PDA

Ver Versão Completa : Temporizador do limpador de pára-brisas

Mauricio Rossetto
05/07/2006, 18:05
Amigos, alguém conhece alguma adaptação para substituir o sistema de "ferro de passar roupa" de temporizador do limpador de pára-brisas do Niva? Estou tentando achar um relé que possa substituir o do Niva, mas aqui em Itatiaia.... quem sabe alguém está mais adiantado nisso e possa me ajudar. Se tiverem um esquema também ajuda.

Vasquez
10/07/2006, 23:13
Amigo
Experimente abrir o relê e limpar os contatos com uma lixa super fina e cheque se estão se tocando a rigor... fiz isso e o danado voltou a funcionar que é uma maravilha.

Abraço
vasquez

Rones Jr
11/07/2006, 09:41
O Niva tem baita problema com oxidação dos contatos, meu botão do limpador trazeiro que o diga! O segundo estágio dele que aciona a bombinha vive precisando de uma "lixadinha". Mas se alguém tiver alguma dica de temporizador mais moderno...de tempo programável...aceitamos sugestões!

Cursino
11/07/2006, 16:16
Onde fica esse relê ??
Tenho problemas tb no segundo estagio do ventilador, ele tem rele tb ou é só lixar a chave???

Rones Jr
11/07/2006, 18:27
Bem, no meu caso eu tive que desmontar a chave/interruptor todo.

Cavalcante
12/07/2006, 08:35
All, aquele temporizador é do tempo do onça!!! Uma tranqueira baseada em bi-metal, hora ele esquenta demais e trava aberto, hora de menos e trava fechado. Uma verdadeira desgrama.
Estou fazendo um baseado em PIC, com temporizador pros vidros dianteiro e traseiro e comando pra lavadores, como o dos carros novos (liga o lavador e o limpador dá quatro ou cinco giros).
Quando estiver pronto eu anuncio nos classificados ;).
O bom é que vai servir pra qualquer carro.

braszil
14/07/2006, 04:02
To dentro Brother, Preciso trocar o meu sistema de limpadores pois nao estou satisfeito com o que tenho é o original e ja deu para o gasto. To disposto a trocar tudo o dianteiro e traseiro quem sabe até a coluna de direçao como a sua do Fiat. Te ligarei quando estiver em Sampa Abraços

Cavalcante
14/07/2006, 12:50
Flw. No aguardo!!!

dollis
14/07/2006, 14:41
Hey Cavalcante, seu futriqueiro,

Que dai fica pronta essa engenhoca ?

renepeter
14/07/2006, 23:01
Eu também quero, já está pronto??!?!?

Cavalcante
15/07/2006, 09:42
Calma, calma. O protótipo já está quase pronto. Mais uma ou duas semanas e eu tenho um definitivo. De qualquer forma, a temporada de chuvas começa só em dezembro ;)

Giovani Avila
15/07/2006, 11:44
Depende do lugar Aqui tá chovendo pra caramba Porque foi falar do troço
Agora aguenta

dollis
31/08/2006, 19:55
aqui no Centro Oeste só existem duas estações: O dilúvio e a seca.

O dilúvio já está quase chegando. Geralmente começa em outubro e vai até março, portanto ande logo com essa engenhoca...

shuther4x4
01/09/2006, 12:26
Já se passaram 2 semanas.........

RenatoMachado
17/09/2006, 22:38
Calvacante...vc vai mudar o motorzinho tambem ou seria toda a parte eletrica dele??

E quando fica pronto??

Cavalcante
19/09/2006, 12:08
Calvacante...vc vai mudar o motorzinho tambem ou seria toda a parte eletrica dele??

E quando fica pronto??
ATENÇÃO: O PROTÓTIPO ESTÁ PRONTO E FUNCIONANDO!!!

