Ver Versão Completa : qual motor - duvidas
lucciano amaral
05/07/2006, 15:29
Amigos do forum, to querendo trocar o motor do meu jeep, andei pesquisando no forum mas nao chegeui a uma conclusao, peço ajuda de vc's.
Tenho um cj3b 1953 com motor e cambio originais mas ta rui e nao quero gastar com ele. Pensei em colocar o motor de opala 4cc ou um ap 1.8, lembrando que a grana ta sempre curta.
Vou usao-lo na cidade e em algumas trilhas medias, em igual quantidade.
Entao pergunto?
Coloco motor do opala com cambio original ou coloco motor ap 1.8 com cambio original ou tem quer por pelo menos um clark?
Qual adaptação ficaria mas barata? me ajudem e obrigado
José Augusto
05/07/2006, 15:54
Se a dúvida é entre o GM4cc ou AP1.8, vai de GM4cc, com cambio original mesmo.
O Clark, seria mais um investimento se vc no futuro desejar, um motor com maior torque e potência.
jeeponga
05/07/2006, 16:20
Luciano boa tarde!
Existe uma grande controversia em relaçao a este tópico, eu também já passei por este dilema.
Optei pela mecanica opala 4cc, pois em jeep necessitamos mais torque e em baixa rotaçao, o que nao acontece com a mecanica VW, onde o torque aparece em rotações mais elevadas, porém as duas mecanicas vão bem.
O motor 4 cc da GM se adpata muito bem com o cambio original (3 ou 4 marchas) e de custo final mais baixo.
lucciano amaral
07/07/2006, 09:14
Amigos, Jose Augusto e Jeeponga, valeu pelas dicas, acabei decidindo pelo GM 4cc e vou deixar meu cambio roiginal mesmo de 3 marchas, vou começar a procurar pelo motor e ja vou instalar, obrigado a todos
Inclua na sua lista algum motor injetado....S10 2.2 mpfi por exemplo ! Ou o mosca branda da Ranger P&P no teu câmbio
Alexandre Almeida
10/07/2006, 00:04
Quanto deve valer uma Flange para adaptar o motor de opala 4c no cambio original 3m do 63 ? Estou precisnado, e não tenho a menor ideia de preço. Quanto voces acham justo por uma nova ? e uma usada ?
Vi que existem as de ferro, mas existem outras melhores ?
Abs,
Afonso Carlos
10/07/2006, 00:47
Ok, vai de 6 ou 8 boca, "Quanto maior melhor" hahahaha.
Mas c for de 4 mesmo prefira um injetado.
Abraços.
lucciano amaral
10/07/2006, 08:53
Bom amigos resolvi optar pelo motor do opala 4cc mesmo, por enquanto voiu usar op cambio de 3 marchas original mesmo. Agora vieram outras duvidas. Qual a melhor flange usar? vou ter que comprar aqueles kits caros ou posso mandar um bom torneiro fazer uma, alguem tem as medidas dessa flange? desde ja agradeço a todos
lucciano amaral
13/07/2006, 08:15
Amigos me ajudem agora sobre as flanges, qual usar? seria possivel refurar a capa seca do opaça e adaptar direto? se alguem tiver ai fotos da adaptação passo a passo favor postar pois vai me ajudar muito, galera desde ja valeu, um abraço
Compra na Deeptech mesmo. Adaptação já não é tão simples assim e vc ainda vai querer aprender adaptando ?
Não adianta economizar essas coisas pq cedo ou tarde vai gastar de outra forma. Manter o cambio 3M por exemplo é adiar o dia da troca.
Hoje vc compra uma flange para esse cambio/motor e amanha vai comprar outra flange para o mesmo motor em outro cambio ... é quase certeza !
p.peleje
13/07/2006, 11:48
Compra na Deeptech mesmo. Adaptação já não é tão simples assim e vc ainda vai querer aprender adaptando ?
Não adianta economizar essas coisas pq cedo ou tarde vai gastar de outra forma. Manter o cambio 3M por exemplo é adiar o dia da troca.
Hoje vc compra uma flange para esse cambio/motor e amanha vai comprar outra flange para o mesmo motor em outro cambio ... é quase certeza !
Concordo em número gênero e gráu. Porém acho que a deeptec não faz flange para motor opala x câmbio original, pq se eu entendi bem ele optou pelo GM151 com câmbio willys 3 marchas.
Agora uma coisa é certa, ficar emendando, furando aqui e alí com certeza corre o risco de ficar meia boca e só com a grana que gasta com mecânico e torneiro compra uma flange decente.
Se fosse ele já que optou pelo gm151 já correria atrás de um chevette 5 marchas já eliminaria a flange entre motor e câmbio e ficaria com um câmbio decente e em agosto a flange da deeptec para cambio chevette com tcase willys fica pronta.
Aí sim ficaria com power train confiável e muito barato.
