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Ver Versão Completa : Carros com design esportivo



cmte_carvalho
05/07/2006, 19:56
Olá amigos!

De vez enquando eu me encontro perguntando a mim mesmo: por que não temos carros com desenho esportivo sendo fabricados no Brasil...?

Posso citar dois automóveis que poderiam ter sido exemplos de sucesso caso tivessem, de fato, sido fabricados em nosso país: Chevrolet Tigra e Fiat Coupé.

Qual a opinião de vocês para essa ausência de mercado? É possível comprar um Gol e incrementar ele colocando aerofólios, rebaixando-o, colocando rodas bonitas, mas ele nunca será um carro com um apelo realmente esportivo...

Será que algum dia teremos um preenchimento dessa lacuna? Ou melhor, será que algum dia este "previlégio" aqui no Brasil não será apenas dos melhores sucedidos, dos políticos, dos traficantes, etc...?


Grande abraço, até!

Joao Baeta
06/07/2006, 12:50
Olá amigos!

De vez enquando eu me encontro perguntando a mim mesmo: por que não temos carros com desenho esportivo sendo fabricados no Brasil...?

Posso citar dois automóveis que poderiam ter sido exemplos de sucesso caso tivessem, de fato, sido fabricados em nosso país: Chevrolet Tigra e Fiat Coupé.

Qual a opinião de vocês para essa ausência de mercado? É possível comprar um Gol e incrementar ele colocando aerofólios, rebaixando-o, colocando rodas bonitas, mas ele nunca será um carro com um apelo realmente esportivo...

Será que algum dia teremos um preenchimento dessa lacuna? Ou melhor, será que algum dia este "previlégio" aqui no Brasil não será apenas dos melhores sucedidos, dos políticos, dos traficantes, etc...?


Grande abraço, até!
:arrow:André...
A ausência de esportivo no BR, pode ser vários motivos... como:
1.Preço alto
2.Seguro
3.Chamativo (ladrão rouba)
4.Tropicalização nos piso brasileiro
5.Pouca aceitação do povo brasileiro
6. Etc...
E por isso que a montadora não montam mais aqui...
Só importados que trazem....
GM Tigra e Fiat Coupé era importados, Nos anos 90
Nacionais esportivos era Kadett GSI...Escort XR3
E hoje fabrica 2 carros espotivos:A3 1.8T e Golf 1.8T
maioria das monatdoras só vende a "roupa especial" Como Astra SS, Meriva, Corsa............................................. ........
É isso aí.............É por tempo...!
Abssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

cmte_carvalho
06/07/2006, 20:39
Fala João!

Companheiro, tenho de discordar de alguns pontos que você citou como motivos:

Preço alto: é possível fazer um carro com desing esportivo sem necessariamente ter um elevado custo. Afinal de contas o preço não é calculado apenas com base no desenho do veículo.

Seguro: como consequência da citada anteriormente, acredito que também não seria problema.

Chamativo: caso se tornasse um veículo "popular", também não ia chamar tanto ladrão assim.

"Tropicalização nos piso brasileiro": Como assim? Não entendi...? Você está dizendo que o Brasil não é um país tropical? WOW!

Pouca aceitação do povo: companheiro, se o povo realmente não aceitasse nós não veríamos por aí tantos tunados como vemos hoje.

Etc...: Hein?


Essa é minha opinião. Até!

Dieselboy
07/07/2006, 13:00
Cmte Carvalho

Se o quesito em pauta abrange apenas o item desenho esportivo pessoalmente acredito que a indústria automobilística nacional está atendendo esta finalidade. Para confirmar este fato basta observar os modelos atuais que cada vez mais adquirem contornos esportivos (saias laterais, vincos, aerofólios, spoilers, painéis de instrumentos com fundo branco, etc), é claro que esta tendência se limita a um nível primário, pois o custo de um incremento mais elaborado com certeza inflacionaria o preço final do veículo em questão.

Concordo que é perfeitamente viável elaborar um carro com design esportivo sem necessariamente ter um elevado custo, contudo creio que você deve convencer disto a indústria nacional, pois uma analise breve dos modelos disponibilizados mostra que bastam modificações insignificantes para que o preço entre um modelo básico e um outro um pouco mais incrementado salte para valores abusivos!!! :evil:

Agora caso esteja se referindo à ausência da fabricação de veículos com apelo que contemplem todos os aspectos esportivos (motorização, chassi, design), com certeza terei que concordar com alguns aspectos apontados pelo João Baeta, ou seja que fatores tais como; preço final ao consumidor, mercado consumidor escasso, alto investimento em vista do baixo retorno, condições de nossas ruas e estradas, exercem influência negativa no sentido de desestimular a indústria nacional a produzir este tipo de automóvel.

