PDA

Ver Versão Completa : Motorização: o que vale a pena? E outras dúvidas!!!!!



fernando_4x4
04/07/2006, 13:27
Oi, pessoal!

Pensando em um equilibrio entre durabilidade, economia, baixo custo de manutenção e desempenho satisfatório (digo, deixar um pouco mais esperto que o original 1.6), qual será a melhor para um niva?

- Diesel 1.6
- Ap 1.8 alcool
- Ap 1.8 gasolina
- Original 1.6 + Aerocar
- Original 1.7 modificado para 1.7
- Original 1.6 com injeção
- Original 1.6 com gás

Outra dúvida: mudanças para um diesel 1.6 ou 1.8 gasolina forçam a suspensão? Enfim, há algum efeito colateral qunmado s etroca a mecânica (considero aqui usando o Kit Bacellar que parece que é bem feito)?

Uma última dúvida: O Niva 91 a 95 tem ignição eletrônica ou é platinado?

Abraços!
Fernando

BANDIDO
04/07/2006, 15:27
O meu pitaco e o seguinte


- Diesel 1.6 - muito fraco
- Ap 1.8 alcool - Pra quem gosta de AP é uma boa, fica mais esperto
- Ap 1.8 gasolina - idem
- Original 1.6 + Aerocar - uns falam que resolve outros falam que não (ainda nao entendi pq)
- Original 1.7 modificado para 1.7 - Acho o mais viável, o motor contia original, mas com um pouco mais de potëncia
- Original 1.6 com injeção - não melhora tanto pelo investimento
- Original 1.6 com gás - De forma alguma

Outras opções

1.6 original mesmo - é niva mesmo!!!
1.8 diesel - Ouvi poucos relatos sobre AP 1.8 D, mas acho caro demais esta adaptação

Bandido - À venda

Rones Jr
04/07/2006, 16:33
Minha opinião...

- 1.6d: fraco para o peso do Niva;
- AP 1.8: todo mundo fala q fica bom, afinal são 99 cv;
- Lada 1.6 + Aerocar: ame ou deixe-o!
- Lada 1.6 plus to 1.7 com pistões de Fusca: quem tem diz ter ficado igual ou melhor que o AP 1.8
- Lada 1.6 i.e: deve ganhar em economia e regularidade de funcionamento.
- Lada 1.6 com gás: deve ficar igual carro 1.0 com gás, com paciência e hábito dá pra levar!

Outras opções:
1.9 D - original Golf exportação, muito bom mas é bem carinho.
1.7 D Fiat - encontrado no Uruguai e Argentina, dizem que fica bom.
XUD 1.9 - motor do JPX, o Niva francês vem com este motor, mas sem o turbo. É fraco para o JPX, mas no Niva por conta do peso, deve ficar bom. Em princípio não é necessário flange para adaptar à caixa russa, assim como o Fiat acima.
1.6 Lada plus to 1.8 - com uso de pistões de Tempra, dizem que com mais algumas coisas tipo rebaixamento de cabeçote, chega-se aos 100 cv. Quem tem jura que ficou melhor que o AP. Fiz a cotação em Jun/06 e este serviço ficava em 1.500 k aqui no ES, bem menos que os 5k para instalar o AP.

Particularmente fico com a preparação do motor Lada para 1.8, pelo custo benefício.

Fio
04/07/2006, 17:47
A coisa não é tão simples assim...

Nenhuma dessas modificações são viáveis visando economia de combustivel. Lembre-se que você tem o investimento na instalação (GNV, Diesel) e ele terá que ser diluido ao decorrer do tempo na forma de economia de combustivel.

Isso é impraticavel!!! A não ser que você seja frotista ou muuuuito ruim em Matemática. Um taxista que instala GNV na cidade de SP demora em média 1 ano e meio para retornar o investimento. Faça as suas contas.

Já na questão da potencia, eu ficaria no AP 1.8 se tem dinheiro pra gastar. Se não tiver, o Kit Aerocar é infinitamente melhor e mais confiavel do que qualquer outra adaptação.