[]s
peleje
lucciano amaral
13/07/2006, 12:27
Ronairy e p.peleje, valeu pelas dicas vou dar uma olhada nas flanges da deepetec, valeu
AllanVictor
14/07/2006, 12:15
Olá amigo,
Estou colocando um motor gm-151 no meu jeep e tbm estou utilizando o cambio 3 m ... Meu mecânico faz a flange por 250 reais ou vc opta tbm por não utilizar a flange e refazer a furação.
Abraços,
Allan
lucciano amaral
14/07/2006, 17:13
Amigo Allan, porque vc optou em usar a flange se existe a possibilidade de refazer a furação, parece ser mais barato e seguro. valeu
Grande Luciano,
Discordo de quem diz que a caixa de jeep não aguenta o opala 4cc, tenho o meu há 11 anos com essa configuração opala 4cc + cambio jeep 3 marchas com 1ª sincronizada, a única coisa que de vez em quando preciso trocar são os anéis sincronizadores, que no câmbio da c10 você também precisa trocar, com certeza o câmbio c10 por exemplo é bem mais resistente, porém o original resolve bem meu problema, sem falar que a manutenção é bem em conta, façzo trilha médias e pesadas com meu jeep e nunca fiquei no prego!
abraços!
lucciano amaral
14/07/2006, 19:49
Entao Joris eu vou colocar o motor de opala com cambio de 3 marchas original, espero que fique bom, pois a grana ta curta e nao da pra colocar outro cambio agora. abraços e valeu
Alguem tem ideia de quanto vai custar a flange de camdio da Deep tec, para acoplar o cambio do chevett 5m no T-case do willys.
Alvaro Pereira
16/07/2006, 09:55
Alguem tem ideia de quanto vai custar a flange de camdio da Deep tec, para acoplar o cambio do chevett 5m no T-case do willys.
Filho eu adiqueri a minha com o dias e me custou R$ 600 latinhas mais 40 latinhas de frete para o rio e guandu ao pessoal falar que a caixa seca do opala cai que nem uma pluma na furação da cx do chevett esta completamente enganado pois e completamente diferente e também precisa de uma flange para se adaptar..
A capa seca que serve como uma luva no cambio de chevete 5m, é a do opala moderno com cambio 5m, só que vc tem de trocar o rolamento porque o do chevete é pequeno. Então vc vai usar motor opala 4cc,capa seca do opala moderno com o rolamento do eixo piloto do opala,cambio chevete 5m,plato, disco,rolamento,garfo da embreagem do opala.No caso da adaptação da capa seca do motor do opala 4cc no cambio 3m willis, quando eu coloquei no meu jeep,só levei num torneiro e refiz a furação para casar com a do cambio 3m, o que eu não gostei foi que o motor ficou muito proximo da parede de fogo, esquentando o pé do condutor.
José Augusto
16/07/2006, 22:28
o que eu não gostei foi que o motor ficou muito proximo da parede de fogo, esquentando o pé do condutor.
lucena, no CJ isto não é opcional, é um acessório que já vem de fábrica ...:twisted: :twisted: :twisted:
Só resolvi quando fiz um Body Lift e mandei um tapeceiro fazer uma forração interna subindo pela parede corta fogo.
[]'s agora podendo dirigir sem queimar os pés e a canela.
Marcos ET
17/07/2006, 01:05
PessoALL, é o seguinte:
Vamos ver se vcs nao cometem os mesmos erros que eu, ao adaptar o motor GM 151 no cambio 3m da willys...
CUIDADO com a distância entre o cambio e o motor... a capa seca dos opala é muito menor que a do jeep, se você optar simplesmente por abrir nova furaçaõ da capa seca, esquece! é literalmente FURADA! o motor vai ficar mto perto da parece corta-fogo (no meu caso, o mexanico teve que mover cambio e t-case uns 5cm pra frente, mudar comprimento de cardans etc...) pra resolver este problema, prefira uma flange entre a capa seca e o cambio, tenta ver no site da metalurgica Enfer (vou acabar pedindo emprego lá.... de tanto que faço propaganda pra estes cabras) veja só: http://www.metalurgicaenfer.com.br/site/produtos/1728.jpg
o site dos caras: http://www.metalurgicaenfer.com.br/
isso resolve outro problema! quando o motor fica mto perto do cambio, tbem fica perto da t-case, e daih o cardan dianteiro BATE NO MOTOR DE ARRANQUE!! pode ser que nem sempre isto ocorra, mas se o motor ficar milímetros mais baixo na adaptação, e se as molas estiverem cansadas... vc vai ver uma risca prateada no cardan dianteiro, e ela será produto de uma usinagem "à força" feita pela carcaça do motor de arranque!
Outra coisa, preste atenção nos pedais, a haste do pedal do freio vai bater na capa seca do motor... entao vc terá que "dobrar" ela um pouco e o seu pedal de freio vai ficar um pouco mais para a esquerda!
