PDA

Ver Versão Completa : Suspensão



Ricardo Cubas
09/02/2004, 19:55
Aqui estou de novo com duvidas. ... Já que estou revisando a suspensao, To querendo levantar um pouco meu F1 . tem alguma consequencia negativa ? como fazer ? vale a pena ?

Pedro
09/02/2004, 20:29
Vc quer levantar a carroceria ou alterar a suspensão?? :?:
Se for na suspensão, molas mais longas ou calços na mola existente, e trocar os amortecedores por outros compatíveis com o novo curso(ou alterar os pontos de fixação dos atuais).
Se optar por erguer a carroceria (body lift), que é o mais fácil, faz-se com tarugos de poliuretano ou seções de tubo metálico, combinados com peças de borracha(podem ser as originais). Vai ter que alongar a barra da direção,
o tubo de borracha (mufla) do tanque de combustível e provavelmente as alavancas de cambio e da tração, dependendo de quanto vc quer ganhar de altura. Se vc tem quebra mato, dependendo do seu desenho, terá que ser alterado, pois poderá ficar na frente dos faróis da viatura....
[]'s

Ricardo Cubas
09/02/2004, 20:37
É isso Pedro, quero levantar um pouco a carroceria .... o que é melhor usar, caLÇOS de poliuretano ou de metal ? pode comprometer o desempenho off road ?

Pedro
09/02/2004, 21:05
Ricardo,
Os ganhos para o fora de estrada são:
-ângulo de ataque e saída;
-menos água dentro da viatura quando se atravessa rios ou alagados(depende da profundidade hehehe);
-pode-se utilizar pneus de maior diâmetro, que tem desempenho melhor para superar os facões e erosões das trilhas.
Eu uso no Engesão os calços de borracha originais com tubos de aço de seccão retangular (com os cantos arredondados), com parafuso passante, há mais de tres anos, sem problemas. Já ví calços de madeira tb, mas não recomendo, eles acabam rachando.
[]'s

Ricardo Cubas
09/02/2004, 21:17
Beleza, essa é minha intençao, alem do bichao ficar + bonito. Voce poderia mandar uma foto do calço ? quantos cm ele tem ? vc teve que alongar a barra e3 direcao ?

Ricardo Cubas
09/02/2004, 21:20
+ uma coisinha que pneus vc tem no Engesao ? e que rodas ??

haundrich
10/02/2004, 11:16
Vc quer levantar a carroceria ou alterar a suspensão?? :?:
Se for na suspensão, molas mais longas ........
[]'s

Caro Pedro

Vc sabe onde eu poderia encontrar molas 5 cms mais compridas que as originais do engesa diesel?

[ ] 's jipeiro

Flávio

SILVIO
10/02/2004, 12:16
Ricardo, no meu antigo Engesa "Brutus" eu usava a seguinte configuração.
Mola da SUEDEN modelo
REF..........................S-064
Nº.ORIGINAL............82 PU 5A 323-C
VEÍCULO..................PAMPA MOTOR CHT 1.6 C/AR
ANO.........................82/92
APLIC......................DIANT.L.E. 14,14
Ø FIO......................14,14
Ø EXT......................134,60
ALTURA...................528,00
Nº ESP....................11,80
IDENTIFICAÇÃO......VERMELHA+1 MARRON TODAS ESPIRAS

Só que tem que ser a da SUEDEN e não uma correspondente de outro fabricante, tentei usar e me dei mal.
Com estas molas eu usava pneus Grabber 33"e não precisei mexer na altura do carro(calço).

A configuração do Brutus era molas S-064 da SUEDEN, amortecedores do caminhão 1113 atrás e 1313 na frente(pode-se usar 1313 na frente e atrás tb.), com Grabber 33", estabilidade e confiança não faltavam no bichão e um ganho de 5" na altura do carro, sem ter que mexer em nada.

As fontes foram do site http://www.camper.com.br/index2.htm no campo de "molas Camper".
No mesmo site tem uma tabela de molas da DANA.

Ricardo Cubas
10/02/2004, 13:39
Deixe eu ver se entendi (desculpe mas sou novo no assunto). Voce nao colocu nehum tipo de calço na carroceria ou nas molas, apenas colocou as molas sueden ? e ganhou 10 pol. ?

parece muito bom.

SILVIO
10/02/2004, 14:42
Troquei apenas as molas e os amortecedores (300latinhas), os calços de carroceria são os originais. A altura que ganhei foi de 5pol e não 10 como vc postou.
Ps.: a motorização do Brutus era 4cc,para o 6cc tb serve, mas par o diesel acredito que não sirva esta configuração.

Pedro
10/02/2004, 19:02
Ricardo,
Deu um trabalhão para fotografar os calços de carroceria, tive que desmontar praticamente todo o jipe, vc fica me devendo essa... :lol: :lol:
Meus pneus são 33"x12,5"x15" e as rodas são de 8" de largura.
[]'s

Pedro
10/02/2004, 19:05
Flávio,
Lembro-me que o Bill tinha um fornecedor que fazia molas sob medida, se não me engano em Santo André...
Bill em QAP??
[]'s

billj
10/02/2004, 21:33
Flávio,
Lembro-me que o Bill tinha um fornecedor que fazia molas sob medida, se não me engano em Santo André...
Bill em QAP??
[]'s


Molas Falbo - Osmar.

Não tenho o tel aqui comigo, vou procurar amanhã..........


EDIT: 011-4991-1833

Ricardo Cubas
11/02/2004, 08:40
Lindao seu jipe !!! Um belo trabalho. valeu pela ajuda , imagina o trabalhao que te dei, vc vai ter que montar tudo de novo , he,he,he.

haundrich
13/02/2004, 09:56
Flávio,
Lembro-me que o Bill tinha um fornecedor que fazia molas sob medida, se não me engano em Santo André...
Bill em QAP??
[]'s


Molas Falbo - Osmar.

Não tenho o tel aqui comigo, vou procurar amanhã..........


EDIT: 011-4991-1833


Valeus BILL e Pedro

[] 's jipeiros

Flávio

haundrich
13/02/2004, 10:17
Pedro

Teu engesa ainda está desmontado?

Vc teria uma foto do detalhe do suporte superior da sua barra estabilizadora (aquele que vai soldado ao chassis)?

Outra pergunta: Sua T-Case é a da Toyota?

[ ] 'jipeiros

Flávio

Pedro
14/02/2004, 21:54
Fala Flávio,
O Engesão já está montado no chassi...
Veja se te ajudam esta foto e figuras do manual de peças:
E.T.: Como se vê na foto, uso a transferência original (por enquanto).
[]'s

haundrich
15/02/2004, 08:57
Valeus pela sua atenção, caro Pedro

Vou tentar montar uma barra desconectável a partir de suas fotos.

obrigado

Flávio

haundrich
15/02/2004, 09:11
Pedro

Pelas fotos deu para perceber que T-case do F2 é totalmente diferente do F1. Eu não tinha visto ainda..
E também deu para entender que ela ronca direto, mesmo em 4 x 2..
Os dois cardâns saem na mesma altura, depois da sequência de engrenagems de dentes retos..

Valeus

Flávio

Pedro
16/02/2004, 19:58
Hehehe :D :D
Ronca que é uma beleza....ou melhor assobia....parece barulho de engrenagens de trator..depois de algumas horas na estrada fica-se surdo ou louco :mrgreen: :mrgreen: