PDA

Ver Versão Completa : Adaptação Motor Ap/caixa Clark



UENIRI
05/07/2006, 14:44
Amigos, se alquem puder me ajudar, ficarei grato.
1º)Tenho um Niva/93 com motor AP 1.6D, desde 2000, depois de muita insistência com essa motorização, estou desistindo; mas para aproveitar o kit de adaptação, estou pensando no AP 2.0 MI ou com carburação?

2º)outra opção seria motorização e caixa do chevette.

3º)Alguem tem noticia onde encontrar a capa seca motor AP/caixa Clark?
abçs
Irineu

Leandro Hergovic
05/07/2006, 15:14
Caro amigo, tenho um caso que pode lhe interessar...rescentemente colocamos uma caixa de câmbio do chevette em um carro de um amigo com este motor e ficou muito bom...adaptação, é simples...e fica muito legal...alem do custo baixo....

Espero tr ajudado, em relação á caixa seca, para esse câmbio, vc já compra ela, pronta....vale á pena....falou....espero ter ajudado...

se precisar, pode entrar em contato,

renepeter
05/07/2006, 15:55
Me parece que tem essa capa saca em loja/oficinas de preparação.
Em Goiania tem um pessoal que está usando motor de chevette (pistões de Monza 1.8, a cilindrada fica 1.7) e caixa de chevette, bem fácil de fazer e barato de manter.

Fio
05/07/2006, 18:04
Amigo,

prefira o AP 1.8.

Existem vários motivos para essa escolha, um deles é que a relação do Niva é curta demais pro 2.0 e o seu ganho principalmente em velocidade final será imperceptivel.

E mais, o 1.8 é mais leve, mais economico e mais fácil de achar um em boas condições.

[]´s

renepeter
06/07/2006, 22:46
Vale fazer os orçamentos antes de dicidir qual motor colocar no Niva, o que mais tem por ai mesmo, é o AP 1.8!
Quem sabe o peso do 1.8 e do 2.0? Tem muita diferença de peso?
Eu achava que pesavam quase a mesma coisa, pois bloco e cabeçote são muito parecidos externamente.

Elias RS
12/07/2006, 18:49
Olá camaradas!
A respeito da utilização do câmbio do chevette, é muito difícil fazer a conexão dele à reduzida do Niva?Ao camarada Leandro, vc por acaso não teria fotos do câmbio instalado(especialmente da conexão do câmbio com a reduzida do Niva)?
Um forte[] a todos!!!!

Giovani Avila
12/07/2006, 20:20
A capa seca original do cambio do chevette pode ser utilizada, eu uso , tem que fazer um corte lateral para encaixar o motor de arranque do ap porém é bom reforçar num local que conserte rodas para não rachar posteriormente o que tu vai mesmo precisar encontrar é flange de adaptação do motor e a caixa. do meu ponto de vista fica muito bom e precisa muito pouca adaptação.

Mas me diga porque tu desistiu do motor e se tu quer vender ele ou o que sobrou bomba diesel vacuo cabeçote etc

pode mandar uma MP

renepeter
13/07/2006, 09:18
Em Goiania, o Roberto França (não lembro se ele participa desse fórum, mas sei que está no Niva Clube do RGS), procure por ele, o mecânico dele faz isso muito bem, criou uma estrutura rígida para as caixas de câmbio e transferência, ele usa motor e câmbio de chevette.
Tem o Marcos Dollis também.
Peça fotos ao Roberto que ele te envia.

braszil
14/07/2006, 03:53
Caros colegas niveiros a resposta de voces esta com o Rogerio Bacelar da Stilo ele nao só ez esta adaptaçao como ele tem o kit ja pronto para voces adaptarem a caixa clark no motor AP. Falo porque o meu foi feito por ele e ate ja vi ele instalar no Diesel tambem.

Liguem para ele (011) 6952-9078

UENIRI
14/07/2006, 13:44
A capa seca original do cambio do chevette pode ser utilizada, eu uso , tem que fazer um corte lateral para encaixar o motor de arranque do ap porém é bom reforçar num local que conserte rodas para não rachar posteriormente o que tu vai mesmo precisar encontrar é flange de adaptação do motor e a caixa. do meu ponto de vista fica muito bom e precisa muito pouca adaptação.