Cuidado com a caixa de direçaõ original, pois o escapamento vai bater nela
Cuidado com o cilindro mestre de freio original, pois o escapamento vai esquentar ele...
Quanto ao cambio, nao se preocupe, ele suporta perfeitamente o motor GM, é só nao turbinar ele hehehehehe
Ei galera, alguém aih sabe se tem como colocar injeção eletronica multiponto no GM 151???
[]'s cautelosos
Luciano, ontem eu e o tony fomos dar uma volta de jeep e o motor do danilo abriu a boca.... depois fomos bebe umas no ze do pato, dai saiu o assunto, e cheguei a seguinte conclusão::: se vc quer um jeep p/ possibilidade de um passeio maior, dar uma saida mais longe, coloque o ap, mais economico e bastante robusto, alto rendimento. inclusivel no raid de tres corações eles me contaram que 5 jeep's quebraram o motor e por coincidencia todos eram motor opala 4cil....
lucciano amaral
17/07/2006, 09:17
Edwin, o motor ap vai ficar com um custo muito mais elevado, nao sei o que fazer. depois nos falamos abraços
Marcos ET
17/07/2006, 09:40
Motor de Opala ou VW... todos os dois quebram... depende do pé e da manutençao que cada um dá no motor...
eu particularmente gosto muito do AP, mas acabei instalando o GM no meu jeep, tenho a oportunidade de comparar os dois de uma maneira unica, pois eu saio em meu CJ3A com motor GM e junto sai tbem um CJ3A com motor AP1.8.... ambos a álcool e com cambio 3m original
bom, o motor AP é estupidamente mais economico e, se for pra andar "na manha" nao tem nada melhor. porém, se for pra atravessar alguma coisa mais complicada, TEM que ser esguelado, no limite do giro, senao o motor cai... nao tem torque o bastante pra encarar uma subidona em 2ª marcha por exemplo.... resultado? o cambio do jeep nao foi projetado pra ficar girando tao alto (engrenagens feitas para transmitir força pelo torque e nao pela alta rotação) e por este motivo já ta dando problema com os sincronizadores.... já o motor GM 151 (4cil) faz a mesma coisa que os AP, só que algumas vzs em marcha lenta! vc dá um toque de leve no acelerador e aquele trambolho velho de pesado tira o jeep da encrenca... diferença? onde eu ando de 2ª normal em uma subidona, meu amigo tem que passar a primeira e subir "dando tudo" do motor... adivinha qual dos dois vai durar mais?
desta forma, eu acho que se vc gosta de ver o jeep despejar força (torque, principalmente) sem forçar motor (altas rotações), usar pouco o cambio (meter uma 3ª e ir embora, sem ficar no troca troca)... acho que vc poderia optar por um motor de maior cm³, porém se gosta de economia de combustível, quer um motor leve e resistente, que será usado mais no asfalto do que na trilha (estrada de terra = asfalto pois nao exige do motor) mas que tem que "queimar" embreagem pra poder passar em determinados locais, além de usar muito mais a reduzida.... bom, daih seu motor é o AP
maiores informações podem ser obtidas do antigo e quilométrico tópico sobre estes dois motores!
quanto à adaptação, vc nao tem q usar o kit carérrimo da Deep Tech em nenhum dos casos......
e quanto à minha pergunta: ALGÉM SABE SE EXISTE INJEÇÃO ELETRONICA PARA O MOTOR GM 4CIL ??
no meu caso estou colocando o ap 1.8 e para amenizar um pouco este caso de alta rotação do motor estou fazendo o seguinte:
eu consegui um volante que originou de uma caminhonete pampa c/ motor ap. ele é bem mais pesado que o original, creio que se eu colocar um comando um pouco mais "bravo" terei um motor com torque em uma rotação um pouco mais baixa.
estou colocando o cambio 3 marchas da c10/ dodge.
Edwin, o motor ap vai ficar com um custo muito mais elevado, nao sei o que fazer. depois nos falamos abraços
desculpe a espreção mas cuidado com a "economia na base da porcaria" troque algumas idéias c/ a turma p/ que vc não faça o serviço duas vezes.
creio eu que os dois motores vão muito bem nos jeeps, eu tinha as duas opções escolhi o ap por simples afinidade a ele...
jeeponga
17/07/2006, 16:19
no meu caso estou colocando o ap 1.8 e para amenizar um pouco este caso de alta rotação do motor estou fazendo o seguinte:
eu consegui um volante que originou de uma caminhonete pampa c/ motor ap. ele é bem mais pesado que o original, creio que se eu colocar um comando um pouco mais "bravo" terei um motor com torque em uma rotação um pouco mais baixa.
estou colocando o cambio 3 marchas da c10/ dodge.
