 140 mil Km, posso afirmar que o carro era muito bom, hoje ando de cheroca mas sinto saudades do nivinha.

Uma dúvida, o único problema era o diferencial dianteiro, não podia deixar a roda sair do chão que quando volta ia cora e pinhão pro saco (em quatro anos troquei tres), isso ainda ocorre, inventaram alguma modificação? ou será que eu animal mesmo?

Abs,

Girti
20/10/2008, 20:05
Além disso o revestimento, como vc bem lembrou, é "TERMO-acustico"... ele impede (pelo menos um pouco) a passagem do calor também... por causa da maioria dos Nivas não ter mais esse revestimento (diferentemente do meu :dance:) é que os Nivas têm fama de "forninhos"... especialmente no RJ :rolleyes:...

:stop: Também não é assim... o Gil por exemplo usa base nas unhas, tira pelinho do ouvido, apara sobrancelha, pinta o cabelo de acaju e nunca deixa de passar o creme de pepino no rosto (como ele extrai o creme eu não sei :mrgreen:)... pode procurar aí pelo fórum que ele tem até fama de não ter rugas :rolleyes:... Acho até que ele andou botando botox ... ele na verdade é um "metrossexual" das antigas :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:...

Pra não deixar o Gil sozinho nessa, eu até penteio meu cabelo (ou o que restou dele) quando não estou de chapéu... :mrgreen::mrgreen:

[]s kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!:mrgreen:

PS: Duvido eu sobreviver :shock:

Soldier, você já preparou o seu testamento? Sua vida não vale mais nada! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

JuniorScartezini
20/10/2008, 20:11
Sei não, ele disse que vc faz até o contorno e o retorno, :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
huahuahuauaha

JuniorScartezini
20/10/2008, 20:16
O jornal nacional vai falar sobre os nivas, a Inglaterra abriu os arquivos sobre objetos não identificados.

shuther4x4
21/10/2008, 00:02
Estava fuçando em velhos arquivos e encontrei fotos do Niva que usei muito em trilhas e raids de 96 a 00, dos 25 mil aos 140 mil Km, posso afirmar que o carro era muito bom, hoje ando de cheroca mas sinto saudades do nivinha.

Uma dúvida, o único problema era o diferencial dianteiro, não podia deixar a roda sair do chão que quando volta ia cora e pinhão pro saco (em quatro anos troquei tres), isso ainda ocorre, inventaram alguma modificação? ou será que eu animal mesmo?

Abs,

Parabéns pelas fotos.
Sobre o diferencial, geralmente isso ocorre nos que possuem suspensão calçada, ou o cara é animal mesmo:pensativo:. Quem não tem eixo rígido dianteiro acaba passando por alguns desses perrengues.
abraços e boas aventuras com a cheroka!

Paraty
21/10/2008, 21:03
De S10, Blazer, X-Terra, Frontier, L200, eu manjo, mais das da GM, o foda da S10 é a suspensão muito macia, que acaba batendo o quebra-mato no chão quando passa por deformações. Destas que citei gosto mais da X-terra, embora tenha a coluna de direção xexelenta, pra quem tem mais de 1,80m, sofrimento na certa, aí uma boa pedida é a S10 e Blazer, são mais confortáveis.
A X-Terra ganha na terra, como o próprio nome diz.
Mas voltando o assunto, decidiu?
hehehe
He,he Junião, vc é especial amigão!!!

JuniorScartezini
21/10/2008, 21:13
He,he Junião, vc é especial amigão!!!
Valeu cara, mas deixa de frescura, AC não combina com trilhero bruto.
hehehehh
Abraços

Paraty
22/10/2008, 17:25
Valeu cara, mas deixa de frescura, AC não combina com trilhero bruto.
hehehehh
Abraços
Mas cê num presta mermo hein!!!

Vai soprar??

he,he!

Ah, já tô achando teto por 900latas... tá melhorando né, ai já dá pra rodar com os quebra-ventos abertos e um facão de 6 polegadas dentro... vixe!!

Sorte foram as devcs em Brasilia amigo Junior... Conseguiram prender todos os ladrões no congressos e corredores... (pelo menos de terça à quinta, mas ai tb dane-se né, porque eles descem para o litoral...

Aqui, nós é que estamos presos na liberdade da city!!!

