Ver Versão Completa : Controlador de temperatura para guincho elétrico
Pessoal como estou colocando um guincho elétrico no meu Jeep, e depois de pesquisar muito imaginei se seria possivel adaptar algum tipo de termostato no motor elétrico do guincho onde assim como um cebolão de temperatura de água ele cortasse a corrente que vai para o controle do guincho. Não para a alimentação dele, devido a alta amperagem, mas sim o cabo que liga o controle.
penso em algo que ficasse preso do lado de fora do motor por onde passaria um fio que alimenta o controle e a partir daí quando atingisse certa temperatura ele bloquearia o contato?
Viajei na maionese?
Será que existe algo assim!?
Alguém tá tentou fazer algo parecido?
Abraços
Alessandro Henrique
04/07/2006, 11:41
Alguns motores de guinchos ja adotam algum tipo de protecao (acho que guinchos com motor bosch).
O tipo de protecao frequentemente adotado consiste na montagem de termistores ou mini-termostatos junto as cabecas de bobina do estator (enrolamento da carcaca) ou ainda proxima as ranhuras.
A temperatura na carcaca do motor nao eh a mesma a qual o enrolamento esta submetido. A carcaca dissipa calor e esta sujeita a inercia/condutibilidade termica (meio de propagacao do calor). Sendo assim, o melhor eh ter sensores la dentro e isso implica em abrir o motor.
Dica: estes sensores podem ser obtidos junto a lojas de equipamentos eletronicos e boas rebobinadoras de motores.
Sds.
Entendi Alessandro, mas então qual o motivo para termos tanto cuidado ao operar o guincho para que ele não esquente demasiadamente?
Não entendo muito de motores elétricos mas acho que os Work, assim como os Warn que utilizam motores Bosch sempre possuem essa preocupação.
abraços
Alessandro Henrique
04/07/2006, 12:07
O objetivo principal eh evitar danos ao motor eletrico em virtude do calor.
A sua preocupacao esta correta.
A protecao contra sobre-aquecimento eh opcional para alguns motores eletricos (nao estou falando de guinchos), sendo que alguns fabricantes disponibilizam e outros nao.
Especificamente para guinchos, existem modelos com protecao e outros sem. O negocio eh questionar o vendedor ou buscar informacoes junto ao fabricante.
Sds.
Os guincho que costumam ter a proteção de calor por sensor são os que não usam mais solenoides.
Com solenoides pode-se ter solenoides que não fecham mais o contato em alta temperatura ou mesmo queimam. É uma forma idireta de proteção termica do motor.
Quanto tiraram os solenoides precisaram incluir um sensor para fazer tal proteção. E tem varios guinchos e motores eletricos assim não sendo somente a Bosch (se é que ela tem isso).
Por isso que o HDW 9000 G se destaca no mercado, como consomen menos energia esquenta menos, assim menor posibilidade de problemas de superaquecimento do motor eletrico.
A receita normalmente é simple, coloque sua mão sem luva no motor eletrico, se não conseguir ficar com ela lá espere um bom tempo para o guincho esfriar, já que esta ainda mais quente internamente.
Alessandro Henrique
04/07/2006, 17:01
Com solenoides pode-se ter solenoides que não fecham mais o contato em alta temperatura ou mesmo queimam. É uma forma idireta de proteção termica do motor.
Detalha melhor como funciona este controle indireto.:pensativo:
Sds.
Também não entendi .... pela descrição, você estaria se referindo ao aquecimento do solenóide. Como o aquecimento do motor pode influenciar o não-fechamento do contato do solenóide ... ? :pensativo:
É feito indiretamente justamente por isso, não tem uma ligação real entre o aquecimento do motor eletrico e do solenoide, mas se pode usar um solenoide que vai esquentar tanto ou mais que o motor eletrico e o solenoide pode ter uma proteção termica para não permitir a passagem se energia para o motor eletrico se estiver muito quente.
Assim é uma forma barata e simples de proteger o motor eletrico, mas não é 100% efetiva ou garantida, mas é melhor que nada.
Alessandro Henrique
05/07/2006, 09:35
É feito indiretamente justamente por isso, não tem uma ligação real entre o aquecimento do motor eletrico e do solenoide, mas se pode usar um solenoide que vai esquentar tanto ou mais que o motor eletrico e o solenoide pode ter uma proteção termica para não permitir a passagem se energia para o motor eletrico se estiver muito quente.
Assim é uma forma barata e simples de proteger o motor eletrico, mas não é 100% efetiva ou garantida, mas é melhor que nada.
:pensativo:
Bem, sou da opiniao que se eh para ter sensor, entao que esteja no lugar correto ou seja, no motor.(exceto por limitacao de espaco)
Uma das vantagens do termistor eh que o mesmo possui tamanho diminuto, e baixo custo, permitindo ser inserido entre a fiacao.
