Conectar

Ver Versão Completa : freio de mão para freio a disco

Edmilson
06/07/2006, 11:03
Olá pessoal! Alguem tem alguma sugestão, tenho um Engesa, que tem freio a disco nas 4 rodas e não tem freio de mão, inclusive não tem nem o local da alavanca no assoalho. O que devo fazer?

Obrigado
Edmilson

humberto
06/07/2006, 11:37
Amigo,

estou no mesmo problema, meu freio trazeiro é o do Kadett, me passaram a ideia de colocar os cabos de freio de mao do Troller , de uma pesquisada pode ser uma ideia, assim que terminar o meu freio te aviso

abs

Luca
06/07/2006, 19:21
... tenho um Engesa, que tem freio a disco nas 4 rodas e não tem freio de mão, inclusive não tem nem o local da alavanca no assoalho. O que devo fazer?...
Olá, Edmilson!
Estou montando o meu Engesa, e tenho o mesmo problema. Mas, meu jipe vai usar caixa de transferência Jeep. Então, tanto posso instalar o velho sistema de panelinha, original dos Jeep´s, quando adaptar um disco de freio+pinça Kadett. As duas soluções, ficam na saída da caixa de transferência. Por enquanto estou inclinado a adotar disco e pinça.
Mas só vou enfrentar este problema, mais prá frente, pois ainda estou montando os conjuntos todos no chassis. Depois virá a adaptação do freio de mão. Haja tempo e paciência.

Abraço

Edmilson
10/07/2006, 16:14
Já resolvi o problema, coloquei uma válvula ao lado do banco do motorista (tipo uma torneira com uma alavanca de abrir e fechar) a valvula e ligada no cano de freio. Para acionar é só pisar no freio e fechar a valvula, com isto ela não deixa retornar o óleo para o burrinho mestre e as rodas ficam travadas. Foi uma solução bem simples e fácil de fazer.

ribon
10/07/2006, 16:26
Edmilson,

Este seu sistema é simples e funcional, mas tem um inconveniente. Quando o fluido de freio esquenta ele dilata, sendo assim... Quando vc usar este sistema após usar o jipe por algum período, o fluido vai estar quente (dilatado), quando o mesmo esfriar ele vai voltar ao normal, podendo fazer com que o freio se solte.

Perante a lei este sistema não é valido como freio de mão (isso para vistoria), a lei fala que o freio de mão tem que ter ligação mecânica.

Para ter ligação mecânica em freio de mão com carros com freio a disco na traseira, é só usar pinça traseira do Kadet, Golf, Tempra e outros carros que originalmente tem freio a disco na traseira.

Para ligar esta pinça a alavanca é fácil, basta usar uma alavanca central (chevett, por exemplo), ou de pé (ranger), a parte do cabo é fácil tb, pois pode usar o cabo original do carro de qual foi tirada as pinças (se usar pinça de Kadet use o cabo do mesmo).

[ ]´s

Edmilson
11/07/2006, 14:59
Vc tem toda razão, mais é que as minhas pinças tras. do meu Engesa não tem lugar para colocar o cabo e teria que troca-las, por isso eu fiz dessa maneira e ficarei atento qdo usar o jipe por algum periodo.

Obrigado pela dica

ribon
11/07/2006, 19:54
Edmilson,

Seu sistema é legal... O importante é saber das limitações dele... Agora que sabe é só tomar cuidado.

[ ]´s

rodrigo camper
12/07/2006, 07:16
Com experiência própria posso dizer o seguinte.
Uso este sistema da Brek diske com pinça de Kadett e cabos de Opala não sei dizer o ano,Más afirmo que e inéficiente para freio estacionário porque não da conta do recado, em uma descida máis ingreme eu tenho que engatar a 1º, certa vez poxei o freio com tanta força que partiu o cabo.Acho que um sistema no cardan como o da Toyota ou Jeep e mais éficas.

Vai fussando ai, depois v/c nós fala como ficou...

slick
15/07/2006, 18:54
Vi em CJ5 um tipo de freio de mão a disco,ficou muito bome funciona, quero ver se ainda faço isto no meu. Isto aqui em Porto Alegre vendem e tb em Tramandai Não sei onde é Fabricado mais em alguma Loja deve nos informar.Sera que não daria para adaptar em um destes modelos Engesa. Um Abraço a Todos espero poder ter ajudado

José Augusto
15/07/2006, 21:22
All, existem kits americanos que se adaptam aos CJ's, estes kits tem um disco para ser adaptado no cardãn um sistema similar a antiga panela no cardãn.

Certa vez, quando havia o encontro no ibirapuera de quintas feiras, vi um CJ preto com este sistema.

Na Rural, instalei 2 sistemas, pinças e panela no cardãn.

No CJ o esquema de panela no cardãn.