Ver Versão Completa : Temporizador do limpador de pára-brisas
Mauricio Rossetto
05/07/2006, 18:05
Amigos, alguém conhece alguma adaptação para substituir o sistema de "ferro de passar roupa" de temporizador do limpador de pára-brisas do Niva? Estou tentando achar um relé que possa substituir o do Niva, mas aqui em Itatiaia.... quem sabe alguém está mais adiantado nisso e possa me ajudar. Se tiverem um esquema também ajuda.
Amigo
Experimente abrir o relê e limpar os contatos com uma lixa super fina e cheque se estão se tocando a rigor... fiz isso e o danado voltou a funcionar que é uma maravilha.
Abraço
vasquez
Rones Jr
11/07/2006, 09:41
O Niva tem baita problema com oxidação dos contatos, meu botão do limpador trazeiro que o diga! O segundo estágio dele que aciona a bombinha vive precisando de uma "lixadinha". Mas se alguém tiver alguma dica de temporizador mais moderno...de tempo programável...aceitamos sugestões!
Onde fica esse relê ??
Tenho problemas tb no segundo estagio do ventilador, ele tem rele tb ou é só lixar a chave???
Rones Jr
11/07/2006, 18:27
Bem, no meu caso eu tive que desmontar a chave/interruptor todo.
Cavalcante
12/07/2006, 08:35
All, aquele temporizador é do tempo do onça!!! Uma tranqueira baseada em bi-metal, hora ele esquenta demais e trava aberto, hora de menos e trava fechado. Uma verdadeira desgrama.
Estou fazendo um baseado em PIC, com temporizador pros vidros dianteiro e traseiro e comando pra lavadores, como o dos carros novos (liga o lavador e o limpador dá quatro ou cinco giros).
Quando estiver pronto eu anuncio nos classificados ;).
O bom é que vai servir pra qualquer carro.
To dentro Brother, Preciso trocar o meu sistema de limpadores pois nao estou satisfeito com o que tenho é o original e ja deu para o gasto. To disposto a trocar tudo o dianteiro e traseiro quem sabe até a coluna de direçao como a sua do Fiat. Te ligarei quando estiver em Sampa Abraços
Cavalcante
14/07/2006, 12:50
Flw. No aguardo!!!
Hey Cavalcante, seu futriqueiro,
Que dai fica pronta essa engenhoca ?
renepeter
14/07/2006, 23:01
Eu também quero, já está pronto??!?!?
Cavalcante
15/07/2006, 09:42
Calma, calma. O protótipo já está quase pronto. Mais uma ou duas semanas e eu tenho um definitivo. De qualquer forma, a temporada de chuvas começa só em dezembro ;)
Giovani Avila
15/07/2006, 11:44
Depende do lugar Aqui tá chovendo pra caramba Porque foi falar do troço
Agora aguenta
aqui no Centro Oeste só existem duas estações: O dilúvio e a seca.
O dilúvio já está quase chegando. Geralmente começa em outubro e vai até março, portanto ande logo com essa engenhoca...
shuther4x4
01/09/2006, 12:26
Já se passaram 2 semanas.........
RenatoMachado
17/09/2006, 22:38
Calvacante...vc vai mudar o motorzinho tambem ou seria toda a parte eletrica dele??
E quando fica pronto??
Cavalcante
19/09/2006, 12:08
Calvacante...vc vai mudar o motorzinho tambem ou seria toda a parte eletrica dele??
E quando fica pronto??
ATENÇÃO: O PROTÓTIPO ESTÁ PRONTO E FUNCIONANDO!!!
Funções:
para o para-brisas dianteiro: 3 tipos de funcionamento: temporizado, velocidade 1 e velocidade 2 (para motores que tenham duas velocidades);
para o vidro traseiro: 2 tipos de funcionamento: temporizado e contínuo.
para os lavadores: funcionamento automático - aciona-se o lavador normalmente, o relé liga a bomba d'água, espera 3 segundos, liga o limpador, espera 2 segundos, desliga a bomba, espera 3 segundos e finalmente desliga o limpador, ou volta para o modo em que estava anteriormente (desligado, temporizado, vel 1 ou 2)
para o lavador de faróis: funcionamento por pulsador, uma vez apertado o botão o lavador é acionado por 5 segundos, ou enquanto o botão estiver apertado.