Edwint
Se não estou enganado, um comando mais bravo vai aumenar o torque, porém com rotaçao ainda mais elevada que a do comando normal. Ainda acho que os VW sao bons, porém tem que esguelar o motor para conseguir torque. Talvez com um AP 2000 tenha sim mais torque, porém com um AP 1.8 só se for turbo, se não fica fraco.
lucciano amaral
17/07/2006, 19:30
Marcos ET valeu pela aula de motor, rsrsrs ah vou ver a flange da metalurgica que vc indicou, vou optar pelo motor de opala mesmo, acho que vale mais a pena, pois mesmo gastando mais ainda conpença, pois vou rodar mais na terra e trilhas e nao no dia a dia. Ah se eu tiver alguma duvida vou me sorrer com vc, VALEU
lucciano amaral
17/07/2006, 19:32
AMIGO Edwin, nao se trata de "economiua na base da porcaria", quero um motor legal mas que nao me custe os olhos da cara, srrsrs, vou colocar o do opala mesmo e ver no que vai dar, depois nos falamos, abraços
Edwint
Se não estou enganado, um comando mais bravo vai aumenar o torque, porém com rotaçao ainda mais elevada que a do comando normal. Ainda acho que os VW sao bons, porém tem que esguelar o motor para conseguir torque. Talvez com um AP 2000 tenha sim mais torque, porém com um AP 1.8 só se for turbo, se não fica fraco.
bom dia jeeponga, acho que o comando de uma pick up, seria a expreção correta, pq a caminhonete tem o torque em rotação um pouco mais baixa que os veiculos de passeios, agora nao sei se é por causa do volante que é bem mais pesado ou se o camando é um pouco maior. agora a turma ak em minas colocou o ap 2.0, e nao foram felizes c/ ele, me disseram, que ele exige uma rotaçào maior p/ torque e isso nao ocorre com o 1.8, eles trocaram pelo 1.8 e estão felizes da vida c/ ele. dependendo do resultado que eu tiver se for muito fraco, vou turbinar -lo c/ uma turbina c/ lado quente grande p/ que ela abra numa rotação menor...
p.peleje
18/07/2006, 10:14
bom dia jeeponga, acho que o comando de uma pick up, seria a expreção correta, pq a caminhonete tem o torque em rotação um pouco mais baixa que os veiculos de passeios, agora nao sei se é por causa do volante que é bem mais pesado ou se o camando é um pouco maior. agora a turma ak em minas colocou o ap 2.0, e nao foram felizes c/ ele, me disseram, que ele exige uma rotaçào maior p/ torque e isso nao ocorre com o 1.8, eles trocaram pelo 1.8 e estão felizes da vida c/ ele. dependendo do resultado que eu tiver se for muito fraco, vou turbinar -lo c/ uma turbina c/ lado quente grande p/ que ela abra numa rotação menor...
Informação incorreta. Na curva de torque do AP 2.0 (17,7kgfm), qdo em 2000 RPM, o torque já está em mais de 15kgfm, ou seja impossível acontecer o descrito.
O problema deve ser mal escalonamento das relações de marcha do câmbio, ou relação de diferencial imprória.
O descrito acima apenas acontece com o motor do GOLF GTi 1.8 Turbo (180 hp) que o torque de 24 kgfm aparece em 1950 RPM.
[]s
Peleje
Marcos ET
18/07/2006, 23:45
tem um ditado que fala: "NADA SUBSTITUI OS cm³".... e isso é verdade....
um motor AP 2.0 pode render muito mais que o 1.8... o que vai ditar este rendimento é um monte de regulagens diferentes (carburadores, injeção, avanço, comando, etc...)
para ganhar torque em baixa vc tem que optar por comando com pouco TEMPO DE CRUZAMENTO das valvulas... e o AP foi "pensado" para girar mais em alta...
quando pensamos em trocar os comandos, temos que lembrar que as medidas dos mancais deve ser rigorosamente a mesma... em distâncias principalmente... e até agora, o único comando de valvulas que serve no AP, e que é mais "manso" que o original, é o usado nos AE... tbem conhecidos como CHT, que apresentavam torque maior que os AP, em rotação mais baixa... a única coisa que faltava no AE (ou CHT), era "alguns cm³" pois o limite destes motores era 1.600.... (eu tenho o comparativo da revista quatro rodas... o duelo entre o Gol CL 1.6 (AP) e Escort L 1.6 (CHT)... os números do CHT sao melhores, tanto nos carros quanto nas tabelas de torque e potencia....
entao, penso (TEORIA PURA) que um motor AP. 2.0 álcool com comando do CHT pode ser muito interessante..... para um jeep (pois para um carro, estariamos matando o AP)
interessante seria ter um AP que, ao ser esguelado, cai de rendimento.. hehehe porém com este comando ele seria bem mais economico tbem!