Conhece algum guincho que tenha este controle como voce descreveu?
Aproveitando a oportunidade, qual a protecao no guincho HDW ?
Sds.
Andei dando uma fuçada na net e não achei nenhum lugar que vendesse algum tipo de sensor de temperatura externo(achei uns de parede, branco digital, mas nao aguentaria) de algum tipo que pudesse aguentar.
Penso que também pode ser que se colocarmos um sensor lá ele vá mostrando a temperatura do guincho aumentando e aí cada um decide até onde é o limite.. Um reloginho a mais no painel.
Alessandro, o único guincho que ví com controle de temperatura foi da Warn. Não lembro o modelo, mas acho que só os tops. Os demais não possuem não. Imagine então os tupiniquins. Não estou menosprezando o produto nacional, mas é que não houve essa preocupação ainda por aqui.
Engraçado, agora a título de exemplo. tenho um video de uma trilha na Sumatra e todos os carros com guincho elétrico e a maioria Warn, poucos Ramsey e os caras saiam de cada buraco... usando o guincho direto!!
Talvez nao se preocupavam pq tinha um de reserva dentro do jeep(pode!?)
Engraçado que parece que nos "exterior" não se usa guincho mecânico.
Alessandro Henrique
05/07/2006, 10:17
tavio_g,
Quem trabalha com rebobinagem de motores eletricos certamente podera te indicar onde obter o sensor. Outra dica sao casas que comercializam componentes eletronicos.
De fato, a Warn tem um modelo com sinalizacao de temperatura, acredito que seja apenas uma lampada/led de advertencia, nao exercendo bloqueio ao funcionamento do guincho.
Acredito que a concorrencia em breve estara disponibilizando isto tambem (se eh que ja nao tem), ate por que, nao eh nada complicado. Enquanto isso, o negocio eh ter bom senso e nao abusar. O Wallace deu uma dica, se nao conseguir manter a mao sobre o motor, eh melhor fazer uma pausa.
Sds.
:pensativo:
Bem, sou da opiniao que se eh para ter sensor, entao que esteja no lugar correto ou seja, no motor.(exceto por limitacao de espaco)
Uma das vantagens do termistor eh que o mesmo possui tamanho diminuto, e baixo custo, permitindo ser inserido entre a fiacao.
Conhece algum guincho que tenha este controle como voce descreveu?
Aproveitando a oportunidade, qual a protecao no guincho HDW ?
Sds.Os solenoides não tem sensor como falei.
Estamos ainda analisando se colocamos no mercado um guincho HDW com tal sensor além de outras caracteristicas, a questão é que fica bem mais caro na faixa de uns 4 mil reais num guincho de 9 a 10 mil libras.
Mas vendo também os guinchos da Warn. Na linha da Warn tem os 9.5 Ti e o
Si MOSFET que tem tal sensor. Só que são guinchos que custam mais de 5 mil reais.
Fora estes guicnos com sensore os outrs do mercado não tem nenhuma proteção quanto ao calor gerado pelo motor eletrico. Acho que todos os manuais e vendedores de guincho devem orientar para o uso correto.
Os HDW da serie E e G tem os solenoides como descrevi, mas a grande vantagem e segurança de um guincho como o HDW 9000 G é seu baixo consumo de energia (o menor da categoria) assim com menor consumo, menor aquecimento, mas sempre se deve monitorar o aquecimento do motor.
Se pesquisar um pouco vai encontrar relatos de clientes com uso prolongado do HDW 9000 G que chega a ser inacreditavel.
Andei dando uma fuçada na net e não achei nenhum lugar que vendesse algum tipo de sensor de temperatura externo(achei uns de parede, branco digital, mas nao aguentaria) de algum tipo que pudesse aguentar.
Penso que também pode ser que se colocarmos um sensor lá ele vá mostrando a temperatura do guincho aumentando e aí cada um decide até onde é o limite.. Um reloginho a mais no painel.
Alessandro, o único guincho que ví com controle de temperatura foi da Warn. Não lembro o modelo, mas acho que só os tops. Os demais não possuem não. Imagine então os tupiniquins. Não estou menosprezando o produto nacional, mas é que não houve essa preocupação ainda por aqui.
Engraçado, agora a título de exemplo. tenho um video de uma trilha na Sumatra e todos os carros com guincho elétrico e a maioria Warn, poucos Ramsey e os caras saiam de cada buraco... usando o guincho direto!!
Talvez nao se preocupavam pq tinha um de reserva dentro do jeep(pode!?)
Engraçado que parece que nos "exterior" não se usa guincho mecânico.Como falei um grande problema é o custo, que aqui vai ser ainda pior pela reduzida produção.