Mas me diga porque tu desistiu do motor e se tu quer vender ele ou o que sobrou bomba diesel vacuo cabeçote etc

pode mandar uma MP
Então, já fazem 4 ou 5 anos que tenho esse motor no Gorba, e me cansei de ir para o acostamento sempre que estou puxando o meu barco para pescarias, então resolví substitui a motorização, não sei ainda se pelo conjunto do chevette ou apenas trocando por um AP 1.8 ou 2.0 MI, quanto à venda, somente depois que me decidir, verei qaul o valor.
abçs
Irineu

dollis
14/07/2006, 14:04
Vamos lá pessoal...


Não tenho muitas fotos aqui, mas posso conseguir mais.

A adaptação pode ser feita de diferentes formas.

Em Campinas-SP, o Alexandre Roveri foi o pioneiro no uso de Caixa Clark com motor original do Niva. Os resultados foram muito bons.

Porém, nada é tão bom que não possa ser melhorado...

Em Goiânia-GO, acompanhei a adaptação do Niva do Roberto França, que utiliza o conjunto completo do Chevette. Depois acompanhei outras adaptações identicas e tb algumas onde se usa o motor AP 1.8 com a caixa do Chevette.

Nas fotos q estão anexadas, aparecem o acomplamento RIGIDO entre as caixas e o quadro/chassi de fixação, que une as caixas e as fixa pelas longarinas e não mais pelo assoalho.

No projeto inicial, feito pelo Roveri, não se usou o quadro/chassi, mantendo as fixações originais.

Aqui, preferimos desenvolver essa espécie de chassis, pra poder tb eliminar esta falha genética do Niva que é o sistema de fixação das caixas, que sempre desalinha e provoca ruidos.

Usando este chassi, a caixa não terá mais o movimento basculante, eliminando a necessidade do acoplamento elástico e permanecendo sempre alinhada.

Com relação a escolha entre o AP 1.8 e 2.0, eu recomendaria o 1.8 pelo fato de este desenvolver torque em uma faixa de giro mais elevada, se adequando melhor as relações do Niva. Um motor com muito torque em baixa, como o AP 2.0 tende a moer os diferenciais. Além disso o AP 1.8 é mais resistente, possui paredes mais espessas e compartilha peças com o AP 1.6 o q torna sua manutenção mais barata e facil.

RenatoMachado
17/07/2006, 21:42
Att,
caros colegas oque eu ganharia colocando uma caixa clark em um motor original??
+velocidade
+torque
+resistencia??

Qual o desempenho se eu colocar um ap+clark???

Um contador de historia me disse q se eu colocar um motor ap 1,8 vai ficar uma bosta pois o tamanho da cabeça do pistão do motor original e gigante.....e pois o conjunto original trabalha em alto giro???? verdade ou papo de invejozo???....rsrs

Cursino
18/07/2006, 09:19
Dollis, esse acoplamento direto não vai detonar as caixas? Não tem espaço p/ o acoplamento original?

rfdex
23/07/2006, 21:49
Estive analisando a adaptação do câmbio Clark à tcase do Niva. Ficou show isso ai. Galera, ficando bem feito, não há motivo para preocupação. O lance é fazer a luva da caixa "casar" com a luva da tcase, ou seja, a furação dos parafusos. Suponho que o melhor método é descer ambas as caixas, uni-las por meio dos parafusos/flanges. Feito isso, passa-se à fase da elaboração da estrutura que os fixará, onde deverá ficar tudo soldado temporariamente (pingos de solda somente). Como a estrutura ficará presa nas longarinas do monobloco, mede-se os perfis que ficarão "vestidos" nas longarinas e coloque-os no lugar. Parafuse-os nas longarinas e suba as caixas já unidas. Faz-se suportes para as caixas e solde-as nos perfis que está vestidos nas longarinas. Tudo firme, desça novamente as caixas com cautela. Agora é o momento de reforçar toda a estrutura, bem como dar o acabamento e pintar. Depois, só subi-la novamente já com as caixas presas e prender nas longarinas. Pronta está a estrutura! Fui niveiro por 4 anos, atualmente estou sem o russinho mas pretendo voltar. Certeza que farei isso no danado. Usarei um câmbio de 5 marchas do Chevette e vou pesquisar se a DEEPTEC fabrica a flange AP/Clarkette, para ficar plug and play, sem precisar esquentar a cabeça nisso, etc. Certamente a embreagem será movida a cabos e não mais hidráulica. Isso ai. Quanto ao motor AP, usem o 1.8 MI (melhor opção para o Niva). O 2.0 é muito, o 1.6 é pouco. Falo porque já testei essas duas opções e já usei no meu niva a configuração original, 1.6TDI e 1.8 álcool. Abração.

dollis
29/07/2006, 21:03
Cursinho,

Neste caso, o acomplamento elastico foi eliminado simplesmente por não ser mais necessário.