outra coisa... AP 1.8 em um CJ3A nao fica fraco! fica bom..... só que pra ficar bom, só em rotações bem mais altas.... o CJ3A de um amigo (com AP 1.8) dá conta do recado, mas tem q ser de 1ª marcha e RPM no máximo..... pra fazer a mesma coisa com o meu, eu simplesmente acelero e tiro o pé da embreagem...... nao tenho q esperar o motor "encher"... em marcha lenta e 1ª reduzida, eu consigo subir meio fio... o AP tem que passar de 3ª para 2ª e, dependendo da subida, tem que meter uma 1ª marcha pra encarar... ou seja: onde eu passo bem de 2ª, o AP passa tbem, mas de 1ª ou 2ª reduzida....
sacou? quem tiver afim de tentar um AP 2.0 com comando de CHT... dou a maior força! (tudo pela "ciência"), mas quem nao tiver afim de fzer experiencias e gostar de um motor que nao sente os esforços e que seja pesado e um pouco beberrao, mas "bruto" total.. daih mete um GM....
p.peleje
19/07/2006, 09:34
tem um ditado que fala: "NADA SUBSTITUI OS cm³".... e isso é verdade....
um motor AP 2.0 pode render muito mais que o 1.8... o que vai ditar este rendimento é um monte de regulagens diferentes (carburadores, injeção, avanço, comando, etc...)
para ganhar torque em baixa vc tem que optar por comando com pouco TEMPO DE CRUZAMENTO das valvulas... e o AP foi "pensado" para girar mais em alta...
quando pensamos em trocar os comandos, temos que lembrar que as medidas dos mancais deve ser rigorosamente a mesma... em distâncias principalmente... e até agora, o único comando de valvulas que serve no AP, e que é mais "manso" que o original, é o usado nos AE... tbem conhecidos como CHT, que apresentavam torque maior que os AP, em rotação mais baixa... a única coisa que faltava no AE (ou CHT), era "alguns cm³" pois o limite destes motores era 1.600.... (eu tenho o comparativo da revista quatro rodas... o duelo entre o Gol CL 1.6 (AP) e Escort L 1.6 (CHT)... os números do CHT sao melhores, tanto nos carros quanto nas tabelas de torque e potencia....
entao, penso (TEORIA PURA) que um motor AP. 2.0 álcool com comando do CHT pode ser muito interessante..... para um jeep (pois para um carro, estariamos matando o AP)
interessante seria ter um AP que, ao ser esguelado, cai de rendimento.. hehehe porém com este comando ele seria bem mais economico tbem!
outra coisa... AP 1.8 em um CJ3A nao fica fraco! fica bom..... só que pra ficar bom, só em rotações bem mais altas.... o CJ3A de um amigo (com AP 1.8) dá conta do recado, mas tem q ser de 1ª marcha e RPM no máximo..... pra fazer a mesma coisa com o meu, eu simplesmente acelero e tiro o pé da embreagem...... nao tenho q esperar o motor "encher"... em marcha lenta e 1ª reduzida, eu consigo subir meio fio... o AP tem que passar de 3ª para 2ª e, dependendo da subida, tem que meter uma 1ª marcha pra encarar... ou seja: onde eu passo bem de 2ª, o AP passa tbem, mas de 1ª ou 2ª reduzida....
sacou? quem tiver afim de tentar um AP 2.0 com comando de CHT... dou a maior força! (tudo pela "ciência"), mas quem nao tiver afim de fzer experiencias e gostar de um motor que nao sente os esforços e que seja pesado e um pouco beberrao, mas "bruto" total.. daih mete um GM....
Não precisa disso! Basta ir numa concessionária e comprar o comando do Gol GTS. Assim vc consegue uma performance melhor em rotações menores.
[]s
Peleje
AE !!!
O comandinho de GTS muda pouco a performance, percebe-se melhora ao final da segunda indo pra terceira.
Digo isso pq ja tive saveiro com essa configuração, ficou pouco tempo, um 288o com retrabalho na carburação vc ganha uma boa arrancada e fica forte ate colocar quarta marcha.
Eu tive varios carros com AP, puta motor forte, pra arrancar não tem igual, mas o giro sempre la em cima...
Escolhe um e seja feliz como os proprietarios de AP´s, OHC´s e 4100.
[]´s respéitando as preferencias
p.peleje
19/07/2006, 10:57
AE !!!
O comandinho de GTS muda pouco a performance, percebe-se melhora ao final da segunda indo pra terceira.
Digo isso pq ja tive saveiro com essa configuração, ficou pouco tempo, um 288o com retrabalho na carburação vc ganha uma boa arrancada e fica forte ate colocar quarta marcha.
Eu tive varios carros com AP, puta motor forte, pra arrancar não tem igual, mas o giro sempre la em cima...
Escolhe um e seja feliz como os proprietarios de AP´s, OHC´s e 4100.
[]´s respéitando as preferencias
eae Pagani,
sim AP na plataforma original de trabalho dele, ou seja, gol, saveiro e etc, essa diferença pode até ser menos significativa, porém já é uma diferença, agora numa relação mais reduzida que é nosso caso, a diferença cresce. E o que é mais legal, sem mexer na originalidade do motor.