[]´s

emtsuhako
05/07/2006, 10:23
Eu faria um mix dessas modificações. Manteria o motor original, que é muito forte e durável. Instalaria os pistões do Fusca (dizem que fica mais esperto e mais econômico), do Tempra (mais potência) ou do próprio Niva 1.7 (manteria a originalidade das peças), particularmente prefiro esta última opção. Rebaixaria o cabeçote, instalaria o Comando Sobe/Aerocar, colocaria ignição eletrônica (e preferência aquele kit da Aerocar) e, quem sabe, injeção eletrônica. Falando em injeção eletrônica, quais as possibilidades de adaptação? De qual carro posso usar? Será que realmente vale a pena (custo x benefício)?

emtsuhako
05/07/2006, 10:42
Fernado, em relação as suas outras dúvidas:

Outra dúvida: mudanças para um diesel 1.6 ou 1.8 gasolina forçam a suspensão? Enfim, há algum efeito colateral qunmado s etroca a mecânica (considero aqui usando o Kit Bacellar que parece que é bem feito)?

R.: somente uma adaptação mal-feita ou realizada por qq um, traria efeitos colaterais. Consulte alguém que já fez, peça indicação e, antes, procure andar em um Niva com motor original (mas bem regulado) e um com motor adaptado para sentir a diferença. O Rogério Bacellar é de confiança.


Uma última dúvida: O Niva 91 a 95 tem ignição eletrônica ou é platinado?

R.: Niva 91 a 94 é platinado. Niva 95 é ignição eletrônica. Niva 99 e 2000 é injeção eletrônica e motor 1.7. Obs.: nunca vi Niva 96, 97 e 98.

Rones Jr
05/07/2006, 11:34
Meu caro amigo Edson,
Como havia comentado tb prefiro preparar o original. Usaria com certeza os pistões de Tempra 8v. Até cheguei a cotar o serviço e peças: R$ 1.500,00. Se fosse rebaixar o cabeçote mais R$ 250, inclusa a nova junta. Manteria em princípio comando e ignição original.
Tb comecei a projetar a I.E. Pensei em usar uma monoponto, do uno 1.5. Teoricamente a parte mais difícil seria a flange para instalar o TBI no coletor original. Cotei módulo, TBI e chicotes e encontrei por 750 em um ferro velho. Os sensores e bomba elétrica, que compraria tudo novo ficavam em mais 700 pilas. MOB encontrei por 500.
Contudo achei kits universais de I.E - Digifull e FuelTech que pareceram interenssantes. Inclusive o da fueltech dava para usar o módulo de ignição do Gol 1.0 16v e o Niva ficaria multipoint. Estes módulos são interessantes pq poderíamos criar mapas de funcionamento e alterar os parâmetros durante o funcionamento do veículo. A longo prazo acho que vale a pena.
Cheguei até a comprar um coletor de admissão de Laika para começar o projeto...mas como sabe não consegui fazer mais nada depois de ter encontrado o Graal!!! Aliás, instalo neste findi!
Mas, se necessitar de algumas informações é só perguntar...

Abraços,

Rones Jr
05/07/2006, 11:39
Já ouvi dizer que os Nivas 93 - 95 eram com ignição eletrônica e que os 98-99 eram com injeção monoponto....só ouvi dizer. Tb nunk vi Nivas 96 -97, 2000.!!!

Rones Jr
05/07/2006, 14:20
Pessoal,

recebi um contato do Niva Xud. Liguei e o Sr Mamede me atendeu muito bem explicou o feito. Ele informou que para usar o XUD com câmbio da Lada é necessária a flange que usamos para instalar o AP, isso já faz cair a teoria de o câmbio Lada se encaixa perfeitamente no XUD. Depois o velho retrabalho no cárter. Disse que a fixação do motor no cofre é a parte mais simples...pois a largura do XUD é mesma da do Lada. O dele usa câmbio automático, ele disse o código do câmbio, mas eu não anotei. Mas, manteve a tração. É isso ahê p..p..pessoal!

Rones

renepeter
05/07/2006, 16:08
Sou partidário do Niva com motor LADA retrabalhado para 1.8 (pistões de Tempra 8V), com mais algumas coisas. Creio que dá para ganhar alguma coisa em consumo, pois terá mais saúde e não será preciso andar "esguelado".

Também sou partidário de usar motor e câmbio de Chevette, desde de que o motor seja também retrabalhado para 1.7 (com pistões de Monza 1.8).

O resultado prático (desempenho, consumo e prazer - é por prazer que temos Niva) só será conhecido por quem tentar fazer.

Em termos de preço de instalação, creio que ambos fiquem na mesma faixa, com vantagem pro conjunto do Chevette na manutenção.