Vamos entender pq existe o acomplamento elástico; O Niva n"ao tem chassi, logo o carmbio e a t-case são fixadas no assoalho. Este tipo de fixação poderia fazer o assoalho entortar facilmente com os movimentos do cardã traseiro e com a própria força de giro do acomplamento. Para resolver este problema sem precisar desenvolver um chassi pro Niva, a lada preferiu montar a t-case basculante, sendo unida ao cambio com um acomplamento elástico;telescópico.

Na montagem q vc viu nas fotos, foi eliminado o movomento basculante da T-case, pois foi construida uma gaiola de fixação para as duas caixas e esta gaiola é fixada como uma peça unica as longarinas e ao agregado dianteiro.

O acomplamento utilizado foi o telescópico, igual ao que ja existe nos cardãs. Este mesmo sistema é utilizado no CJ, S10 e em 99% dos outros veícuos 4x4.

Em uma outra montagem, eliminamos da mesma forma o acomplamento elástico, porém com cambio original, desta vez foi preciso usar um acomplamento homocinético duplo, que tb tem o efeito deslisante/telescópico.

veja a outra foto

para quem perguntou sobre as vantagens da caixa clark:
- Os ganhos de desempenho são pouco significantes, tendo como melhoria somente uam primeira mais reduzida, o q favorece o uso off-road.
- Existe ganho com a resistencia, e a dirigibiidade, pois é uma caixa com engates mais precisos e construida com componentes melhores seguindo padrôes de qualidade que na Russia não teriam tanta importancia.
- Economia em manutenção. Para quem usa muito o Niva e em situações extremas, é melhor fazer manutenção em um cambio nacional, conhecido por qq mecanico do q em um cambio importado, cujas peças recondicionas são raras e as novas praticamente não existem.

dollis
13/08/2006, 08:21
seguem algumas fotos da visão "por baixo" do sistema de fixação, utilizando motor e cambio originais.

notem q nesta fotos, praticamente não se pode ver a gaiola de união das caixas, pois ela fica ´escondida´ dentro do tunel.

dollis
13/08/2006, 08:25
mais algumas fotos com o sistema de fixação, visto por baixo.

na segunda foto, da pra ver um pedacinho da gaiolia que une as caixas.

na terceira foto, da pra ver como o coxim basculante da t-case foi invertido, para se fixar as travessas, ao inves de fixar no assoalho.

Lautrix
04/10/2006, 13:16
Olá:-D
Sou novato e acompanhando o tópico surgiu a seguinte dúvida: nessa adaptação sem acoplamento elástico foi feito um "substituto de chassi" ( com os perfis) para evitar a quebra do assoalho do russo? O sistema fica forte o suficiente?

Marcio Rossetto
08/03/2007, 21:34
Ola pessoal , Gostaria de saber se alguem ja adaptou o cambio do chevette 5 marchas no Niva AP

Estudei o caso e percebi de momento que o motor ap + a flange + a caixa do chevette somam 61 cm

No sistema original cambio do niva + flange somam 58 cm

Alguem tem experiencia nessa daptação ?

robertofs
09/03/2007, 10:56
http://br.pg.photos.yahoo.com/ph/yarobertofs/album?.dir=/3559scd&.src=ph

Quanto a adaptar motor AP ao câmbio de chevette, e à caixa de transferência do Niva, isso é mole, com a solução do Beto Kbção de Goiânia-GO. Inclusive, já temos um Niva APzado com câmbio de chevas e caixa de transferência do Niva.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Marcio Rossetto
11/03/2007, 11:04
Beleza amigo, realmente o sistema que voces fizeram é interessante , mas no meu caso eu gostaria de manter o acoplamento elástico . Isto porque ele é um fuzível .

Dificilmente uma caixa de transmissão do niva quebra , e isso é devido a esse acoplamento.

Gostaria de saber se alguem ja fez a adaptação do cambio do chevette mantendo a originalidade da conexão cambio + caixa de transferencia com acoplamento elástico .

Estou idealizando em usar a flange dos cheveteiros para conexão da caixa de cambio do chevette no meu ap .