COMPATÍVEL COM QUALQUER MOTOR DE LIMPADOR E QUALQUER BOMBA DE ÁGUA. LOGO, COMPATÍVEL COM QUALQUER CARRO. ATÉ O VELHO CJ PODE TER UM LIMPADOR DESCENTE!!!
FÁCIL LIGAÇÃO: basta entrar com alimentação, entradas de cada uma das chaves e saídas pros motores e bombas
REGULAGEM DO INTERVALO DO FUNCIONAMENTO TEMPORIZADO, INDEPENDENTE PARA OS VIDROS DIANTEIRO E TRASEIRO
Agora estou fechando custos, e acho que até o começo da semana que vem já vou estar com isso pronto, mas acho que vai custar por volta dos R$100,00
Hervé Roberto
19/09/2006, 12:41
Cavalcante,
separa um para mim.
Cavalcante
19/09/2006, 20:49
Galera, eu postei uma enquete no fórum geral, pra ter uma idéia da viabilidade comercial do negócio. Está bem movimentado!!! Dois votos, e um deve ser o da minha mulher :) :) :) http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21072
Nao achei o dito cujo...tem uma caixa atras da bateria, mas desmontei e nao é rele, mas um circuito eletronico e tem um componente queimado....:putz:
É esse? Meu niva é 91.
Rones Jr
03/12/2006, 13:38
Galera, eu postei uma enquete no fórum geral, pra ter uma idéia da viabilidade comercial do negócio. Está bem movimentado!!! Dois votos, e um deve ser o da minha mulher :) :) :) http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21072
Eu já votei lah e voto aki....eu quero meu sistem time limpador plus advantage!!!
renepeter
04/12/2006, 00:23
Eu tb quero um, como faço. meu mail é rene.peter@yahoo.com.br
Cavalcante
15/01/2007, 21:14
Galera, só mais um tiquito de calma.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=335579
Rones Jr
15/01/2007, 21:14
Galera, o meu temporizador definitivamente foi pro saco. A caixinha chegou a derreter em um ponto...acho que queimou a resistência...ou resistor, quer parece aqueles fusíveis temporizadores de chapas de esquentar pão domésticas. Alguém já trocou? Se eu trocar a resistência ou resistor por um mais fraco...será que o intermitente fica mais rápido? O Cavalcanti que prometeu um power sistem plus advanced...deu notícias do projeto?
Cavalcante
15/01/2007, 21:21
Não adianta por um resistor... Aquela bost@ é um bimetal e a resistência em volta dele é pra aquecer o bicho até que ele dilata, enverga e fecha o contato. Quando fecha, também abre a resistência, que esfria e o termopar abre novamente, ligando a resistência e desligando o limpador, e assim por diante. Esquenta, esfria... É feito pra queimar...
Rones Jr
12/02/2007, 22:05
..tá pronto???
Amigos
O meu estava com esse problema tbm...Esquentava muito pois a placa acabava ficando colada por oxidação dos contatos... A solução é limpar as pontas dos contatos com algum polidor (kaol ou pasta de dente)até que voltem a brilhar... Você verá que eles não mais se colarão e voltarão a funcionar perfeitamente..É um sistema um tanto arcaico mas que com cuidado e alguns truques funciona bem sim.
Espero ter ajudado.
Zilocchi
07/03/2012, 09:16
Pessoal, sou novo aqui mais sempre acompanhei o desembaracado das duvidas. To com um niva tb e o mesmo prblema do temporizador.. Reabrindo o topico, sera que alguem conseguiu solucionar esse problema. Vasquez, andei lendo seus comentarios e vi que se limpa-lo talvez volte a funcionar... Poderia me ajudar a localiza-lo
abraço