Já ví um CJ3 com essa configuração e ficou bacana, tava com AP 2.0 Mi de santana Comando do GTS, o proprietário estava planejando retrabalhar os bicos e o mapeamento da I.E.
[]s
Peleje
Renatocp57
20/07/2006, 16:40
Luciano, acabei de entrar nesse forum e ainda nem sei usar isso direito mas blz. Vi q vc estava com uma dúvida com relação a motores e acabou optando pelo motor de opala 4cc com cambio de 3 marchas. Pois é, meu jipe tem o mesmo motor, mas está bem ruim, e estou querendo troca-lo por um do mesmo tipo por motivos de custo. Queria saber se vc achou o motor, por quanto e se vc tem algum lugar pra me indicar.
VALEU!!!
lucciano amaral
24/07/2006, 11:05
Renato eu acho que seria melhor vc retificar o seu proprio motor, pois vc vai comprar um motor de opala e nao sabe como ele esta realmente, retificou ta novo, e o seu motor de opala vc ja conhece, e nao vai ter amolaçao por causa de numero de motor, um motor de opala esta custando em torno de 800 latinhas, faça um orçamamento de quanto fica pra retificar o seu motor, pode ser mais vantajoso. abraços
p.peleje
24/07/2006, 11:13
Luciano, acabei de entrar nesse forum e ainda nem sei usar isso direito mas blz. Vi q vc estava com uma dúvida com relação a motores e acabou optando pelo motor de opala 4cc com cambio de 3 marchas. Pois é, meu jipe tem o mesmo motor, mas está bem ruim, e estou querendo troca-lo por um do mesmo tipo por motivos de custo. Queria saber se vc achou o motor, por quanto e se vc tem algum lugar pra me indicar.
VALEU!!!
Com certeza, vale a pena retificar o motor que vc já tem!!! Pelo que vejo a galera falar, o valor de retifica, varia de R$300 a R$1000. Depende do que tem que fazer. Difícil indicar uma retífica, meu pai sempre manda numa retifica que fica na freguesia do ó, nunca teve do que reclamar, porém isso é um serviço cumplicado de te indicar, pq é duro confiar 100%.
[]s
Peleje
Alexandre Almeida
24/07/2006, 23:48
Meu amigo, tb tenho um opala 4cc e um cambio 3m e to partindo pra adaptar. To precisando urgente saber dessa flange.
No meu caso, eu ainda peguei o jeep desmontado, e eu já tenho uma adaptação (mal feita) que terei que desfazer, pois o motor teria que ficar muito pra trás. Preciso de uma flange que de uma "compensada" na diferença de tamanho entre o Willys 6cc e o opala 4cc.
Alguem ajuda ?????????
Abs,
Alexandre Almeida
25/07/2006, 01:03
Valeu Marcos, vc descreveu o problema que eu tenho nas mãos: O motor GM foi acoplada diretamente, ai ficou tudo muito proximo. Tá com os calços do motor resoldados, mas pelo visto ficou uma M. Eu assumi o problema, e desmontei tudo, foi ai é que eu entendi oque tinha sido feito.
Eu to com o motor legal, mas to com a caixa acoplada diretamente e o eixo que sai da caixa tem as estrias do GM. Só que eu não quero ficar com esse motor no meu pé, por isso eu pergunto oque devo fazer ?
1 - Acho que vou ter que desacoplar a caixa e voltar a furação antiga. Depois comprar a tal da flange.
2 - E o eixo da caixa, não vai ficar curto ?
3 - Com a flange, o motor GM fica mais ou menos na mesma posição que o 6cc ? Tem que mexer nos calços ?
4 - E por fim, a flange dessa metalurgica é bem experimentada ? Sabe quanto vale ?
Agradeço a ajuda,
Alexandre.
PessoALL, é o seguinte:
Vamos ver se vcs nao cometem os mesmos erros que eu, ao adaptar o motor GM 151 no cambio 3m da willys...
CUIDADO com a distância entre o cambio e o motor... a capa seca dos opala é muito menor que a do jeep, se você optar simplesmente por abrir nova furaçaõ da capa seca, esquece! é literalmente FURADA! o motor vai ficar mto perto da parece corta-fogo (no meu caso, o mexanico teve que mover cambio e t-case uns 5cm pra frente, mudar comprimento de cardans etc...) pra resolver este problema, prefira uma flange entre a capa seca e o cambio, tenta ver no site da metalurgica Enfer (vou acabar pedindo emprego lá.... de tanto que faço propaganda pra estes cabras) veja só: http://www.metalurgicaenfer.com.br/site/produtos/1728.jpg
o site dos caras: http://www.metalurgicaenfer.com.br/
isso resolve outro problema! quando o motor fica mto perto do cambio, tbem fica perto da t-case, e daih o cardan dianteiro BATE NO MOTOR DE ARRANQUE!! pode ser que nem sempre isto ocorra, mas se o motor ficar milímetros mais baixo na adaptação, e se as molas estiverem cansadas... vc vai ver uma risca prateada no cardan dianteiro, e ela será produto de uma usinagem "à força" feita pela carcaça do motor de arranque!