O problema é que ele fica mais longo em uns 5 cm e tem que afastar a caixa de transferencia para traz .

La não tem espaço só há 2 cm de folga e não queria cortar a lata .

Conhece alguem que ja fez isso , ou outra solução ?

Um abraço

robertofs
12/03/2007, 07:50
Camarada, se você acha que o acoplamento elástico serve para evitar que a caixa de transferência quebre, eu diria que isso seria algo para os Caçadores de Mitos (Mythbusters) comprovarem, porque, pra mim, isso é lenda. Se fosse assim, os inúmeros Nivas que tiveram o acoplamento elástico substituído por acomplamento homocinético, que não possui amortecimento radial, teriam apresentado quebra da caixa de transferência. Ainda mais considerando que o acoplamento homocinético é bastante utilizado por aqueles que trocam o motor original pelo AP 1.8 ou 2.0, que possuem mais torque. Portanto, creio que essa não é uma verdade absoluta.

Porém, se vai optar por essa estratégia, provavelmente você precisará dos seguintes itens:
1) Uma luva de câmbio de chevette;
2) Um flange para o acoplamento homocinético.

Daí, um torneiro terá que cortar a luva do câmbio do Chevette para tirar o assento da cruzeta, e em seguida soldar o que sobrou à flange do acoplamento homocinético. Na montagem, tomar o cuidado de alinhar a caixa do Chevette com a caixa de transferência, pra evitar esforços radiais.

Quanto ao espaço entre o câmbio e a caixa de transferência, isso é fácil de resolver. Observe que o motor AP é menor que o motor original do Niva, que faz sobrar mais espaço entre o motor e o radiador. Basta então deslocar o motor alguns centímetros pra frente. Provavelmente você deve estar usando uma ventoinha elétrica. Se ela está ocupando muito espaço pode também optar por usar uma outra pela frente do radiador, onde há muito espaço também.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

alexandre roveri
12/03/2007, 08:27
Beleza amigo, realmente o sistema que voces fizeram é interessante , mas no meu caso eu gostaria de manter o acoplamento elástico . Isto porque ele é um fuzível .............................Estou idealizando em usar a flange dos cheveteiros para conexão da caixa de cambio do chevette no meu ap .
Um abraço

:parede:

Meu anjo, qui fuzivel !:roll:

ela não quebra unica e exclusivamente porque os diferenciais são muito reduzidos, absorvendo todo po torque gerado pelas rodas !

Marcio Rossetto
12/03/2007, 11:00
Camarada, se você acha que o acoplamento elástico serve para evitar que a caixa de transferência quebre, eu diria que isso seria algo para os Caçadores de Mitos (Mythbusters) comprovarem, porque, pra mim, isso é lenda. Se fosse assim, os inúmeros Nivas que tiveram o acoplamento elástico substituído por acomplamento homocinético, que não possui amortecimento radial, teriam apresentado quebra da caixa de transferência. Ainda mais considerando que o acoplamento homocinético é bastante utilizado por aqueles que trocam o motor original pelo AP 1.8 ou 2.0, que possuem mais torque. Portanto, creio que essa não é uma verdade absoluta.

Porém, se vai optar por essa estratégia, provavelmente você precisará dos seguintes itens:
1) Uma luva de câmbio de chevette;
2) Um flange para o acoplamento homocinético.

Daí, um torneiro terá que cortar a luva do câmbio do Chevette para tirar o assento da cruzeta, e em seguida soldar o que sobrou à flange do acoplamento homocinético. Na montagem, tomar o cuidado de alinhar a caixa do Chevette com a caixa de transferência, pra evitar esforços radiais.

Quanto ao espaço entre o câmbio e a caixa de transferência, isso é fácil de resolver. Observe que o motor AP é menor que o motor original do Niva, que faz sobrar mais espaço entre o motor e o radiador. Basta então deslocar o motor alguns centímetros pra frente. Provavelmente você deve estar usando uma ventoinha elétrica. Se ela está ocupando muito espaço pode também optar por usar uma outra pela frente do radiador, onde há muito espaço também.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Tudo bem França , mas não é tão simples assim ...
Bem , ja pensei em deslocar o motor para frente , porém o diferencial vai junto com ele e bate no agregado , Lembra-se ?

A caixa seca também irá pegar na barra estabilizadora .

Até dá para fixar o diferencial de outra forma , mas aí começa a complicar ...

Por isso que estou pesquisando e aceitando soluções .