Funções:

para o para-brisas dianteiro: 3 tipos de funcionamento: temporizado, velocidade 1 e velocidade 2 (para motores que tenham duas velocidades);
para o vidro traseiro: 2 tipos de funcionamento: temporizado e contínuo.
para os lavadores: funcionamento automático - aciona-se o lavador normalmente, o relé liga a bomba d'água, espera 3 segundos, liga o limpador, espera 2 segundos, desliga a bomba, espera 3 segundos e finalmente desliga o limpador, ou volta para o modo em que estava anteriormente (desligado, temporizado, vel 1 ou 2)
para o lavador de faróis: funcionamento por pulsador, uma vez apertado o botão o lavador é acionado por 5 segundos, ou enquanto o botão estiver apertado.
COMPATÍVEL COM QUALQUER MOTOR DE LIMPADOR E QUALQUER BOMBA DE ÁGUA. LOGO, COMPATÍVEL COM QUALQUER CARRO. ATÉ O VELHO CJ PODE TER UM LIMPADOR DESCENTE!!!
FÁCIL LIGAÇÃO: basta entrar com alimentação, entradas de cada uma das chaves e saídas pros motores e bombas
REGULAGEM DO INTERVALO DO FUNCIONAMENTO TEMPORIZADO, INDEPENDENTE PARA OS VIDROS DIANTEIRO E TRASEIRO

Agora estou fechando custos, e acho que até o começo da semana que vem já vou estar com isso pronto, mas acho que vai custar por volta dos R$100,00

Hervé Roberto
19/09/2006, 12:41
Cavalcante,
separa um para mim.

cinhorj
19/09/2006, 19:29
Legal, tô na fila...

Cavalcante
19/09/2006, 20:49
Galera, eu postei uma enquete no fórum geral, pra ter uma idéia da viabilidade comercial do negócio. Está bem movimentado!!! Dois votos, e um deve ser o da minha mulher :) :) :) http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21072

Nivoide
03/12/2006, 12:58
Nao achei o dito cujo...tem uma caixa atras da bateria, mas desmontei e nao é rele, mas um circuito eletronico e tem um componente queimado....:putz:

É esse? Meu niva é 91.

Rones Jr
03/12/2006, 13:38
Galera, eu postei uma enquete no fórum geral, pra ter uma idéia da viabilidade comercial do negócio. Está bem movimentado!!! Dois votos, e um deve ser o da minha mulher :) :) :) http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21072

Eu já votei lah e voto aki....eu quero meu sistem time limpador plus advantage!!!

renepeter
04/12/2006, 00:23
Eu tb quero um, como faço. meu mail é rene.peter@yahoo.com.br

cinhorj
06/12/2006, 17:09
Ainda tô na fila...

Cavalcante
15/01/2007, 21:14
Galera, só mais um tiquito de calma.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=335579

Rones Jr
15/01/2007, 21:14
Galera, o meu temporizador definitivamente foi pro saco. A caixinha chegou a derreter em um ponto...acho que queimou a resistência...ou resistor, quer parece aqueles fusíveis temporizadores de chapas de esquentar pão domésticas. Alguém já trocou? Se eu trocar a resistência ou resistor por um mais fraco...será que o intermitente fica mais rápido? O Cavalcanti que prometeu um power sistem plus advanced...deu notícias do projeto?

Cavalcante
15/01/2007, 21:21
Não adianta por um resistor... Aquela bost@ é um bimetal e a resistência em volta dele é pra aquecer o bicho até que ele dilata, enverga e fecha o contato. Quando fecha, também abre a resistência, que esfria e o termopar abre novamente, ligando a resistência e desligando o limpador, e assim por diante. Esquenta, esfria... É feito pra queimar...

Rones Jr
12/02/2007, 22:05
..tá pronto???

Vasquez
13/02/2007, 00:16
Amigos

O meu estava com esse problema tbm...Esquentava muito pois a placa acabava ficando colada por oxidação dos contatos... A solução é limpar as pontas dos contatos com algum polidor (kaol ou pasta de dente)até que voltem a brilhar... Você verá que eles não mais se colarão e voltarão a funcionar perfeitamente..É um sistema um tanto arcaico mas que com cuidado e alguns truques funciona bem sim.

Espero ter ajudado.

Zilocchi
07/03/2012, 09:16
Pessoal, sou novo aqui mais sempre acompanhei o desembaracado das duvidas. To com um niva tb e o mesmo prblema do temporizador.. Reabrindo o topico, sera que alguem conseguiu solucionar esse problema. Vasquez, andei lendo seus comentarios e vi que se limpa-lo talvez volte a funcionar... Poderia me ajudar a localiza-lo
abraço