Outra coisa, preste atenção nos pedais, a haste do pedal do freio vai bater na capa seca do motor... entao vc terá que "dobrar" ela um pouco e o seu pedal de freio vai ficar um pouco mais para a esquerda!
Cuidado com a caixa de direçaõ original, pois o escapamento vai bater nela
Cuidado com o cilindro mestre de freio original, pois o escapamento vai esquentar ele...
Quanto ao cambio, nao se preocupe, ele suporta perfeitamente o motor GM, é só nao turbinar ele hehehehehe
Ei galera, alguém aih sabe se tem como colocar injeção eletronica multiponto no GM 151???
[]'s cautelosos
lucciano amaral
28/07/2006, 08:59
Valeu Marcos, vc descreveu o problema que eu tenho nas mãos: O motor GM foi acoplada diretamente, ai ficou tudo muito proximo. Tá com os calços do motor resoldados, mas pelo visto ficou uma M. Eu assumi o problema, e desmontei tudo, foi ai é que eu entendi oque tinha sido feito.
Eu to com o motor legal, mas to com a caixa acoplada diretamente e o eixo que sai da caixa tem as estrias do GM. Só que eu não quero ficar com esse motor no meu pé, por isso eu pergunto oque devo fazer ?
1 - Acho que vou ter que desacoplar a caixa e voltar a furação antiga. Depois comprar a tal da flange.
2 - E o eixo da caixa, não vai ficar curto ?
3 - Com a flange, o motor GM fica mais ou menos na mesma posição que o 6cc ? Tem que mexer nos calços ?
4 - E por fim, a flange dessa metalurgica é bem experimentada ? Sabe quanto vale ?
Agradeço a ajuda,
Alexandre.
Amigo alexandre, realmente vc tem que utilizar a flange para acoplar o motor de opala ao cambio, nao pode somente refurarm pois fica muito proximo da parede corata fogo e pode ate danificar o motor de arranque por causa dos caradan, vc tera que mandar um bom torneiro aumentar o eixo pois ele fica curto sim, mas´é tranquilo, abraços
Alexandre Almeida
29/07/2006, 01:47
Obrigado pela ajuda amigo Luciano, voce já começou a troca do seu motor ?
Estou na maior dúvida entre qual flange comprar, se da Garra 4x4 ou daquela metalurgica Enfer.
Usando a flange da Enfer voce sabe se precisa mexer no cardan ?
Grato,
Alexandre
Denis Takashi
30/07/2006, 12:31
All,
Vendo a discussão sobre o uso ou não da flange , relembrei-me de um Cj de um médico aqui minha cidade, que segundo alguns amigos jipeiros, possui um GM 151 à pelo menos 30 anos ( Eu nem era nascido), que foi adaptado sem o uso de flanges e etc. E não apresenta problemas, apesar de não ser usado em trilhas.
Para afastar o motor para a frente, muita gente reposiciona o câmbio, mas isto é só para quem tem pedaleira suspensa, pois caso contrário, a travessa pegaria no mancal dos pedais.
Alexandre,
Pelo visto não é necessário mexer nos cardãs, apenas no eixo piloto e nos suportes do motor, escapamento e etc...
()´s
Senhores, Bom dia...
Gostaria de aproveitar o tópico para tirar minha dúvida quanto ao melhor conjunto de motor e cambio diesel. As opções que já andei pesquisando:
1- Motor 2.8 MWM + Cambio Eaton Clarck 240V + Transferência do willis;
2- Motor 2.8 MWM + Cambio Eaton Clarck 240V + Transferência da Band;
3- Motor e Cambio da Toyota Bandeirantes 14B.
Agradeço desde já a ajuda de todos. Caso alguém possua outra opção, fique a vontade para descreve-lá.
Abraços a todos,
Dirceu
José Augusto
02/08/2006, 15:00
DJunior, para mim dentre as três a segunda opção é a melhor, porem uma opção parecida que acho ainda melhor, motor MWM 2.8 + cambio FSO-2305B + redução de BAND.
José Augusto,
Primeiramente, muito obrigado por ter dado a sua opinião. Porém um detalhe muito importante que esqueci de escrever na menssagem acima é que vou instalar uma destas opções em meu CJ3 - 1951. Favor levar em consideração se não vou ter problemas com o comprimento final da configuração.
Atenciosamente,
Dirceu
José Augusto
02/08/2006, 23:02
Dirceu, esse conjunto num 51, vai ficar violento, esta configuração cambio/tcase é o que uso na Rural com o S4Ti que tem mais de 10 kgfm a mais de torque que o MWM 2.8.