Marcio Rossetto
12/03/2007, 11:29
:parede:

Meu anjo, qui fuzivel !:roll:

ela não quebra unica e exclusivamente porque os diferenciais são muito reduzidos, absorvendo todo po torque gerado pelas rodas !


Roveri ! Tudo bem .

Me lembro uma vez de rebocar um Willis na Trilha do Pinheirinho com o meu Niva , na época que ainda tinha ou existia o subidão, e que um jipeiro se metia a arrancar um cambio de um jipe do colega desconhecido , no meio da trilha e barro para ajudá-lo desemcavalar marcha.
Isso ja se faz alguns 10 anos , e de la para cá ....

Bem , o acoplamento não foi posto de bobeira no Niva pelo Russo , até porque eles não são tão burros assim .

Quando é gerado um momento torsor , também é gerado um momento no sentido radial ao momento torsor , então alguma coisa tem que fletir . Se tudo tá rígido , esse momento vai se dissipar no conjunto mecanico .

Se a componente for muito alta e maior que a tensão de cisalhamento dos materias , alguma coisa vai cisalhar .

No caso, o acoplamento serve também para ajudar a dissipar essas componentes mecanicas .

Observe que quando rebocamos uma Toyota na subida , a caixa de transmissão do Niva na arrancada , dança para cima e para baixo , ou seja , o acoplamento permite essa dança e dissipa as forças .

alexandre roveri
12/03/2007, 12:32
:pensativo: Puxa vida ! E como é que os sistemas rigidos se comportam com as forças axiais e rádiais geradas pelo torque :?: :?: Se mexe por que está solto ! Só isso.

Experimenta bolar um jeito de fixar o diferencial dianteiro no quadro da suspenção e na barra estabilizadora atraves de coxins ! Talvez fazendo uma "chapelona" pra fixar pelas saidas da homocinética :pensativo:
Isso vai te deixar livre pra colocar o motor mais para frente !:concordo:

robertofs
12/03/2007, 14:53
O diferencial dianteiro só vai acompanhar o motor se você quiser. Você já substituiu o motor original, e agora quer trocar o câmbio. Não dá pra continuar querendo manter as coisas nos seus devidos lugares.

Aqui em Goiânia-GO o Beto Kbção mudou a fixação do diferencial dianteiro de um Niva com AP e câmbio de Chevette mais porque a AP a torção do AP estava fazendo o diferencial enconstar em alguma coisa, que fazia um barulho que irritava. Daí, deixou de ser pendurado no motor. Talvez o Beto Kbção possa fazer algo pra você: beto.kbcao@gmail.com

Quanto a razão do acoplamento elástico, não tenha dúvidas de que os russos foram muito inteligentes, pois fizeram da mecânica do Lada Laika algo suficiente para um 4x4, aproveitando motor, câmbio e diferencial traseiro, além de vários outros itens, como caixa de direção etc. Então, a melhor estratégia foi usar ess acoplamento elástico que já existia nos Laikas, pra daí colocar uma cruzeta pra se acoplar à caixa de transferência, e pronto.

Se o Niva tivesse sido um projeto totalmente novo, sem herdar o câmbio do Laika, certamente a Lada teria feito como qualquer outra fábrica faz, que é acoplar de forma rígida o câmbio à caixa de transferência, que causa menos problemas e descontentamentos que o formato que foi concebido. Tanto que em 95 sofreu alterações.

De fato, foi uma idéia que funcionou, e a baixo custo. Porém, ao considerar trocar o câmbio, creio que se torna um detalhe pequeno. Na verdade, se torna um grande detalhe manter o que existe no câmbio original do Niva, pois pode se acoplar o câmbio do Chevette à caixa de transferência do Niva com peças originais, sem uma só usinagem ou solda, como se vê na imagem abaixo.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Marcio Rossetto
13/03/2007, 20:49
beleza França , vou comprar primeiro um cambio do chevette , a flange etc e reavaliar dimensões , e depois falamos , mas de qualquer forma agradeço a todos voceis .

SDS

robertofs
14/03/2007, 16:56
A título de informação, o câmbio de 4 marchas do Chevette é mais curto que o de 5. Mas é certeza que você consegue usar o de 5. Aqui temos um.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

gurgel1977
01/11/2013, 23:12
robertofs (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/5671.html) Sabe me informar se tem este acoplamento rígido pronto pra vender? tenho um Thundix Ap 1.8 com caixa chevette e gostei deste acoplamento.