JuniorScartezini
22/10/2008, 18:25
Tenho uma solução barata para sua menopausa, com R$ 30,00 ou menos, você instala no painel do seu niva aqueles ventiladores de caminhão MB 1113, na cor azul e cromado, que fica lindiu, solução eficiente e barata.
hehheeheeheh
:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo: :concordo::concordo:
:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Paraty
22/10/2008, 20:09
Tenho uma solução barata para sua menopausa, com R$ 30,00 ou menos, você instala no painel do seu niva aqueles ventiladores de caminhão MB 1113, na cor azul e cromado, que fica lindiu, solução eficiente e barata.
hehheeheeheh
:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo: :concordo::concordo:
:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Junior, não foi essa a idéia que eu mesmo dei? (ou só pensei?)

Mas de toda forma, vc me avisar que estou na menobrochada não trinta latas que pague!

3x aves, 3 giras e 5 micos he,he,he

JuniorScartezini
22/10/2008, 20:37
Menobrochada?
huahuahuahuahu

anacris1000
24/10/2008, 11:48
Fico triste e com inveja de ver vcs. falando do Niva, sou apaixonada pelo meu, ele tem até nome, se chama Nivolino mas vou ter que vendê-lo, não consegui acostumar com o freio, eu o compri há um ano e andei nele umas 5 vezes, em todas elas cada vez que precisava freiar levava um susto, o freio é muito diferente dos outrosa carros, eu freiava de repente e ele não parava, tem que ficar bombando e numa dessas eu levava cada susto que acabei desistindo, enfim ele tá parado há uins 4 meses sem sair de casa, só decorando o quintal e acho que ele merece alguém que cuide melhor dele. Comprei um Kia Sportage, mas ainda olho para o Niva e gosto muito dele, enfim, foi só um desabafo, continuo lendo os tópicos e amando os Nivas

JuniorScartezini
24/10/2008, 12:02
Fico triste e com inveja de ver vcs. falando do Niva, sou apaixonada pelo meu, ele tem até nome, se chama Nivolino mas vou ter que vendê-lo, não consegui acostumar com o freio, eu o compri há um ano e andei nele umas 5 vezes, em todas elas cada vez que precisava freiar levava um susto, o freio é muito diferente dos outrosa carros, eu freiava de repente e ele não parava, tem que ficar bombando e numa dessas eu levava cada susto que acabei desistindo, enfim ele tá parado há uins 4 meses sem sair de casa, só decorando o quintal e acho que ele merece alguém que cuide melhor dele. Comprei um Kia Sportage, mas ainda olho para o Niva e gosto muito dele, enfim, foi só um desabafo, continuo lendo os tópicos e amando os Nivas
Que pena amiga, existem soluções para isso, para o problema do freio, vende não...
Continue conosco de qualquer forma...
Abraços e boa sorte.

Buke
24/10/2008, 12:22
Quem ama não vende... este negócio de freio é só vc recorrer a um bom mecânico.

JuniorScartezini
24/10/2008, 17:40
Cadê o Paraty?
Quando aparece uma oportunidade ele some?
Será que ele desistiu ou já comprou?

fsoaresi
24/10/2008, 23:56
Este é um ponto recorrente nas reclamações de proprietários, o que vcs acham de trocar o freio, tem algum mais indicado, vi que vários fizeram isto com sucesso.
Dentro das minhas prioridades mecanicas, o freio vinha junto com a idéia do Kit aerocar. O resto era maquiagem.

Ana: pelo que vi nos tópicos, o freio é passível de solução, me dá pena vendo alguém abrir mão do NIVA por isto.

Abs

Flugêncio
25/10/2008, 06:49
Este é um ponto recorrente nas reclamações de proprietários, o que vcs acham de trocar o freio, tem algum mais indicado, vi que vários fizeram isto com sucesso.
Dentro das minhas prioridades mecanicas, o freio vinha junto com a idéia do Kit aerocar. O resto era maquiagem.

Ana: pelo que vi nos tópicos, o freio é passível de solução, me dá pena vendo alguém abrir mão do NIVA por isto.

Abs

Aqui no RJ, tenho visto muitos nivas com a adaptação do conjunto hidrovácuo/cilindro mestre do Santana VW.
Um amigo colocou e teve de se adaptar a nova forma de freiar, ficou muito bom.

Marcio Rossetto
25/10/2008, 09:39
Sabe aquela válvula equalizadora de pressão que vai nas lparte de traz e que na verdade deve funcionar uns 6 meses só ,isso quando zerinho o carro ?