Estou anexando uma figura com algumas dimensões, para vc se basear, como esta configuração é usada pelo pessoal que tem engesa o padrão é baixar um pouco a tcase para não "pegar no chassi", mas como a Rural é bem mais larga pedi para não baixar.
Abraços
All,
Vendo a discussão sobre o uso ou não da flange , relembrei-me de um Cj de um médico aqui minha cidade, que segundo alguns amigos jipeiros, possui um GM 151 à pelo menos 30 anos ( Eu nem era nascido), que foi adaptado sem o uso de flanges e etc. E não apresenta problemas, apesar de não ser usado em trilhas.
Para afastar o motor para a frente, muita gente reposiciona o câmbio, mas isto é só para quem tem pedaleira suspensa, pois caso contrário, a travessa pegaria no mancal dos pedais.
Alexandre,
Pelo visto não é necessário mexer nos cardãs, apenas no eixo piloto e nos suportes do motor, escapamento e etc...
()´s
é verdade, hoje estive numa cidade vizinha e vi um cj3 51 c/ motor de opala 4cil, e resolvi dar uma olhada, ele estava acoplado atraves de uma chapa de +- 1 polegada e o dono me disse que parafuzou a carcaça seca nesta chapa c/ um furo no meio, e o cambio tambem na chapa, utilizou o plato do opala c/ disco do jeep e nem precisou emendar o eixo piloto.... o cardan nao pega no motor de arranque devido que colocou um eixo mais fino no cardan, mas mesmo c/ o cardam original nao deve pegar porque, a distancia é o bastante...
também o motor de opala nao ficou muito perto da parede de fogo, anda bem confortavel e nao esquenta o pé da moçada, pelas montanhas e trilhas que por sinal é bem brava por lá...
A todos,
Eu estou também na mesma situação de Lucciano o BF 161 do meu cj 5 73 está consumindo muito óleo, na sexta feira apareceu um 6 canecos Argentino da F1000 jogado numa oficina de tornearia, no bloco esta escrito 16/12/94 e está faltando o carburador, o alternador, tem a capa seca com a embreagem faltando o rolamento. Estou pensando em comprar o bicho para depois procurar uma caixa para atualizar minha viatura. Pergunto: Se estiver bom vale a pena comprar esse motor e por quanto? Para poder legalizar a troca o que pedir ao dono do motor no momento da compra? Quais são as características desse motor? O dono da tornearia morreu e o herdeiro não tem comprovantes da origem do motor.
olhe esse motor é muito bom, (falcom 3.6 cil) economico e forte, mas se estiver faltando partes como motor de arranque ou distribuidor cai fora vc nao acha p/ compra de geito nenhum... quanto ao carburador é facil vc pode adaptar. (MEIA SOLA NAO VALE A PENA) as peças sao caríssimas, eu comprei um deste completo e paguei 400,00 mas fiquei com ele encalhado uns 3 anos....
de preferencia a um opala 4 ou 6 cil... motor barato tarcudo e ainda acha-se
bastante peças p/ ele...
lucciano amaral
07/08/2006, 10:16
é verdade, hoje estive numa cidade vizinha e vi um cj3 51 c/ motor de opala 4cil, e resolvi dar uma olhada, ele estava acoplado atraves de uma chapa de +- 1 polegada e o dono me disse que parafuzou a carcaça seca nesta chapa c/ um furo no meio, e o cambio tambem na chapa, utilizou o plato do opala c/ disco do jeep e nem precisou emendar o eixo piloto.... o cardan nao pega no motor de arranque devido que colocou um eixo mais fino no cardan, mas mesmo c/ o cardam original nao deve pegar porque, a distancia é o bastante...
também o motor de opala nao ficou muito perto da parede de fogo, anda bem confortavel e nao esquenta o pé da moçada, pelas montanhas e trilhas que por sinal é bem brava por lá...
Edwint depois entro em contato com vc sobre esta possibilidade de se economizar na flange, abraços
Edwint depois entro em contato com vc sobre esta possibilidade de se economizar na flange, abraços
hoje esta sendo montado o motor, acredito que ate de tarde ja esteja montado, daí eu pego ele e ja dou o fundo e pinto o motor, amanha crei que estara 100% montado.... quanto ao email "casal de gaucho" vc vil como o cara tava fazendo uma cara de macho....rsrsrsrsr....
pelo que eu VI, acredito q seja possível sim colocar o cambio diretamente na carcaça seca... sem a interferencia do motor de arranque
boa tarde dirceu, quanto aos motores acredito q vc nao deva usar o mercedes antigo, q equipava as antigas toyotas pq eles vibram demais, e quebram toda a lataria, vc pode notar q a carroceria das toyotas sempre andam quebradas, agora quanto ao motor toyota que sail nas ultimas aí sim é outra conversa...
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