Ronnes, cuidado com o rebaixamento do cabeçote quando for aumentar a cilindrada, veja um tópico em que dou boas dicas sobre taxa de compressão, vai aumentar a cilindrada e manter a câmara de combustão, já vai te dar um aumento de tx compressão.

renepeter
05/07/2006, 16:12
Ronnes,
Olha aqui e verá sobre o rebaixamento do cabeçote e aumento de cilindrada. Qualquer dúvida me consulte.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18069
Abraço,

emtsuhako
10/07/2006, 12:30
Rones e Peter, vcs deveriam se associar e recriar o Niva... rs... como sou eng. civil, entendo nadica de nada de mecânica... :(

A propósito, o que é MOB e TBI ?

Será que não compensa importar a injeção eletrônica do Niva 1.7 i.e.? Não seria plug and play?

E qto aos pistões do Tempra, qual seria a potência esperada com essa configuração? O motor original aguenta receber pistões maiores? Não comprometeria a vida útil do mesmo?

{ }s

renepeter
10/07/2006, 12:35
Colega Edson,
Também sou engenheiro civil! rsrsrsr
Mas antes fui mecânico (até 20 anos) e nunca perdi o gosto pela coisa. Ultimamente estou desenvolvendo uns projetos que me remetem às minhas origens.
Abraço,

emtsuhako
10/07/2006, 21:22
Rene, só peguei gosto pela mecânica depois que comprei meu Niva... rs... ultimamente leio muito sobre mecânica e mais pra frente vou ajudar um amigo na oficina dele pra aprender mais... bobear, vou pegar um desses kit cearense (Thundix, por exemplo) e me arriscar a montar um jipe... ou quem sabe pegar um velho Willys e reinventá-lo... sonhar não custa nada... rs... :)

Rones Jr
11/07/2006, 08:36
Po...pior sou eu que sou advogado (para meus amigos engenheiros ...pior ainda!! Rssss) Mas, tb sou apenas cuirioso e mecânico frustado! Tenho um projeto com alguns amigos de versão 2007 do que seria um Puma e tb penso daki um tempo comprar um chassis de Willys ou outro carro menor e inventar algo...por enquanto mesmo só invento moda com o Skrek...coisa que para minha esposa tá bom até demais!!! Rsssss

Rones Jr
11/07/2006, 08:40
Edson,

TBI é o corpo de admissão da I.E, aquela peça que fica no local do antigo carburador, com borboleta e alguns sensores.

MOB - mão de obra!

Imporrtar poderia ser uma boa, mas o trabalho seria o mesmo, a não ser sobre o chip com software para Niva, que está na centralina. No final, são quase todas iguais em conceito, com alguns avanços aqui e ali.

Quanto aos pistões de Tempra, acho q aguenta sim. Todos os mecânicos que consultei dizem que nunca haviam visto um bloco tão robusto quanto ao do Niva/Laika. Espera-se algo em torno dos 100 cv, que passa um poukito o AP 1.8 e não exagera quanto ao 2.0. Em minha opnião é o ideal, comparando resultado e custo. Poderíamos até fazer um pool de interessados e já comprarmos a junta que tem de ser feita especficamente. Edson, Peter e demais...animam? Mesmo que não seja para fazer agora, mas como esse é o gargalo, seria interessante já ter esta peça em mãos....mesmo pq as minhas já estão coçando!!!!

A questãos dos pneus te respondo no outro post, ok?

Peter
11/07/2006, 09:32
Atenção

Tem o Peter e o Renepeter

Rones Jr
11/07/2006, 09:38
Putz, foi mal....me referia ao Rene Peter, mas que tal entrar no grupo da Junta 1.8??? Rsssss

emtsuhako
11/07/2006, 21:09
Rones, eu me interesso pela junta sim!!! Mas qto fica a brincadeira???

Rones Jr
11/07/2006, 22:19
Não sei!!!! Mas, to vendo os interessados!! Vou verificar com o colega JJ Nivaleta da lista dos camaradas!

ROMEULOVSKI
11/07/2006, 22:43
Acrescenta meu nome nesta lista, se possível... ()s

shuther4x4
11/07/2006, 23:33
Mais um pra lista, mas depende do R$$$$$$.

renepeter
12/07/2006, 09:28
Já ouvi falar que não passa de R$ 100 a junta, feita em SP. tem um cara em outro fórum, JJ Nivaleta que fez em SP e pagou esse preço, falaram em uma empresa de Itajaí - SC, quem se habilita ver o preço?
Coloque meu nome na lista! Quem está organizando?
Podíamos pedir para uma loja de LADA/NIVA adiquirir algumas e manter em estoque, quem tem forte contato com eles?