Tira ela fora, joga no lixo , que o freio fica uma beleza .

SDS

JuniorScartezini
25/10/2008, 10:00
Interessante, logo que o que eu fiz foi trocar as mangueiras e flexíveis por novas, esgotei todo o fluído e coloquei DOT4, inclusive a troca de pastilhas e lonas, regulei os freio dianteiro e traseiro, regulei o freio de mão, mantive todos os componentes do freio originais, exceto as mangueiras.
Freia bem, só tive problema com meus freios uma só vez, haja garganta e buzina pra gritar "sai da frente, sai da frente":parede::parede::parede:, fiquei totalmente sem freio no meio do trânsito, tive que jogar a viatura no canteiro central e reduzir até parar.:parede::parede::parede::parede:
Agora, ficou ótimo, não é nenhum ABS como o carro da patroa, mas segura bem, sem sustos.:concordo::concordo::concordo:

Acredito que se for feita uma manutenção preventiva periodicamente, como já é recomendado para qualquer veículo, não terá problemas com freios, independente se original ou adaptado.:concordo::concordo::concordo:

Flugêncio, você disse sobre usar o sistema de freio do VW/Santana, não que eu queira fazer essa adaptação, estou satisfeito por enquanto, por enquanto:mrgreen::mrgreen:, com meu freio, você poderia dar uma explanação sobre isso? Funcionalidade x custo x instalação, é possível? :pensativo::pensativo::pensativo:

Amigos, espero que todos tenham um ótimo final de semana repleto de diversões e alegrias!!!:concordo::concordo::concordo::concordo :
Fiquem com Deus. :concordo::concordo::concordo::concordo::concordo:
Muita lama pra vocês:dance::dance::dance::dance:

fsoaresi
25/10/2008, 15:53
Completando a solicitação de mais informação do Jr, qual a adptação de comportamento ele teve depois de trocar o freio pelo VW? O freio fica muito diferente dos outros VW?
Abs

Aqui no RJ, tenho visto muitos nivas com a adaptação do conjunto hidrovácuo/cilindro mestre do Santana VW.
Um amigo colocou e teve de se adaptar a nova forma de freiar, ficou muito bom.

Flugêncio
25/10/2008, 19:25
Completando a solicitação de mais informação do Jr, qual a adptação de comportamento ele teve depois de trocar o freio pelo VW? O freio fica muito diferente dos outros VW?
Abs

O que ele me passou foi que como estava acostumado com a frenagem original do Niva, teve que maneirar o pé, pois por dicersas vezes, parou cantando pneu.
Foi retirado o sistema da valvúla equalizadora. Com o novo conjunto hidrovácuo/cilindro mestre, é necessário inverter a posição do estepe.
Esta adaptação já é ou foi discutida em outros tópicos, acredito que a do santana, seja mais caro que a do Kadet, mas os terminais do tubos de freio são plug in play, o cilindro mestre, tem 4 saídas igual ao do Niva.
Tem que se fazer um no suporte pro novo hidrovácuo de +- 15 cm, e aumentar a haste de acinamento, de preferência fazendo uma regulável.

JuniorScartezini
25/10/2008, 19:52
O que ele me passou foi que como estava acostumado com a frenagem original do Niva, teve que maneirar o pé, pois por dicersas vezes, parou cantando pneu.
Foi retirado o sistema da valvúla equalizadora. Com o novo conjunto hidrovácuo/cilindro mestre, é necessário inverter a posição do estepe.
Esta adaptação já é ou foi discutida em outros tópicos, acredito que a do santana, seja mais caro que a do Kadet, mas os terminais do tubos de freio são plug in play, o cilindro mestre, tem 4 saídas igual ao do Niva.
Tem que se fazer um no suporte pro novo hidrovácuo de +- 15 cm, e aumentar a haste de acinamento, de preferência fazendo uma regulável.

Acho que o Anderson Areal, vulgo Boioluska, fez essa adaptaition:pensativo::pensativo:
Vou perguntar pra ele sobre isso, acredito também que no site do Cassiano fala sobre o freio do kadett.
Abraços e bom domingo.

shuther4x4
25/10/2008, 20:04
Quem ama não vende... este negócio de freio é só vc recorrer a um bom mecânico.

x2:concordo:..........