Não pode esquecer que o custo de um guincho ou mesmo de seu motor eletrico é menor para eles, principalmente porporcionalmente ao que ganham. Assim muitas vezes queimar um motor eletrico não é coisa de outro mundo em custos. Mas em competições vale tudo, mesmo aqui no Brasil, para quem acompanha o Trial aqui já viu mais de um guincho abrindo o bico durante a prova.
No mundo inteiro se usa basicamente o eletrico; ramente o hidraulico e nunca o mecanico.
Conversei com um cara da Warn por e-mail essa semana e ele me disse que guincho mecanico se usava até a década de 70 por lá.
Hoje não se vê nenhum jeep ou 4x4 com os chamados PTO Winchs.
Bom, vou continuar a pesquisar se eu acho alguma maneira de medir a temperatura do lado externo do guincho e fazer algum tipo de controle dentro do painel. Wallace, se vc tiver alguma referencia sobre algum lugar que tenha algo assim , me passe. quem sabe não dá certo!?
Valeu!
Ola Tavio, um sensor tipo NTC rasoavelmente facil de achar (ainda mais perto de sampa) é do tamanho de meia aspirina...se é que não é menor ! Não achei outra comparação ! uso eles em termostatos para aquario. Em determinada temperatura (alta) ele corta a alimentação, quando esfria reativa. Tem uma regulagem que é feita uma vez. O problema é fazer esta regulagem, teria que colocar o sensor em um local com uma temperatura igual de um motor prestes a queimar ! Vai la saber que temperatura é esta. Tambem teria que achar uma maneira de "enfiar" o sensor no local mais quente ! (puts).
Se voce entende de eletronica te mando o cirquito, como vai ser alimentado pela bateria, fica sem transformador, acho que por uns 50 pilas da para montar....logicamente vai ter que pensar em uma caixinha vedada pois ele não gosta muito de agua.
[ ] s
Ola Tavio, um sensor tipo NTC rasoavelmente facil de achar (ainda mais perto de sampa) é do tamanho de meia aspirina...se é que não é menor ! Não achei outra comparação ! uso eles em termostatos para aquario. Em determinada temperatura (alta) ele corta a alimentação, quando esfria reativa. Tem uma regulagem que é feita uma vez. O problema é fazer esta regulagem, teria que colocar o sensor em um local com uma temperatura igual de um motor prestes a queimar ! Vai la saber que temperatura é esta. Tambem teria que achar uma maneira de "enfiar" o sensor no local mais quente ! (puts).
Se voce entende de eletronica te mando o cirquito, como vai ser alimentado pela bateria, fica sem transformador, acho que por uns 50 pilas da para montar....logicamente vai ter que pensar em uma caixinha vedada pois ele não gosta muito de agua.
[ ] s
Hummmm agora pode ser que esteja ficando mais fácil. uma luz no fim do túnel ehehe
Uma pergunta, qual temperatura máxima esse sensor aguenta? Pq o guincho ferve. De enrolar meu cabo, claro puxando o jeep morro acima ele deu uma esquentada bacana... mas também foi direto, sem parar.
Edgar, será que daria para colocar um led q quando atingisse certa temperatura ele acendesse!? pois assim eu ligaria o led no painel.
Não entendo muito de eletrônica mas eu posso tentar. Se explodir alguma coisa aí eu passo numa eletronica e vejo se dá pra fazer.
Sobre a vedação do sensor humm isso é um problema... coisa de se pensar.:pensativo:
seria eses aqui?
http://www.tecwaybr.com/sensores.htm
Alessandro Henrique
11/07/2006, 15:04
Devido ao tamanho diminuto do termistor, voce pode instala-lo dentro do motor para uma indicacao mais rapida e precisa ou ainda pode fixa-lo na parte externa por exemplo.
Os termistores sao do tipo PTC e NTC o que representa o comportamento da resistencia eletrica em funcao da temperatura. O PTC (positive thermal coeficient) aumenta de resistencia com acrescimo de temperatura ja o NTC (negative thermal coeficient) diminue de resistencia com acrescimo de temperatura.
Os termistores sao comercializados em uma grande faixa de temperatura.
Voce pode montar um pequeno e simples circuito e instalar um led no painel ou ainda se quiser, utilizar um rele para desligar o guincho. Acho a opcao do led mais interessante. Em uma situacao de emergencia que se dane o guincho. Pode haver uma chave para cancelar o bloqueio do rele se desejado.
Apartir de 80C voce pode desligar o guincho para evitar maiores problemas.
O que queima no motor eh o verniz isolante dos fios. Ao se deteriorarem, sua rigidez dieletrica desaparece e surgem curto circuitos internos.
Normalmente os motores utilizam fios que suportam entre 120 e 150C, motores especiais ate mais.
Exemplo do componente: http://www.tecwaybr.com/prod11.htm
Sds.