Explico:

1) Preço final ao consumidor
Um veículo realmente esportivo (e não apenas “disfarçado” para esta finalidade) é de custo elevado, haja visto que os materiais e a tecnologia empregados em sua produção tem um custo muito mais elevado que os utilizados na fabricação de modelos populares. Itens tais como; motores de cilindrada maior, pneus de alta performance, freios superdimensionados, embreagens especiais, eletrônica embarcada (módulos de injeção eletrônica de combustível, sistema de controle de tração, etc) são dezenas de vezes mais caros do que os modelos standart disponibilizados nos “brinquedinhos” (Gol, Corsa, Palio, Astra, Golf, etc) que estamos cansados de ver todos os dias no trânsito.

2) Mercado consumidor escasso
Se um esportivo de fato fosse hoje produzido no Brasil contrariando todos os aspectos racionais de pesquisa de mercado, o mesmo com certeza “encalharia” nas revendas, não pela falta de vontade de milhões de aficcionados dispostos a levá-lo para suas garagens, mas pela falta de compradores em potencial dispostos a pagar o preço cobrado pela industria. Além do mais o mercado nacional é uma eterna contradição, convertendo o custo de produção do carro para dólar apresenta um dos menores preços de produção no mundo, contudo os impostos em cascata se incumbem em quase dobrar este valor quando o produto chega ao consumidor, tornando-o para o governo um artigo qualificado como item de luxo em termos de consumo. Se isto já reflete negativamente no preço dos ditos veículos “populares” imagine o “estrago” que esta cascata de impostos acarretaria no preço final de um esportivo!!!

3) Alto investimento em vista do baixo retorno
O investimento infra-estrutural demandado para a fabricação de um esportivo com certeza não compensaria o inexpressivo volume de vendas refletido no mercado nacional. A regra-mor que rege o mercado é a lei da oferta e da procura, ora se o mercado consumidor é escasso por que a indústria se interessaria em dispensar centenas de milhões de dólares na produção de um modelo que não traria o retorno financeiro esperado? O Opel Tigra citado por você deriva do Corsa (chassi e algumas outras partes, salvo engano), ou seja se realmente houvesse mercado consumidor no Brasil você acha que a GM nacional não teria investido na nacionalização deste modelo? Se não o fez é porque não havia mercado consumidor.

4) Condições das nossas ruas e estradas
Esta é uma infeliz realidade que os felizardos proprietários de esportivos importados devem enfrentar, imagine você andando em seu esportivo com rodas aro 18 e pneus de perfil baixíssimo nas esburacadas ruas de São Paulo no meio de um trânsito caótico? Andar somente nos finais de semana é uma possibilidade, porém mesmo assim os buracos com certeza ainda estarão nos mesmos lugares e o zigue-zague constante aumentando a chance de uma colisão lateral será um exercício árduo e inevitável.

É claro que há exemplos de “pseudo-esportivos” lançados pela indústria nacional e que de certa forma foram bem aceios pelo mercado consumidor, tais como; Fiat Uno Turbo, Ford Escort XR3, Chevrolet Kadett GSi, VW Gol GTi, entre outros, mas como mencionei anteriormente estes modelos nunca passaram de transformações superficiais limitadas a pequenas alterações no motor, itens de acabamento, acessórios e cores diferenciadas. O único item significativo que diferenciava estes pseudo-esportivos de suas versões originais era o “salgado” preço cobrado pelas fábricas e a pomposa “sopa de letrinhas” que servia de sobrenome ao modelo do carro.

Esta é a triste realidade de nosso mercado nacional, pelo visto nunca tivemos um esportivo nacional de verdade e para ser bem sincero acredito que dificilmente algum dia teremos um modelo destes à nossa disposição.

Jeanilson
07/07/2006, 20:51
Carvalho,


...Chamativo: caso se tornasse um veículo "popular", também não ia chamar tanto ladrão assim...
Discordo contigo :discordo: , pois são justamente os modelos mais vendidos os mais visados pelos ladrões.


..."Tropicalização nos piso brasileiro": Como assim? Não entendi...? Você está dizendo que o Brasil não é um país tropical? WOW!...
Acho que o João estava se referindo à adaptação do projeto (suspensão mais elevada e reforçada do que o "irmão" estrangeiro, por exemplo). :pensativo:

[]'s

Joao Baeta
07/07/2006, 21:09
:arrow: Jeanilson,
Qual quer carro que vem de fora, sofrem "tropicalização" ( Mudança nos suspenções..... adaptação da nossa "gasoalcool"...etc)
Abs

Jeanilson
07/07/2006, 22:49
:arrow: Jeanilson,
Qual quer carro que vem de fora, sofrem "tropicalização" ( Mudança nos suspenções..... adaptação da nossa "gasoalcool"...etc)
Abs

Fala, João!

Sei que qualquer carro importado (pelo menos os que vem por vias oficiais) tem que passar por essas adaptações, também chamada de Tropicalização :concordo: .

O que eu estava tentando explicar para o cmte_carvalho é que no caso de fabricar o carro no país (pelo que entendi essa era a dúvida dele) o projeto do esportivo é que teria de passar pela tropicalização, ou seja, o carro já sairia da nossa linha de montagem com essas diferenças em relação ao fabricado no mundo afora, tal qual como se o mesmo fosse importado para cá já devidamente tropicalizado.

[]'s explicativos.